Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Prefeito Fredson Brito busca mais recursos para São José do Egito em encontro com o senador Fernando Dueire

Em agenda em Brasília nesta semana, o prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, se reuniu com o senador Fernando Dueire, em mais uma ação voltada à captação de recursos e investimentos para o município.

O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira e reforça a parceria entre o senador e a gestão municipal. Dueire tem sido um aliado importante da Terra da Poesia, contribuindo com ações e emendas parlamentares voltadas para diversas áreas, como saúde, infraestrutura e desenvolvimento urbano.

Durante a reunião, o prefeito apresentou novas demandas da população e recebeu o compromisso do senador de continuar apoiando o processo de reconstrução da cidade.

“Fernando Dueire já é um grande parceiro de São José do Egito. Tem nos ajudado em diversas frentes, e como ele mesmo disse, nosso município está sendo reconstruído com muito trabalho e dedicação”, destacou Fredson Brito.

A visita faz parte de uma série de articulações que o prefeito tem feito junto a lideranças políticas em Brasília, com o objetivo de garantir mais recursos e melhorias para a população egipciense.

ProMorar realiza obra de urbanização integrada na comunidade de Vila do Papel, no bairro de São José

Obra de R$ 9,7 milhões vai garantir saneamento, habitação e áreas de lazer para 100% da comunidade até novembro

A Prefeitura do Recife está realizando a urbanização da comunidade da Vila do Papel, no bairro de São José. O prefeito João Campos visitou nesta quarta-feira (11) as obras, que tem investimentos de R$ 9,7 milhões e urbanizará 100% da comunidade. A localidade é uma das áreas beneficiadas pelo Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar).  A conclusão da obra está prevista para novembro deste ano.

“Nós vamos fazer a urbanização de toda essa comunidade. Já começamos a executar a ligação de esgoto de mais de 540 casas, intradomiciliar, da porta de casa até a estação de tratamento, e garantir uma urbanização integrada para as famílias que vivem aqui”, explicou o prefeito João Campos. “Além disso, também vamos construir um habitacional aqui ao lado e uma área de convivência no formato de um parque abaixo do viaduto Capitão Temudo. É uma obra integrada de cidadania que estamos fazendo com o recurso do Banco Interamericano de Desenvolvimento”, falou ele.

Com avanço de obra de 15%, o ProMorar está urbanizando e saneando toda a comunidade, já deixando concluídas as ligações intradomiciliares. No total, serão 583 domicílios com as ligações feitas à rede de esgoto. “Essa é uma mudança importante na vida das pessoas, porque rebate diretamente nos indicadores de saúde, promove mais qualidade de vida à população e contribui para a redução da desigualdade social. É uma parte essencial do saneamento básico”, disse João Charamba, chefe do Gabinete do ProMorar Recife.

Além do sistema de saneamento e abastecimento de água, o projeto de urbanização conta ainda com drenagem; requalificação de áreas de convivência; parque infantil; pavimentação dos becos e ruas; construção de centro comunitário e iluminação. O projeto valoriza o espaço urbano como lugar de convivência e cidadania, promovendo a requalificação do ambiente.

Atualmente, os serviços já contam com 35 ligações domiciliares, 2 intradomiciliares, além da execução de 413,5 metros de rede de esgoto e 189 metros de canaletas de drenagem.

COMPLEXO DE LAZER – Na parte da obra do Complexo de Esportes e Lazer que está sendo construído embaixo do viaduto Capitão Temudo, a área foi dividida em setores para atender às demandas dos moradores. O primeiro setor é o de comércio e serviços, que conta com área para feirinhas móveis, pista de cooper, um anfiteatro e uma academia do idoso; o segundo é esportivo, com três quadras (poliesportiva, de vôlei de areia e de tênis), vestiário e uma praça da criança. A terceira etapa conta com um estacionamento, pista de skate e área para eventos. A obra do complexo de lazer tem investimento de R$ 6,3 milhões e está com 35,4% de avanço, com entrega prevista para agosto deste ano.

