Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Prefeitura do Recife inaugura Quintal Produtivo na sede da Conviva

Iniciativa marca o Dia Mundial do Meio Ambiente com ações de cultivo agroecológico, reaproveitamento de resíduos e educação ambiental na sede da empresa pública, na Imbiribeira

A Prefeitura do Recife, por meio da Conviva Mercados e Feiras, inaugurou ontem (5), Dia Mundial do Meio Ambiente e da Reciclagem, um Quintal Produtivo na sede da autarquia municipal, localizada no bairro da Imbiribeira. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Executiva de Agricultura Urbana e tem como objetivo estimular a produção de alimentos saudáveis e fortalecer a consciência ambiental sobre o reaproveitamento de resíduos orgânicos no equipamento público.

O novo quintal conta com canteiros produtivos onde foram plantadas 25 espécies de plantas, entre frutíferas, leguminosas e hortaliças. Também foram instalados jardins suspensos com ervas medicinais e plantas ornamentais, além de uma composteira que vai transformar os resíduos orgânicos gerados no dia a dia – como restos de alimentos e folhas – em adubo para nutrir os canteiros.

Segundo o diretor-presidente da Conviva, Gabriel Leitão, o projeto reforça o compromisso do poder público com a promoção da sustentabilidade nos equipamentos municipais.“Já desenvolvemos ações voltadas ao reaproveitamento de resíduos orgânicos em dois mercados públicos da cidade. Agora, com o Quintal Produtivo, teremos mais um laboratório vivo de práticas sustentáveis. Ele representa nosso cuidado com o meio ambiente e a valorização da agricultura urbana como ferramenta de transformação social e ambiental”, destaca Gabriel Leitão.

Já para a secretária executiva de Agricultura Urbana, Adriana Figueira, a ação é um exemplo de como o poder público pode dar o exemplo e inspirar outras iniciativas na cidade. “A agricultura urbana de base agroecológica é uma estratégia fundamental para a segurança alimentar, a educação ambiental e a mitigação dos efeitos climáticos na cidade, contribuindo para a resiliência de espaços urbanos. Este quintal mostra que é possível cultivar alimentos, mesmo em áreas institucionais, como já existe o Sistema Agroecológico Urbano e de Compostagem na sede da Prefeitura do Recife, que desde do seu início já  recebeu mais de 368 toneladas de resíduos orgânicos, que foram transformados em 150 toneladas de composto.”, reforça Adriana.

Durante a inauguração do Quintal Produtivo, os colaboradores da Conviva assistiram à apresentação teatral “A Ecoturma em: Vamos Salvar a Natureza”, que abordou, de forma lúdica, a importância da preservação ambiental. Também houve distribuição de mudas e adubo, reforçando a mensagem de que as escolhas que fazemos hoje refletem diretamente no legado que deixaremos para as futuras gerações. A expectativa é de que o espaço se torne um ponto de referência para ações educativas com servidores, feirantes, permissionários e moradores do entorno, fortalecendo a adoção de práticas sustentáveis no cotidiano da cidade. Fotos: Catarina Albertim/PCR

 

Com presença da Sudene, Grupo Moura inaugura unidade de reciclagem com foco em sustentabilidade

Autarquia destacou papel estratégico da nova unidade para o desenvolvimento regional. Evento contou com a presença do presidente em exercício, Geraldo Alckmin.

A inauguração da Unidade de Reciclagem e Metais do Grupo Moura, nesta quinta-feira (6), marca um avanço estratégico da nova política industrial brasileira no Nordeste, segundo o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. A Autarquia, que tem atuado na territorialização da Nova Indústria Brasil (NIB), participou da solenidade realizada no município de Belo Jardim, no Agreste pernambucano. O empreendimento, que recebeu um investimento de R$ 850 milhões — o maior da história do grupo — reforça o protagonismo da região na transição para uma economia mais verde, com geração de cerca de 300 empregos diretos e indiretos.

Presente à solenidade, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, ressaltou que a nova política industrial brasileira tem quatro diretrizes: inovação, sustentabilidade, competitividade e exportação. “A Moura é um exemplo da nova indústria brasileira. É uma indústria mais verde, mais sustentável”, ressaltou. Alckmin – que também exerce a função de Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – afirmou que aposta na entrada da Moura no mercado de armazenamento de energia e lembrou que o Governo Federal irá lançar um leilão para o setor.

