Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Pernambuco é reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal

O Estado de Pernambuco foi reconhecido, nesta quinta-feira (29), como zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). A certificação foi recebida pelo secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA), Cícero Moraes, durante a 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial dos Delegados Nacionais, da OMSA, que acontece em Paris. A mesma cerimônia certificou também o Brasil como território livre da doença que afeta o rebanho bovino.

“O nosso governo tem trabalhado incansavelmente para fazer de Pernambuco cada vez mais um ambiente de prosperidade, e não podia ser diferente com o agronegócio. Receber esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo fortalecendo a produção de carne, permitindo aos produtores ampliarem seus horizontes e entrarem em mercados externos mais exigentes em relação ao consumo de produtos de origem animal”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O reconhecimento internacional para Pernambuco e o Brasil fortalece o agronegócio regional e nacional, permitindo ao setor de carne a ampliação nas exportações e abertura do comércio para países mais exigentes com relação ao consumo de produtos de origem animal. As novas zonas livres da febre aftosa sem vacinação integrarão a lista com reconhecimento internacional no país, formada anteriormente por Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e parte do Amazonas e do Mato Grosso.

O secretário estadual Cícero Moraes, à frente da SDA, comemorou o status sanitário diferenciado para Pernambuco: “é resultado do esforço do Governo Estadual, dos profissionais da nossa Agência Agropecuária — a Adagro — e dos produtores rurais e coloca Pernambuco em um novo patamar, que fortalece a produção já existente e torna o Estado mais atrativo para quem quiser instalar seu rebanho nas nossas terras”.

Pernambuco possui 242,4 mil produtores e um rebanho bovino com cerca de 2,5 milhões de animais, que movimenta o agronegócio do estado e da região. Desde 2023, foram nomeados 183 servidores para a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) pelo Governo do Estado, entre fiscais estaduais agropecuários e assistentes de defesa agropecuária aprovados em concurso público, fortalecendo a gestão agropecuária.

Samy Bianchini, superintendente de defesa e inspeção animal da Adagro, comentou a importância do aguardado reconhecimento da OMSA: “Os dois últimos anos foram cruciais para reconhecimento nacional de área livre de febre aftosa pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O anúncio de zona livre de febre aftosa pela OMSA fortalecerá o trabalho do serviço veterinário oficial de Pernambuco, permitindo o trânsito e a comercialização de animais e seus produtos em escala nacional e Internacional. O título é de extrema importância para a defesa agropecuária de Pernambuco e consolida o trabalho dos servidores da Adagro”.

O caminho percorrido rumo ao reconhecimento internacional pelo Governo do Estado foi impulsionado por um robusto trabalho norteado pelo Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA), coordenado pela SDA e executado pela Adagro com metas e ações para o controle de propriedades e rebanhos de exploração pecuária suscetíveis à febre aftosa, entre eles bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. Foram realizadas diversas ações de monitoramento, vigilância e fiscalização, além de capacitação do corpo técnico das equipes de defesa animal.

A delegação pernambucana foi composta também pela superintendente de planejamento estratégico e convênios da Adagro, Késia Alcântara, e pelo coordenador de convênios, Fernando Miranda.

João Campos será o presidente de partido com mais seguidores nas redes sociais, revela O Globo

Prefeito reúne mais da metade do total de pessoas que seguem os 29 dirigentes partidários brasileiros

Com 3,2 milhões de pessoas reunidas no Instagram, Facebook, X e YouTube, o prefeito do Recife, João Campos, assumirá o comando do PSB, neste fim de semana, como presidente de partido com o maior número de seguidores. O levantamento inédito foi feito pela consultoria Bites e revelado, nesta quinta-feira (29), pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

A pesquisa considerou as redes sociais de 29 presidentes de partidos, que reúnem 5,3 milhões de seguidores. Os dados levantados indicam que João Campos detém mais da metade do total de pessoas que acompanham os perfis de todos os dirigentes partidários. Outro pernambucano, o senador Humberto Costa, presidente do PT, tem 1,6 milhão de seguidores.

Os dados ratificam o posicionamento que João Campos quer dar ao seu partido no cenário nacional. Em congressos locais, o prefeito disse que pretende fazer do PSB a maior legenda da centro-esquerda brasileira, sobretudo após o resultado das eleições de 2024, que levaram a sigla a eleger o maior número de prefeitos nesse campo ideológico.

Na condição de chefe do Poder Executivo municipal, o prefeito do Recife também segue na liderança nacional, tendo duas vezes mais seguidores que o segundo e o terceiro colocados – os prefeitos de Cuiabá e de São Paulo.

Hugo diz querer construir solução com governo sobre IOF: “País está cansado de aumento de impostos”

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quinta-feira (29), que quer construir, em parceria com o governo federal, uma alternativa ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

“Queremos construir a solução com o governo, não há interesse do Poder Legislativo em tacar fogo no país”, disse em coletiva de imprensa.

O parlamentar justifica que o país “está cansado de aumento de impostos”

“Se tivermos um planejamento de médio e longo prazo, mostrando responsabilidade fiscal e sinalizando para que nós tenhamos nessa estabilidade, a condição por exemplo de rever a taxa de juros, dando ao governo, ao próprio ministro [Fernando] Haddad que respeitamos e confiamos na sua atuação, é o que irá fazer, penso eu, o Brasil crescer e se desenvolver ainda mais”, afirmou.

Prefeito de Pombos, Elias Meu Fii, deixa o MDB e se filia ao PSD de Raquel Lyra

O prefeito de Pombos, Elias Meu Fii, oficializou sua saída do MDB e anunciou nesta terça-feira sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD). A mudança ocorre em um momento estratégico de fortalecimento da sigla em Pernambuco, impulsionado pela chegada da governadora Raquel Lyra à presidência estadual do partido.

A filiação de Elias se soma à de outros gestores municipais que têm migrado para o PSD, consolidando a legenda como uma das principais forças políticas no estado em ano pré-eleitoral.

“O PSD vive um novo momento em Pernambuco. Estamos construindo um partido forte, com diálogo, compromisso com as pessoas e foco no desenvolvimento dos municípios. A chegada do prefeito Elias Meu Fii reforça esse propósito. Seja muito bem-vindo, Elias. Seguimos juntos por um Pernambuco mais forte”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

O vice-presidente estadual do PSD, André Teixeira Filho, também celebrou a chegada do prefeito à legenda. “A filiação de Elias Meu Fii é motivo de alegria para todos nós. Ele é um gestor comprometido com sua cidade, tem trabalho prestado e chega para somar com esse projeto coletivo que o PSD está consolidando em Pernambuco. Estamos prontos para crescer ainda mais, com unidade e participação.”

Prefeitura do Recife anuncia programação do São João 2025

Nesta quinta-feira (29), às 9h30, o prefeito do Recife, João Campos, anuncia os polos, atrações e datas do São João 2025, o mais autêntico do Nordeste. O anúncio será feito no Sítio Trindade, principal polo junino da capital pernambucana.

Salgueiro: João Campos é recebido com aplausos e carinho do público em agenda de Lula na transposição do Rio São Francisco

Atos marcam assinatura de ordem de serviço para duplicar capacidade de bombeamento de água do Eixo Norte com foco na ampliação do Projeto de Integração do Rio São Francisco

O prefeito do Recife, João Campos, acompanhou nesta quarta-feira (28) o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a agenda oficial em Salgueiro, no sertão pernambucano. A visita faz parte do programa federal Caminho das Águas, que percorre o semiárido nordestino para anunciar obras e ações voltadas à segurança hídrica.

Durante a atividade, João foi saudado por vários políticos presentes e recebeu o carinho de quem público presente na cerimônia. “Muito feliz de estar presente nesse momento. É uma obra muito importante. Aqui a capacidade de bombeamento será dobrada. Para se ter uma magnitude disso, o bombeamento na estação em Salgueiro equivalerá a 6 milhões de carros-pipa colocando água. Parabéns ao presidente Lula por mais uma conquista histórica na transposição do Rio Francisco”, afirmou.

A agenda começou com visita à estação de bombeamento EBI-3, no Ramal do Salgado, e foi concluída com o ato oficial na Estação Ferroviária do Forró, no centro de Salgueiro. O ato principal foi a assinatura da ordem de serviço, no valor de R$ 491,3 milhões, para a duplicação da capacidade de bombeamento de água do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). A ampliação vai ocorrer nas estações de bombeamento EBI-1 (Cabrobó), EBI-2 (Terra Nova) e EBI-3 (Ramal do Salgado, Salgueiro), aumentando a capacidade atual de bombeamento de 24,75 m³/s para 49 m³/s de água. O projeto beneficiará cerca de 8,1 milhões de pessoas em 237 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O prefeito do Recife também destacou que a obra da transposição — e outras, como a Rodovia Transnordestina — que estão sendo feitas pelo Governo Lula, tiveram participação de outros governos do PSB, como os de Miguel Arraes e Eduardo Campos. “Aqui está a realização do sonho de muita gente. Em 1989, Miguel Arraes era governador em Pernambuco e já me falava sobre a necessidade da transposição do Rio São Francisco”, acrescentou Lula.

Estiveram no evento nomes como os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações), Wolney Queiroz (Previdência), Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), além do deputado federal Pedro Campos e do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara. Também participaram o governador do Ceará, Elmano de Freitas, a governadora Raquel Lyra e outras autoridades.

O projeto de transposição do Rio São Francisco, iniciado em 2007 durante o segundo mandato do presidente Lula — ano que também marcou o início do governo Eduardo Campos em Pernambuco —, já conta com 477 km de extensão distribuídos entre os eixos Norte e Leste, com um investimento acumulado superior a R$ 12 bilhões.

Prefeito Fredson Brito participa de encontro com o presidente Lula no lançamento do projeto Caminho das Águas, em Salgueiro

O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, esteve presente nesta terça-feira, 28 de maio, no município de Salgueiro, ao lado da primeira-dama Dra. Lúcia Brito e do chefe de gabinete Flávio Menezes, para participar do evento Caminho das Águas, promovido pelo Governo Federal e que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante o evento, foi anunciado o projeto que vai duplicar a vazão do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, ampliando a oferta de água para milhões de nordestinos, especialmente nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A iniciativa reforça o compromisso do Governo Federal com a segurança hídrica no semiárido.

O prefeito Fredson Brito destacou a importância do projeto para a população do sertão pernambucano e para todo o Nordeste:

“Participar deste momento histórico ao lado do presidente Lula é motivo de orgulho. O Caminho das Águas é mais que uma obra, é a esperança de dias melhores para quem convive com a seca. Duplicar a vazão do Eixo Norte significa levar mais água, dignidade e desenvolvimento para o povo do Pajeú e de todo o interior nordestino. São José do Egito segue presente nas grandes discussões e buscando melhorias concretas para nossa gente”, afirmou o prefeito.

O evento reuniu autoridades ministros, deputados, prefeitos e lideranças populares, reforçando o esforço conjunto em prol de um Nordeste mais justo, com acesso à água e oportunidades para todos.

Em Salgueiro, Lula diz que não se pode votar em ‘qualquer tranqueira’ para governar o país

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita à estação de bombeamento da EBI-3, no Sitio Negreiros. — Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República

g1- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (28) que não se pode votar em “qualquer tranqueira” para governar o país”, após fazer críticas ao governo anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“O compromisso que vocês têm que ter não é comigo não, é com os filhos de vocês, é com os netos de vocês, é com os pais de vocês. A gente não pode votar em qualquer tranqueira para governar esse país. É preciso votar em gente que tenha compromisso. É preciso votar em gente que tenha dignidade. É preciso votar em gente que tenha o direito de olhar para vocês olhando nos olhos de vocês. Esse país não pode mais sofrer o retrocesso que nós sofremos nos últimos seis anos”, disse o presidente.

“Tudo que ele sabia fazer era mentir, era fake news, era contar mentira, era ficar no gabinete do ódio o tempo inteiro. A diferença entre nós e eles é que nós queremos apresentar obras, apresentar melhorias na vida de cada companheiro desse país”, continuou Lula.

Lula fez um discurso em tom de campanha durante evento em Salgueiro, no interior de Pernambuco. Ocasião em que citou realizações do seu governo e assinou ordem de serviço para a duplicação da capacidade de bombeamento de água do eixo norte da transposição do Rio São Francisco.

TRE-PE confirma decisão e rejeita alegação de fraude à cota de gênero envolvendo União Brasil em Sertânia

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) manteve, por unanimidade, 7 a 0 a decisão do juiz da 62ª Zona Eleitoral de Sertânia, a favor do Vereador Niltinho Sousa, que rejeitou ação de investigação por suposta fraude à cota de gênero praticada pelo partido União Brasil nas eleições de 2024.

A Federação PSDB/Cidadania, autora do recurso, alegava que a candidatura de Maria das Dores dos Santos havia sido registrada apenas para cumprir formalmente a exigência legal de no mínimo 30% de candidaturas femininas, sem intenção real de disputar o pleito.

Porém, o TRE-PE entendeu que não houve provas robustas que comprovassem a alegada fraude. Ficou demonstrado que a candidata participou de atos de campanha, apresentou prestação de contas e teve sua atuação confirmada por testemunhas.

O relator do caso, desembargador André Luiz Caúla Reis, destacou que a baixa votação ou a movimentação financeira modesta não configuram, por si só, fraude, sendo necessária prova concreta e inequívoca da simulação — o que não foi verificado nos autos.

Aplicando o princípio do in dubio pro sufrágio, que protege a preservação do mandato em caso de dúvidas razoáveis, o Tribunal negou provimento ao recurso, assegurando a manutenção do resultado eleitoral.

O Advogado do Vereador Niltinho Sousa, Dr. Renato Beviláqua, destacou que a decisão confirma a lisura do pleito eleitoral e a legitimidade do mandato do Vereador Niltinho Sousa.