Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Prefeitura de Garanhuns investe na construção da nova sede da EFITI Silvino Almeida

O Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, realizou nesta terça-feira (03), a assinatura da Ordem de Serviço para a construção da nova sede da EFITI Silvino Almeida de Oliveira, uma das escolas em tempo integral da Rede Municipal de Ensino. As obras foram iniciadas nesta quarta-feira (04) com a demolição da antiga estrutura da escola.

A unidade será construída na comunidade Manoel Chéu e receberá um investimento total de R$ 4.458.875,10. O projeto prevê a construção de 20 salas de aula, com toda a estrutura necessária para o funcionamento da escola em tempo integral.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a ampliação da infraestrutura educacional e com a oferta de um ensino de qualidade, com equidade e inclusão. “Precisamos cada vez mais preparar essa cidade para o futuro. Uma cidade mais justa, mais igualitária, mais desenvolvida precisa de uma educação de qualidade. E por isso estamos investindo na educação em tempo integral, que vem trazendo muitos resultados positivos para jovens e crianças de Garanhuns”, disse o prefeito Sivaldo Albino.

Atualmente, mais de 440 estudantes estão matriculados na EFITI Silvino Almeida, do 1º ao 9º ano. “Concluímos as obras de quatro escolas em tempo integral e deixamos os espaços adequados para as atividades que são desenvolvidas pelo Inova Educação. Agora estamos construindo o prédio da quinta escola com um projeto grandioso. Esse dia foi muito esperado por toda comunidade. Cada construção tem um significado muito forte para todos nós e para o Manoel Chéu leva mais oportunidade do aprendizado”, afirmou a Secretária de Educação, Wilza Vitorino.

O ensino em tempo integral nesta unidade foi implantado em 2023, oferecendo aos estudantes não apenas uma Formação Acadêmica de Excelência, mas também agrega a Formação para a Vida, ampliando as suas referências sobre valores e ideais. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 18 meses.

Foto: Hilton Marques e Vinicius Vilela

USF em Campo Grande será transformada em USF+ com mais serviços e equipe de saúde bucal

Unidade de Saúde da Família Professor Francisco Areias terá serviços e horário de atendimento à população ampliados

A Prefeitura do Recife está requalificando totalmente a Unidade de Saúde da Família (USF) Professor Francisco Areias, em Campo Grande. A obra, que está com 66% de execução e previsão de entrega para o segundo semestre, garantirá a ampliação da área construída de 199m² para 477m², modernização, troca de equipamentos e mobília. Além disso, a unidade será transformada em USF Mais, ou seja, com mais serviços oferecidos à população, horário de atendimento ampliado, maior cobertura territorial e novo padrão de acolhimento. Com a reforma, orçada em mais de R$ 1,7 milhão, a unidade ganhará uma nova equipe de saúde bucal, aumentando a oferta de cuidados odontológicos para a população. Nesta quarta-feira (04), o prefeito João Campos e a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, visitaram a obra.

“Nessa unidade, teremos uma sala de telesaúde, com equipamento e conectividade para o paciente realizar consultas. Também focaremos na área de saúde mental, com teleatendimento de psiquiatra e psicólogo para poder baixar a fila de saúde mental”, explicou o prefeito. “E ainda estamos duplicando o número de consultórios, equiparando a equipe de saúde da família com a de saúde bucal”, acrescentou João.

Como USF+, a Francisco Areias deixará de operar em jornada de 8 horas diárias (das 8h às 17h, com uma hora de intervalo) e passará a funcionar por 12 horas ininterruptas, das 7h às 19h. A medida visa garantir maior acesso e comodidade aos usuários, promovendo uma assistência mais integral e contínua. Além das melhorias estruturais e operacionais, a unidade passará a abranger o território da comunidade da ocupação Palha de Arroz, situada no bairro de Campo Grande, que até então não contava com cobertura da Atenção Básica. Com a incorporação dessa nova área, cerca de 750 moradores passarão a ser atendidos pela rede municipal de saúde, somando-se aos 4.692 cadastrados na unidade. Atualmente, a unidade possui duas equipes de Saúde da Família e uma de Saúde Bucal — com a nova equipe de SB, haverá a equiparação. A cobertura do serviço abrange os bairros de Campo Grande, Peixinhos, Campina do Barreto e Arruda.