Outro destaque do evento foi o lançamento da Chamada Nordeste, iniciativa que une Sudene, Consórcio Nordeste, BNDES, BNB, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Finep, com aporte de R$ 10 bilhões para projetos estratégicos na região. Os recursos estarão disponíveis para setores prioritários definidos pela política industrial.

“Estabelecemos quatro linhas temáticas – Energia Renováveis, Bioeconomia, Hidrogênio Verde, Data Center Verde e Automotiva – alinhadas com a nova política industrial para atração de investimentos no Nordeste. Queremos promover o desenvolvimento regional com crescimento econômico mais robusto, inclusão social e ambientalmente responsável”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, que marcou presença no evento.

Durante a solenidade, o presidente do Conselho de Administração da Acumuladoras Moura, Sérgio Moura, citou a importância das políticas públicas e da Sudene na construção do Grupo Moura. Nos últimos 10 anos, os instrumentos de ação da Sudene colaboraram com o crescimento do grupo, com aprovação de quatro pleitos de incentivos fiscais e o financiamento através do FNE.

Infraestrutura de referência

O mais novo empreendimento que integra a unidade produtiva do Grupo Moura amplia para mais de 200 mil toneladas anuais a capacidade de reciclagem de chumbo proveniente de baterias usadas, reinserindo o metal no ciclo produtivo e reduzindo a dependência de matéria-prima extraída do solo. A planta ainda traz tecnologias automatizadas que elevam os padrões de controle ambiental, eficiência energética e segurança. Destacam-se o uso de energia eólica, estruturas para captação e reaproveitamento de águas pluviais, além de fornos que utilizam oxigênio associado ao gás natural, reduzindo emissões de carbono.

Governadora Raquel Lyra comanda aula inaugural do Curso de Formação de Oficiais da PMPE 2025

 
A governadora Raquel Lyra comandou, na manhã desta sexta-feira (6), a aula inaugural do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar de Pernambuco de 2025. Esta é a segunda turma do último concurso da PMPE a iniciar o CFO, e conta com 197 cadetes, sendo 154 homens e 43 mulheres, que agora iniciam a preparação para integrar as forças de segurança do Estado. A cerimônia foi realizada no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e marcou o início de mais uma etapa estratégica dentro do programa Juntos pela Segurança.
 
“É com muita alegria que iniciamos mais uma turma do Curso de Formação de Oficiais, mais uma ação que faz parte da estratégia do Juntos pela Segurança, o programa que está realizando o maior investimento da história da segurança pública de Pernambuco. São mais de R$ 2 bilhões aplicados na compra de equipamentos, reestruturação de unidades, inteligência, integração, mas, sobretudo, na formação de novos profissionais. Daqui a 12 meses, certamente esses homens e mulheres estarão tomando posse para nos ajudar no desafio de fazer de Pernambuco um estado mais seguro”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
Coordenado pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da Polícia Militar de Pernambuco, o CFO é uma iniciativa crucial para a formação dos novos oficiais da Corporação, preparando-os para assumirem o posto de 2º tenente. A primeira turma teve início em novembro do ano passado, formando um total de 152 oficiais. 
 
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, pontuou que, até o ano que vem, Pernambuco passará a contar com mais 5.250 novos policiais militares no Estado. “Este é praticamente um terço do efetivo atual. O Governo de Pernambuco está empenhado, desde o início da gestão, em trazer mais segurança para o Estado, e hoje é mais um dia marcante nessa caminhada”, enfatizou o titular da pasta.
 
O curso tem duração de aproximadamente 12 meses, com carga horária total de 1.886 horas/aula, distribuídas em 52 disciplinas. Entre os conteúdos ministrados estão Gestão de Pessoas, Sistema de Segurança Pública, Comando e Liderança, Direitos Humanos, Gerenciamento de Crises, Saúde Mental e Tiro Policial, além das disciplinas inerentes à vida militar, abrangendo uma variedade de tópicos relevantes para a liderança e gestão dentro da Corporação.
 
O comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres, enfatizou que esta turma é a maior da história. “É uma turma histórica, uma turma recorde em número de candidatos e tem uma importância fundamental para a recomposição dos nossos quadros. Hoje é um dia memorável para o Governo de Pernambuco, a Polícia Militar e todos os familiares”, ressaltou.
 
Como parte do compromisso assumido pelo Governo do Estado, mais de 7 mil novos policiais serão incorporados às forças de segurança pernambucanas até o ano de 2026. A iniciativa integra o Juntos pela Segurança, programa que também contempla investimentos em equipamentos, viaturas, coletes à prova de bala, armamentos e tecnologias de inteligência, visando uma atuação mais moderna e eficaz das forças de segurança.
 
