Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

São José do Egito recebe nova UTI Móvel fruto da arrecadação do IPTU

O prefeito Fredson Brito realizou, nesta semana, a entrega de uma nova ambulância UTI Móvel para o município de São José do Egito. A entrega foi feita ao lado do secretário de Saúde, Dr. Hugo Rabelo, e do secretário de Finanças, Tarcízio Leite. O novo veículo é fruto de um esforço conjunto entre as secretarias de Saúde e Finanças, com recursos próprios provenientes da arrecadação do IPTU.

A aquisição da UTI Móvel representa um avanço importante para o atendimento de urgência e emergência no município, oferecendo mais segurança e estrutura adequada para o transporte de pacientes em situações críticas.

O prefeito Fredson Brito destacou o compromisso da gestão com a transparência e a boa aplicação dos recursos públicos:

“Essa ambulância é um exemplo claro de que o dinheiro do povo está sendo bem investido. A gente cobra o IPTU com responsabilidade e devolve em benefícios concretos para quem mais precisa. Transparência e compromisso com cada centavo público são marcas da nossa gestão.”

Já o secretário de Finanças, Tarcízio Leite, anunciou a prorrogação do prazo para o pagamento do IPTU:

“Entendemos a realidade da nossa população e, por isso, prorrogamos o pagamento do IPTU por mais 90 dias. Com responsabilidade fiscal, conseguimos fazer investimentos importantes como esse.”

O secretário de Saúde, Dr. Hugo Rabelo, reforçou que a atual gestão recebeu uma frota de ambulâncias sucateada e que a entrega da UTI Móvel marca uma virada na qualidade da estrutura de saúde:

“Recebemos uma frota totalmente deteriorada. Esta nova UTI Móvel é um passo importante na reconstrução da saúde de São José do Egito. Estamos colocando a casa em ordem e oferecendo o que a população merece: dignidade e atendimento de qualidade.”

A nova ambulância já está à disposição da rede municipal de saúde e será utilizada nos atendimentos de maior complexidade, fortalecendo o sistema de transporte de pacientes e salvando vidas.

Secretários e vereadores da base estiveram no ato de entrega do veículo.

Simão Durando anuncia novo terminal das barquinhas e área de lazer

Com investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões, o prefeito de Petrolina, Simão Durando anunciou a requalificação do tradicional Ponto das Barquinhas, às margens do Rio São Francisco. A obra prevê a construção de um moderno Terminal Fluvial, além de uma ampla área de lazer e convivência, somando cerca de 5 mil metros quadrados de espaço requalificado.

Os recursos são oriundos do Ministério do Turismo, por meio de articulação política do deputado federal Fernando Filho. O projeto contempla um mirante que funcionará como ponto de apoio para passageiros durante a espera pelo embarque, parque infantil com brinquedos e piso emborrachado, três quadras de areia, seis pergolados de eucalipto, áreas verdes com paisagismo, pavimentação em intertravado, além de iluminação em LED e acessibilidade em toda a estrutura.

O prefeito Simão Durando destacou que a obra representa um marco na cidade, garantindo maior conforto para a população que utiliza as barquinhas como meio de locomoção, além da valorização da orla do São Francisco e na promoção do turismo sustentável.

“Essa é uma intervenção que resgata a importância histórica do Ponto das Barquinhas e, ao mesmo tempo, aponta para o futuro. Estamos entregando um espaço moderno, seguro, acessível e acolhedor. Será um novo ponto de encontro para as famílias, para os trabalhadores ribeirinhos e para quem visita nossa cidade. É mais um passo no nosso compromisso de transformar Petrolina em uma referência de desenvolvimento com qualidade de vida”, afirmou o gestor.

Além de melhorar a estrutura para quem utiliza o transporte fluvial, o novo terminal se integra à proposta da gestão municipal de revitalizar espaços públicos, promover lazer e fortalecer a identidade cultural da cidade. A previsão é que as obras sejam concluídas ainda este ano.