“Com mais essa obra, o Recife segue cumprindo o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso na Atenção Básica e qualificar os serviços oferecidos à população recifense. A unidade também será toda climatizada, informatizada e acessível. Além de oferecer mais serviços, queremos garantir qualidade e melhor acolhimento“, afirmou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. Na USF+ Professor Francisco Areias, serão oferecidos serviços como regulação de consultas e exames especializados, coleta de material para exames laboratoriais, consultas de enfermagem e médicas, atendimento em saúde bucal, dispensação de medicamentos, aplicação de vacinas, realização de curativos, visitas domiciliares, atividades em grupo, acompanhamento pré-natal, planejamento familiar e ações de educação em saúde.

Entre as principais intervenções das obras, estão a climatização completa da unidade; substituição de todo o revestimento por porcelanato; instalação de nova rede elétrica; implantação de uma nova rede hidráulica; adequação da infraestrutura para instalações de equipamentos hospitalares; implementação de acessibilidade e construção de novos consultórios.

Foto: Edson Holanda / Prefeitura do Recife

Juiz condena Nicinha e Djalma das Almofadas a perda dos direitos políticos

Por: Blog do Nill Júnior

A justiça decretou a inelegibilidade por oito anos de Nicinha Melo e Djalma das Almofadas em Tabira, candidatos derrotados nas últimas eleições.

O juiz João Paulo dos Santos Lima atendeu o Ministério Público, Flávio Ferreira Marques e a Coligação “A Mudança se Faz com Todas as Forças” em face de Nicinha Melo e Djalma das Almofadas.

A campanha de Flávio acusou Nicinha de, valendo-se de sua condição de gestora do Município, ter promovido a maciça contratação de servidores temporários e o aumento da folha de pagamento durante o período eleitoral vedado pela legislação, com o intuito de angariar apoio político e beneficiar sua candidatura e a de seu companheiro de chapa.

Documentos comprobatórios mostram a contratação de, ao menos, 68 servidores temporários no período entre julho e setembro de 2024, coincidente com os três meses que antecedem o pleito, bem como com relatórios de folhas de pagamento demonstrando aumento expressivo de despesas públicas, sem justificativa ou amparo na legislação municipal.

Em contestação, a defesa de Nicinha e Djalma não negam as contratações, limitando-se a alegar necessidade de funcionamento dos serviços públicos essenciais, “sem, contudo, demonstrar a existência de lei municipal específica disciplinando as contratações temporárias, tampouco comprovando a excepcionalidade da situação”, diz o MP.

Todavia, diz o magistrado, “subsiste plenamente a possibilidade — e a necessidade — de aplicação da sanção de inelegibilidade pelo prazo de 8 (oito) anos subsequentes às eleições de 2024, em razão da prática de abuso de poder político com reflexo econômico, com vistas à preservação da normalidade e da legitimidade das eleições futuras, em estrita observância ao princípio da moralidade pública e ao interesse coletivo”.

“Diante do exposto, com fulcro no art. 22 da LC nº 64/90, julgo PROCEDENTE a presente AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL”, decidiu o juiz eleitoral João Paulo dos Santos Lima. Cabe recurso da decisão.

Nicinha ainda foi condenada a multa de R$ 10 mil por postagens no período eleitoral.

Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara é sinônimo de abandono em Afogados da Ingazeira

Blog PE Notícias

Muita gente pode até se indignar. Toda cidade tem seus perlustres. Acontece que em Afogados da Ingazeira, mais precisamente na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, instalaram uma lona como cobertura, e fizeram um abrigo de cães e gatos, tudo bem que os animais não tem onde se abrigar, mas aí é que vem a pergunta: e a gestão municipal? Até nisso colocaram uma venda nos olhos do gestor?

O município tem como obrigação de ter um local adequado para acomodar os animais. Promessas, que parece ser a máxima da gestão, já fizerem, e muitas, e nada de conclusão de cumprir o que prometem. Já está findando o segundo mandato de Alesandro Palmeira, e pelo andar da carruagem, parece estar dormindo em berço esplêndido, acordar para os descasos que vem ocorrendo em Afogados da Ingazeira é um caso à parte.

As coisas acontecem nessa cidade, é criticada pelos quatro cantos do município, mas soluções não aparecem. Uma coisa de importante que existe são as emissoras de rádios, o povo cobra todos os dias, é estradas na zona rural quase que intrafegáveis (mas a da comunidade da Queimada Grande está perfeita, o prefeito mora por lá), são ruas que começaram a fazer calçamentos e nunca terminaram, enfim, se for escrever aqui vira páginas. E a gestão continua em berço esplêndido.

Alegria e tradição marcam o início do São João das Escolas em Itapetim

Itapetim deu início ao São João das Escolas em grande estilo na noite desta terça-feira, 3 de junho, com o Arraiá da Escola Jucarli Henrique Alves, localizada no Sítio Lagoa do Catolé. O evento faz parte da programação do Circuito Junino 2025 promovido pela Prefeitura Municipal.

