Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

FNE destina R$ 100 milhões para a Caatinga em 2025, segundo a Sudene

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Autarquia defende ser estratégico a preservação do único bioma exclusivamente brasileiro

Recife (PE) – Neste Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Sudene reforça a necessidade de dar um maior protagonismo à Caatinga, um bioma exclusivo do Brasil e que está presente em todos os estados do Nordeste. De acordo com a Autarquia, o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) tem programado para este ano R$ 100 milhões voltados a projetos relacionados ao bioma. O valor é o triplo do executado em 2024.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, comemora o aumento nos recursos destinados ao bioma, mas defende que é preciso “realçar” a existência desse crédito, “pois sabemos que muitas pessoas ainda desconhecem a disponibilidade desses recursos”. A linha de crédito FNE Verde é voltada para a sustentabilidade ambiental, voltado para o financiamento a empreendimentos e atividades econômicas que propiciam a preservação, a conservação, o controle e a recuperação do meio ambiente, com foco na sustentabilidade e na competitividade das empresas e cadeias produtivas, incluindo a transição energética.

O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste é um dos principais instrumentos de ação da Sudene e, segundo Danilo Cabral, tem um papel fundamental nas ações de recuperação de áreas degradadas e conservação da biodiversidade. “Nosso objetivo é enfatizar essa pauta, reforçando que a Caatinga é um território estratégico para a promoção do desenvolvimento regional”. O gestor enfatizou, ainda, que as ações da Sudene direcionadas ao bioma foram priorizadas no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).

O desenvolvimento sustentável é um dos pilares do PRDNE, que prevê ações de fomento e valorização da biodiversidade presente na Caatinga, incluindo a produção sustentável de novos fármacos, cosméticos, suplementos nutricionais, defensivos, conservantes e biomoléculas, além do fomento ao turismo e a geração de renda na região. De acordo com o documento de referência do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste para o período 2024-2027, a “Caatinga é o semiárido mais rico em biodiversidade do planeta, abrigando 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 de anfíbios, 241 de peixes e 221 de abelhas, representando um grande potencial de serviços ambientais e de bioprospecção com capacidade de viabilizar o desenvolvimento de novas atividades econômicas de alto valor agregado”.

O superintendente Danilo Cabral destacou que é muito importante dar uma atenção maior à Caatinga, “especialmente neste ano em que o Brasil sedia a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém (PA), no próximo mês de novembro. Um dos temas apontados pela Sudene como relevantes e que devem permear os debates da conferência é a atualização dos Planos Estaduais de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, que a Superintendência vem desenvolvendo em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Univasf.

Especial
A Sudene lança hoje (5) um projeto transmídia inédito, que convida a sociedade a redescobrir a Caatinga sob três perspectivas complementares: clima, vida e desenvolvimento sustentável. Trata-se de um mergulho informativo, sensível e científico sobre o único bioma exclusivamente brasileiro, suas riquezas naturais e sua importância estratégica para o enfrentamento das mudanças climáticas e o fortalecimento das economias locais.

O especial combina jornalismo de dados, conteúdo audiovisual, podcast e infográficos para mostrar como o bioma semiárido brasileiro se posiciona como um verdadeiro protagonista no equilíbrio climático global e na geração de emprego em renda. Além de informar, a iniciativa convoca a sociedade a participar da construção de soluções.

Por meio de um formulário colaborativo, qualquer cidadão pode enviar sugestões, projetos ou contribuições para fortalecer políticas públicas voltadas à proteção da Caatinga e ao desenvolvimento sustentável do Semiárido. Este é mais que um conteúdo informativo. É um convite à ação. Porque proteger a Caatinga é proteger o futuro.

Simão Durando anuncia construção de Centro Gastronômico no bairro Rio Corrente

O bairro Rio Corrente, em Petrolina, vai ganhar um novo equipamento público que irá fortalecer o turismo, fomentar a economia local e promover o lazer da comunidade. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5) pelo prefeito Simão Durando, que confirmou a construção de um Centro Gastronômico na comunidade.