Aluno do CFO, Márcio de Lima Souza, de 37 anos, é natural da Paraíba e residente em Santa Cruz do Capibaribe. Após anos de preparação, ele celebra com emoção o início dessa etapa. “Eu me preparei por cinco anos para estar aqui, e hoje é um momento muito especial na minha vida. É a realização de um sonho, eu cresci vendo meu pai sendo policial militar, por isso hoje é um dia muito importante tanto pra mim quanto para minha família. Com certeza vou servir à sociedade pernambucana com muita dedicação e responsabilidade”, afirmou o cadete.
 
Participaram da solenidade o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; a secretária executiva de Defesa Social, Mariana Cavalcanti; o secretário executivo de Gestão Integrada da SDS, Enéas Leite; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), coronel Francisco Cantarelli; o delegado-geral da Polícia Civil, Renato Leite; e a desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (PMPE), Daisy Andrade.
 
Foto: Yacy Ribeiro/Secom

STF mantém condenação de Carla Zambelli por unanimidade

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, nesta sexta-feira (6), a condenação da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) a dez anos de prisão por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, votou pela manutenção da pena. O entendimento foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin, Luiz Fux, Flávio Dino e Cármen Lúcia.

O julgamento do recurso se iniciou nesta sexta-feira (6) às 11h e vai até às 23h59 do mesmo dia. Isso porque Moraes pediu ao presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, para reduzir o tempo de análise do recurso, que foi de uma semana para um dia.

O recurso é analisado pelo plenário virtual da Corte. Neste formato não há debate entre os ministros que apenas depositam seus votos no sistema eletrônico do Supremo.

Prefeitura do Recife entrega novo sistema viário no Ipsep

Obras integram projeto de requalificação urbana da Zona Sul que totaliza R$ 42 milhões em investimentos. Binário, corredores para transporte coletivo e 11 novos abrigos para ônibus fazem parte da intervenção

A Prefeitura do Recife entrega, nesta sexta-feira (6), um novo sistema viário no bairro do Ipsep, com foco na melhoria da mobilidade urbana. As intervenções incluem a implantação de um binário viário, 1,6 km de faixas exclusivas para transporte público e a criação de 11 novos abrigos de ônibus. Com investimento total de R$ 42 milhões, sendo 25% de contrapartida municipal e o restante financiado pela Caixa/FGTS, o projeto visa a requalificação urbana da região do Ipsep. A intervenção vai dar mais fluidez ao trânsito, garantindo prioridade ao transporte coletivo.

As mudanças viárias entram em vigor nesta sexta-feira (6) e a população deve estar atenta às novas rotas e à sinalização. Foi criado um binário que liga as avenidas Recife e Mascarenhas de Moraes através das Ruas Jean Emile Favre, Itacari, Raimundo Diniz, Rio Maranhão e Pampulha. Os condutores que vêm da Avenida Recife e desejam acessar o bairro da Imbiribeira passando pelo Ipsep deverão seguir um novo trajeto: pela Rua Raimundo Diniz, com continuação pela Rua Rio Maranhão. Já a Rua Jean Émile Favre passa a contar com três faixas no sentido Ipsep–Ibura: duas destinadas ao tráfego misto e uma exclusiva para o transporte coletivo. No sentido Ipsep–Imbiribeira, será implantada uma faixa exclusiva para ônibus, válida a partir do cruzamento com a Rua Costa e Silva. Nessa interseção, no sentido Avenida Recife, a circulação passa a ter sentido único. As faixas exclusivas de ônibus funcionarão de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h, visando garantir maior eficiência e agilidade ao transporte público nos horários de pico.

A CTTU reforça a importância de que os condutores observem a nova sinalização e respeitem as regras de circulação. Agentes de trânsito estarão no local durante os primeiros dias para orientar os motoristas e auxiliar na adaptação ao novo sistema. Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a CTTU pelo teleatendimento gratuito, disponível 24 horas, no número 0800.081.1078.

Também foram requalificados os passeios com concreto e piso intertravado, garantindo mais acessibilidade para os pedestres. As obras incluíram ainda melhorias na drenagem, no remanejamento da rede de esgoto e no abastecimento de água. O projeto contemplou, ainda, o embutimento da fiação de telecomunicações e a modernização da iluminação pública. Além disso, estão sendo plantadas 400 novas árvores.

