Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Por que advogados pró-Lula são contra prisão de Bolsonaro sem condenação

A prisão de Bolsonaro sem condenação não é unanimidade entre petistas. Coordenador do Prerrogativas, grupo de advogados que apóiam o governo Lula, Marco Aurélio Carvalho afirmou à CNN que não vê motivos para o ex-presidente Jair Bolsonaro ser preso agora.

O julgamento sobre a tentativa de golpe no país entrou na fase de depoimentos dos réus nesta semana, o que tem gerado expectativa no meio político e jurídico de que novas prisões estejam próximas.

Valendo-se do argumento de que o grupo mantém a posição adotada na Lava Jato no caso envolvendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silv , Carvalho afirma que defende prisão somente após o trânsito em julgado, quando estão esgotadas as chances de recursos.

“Não há justificativa jurídica até o presente momento para prisão antes do trânsito em julgado de decisão condenatória. O caso está tramitando normalmente”, disse. “Temos que ser rigorosos com as garantias da defesa e dos réus porque, na verdade, qualquer erro vai custar muito caro para democracia e todos nós”, disse.

Carvalho, no entanto, reafirma não ter dúvidas sobre o plano de golpe no país e que haverá condenações. O advogado é filiado ao PT desde os 16 anos.

Na contramão da linha política do grupo, dois advogados do Prerrogativas participam do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) como defensores dos acusados. Celso Villardi é advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro e José Oliveira, o Juca, defende o ex-ministro Braga Netto. Em 2012, os dois defenderam acusados no julgamento do mensalão.

SES-PE anuncia abertura de mais 10 leitos de UTI pediátrica na Mata Sul do Estado


A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou, nesta terça-feira (10), a abertura de mais 10 leitos de UTI pediátrica exclusivos para o tratamento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Hospital Vale do Una, localizado em Palmares, na Mata Sul do Estado.

Diante do aumento da pressão assistencial sobre a rede de saúde, provocado pelo período de sazonalidade e pela circulação de vírus respiratórios, a SES-PE segue monitorando o cenário, desenvolvendo ações estratégicas e ampliando a capacidade de atendimento. Com essa nova abertura, o estado já contabiliza 305 leitos pediátricos abertos apenas em 2025.

“Na última semana epidemiológica, observamos que a curva continua subindo, o que mostra que o vírus segue circulando em Pernambuco. Aumentamos o número de solicitações de UTI e enfermaria em todo o Estado. Por isso, estamos anunciando a abertura de mais 10 leitos de UTI pediátrica, dessa vez no Hospital Vale do Una, em Palmares. Somando a todas as ações já realizadas, ultrapassamos 300 leitos abertos — são 305 no total, entre março e este mês de junho, voltados ao enfrentamento da SRAG”, destacou o secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral (SEGECG) da SES-PE, Anderson Oliveira.

O secretário também adiantou que novas ampliações estão previstas para os próximos dias. “Na próxima quinta-feira teremos outra reunião, à tarde, e a partir dela daremos andamento a novas ações, com abertura de mais serviços voltados ao cuidado com as crianças em Pernambuco”, afirmou.

Consultas online – Desde o dia 10 de março, a SES-PE implementou o serviço de Teleinterconsulta em Pediatria. Já foram realizadas mais de 1.078 teleinterconsultas, conduzidas por médicos da Central de Regulação Estadual, possibilitando melhor direcionamento dos casos e ampliação na discussão clínica dos encaminhamentos mais adequados para pacientes pediátricos com SRAG.

Prefeita Aline Karina anuncia construção de nova praça em frente ao Ginásio de Esportes

A prefeita de Itapetim, Aline Karina, anunciou através de suas redes sociais a construção de uma nova praça pública no município. O equipamento será implantado em frente ao Ginásio de Esportes e promete oferecer diversas opções de lazer e convivência para a população.

A praça contará com uma quadra de X1 de basquete, brinquedos para as crianças, pista de cooper e arborização. O novo espaço contribuirá com a promoção da saúde, do esporte e do lazer, atendendo pessoas de todas as idades.

A nova praça será mais um investimento da Prefeitura de Itapetim em espaços públicos que valorizam a cidade e promovem mais qualidade de vida para a população.

Álvaro Porto solicita ao Itaú que reconsidere fechamento de agência estratégica em Caruaru

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, encaminhou, nesta terça-feira (10.06), apelo ao presidente do Itaú Unibanco, Milton Maluhy Filho, para que a empresa reveja a decisão de encerrar as atividades da agência nº
8260, localizada na Rua Vigário Freire, 161, em Caruaru, Agreste do estado.

De acordo com o deputado, a unidade bancária tem grande importância econômica, social e estratégica local e regional. “O fechamento seria um grave retrocesso social, uma vez que vai impactar negativamente grupos mais vulneráveis, dificultando o acesso a serviços bancários básicos e comprometendo o cotidiano de famílias e empresas que dependem da intermediação financeira para funcionamento de seus negócios e administração de suas vidas pessoais”, frisa.