Dentro das intervenções previstas na Vila do Papel, o ProMorar também irá construir 252 unidades habitacionais.

Foto: Edson Holanda / Prefeitura do Recife   

Edital Plantar Juntos Organizações Socioambientais abre inscrições a partir desta quarta (11)

Iniciativa vai destinar R$ 20 milhões para até dez organizações da sociedade civil plantarem, no mínimo 450 mil mudas; até seis delas vão identificar as famílias que vão receber o Cartão Verde Pernambuco

A Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha já está com inscrições abertas para o edital Plantar Juntos Organizações Socioambientais. A ação faz parte de um conjunto de iniciativas divulgado pela governadora Raquel Lyra no Dia Mundial do Meio Ambiente. O extrato do edital foi publicado nesta quarta (11) no Diário Oficial do Estado e os interessados podem acessar o documento completo no site da Semas-PE.

No Plantar Juntos Organizações Socioambientais, serão destinados R$ 20 milhões para até dez Organizações da Sociedade Civil (OSCs), a fim de recuperar a vegetação nativa, mantendo, assim, os recursos hídricos, a biodiversidade e a sustentabilidade nos dois biomas presentes no estado: a Mata Atlântica e a Caatinga. A intenção é plantar, no mínimo, 450 mil mudas nativas. O foco é a proteção e recuperação de Áreas de Preservação Permanentes (APPs), Reservas Legais (RLs) e outras áreas degradadas ou em processos de degradação.

A Semas-PE vai realizar uma reunião virtual para apresentar o edital e tirar dúvidas de representantes de organizações que se interessarem em submeter propostas. O evento vai acontecer na próxima terça-feira (17), das 10h às 12h. O link do formulário para a pré-inscrição dos interessados estará disponível no Instagram da Semas-PE (@oficialsemaspe).

O edital terá duas linhas de ação: na Linha 1, serão selecionadas até seis OSCs que farão o plantio de espécies florestais, com a possibilidade de implantação e manutenção de agroflorestas, e estimularão o uso de tecnologias sociais com envolvimento das populações locais.

As instituições que forem aprovadas na Linha 1 e também optarem por participar do projeto piloto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) identificarão, em um momento posterior, as famílias elegíveis a receber o Cartão Verde Pernambuco, incentivo mensal que será voltado principalmente a agricultores familiares, povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

Já a Linha 2 vai selecionar até quatro OSCs para fazer o plantio direto de espécies florestais nativas. Essa linha de ação pode beneficiar tanto áreas privadas, como Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), quanto áreas públicas, como no entorno de barragens e reservatórios. Cada proponente pode apresentar uma única proposta por linha de ação. As instituições deverão observar especialmente o Decreto Estadual nº 44.474/2017 e a Lei Federal nº 13.019/2014.

As inscrições do edital Plantar Juntos Organizações Socioambientais acontecem até 20 de julho e o resultado final será divulgado em 4 de setembro. A previsão é de que as organizações selecionadas assinem o termo de fomento em outubro de 2025. Elas terão 24 meses para fazer o plantio e mais 12 meses para se encarregar da manutenção. Dúvidas e pedidos de esclarecimento sobre o edital devem ser enviados para o email  editalsemas02_2025@semas.pe.gov.br.

Moradia Legal: Prefeitura de Arcoverde entrega 20 títulos de propriedade e anuncia regularização de mais 140 imóveis

Nesta terça-feira (11), a Prefeitura de Arcoverde promoveu a entrega de 20 títulos de propriedade a famílias do núcleo urbano Carlos Rios I, localizado no bairro São Cristóvão. A ação integra o Programa Moradia Legal em Pernambuco e marca um avanço na política de regularização fundiária urbana no município, garantindo segurança jurídica e dignidade habitacional para moradores de áreas de interesse social.