“Essa entrega representa um avanço importante para a mobilidade urbana da Zona Sul do Recife. Com a criação do binário entre as avenidas Recife e a Mascarenhas de Moraes, da ampliação de dois pontilhões e o embutimento das redes de telecomunicações, conseguimos organizar melhor o fluxo de veículos, dar mais fluidez ao trânsito e, principalmente, priorizar o transporte público coletivo e os modais sustentáveis”, afirma Luis Henrique Lira, presidente da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), órgão responsável pela obra. “Trata-se de uma intervenção permeada pelo cuidado com a mobilidade ativa e o transporte público, tudo com bastante atenção à segurança viária da população – a faixa exclusiva para coletivos e as novas faixas de pedestre com travessia elevada”, explica Taciana Ferreira, presidente da CTTU.

IFPE prorroga inscrições do Processo de Ingresso 2025.2

O Instituto Federal de Pernambuco acaba de prorrogar até o dia 08 de junho, as inscrições do Processo de Ingresso para o semestre 2025.2 nos seus 16 campi e em um polo EAD.

As inscrições continuam sendo feitas exclusivamente pelo site da Instituição: https://portal.ifpe.edu.br/

>>> Acesse os Editais retificados

Os/as candidatos/as devem preencher os dados solicitados e pagar a taxa de inscrição até o dia 09 de junho. Os valores são os seguintes: R$30 para cursos técnicos integrados), R$55 para cursos superiores e R$10 para cursos subsequentes. ⁣

O pagamento pode ser feito através de PIX ou Cartão de Crédito (via plataformas financeiras conveniadas).

A Coordenação do Processo de Ingresso alerta aos/as candidatos/as que só serão consideradas válidas as inscrições realizadas e pagas dentro dos prazos estabelecidos.

Haverá aplicação de provas para os cursos superiores e integrados ao ensino médio no dia 06 de julho e seleção por análise de desempenho escolar para os cursos técnicos subsequentes. A lista completa de cursos e oferta de vagas por campi, bem como o cronograma com todas as etapas do processo de ingresso, estão disponíveis no edital.

Envio do conteúdo da aferição

O prazo para envio dos conteúdos para aferição das condições autodeclaradas, para os/as candidatos/as que concorrem nas vagas reservadas para pessoas pretas, pardas, indígenas ou quilombolas também foi prorrogado e agora passa a ser a terça-feira, dia 10/6.

Para saber todos os detalhes do envio deste material, os/as candidatos/as devem consultar o item 05 do edital.

O atendimento ao candidato funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h:
E-mail: inscricoesifpe@funcern.br
Telefone e WhatsApp: (81) 97305-8894

Governo de Pernambuco e Correios lançam selo contra o abuso e a violência sexual direcionado a crianças e adolescentes

 
Em uma ação conjunta com os Correios, a governadora Raquel Lyra lançou, nesta quinta-feira (5), o Selo de Combate ao Abuso e à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A iniciativa tem o objetivo de ampliar a conscientização sobre o tema e marca um importante passo na mobilização da sociedade e do poder público em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. O selo traz a imagem de um girassol, símbolo da luta contra a violência sexual infantojuvenil, representando esperança, proteção e acolhimento às vítimas. A vice-governadora Priscila Krause também esteve presente no lançamento.
 
“Este selo é um registro histórico e, ao mesmo tempo, uma ferramenta de conscientização sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes, uma realidade inaceitável no nosso país. Como poder público, temos o dever de enfrentar esse problema. Estamos articulando ações com a Secretarias da Criança e Juventude, além da Educação, para levar essa discussão às escolas. Precisamos dar luz a esse tema, romper o silêncio e garantir uma sociedade mais justa e saudável para nossas crianças”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.
 
O presidente dos Correios, Fabiano Silva, ressaltou que o selo terá alcance nacional. “Essa ação de conscientização e esclarecimento para as crianças é muito importante, e nossa intenção é que esse selo circule nacionalmente. Ele também ficará exposto no nosso museu, mas está disponível para compra, tanto pela internet quanto em qualquer agência dos Correios. A ideia é criar um movimento de sensibilização sobre o combate à violência e à exploração infantil”, pontuou. 
 
A proposta é levar a campanha também para as escolas da rede estadual, promovendo rodas de conversa, ações educativas e formações para professores e alunos. O objetivo é fortalecer a cultura de prevenção e a identificação precoce de casos de violência. 
 
