Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Governadora Raquel Lyra anuncia entrega histórica de mais de mil títulos de propriedade para famílias do Recife

Mais de mil famílias do Recife serão beneficiadas com a entrega de títulos de propriedade realizada pelo Governo do Estado. O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra, nesta segunda-feira (9), durante a abertura da Semana Solo Seguro – Favelas e Núcleos Urbanos, promovida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no Palácio da Justiça, na capital pernambucana. A ação histórica, realizada por meio do programa Morar Bem PE, representa a maior operação de regularização fundiária já promovida pela gestão estadual. Serão contempladas comunidades nos bairros de Água Fria, Bola na Rede, Brejo da Guabiraba, Buriti, Mangabeira, Passarinho, Roda de Fogo e Sancho/Totó.

“Um lar é onde a pessoa constrói seu sonho e vive com a sua família. Durante essa semana, iremos entregar mil títulos de propriedade nas comunidades do Recife. A dificuldade e incerteza sobre a segurança dos títulos de propriedades têm endereço, é nas periferias das nossas cidades. No Recife, temos feito um trabalho muito forte, como já entregamos na comunidade do Bode, por exemplo, e em diversos outros locais da Região Metropolitana. Outras comunidades receberão a visita do Governo do Estado com o Tribunal de Justiça para que a gente faça a diferença na vida de mais famílias”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Os títulos foram regularizados pela Perpart, estatal vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-PE), e serão entregues gratuitamente entre os dias 10 e 12 de junho, diretamente nas comunidades e na sede da empresa.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, enfatizou que a iniciativa garante segurança jurídica e dignidade para os moradores. “São famílias que esperam há décadas essa regularização fundiária. O Governo do Estado decidiu colocar a habitação como uma política prioritária. Estamos virando a chave da cidadania para milhares de vidas que viviam na insegurança jurídica através de uma política habitacional robusta e concreta”, afirmou a titular da pasta.

Desde 2023, a Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart) já conseguiu regularizar mais de 10,4 mil imóveis em todo o Estado e tem mais 40 mil títulos em andamento. “A regularização tão aguardada por essas famílias será entregue, através do título de propriedade, ao longo desta semana. A entrega será simultânea em vários bairros da capital, mostrando o compromisso do Governo de Pernambuco com a regulação fundiária, que é um dos pilares do programa Morar Bem”, ressalta o presidente da estatal, Francisco Amaral. Ele acrescenta que as famílias beneficiadas vão receber suas escrituras sem custos.

SEMANA SOLO SEGURO – O Tribunal de Justiça de Pernambuco vai entregar, durante esta semana, cerca de cinco mil títulos de propriedades às famílias pernambucanas através do Programa Moradia Legal.

O Juiz Assessor Especial da Presidência do TJPE, Gleydson de Lima Pinheiro, destacou a importância da articulação entre os poderes para garantir cidadania às famílias pernambucanas. “O Tribunal de Justiça já tem esse programa há três gestões e, com a adesão do Governo do Estado, a iniciativa ganhou uma outra dimensão, fazendo uma verdadeira transformação social, não só entregando título, mas entregando dignidade e melhoria jurídica e social para a população”, enfatizou.

Estiveram presentes na solenidade o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; a procuradora-geral do Estado, Bianca Teixeira; o presidente da Condepe/Fidem, André Fonseca; o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira; o primeiro vice-presidente do TJPE, desembargador Fausto Campos; a desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Daisy Andrade; o defensor público-geral de Pernambuco, Henrique Seixas; e o prefeito de Panelas, Ruben Lima, representando a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Prefeitura do Recife e Caixa Econômica oferecem linhas de financiamento para quem deseja investir no Centro


Nesta terça-feira (10), a Prefeitura do Recife, através do Gabinete do Centro, realiza a segunda edição do “Conexão Recentro: um centro de oportunidades”, que apresentará a proprietários de imóveis, empresários e investidores novas linhas de financiamento da Caixa Econômica Federal para estimular a revitalização de áreas centrais e a recuperação de construções abandonadas. O evento ocorrerá no auditório da Caixa Econômica Federal, às 14h30, e contará com uma palestra de Marcelo Falcão, especialista em retrofit e fundador da Incorporadora Somauma, focada na reabilitação de edifícios no centro de São Paulo. A nova opção de financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal faz parte do Programa “Minha Casa Minha Vida” e é exclusiva para retrofit, sendo destinada a quem busca revitalizar edifícios antigos em áreas centrais. Essa linha oferece mais vantagens em comparação com os financiamentos para a construção de novos imóveis e conta com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), apresentando taxas de juros abaixo das praticadas no mercado, além de recursos que podem ser utilizados livremente.

Banco de Alimentos do Recife transforma doações em refeições para 27 mil pessoas

Nova sede amplia sete vezes capacidade de armazenamento e fortalece a rede de combate à fome na capital pernambucana, com 18 cozinhas solidárias e 30 instituições sociais

Você já parou para pensar para onde vai aquele 1kg de alimento doado em eventos culturais e esportivos promovidos pela Prefeitura do Recife? No Recife, essa doação se transforma em um gesto concreto de solidariedade. Os alimentos arrecadados em iniciativas como o Festival de Teatro, o Festival de Dança e os eventos esportivos no Geraldão são encaminhados ao Banco de Alimentos do Recife, ligado à Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome. Lá, ganham um novo destino: virar refeição para quem mais precisa. Ao todo, cerca de 27 mil pessoas são beneficiadas todos os dias.

O Banco de Alimentos conta com o apoio de parcerias estratégicas, como as secretarias de Cultura e de Esportes, que realizam eventos com bilheteria solidária, revertendo alimentos para o equipamento. Ou seja, aquele 1kg de alimento doado durante eventos em equipamentos públicos é encaminhado diretamente para o Banco de Alimentos do Recife, sendo distribuído diariamente para 18 cozinhas solidárias e 30 instituições sociais. 

A iniciativa ganhou reforço com a inauguração da nova sede do equipamento, realizada em parceria com o Governo Federal. A estrutura atual tem capacidade para armazenar até 100 toneladas de alimentos – sete vezes mais do que a estrutura anterior – e está aberta a doações tanto da sociedade civil quanto de empresas privadas.

“O Banco de Alimentos é uma engrenagem fundamental no enfrentamento à fome na cidade. Com a nova estrutura, conseguimos ampliar nosso alcance e atender mais pessoas com dignidade e regularidade. Cada quilo doado representa um gesto de solidariedade que se transforma em milhares de refeições”, destaca a secretária de Assistência Social e Combate à Fome do Recife, Pâmela Alves.

As doações podem incluir alimentos perecíveis e não perecíveis. As entregas podem ser feitas diretamente na sede do Banco, e em casos de grandes quantidades, a equipe realiza a coleta no local. O contato pode ser feito pelo telefone (81) 3303-3317 ou pelo e-mail bancodealimentos@recife.pe.gov.br.

Outra frente importante do trabalho é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), também em parceria com o Governo Federal. Por meio dele, a Prefeitura do Recife compra diretamente da agricultura familiar 19 variedades de alimentos, beneficiando 47 famílias agricultoras de cinco municípios pernambucanos e garantindo produtos frescos e saudáveis para pessoas em situação de vulnerabilidade. Fotos: Douglas Fagner/PCR

Pernambuco integra delegação brasileira na Conferência da ONU sobre os Oceanos e reforça compromisso com a proteção das áreas costeiras

Evento global acontece na cidade de Nice, na França, e reúne líderes de todo o mundo para discutir soluções frente à elevação do nível do mar

O Governo de Pernambuco marca presença na 3ª Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC3), que está sendo realizada de hoje (9) a 13 de junho, na cidade de Nice, no sul da França. A comitiva pernambucana é liderada pela secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), Ana Luiza Ferreira, e representa o estado na delegação oficial do Brasil, composta por cerca de 400 representantes do governo federal, estados e municípios.

A participação de Pernambuco neste fórum internacional ocorre em um momento estratégico para o estado, que enfrenta desafios crescentes relacionados ao avanço do nível do mar e à degradação dos ecossistemas costeiros. A conferência, organizada com base no 14º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Vida na Água, busca acelerar a ação e mobilizar todos os atores para a conservação e uso sustentável dos oceanos, reunindo chefes de Estado, cientistas, ambientalistas, organizações internacionais e instituições financeiras.

Com 187 quilômetros de litoral, Pernambuco é um dos estados brasileiros mais vulneráveis à elevação do nível do mar. As zonas costeiras e as comunidades que dependem diretamente dos recursos marinhos para sua subsistência estão entre as mais impactadas pelas mudanças climáticas. O turismo, outro pilar econômico das regiões costeiras pernambucanas, também sofre com a erosão das praias e a perda de biodiversidade.

Nesse contexto, o Governo de Pernambuco foi convidado a integrar a Ocean Rise and Coastal Resilience Coalition, uma coalizão global de cidades e regiões costeiras, liderada pelo prefeito de Nice, Christian Estrosi, e que reforça o esforço do estado na pauta ambiental e climática. O convite foi feito em outubro de 2024, durante visita do embaixador Olivier Poivre, enviado especial do presidente francês, Emmanuel Macron, com apoio do Consulado Geral da França no Recife. Ao integrar a coalizão, que reúne diversas cidades e estados ao redor do mundo, Pernambuco reafirma seu compromisso de proteger as áreas costeiras ameaçadas pela crise climática, além de ampliar o acesso a fundos internacionais de financiamento climático.

Durante a missão, Pernambuco vai apresentar suas principais iniciativas para a conservação dos ecossistemas marinhos e costeiros, incluindo medidas de adaptação às mudanças climáticas. “A participação do estado é uma oportunidade estratégica para mostrarmos ao mundo o que estamos construindo em prol da resiliência costeira e da proteção dos nossos ecossistemas marinhos”, destaca a secretária Ana Luiza Ferreira. “A proposta de restauração de praias e as soluções baseadas na natureza defendidas pelo projeto vencedor do programa Cientista Arretado são algumas das ações que temos orgulho de apresentar”, completa.

Outras ações relacionadas à recuperação de ecossistemas marinhos realizadas pela Semas-PE são o Plantar Juntos Manguezal, iniciativa que pretende plantar mais de 10 mil mudas de mangue até o final de 2025, e o Projeto Mais Coral: enfrentamento às mudanças climáticas e aos efeitos do branqueamento de corais em Pernambuco. A proposta visa restaurar os recifes de corais do estado por meio do cultivo de novos exemplares e engajar as comunidades costeiras na preservação dessas colônias, tendo como resultado o estímulo à economia local que depende da pesca e do turismo.

A presença do estado na 3ª Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos e na Ocean Rise and Coastal Resilience Coalition também reforçam o protagonismo brasileiro no cenário ambiental global, especialmente no caminho rumo à COP30, que será realizada em novembro deste ano, em Belém (PA).

Itapetim dá início aos Campeonatos de Futsal e Voleibol 2025

A Prefeitura de Itapetim, por meio da Diretoria de Esportes e Lazer, realizou na noite do sábado (07/06) a abertura oficial dos Campeonatos de Futsal e Voleibol no Ginásio Miguel Arraes. O evento reuniu atletas, treinadores, torcedores e autoridades, marcando o início de uma das maiores competições esportivas da região.

Estiveram presentes a prefeita Aline Karina, o vice-prefeito Chico, o diretor de Esportes Matheus Patriota e sua equipe, além de vereadores, secretários e diretores municipais, que prestigiaram a cerimônia.

O Campeonato de Futsal conta com a participação de 19 equipes, sendo 15 masculinas e 4 femininas. Já o Campeonato de Voleibol reúne 15 equipes, com 10 masculinas e 5 femininas, refletindo o crescimento e a valorização das modalidades no município.

A noite de abertura teve duas partidas de futsal, movimentando a torcida presente. No domingo (08), às quadras deram espaço ao voleibol, com a realização de quatro jogos.

Os campeonatos contarão com premiação em dinheiro, além de troféus e medalhas. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o incentivo ao esporte, à saúde e à integração social.

O Governo Municipal parabeniza todas as equipes participantes e convida a população a acompanhar as emoções dos jogos, que prometem agitar o calendário esportivo de Itapetim.

Jecana do Capim reúne multidão e celebra 52 anos de tradição

Mais de 20 mil pessoas estiveram reunidas, neste fim de semana, para viver de perto uma das festas mais irreverentes e queridas do calendário junino, a Jecana do Capim. Em sua 52ª edição, o evento transformou a zona rural de Petrolina em um verdadeiro palco de alegria, tradição e criatividade. Corrida e desfile do Jegue Fashion, além do forró autêntico deram o tom da celebração.

O evento é realizado pela Prefeitura de Petrolina e a Associação de Moradores do Capim, que montaram uma grande estrutura para a edição deste ano. A entrada do povoado foi iluminada pela primeira vez, num investimento inédito dentro do maior programa de iluminação pública da história do município. As estradas também foram reforçadas com patrolamento especial, e uma força-tarefa de segurança foi montada. Tudo isso para garantir que quem chegasse de carro ou jegue encontrasse um evento seguro e acolhedor.

Presente no evento, o prefeito Simão Durando falou com emoção sobre a continuidade da festa que, para ele, também carrega um significado pessoal. A primeira edição da Jecana aconteceu ainda quando seu pai era prefeito e, junto a Carlos Augusto, lançou a ideia que hoje virou referência nacional.

“É uma emoção muito grande estar aqui hoje, mantendo viva uma festa que nasceu com meu pai e com Carlos Augusto. Décadas depois, eu tenho a responsabilidade de manter vivo esse legado. A Jecana é nossa, é do povo do interior, é do agricultor, do vaqueiro, da criança e do turista que chega curioso e vai embora apaixonado. Temos o orgulho de valorizar cada detalhe dessa história. Investir em cultura também é cuidar da nossa identidade”, afirmou o prefeito.

A edição de 2025 também contou com grandes atrações musicais, garantindo ainda mais animação à festa. No sábado (7), os cantores Sérgio do Forró e Deinho Sales agitaram o público. Já no domingo (8), o encerramento ficou por conta da banda Malla 100 Alça, além das apresentações de Arthurzinho e Túlio Duarte, que levaram forró e emoção ao coração da zona rural.

O evento faz parte de um calendário junino que começou em abril e segue até o final de junho, com uma movimentação econômica que deve injetar mais de R$ 320 milhões em Petrolina. A rede hoteleira está lotada e o comércio local projeta aumento de 15% nas vendas em relação ao ano anterior.

Governo de Pernambuco propõe novo Programa Especial de Recuperação de Créditos com benefício direto aos contribuintes

O Governo de Pernambuco encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado (Alepe) Projeto de Lei Complementar, que institui um novo Programa Especial de Recuperação de Créditos (PERC). Com lançamento planejado para julho, o programa traz uma proposta mais robusta e abrangente que a do Dívida Zero, aprovado pela Alepe e implementado em 2023, e amplia significativamente as possibilidades de regularização de débitos com o Estado.
De acordo com a governadora Raquel Lyra, com o novo PERC, Pernambuco irá reforçar a arrecadação de forma sustentável, sem abrir mão da escuta ativa aos contribuintes e do incentivo à regularização espontânea, assegurando recursos para fortalecer os serviços públicos em áreas essenciais como saúde, educação e segurança.
“O nosso governo é um aliado dos contribuintes. Para Pernambuco continuar crescendo e avançando, como tem acontecido desde 2023, investimos nas áreas sociais, na infraestrutura do Estado, na segurança pública e também na justiça fiscal, que é disso que trata o PERC. Estamos de mãos dadas com a população, facilitando as condições de pagamento dos contribuintes pernambucanos e atuando firmemente para que as mudanças necessárias ao desenvolvimento do nosso Estado continuem ocorrendo”, destacou a governadora Raquel Lyra.
O novo programa oferece descontos de até 100% sobre juros e multas para pagamentos à vista, além da possibilidade de parcelamento em até 120 meses. Também permite o uso de créditos acumulados de ICMS — inclusive, não limitado às matrizes e filiais — para a quitação de débitos tributários. Pela primeira vez, o programa inclui créditos não tributários, possibilitando a adesão de contribuintes com pendências em órgãos do Estado, na forma disciplinada por seus titulares.
Outro ponto de destaque é a regularização de débitos relacionados à taxa de prevenção e combate a incêndios dos últimos cinco anos, agora respaldada pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STD) que reconheceu, em março, a constitucionalidade da cobrança por serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros (Tema 1.282).
REESTURUAÇÃO – O envio do projeto ocorre em um momento estratégico de reestruturação institucional da Secretaria da Fazenda. A governadora promoveu a reestruturação da pasta, que por meio do Decreto nº 38.744/2025 criou a Diretoria de Conformidade Tributária, órgão voltado à promoção de uma cultura de conformidade voluntária e à melhoria da relação entre o Fisco e o contribuinte. A nova abordagem fundamenta-se na orientação, transparência e no incentivo ao cumprimento espontâneo das obrigações fiscais.
“Esse programa é um instrumento que alia justiça fiscal com eficiência arrecadatória. Mais do que recuperar créditos, buscamos construir uma relação mais equilibrada com o contribuinte, pautada no diálogo, na confiança e na previsibilidade. O programa dialoga com a nova estrutura da Sefaz, que reforça nosso compromisso com uma administração tributária moderna, transparente e próxima da sociedade”, afirmou o secretário da Fazenda, Wilson José de Paula.
Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Moraes e Bolsonaro ficarão frente a frente hoje

CNN – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve ficar frente a frente com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante o interrogatório de réus do “núcleo 1” da ação sobre o plano de golpe, considerado crucial para o desenvolvimento da trama

O grupo, considerado o principal da trama, sentará na primeira fileira da sala de sessões da Primeira Turma do STF a partir desta segunda-feira (9). Diante deles, estarão o ministro Alexandre de Moraes e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

O interrogatório pode seguir até a sexta-feira (13), a depender do tempo necessário para ouvir cada um dos oito réus do núcleo.

O primeiro será Mauro Cid, por ter firmado acordo de delação premiada. Depois dele, os demais réus prestarão depoimento em ordem alfabética.

Bolsonaro será o sexto a falar. O último, Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil, será o único a prestar depoimento por videoconferência, já que está preso.

A disposição dos réus nas cadeiras, presencialmente, será:

  • Mauro Cesar Cid (ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator no processo);
  • Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência – Abin);
  • Almir Garnier (ex-comandante da Marinha);
  • Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal);
  • Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional);
  • Jair Bolsonaro, ex-presidente; e
  • Paulo Sergio Nogueira (ex-ministro da Defesa).

Como será o interrogatório

Os depoimentos começarão com a convocação individual dos réus à tribuna montada no centro da sala de sessões, equipada com dois assentos — um para o réu e outro para seu advogado de defesa.

Durante o interrogatório, o primeiro a questionar o réu é o juiz instrutor, ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, a palavra é concedida à acusação, representada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. Depois, os advogados de defesa também podem fazer perguntas, respeitando a ordem alfabética dos réus.

De acordo com a assessoria de imprensa do STF, a segurança será reforçada na Corte — uma medida comum em eventos que reúnem autoridades e figuras públicas.

Crônica de Ademar Rafael: Hora e vez da poesia

HORA E VEZ DA POESIA

Até a última década do século passado  a poesia popular era divulgada por meio das seguintes fontes: A cantoria de pé-de-parede, os apologistas, os festivais, programas de rádio e cordéis comprados nas feiras livres. Livros sobre poesia eram raros e as fontes produtoras os poetas profissionais.

Com advento das gráficas rápidas e da internet a divulgação foi ampliada e começaram surgir poetas amadores com boas produções, mesmo assim o alcance continuava sendo restrito. Nos últimos anos as mídias sociais promoveram verdadeira revolução no setor. Poetas amadores assumiram posições de destaque e os poetas profissionais ampliaram seus contatos ao incluíram as redes sociais na divulgação de sua bela arte.

Atualmente percebo como real o título desta crônica, as lacunas existentes estão sendo ocupadas. Poetisas e poetas profissionais e amadores estão entregando aos apologistas elevado estoque de boas poesias. Os grandes aliados nessa empreitada são as plataformas digitais. Programas semanais são gerados e colocadas à disposição dos interessados com extrema competência. Entre diversos outros programas destaco. O programa “Prosa de Mestre” apresentado pelo poeta Edmilson Ferreira e “Podcast Nordestino” comandado por Artur Vilar. A contribuição que tais produções tem dado para poesia popular não é possível medir facilmente.

Podemos citar ainda outros casos exitosos. O trabalho da Poetisa Lúcia, uma paraibana que reside em Leme – SP, é digno de aplausos. A professora Lúcia participa ativamente dos grupos “Desafios Poéticos” e “Cordel da Hora” e movida pela inquietude poética e pela missão abraçada em defesa da poesia popular utiliza espaço individual no “Facebook”, “Instagram”, “Tik Tok” e “YouTube” para publicar seus poemas e estrofes isoladas. A ação desenvolvida pelo poeta Marcos Silva, da cidade de Custódia – PE, que por meio do programa “Bisaco do Cordel”, com extensão ao “Facebook” e “YouTube” tem dado apoio irrestrito para poesia. Viva a poesia popular, ela é cultura raiz.