Segundo Porto, a agência atende hoje a uma clientela composta por mais de 15 mil clientes ativos, dos quais 4 mil recebem salário diretamente pelo banco e mais de 1.500 são aposentados e pensionistas, sendo, portanto, uma unidade de grande relevância para o sistema financeiro da região. “A agência movimenta expressivos valores mensais, contribuindo
diretamente para o faturamento da instituição e, de forma indireta, para a vitalidade econômica do município”, diz.

Na justificativa, Álvaro Porto lembra ainda que Caruaru, cuja população é de aproximadamente 400 mil habitantes, é reconhecida como a maior cidade do interior de Pernambuco e como a capital do Agreste, desempenhando
papel estratégico como centro regional de comércio, indústria, cultura e serviços, atendendo diretamente à demanda de mais de 20 municípios vizinhos, abrangendo uma população superior a meio milhão de pessoas.

Entre as cidades atendidas economicamente por Caruaru, destacam-se Santa Cruz do
Capibaribe, Toritama, Gravatá, Bezerros, Belo Jardim, Agrestina, Altinho, Taquaritinga do
Norte, Vertentes, Brejo da Madre de Deus, São Caetano, entre outras.

“Trata-se de um ecossistema produtivo e comercial interligado, no qual a presença do Banco Itaú, por meio da
Agência 8260, fortalece o tecido econômico e social. Além disso, segundo rankings recentes de competitividade municipal, Caruaru figura entre as seis cidades mais competitivas do Nordeste, o que atesta seu dinamismo, sua infraestrutura e seu potencial de crescimento, aspectos que tornam questionável a decisão
de encerramento de uma unidade bancária consolidada”, afirma

Porto ressalta que a atuação do Banco Itaú vai além da mera prestação de serviços bancários, estando diretamente relacionada ao crédito para empresas, financiamento de veículos, operações de cartões e acesso a serviços essenciais por parte da população, sobretudo das classes média e baixa, que enfrentam dificuldades com a digitalização integral do atendimento. Observa ainda que para muitos usuários — em especial idosos e pessoas com menor letramento digital — o atendimento presencial permanece sendo indispensável.

“Diante desta realidade, solicito respeitosamente que ao presidente do Banco Itaú que reconsidere a decisão de encerramento da agência supramencionada, de modo a preservar os vínculos de confiança já estabelecidos com a população e a manter o seu protagonismo na economia do interior nordestino”, diz.

O apelo do deputado foi encaminhado à Mesa Diretora da Alepe como indicação e reforça a mobilização que vem sendo feita no setor bancário pela permanência da agência. Na semana passada, Porto recebeu, no gabinete, o presidente da Federação dos Bancários dos Estados de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, Luiz Gustavo de Pádua Walfrido; o presidente do Sindicato dos Bancários de Caruaru, Paulo Maurício Tabosa da Silva; e representantes do setor.

Além de Milton Maluhy e Walfrido, o apelo foi informado ao presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura.

Foto: Lucas Patrício

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém agora é patrimônio cultural imaterial por lei sancionada a partir de projeto de Felipe Carreras

O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, realizado anualmente em Pernambuco, agora é oficialmente Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A Lei Nº 15.146, que concede o título, foi sancionada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (10). A proposta é de autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSB/PE).

Maior teatro ao ar livre do mundo, a Paixão de Cristo é encenada desde 1968 na cidade-teatro de Nova Jerusalém, localizada no distrito de Fazenda Nova, no município de Brejo da Madre de Deus (PE). A grandiosa produção atrai milhares de visitantes todos os anos, movimentando o turismo, a economia local e promovendo o intercâmbio cultural e religioso.

Para o deputado Felipe Carreras, o reconhecimento é uma conquista para Pernambuco e para o Brasil. “A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é um patrimônio do povo pernambucano e da cultura brasileira. Mais do que um espetáculo, representa fé, tradição e identidade. Receber esse título é motivo de grande alegria e orgulho. Agradeço ao presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, pela sensibilidade e compromisso em sancionar esse importante projeto”, afirmou.

Com a sanção presidencial, o espetáculo será oficialmente incorporado ao conjunto de bens imateriais protegidos pelo Estado brasileiro, garantindo maior visibilidade e apoio à sua continuidade.

Zeca Cavalcanti tem aprovação de 86%, diz Múltipla

Nill Júnior – O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (Podemos) manteve estabilidade na sua avaliação de governo, segundo levantamento do Instituto Múltipla realizado dias 3 e 4 de junho.

Segundo o levantamento, 86% da população aprovam sua gestão nos primeiros cinco meses de trabalho. Em fevereiro, esse número era de 87%.

Estabilidade: No começo de abril, 89%. Considerando a margem de erro de 5,6% para mais ou para menos, o quadro é de estabilidade.