“A iniciativa tem como principal objetivo informar, sensibilizar e ampliar o alcance da mensagem de enfrentamento a essa grave violação de direitos, não apenas no nosso Estado, mas em todo o território nacional”, enfatizou a secretária da Criança e Juventude, Yanne Teles.
 
Também estiveram presentes o superintendente dos Correios de Pernambuco, Ricardo Santos, e outros representantes da estatal.
 
Foto: Yacy Ribeiro/ Secom

Dia do Meio Ambiente: Governo de Pernambuco lança conjunto de ações para reflorestamento em larga escala e fortalecimento da economia verde

Solenidade também contou com a entrega dos certificados aos ganhadores do Selo Empresa Verde 2025

O Governo de Pernambuco celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente com o lançamento de quatro políticas ambientais para o Estado, reforçando o compromisso da gestão com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável e regenerativo. Entre as iniciativas apresentadas estão o Cartão Verde Pernambuco, que vai pagar ao menos R$ 315 por mês a famílias engajadas com a recuperação da vegetação nativa estadual, e o Plantar Juntos Organizações Socioambientais, que prevê o plantio de pelo menos 450 mil mudas de espécies da Caatinga e da Mata Atlântica. Na ocasião, também foram entregues certificados aos ganhadores do Selo Empresa Verde 2025, concedidos a negócios pernambucanos que, comprovadamente, adotam práticas sustentáveis.

“No Dia Mundial do Meio Ambiente nós garantimos que Pernambuco desenvolva políticas inovadoras voltadas a esta área, e isso está sendo feito desde o início da nossa gestão. O Estado não pode crescer sem incluir a pauta social e a pauta ambiental, por isso lançamos hoje instrumentos inovadores e reconhecemos 19 empresas com o Selo Verde, por adotarem boas práticas de ESG, de governança, de responsabilidade social e responsabilidade ambiental”, afirmou a governadora Raquel Lyra. A vice-governadora Priscila Krause também participou da cerimônia.

Para a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira, o momento é um marco para Pernambuco. “As ações que anunciamos hoje vão muito além do simbolismo. Estamos falando de reflorestamento em larga escala, fortalecimento da economia verde e valorização das comunidades tradicionais. É o Governo do Estado atuando de forma integrada, com políticas sustentáveis, inovadoras e inclusivas”, disse.

A recuperação da vegetação nativa ganhará reforço com o lançamento do Cartão Verde Pernambuco, primeira iniciativa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) realizada pelo Governo de Pernambuco. Na primeira etapa, até 180 famílias serão beneficiadas com o incentivo mensal de pelo menos R$ 315, a ser pago pelo Fundo Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (Fepsa), gerido pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE). “Hoje quem tem a ganhar não é o governo, são todos os brasileiros, todos os que fazem parte de um mundo que vem pela frente e que estamos olhando com mais cuidado, para ser melhor do que como pegamos”, declarou o secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Manuca.

As organizações participantes do Plantar Juntos Organizações Socioambientais que optarem por participar do piloto de Pagamento por Serviços Ambientais vão identificar famílias elegíveis ao Cartão Verde Pernambuco e inscrever os projetos, priorizando agricultores familiares, povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. Inicialmente, o benefício contará com o investimento de R$ 1 milhão ao longo de 36 meses, sendo pago diretamente às famílias produtoras.

O Plantar Juntos Organizações Socioambientais, por sua vez, determina o plantio de pelo menos 450 mil mudas de espécies da Caatinga e da Mata Atlântica no Estado. Com orçamento de R$ 20 milhões, o edital terá duas frentes de atuação. Na primeira, seis organizações da sociedade civil serão selecionadas para desenvolver projetos de plantio com foco em agroecologia e sistemas agroflorestais, aliados a tecnologias sociais. A segunda linha prevê a seleção de quatro organizações para o reflorestamento direto em Áreas de Proteção Permanente (APPs), no entorno de barragens.

As organizações selecionadas na primeira linha poderão, ainda, optar por participar do edital de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que oferece compensação financeira a proprietários e comunidades que adotam práticas de conservação, como a proteção de nascentes, recomposição de áreas degradadas e manutenção de florestas.

Já o edital Plantar Juntos Assentamentos prevê que o Governo de Pernambuco receba propostas de empresas especializadas na geração e comercialização de créditos de carbono para realizar, em larga escala, a restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reservas Legais (RLs) em assentamentos rurais vinculados à reforma agrária no Estado. A meta é plantar pelo menos 2 milhões de árvores, reforçando o compromisso do governo com a recuperação ambiental e a sustentabilidade no campo.