A programação foi marcada por muita animação, com destaque para a apresentação de quadrilhas juninas formada pelos alunos da escola, que encantaram o público com alegria e tradição. A festa também contou com a apresentação musical de Naldinho do Piseiro.

A prefeita Aline Karina esteve presente, prestigiando o evento ao lado da secretária de Educação Joeline Gomes e equipe, da diretora de ensino Amanda, da equipe escolar, além de vereadores, secretários e diretores municipais.

A programação do São João das escolas segue com apresentações em diversas unidades de ensino do município. Confira a programação:

04/06 – Escola EMAPS (Sede) – 17h
05/06 – Escola Herminegildo (Mocambo) – 17h
06/06 – Escola Walfredo Siqueira (São Vicente) – 17h
07/06 – Escola Tereza Ferreira (Logradouro) – 17h
08/06 – Escola Cristina Salvador (Ambó) – 17h
09/06 – Escola Francisco Lopes (Santo Antônio de Lima) – 17h30
10/06 – Escola Adealdo Equimedes (Sede) – 17h30
11/06 – EMEI/EPAC (Piedade) – 17h30
12/06 – Escola Raimundo Jubileu (Lagoa da Jurema) – 17h30
13/06 – Escola Santo Antônio (Sede)

Moraes determina prisão preventiva de Zambelli e pede inclusão da deputada em lista da Interpol

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (4) a prisão preventiva da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A decisão inclui uma série de medidas adicionais com o objetivo de impedir movimentações financeiras e comunicações públicas.

Além da prisão, Moraes ordenou o bloqueio imediato de todos os passaportes emitidos em nome da deputada, incluindo o passaporte diplomático. Também determinou que a Câmara dos Deputados suspenda qualquer repasse de verba destinada ao gabinete de Zambelli.

A decisão do ministro alcança ainda todos os bens e ativos da parlamentar. O Banco Central deverá bloquear contas bancárias — inclusive as utilizadas para recebimento de salários e verbas parlamentares, além de transferências via Pix, cartões de crédito e débito.

O bloqueio se estende a ações, criptomoedas, títulos privados e públicos, derivativos e outros ativos financeiros. As instituições responsáveis têm até 24 horas para informar o STF sobre o cumprimento da ordem.

Além das contas, Moraes também determinou o bloqueio de bens físicos da deputada, como veículos, imóveis, embarcações e aeronaves registradas em seu nome.

No Circuito Literário de Pernambuco em Caruaru, governadora Raquel Lyra destaca educação e cultura como pilares da transformação do Estado 

Evento, realizado pelo Governo do Estado, já passou por Serra Talhada e terá etapas em Petrolina e no Centro de Convenções, em Olinda
A governadora Raquel Lyra participou, nesta terça-feira (3), do Circuito Literário de Pernambuco (Clipe), que acontece até o próximo sábado (7), no Polo Comercial de Caruaru, no Agreste Central. Com entrada gratuita, o evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), e tem uma programação educativa e cultural diversificada. Durante toda a programação do Clipe 2025, que já passou por Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, e ainda será realizado em Petrolina, no Sertão do São Francisco, e no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, professores e servidores da SEE podem adquirir livros e materiais didáticos por meio do Bônus Livro, concedido pela gestão estadual. 
 
“Não existe população que cresça nem sociedade que se desenvolva sem investir em educação. Essa é mais uma ação do nosso programa Juntos pela Educação. Aqui, além de toda a programação cultural, a gente também oferece o Bônus Livro, um cartão com crédito de mais de R$ 1 mil para professores e mais de R$ 500 para assistentes e analistas. Com esse benefício, nossos profissionais da educação podem investir na compra de livros, seja para aprofundar conteúdo ligado ao seu trabalho, seja para ampliar seus horizontes e enriquecer sua bagagem cultural”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
A edição 2025 do Clipe tem como tema “A justiça socioambiental num contexto de leituras do mundo”. A proposta é integrar a comunidade escolar em torno de práticas educativas voltadas à preservação ambiental, à sustentabilidade e à justiça social. 
 
Para o secretário de Educação, Gilson Monteiro, a etapa do Clipe em Caruaru contribui para o desenvolvimento cultural e econômico da região. “A importância do Circuito Literário é grande, não só para a comunidade escolar, mas para todo o Agreste, quando se fomenta o desenvolvimento econômico da região. O evento acontece durante toda a semana em Caruaru, trazendo arte, cultura e literatura de forma que possa abranger todo mundo”, ressaltou.
 
Bônus Livro – O Bônus Livro é destinado a servidores efetivos e contratados que estejam em pleno exercício de suas funções na Secretaria Estadual de Educação. Em 2025, os docentes passam a receber R$ 1.045,60 e os analistas e assistentes têm direito ao valor R$ 522,80. A estimativa é que cerca de 40 mil profissionais da educação sejam beneficiados. O cartão está sendo entregue pelas Gerências Regionais de Educação (GREs), ou diretamente na feira, nos estandes da SEE.
 
Um dos contemplados pelo Bônus Livro é Carlos Soares da Silva, de 56 anos, professor da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Maria de Lourdes Temporal, em Cupira, no Agreste Central. Ele é um dos homenageados do Clipe 2025 e foi eleito professor-escritor pela GRE Caruaru. “Depois de 20 anos de trabalho e luta, de ser escritor e cordelista, receber uma homenagem como essa é muito gratificante. Além disso, ser contemplado com Bônus Livro é muito bom. Para o professor receber um livro de presente, é a melhor satisfação do mundo”, comemorou.
 
Atividades culturais – Além dos estandes de livros, o Clipe é recheado de atividades educativas e culturais. Em Caruaru, o Circuito Literário tem shows de Maciel Melo, Maestro Forró, Josildo Sá, Irah Caldeira, Vitória do Pífano, entre outros artistas. O evento também conta com palestras da ativista e comunicadora indígena Alice Pataxó e de João Suassuna, neto do escritor Ariano Suassuna, que apresenta uma aula-espetáculo sobre o Movimento Armorial e a vida e a obra do avô, além de escritores e convidados de áreas diversas.
 
“Todas as vezes que a equipe do Governo do Estado vem a Caruaru é motivo de muito orgulho”, disse a vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva, que representou o prefeito Rodrigo Pinheiro e acompanhou a governadora Raquel Lyra durante sua passagem pelo Clipe na cidade.
 
A próxima parada do Clipe será na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, entre os dias 14 e 19 de junho. Encerrando a rodada de encontros, o Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda sedia, o Clipe, de 7 a 13 de agosto. 
 
Participaram do evento nesta terça-feira os secretários executivos de Educação Ana Lúcia (Desenvolvimento da Educação), Rafaela Ramos (Gestão de Pessoas), Paulo Dutra (Ensino Médio e Profissional), Cassiana Lima (Gestão de Rede) e Natanael Silva (Articulação Municipal); o deputado federal Fernando Rodolfo; e o vereador de Caruaru, Ricardo Liberato. 
 
Foto: Janaína Pepeu/Secom

Prefeitura lança oficialmente 33º Festival de Inverno de Garanhuns, que comemora 35 anos do evento

Mais de 20 polos de cultura vão animar o maior Festival Multicultural da América Latina entre os dias 10 a 27 de julho de 2025

Nesta terça-feira (3), a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, lançou oficialmente a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que completa 35 anos em 2025. Entre os dias 10 a 27 de julho, a Suíça Pernambucana vai se transformar no palco do Maior Festival Multicultural da América Latina, contando com mais de 20 polos de cultura e diversas linguagens artísticas, como música, teatro, cinema, fotografia, dança, cultura popular, circo e gastronomia.

“Este ano, o FIG completa 35 anos e estamos, em mais uma edição, anunciando a programação com bastante antecedência. Toda a rede hoteleira de Garanhuns e da região já está sendo procurada pelos turistas e isso é fruto de planejamento e organização por parte da nossa gestão”, comentou o prefeito Sivaldo Albino. Na ocasião, o prefeito também anunciou a data do 34º FIG, que acontecerá dos dias 09 a 26 de julho de 2026.

A edição de 35 anos do FIG vai homenagear o artista pernambucano J. Borges. Xilógrafo, poeta e cordelista natural de Bezerros, foi reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco e eternizou, em sua arte, o cotidiano e alma do povo nordestino.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

“Com uma grade completamente gratuita, o 33º FIG vai atrair visitantes de todo o Brasil, consolidando, mais uma vez, a Cidade das Flores como centro de turismo e transformação. Desde 2024, a Prefeitura assumiu com orgulho a produção do FIG, amplificando nosso patrimônio artístico e promovendo o acesso democrático à arte e à cultura”, declarou a secretária de Cultura e Turismo, Sandra Albino.

IDENTIDADE VISUAL — Em 2025, o artista bezerrense Bacaro Borges será o responsável por produzir a identidade visual do evento. Honrando o legado do pai, J. Borges, o jovem artista buscou unir a tradição da xilogravura com a pluralidade cultural do FIG. A arte criada por Bacaro traz figuras do povo, cenas cotidianas, manifestações culturais de rua e expressões típicas do Agreste pernambucano.

MÚSICA — No 33º FIG, a música vai além da Praça Mestre Dominguinhos. Outros polos muito procurados pelo público estarão presentes na programação, dentre eles, o Palco Estação, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, que trará apresentações intimistas; o Palco Pop e o Palco Forró Zé da Macuca, localizado na rua Maria Ramos (próximo ao Terminal Rodoviário); e o Palco Instrumental Paulo Rafael, no Parque Ruber van der Linden.

CULTURA POPULAR — Grandes atrações da cultura popular pernambucana e regional estarão presentes no Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna, entre os dias 19 e 27 de julho. Dentre eles, Mestre João Limoeiro; Mestre Galo Preto; João do Pife e Banda Dois Irmãos e Coco Raízes de Arcoverde.

CORTEJOS — Movimentações populares estarão presentes nas tardes do FIG, como o Boi da Macuca, Bloco da Saudade, Maracatu Leão Vencedor de Carpina e a Troça Carnavalesca Mista John Travolta. Os cortejos saem do Relógio de Flores em direção ao Parque Euclides Dourado, aos sábados e domingos.

ARTES VISUAIS — A programação do 33º FIG conta com exposições de artes visuais e fotografia no polo Galeria Galpão, que será realizado no Colégio Municipal Padre Agobar Valença. Territorialidade e expressão cultural estão entre os temas das exposições, que acontecem de 18 a 27 de julho.

TEATRO E DANÇA — O FIG conta com três polos dedicados às artes cênicas, incluindo teatro adulto, infantil e alternativo. Na programação, expoentes do teatro, como os espetáculos “Romeu e Julieta – Cordel de Ariano Suassuna”, de Aramis Trindade, e “O Figurante”, de Mateus Solano, compõem a grade, que se inicia no dia 18 de julho. Espetáculos de dança, como “O amor escapa por entre os planos” e “Tudo em volta é só beleza”, fazem parte da grade de dança, que será realizada no Centro Cultural do Sesc Garanhuns.

CIRCO — A programação de artes circenses do 33º FIG acontecerá na Lona de Circo Índia Morena, que, em 2025, conta com três semanas de duração e será localizada na Rua Cel. Antônio Victor, próximo à Praça Mestre Dominguinhos. Circo do Cheirozinho, Alakazam e a Mostra de Circo Pernambucano integram a grade, garantindo diversão e cultura para toda a família.

CASA DOS SABERES – Diversas oficinas serão promovidas na Casa dos Saberes, localizada na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). O espaço contempla por meio da formação, diversas linguagens artístico-culturais como música, audiovisual, fotografia, gastronomia, entre outros.

SESC E SEBRAE – No Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc-PE será promovida uma série de ações voltadas para as linguagens de audiovisual, dança, teatro adulto, alternativo e infantil. Já no Parque Euclides Dourado, a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) segue mantida para realização de mais um ano do Armazém das Artes e Negócios, com espaço destinado à comercialização de produtos do artesanato pernambucano e também com o Espaço de Queijos e Vinhos.

Outras informações sobre o evento podem ser acessadas por meio do Instagram @figgaranhunsoficial. A programação completa está disponível a seguir: https://docs.google.com/document/d/1VoRAjzeyzyZLs7LMcBQ2eq34lErkQpGgC-Pau1xyidw/edit?usp=sharing.

Itapetim inicia Campeonato de Futsal e Voleibol 2025 neste sábado (07/06)

A Prefeitura de Itapetim, por meio da Diretoria de Esportes e Lazer, realiza neste sábado, 07 de junho, a solenidade de abertura dos Campeonatos de Futsal e Voleibol 2025. Logo após a cerimônia, acontecem dois jogos de futsal que abrem oficialmente a competição. No feminino, a disputa será entre Unidas Pela Bola e Fênix. Já no masculino, o atual campeão Sport de São Vicente enfrentará a equipe Renovação.

A edição deste ano reúne 19 equipes no futsal, sendo 15 masculinas e 4 femininas. No voleibol, a competição contará com 15 equipes, divididas entre 10 masculinas e 5 femininas.

No domingo, 08 de junho, acontecem as primeiras partidas do campeonato de voleibol. Pelo feminino, os confrontos serão entre Itapetim Vôlei e Meninas do Vôlei, e entre Sumé Delas e Itapetim Vôlei. No masculino, Fúria Vôlei enfrenta United Sertão Atlética, enquanto a Seleção Egipciense joga contra o Tabira Vôlei Clube.

Os campeonatos têm a realização da Prefeitura de Itapetim, por meio da Diretoria de Esportes e Lazer.