O fato é positivo, considerando o alto percentual de aprovação, acima de 85%, cenário desejado por muitos prefeitos segundo estatísticos.

A desaprovação é de 12% e os que não opinaram são 2%.

Quando chamada a classificar a gestão,  22% disseram ser ótima, 50% afirmaram ser boa, 16% avaliaram como regular positiva, 3% como regular negativa, 3% ruim e 4%, péssimo. Não opinaram 2%.

Feita em parceria com o blog, a pesquisa foi realizada dias 3 e 4 de junho, com 310 entrevistas. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 5,6% para mais ou para menos. Fonte pública para realização da pesquisa: Censo 2010/2022 e TSE.

Duque parabeniza Santa Cruz da Baixa Verde por liderança em vacinação

O deputado estadual Luciano Duque parabenizou o prefeito Dr. Ismael, o vice-prefeito Leque Brás e toda a equipe de saúde de Santa Cruz da Baixa Verde pela conquista do primeiro lugar em cobertura vacinal entre os municípios da XI Gerência Regional de Saúde (Geres), que abrange dez cidades do Sertão do Pajeú e Sertão de Itaparica. O resultado, com base em dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), evidencia o compromisso da gestão municipal com a prevenção e o cuidado com a população.

Duque reforçou a importância da vacinação como uma das mais eficientes estratégias de proteção em saúde pública. “Vacinar é proteger vidas. Ver Santa Cruz liderando esse ranking é motivo de orgulho e demonstra responsabilidade com a saúde coletiva”, destacou.

Bolsonaro depõe daqui a pouco ao STF em retorno de interrogatórios sobre tentativa de golpe

CNN – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspende a sessão desta terça-feira (10) voltada à realização dos interrogatórios dos réus do inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

A sessão foi iniciada por volta das 9h da manhã e foi paralisada às 12h30 para o almoço. A sessão será retomada às 14h30, com o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Pela manhã aconteceu o depoimento dos réus: Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; e Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do GSI.

O STF iniciou na segunda-feira (9) os interrogatórios dos réus do chamado “núcleo crucial” da ação penal que apura uma tentativa de golpe de Estado. Neste dia foram ouvidos O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid e o ex-diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem.

Prefeitura do Recife divulga esquema de serviços para o São João 2025

Centro de Operações (COP) ficará responsável pelo planejamento, coordenação e monitoramento das ações municipais relativas à festa

A Prefeitura do Recife montou um grande esquema de serviços para garantir que o público possa curtir o São 2025 com conforto e tranquilidade. Cerca de 20 secretarias e órgãos municipais atuarão, de forma integrada, para garantir o sucesso do evento, mobilizando cerca de 4 mil servidores e 3.770 lançamentos da Guarda Municipal. O trabalho será planejado, coordenado e monitorado pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança (SEOPS), por meio do Centro de Operações do Recife (COP), seguindo o formato aplicado com sucesso em grandes eventos como o Réveillon e o Carnaval. A programação do ciclo junino acontece de 12 a 29 de junho.

A equipe do COP estará presente no Sítio Trindade, numa sala equipada com câmeras, nas noites em que houver programação. O objetivo é garantir que tudo funcione a contento durante o ciclo junino. “Aplicamos um modelo de interlocução e gestão integrada com as secretarias que já foi aprovado em grandes eventos desde 2023”, destaca o chefe do COP, Anderson Soares. Os polos da Avenida Rio Branco e do Pátio de São Pedro serão acompanhados de forma remota.

O COP usará ferramentas como o painel online de acompanhamento das ocorrências e a central de videomonitoramento em pontos estratégicos para verificar, em tempo real, a efetividade dos serviços prestados, bem como eventuais necessidades verificadas durante os festejos juninos. “Para isso, contamos com uma estrutura integrada de base de dados espaciais, estatísticos e cartográficos para orientar a tomada de decisão e minimizar os efeitos das ocorrências de grande impacto”, complementa Anderson.

FESTA – Em 12 de junho, a capital pernambucana, cidade da música e da cultura popular, inicia seus festejos juninos, espalhando forró, coco, ciranda, xaxado, quadrilha e balancê para todos os lados e santos. Até o dia 29, mais de 1,2 mil apresentações serão oferecidas nos palcos da festa, que vai distribuir 14 polos por toda a cidade, celebrando a essência e a resistência da cultura nordestina. Os homenageados são Bia Marinho, Banda de Pau e Corda e Novinho da Paraíba.

CONFIRA OS SERVIÇOS MUNICIPAIS PARA O SÃO JOÃO 2025:

SAÚDE

SAMU – Durante o São João, o SAMU Recife estará com 13 bases descentralizadas em toda a cidade, funcionando 24 horas de prontidão para atender às demandas do Ciclo Junino. Além disso, haverá uma Unidade de Saúde Básica (USB) dando apoio ao posto médico montado no Sítio da Trindade e outra USB dedicada ao Polo da Avenida Rio Branco, no Marco Zero.