O projeto é uma das propostas do plano de governo do prefeito e contará com um investimento de R$ 1,8 milhão, fruto de emenda parlamentar do deputado federal, Fernando Filho. O espaço será implantado na Rua Oscar Brasileiro de Souza, numa área total de 4.450,64 m².

Além de 18 quiosques voltados para a gastronomia e produtos locais, o centro contará com parque infantil, academia da cidade, pista de skate e duas quadras de areia. O local foi pensado para atender às necessidades da população e, ao mesmo tempo, criar um ambiente que estimule a convivência e o empreendedorismo.

“Esse projeto é a realização de mais um compromisso firmado com o povo de Petrolina. Estamos tirando do papel um espaço que vai impulsionar o turismo, gerar emprego e renda, além de oferecer lazer e bem-estar para a população. O bairro Rio Corrente vai se tornar um novo ponto de referência na cidade”, destacou o prefeito Simão Durando.

Governo de Pernambuco lança edital inédito para financiar 100 cozinhas solidárias da sociedade civil

O Governo de Pernambuco deu um novo passo no combate à fome. Nesta quinta-feira (5), por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), foi lançado o primeiro edital de chamamento público voltado ao fomento de cozinhas solidárias operadas por organizações da sociedade civil.
 
“Acreditamos que combater a fome é um compromisso de todos. Já inauguramos 202 cozinhas comunitárias que, juntas, somam 40 mil refeições por dia, em parceria com os municípios. As cozinhas solidárias, que fazem parte do programa Bom Prato, vão atender organizações sociais e comunitárias que já servem comida para quem tem fome, mas não conseguem ter frequência, porque faltam recursos e dependem de ações. Assim, vamos garantir comida na mesa de quem precisa, com mais 2,7 milhões de refeições servidas”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
A iniciativa marca um momento histórico na expansão do Programa Bom Prato, braço do Pernambuco Sem Fome, que já distribuiu mais de 14,1 milhões de refeições gratuitas à população em situação de vulnerabilidade. Agora, além das 202 cozinhas comunitárias já existentes — todas de gestão municipal com apoio técnico e financeiro do Estado — o programa vai incluir equipamentos sociais independentes, que muitas vezes sobrevivem exclusivamente de doações e trabalho voluntário.
 
“Estamos muito animados com essa nova fase do Bom Prato. Este edital representa o fortalecimento do trabalho que as organizações da sociedade civil já vêm fazendo, mas que agora terão garantia de regularidade e qualidade às refeições servidas graças aos recursos e ao apoio que o Estado proverá”, destaca o Secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga.
 
O edital prevê o fomento a 100 cozinhas solidárias, com investimento total de R$ 12,96 milhões, o que permitirá a distribuição de 2,7 milhões de refeições ao longo de um ano. Cada refeição será financiada pelo valor de R$ 4,80, repassado diretamente às organizações selecionadas.
 
As cozinhas solidárias são reconhecidas como uma tecnologia social de combate à fome, baseadas na mobilização comunitária e na oferta de refeições gratuitas para populações em situação de insegurança alimentar — incluindo pessoas em situação de rua. Com o apoio estadual, essas iniciativas ganham fôlego para operar com mais estabilidade e alcançar ainda mais pessoas.
 
A chamada pública está aberta a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com pelo menos dois anos de atuação comprovada, experiência na execução de ações similares e infraestrutura mínima para o preparo e fornecimento de refeições. As cozinhas também devem estar cadastradas no sistema Cozinha Solidária Digital, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
 
O prazo para envio das propostas vai de 6 de junho a 5 de julho de 2025. O edital completo e os critérios de seleção estão disponíveis no site: https://www.sas.pe.gov.br/licitacoes-e-chamadas-publicas/
 
Com essa nova etapa, o Governo de Pernambuco reforça que a segurança alimentar é prioridade central da gestão Raquel Lyra. O resultado já começa a aparecer: segundo dados do Ministério da Saúde, o estado registrou uma redução de 20% nas internações por desnutrição entre 2023 e 2024 — um dos melhores desempenhos do país.
 