O Moradia Legal é uma iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco e do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em parceria com os municípios, o Governo do Estado, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Associação dos Registradores de Pernambuco (Aripe). Em Arcoverde, a execução do programa está em expansão. Segundo o prefeito Zeca Cavalcanti, já estão em tramitação 140 novos processos que beneficiarão famílias da Cohab I até o final deste ano.

Prefeito anuncia ampliação da regularização:
“Hoje é um momento extremamente emblemático para Arcoverde. Entregamos 20 títulos de posse e já comuniquei às Secretarias de Assistência Social e de Planejamento e Projetos, bem como a todos os setores envolvidos do governo municipal, que até o fim do ano entregaremos mais 140 títulos. Isso é só uma amostragem do novo tempo que Arcoverde está vivendo”, destacou o prefeito Zeca Cavalcanti durante o evento.

Segurança jurídica e justiça social:
A cerimônia de entrega contou com a presença da juíza Roberta Viana, coordenadora estadual do programa; do vice-procurador do município, Dr. Pedro Melchior; do tabelião Hugo Sarmento (Cartório de Registro de Imóveis de Arcoverde); além da secretária de Turismo, Esportes e Eventos, Nerianny Cavalcanti, secretários municipais, vereadores, representantes da imprensa e moradores da comunidade.

A regularização fundiária garante ao cidadão o direito legal sobre seu imóvel, com registro em cartório, promovendo a inclusão social e o fortalecimento da cidadania. Além da segurança jurídica, o programa também estimula melhorias urbanas, ambientais e sociais nas áreas regularizadas, contribuindo para o ordenamento urbano e o desenvolvimento das cidades.

Com esta iniciativa, a Prefeitura de Arcoverde reafirma seu compromisso com políticas públicas de habitação e inclusão, promovendo justiça social e ampliando o acesso à moradia regularizada para centenas de famílias da cidade.

Novo sistema de envio de alertas sobre fortes chuvas será testado no Recife neste sábado 

Celulares com tecnologia 4G e 5G receberão, por volta das 15h, uma demonstração do Defesa Civil Alerta, com mensagem de texto e alerta sonoro; avisos sobre riscos reais serão enviados a partir do dia 18 de junho

Na tarde deste sábado (14), moradores do Recife e outras cidades pernambucanas receberão, em seus celulares, um alerta sonoro com mensagem de texto enviado pela Defesa Civil Nacional. Mas não há nenhum motivo para preocupação. A ação marca o primeiro teste realizado no Nordeste para o Defesa Civil Alerta, nova tecnologia de envio de avisos emergenciais à população desenvolvida pelo Governo Federal. O objetivo é testar e familiarizar a população com a ferramenta, que já está em operação nos estados do Sul e Sudeste e enviará mensagens sobre riscos reais no Nordeste a partir de 18 de junho.

O teste acontece nas nove capitais nordestinas e outras 27 cidades da região, incluindo Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca e Caruaru. A mensagem será enviada para os celulares 4G e 5G fabricados a partir de 2020, gratuitamente e sem necessidade de cadastro prévio. “O Defesa Civil Alerta usa a rede de telefonia para enviar mensagens com som de sirene e aviso em tela cheia. As mensagens trarão orientações para as situações de risco, como chuvas intensas, inundações e deslizamentos”, explica o secretário executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar.

As mensagens do Defesa Civil Alerta suspendem qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso. Há dois tipos de alertas: o extremo e o severo. O primeiro é o nível máximo de alerta, caracterizado por ameaças extremas à vida ou à propriedade, necessitando que a população adote medidas de proteção imediata. No segundo, a urgência não é imediata e a população tem mais tempo para se proteger. 

OUTROS ALERTAS – Vale ressaltar que a ferramenta não substitui os alertas já existentes, funcionando de forma complementar. No Recife, a ferramenta Alerta Chuvas, desenvolvida pela Prefeitura, envia alertas para as pessoas cadastradas, com as previsões de chuva e as mudanças de estágio de risco (alerta e alerta máximo). Para receber o Alerta Chuva é bem simples. Basta entrar no portal Conecta Recife e clicar em Ação Inverno nos destaques. Os alertas, que podem ser personalizados de acordo com as informações de interesse, são enviados via WhatsApp oficial da Prefeitura do Recife (81. 99117-1407).

A Defesa Civil do Recife envia também alertas via SMS para 42 mil famílias cadastradas, alertando sobre a possibilidade de chuvas fortes e saída para locais seguros. Outra forma de se manter sempre informado sobre as previsões de chuvas fortes e possibilidade de desastres é uma mensagem SMS para o número 40199, informando o CEP, para receber alertas sobre a possibilidade de ocorrência de eventos adversos, acompanhados de recomendações ou ações emergenciais para a população em situação de risco. O serviço é gratuito e oferecido pela Defesa Civil Nacional, em parceria com as defesas civis estaduais e municipais.

Foto: Divulgação/PCR

 

Programa Recife no Mundo realiza reunião pré-embarque para estudantes que farão intercâmbio fora do país

Edição 2025 levará 100 alunos e 10 docentes da rede municipal ao Canadá, Inglaterra e Estados Unidos no mês de julho

Cem estudantes e dez professores da rede municipal do Recife estão se preparando para viver uma experiência transformadora fora do Brasil. Eles participarão, no mês de julho, da segunda edição do Recife no Mundo, programa de intercâmbio internacional promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação. A reunião de pré-embarque dos intercambistas foi realizada nesta quarta-feira (11), no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, com orientações sobre documentação, bagagem, adaptação aos países de destino e entrega dos kits de viagem.

O prefeito do Recife, João Campos celebrou a continuidade da ação. “Hoje é um momento muito simbólico. Tão importante quanto ter uma lei que garanta o programa, um planejamento e um orçamento, também é fundamental ter os profissionais certos que fazem isso acontecer. Quando assumimos a Prefeitura, fizemos questão de procurar uma forma de tornar esse programa realidade, de fazer a diferença na vida desses alunos e de suas famílias também, dando uma oportunidade única”, afirmou. “Queremos mostrar que o lugar desses alunos é na universidade. Que eles são capazes de estudar em qualquer lugar que escolherem. Enquanto esse time estiver aqui, todo ano vai ter Recife no Mundo, com gente viajando, com as pessoas sendo respeitadas e a educação valorizada”, concluiu,

A secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, reforçou o pioneirismo e a qualidade do projeto. “É uma grande alegria estar aqui em mais um capítulo desse nosso programa que é um sucesso. É uma iniciativa que, como cidade, tem orgulhado o mundo, porque mostra que uma educação de qualidade, com planejamento e compromisso, cria oportunidades reais e transforma vidas. Somos a primeira cidade que oferta algo nessa modalidade e, mais do que isso, com um projeto pensado para fortalecer a aprendizagem dos estudantes”, declarou.

O encontro contou ainda com a presença de autoridades como o cônsul-geral britânico no Rio de Janeiro, Anjoum Noorani, e a diretora de Relações Governamentais e Comércio do Consulado Britânico no Recife, Larissa Bruscki. “Trabalhamos imensamente ao longo desses meses para conseguir essa oportunidade. Falando do meu país, visitá-lo e conhecer mais de perto, não somente os lugares, mas as pessoas britânicas, vai ser uma experiência incrível. Eu quero que todos levem, para onde forem, a alegria recifense que eu encontrei aqui,” declarou Noorani.

A Receita Federal também se uniu aos apoiadores do Recife no Mundo, com a doação de mochilas e smartphones aos estudantes selecionados. “Sabemos que o mundo dá oportunidades incríveis, e esse projeto é uma prova. Levar jovens a conhecer novos países e aprender novas línguas é transformador. A Receita Federal fica muito orgulhosa de fazer parte disso”, afirmou Myrelle dos Santos, superintendente da 4ª Região Fiscal.

Criado em 2023, o programa reafirma o compromisso da gestão com a valorização da educação pública, oferecendo experiências internacionais de intercâmbio em formato de summer camp no Canadá, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Desde sua criação, tornou-se um exemplo de política pública educacional e tem despertado o interesse de gestores de todo o Brasil.

 A experiência do Recife já é referência para municípios de todo o país interessados em ampliar oportunidades para estudantes da rede pública. Durante o evento, o prefeito de Aquiraz (CE), Bruno Gonçalves, elogiou a iniciativa e anunciou a intenção de replicar o programa em sua cidade: “É o sonho de todos nós levar esse programa para a nossa cidade. Por isso trouxemos toda uma equipe de gestão para levar o que o Recife tem, na porta de casa, para outra cidade do Nordeste.”

Emocionada, a estudante Heloísa Matos, da Escola São Cristóvão, falou da expectativa para a viagem. “O estudo pode nos levar a lugares que a gente jamais adivinharia que chegaríamos, mas chegamos. É uma oportunidade enorme que todos estão dando para a gente. Espero que a gente possa ir e aproveitar o máximo, aprender e adquirir experiências”, disse ela.

Foto: Edson Holanda / Prefeitura do Recife  

Recife realiza IV Conferência Municipal LGBTI+ nesta sexta e sábado

Evento será realizado na UNINASSAU Graças e contará com a participação de 130 representantes da sociedade civil e do poder público

A IV Conferência Municipal de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBTI+ do Recife será realizada na próxima sexta-feira (13) e no sábado (14) na UNINASSAU Graças. Com o tema “Fortalecendo a Política Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTI+: Estabelecendo Redes”, trata-se de uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, junto ao Conselho Municipal LGBTI+ do Recife. No primeiro dia, as atividades ocorrerão das 13h às 17h; e no segundo dia, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

O intuito da Conferência é avaliar e propor as diretrizes para políticas públicas de enfrentamento à discriminação e promoção dos direitos humanos e cidadania das pessoas com orientações sexuais e identidades de gênero diversas, e fomentar discussões para a construção do Plano Municipal dos Direitos da População LGBTI+. Além disso, na ocasião, serão eleitos os 66 delegados e delegadas do Recife para a IV Conferência Estadual de Políticas Públicas na Promoção dos Direitos da População LGBTI+, divididos igualmente entre representantes da sociedade civil e do governo.

A conferência reunirá 130 participantes, distribuídos entre 70 delegados/as eleitos/as — sendo metade representantes da sociedade civil e metade do poder público —, 40 delegados/as natos/as, igualmente divididos entre sociedade civil e governo, além de 10 convidados/as e 10 observadores/as. Convidados/as e observadores/as terão direito à voz durante os debates, mas não à votação.

“A Conferência é um espaço essencial para escutar a população LGBTI+ e construir políticas públicas com base no diálogo e na escuta ativa. Fortalecer os direitos desses cidadãos é também fortalecer a democracia e reafirmar nosso compromisso com uma cidade mais justa e diversa”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.

A UNINASSAU Graças está localizada na Rua Joaquim Nabuco, nº 778. 

Confira  a programação:

1º Dia – Sexta-feira, 13 de junho
13h – Credenciamento
14h – Mesa solene de abertura: “Fortalecendo a Política Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTI+: Estabelecendo Redes”
15h – Palestra magna com Manoela Alves (diretora da OAB-PE)
15h30 – Leitura e aprovação do regimento
16h30 – Coffee break
17h – Encerramento das atividades do dia

2º Dia – Sábado, 14 de junho
8h – Café da manhã
9h – Abertura com ato do Ministério Público: promotora Maria José Queiroz
9h30 – Prestação de contas
10h – Discussão e aprofundamento dos eixos:

  • Eixo 1: Enfrentamento às violências LGBTI+
  • Eixo 2: Trabalho digno e geração de renda à população LGBTI+
  • Eixo 3: Interseccionalidades nos direitos
  • Eixo 4: Institucionalização da Política Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTI+

12h – Almoço
13h20 – Apresentação: sistematização das propostas
15h – Eleição de delegados
16h – Coffee break
17h – Encerramento

FOTOS: 1, 2 e 3 – Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife.

Sanfona, emoção e tradição marcam o 25º Concurso de Sanfoneiros em Petrolina

A Concha Acústica de Petrolina foi tomada por um espetáculo de talento, cultura e emoção na noite desta terça-feira (10), durante a 25ª edição do tradicional Concurso de Sanfoneiros. O evento, que faz parte do calendário cultural da cidade e integra as festividades do Ciclo Junino, reuniu um público vibrante e apaixonado pelo forró raiz. Ao todo, 13 músicos, de diferentes idades e trajetórias, subiram ao palco com suas sanfonas em punho, encantando os presentes com performances cheias de autenticidade, técnica e amor à cultura nordestina.

A competição premiou os três melhores sanfoneiros da noite, avaliados por um júri técnico especializado, que considerou critérios como afinação, repertório, presença de palco e originalidade. Além da disputa acirrada, o público foi agraciado com um show contagiante de Raimundinho do Acordeon e banda, que colocou todo mundo pra dançar com muito xote, baião e arrasta-pé. Realizado pela Rural FM, em parceria com a Prefeitura de Petrolina e a Fundação Nilo Coelho, o evento reforça o compromisso com a valorização e a preservação das tradições do Sertão.

Para o prefeito Simão Durando, a iniciativa é um símbolo da força cultural do município. “Esse evento mostra o quanto o nosso povo valoriza a cultura, a música e as nossas raízes. A sanfona é a alma do São João, e ver jovens e veteranos dividindo o mesmo palco, com tanto talento e amor pela tradição, nos enche de orgulho. Nosso compromisso é seguir investindo, incentivando e mantendo viva essa herança que nos define como nordestinos”, ressaltou.

Eventos como o Concurso de Quadrilhas Juninas, que reuniu agremiações adultas e infantis em apresentações marcadas por beleza, criatividade e tradição; o Festival Santa Sanfona, com a Philarmônica 21 de Setembro emocionando o público com releituras do repertório sertanejo, principalmente com o forró raiz; o Festival de Violeiros, que encerra a semana com a força do repente e da poesia oral; e a Festa de Santo Antônio, nessa sexta (13) e sábado (14), celebrando com fé e cultura popular, são exemplos do quanto o Ciclo Junino é um verdadeiro ato de preservação e valorização da herança cultural.

Alepe votará, na próxima terça, autorização de recursos para fomento dos festejos juninos em PE

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, informa que a Casa votará, na próxima terça-feira (17.06), o Projeto de Lei 2994, que trata da abertura do Orçamento Fiscal do Estado que assegurará crédito suplementar de R$ 100,4 milhões destinados ao fomento de atividades culturais e turísticas relacionadas ao ciclo junino. Ou seja, recursos que garantirão ao governo do estado a possibilidade de contratar atrações musicais para as festas juninas em todas as regiões de Pernambuco.

Segundo o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, a partir de entendimento entre os presidente da Comissão de Finanças, deputado Antônio Coelho, e o primeiro-vice presidente da Casa, deputado Rodrigo Farias, o projeto será votado nos colegiados pela manhã e, à tarde, será apreciado pelo plenário.

“Conversamos e acertamos para que a votação aconteça o quanto antes como forma de tranquilizar as prefeituras que aguardam as atrações musicais para os festejos nos municípios. Com o projeto aprovado, o estado se encarregará de fazer a contratação de cantores e grupos musicais. Nossa expectativa é que, com os shows devidamente realizados, o governo assegure o pagamento dos artistas e bandas logo em seguida, já no mês de julho”, afirma Porto.

Fotos: Lucas Patrício