Vacinação – As vacinas contra covid-19, influenza e atualização de caderneta de vacinação estarão disponíveis nos Centros de Vacinação nos shoppings Recife, RioMar e Boa Vista, nos respectivos horários de funcionamento dos shoppings.

Vigilância Ambiental – A Vigilância Ambiental intensificou previamente as ações de desratização e desinsetização nos locais onde se concentrarão os polos juninos. No período de São João, o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento de emergências envolvendo animais que ofereçam risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h, por meio do telefone (81) 3355-7712.

Vigilância Sanitária e em Saúde do Trabalhador – O trabalho da Vigilância Sanitária (Visa) do Recife começa antes mesmo do início dos festejos juninos. Nas semanas anteriores, inspetores capacitaram os comerciantes formais e informais que atuarão no polo do Sítio da Trindade sobre as boas práticas de manipulação de alimentos. E de 12 a 29 de junho, equipes da Visa Recife e da Vigilância em Saúde do Trabalhador farão operações conjuntas no Sítio da Trindade para orientar sobre boas práticas de manipulação de alimentos e saúde e segurança dos trabalhadores. Além disso, no local, haverá stand para receber denúncias. As equipes também atuarão em polos descentralizados. O objetivo é reduzir ou eliminar os potenciais riscos que a produção inadequada desses produtos e serviços, além de minimizar os riscos de acidentes de trabalho.

Saúde Mental / Redução de Danos – A Gerência de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas executará a estratégia da Política de Redução de Danos no Consumo de Álcool, Fumo e Outras Drogas durante o São João. Nos polos do Sítio da Trindade e Pátio de São Pedro, haverá a troca de garrafas de vidro pelas de plástico, distribuição de insumos para prevenção de IST (preservativos masculinos e femininos e géis lubrificantes íntimos), oferta de água mineral e abordagens com orientações sobre consumo de álcool e outras drogas. As mesmas ações serão realizadas no Polo da Avenida Rio Branco, com exceção da troca de garrafas.

Vigilância de IST, Aids e hepatite virais – Durante o São João, além do apoio nas ações de Redução de Danos, a Sesau vai ofertar à população testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C no Polo do Sítio da Trindade. Ao todo, serão 20 profissionais envolvidos na testagem, além de quatro arte-educadores, nos períodos de 12 a 15/6, de 18 a 24/6 e 27 a 29/6. O resultado sai em 20 minutos, e em caso positivo, o usuário recebe aconselhamento e é encaminhado para o tratamento na rede municipal de saúde.

E ao longo de todo o mês de junho, tem sido intensificado o acesso à Profilaxia Pré Exposição ao vírus HIV (PrEP), com a estratégia PrEPara a Prevenção!, todos os sábados, por demanda espontânea. O serviço já foi ofertado na Policlínica Lessa de Andrade (07/06) e estará disponível na Policlínica Clementino Fraga (14/06), no SAE da Policlínica Gouveia de Barros, que durante a reforma está funcionando temporariamente da Policlínica Waldemar de Oliveira (21/06), e na USF+ Dr. Guilherme Robalinho (28/06).

Serviços de pronto atendimento 24h – Durante o São João, a população do Recife contará com dez unidades de saúde, sendo oito da rede municipal e duas da complementar, para atendimentos de urgência 24h em diversas especialidades. São elas: clínica médica; pediatria; odontologia; maternidade/obstetrícia; traumato-ortopedia; oftalmologia e violência contra mulher. A lista completa pode ser conferida aqui: https://bit.ly/unidades-hospitalares-sao-joao-2025.

MOBILIDADE

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) montou esquemas especiais de trânsito para garantir a segurança viária na cidade durante os festejos juninos. É importante que os condutores fiquem atentos à sinalização viária e às orientações dos agentes de trânsito.

AVENIDA RIO BRANCO – Na avenida os festejos juninos têm início com a Caminhada do Forró. O evento, que acontece nesta quinta-feira (12), às 17h e a operação acontecerá até as 21h30, no Bairro do Recife. Agentes de trânsito da CTTU acompanharão a caminhada, que vai sair da Rua da Moeda em direção à Praça do Arsenal, onde haverá uma agenda de shows e apresentações. 

Além disso, o efetivo ainda ficará em pontos fixos, garantindo os bloqueios que serão montados nas proximidades da Praça do Arsenal, a exemplo das ruas da Guia, Observatório e Barão Rodrigues Mendes. O intuito é viabilizar a acomodação segura do público no entorno do palco. 

A via seguirá, com bloqueios no entorno para apresentações de trios pé de serra, quadrilhas, bandas e muitas outras atrações, nos dias 12, 13, 14 e 15; 18, 19, 20, 21, 22, 23 e 24; 27, 28 e 29 de junho.

DESFILE DAS BANDEIRAS – O evento será realizado no domingo (14), a partir das 17h. Uma equipe com 18 agentes de trânsito da CTTU acompanhará o desfile, que seguirá da Rua Nova em direção à Sala de Reboco, localizada no polo da Avenida Rio Branco, onde haverá uma agenda de shows e apresentações.

SÍTIO DA TRINDADE – No Sítio as atividades têm início também na quinta-feira (12) e seguem até a terça-feira dia (24), começando às 19h de segunda a sexta e às 16h nos finais de semana. É importante que os condutores fiquem atentos à sinalização viária e às orientações dos agentes de trânsito nas ruas.

O principal polo da festa, na Zona Norte do Recife, terá um efetivo de 44 agentes de trânsito diariamente em seu entorno. De acordo com a intensidade do fluxo de pedestres, haverá interdição da Estrada do Arraial, na altura do acesso ao Sítio Trindade, entre as Ruas Ferreira Lopes e Bela Vista. O condutor que deseja seguir pela Estrada do Arraial, deverá entrar na Rua Arnoldo Magalhães, seguindo à esquerda na Rua Desembargador Mota Júnior, voltando para a Estrada do Arraial.

POLOS DESCENTRALIZADOS – As celebrações do São João do Recife também vão acontecer em polos descentralizados. Entre eles: Bongi, Cordeiro, Lagoa do Araçá, Brasília Teimosa, Ibura, Campo Grande, Totó, Vila Tamandaré, Poço da Panela e Parque das Graças. Equipes de agentes de trânsito irão percorrer os locais nos dias festivos.

A CTTU aconselha o público a chegar cedo ao evento para evitar retenções. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla poderá ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH).

Em caso de dúvidas, a população pode acionar o teleatendimento gratuito da Autarquia, disponível 24 horas por dia, pelo número 0800.081.1078.

EMLURB

A Emlurb contará com um efetivo de cerca de 800 profissionais atuando em todos os polos juninos da cidade: Avenida Rio Branco, Pátio de São Pedro, Sítio Trindade e demais polos descentralizados. Dentre as ações executadas pela autarquia destacam-se o reforço na iluminação pública com a instalação de 150 projetores, 35 mil metros de cordão luminoso, capinação, poda de árvores, varrição e limpeza, antes, durante e depois dos festejos. Além disso, haverá a instalação de um módulo de reciclagem no Sítio Trindade e equipes de prontidão para a manutenção da iluminação, lavagem e varrição dos polos e manutenção urbana atuando normalmente com limpeza da rede de microdrenagem.

CONTROLE URBANO

A Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) terá um efetivo de 512 profissionais dedicados ao ordenamento urbano e do comércio informal nos principais polos dos festejos juninos no Recife. No Bairro do Recife e no Sítio Trindade o processo foi iniciado previamente, com o cadastramento e licenciamento dos comerciantes que vão operar dentro das áreas dedicadas aos shows – e seguirá por todos os dias da festa, com atenção especial à localização dos comerciantes (de forma a garantir o ordenamento e mobilidade do público) e a fiscalização da proibição de vasilhames de vidro. A Secon também atuará em polos descentralizados, como Parque das Graças, Poço da Panela e Pátio de São Pedro.

GUARDA MUNICIPAL

A Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) atuará, durante o São João 2025, com um efetivo total de 3.370 lançamentos que, além de orientar o público presente nos locais de festa, apoiará os demais órgãos e secretarias envolvidos na execução dos serviços ofertados pela Prefeitura, salvaguardando o patrimônio público, mitigando ações delituosas no âmbito das suas competências e dando suporte à segurança e vigilância privada nos arraiais descentralizados.

O Sítio Trindade, principal polo da festa, receberá o maior efetivo – 1.618 lançamentos durante os 18 dias de festa. O segundo maior efetivo atuará na Avenida Rio Branco, no centro do Recife, com 902 lançamentos. Ao lado da Torre Malakoff, na Praça do Arsenal, a GCMR contará com uma unidade móvel de videomonitoramento equipada com cinco câmeras, que fará também o espelhamento de todas as câmeras da muralha digital e cinturão digital da ilha. O sistema monitorará em tempo real as áreas de maior movimentação, garantindo mais agilidade nas ações preventivas e de resposta. Além disso, esta unidade será utilizada como posto de comando e coordenação do efetivo no evento. 

Dois integrantes da Guarda estarão presentes na sala de videomonitoramento montada no COP (Centro de Operações) em todos os dias da festa. No local, os agentes contarão com um canal próprio de comunicação por meio de rádio, além das imagens das câmeras de videomonitoramento. 

Durante os quatro dias de arraial no Pátio de São Pedro (26 a 29/06), será montado um sistema de videomonitoramento no pátio interno, que também contará com o patrulhamento de agentes a pé. Além disso, a GCMR dará apoio à caminhada do Forró (rua da Moeda – Arsenal), ao Desfile das Bandeiras (rua Nova – Rio Branco), ao Arraial da TV Jornal (Parque da Macaxeira) e à Procissão dos Santos Juninos (Morro da Conceição – Sítio Trindade).

A GCMR estará presente em todos os polos descentralizados, e terá assento no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), a fim de otimizar as ações integradas com os demais órgãos responsáveis pela segurança pública no município. 

Alerta Celular – uma equipe da Guarda estará cadastrando celulares no programa Alerta Celular, em um espaço localizado na Av. Rio Branco, de 12 a 29/06.

TURISMO

A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife (Setur-L) vai colocar à disposição, nos polos juninos da Rio Branco e do Sítio Trindade, a Central de Atendimento ao Turista. Em 2024, foram realizados 690 atendimentos e a expectativa para este ano é ter um aumento de 10% neste número. Nos meses de abril e maio, a Setur-L realizou roadshows em diversas cidades do Brasil e de outros países para atrair turistas para  o nosso São João.

A diversidade e riqueza cultural, histórica e gastronômica do Recife, além das belezas naturais, foram apresentadas para mais de 1,4 mil agentes de Assunção, Montevidéu, Santiago, Córdoba, Mendoza e Buenos Aires, além de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Uberlândia. 

Esta ação repercute diretamente na malha viária, gerando, neste período junino, 15 voos extras, além de  aumentar a movimentação hoteleira, que em 2024 foi de 63% e este ano estima chegar em 65%. Um sucesso do ano passado estará de volta na Rio Branco e no Sítio Trindade: o tradicional casamento junino. Outra ação, o ônibus do forró, acontecerá nos dias 13, 21, 28 e 29 de junho.

ALIMENTAÇÃO

PRODARTE – Haverá 54 vagas para artesãs e artesãos selecionados(as) por meio de curadoria do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte). Desse total, 34 vagas são para o Sítio Trindade e 20 para a Vila Junina, no Bairro do Recife. Importante destacar que dos 20 da Vila Junina, oito estarão comercializando comidas e bebidas. No Sítio Trindade, o Programa subiu de 16 expositores para 34, um aumento de mais de 100% nos espaços disponibilizados no Polo.

ECONOMIA SOLIDÁRIA – Seis barracas de alimentos e bebidas estarão comercializando na Rua Dona Maria César, no Bairro do Recife. Os beneficiários são ligados às Associações acompanhadas pelo Programa de Economia Solidária da STQP: Pilar I, Pilar II, Dogueiros, Quiosque, Fórum, Rede Santo Amaro.

RECENTRO

Durante os festejos juninos, o Gabinete do Centro do Recife realiza o acompanhamento de todas as atividades desenvolvidas na Vila Junina da Avenida Rio Branco, bem como a ativação e o levantamento do comércio das comidas típicas presentes na vila, além de promover a articulação e integração dos estabelecimentos gastronômicos dos bairros do Centro para o funcionamento no período Junino. A produção das placas com a história de cada empreendedor também fica a cargo do Recentro.  Nos dias 18 a 21 de junho, o Gabinete também realiza a ação itinerante “Blitz do São João”, que acontece nas vias do Centro com o objetivo de divulgar e engajar o público nas festividades juninas. O Recentro também acompanha e divulga a programação de São João junto aos atores estratégicos do Centro.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E COMBATE À FOME

Durante os festejos juninos de 2025, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, vai intensificar as ações de proteção a crianças e adolescentes, especialmente nos polos com grande circulação de pessoas. De 12 a 30 de junho, equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) estarão mobilizadas para prevenir violações de direitos, como o trabalho infantil, a exposição ao consumo de álcool e o uso abusivo de substâncias psicoativas.

As atividades incluem sensibilização da população, orientação a famílias e comerciantes, distribuição de materiais informativos e articulação com a rede de proteção social. A presença das equipes será estratégica em áreas de grande circulação, como Avenida Agamenon Magalhães, Avenida Rio Branco, Praça do Arsenal, Pátio de São Pedro, Sítio da Trindade e nos polos descentralizados

Espaço de proteção – Uma das principais iniciativas é o funcionamento do Espaço de Proteção, que será instalado na Escola de Qualificação Profissional Dom Bosco, em Casa Amarela (Estrada do Arraial, 2900), em parceria com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda. O local estará aberto nos dias 13, 14, 15, 20, 21, 22, 23, 24, 27, 28 e 29 de junho, com dois horários de funcionamento: das 18h às 2h nos dias 13, 19, 20 e 27; e das 14h às 2h nos demais dias. Voltado ao acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco, o espaço vai oferecer alimentação, cuidados, atividades lúdicas, oficinas e escuta qualificada.

As ações têm como base os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no enfrentamento ao trabalho infantil. O objetivo é garantir o desenvolvimento pleno e saudável de meninas e meninos, com acesso à educação, proteção, lazer e cuidados — livres de qualquer forma de exploração. A campanha também convida a sociedade a se engajar na defesa dos direitos da infância, promovendo uma cultura de responsabilidade compartilhada entre poder público, famílias, comunidades e instituições.

Políticas sobre drogas – A partir do dia 12 de junho, serão realizadas ações educativas e informativas voltadas à redução de danos relacionados ao uso abusivo de substâncias psicoativas, nos polos da Avenida Rio Branco, Pátio de São Pedro e Sítio da Trindade. A iniciativa tem como objetivo promover o cuidado, orientar sobre o uso consciente e reduzir os riscos à saúde, com foco na proteção social. Já a partir do dia 16, será iniciada uma nova frente: a campanha educativa contra a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. As equipes atuarão nos polos descentralizados, com o intuito de conscientizar comerciantes e reforçar a fiscalização para coibir o acesso precoce de adolescentes ao álcool.

Para a secretária de Assistência Social e Combate à Fome, Pâmela Alves, o São João, por ser uma das maiores festas populares do Estado, exige atenção redobrada. “A intensa movimentação de pessoas pode aumentar o risco de exposição de crianças e adolescentes ao trabalho informal, especialmente no comércio ambulante e em atividades não regulamentadas. Nosso papel é garantir que esses jovens estejam protegidos e tenham seus direitos assegurados”, destaca.

DIREITOS HUMANOS

No São João do Recife 2025, a Secretaria de Direitos Humanos e Juventude vai disponibilizar a Central de Direitos Humanos e Acessibilidade no Polo Sítio Trindade. O principal objetivo é oferecer atendimento e orientação em casos de violação de direitos humanos tais como racismo, LGBTfobia, etarismo e capacitismo. Além disso, a pasta disponibilizará equipes itinerantes que vão atuar na cidade, de forma descentralizada, divulgando as ações em prol dos direitos humanos. As pessoas com deficiência também contarão com espaço acessível.

A Central de Direitos Humanos e Acessibilidade estará funcionando em todos os dias de arrasta-pé, no mesmo horário de funcionamento do Sítio, com equipe multidisciplinar formada por agentes de direitos humanos, psicólogos, advogados e assistentes sociais. A Central terá também intérpretes de libras e audiodescritores para garantir acessibilidade comunicacional às pessoas com deficiência.

Junto com a Fundação de Cultura Cidade do Recife, a SDHJ também vai assegurar uma área acessível, em frente ao palco principal no Polo Sítio Trindade, para atender as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. A proposta é para garantir que todos possam aproveitar o evento com segurança e tranquilidade.

Durante todo o ciclo junino, as equipes itinerantes de Direitos Humanos vão atuar na cidade, divulgando o São João de Direitos, formado por três campanhas fundamentais da pasta. A campanha “Respeito, Proteção e Afeto” realizará identificação das crianças através da colocação de pulseira com informações sobre o nome e o número de telefone dos responsáveis, facilitando a localização em caso de perda. A ação também estimula os responsáveis a adotar essa prática sempre que forem para locais de grande circulação de pessoas.

Já a “Recife Sem Racismo” vai divulgar, com o apoio de tablets, a plataforma de mesmo nome que pode ser acessada pelo aplicativo ou site Conecta Recife, ou através do https://semracismo.recife.pe.gov.br/denrs/. Trata-se de um canal seguro e acessível para que vítimas ou testemunhas de atos racistas possam registrar ocorrências, garantindo que os casos sejam devidamente apurados. A ideia é contribuir com a promoção da igualdade racial na cidade e conscientizar a população sobre o preconceito racial.

Por fim, a “Recife Sem Preconceito e Discriminação” esclarecerá as dúvidas do público sobre a Plataforma Municipal de Denúncias LGBTI+, disponível no aplicativo ou site do Conecta Recife, além do endereço http://denunciaslgbti.recife.pe.gov.br. O canal recebe registros de casos com base nas leis municipais que proíbem manifestações preconceituosas ou discriminatórias em razão da orientação sexual ou identidade de gênero. As ações das três campanhas também serão realizadas na Central de Direitos Humanos e Acessibilidade no Sítio Trindade. 

MULHER

Durante o ciclo junino, a Secretaria da Mulher vai intensificar as ações de enfrentamento à violência de gênero. Serão montados dois espaços para atendimento específico nos polos do Sítio Trindade, no bairro de Casa Amarela, e na Avenida Rio Branco, no bairro do Recife. Além disso, as equipes da Prefeitura vão atuar nos polos descentralizados do São João, conscientizando a população da importância de realizar este tipo de denúncia.

O estande no Sítio da Trindade vai funcionar das 18h à 0h. Já na Rio Branco, a unidade móvel vai funcionar das 17h às 23h. Nos dois locais, haverá uma equipe multidisciplinar para atender as mulheres em situação de violência, além de repassar informações e orientações a respeito de violência doméstica, familiar e/ou sexista e toda rede de enfrentamento da violência do município.

Já nos polos descentralizados, as equipes da Secretaria da Mulher do Recife vão realizar, de forma itinerante, ações de prevenção e enfrentamento à violência e divulgação dos serviços de atendimento às mulheres do município. 

No São João, todos os equipamentos da Secretaria da Mulher terão seus funcionamentos mantidos de forma regular. O Centro de Referência Clarice Lispector, em Santo Amaro, realiza atendimentos 24h. Já o Serviço Especializado Regionalizado (SER) Clarice, no bairro de Areias, vai operar todos os dias, das 7h às 19h.

DEFESA DO CONSUMIDOR

Para garantir um São João arretado e sem percalços para os consumidores e comerciantes, o Procon Recife marca presença no Polo Junino do Bairro do Recife com atendimento presencial no térreo da Secretaria de Meio Ambiente, na Avenida Marquês de Olinda, 182. Entre os serviços que serão prestados aos consumidores estão a abertura de reclamações e denúncias em tempo real, além da orientação e fiscalização itinerante em bares, restaurantes e comércios locais. O órgão distribuirá material gráfico (abanadores) com orientações aos consumidores.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

A Prefeitura do Recife realiza, até o dia 29 de junho, a primeira pesquisa de satisfação sobre o ciclo junino da cidade, que este ano vem com o tema “Recife Junino, Nossa Raiz”. Seguindo a experiência do Carnaval, o levantamento está dividido em cinco eixos de atuação: Infraestrutura, Mobilidade, Serviços, Segurança e Comunicação. O estudo é todo online e ficará disponível no Conecta Recife – no site e aplicativo -, sendo coordenado pela Ouvidoria-Geral do Município.

De acordo com o controlador-geral do município, Severino Andrade, o ponto-chave da pesquisa é a segmentação da categoria em: brincante junino, mulher, pessoa com deficiência e empreendedor. “Essa setorização permite identificar como cada grupo social vivencia a festa e avaliar a efetividade dos serviços públicos prestados a partir de diferentes perspectivas. Esses dados contribuem para a tomada de decisões mais assertivas e ajustadas à realidade de cada público”, explica.

Segundo a ouvidora-geral da Prefeitura do Recife, Carmen Sofia, o acompanhamento das respostas conta com o apoio da inteligência artificial e é realizado em tempo real pela Ouvidoria e a gestão municipal. “Dessa maneira, conseguimos captar o sentimento da população a partir da análise das opiniões (notas das avaliações, bem como registros de eventuais reclamações, sugestões, críticas e elogios), que podem ajudar a promover melhorias ainda durante os festejos e a nortear o planejamento para os próximos ciclos”, detalha.

VOTAÇÃO PARA ESCOLHA DE ATRAÇÕES

Prepare a torcida que a votação popular vai começar. A Prefeitura iniciou o processo para eleger atrações que vão compor parte da programação nos polos do Recife durante o São João 2025. Até o dia 15, por meio do Conecta Recife, as pessoas poderão escolher um artista ou grupo para se apresentar em um dos locais de festa. O nome mais votado deverá integrar as grades dos shows. O resultado será divulgado no dia 17 deste mês, também na plataforma digital do município.

Na votação desse ano, concorrem 935 atrações, divididas em 19 categorias, entre elas Trio Pé de Serra, Quadrilha, Banda de Pífanos, Bacamarteiro, Xaxado, Violeiro, Ciranda, Cavalo Marinho, Bumba Meu Boi e outras manifestações culturais. O artista ou grupo mais votado em cada polo deverá integrar a respectiva programação – cada atração poderá se apresentar em um único polo no ciclo junino.

No São João 2025, os polos descentralizados do Recife estarão situados na Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande e Cordeiro, que celebrarão os festejos juninos nos dias 22 e 23 de junho, enquanto os polos de Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré e Poço da Panela terão festas nos dias 27 e 28. 

“A cada ano, a Prefeitura do Recife fortalece a participação social na construção das ações. A votação popular para escolher as atrações nos ciclos culturais é sempre um sucesso e nesse ano a nossa expectativa é que mais pessoas se engajem, contribuindo para fazer do São João a festa que todos nós queremos”, destaca o secretário de Articulação Política e Social do Recife, Gustavo Monteiro.

O presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Canuto, ressalta que as atrações concorrentes deverão receber cachês com valor de até R$ 16 mil por show. “Através da votação popular, conseguimos fortalecer a presença da cultura popular nos ciclos culturais da cidade, oferecendo condições para que os artistas e agremiações possam se apresentar e mostrar o que há de melhor em nossa cultura”, afirma.

Essa ação é uma realização das secretarias de Cultura, de Articulação Política e Social, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Fundação de Cultura Cidade do Recife e da Empresa Municipal de Informática (Emprel).

COMO VOTAR – Para escolher as atrações, a população deverá acessar o Conecta Recife e clicar no banner “São João 2025”. Em seguida, faz o login ou realiza o cadastro na plataforma digital. Logo após, o interessado escolhe um dos dez polos descentralizados disponíveis. Depois, seleciona a categoria e, por fim, a atração.

Fotos: Hélia Scheppa/PCR