PF prende ex-ministro Gilson Machado no Recife

O ex-ministro do Turismo Gilson Machado foi preso nesta sexta-feira (13) em Recife (PE), segundo o g1 apurou com investigadores.

Na última terça-feira (10), a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma manifestação para investigar o ex-ministro. No documento, a PGR também defendeu a determinação de busca e apreensão e quebra do sigilo telefônico e de mensagens de Gilson Machado.

Para a PGR e para a PF, havia indícios de que o ex-ministro do Turismo tentou emitir um passaporte português em maio de 2025 para que Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, deixasse o Brasil.

Prefeito Fredson Brito solicita médicos-peritos ao ministro Wolney Queiroz e garante compromisso para atendimento no INSS de São José do Egito

Em agenda oficial em Brasília nesta quarta-feira, 11 de junho, o prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, esteve reunido com o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, para tratar de uma pauta de grande importância para a população egipciense: a presença de médicos-peritos no posto do INSS do município.

Atualmente, os cidadãos de São José do Egito precisam se deslocar para outras cidades para realizar perícias médicas, exigidas em processos previdenciários. O prefeito solicitou pessoalmente ao ministro a designação de médicos-peritos para atenderem no próprio município, garantindo mais comodidade e respeito à população.

Durante a reunião, o ministro Wolney Queiroz confirmou o compromisso com a solicitação feita por Fredson:
“Vamos nomear médicos-peritos para o posto do INSS de São José do Egito. Essa é uma demanda justa e necessária para evitar que as pessoas precisem se deslocar para outras cidades, enfrentando custos e dificuldades para realizar suas perícias”, afirmou o ministro.

O prefeito Fredson Brito destacou a importância da conquista para o município:
“Estamos lutando para garantir que os egipcienses possam fazer suas perícias médicas aqui mesmo, no nosso posto do INSS. Isso representa respeito, dignidade e acesso aos direitos. Seguimos trabalhando firme para levar mais qualidade de vida ao nosso povo”, reforçou.

A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a melhoria dos serviços públicos e com o bem-estar da população, especialmente dos segurados do INSS que dependem dos serviços de perícia médica.

Banco do Nordeste anuncia pacote de ações para impulsionar o agronegócio

Medidas foram anunciadas pelo presidente Paulo Câmara durante Bahia Farm Show

O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, anunciou nesta quarta-feira, 11, um conjunto de ações estratégicas para impulsionar o agronegócio na sua área de atuação, que engloba estados nordestinos e parte de Minas Gerais e Espírito Santo. Durante evento da instituição dentro da Bahia Farm Show, ele destacou a participação do BNB no setor, especialmente nas áreas da Bahia, Sergipe e Alagoas.

Entre as medidas anunciadas pelo presidente do Banco do Nordeste estão o aumento do limite do Cartão BNB de R$ 10 milhões para 30 milhões e a criação de uma central de análise de crédito exclusiva para os produtores do agronegócio.

“Estamos seguindo a orientação do presidente Lula que é de ampliar o apoio às atividades produtivas e o Agronegócio é um dos príncipes setores da nossa economia. Devemos financiar mais de R$ 11 bilhões para a agricultura empresarial no Plano Safra 25/26, 15% a mais do que no exercício anterior”, afirmou o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.

O encontro com produtores e parceiros realizado no auditório da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) contou com a participação dos diretores Financeiro e de Crédito, Wanger Alencar; de Negócios, Luiz Abel Amorim; do superintendente de Agronegócio, Luiz Sérgio Machado; e do superintendente estadual do BNB na Bahia, Pedro Lima Neto.

O BNB também lançou oficialmente o Giro Flash Agro, um capital de giro com contratação simplificada, destinado aos produtores do setor e com crédito pré-aprovado. “O Giro Flash Agro é uma resposta a um setor que opera com alta tecnologia e precisa de crédito rápido, confiável e personalizado. Estamos reforçando nossa atuação com produtos sob medida para o agronegócio”, destacou Pedro Lima Neto.