Fotos 1 e 2: Vinicius Lins/SAS

 

Governadora Raquel Lyra anuncia investimentos de R$ 118 milhões na segurança pública do Estado e homenagem a grupos e personalidades ligadas à cultura pernambucana

 
Nesta quinta-feira (5), às 15h, a governadora Raquel Lyra anuncia o investimento de mais de R$ 87 milhões na construção de oito equipamentos destinados à Secretaria de Defesa Social  (SDS), sendo quatro batalhões da Polícia Militar e quatro novas sedes para o Corpo de Bombeiros. Na mesma ocasião, a gestora entrega armamentos, munições, equipamentos e viaturas que receberam aporte superior a R$ 31 milhões e serão utilizados pelas forças de segurança estaduais. Durante a solenidade, realizada no Quartel do Derby, Raquel Lyra também realiza a entrega simbólica de insígnias a 854 oficiais e praças recém-promovidos. A cerimônia integra a programação oficial dos 200 anos de criação da PMPE e simboliza o reconhecimento ao mérito, à dedicação e ao compromisso dos servidores com a segurança da população. 
 
Às 19h, no Palácio do Campo das Princesas, a chefe do Executivo estadual fará a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Guararapes, maior condecoração do Estado, aos cineastas Kleber Mendonça Filho e Gabriel Mascaro pela sua contribuição à projeção nacional e internacional da cultura pernambucana. Também serão homenageados no evento a produtora Emilie Lesclaux, a Orquestra Popular do Recife e o grupo Guerreiros do Passo.
 
AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Quinta-feira, 5 de junho de 2025
 
15h – Anúncio de investimentos na segurança pública e entrega de insígnias 
 
Local: Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco (Rua Amaro Bezerra, s/n – Derby, Recife)
 
19h – Entrega da Medalha de Honra ao Mérito Guararapes a Kleber Mendonça Filho e Gabriel Mascaro
 
Local: Palácio do Campo das Princesas (Praça da República, s/n – Santo Antônio, Recife)

Moraes determina prisão preventiva de Zambelli e pede inclusão da deputada em lista da Interpol

Ministro determinou o bloqueio de passaportes, contas, salários, perfis em redes sociais e inclusão da deputada na lista vermelha da Interpol

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (4) a prisão preventiva da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A decisão inclui uma série de medidas adicionais com o objetivo de impedir movimentações financeiras e comunicações públicas.

Além da prisão, Moraes ordenou o bloqueio imediato de todos os passaportes emitidos em nome da deputada, incluindo o passaporte diplomático. Também determinou que a Câmara dos Deputados suspenda qualquer repasse de verba destinada ao gabinete de Zambelli.

A decisão do ministro alcança ainda todos os bens e ativos da parlamentar. O Banco Central deverá bloquear contas bancárias — inclusive as utilizadas para recebimento de salários e verbas parlamentares, além de transferências via Pix, cartões de crédito e débito.

O bloqueio se estende a ações, criptomoedas, títulos privados e públicos, derivativos e outros ativos financeiros. As instituições responsáveis têm até 24 horas para informar o STF sobre o cumprimento da ordem.

Além das contas, Moraes também determinou o bloqueio de bens físicos da deputada, como veículos, imóveis, embarcações e aeronaves registradas em seu nome.

Vitória da Delegada Gleide Ângelo: 20º Batalhão fica em São Lourenço da Mata

Após pressão da deputada Delegada Gleide Ângelo e demais organizações e sociedade civil, o Executivo Estadual recuou e anunciou que vai manter o 20º Batalhão da Polícia Militar em São Lourenço da Mata, na região metropolitana. Além disso, a parlamentar também teve sua indicação de Nº 10.700/2025 atendida e será criada uma nova unidade da Polícia Militar no município de Camaragibe. “Essa é uma conquista de todos os pernambucanos e pernambucanas. A manutenção do 20º na cidade de São Lourenço, assim como a criação dos novos batalhões representa um passo importante na segurança pública como um todo”, comemorou a parlamentar.

Ao lado do prefeito Vinicius Labanca (PSB), a deputada também participou da audiência pública sobre o assunto, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (4), no auditório Sérgio Guerra da Casa Legislativa. “O recuo na decisão representa um alívio diante do cenário de insegurança existente na cidade e é uma prova concreta de que a sociedade civil organizada, aliada ao nosso trabalho aqui na ALEPE, consegue vitórias em favor do bem estar coletivo”, ponderou a Delegada frisando ainda que os índices de violência em São Lourenço corroboram para a manutenção da unidade: “Só em 2024, São Lourenço da Mata registrou 86 mortes violentas, 454 casos de violência doméstica, 23 estupros e 661 crimes contra o patrimônio. Estamos falando de uma cidade com mais de 110 mil habitantes, e que não possui em sua estrutura nem uma delegacia de plantão 24h, nem Delegacia da Mulher, nem uma sede de Delegacia de Homicídios ou mesmo unidade do Corpo de Bombeiros”.

Além do atendimento a indicação da deputada, também serão criados outros quatro batalhões. As novas unidades serão implantadas em Goiana (27º BPM), Bezerros (28º BPM), Arcoverde (3º BIEsp) e Barreiros (4º BIEsp). “Estou deputada estadual para lutar pela melhoria da nossa segurança pública, por mais investimentos, mais efetivo e mais sensação de segurança nas ruas. Estou aqui para trabalhar pela dignidade de todos os pernambucanos e pernambucanas”, concluiu.Da Assessoria

Marconi Santana acompanha entrega de ações do maior programa de distribuição de água do Sertão do Pajeú

O Secretário de Governo Marconi Santana esteve nesta quarta-feira (04) no Sítio Cardoso, distrito de Fátima, para acompanhar mais uma entrega do Programa Água é Vida — reconhecido como o maior programa de distribuição de água do Sertão do Pajeú.

O programa foi um marco na gestão de Marconi Santana, que iniciou essa ação estruturante para levar segurança hídrica a dezenas de comunidades rurais, transformando a vida de muitas famílias que enfrentavam a escassez de água. Hoje, essa iniciativa tem sido perpetuada e ampliada na atual gestão do prefeito Gilberto Ribeiro, garantindo continuidade e fortalecimento das políticas públicas voltadas para o semiárido.

Durante a visita, Marconi destacou a importância de ações que promovem dignidade e desenvolvimento no campo. “O Água é Vida vai muito além da distribuição de água: é um compromisso com a permanência das pessoas em suas terras, com a saúde e o futuro das nossas comunidades rurais. É fruto de uma gestão que planeja e age com responsabilidade, gerando resultados concretos”, afirmou o secretário.

Como liderança política respeitada em todo o Sertão do Pajeú, Marconi Santana ressaltou o trabalho conjunto entre as gestões para garantir a continuidade desse programa essencial. “Estamos construindo um legado de transformação e esperança, mostrando que é possível fazer a diferença com planejamento e compromisso.”

A entrega no Sítio Cardoso contou com a participação de moradores e lideranças locais, que celebraram a chegada da água como um marco de melhoria na qualidade de vida. Novas etapas do programa seguem em andamento para alcançar outras comunidades da zona rural.

“Seguimos firmes, porque onde tem água, tem vida — e onde tem compromisso, tem resultados que mudam a realidade do nosso povo”, concluiu Marconi Santana.

Governadora Raquel Lyra anuncia investimento de R$ 8 milhões para reformar mercados e feira em Jaboatão dos Guararapes

Em mais uma iniciativa do Governo de Pernambuco na melhoria da infraestrutura urbana, a governadora Raquel Lyra deu ordem de serviço nesta quarta (04), para a reforma dos mercados públicos de Cavaleiro e das Mangueiras, além do Pátio da Feira de Jaboatão Centro, no município de Jaboatão dos Guararapes. Além disso, foi assinado protocolo de intenções para a construção da coberta do Pátio da Feira do Jordão. Juntas, as obras somam investimentos de R$ 8 milhões, executado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).

A reforma do mercado público de Cavaleiro é uma demanda que se arrastava há mais de dez anos. “Acreditamos muito na força empreendedora da nossa gente, e os mercados públicos são grandes exemplos disso. Em Jaboatão dos Guararapes, demos ordens de serviços para a reforma dos mercados que, daqui a 15 dias, já iniciam suas obras. São várias melhorias para garantir o bem-estar das pessoas e fomentar o comércio local. Assim, vamos permitir que todos os permissionários que hoje atuam na venda de sua mercadoria possam fazer isso com dignidade e que esse espaço seja um lugar de convergência de pessoas, movimentando a nossa economia, gerando emprego e renda, além de cuidar da nossa população”, destacou a governadora Raquel Lyra.

No Mercado de Cavaleiro, será realizada a requalificação das instalações elétricas e hidrossanitárias, além da construção de uma nova Praça de Alimentação, com estrutura adequada para os boxes de alimentação. As melhorias também incluem o anexo do mercado, promovendo mais segurança, higiene e conforto, conforme as exigências da vigilância sanitária.

O diretor-presidente da Adepe, André Teixeira, pontuou que as intervenções visam modernizar a infraestrutura, oferecer melhores condições de trabalho aos feirantes e qualificar o atendimento ao público. “Após as intervenções, teremos esses equipamentos mais organizados, seguros, com maior higiene para que a gente possa ter um comércio cada vez mais forte. Sabemos que todo movimento econômico das cidades acontece nas suas feiras e mercados”, enfatizou.

Já no Mercado das Mangueiras, localizado no bairro de Prazeres, as obras se concentram na modernização do sistema elétrico, em um espaço de 15 mil m² com dois pavimentos. A nova infraestrutura incluirá a individualização do fornecimento de energia para os comerciantes, contribuindo para um ambiente de trabalho mais eficiente e seguro.

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, ressaltou a importância dos mercados públicos para o município. “São equipamentos emblemáticos da nossa cidade. Quem ganha com essas ordens de serviços é a população pernambucana e jaboatonense. Meu sentimento é de gratidão ao Governo de Pernambuco por mais uma parceria com a nossa gestão municipal. A união é fundamental para que a gente dê resultados e respostas à nossa população”, enfatizou o gestor.

No Pátio da Feira de Jaboatão Centro, será construída uma cobertura em uma área de 448,61 m², com fundação e estrutura em concreto armado. A iniciativa deve beneficiar cerca de 100 feirantes, proporcionando melhores condições de comercialização e atendimento ao público.

“O apoio do Governo do Estado hoje é fundamental para que possamos concluir essas obras. Agradeço toda a parceria que a gestão tem feito com Jaboatão dos Guararapes”, disse o deputado federal André Ferreira. O deputado estadual Antônio Moraes também esteve presente. “As ações de hoje são muito importantes, o Mercado de Cavaleiro, por exemplo, há muito tempo precisava de uma reforma. A população cobrava isso há décadas”, externou o parlamentar.

Comerciante no bairro de Cavaleiro, Michael da Casa Coelho, de 47 anos, destacou a importância da iniciativa para os trabalhadores locais e ressaltou o sentimento de valorização com a presença do poder público na comunidade. “Um marco para todos nós, um momento que representa a melhoria concreta para o nosso bairro, mas também um gesto de reconhecimento para todos que moram, trabalham e constroem a história de Cavaleiro. A presença do Governo do Estado em nosso bairro reacende um sentimento de que finalmente estamos sendo ouvidos e vistos pelo poder público”, celebrou.

Também estiveram presentes na solenidade os deputados estaduais João Paulo, Nino de Enoque e Cleiton Collins, além de vereadores e lideranças políticas de Jaboatão.

Foto: Miva Filho/Secom

Governadora Raquel Lyra anuncia investimento de R$ 8 milhões para reformar mercados e feira em Jaboatão dos Guararapes

Em mais uma iniciativa do Governo de Pernambuco na melhoria da infraestrutura urbana, a governadora Raquel Lyra deu ordem de serviço, nesta quarta-feira (4), para a reforma dos mercados públicos de Cavaleiro e das Mangueiras, além do Pátio da Feira de Jaboatão Centro, no município de Jaboatão dos Guararapes. Além disso, foi assinado protocolo de intenções para a construção da coberta do Pátio da Feira do Jordão. Juntas, as obras somam investimentos de R$ 8 milhões, executado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).
 
A reforma do mercado público de Cavaleiro é uma demanda que se arrastava há mais de dez anos. “Acreditamos muito na força empreendedora da nossa gente, e os mercados públicos são grandes exemplos disso. Em Jaboatão dos Guararapes, demos ordens de serviços para a reforma dos mercados que, daqui a 15 dias, já iniciam suas obras. São várias melhorias para garantir o bem-estar das pessoas e fomentar o comércio local. Assim, vamos permitir que todos os permissionários que hoje atuam na venda de sua mercadoria possam fazer isso com dignidade e que esse espaço seja um lugar de convergência de pessoas, movimentando a nossa economia, gerando emprego e renda, além de cuidar da nossa população”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
No Mercado de Cavaleiro, será realizada a requalificação das instalações elétricas e hidrossanitárias, além da construção de uma nova Praça de Alimentação, com estrutura adequada para os boxes de alimentação. As melhorias também incluem o anexo do mercado, promovendo mais segurança, higiene e conforto, conforme as exigências da vigilância sanitária.
 
O diretor-presidente da Adepe, André Teixeira, pontuou que as intervenções visam modernizar a infraestrutura, oferecer melhores condições de trabalho aos feirantes e qualificar o atendimento ao público. “Após as intervenções, teremos esses equipamentos mais organizados, seguros, com maior higiene para que a gente possa ter um comércio cada vez mais forte. Sabemos que todo movimento econômico das cidades acontece nas suas feiras e mercados”, enfatizou. 
 
Já no Mercado das Mangueiras, localizado no bairro de Prazeres, as obras se concentram na modernização do sistema elétrico, em um espaço de 15 mil m² com dois pavimentos. A nova infraestrutura incluirá a individualização do fornecimento de energia para os comerciantes, contribuindo para um ambiente de trabalho mais eficiente e seguro.
 
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, ressaltou a importância dos mercados públicos para o município. “São equipamentos emblemáticos da nossa cidade. Quem ganha com essas ordens de serviços é a população pernambucana e jaboatonense. Meu sentimento é de gratidão ao Governo de Pernambuco por mais uma parceria com a nossa gestão municipal. A união é fundamental para que a gente dê resultados e respostas à nossa população”, enfatizou o gestor. 
 
No Pátio da Feira de Jaboatão Centro, será construída uma cobertura em uma área de 448,61 m², com fundação e estrutura em concreto armado. A iniciativa deve beneficiar cerca de 100 feirantes, proporcionando melhores condições de comercialização e atendimento ao público.
 
“O apoio do Governo do Estado hoje é fundamental para que possamos concluir essas obras. Agradeço toda a parceria que a gestão tem feito com Jaboatão dos Guararapes”, disse o deputado federal André Ferreira. O deputado estadual Antônio Moraes também esteve presente. “As ações de hoje são muito importantes, o Mercado de Cavaleiro, por exemplo, há muito tempo precisava de uma reforma. A população cobrava isso há décadas”, externou o parlamentar.  
 
Comerciante no bairro de Cavaleiro, Michael da Casa Coelho, de 47 anos, destacou a importância da iniciativa para os trabalhadores locais e ressaltou o sentimento de valorização com a presença do poder público na comunidade. “Um marco para todos nós, um momento que representa a melhoria concreta para o nosso bairro, mas também um gesto de reconhecimento para todos que moram, trabalham e constroem a história de Cavaleiro. A presença do Governo do Estado em nosso bairro reacende um sentimento de que finalmente estamos sendo ouvidos e vistos pelo poder público”, celebrou.
 
Também estiveram presentes na solenidade os deputados estaduais João Paulo, Nino de Enoque e Cleiton Collins, além de vereadores e lideranças políticas de Jaboatão.
 
Foto: Miva Filho/Secom