Por fim, o decreto Plantar Juntos Cidades Verdes, publicado no Diário Oficial do Estado de hoje, determina que todas as obras públicas urbanas executadas pelo Estado deverão incluir a arborização com espécies nativas. As intervenções utilizarão, sempre que possível, árvores juvenis — com altura entre 2,5 e 3,5 metros — em vez de mudas pequenas, o que acelera a formação de áreas verdes e contribui para o sombreamento e conforto térmico das cidades.

“Eu não tenho dúvida de que esse é o governo que mais priorizou a causa ambiental na história de Pernambuco. E a nossa busca é justamente essa, uma sociedade mais humanizada, mais inclusiva, mais sustentável”, observou o deputado estadual Wanderson Florêncio.

*SELO EMPRESA VERDE 2025 -* Na mesma cerimônia, dezenove empresas pernambucanas foram reconhecidas com o Selo Empresa Verde 2025, que premia negócios que adotam práticas sustentáveis em sua cadeia produtiva ou na prestação de serviços. Nesta edição, a premiação passou a incorporar também critérios sociais e de governança (ASG), ampliando o foco que antes era exclusivamente ambiental.

O selo é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

Participaram da solenidade os secretários estaduais Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Juliana Gouveia (Mulher), Yanne Teles (Criança e Juventude) e Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação); os diretores-presidentes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). José Anchieta; da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), Angela Mochel; do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Glauber Carvalho; da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), João Baltar Freire; a gestora do Parque Dois Irmãos, Sávia Florêncio; o superintendente do Ibama em Pernambuco, Daniel Galvão; o prefeito de Taquaritinga do Norte, Gena Lins; e o vice-prefeito de Olinda, Chiquinho.

Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Encosta na Bomba do Hemetério é protegida com aplicação de geomanta

Cerca de 100 residentes da Rua Arapixuna serão beneficiados pelo recebimento de 700 m² do produto. Execução faz parte do programa Ação Inverno, da Prefeitura do Recife

A Prefeitura do Recife está executando mais um serviço de proteção de encosta, no bairro da Bomba do Hemetério, com a técnica da geomanta. Desta vez, o local beneficiado é a Rua Arapixuna, onde cerca de 100 moradores ganharão mais segurança, tranquilidade e qualidade de vida com a aplicação de 700 m² do produto. Na manhã desta quinta-feira (5), o prefeito do Recife, João Campos, foi ao local vistoriar o andamento da intervenção, que chegou a 75% de conclusão e está sendo realizada pela Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec). Os trabalhos fazem parte da Ação Inverno 2025.

“Não podemos parar de trabalhar e precisamos fazer obra onde mais precisa. As famílias daqui sabem a importância que é uma intervenção como essa, principalmente em um dia de chuva. Então, desse jeito, vamos avançando, melhorando a infraestrutura do Recife e fazendo o recorde de investimento de obra nas regiões mais necessitadas da cidade”, disse João. “Simultaneamente, estamos fazendo a manutenção de outra encosta aqui ao lado. Sempre nos pediam para fazer uma ação de manutenção em encostas que já existiam antes da nossa gestão, então lançamos uma ação para cuidar disso. Não é só construir novas, mas é cuidar daquilo que a gente já tem”, complementou o prefeito.

A geomanta é um composto geotêxtil de PVC, com proteção UVA e UVB e elevada resistência à tração, com tempo útil de cinco anos, que pode ser estendido de acordo com os cuidados tomados. Impermeável e flexível, ela pode ser aplicada em taludes de grande extensão. Entre as vantagens da geomanta, que evita a passagem de água e preserva as barreiras, estão a baixa necessidade de manutenção, a alta durabilidade, o baixo custo de execução em comparação a obras estruturadoras, a rápida aplicação e a capacidade de se moldar às irregularidades da encosta.

Desde 2021, mais de 85 mil m² de geomanta foram aplicados nas áreas de risco do Recife. Este ano, outros 25 pontos serão protegidos, totalizando cerca de 15 mil m2. Com a Ação Inverno 2025, a Prefeitura do Recife bate um novo recorde e realiza o maior investimento da história. Serão destinados R$ 322,9 milhões em recursos municipais para viabilizar um pacote de obras estruturadoras, incluindo intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios na Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de comunidades afetadas pelas chuvas e mitigação de pontos críticos de alagamento.

 
Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife