Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Prefeitura do Recife inicia censo para cadastrar condutores de veículos de tração animal

Animais e carroças serão identificados por meio de microchips e adesivos impermeáveis, respectivamente; cadastro será feito de 2 a 30 de junho

A Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete de Proteção e Defesa dos Animais, vai dar início a um cadastramento de condutores que utilizam veículos de tração animal na cidade. O censo, que será realizado entre os dias 2 e 30 de junho, tem como objetivo identificar os tutores e contabilizar os animais utilizados a fim de cadastrá-los para benefícios futuros. A ação faz parte do Programa Gradual de Retirada dos Veículos de Tração Animal, que deverá ser implementado pela gestão municipal nos próximos meses.

Para participar, os condutores – residentes e domiciliados no Recife – devem comparecer aos locais de atendimento, observando o endereço e as datas de cada região, e apresentar um documento de identificação e comprovante de residência com CEP da cidade. O censo iniciará nos bairros de Areias, Dois Unidos, Imbiribeira, Joana Bezerra, Passarinho e Várzea, entre os dias 2 e 4 de junho, das 8h às 12h. Os endereços completos, incluindo as datas e demais bairros,  podem ser conferidos ao final do texto.

Durante o atendimento, o animal e a carroça serão cadastrados e identificados. O equino receberá um microchip sob a pele, com um número de identificação, e a carroça, um adesivo impermeável de identificação.

A partir de agosto, os condutores cadastrados serão convocados para fazer a comprovação das informações declaradas. Na etapa seguinte, aqueles que atenderem aos requisitos previamente estabelecidos, incluindo o cadastro no censo e a habilitação para os benefícios, estarão aptos a receber indenização pela entrega voluntária do animal e da carroça, se houver.

Considerando o impacto socioeconômico que o trabalho dos carroceiros representa, o Programa Gradual de Retirada de Veículos de Tração Animal dará apoio a relocação desses trabalhadores no mercado, a fim de garantir novas fontes de renda para as famílias.

Além disso, terão acesso a uma rede de qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo, este último por meio do CredPop Recife, ao encaminhamento e assistência a vagas de emprego pelo GO Recife, a disponibilização de vagas para compor a equipe de limpeza urbana da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e a concessão de veículo alternativo, que será viabilizado através de parcerias com cooperativas de reciclagem.

Cronograma do censo:

2, 3 e 4 de junho, de 8h às 12h
Areias (Rua Jupiracy, 257) – próximo à Igreja Presbiteriana de Jardim Uchôa

Dois Unidos  –  Praça Canavial – (Rua Canavial,  próximo ao CT Abreus Fight)
Imbiribeira – em frente à Associação de Moradores Beira do Rio (Rua Manoel de Morais, 1, Beira do Rio)

Joana Bezerra  – Praça do Sitinho – (ao lado da Academia da Cidade)

Passarinho  –  Habitacional Miguel Arraes de Alencar (Rua Pereira Barreto, 1260 – Passarinho)

Várzea –  Associação de Moradores – (Rua dos Lírios, 1 – Loteamento Padre Henrique)

5, 6 e 9 de junho, de 8h às 12h

Campo Grande – Praça Vinte de Julho (Rua Cirilino Afonso de Melo)

Cordeiro –  Praça da Fé  (Rua Paes Cabral) – próxima ao Colégio Anglo Líder

Guabiraba –  Entrada de Aritana (após o pontilhão da Guabiraba)

Imbiribeira – em frente à Associação de Moradores Beira do Rio (Rua Manoel de Morais, 1, Beira do Rio)

Jiquiá  – Praça da Juventude/Zeppelin (Av. João Cabral de Melo Neto)

Joana Bezerra  –  Praça do Sitinho (ao lado da Academia da Cidade)

10, 11 e 12 de junho, de 8h às 12h
Arruda – campo ao lado da UPAE do Arruda (Av. José dos Anjos)

Curado – Centro Bidu Krause (Rua 11 de agosto)

Dois Irmãos –  Praça de Dois Irmãos  (próximo ao Parque de Dois Irmãos)

Imbiribeira – em frente à Associação de Moradores Beira do Rio (Rua Manoel de Morais, 1) (apenas dias 10 e 11)

Iputinga (Casarão do Barbalho – Estrada do Barbalho) – Escola Municipal Casarão do Barbalho

Joana Bezerra (Praça do Sitinho – ao lado da Academia da Cidade)

13, 16 e 17 de junho, de 8h às 12h
Bongi / Mustardinha (Rua Aparecida de Minas com Rua Randolfo Pinto Ferreira)

Campina do Barreto – Gramadão da Campina do Barreto  (Rua Cél. Mariano Lisboa)

Coelhos – Campinho dos Coelhos (Rua Padre Venâncio)

Nova Descoberta  – Campo do Beira Rio (próximo à UPA de Nova Descoberta)

Torrões/ Vietnã  – Praça da Infância  (Rua Maestro Jones Johnson)

18, 25 e 26 de junho, de 8h às 12h
Afogados – Praça do Mangue/ Academia da Cidade – (R. do Mangue, 81)

Cabanga – Campo do Cabanga (em frente ao quartel do Exército)

Campina do Barreto – Gramadão de Campina do Barreto – (Rua Cél. Mariano Lisboa)

Engenho do Meio – Praça da Infância  (Rua Maestro Jones Johnson)

Vasco da Gama – próximo à ONG Saúde em Ação (Rua Diadema)

27, 28 e 30 de junho, de 8h às 12h
Cabanga – Campo do Cabanga (em frente ao quartel do Exército)

Caxangá – Associação de Nova Morada/ Terminal de Ônibus de Nova Morada (R. Dep. José Francisco de Melo Cavalcante, 72)

Jardim São Paulo – Campo El Salvador (ao lado da Escola Padre Mathias Delgado)

Santana/Poço da Panela – Parque Santana (R. Jorge Gomes de Sá)

Porto da Madeira – ao lado do Campo Society Gera Gol (Rua Compositor Vinícius de Moraes, 67)

12, 13, 16, 18, 26, 28 e 30 de junho, de 8h às 12h
Ibura (Rua Professor José Brasileiro, 100)

Governadora Raquel Lyra entrega Carretas da Mulher Pernambucana que vão percorrer todo o estado cuidando da saúde das mulheres

Iniciativa integra o Cuida PE e facilitará o acesso das pernambucanas aos procedimentos de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e colo de útero através de unidades móveis de saúde
Pernambuco passa a contar, a partir desta quinta-feira (29), com as Carretas da Mulher Pernambucana, iniciativa realizada pelo Governo do Estado para reforçar o compromisso com o cuidado e a dignidade das mulheres. As quatro unidades móveis de saúde foram entregues pela governadora Raquel Lyra e pela vice-governadora Priscila Krause, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas. As carretas, que integram o programa Cuida PE, vão percorrer todo o estado com capacidade para realizar 175 mil atendimentos anuais na prevenção e diagnóstico precoce de casos de câncer de mama e colo do útero. A ação, que já começa com atendimentos no Recife neste sábado (31), conta com investimento de R$ 75 milhões do Estado, além da contratação de 100 novos profissionais.
 
“Entregamos quatro equipamentos muito importantes para Pernambuco, as Carretas da Mulher Pernambucana. É mais uma etapa do programa Cuida PE, que está chegando em cada canto do nosso Estado, com a ampliação de serviços, novos credenciamentos, redução de filas de exames e cirurgias. Agora, esta ação chega para enfrentar um tema que precisa de atenção, com conscientização e prevenção. Começaremos esse sábado aqui no Recife cuidando de mães atípicas. É com essa confiança que temos trabalhado na mudança da saúde pública de Pernambuco, e estou muito feliz de poder fazer essa entrega”, celebrou a governadora Raquel Lyra.
 
As carretas contam com profissionais especializados como oncologistas e mastologistas, entre outros, e equipamentos com tecnologia de ponta. Com a ação, será ampliado e facilitado o acesso para as pernambucanas aos serviços especializados de saúde da mulher, tais como mamografia bilateral, mamografia, tele consulta médica, ultrassonografia mamária bilateral e punção aspirativa, além de outras consultas e exames.
 
A vice-governadora Priscila Krause pontuou que uma das marcas dessa gestão é o cuidado com as pessoas. “É uma atenção principalmente com aqueles que durante muito tempo não foram enxergados pelo poder público. Hoje essas pessoas são vistas, e mais do que vistas, elas são ouvidas e cuidadas. Isso é vida para as pessoas, é esperança, é acolhimento, é cuidado. É realmente uma política transformadora”, comentou.
As unidades móveis atuarão de forma descentralizada nas quatro Macrorregionais de Saúde do Estado, com sedes no Recife, Caruaru, Arcoverde e Petrolina, e funcionarão como clínicas sobre rodas. Cada unidade irá funcionar oito horas por dia, de segunda a sexta-feira, realizando uma média de 130 atendimentos diários, sendo metade por demanda espontânea e metade por agendamento. 
 
Segundo a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, as carretas vão ser divididas para atender ao território pernambucano de forma estratégica e proporcional à população. “Elas têm uma capacidade de atendimento de cerca de 14.600 mulheres por mês e vão priorizar os locais de mais difícil acesso ao sistema de saúde”, avaliou. Para a secretária da Mulher de Pernambuco, Juliana Gouveia, “a iniciativa reforça o compromisso de trabalhar para a efetivação de políticas públicas que garantam os direitos das mulheres”.
 
A confeiteira recifense Valdemira Trajano foi uma das pessoas que já conheceu de perto os equipamentos, profissionais e serviços oferecidos nas carretas. “As mulheres sabem que é um desafio para gente, mas a carreta veio para mudar isso para nós e facilitar nossos exames. Então se cuidem que a carreta vai passar em todas as comunidades. Não perca tempo, porque amanhã pode ser tarde demais”, destacou.
 
O agendamento prévio dos exames e consultas será por meio da Central de Marcação de Consulta Especializada (CMCE). Já o encaminhamento é feito pela Unidade Básica de Saúde do município. Em breve, o cronograma mensal do itinerário das carretas nas 12 regionais de saúde será divulgado para a população. O diagnóstico precoce destes dois tipos de câncer (mama e colo de útero), os que mais causam óbito no Brasil e no mundo, é de extrema importância para que possa ser realizado o melhor tratamento possível, além de possibilitar mais qualidade de vida.
 
“Eu, como profissional de saúde, como médica, sei que esses exames irão impactar profundamente e diretamente na vida das pernambucanas. Então, isso é cuidar da vida, isso é ter prioridade pelas mulheres pernambucanas”, pontuou a deputada estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Socorro Pimentel. A prefeita de Olinda, Mirella Almeida, ressaltou a alegria de acompanhar a entrega da gestão estadual. “O município de Olinda vai ter a oportunidade de zerar filas diante de uma entrega que o Governo do Estado, que a nossa governadora e a nossa vice-governadora fizeram hoje”. 
 
Estiveram presentes na cerimônia o superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rosano Carvalho, os deputados estaduais Izaías Régis, Antônio Moraes, João Paulo, Luciano Duque, João de Nadegi, Nino de Enoque, Henrique Queiroz Filho e Wanderson Florêncio. Também acompanharam os prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão), Orlando Jorge (Limoeiro), Rivanda (Jupi), Stênio (Lagoa dos Gatos), Gilberto Ribeiro (Flores), Beto do Sargento (Belém de Maria), Zé Luiz (Lagoa do Carro), Henrique Queiroz (Buenos Aires), Biu Abreu (Orobó), Júnior de Beto (Palmares), Araújo (Amaraji), Paquinha (Macaparana), Jaime Lima (Glória do Goitá), Dona Graça (Catende), Diego Cabral (Camaragibe), Pedro Pilota (Itaíba), Ridete Pellegrino (Jaqueira), Fátima Borba (Cortês), Silvestre (Passira) e Janjão (Bom Jardim). 
 
Participaram também os secretários estaduais Ana Maraíza (Administração), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Túlio Vilaça (Casa Civil), Joanna Figueiredo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Ivete Lacerda (Esportes), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), além de Michele Collins, diretora-presidente da Arena de Pernambuco, entre outras autoridades políticas e de órgãos de saúde estaduais.

PSDB reforça chapa federal com a filiação do empresário Charlles e do humorista Tiringa

O PSDB de Pernambuco filiou, nesta quarta-feira (28.05), o empresário e influenciador digital Charlles e o humorista Tiringa, que somam mais de 2,7 milhões de seguidores no Instagram e mais de 10 milhões no YouTube. Os dois lançaram candidatura coletiva para deputado federal em 2022 e obtiveram 41.497 votos.
Agora, preparam-se para voltar à disputa em 2026. Com o mesmo nome que utilizaram há três anos, Charlles de Tiringa, apostam no PSDB para chegar ao parlamento.

Charlles Rekson Barboza de Lima é natural de Petrolina, no Sertão do São Francisco. Já Vicente Moreira de Andrade Neto, o Tiringa, é filho de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. A dupla ganhou notoriedade produzindo conteúdo com bom humor e espontaneidade na internet. De acordo com o presidente do partido, deputado estadual Álvaro Porto, o PSDB dá as boas vindas aos dois e comemora o reforço dos seus quadros nesta fase de rearrumação da legenda em Pernambuco.

“Charlles e Tiringa são grandes comunicadores e têm capacidade de mobilizar a população para causas e reivindicações de interesse dos pernambucanos. Os dois chegam para somar e fortalecer o PSDB. Vamos seguir conversando, ouvindo as pessoas e buscando mais lideranças para montar chapas competitivas de deputado federal e estadual”, afirmou.

A filiação aconteceu na sede do partido, no bairro do Derby, área central do Recife. As fichas dos dois novos tucanos foram abonadas por Álvaro Porto e por Gabriel Porto, membro da comissão executiva estadual da sigla e pré-candidato a deputado federal.

Foto: Lucas Patrício

Hospital de Amor em Garanhuns já tem data para ser entregue: Felipe Carreras, Sivaldo Albino, Cayo Albino e Presidente do hospital alinham inauguração para novembro deste ano

Em uma reunião realizada no gabinete do deputado federal Felipe Carreras, em Brasília, o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, o deputado estadual Cayo Albino e o presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, trataram dos detalhes para a inauguração do Hospital de Amor em Garanhuns, prevista para novembro deste ano.

A unidade, que está sendo construída na COHAB 3, em uma área de 25 mil metros quadrados, representa um marco histórico para a saúde do município e de toda a região. Reconhecido mundialmente pela excelência no tratamento oncológico, o Hospital de Amor levará atendimento de qualidade não só para Garanhuns, mas para todo o Agreste, Pernambuco e também para o Nordeste.

Uma conquista construída com trabalho e articulação
A concretização desse sonho é fruto de muito diálogo, articulação e compromisso com a saúde pública. Em fevereiro de 2024, o deputado Felipe Carreras apresentou, junto com o prefeito Sivaldo Albino, um ofício ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, solicitando a construção de um hospital de média e alta complexidade em Garanhuns, capaz de atender às demandas oncológicas da região.

No mês seguinte, em março, veio a confirmação oficial da instalação da unidade no município. As obras começaram imediatamente e, desde então, seguem em ritmo acelerado, com previsão de conclusão para novembro deste ano.

Saúde mais perto das pessoas
A chegada do Hospital de Amor a Garanhuns vai transformar a realidade da saúde de Pernambuco. Além de oferecer atendimento especializado e humanizado, a unidade permitirá que milhares de pacientes não precisem mais se deslocar para outras regiões do país em busca de tratamento.

“Esse é um dos projetos mais importantes da nossa vida pública. Uma obra que salva vidas, que traz dignidade e esperança para as pessoas. Estamos muito felizes em ver esse sonho se tornando realidade”, destacou o deputado federal Felipe Carreras.

“Primeiro, o meu sentimento é de muita gratidão, a Henrique Prata, e ao Presidente Lula, por atenderem o nosso pleito de uma obra que representa um sonho. Com esse equipamento que vamos curar e salvar muitas vidas. Essa obra não tem preço, e estou muito feliz em poder viabilizar isso em nossa gestão, ao lado do Deputados Cayo Albino e Felipe Carreras”, afirmou o prefeito Sivaldo Albino.

“O impacto dessa obra é algo nunca visto em Garanhuns, com um alcance social fundamental, salvar vidas! Fico feliz e honrado em participar desse sonho, levando esperança e fazendo verdadeiramente a diferença na vida das pessoas”, ressaltou o deputado estadual Cayo Albino.

Se EUA negarem visto a Moraes deve haver resposta política, diz ex-embaixador em Washington

Para ex-embaixador, aplicação da medida anunciada pelo secretário de Estado dos Estados Unidos seria “atitude inamistosa”

O ex-embaixador do Brasil em Washington Rubens Ricupero acredita que o governo brasileiro reagirá a uma eventual restrição de vistos pelo Estados Unidos a autoridades brasileiras.

“Se isso for aplicado, por exemplo, ao Alexandre de Moraes ou a outra personalidade qualquer, vai haver uma resposta política, demonstração de desagrado, de que isso vai provocar uma deterioração do relacionamento”, afirmou à CNN.

Para o diplomata, é improvável, no entanto, que essa reação seja mais intensa do que isso. “Não acredito que o Brasil vá retaliar, por exemplo, proibindo autoridades americanas, porque não é nosso hábito fazer isso”, explicou.

Os Estados Unidos anunciaram na quarta-feira (28) a restrição de vistos para estrangeiros, incluindo autoridades, que “censuram” americanos.

O anúncio foi feito por Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, em uma publicação no X. Na postagem, ele chegou a citar a América Latina, mas não deu detalhes sobre a nova medida.

PSB promove congresso que elegerá João Campos presidente nacional do partido

Evento acontecerá entre sexta (30) e domingo (1º), em Brasília, e marcará novo momento da sigla sob a liderança do prefeito

O PSB promove, a partir desta sexta (30), o XVI Congresso Nacional do partido, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília. Diversas reuniões, debates e ritos partidários ocorrerão ao longo de todo o fim de semana, tendo como ápice a tarde do domingo (1º), quando o prefeito do Recife, João Campos (PSB), deve ser eleito presidente nacional do partido. Pernambuco estará representado no evento com uma comitiva de cerca de 70 delegados, todos com direito a voto.

O congresso representará um novo momento do PSB, que se prepara para chegar forte às eleições de 2026 após ter sido a sigla que mais elegeu prefeitos no campo da esquerda em 2024. Ao assumir a presidência, João Campos, que hoje já é vice-presidente nacional do partido, ocupará uma função que também foi desempenhada pelos ex-governadores Miguel Arraes, de 1993 a 2005, e Eduardo Campos, de 2005 a 2014. Esses períodos foram marcados pelo crescimento do PSB em todo o país.

O prefeito substituirá Carlos Siqueira, que preside o PSB desde 2014. Um dos destaques de sua gestão foi um processo de autorreforma, por meio do qual o partido atualizou seu manifesto e seu programa e propôs soluções inovadoras para levar o país à prosperidade e a um ambiente de redução das desigualdades econômicas, sociais, regionais, de gênero e de raça. Siqueira assumirá, em junho, a presidência da Fundação João Mangabeira, braço de formação política do PSB.

Para o presidente do PSB de Pernambuco, deputado Sileno Guedes, a programação do congresso reflete a identidade do partido, que sempre se pautou por posicionamentos propositivos e por mandatos guiados por inovações e forte sensibilidade social. O dirigente também destaca a expectativa pela eleição de João Campos como presidente nacional do PSB.

“Carlos Siqueira fez um grande trabalho, articulou a aliança que levou Alckmin a ser vice de Lula em 2022 e agora aposta em uma renovação geracional, como ele tem dito, indicando João Campos para sucedê-lo. Pernambuco já conhece de perto o trabalho do prefeito João Campos e sua liderança. Como eu disse nos congressos locais que realizamos, estaremos emprestando sua capacidade para todo o Brasil, assim como nosso estado fez no passado com Arraes e Eduardo. Tenho certeza de que o PSB passa a viver um grande momento de sua história com João Campos na presidência”, avalia Sileno.

PROGRAMAÇÃO – Durante o congresso, serão eleitos os membros da comissão executiva e do diretório nacional, além dos membros das comissões executivas dos sete segmentos do partido – Mulher, Juventude, Negritude, LGBT, Movimento Sindical, Movimento Popular e Pessoa com Deficiência. O evento contará também com um ato político-cultural em homenagem ao pianista Arthur Moreira Lima e ao ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela e com mesas sobre temas como as eleições de 2026, economia verde, multilateralismo e paz mundial, tecnologias digitais e políticas de comunicação.

Foto: Rodolfo Loepert/Arquivo

NOVO CAGED: Pernambuco retoma a geração de empregos e fecha abril com 7,5 mil novas vagas

As mulheres tiveram grande destaque, alcançando cerca de 4.474 novos postos de trabalho
Pernambuco encerrou o mês de abril de 2025 com saldo positivo de 7.501 novos postos de trabalho com carteira assinada. Os dados foram divulgados pelo Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O número contribui para o saldo acumulado de 120.918 empregos formais gerados desde o início da atual gestão estadual, reafirmando o compromisso do Governo de Pernambuco com o desenvolvimento econômico e a geração de oportunidades.
“Pernambuco volta a crescer e demonstra que vive um novo momento na geração de emprego e renda. São 7,5 mil novas vagas criadas que são resultado de políticas voltadas para a empregabilidade, a exemplo do Bora Empreender e do Qualifica PE, além de liberação de créditos para microempreendedores por meio de fomento. Além disso, nosso governo tem trabalhado fortemente para que novas empresas se instalem aqui, investimentos aconteçam para gerar ainda mais oportunidades para a nossa gente”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Entre os setores que mais contribuíram para o resultado de abril, o destaque ficou com Serviços, responsável por 7.661 novas vagas, seguido por Comércio (1.731) e Construção Civil (1.640). Dentro do setor de Serviços, é importante destacar, ainda, o desempenho da categoria classificada como “Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas”, que foi responsável por 5.379 novos postos de trabalho formal.
“Os dados confirmam que as políticas do Governo do Estado para o fortalecimento da economia e incentivo à empregabilidade estão gerando resultados concretos. A Sedepe segue investindo em ações que conectem os trabalhadores às oportunidades, como os programas de qualificação, que já têm lançamento de novos cronogramas previsto para o mês de julho”, afirma o secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Manuca.
Com o resultado de abril, Pernambuco é o terceiro maior gerador de empregos no ranking do Nordeste, atrás apenas da Bahia (14.353) e do Ceará (9.221). Mais uma vez, as mulheres foram protagonistas. Somente em abril, 4.474 vagas foram ocupadas por trabalhadoras, representando cerca de 60% do total gerado no mês. O número reforça a tendência de maior inclusão feminina no mercado formal.
O salário médio de admissão no estado, no mês de abril, foi de R$ 1.943,88, mantendo estabilidade em relação aos meses anteriores e refletindo o perfil das vagas criadas, predominantemente em setores com remuneração intermediária.
Foto: Miva Filho/ Secom

Prefeitura do Recife anuncia polos, atrações e datas do São João 2025

De 12 a 29 de junho, mais de 1,2 mil apresentações embalarão 14 polos por toda a cidade. Entre os artistas que subirão aos palcos da festa, cujos principais cenários serão o Sítio Trindade, a Rio Branco e o Pátio de São Pedro, estão: Alceu Valença, Banda Fim de Feira, Caju e Castanha, Cascabulho, Cristina Amaral, Elba Ramalho, Fafá de Belém, Forró na Caixa, Geraldinho Lins, Irah Caldeira, Lia de Itamaracá, Maciel Melo, Mestre Ambrósio, Regente Joaquim, Silvério Pessoa e Terezinha do Acordeon, além de Bia Marinho, Banda de Pau e Corda e Novinho da Paraíba, homenageados da festa

Vai começar o São João mais autêntico do Nordeste! No próximo dia 12 de junho, a capital pernambucana, cidade da música e da cultura popular, inicia seus festejos juninos, espalhando forró, coco, ciranda, xaxado, quadrilha e balancê para todos os lados e santos. Até o dia 29, mais de 1,2 mil apresentações serão oferecidas nos palcos da festa, que vai distribuir 14 polos por toda a cidade, celebrando a essência e a resistência da cultura nordestina.

“Sabemos que a tradição é a nossa principal marca, fazer uma festa com as manifestações da cultura pernambucana e levar o festejo junino, que é uma expressão muito forte da nossa região, aquilo que é a nossa essência. Temos o Círculo Junino no Recife, presente na cidade inteira com o polo principal e mais outros 14 polos”, disse o prefeito João Campos em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (29). “Lembrando que trouxemos a festa para o centro da cidade, na Rio Branco, além dos polos espalhados nos bairros, e com a marca de ter os artistas da terra. Então, teremos atrações não só da nossa capital, e sim do estado inteiro, que são atrações raízes, autênticas da nossa cultura. Eu acho que esse é o grande diferencial do Recife: fazer o que há de melhor da essência e da raiz da cultura”, afirmou.

No dia 12, os festejos começarão celebrando o casamenteiro Santo Antônio, nos polos do Sítio Trindade e no Recife Antigo, que ganharão bandeirinhas e balões, sala de reboco e cidade cenográfica, para ficar devidamente coloridos e enfeitados com todas as músicas e cores do ciclo junino.

Depois do primeiro acorde junino, fica proibido cochilar no Recife até o fim de junho. Para contemplar todos os santos e gostos, o passeio na roça recifense vai se espalhar também por 11 polos descentralizados: Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande e Cordeiro, que celebrarão São João, nos dias 22 e 23 de junho; Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré e Poço da Panela, que arrastarão pés em devoção a São Pedro, entre os dias 27 e 28; além do Parque das Graças, onde o balancê ficará vigente do dia 21 ao dia 23, com atrações para toda a família. A partir do dia 26, a festa alcança o Pátio de São Pedro, que se encherá de programação para celebrar seu padroeiro.

Entre as atrações confirmadas, estão artistas de todas as gerações do forró e dos ritmos mais enraizados e autênticos da tradição da cultura popular nordestina, como: Alceu Valença, Adiel Luna, Anastácia, Assisão, Banda Fim de Feira, Beto Hortis, Bia Marinho, Caju e Castanha, Cascabulho, Cláudio Rabeca, Cristina Amaral, Elba Ramalho, Fafá de Belém, Forró na Caixa, Fulô de Mandacaru, Geraldinho Lins, Irah Caldeira, Isadora Melo, Jorge do Peixe – Baião Granfino, Jorge de Altinho, Josildo Sá, Joyce Alane, Larissa Lisboa, Lia de Itamaracá, Maciel Melo, Mestre Ambrósio, Nádia Maia, Nailson Veira, Nando Cordel, Novinho da Paraíba, Petrúcio Amorim, Quinteto Violado, Regente Joaquim, Salatiel de Camarão, Silvério Pessoa, Terezinha do Acordeon e Zelyto Madeira, entre outros.

SÍTIO TRINDADE

No Sítio, o balancê dos concursos de quadrilhas adultas e infantojuvenis, promovidos pelo poder público municipal, abrirá os festejos e seguirá enchendo de histórias, coreografias e muitos decibéis no parque mais junino da capital, do dia 12 até o dia 24. Entre os dias 12 e 16, acontecem as eliminatórias do Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, cujas disputas finais serão realizadas nos dias 21 e 22. Nos dias 23 e 24, o pavilhão do Sítio recebe as apresentações do Concurso de Quadrilhas Juninas Infantojuvenis.

O mais tradicional polo dos festejos juninos recifenses celebrará ainda o sagrado do ciclo, recebendo a Procissão dos Santos Juninos e a Exposição da Culinária Afro-Brasileira, no dia 18. Nos dias 25 e 26, o parque será palco para o Festival de Quadrilhas da Liquajur.

O forró encherá os salões do Sítio a partir do dia 19, quando a programação de shows fará sua estreia com a pompa e a circunstância da Orquestra Sinfônica do Recife, em sua primeira participação no ciclo junino da cidade. Vai ter festa no Sítio todo santo dia, de 20 a 24, e de 27 a 29 de junho. No último fim de semana junino, a programação do Sítio vai arrastar até pezinho, com grade infantil caprichada.

RIO BRANCO

No Recife Antigo, do dia 12 ao dia 29, o forró está garantido. A festa no bairro histórico começa reunindo dezenas de sanfoneiros, na tradicional Caminhada do Forró, com concentração a partir das 17h, na Rua da Moeda. Em seguida, a partir das 18h, com concentração no Armazém do Campo, desfilará o Quadrilhão, embalando damas e cavalheiros, entre alvantús e anarriês, até o Marco Zero.

No dia 14, tem mais andança: o Desfile das Bandeiras espalhará suas coloridas tradições pelo bairro, saindo da Rua Nova até desaguar na Rio Branco, toda vestida de São João. Na via mais junina da cidade, o candeeiro seguirá aceso, com apresentações de trios pé de serra, quadrilhas, bandas e muitas outras atrações, nos dias 12, 13, 14 e 15; 18, 19, 20, 21, 22, 23 e 24; 27, 28 e 29 de junho.

PÁTIO SÃO PEDRO

Do dia 26 ao dia 29, a festa alcançará também o Pátio São Pedro, em honra e graça ao padroeiro dos pescadores. No dia 26, o Pátio recebe a Festa do Fogo, em devoção a Xangô. E, no dia 29, a programação celebrará o aniversário de nove anos da Frei Caneca FM, rádio pública criada por lei para dar voz ao Recife, suas gentes, tradições e manifestações culturais.

HOMENAGEADOS

Para celebrar as raízes que confirmam sempre fértil o solo onde as mais autênticas tradições juninas seguem brotando e botando todo mundo para dançar, o São João do Recife 2025 fará suas sanfonas cantarem em homenagem à Banda de Pau e Corda, a Bia Marinho e a Novinho da paraíba.

Banda de Pau e Corda – Formada no Recife, nos idos de 1972, a Banda de Pau e Corda surgiu para celebrar o encontro da música com a poesia nordestina nos palcos recifenses. De lá pra cá, o grupo já teve diversas formações, sem jamais negociar seu compromisso com as raízes musicais da região. Com um repertório ensolarado e autoral, a Banda rodou meio mundo, fazendo o Nordeste e seus acordes desembarcarem até na Argélia, no ano de 2006, quando representou o Brasil no Congresso Mundial dos Povos e Culturas dos Desertos.

Bia Marinho – Filha de São José do Egito, no Sertão do Pajeú, de onde saíram muitas gerações devotadas ao mote, ao acorde e à rima, Bia Marinho é filha do lendário Louro do Pajeú, além de ser mãe e tia de poetas. Fruto e semente da tradição oral nordestina, cumpriu a sina da rima, que defende, em canto e verso, com todas as suas certezas, belezas e gerações.

Novinho da Paraíba – O cantor, compositor e instrumentista, natural de Monteiro, canta a voz do Nordeste inteiro. Artista autodidata, Novinho aprendeu ainda criança a puxar o fole da sanfona, assumindo desde sempre a música nordestina como compromisso e caminho de vida. Com diversos discos gravados, segue na estrada e nos palcos, sempre renovando a paixão e a vocação, que o confirmam Novinho para sempre. Fotos: Edson Holanda / Prefeitura do Recife