Até esta quarta-feira, o BNB já havia realizado o mesmo volume de negócios da edição da feira no ano passado, quando contratou R$ 280 milhões. A expectativa é de, até sábado, alcançar 50% de incremento em relação a 2024. “Temos buscado parcerias para superar os desafios que são específicos do agronegócio e fazer cada vez mais. A Bahia Farm Show é o maior evento do agronegócio na nossa área de atuação e ficamos muito felizes em trazer tantas novidades nessa edição”, reforçou o superintendente estadual.

Governadora Raquel Lyra assina termos aditivos para instalação da Escola de Sargentos do Exército em Pernambuco

Assinatura foi feita em conjunto com o comandante Militar do Nordeste, Maurílio Miranda Netto Ribeiro na noite desta quarta-feira

 

O Governo do Estado reafirmou a importância da instalação da Escola de Sargentos do Exército (ESE) no território pernambucano. Ao lado do comandante Militar do Nordeste, Maurílio Miranda Netto Ribeiro, a governadora Raquel Lyra assinou o 3º e o 4º termos aditivos do acordo de cooperação que existe entre Pernambuco e o Exército Brasileiro para a instalação da escola na Região Metropolitana do Recife. A assinatura contou com a participação da vice-governadora Priscila Krause e ocorreu logo após a cerimônia em homenagem ao bicentenário da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

“Acabamos de assinar com o General Ribeiro o 3º e o 4º termos aditivos do acordo de cooperação que existe entre o Estado e o governo federal, através do Exército Brasileiro para fins de instalação da Escola de Sargentos em Pernambuco. Já já assinaremos a ordem de serviço para a recuperação da PE-27 (Estrada de Aldeia), garantindo infraestrutura viária para a Escola de Sargentos e também para a população em geral que vive nessas cidades. Esses termos assinados têm contrapartida estadual, com ações de infraestrutura, para a construção dos edifícios onde morarão os futuros membros do Exército Brasileiro”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O General Ribeiro destacou que a assinatura dos aditivos promove ajustes necessários aos termos acordados em 2022 com o governo estadual. O militar destacou ainda que a parceria entre Estado e Exército tem sido muito exitosa. “O Governo do Estado tem sido um parceiro de primeira hora. Esses alinhamentos dos cronogramas permitem que a gente siga aprimorando cada vez mais o planejamento para a construção da escola, para que seja realmente um equipamento militar de excelência na formação dos sargentos, mas que também possa ser um empreendimento que venha a trazer o maior número de benefícios econômicos, sociais, científicos, tecnológicos para a sociedade pernambucana e para a sociedade nordestina em geral”, disse.

Ainda de acordo com o militar, o Exército está na fase de elaboração dos projetos do conjunto principal da Escola de Sargentos. “Existem muitos desafios a serem superados, mas também muitos desafios já foram superados. Acreditamos que com a força do estado de Pernambuco no conjunto das instituições a gente terá condições de superar os desafios para que essa Escola de Sargentos se torne uma realidade em 2034, que é o que está previsto no cronograma”, pontuou.

*ESTRADA DE ALDEIA* – A restauração da PE-027, mais conhecida como Estrada de Aldeia, integra um pacote de intervenções em rodovias estaduais executado pelo programa PE na Estrada, e beneficiará diretamente cerca de 500 mil de pessoas não só de Camaragibe, onde a estrada fica localizada, mas também dos municípios de Abreu e Lima, Araçoiaba, Paudalho e São Lourenço da Mata. A revitalização da estrada irá gerar benefícios diretos à Escola de Sargentos, que será instalada

O orçamento previsto é de R$ 112,7 milhões e o projeto foi construído levando em consideração as demandas propostas por movimentos ambientais. A intervenção abrange o trecho que vai da entrada da PE-005, em Camaragibe, até o km 28,72, no final da pista pavimentada. Com um prazo de execução de 720 dias a partir da emissão da Ordem de Serviço, a intervenção vai recuperar as condições estruturais e funcionais da rodovia, promovendo mais segurança e conforto para motoristas e pedestres. O projeto foi idealizado levando em conta pré-requisitos de acessibilidade e paisagismo, com o plantio de árvores e outras espécies de vegetação. A nova Estrada de Aldeia também terá ciclovia e drenagem urbana.

