Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Estado destina R$6 milhões para impulsionar transformação digital de micro e pequenas empresas

Edital Transforma PE vai destinar R$100 mil para que empresas tradicionais modernizem seus negócios por meio de soluções tecnológicas

Com um investimento de R$6 milhões, o Governo de Pernambuco apresenta o Transforma PE, uma iniciativa voltada à transformação digital de micro, pequenas e médias empresas em todo o Estado. Através de edital, o programa prevê a concessão de um bônus tecnológico de até R$ 100 mil por empresa para incentivar a modernização de negócios tradicionais por meio de soluções tecnológicas desenvolvidas em parceria com startups e instituições de pesquisa pernambucanas.

Durante o evento de lançamento, que aconteceu nesta quarta-feira (28), no prédio do Porto Digital, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricelia Montenegro, destacou que o Transforma PE é mais uma iniciativa que faz parte dos esforços do Governo do Estado em aproximar mais o ecossistema de inovação das demandas da população. “A transformação digital permite maior eficiência operacional, inovação e expansão de mercado. É a transformação do meu processo, seja o meu processo de venda, de logística, de contratação de pessoas. É um fator chave para a competitividade das empresas”, afirmou a secretária.

A cada ciclo de submissão, o edital prioriza cadeias produtivas estratégicas para o Estado. No primeiro ciclo, que acontece de 28 de maio a 18 de agosto, poderão participar empresas dos setores de gesso, leite, confecção, aquicultura e fruticultura. Além disso, o programa prevê pontuação adicional para empresas lideradas por mulheres e para aquelas com sede no Agreste e Sertão de Pernambuco, contribuindo para a desconcentração regional da inovação e fortalecendo a inclusão produtiva no interior.

O Transforma PE é gerido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), e utiliza recursos do Fundo Inovar, operado pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE).

Empresas interessadas devem submeter suas propostas por meio da plataforma da Facepe, a AgilFap, em parceria com startups ou Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação de Pernambuco (ICTs-PE). Os recursos poderão ser utilizados para aquisição de equipamentos, contratação de serviços especializados, passagens, diárias e outros itens de custeio ou capital.

O que é transformação digital? – A transformação digital é um processo que vai além da simples adoção de novas tecnologias. Trata-se de uma mudança estrutural nas organizações, que passam a usar ferramentas digitais para melhorar seus produtos, serviços e processos, aumentando sua competitividade e capacidade de adaptação.
Segundo a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital 2022–2026), coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o uso inteligente de dados, dispositivos conectados e modelos de negócio inovadores são fatores essenciais para o desenvolvimento econômico e social sustentável.

Dentro da programação do evento de lançamento do Transforma PE, o público presente conferiu a palestra Transformação Digital, com Helda Barros, docente dos Programas de Pós-graduação em Design e em Engenharia de Software na CESAR School. Durante a atividade, Helda destacou o porquê da transformação digital ser tão importante para a empresa de base tradicional. “Muitas empresas vêm usando soluções digitais como se fosse transformação digital. Mas muitas vezes essas soluções são apenas uma digitalização ineficiente do que já acontece no físico. São momentos em que, por exemplo, a gente vai substituir um prontuário físico para o prontuário digital”, pontuou. “A transformação digital é você conseguir usar dados de uma forma inteligente, fazendo com que esses dados sejam informações, eles sejam conhecimento. É você saber de fato o que você precisa saber como ter dados de quem são as pessoas envolvidas no seu negócio ou no seu serviço, como é que essas pessoas precisam receber as informações. É usar esses dados como estratégia do seu serviço”, completou a especialista.

Ainda na ocasião, a secretária de CT&I, Mauricelia Montenegro, destacou que em Pernambuco, especialmente nas regiões do Agreste e Sertão, muitos pequenos e médios negócios encontram dificuldades para implementar soluções digitais que impactem fortemente em seu crescimento. “Neste contexto, o programa Transforma PE surge como um mecanismo de apoio a essas empresas, promovendo conexão com instituições capacitadas para auxiliar na transformação digital dos seus processos produtivos”, pontuou a gestora.

Lula lança chamada inédita de R$ 10 bilhões para impulsionar indústria do Nordeste

Iniciativa reúne Sudene, BNDES, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Finep e Consórcio Nordeste de Governadores

Em um movimento estratégico para dinamizar a economia nordestina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou hoje (28), no Sertão pernambucano, a Chamada Nordeste, uma iniciativa que promete injetar R$ 10 bilhões na Região. A chamada pública, resultado da união de esforços de diversas instituições financeiras federais, visa alavancar projetos de infraestrutura, serviços públicos e empreendimentos produtivos alinhados aos eixos e missões do programa Nova Indústria Brasil (NIB).

“É a maior disponibilidade de recursos para que se faça investimento na indústria do Nordeste. São R$ 10 bilhões para quem quiser fazer projeto na Região de crédito. Isso nunca tinha acontecido antes. Nunca houve uma disponibilidade de crédito para o Nordeste como estamos fazendo agora”, frisou o presidente Lula, durante o evento.

A Chamada Nordeste é um marco, sendo a primeira a reunir todas as instituições financeiras federais atuantes na Região – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal (CAIXA) – além da Financiadora de Projetos (FINEP), do Consórcio de Governadores do Nordeste e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), vinculada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

“São recursos para trazer indústrias pequenas, médias e grandes para o interior do Nordeste. Por exemplo, um empresário pode propor a construção de porto seco em Salgueiro, por onde passa a Transnordestina, para trazer geração de renda e oportunidades de emprego para a população local”, explicou o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Os recursos serão disponibilizados por meio de diversas modalidades de fomento, incluindo crédito, subvenção econômica, participação acionária e recursos não reembolsáveis (para projetos cooperativos entre empresas e instituições tecnológicas). A expectativa é que esse aporte financeiro impulsione a inovação e o desenvolvimento em setores-chave para a Região.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou que a atuação da Autarquia tem sido decisiva ao fortalecer parcerias e articular ações concretas. “O lançamento da Chamada Nordeste é resultado da articulação da Sudene com os bancos e o Consórcio Nordeste de Governadores para viabilizar investimentos estruturantes e fomentar o desenvolvimento socioeconômico da região. Esse é mais uma ação estratégica que mostra que a Sudene está voltando a cumprir seu papel de pensar em soluções e mobilizar quem tem condição de tirar do papel os projetos que realmente fazem diferença na vida das pessoas e no desenvolvimento do Nordeste”, enfatizou.

Entre os focos prioritários da Chamada Nordeste estão: energias renováveis, com ênfase em armazenamento; bioeconomia, com foco em fármacos; descarbonização, com destaque para o hidrogênio verde (H2V); data centers verdes; e indústria automotiva, incluindo máquinas agrícolas.

Os interessados poderão acessar o formulário de inscrição a partir do dia 16 de junho nos sites dos organizadores da chamada. A submissão dos planos de negócio será aceita até setembro deste ano é o resultado será divulgado em novembro.

“Estamos aqui assumindo uma postura ativa, apresentando aos empresários do Nordeste essa opção, para contribuir com a nova política industrial, com o desenvolvimento sustentável, tecnológico e inclusivo da região. Com apoio e investimento adequados, o potencial do nosso povo e das empresas nordestinas pode transformar realidades e projetar ainda mais nosso país no cenário global de inovação”, destacou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos.

A iniciativa é fruto da reativação, em 10 de setembro de 2024, do Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais (Coriff), um comitê ligado ao Conselho Deliberativo da Sudene, que tem como principal objetivo integrar as ações de apoio financeiro na Região. O Coriff, além das instituições citadas anteriormente, inclui o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (BANDES) nas discussões sobre políticas de investimento na área de atuação da Sudene.

Mais água

O presidente Lula também assinou a ordem de serviço para a duplicação da estação de bombeamento 3 do Projeto de Integração do São Francisco. A obra é prioridade no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Sudene, que estabelece eixos estratégicos para o desenvolvimento regional.

A duplicação do bombeamento do Eixo Norte do PISF ampliará sua capacidade de 24,75m³/s para 49 m³/s, beneficiando 237 municípios e cerca de 8,1 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A obra, executada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, tem previsão de conclusão em janeiro de 2028 e valor homologado de R$ 491,3 milhões.

Nomes de Moraes e Zanin constavam em anotações de grupo de extermínio

Os nomes dos ministros Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), aparecem em anotações apreendidas pela Policia Federal (PF) no âmbito da operação que investiga um grupo que cobrava até R$ 250 mil para monitorar e assassinar autoridades. A investigação ainda apura se houve monitoramento dos magistrados.

Segundo fontes ligadas à investigação do caso, a tabela de preços para o monitoramento das autoridades também previa o valor de R$ 150 mil se a vítima fosse senador e R$ 100 mil se a vítima fosse deputado.

A operação prendeu cinco integrantes da organização criminosa e cumpriu mandados de busca e apreensão nos estados de Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais. A operação foi autorizada por Zanin.

As ações fazem parte de um inquérito que tramita sob sigilo e que apura também a venda de sentenças judiciais envolvendo servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT).

O grupo investigado era composto por civis e militares da ativa e da reserva, e se autodenominava “Comando C4” — sigla para Comando de Caça a Comunistas, Corruptos e Criminosos.

A facção tem ligação com a execução do advogado Roberto Zampieri, assassinado em 2023 em Cuiabá (MT). Ele era apontado como figura central em um esquema de intermediação de sentenças judiciais.

A investigação da PF indica que o grupo atuava também para lavar dinheiro por meio de uma rede empresarial e financeira, com origem em supostas propinas pagas para a compra de decisões judiciais no STJ.

Entre os alvos da apuração estão advogados, lobistas, empresários, assessores parlamentares, chefes de gabinete e magistrados. Os crimes investigados incluem organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional.

Prefeito de Salgueiro Fabinho Lisandro se filia ao PSD

Prefeito de Salgueiro e uma das principais lideranças do Sertão Central, Fabinho Lisandro é o mais novo filiado ao PSD, partido presidido pela governadora Raquel Lyra. Com o ingresso do gestor, a legenda que é a maior de Pernambuco, agora soma 63 prefeitos.

“É por reconhecer nossas entregas em cada região de Pernambuco, e ver a mudança de vida no chão do município que os prefeitos se juntam ao nosso projeto de mudança. Agradeço pela chegada de Fabinho Lisandro ao PSD, uma liderança do Sertão que chega para somar ao partido”, afirmou Raquel Lyra.

“Estou ao lado da governadora Raquel Lyra, que tem feito um trabalho importante para o desenvolvimento do nosso Estado, e tem ações importantes no interior. Em Salgueiro, o Governo do Estado já entregou estrada nova, títulos de propriedade, a ampliação do programa do leite, entre tantas iniciativas”, ressaltou o prefeito.

Fabinho Lisandro foi eleito em 2024 com o apoio da governadora Raquel Lyra e teve 19.829 votos, 58% dos votos válidos.

Prefeitura do Recife promove roda de conversa e oficina de sabão ecológico no Conjunto Ruy Frazão nesta quinta (29)

Atividade gratuita reúne comunidade para dialogar sobre cuidado coletivo e aprender práticas sustentáveis na horta comunitária

Nesta quinta-feira (29), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Agricultura Urbana (SEAU), realizará uma roda de conversa sobre “Saúde mental, trabalhos invisíveis e economia solidária”, seguida de uma oficina de produção de sabão ecológico. As atividades acontecem das 14h às 16h30, na horta comunitária localizada no Conjunto Habitacional Ruy Frazão, na Zona Oeste da cidade. A participação é gratuita, aberta ao público e não requer inscrição prévia.


Conduzida por Dálete Maria Lago, psicóloga e estudante do curso técnico em Agroecologia pelo SERTA, a roda de conversa convida à escuta e ao diálogo sobre questões que atravessam o cotidiano das mulheres e das comunidades, como o cuidado, o trabalho doméstico e a geração de renda a partir de práticas sustentáveis. Em seguida, a oficina de sabão ecológico, facilitada pela técnica em agroecologia da SEAU, Miriam Elias, vai apresentar técnicas de reaproveitamento de óleo de cozinha usado, promovendo a consciência ambiental e incentivando a economia circular.

A ação integra o calendário de fortalecimento das hortas comunitárias e das práticas sustentáveis em territórios urbanos da Secretaria Executiva de Agricultura Urbana. Além de incentivar a reutilização de materiais e o cuidado com o meio ambiente, o encontro também propõe um momento de escuta e reflexão coletiva sobre o papel do cuidado na sociedade.

Para a secretária executiva de Agricultura Urbana, Adriana Figueira, a atividade reforça o compromisso da gestão com políticas públicas integradas e transformadoras. “A agricultura urbana vai muito além do plantio. Ela é uma ferramenta de autocuidado, de fortalecimento dos vínculos comunitários e de valorização dos trabalhos que, muitas vezes, são invisibilizados. Essas rodas e oficinas são espaços para semear ideias, afetos e novas possibilidades de futuro”, afirmou Adriana.

SERVIÇO

Roda de conversa “Saúde mental, trabalhos invisíveis e economia solidária” + Oficina de sabão ecológico

Quando: Quinta-feira, 29 de maio

Horário: Das 14h às 16h30

Onde: Conjunto Habitacional Ruy Frazão – R. Vinte e Um de Abril, 773 – Afogados, Recife – PE

Gratuito, sem necessidade de inscrição prévia Foto: Divulgação

Itapetim realiza Etapa Municipal do Concurso Ler Bem

Na manhã desta terça-feira, 27 de maio, a Prefeitura de Itapetim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu a Etapa Municipal do Concurso Ler Bem. O evento aconteceu no auditório da própria secretaria e contou com a participação de nove estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I, de diversas escolas da rede municipal.

A atividade integra o cronograma do projeto estadual idealizado pela ASPA – Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores, que tem como objetivo incentivar a leitura entre os alunos da rede pública municipal de Pernambuco, por meio de uma competição de leitura em voz alta.

Durante a etapa municipal, os estudantes demonstraram desenvoltura, concentração e domínio da leitura. A vencedora foi a aluna Maria Isabel Bezerra Chagas, da Escola Adealdo Equimedes Nunes, localizada na sede do município. Isabel recebeu como premiação um celular e um tablet. Ela agora se prepara para representar Itapetim na fase estadual do concurso.

A Prefeitura reforça o compromisso com uma educação cada vez melhor e a formação de leitores desde as séries iniciais, apoiando iniciativas que promovem o desenvolvimento educacional das crianças e jovens.

Prefeitura do Recife realiza concurso inédito para eleger a Rainha e o Rei do Milho da Pessoa Idosa

Inscrições seguem até sexta-feira (30), na sede da Prefeitura. Seleção ocorrerá no Compaz Governador Eduardo Campos, no dia 10 de junho, com premiação de R$ 2 mil para cada majestade

Pela primeira vez, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, vai realizar concurso para Rainha e Rei do Milho do São João da Pessoa Idosa. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (30), das 9h às 16h, na sala da Gerência da Pessoa Idosa, no 6º andar do edifício-sede do Executivo municipal. A seleção será realizada no dia 10 de junho, das 14h às 17h, no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha. 

“Com essa ação, nós reforçamos o nosso compromisso com a pessoa idosa e também com as manifestações culturais tradicionais da nossa região. Sabemos que as diretrizes da ONU definiram esta década como a do envelhecimento saudável. Para nós, promover cultura e lazer é também promover saúde de forma preventiva”, comentou o secretário de Direitos Humanos do Recife, Marco Aurélio Filho.

Os vencedores receberão uma premiação no valor de R$ 2 mil cada. Os grupos de convivência de pessoas idosas, as Instituições de Longa Permanência de Pessoas Idosas (ILPs), os representantes e usuários das Academias da Cidade e outras entidades voltadas para esse público do Recife poderão inscrever uma candidata à Rainha do Milho e um candidato a Rei do Milho. Os candidatos(as) deverão ter idade igual ou superior a 60 anos, morar na capital pernambucana e fazer parte de alguma dessas entidades. 

No ato de inscrição, será preciso preencher uma ficha, assinar um termo de compromisso e apresentar um comprovante de residência do Recife, bem como uma declaração de participação em Grupo de Convivência, ILPIs, Academia da Cidade ou outras entidades voltadas para o segmento da pessoa idosa, sediadas na capital pernambucana. Não será permitida a inscrição de candidato ou candidata que já tenha sido eleito Rei ou Rainha do Carnaval da Pessoa Idosa nos dois últimos anos anteriores a 2025. 

Mais informações podem ser obtidas na Gerência da Pessoa Idosa, através dos telefones (81) 3355-8534 ou (81) 99285-1317. O edital referente ao concurso pode ser acessado na edição nº 63 do Diário Oficial do Recife.

Fotos: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife.

Secretaria de Administração realiza 1º Leilão de Bens Móveis de 2025

Sucatas de motor, informática, móveis e outros tipos de materiais fazem parte do 1º Leilão de Bens Móveis de 2025, promovido pela Secretaria de Administração (SAD). O certame acontece no dia seis de junho, às 9h30, de forma eletrônica. Estão disponíveis 64 lotes para compra, incluindo um veículo utilitário. A expectativa de arrecadação é de, no mínimo, R$ 42.775,00.

Os interessados em participar deverão realizar o cadastro prévio no site do leiloeiro (www.aragaoleiloes.com.br), no prazo máximo de até 72 horas antes do início do leilão virtual. É importante observar as regras nele contidas quanto à efetivação do cadastro, informando um endereço de e-mail para comunicação e envio de documentos, quando necessário.

Pessoas físicas e jurídicas de qualquer natureza poderão ofertar lances online para veículos recuperáveis. Quanto às sucatas aproveitáveis e sucatas aproveitáveis com motor inservível, a participação é restrita aos Centros de Desmanches de Veículos Automotores, Comércio de Peças Usadas e Reciclagem de Sucata (CDV), registrados operacionais ou credenciados pelo Detran/PE.

Além disso, também podem ofertar lances para sucatas aproveitáveis e sucatas aproveitáveis com motor inservível, as empresas de outras Unidades da Federação que tenham como atividade a desmontagem de veículos automotores terrestres destinados à comercialização de partes, peças e acessórios automotivos, entre outras condições que podem ser conferidas no edital. Esse documento está disponível no link no final do texto e na página eletrônica www.aragaoleiloes.com.br.

Os lotes estarão disponíveis para visitação nos dois dias úteis que antecedem o leilão virtual, nos locais e horários indicados no edital.

Para conferir o edital, CLIQUE AQUI

Prefeito Diógenes Patriota Recebe Visita de Equipe Técnica para Instalação de Cozinha Comunitária no Distrito de Santa Rita

O município de Tuparetama celebra mais uma importante conquista para a população. O prefeito Diógenes Patriota anunciou a instalação de uma nova Cozinha Comunitária, desta vez no distrito de Santa Rita, reforçando o compromisso da gestão com a segurança alimentar e o cuidado com as famílias em situação de vulnerabilidade.

A ação é fruto de uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, comandada pelo secretário Carlos Braga. A governadora Raquel Lyra foi fundamental para viabilizar o projeto, que ampliará o acesso a refeições saudáveis e gratuitas para a comunidade local.

Nesta terça-feira, uma equipe técnica esteve em Tuparetama para dar início aos preparativos e às instalações da nova unidade, que deve começar a funcionar em breve. O prefeito Diógenes agradeceu o empenho da governadora Raquel Lyra e do secretário Carlos Braga, destacando que a chegada da Cozinha Comunitária representa um avanço significativo na política de assistência social do município.

“Seguimos trabalhando para levar dignidade e oportunidades aos quatro cantos de Tuparetama. A nova Cozinha Comunitária em Santa Rita é uma vitória da nossa gente e mais uma prova de que, com parcerias, conseguimos fazer mais pelo nosso povo”, destacou o prefeito.
A nova unidade somará forças às políticas públicas que já vêm sendo executadas, beneficiando dezenas de famílias e contribuindo para um município mais justo e solidário.