Além da PE-27, o Governo do Estado realiza uma série de ações na Região Metropolitana do Recife que terão impactos na Escola de Sargentos. Entre eles, está a triplicação da BR-232. Os projetos para construção da infraestrutura de água e esgoto da escola também ficam a cargo da gestão estadual e estão sendo elaborados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

ESCOLA DE SARGENTOS – A Escola de Sargentos é um projeto avaliado em R$ 1,74 bilhão em investimentos, capaz de gerar cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos. Por ano, serão injetados R$ 250 milhões em Pernambuco só pela folha de salário dos militares da escola.

Participaram da assinatura os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional); o general. António Carlos de Souza (chefe do Escritório da Escola de Sargentos do Exército); e o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros.

Foto: Janaína Pepeu/Secom

No Sertão, governadora Raquel Lyra vistoria obra da rodovia PE-540 e entrega ruas requalificadas e chaves de moradias do Morar Bem PE

Nesta sexta-feira (13), a governadora Raquel Lyra cumpre agenda no Sertão. Às 9h, em Moreilândia, no Sertão do Araripe, a chefe do Executivo estadual entrega a requalificação de seis ruas no centro da cidade, ação que recebeu investimento de R$ 1,6 milhão.
 
Ainda em Moreilândia, às 10h30, Raquel acompanha as obras de implantação e pavimentação da PE-540, que representam um investimento de R$ 19,6 milhões e beneficiam diretamente cerca de 11 mil moradores. As duas ações fazem parte do PE na Estrada, maior programa de infraestrutura rodoviária da história do Estado.
 
À tarde, às 16h, em Petrolina, no Sertão do São Francisco, a governadora entrega as chaves de 130 residências a famílias beneficiadas pelo programa Morar Bem – Entrada Garantida. 
 
AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Sexta-feira, 13 de junho de 2025
 
9h – Entrega de ruas em Moreilândia 
 
Local: Cruzamento das Ruas Prefeito José Alves de Queiroz e Rua Santa Terezinha, Centro – Moreilândia – PE
 
10h30 – Visita às obras da PE-540
 
Local: Rodovia PE-540 entroncamento com a PE-507 – Moreilândia – PE
 
16h – Entrega de chaves de residências do programa Morar Bem PE
 
Local: Av. Nossa Senhora do Rosário, 778 – Bairro Pedro Raimundo, Petrolina – PE

Prefeitura do Recife intensifica combate ao trabalho infantil durante o São João


Mobilização começa hoje (12), Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, com ações de prevenção, orientação e acolhimento em polos festivos, duas estações de metrô e três pontos estratégicos da Av. Agamenon Magalhães. Atividades seguem até o fim de junho, acompanhando o ciclo junino

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, deu início nesta quinta-feira (12) a uma ampla mobilização de enfrentamento ao trabalho infantil, com ações programadas até o dia 29 de junho. A iniciativa marca o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e acompanha os festejos juninos, um dos períodos mais tradicionais e movimentados da capital pernambucana, com atividades que aliam prevenção, orientação e proteção integral de crianças e adolescentes.

As ações tiveram início nas estações do Metrô do Recife e Joana Bezerra, das 7h às 13h, com distribuição de material informativo, escuta qualificada e orientações ao público sobre os danos do trabalho precoce e os direitos da infância. No turno da tarde e noite, das 16h às 21h, as abordagens continuam em três pontos estratégicos da Avenida Agamenon Magalhães – Praça do Derby (nos sentidos Boa Viagem e Olinda) e Praça do Amorim – com distribuição de panfletos, faixas informativas e diálogo direto com motoristas, passageiros e pedestres.

A mobilização também estará presente nos polos juninos espalhados pela cidade. A partir das 17h, equipes da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome acompanham a Caminhada do Forró, da Rua da Moeda à Praça do Arsenal, bem como o Quadrilhão e a movimentação da Sala de Reboco, na Avenida Rio Branco. No Sítio da Trindade, durante o Concurso de Quadrilhas, as ações seguem até a meia-noite.

Ainda nesta quinta-feira (12), a partir das 14h, um grupo de 35 crianças e adolescentes atendidos pela rede socioassistencial participará de uma visita educativa ao Instituto Ricardo Brennand. A atividade será acompanhada por profissionais dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e das Casas de Acolhimento, promovendo acesso à cultura e ao patrimônio histórico como parte do processo de fortalecimento de vínculos e inclusão social.

ESPAÇO DE PROTEÇÃO – Uma das principais iniciativas é o funcionamento do Espaço de Proteção, que será instalado na Escola de Qualificação Profissional Dom Bosco, em Casa Amarela (Estrada do Arraial, 2900). A estrutura, realizada em parceria com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda, vai oferecer alimentação, oficinas, atividades lúdicas e escuta qualificada para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O atendimento será realizado às sextas-feiras, das 18h às 2h, e aos fins de semana e feriados, das 14h às 2h.

As ações têm como base os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no enfrentamento ao trabalho infantil. O objetivo é garantir o desenvolvimento pleno e saudável de meninas e meninos, com acesso à educação, proteção, lazer e cuidados – livres de qualquer forma de exploração. A campanha também convida a sociedade a se engajar na defesa dos direitos da infância, promovendo uma cultura de responsabilidade compartilhada entre poder público, famílias, comunidades e instituições.

POLÍTICAS SOBRE DROGAS – Também estão previstas ações de fiscalização e orientação que começam hoje (12), com atividades educativas voltadas à redução de danos relacionados ao uso abusivo de substâncias psicoativas, no Bairro do Recife e no Sítio da Trindade. A iniciativa tem como objetivo promover o cuidado, orientar sobre o uso consciente e reduzir os riscos à saúde, com foco na proteção social. A partir do dia 16, começa uma nova frente de atuação: uma mobilização educativa contra a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, com o objetivo de conscientizar comerciantes e reforçar a fiscalização para coibir o consumo precoce de álcool por adolescentes. As equipes atuarão nos polos descentralizados, com abordagens nos dias 22 e 23 em Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande e Cordeiro; e nos dias 27 e 28 em Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré e Poço da Panela. Fotos: Douglas Fagner/PCR

Foragida na Itália: após ordem de Moraes, Motta bloqueia salários de Zambelli

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que bloqueou o salário da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) – condenada a 10 anos de prisão por invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O bloqueio foi comunicado na última terça-feira (10) e atende a uma determinação do ministro Alexandre de Moraes do dia 4 de junho.

Após ser divulgada a informação de que Zambelli havia fugido do país, Moraes ordenou à Câmara que bloqueasse imediatamente os salários e quaisquer outras verbas, inclusive as de gabinete, da deputada.

Atualmente, o salário bruto de um deputado é de R$ 46,4 mil. Já fora do país, a parlamentar solicitou uma licença não remunerada de 127 dias para tratar de interesses particulares, que foi autorizada pela Câmara no dia 6 de junho.

Extradição

Nesta quinta-feira (12), conforme o blog da Andreia Sadi, o Brasil formalizou o pedido de extradição de Zambelli. O documento do Itamaraty chegou à Roma na madrugada e o embaixador do Brasil, Renato Mosca, foi pessoalmente entregar a solicitação no Ministério de Relações Exteriores italiano.

Segundo a deputada havia dito ao blog, ela estava apenas aguardando a formalização do pedido de extradição para se entregar às autoridades italianas.

Além de informar o bloqueio dos salários, Motta também enviou à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara a condenação do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP).