Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

São João de Petrolina 2025 será marcado por segurança reforçada e inovação tecnológica

A Operação São João 2025 da Secretaria de Defesa Social, em Petrolina, reforça o compromisso do Governo de Pernambuco em oferecer um período festivo seguro, estruturado e acolhedor para todos os participantes. No total, serão 3.369 lançamentos operacionais nos principais polos do município, com um investimento superior a R$ 600 mil

Com expectativa de grande público e intensa programação cultural, o São João de Petrolina contará com um amplo esquema de segurança coordenado pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). No total, serão 3.369 lançamentos operacionais nos principais polos do município, com um investimento de mais de R$ 600 mil. A Operação São João 2025 foi estruturada para garantir a tranquilidade de moradores e turistas durante os festejos, com foco no policiamento ostensivo, na atuação especializada e no uso intensivo de tecnologia.

No município, a atuação coordenada pelo 5º Batalhão da Polícia Militar, terá o apoio de unidades especializadas como o Grupamento Tático Aéreo (GTA), BEPI, 2º BIEsp, além da Operação Lei Seca. O policiamento também contará com drones, Plataformas de Observação Elevada (POE), reconhecimento facial e uso dos sistemas E-COP e PM Conectado, que garantem maior controle e agilidade no lançamento e fiscalização do efetivo.

“Nós teremos nove dias de evento em Petrolina e a segurança na cidade e no entorno do evento será reforçada e não será comprometida. Estamos unindo todos os esforços das forças de segurança estaduais para garantir um São João seguro e tranquilo em Petrolina. Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros e órgãos parceiros atuarão de forma integrada, com reforço de efetivo, tecnologia de ponta e estratégias de inteligência. Nosso compromisso é proteger a população, prevenir crimes e oferecer um ambiente acolhedor para que todos possam aproveitar a festa com tranquilidade”, declarou o comandante do 5ºBPM, tenente coronel Welber.

Além disso, o planejamento prevê a instalação de um Posto de Comando no Pátio Ana das Carrancas e na Praça da Sementeira, locais que são polos juninos. Ainda haverá reforço no patrulhamento com viaturas e motocicletas, bem como uma sala de descompressão voltada ao bem-estar dos profissionais em serviço.

Esta contribuição nesse momento especial que nós estaremos vivenciando. Foram realizadas diversas reuniões com outras operativas da STS, internas também dentro da própria corporação, inclusive também uma parceria muito boa com órgãos da prefeitura de Petrolina. A prefeitura contratou empresas para implantar câmeras de reconhecimento facial, então nós estaremos dando esse suporte a eles aí para poder identificar eventuais quadrilhas de furto de celular, né, indivíduos procurados pela justiça, mandados de prisão, entre outras finalidades.

A Polícia Civil de Pernambuco manterá um plantão provisório no Pátio Ana das Carrancas, de 13 a 23 de junho, para registro de ocorrências e realização de procedimentos de Polícia Judiciária. As equipes da DEAH, lotadas nas 19ª, 24ª e 26ª Delegacias Seccionais (Desecs), continuam responsáveis pelos atendimentos relacionados a crimes contra a vida. Os plantões ordinários também receberão reforço para atender as demandas durante o período festivo.

A Polícia Científica atuará com uma equipe composta por perito criminal, médico legista, agente de perícia criminal e agente de medicina legal no pátio do evento, entre os dias 13 a 15 e de 18 a 23 de junho. Os profissionais estarão preparados para realizar exames de drogas, perícias em locais de crime e exames traumatológicos. A partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Petrolina, um policial científico fará o levantamento estatístico dos casos atendidos no Sertão, entre os dias 13 e 28 de junho.

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco intensificará as ações preventivas, com equipes posicionadas nos polos de festa. As atividades incluem vistoria das estruturas temporárias, análise de projetos contra incêndio e pronta resposta a emergências, garantindo maior segurança nos espaços de grande circulação.

A Ouvidoria da SDS também estará presente no evento, ampliando o canal de escuta da população e o monitoramento das ações. Além de equipes orientando ao cidadão sobre o Programa Alerta Celular, que permite recuperar aparelhos roubados ou furtados, também será divulgado com o apoio dos policiais.

Novo site da Funape prioriza experiência do usuário aposentado e pensionista

Portal foi reformulado pensando nas necessidades do seu público composto, em grande parte, por pessoas idosas que podem apresentar dificuldades de leitura e navegabilidade

Já está no ar a nova página da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores de Pernambuco (Funape), órgão vinculado à Secretaria de Administração do Estado (SAD), na internet. Com um visual mais leve, letras maiores e de fácil navegação, o site foi totalmente revisado pensando nas demandas do usuário que deseja saber mais sobre o atendimento e os serviços ligados ao Regime Próprio de Previdência Social de Pernambuco (RPPS/PE).

Ao acessar o portal www.funape.pe.gov.br, o servidor aposentado ou pensionista do Estado encontra informações destacadas sobre a Prova de Vida 2025, agências previdenciárias da Funape espalhadas por Pernambuco e canais de atendimento ao público. Ao longo do site, é possível acompanhar também notícias, os principais serviços prestados do órgão, verificar portarias, consultar processos, relatórios e outras atividades da Fundação.

“Atualizar e modernizar nossas formas de comunicação e atendimento está sempre no foco da gestão. Entendemos que há essa demanda do aposentado e pensionista que está cada vez mais conectado às novas tecnologias, mas existem também as limitações naturais do ser humano ao atingir os 60+, por exemplo. Desta forma, revisamos as nossas práticas para adaptar os meios de ofertá-las, promovendo a inclusão e a autonomia do público”, afirma a diretora-presidente da Funape, Katharina Florêncio.

As melhorias no site foram coordenadas pela Gerência de Governança e Controle Interno da Fundação que contou com o apoio e a colaboração de outros setores do órgão, como a Gerência de Tecnologia da Informação, a Unidade de Compras e Contratos e a Assessoria de Comunicação.

“Criar um portal de fácil acesso e onde o nosso público possa encontrar de maneira rápida as informações que precisa sobre aposentadoria e pensão fazem parte das boas práticas de gestão previdenciária. Isso melhora nossa avaliação junto às instituições de controle e a confiança do servidor aposentado e pensionista em nosso trabalho”, acrescenta a gestora.

*SERVIÇOS ONLINE* – no site da Funape é possível ainda realizar alguns atendimentos de maneira remota, sem precisar sair de casa. Isso acontece porque o órgão vem promovendo a digitalização dos seus serviços. Basta criar um cadastro como usuário externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e dar entrada em processos como Atualização de Dados Cadastrais, Fichas Financeiras, Isenção de Imposto de Renda, Reversão de Aposentadoria, Solicitar Valores Atrasados, entre outros.

Progresso lança nova linha de ônibus conectando Natal, João Pessoa e Campina Grande

A empresa de ônibus Progresso anunciou o lançamento de uma nova e aguardada linha, facilitando as viagens entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba. A partir de agora, passageiros poderão se deslocar de Natal a Campina Grande, com uma parada estratégica em João Pessoa, tornando o trajeto entre os estados ainda mais acessível e conveniente.

A iniciativa visa atender à crescente demanda por transporte rodoviário eficiente na região, oferecendo a confiabilidade e experiência da Progresso aos viajantes. Com a nova rota, a empresa reforça seu compromisso em proporcionar opções de viagem práticas e seguras. As passagens já estão disponíveis para reserva, e a expectativa é de grande procura por parte dos passageiros ansiosos por essa nova conexão.

Em Petrolina, ministro Silvio Costa Filho anuncia nova hidrovia do São Francisco

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou, nesta sexta-feira (13) a Nova Hidrovia do Rio São Francisco. Com 1.371 quilômetros de extensão navegáveis – de Pirapora, Minas Gerais (MG), a Juazeiro, Bahia (BA), e Petrolina, Pernambuco (PE) –, a hidrovia vai permitir o transporte de cargas do Centro-Sul ao Nordeste do país, de forma mais econômica e sustentável.

A projeção é de que, já no primeiro ano da retomada da navegação comercial, a movimentação de cargas pelo Rio São Francisco alcance 5 milhões de toneladas. O projeto também prevê integração com outros modais, como ferrovias e rodovias.

“Essa é uma pauta muito importante para o desenvolvimento do Nordeste, será muito estratégico para o desenvolvimento de toda a região. Em junho vamos assinar a delegação à Companhia das Docas do Estado da Bahia e iniciaremos os estudos técnicos ao lado da Infra SA”, detalhou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante a cerimônia, em Petrolina, ao informar sobre a descentralização da hidrovia para a Codeba.

“A Nova Hidrovia do São Francisco representa mais um avanço para a logística nacional, integrando regiões e promovendo um transporte mais limpo, eficiente e competitivo”, destacou o secretário Nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), Dino Antunes. Entre as cargas previstas, estão insumos agrícolas, gesso, gipsita, calcário, grãos, bebidas, minério e sal.

“Hoje, saímos muito animados com o anúncio da nova hidrovia do São Francisco porque sabemos como ela foi tão importante lá atrás para o desenvolvimento da nossa região. Com a nova hidrovia, a transnordestina e as obras rodoviárias, Petrolina vai crescer ainda mais”, ressaltou o prefeito de Petrolina, Simão Durando.

O anúncio da nova hidrovia foi prestigiado pelo prefeito de Juazeiro da Bahia, Andrei Gonçalves; o prefeito do Recife, João Campos; além do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho; o ex-senador Fernando Bezerra Coelho; o deputado federal, Fernando Filho; e os deputados estaduais, Antônio Coelho e Mário Ricardo.

Recife e Petrolina firmam parceria para fortalecer transformação digital nos serviços públicos

Prefeitura de Recife, através da Emprel, assina acordo com Prefeitura de Petrolina, que visa ampliar eficiência, inclusão digital e qualidade no atendimento remoto no Sertão

O prefeito do Recife, João Campos, esteve nesta sexta-feira (13) na Prefeitura de Petrolina para assinar, ao lado do prefeito Simão Durando, um Acordo de Cooperação Técnica entre a Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel) e o município sertanejo. O objetivo é promover a transformação digital nos serviços públicos, aumentar a eficiência administrativa e levar inclusão digital à população local.

“Assinamos um termo de cooperação para compartilhar a tecnologia entre as duas cidades. A Emprel, que é a empresa pública de informática do Recife, vai compartilhar as boas práticas e experiências aqui para Petrolina, que é a maior cidade do interior de Pernambuco”, destacou João Campos. “Vamos compartilhar essas experiências e, claro, também receber experiências positivas de Petrolina”, concluiu.

Pelo acordo, técnicos da Emprel irão apoiar a Prefeitura de Petrolina na identificação de necessidades, diagnóstico de serviços e implantação de soluções digitais, além de capacitação técnica presencial e remota. Já a Prefeitura de Petrolina se compromete a fornecer infraestrutura mínima, divulgar a parceria institucionalmente e garantir o respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A cooperação vai vigorar por 12 meses, podendo ser renovada.

O prefeito Simão Durando também celebrou a parceria. “Aqui é do litoral ao Sertão, trocas de informações, tecnologia e o que vier para ajudar nossa população. Estamos dispostos a parcerias. Quero agradecer muito ao prefeito do Recife, João Campos, que fez questão de vir a Petrolina para assinar este importante anúncio aqui. Obrigado e essa é a primeira de muitas”, disse.

O Recife tem se destacado nacionalmente na inovação pública, especialmente com a atuação da Emprel e da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia. A cidade é referência com o Conecta Recife, um super app e portal que engloba mais de 800 serviços públicos. Só em 2024, mais de 1,6 milhão de usuários cadastrados acessaram serviços como agendamentos de saúde, emissão de documentos e notificações pelo Conecta Zap, via WhatsApp, com envio de mais de 15 milhões de mensagens só naquele ano.

País afora, cidades já visitaram o Recife para conhecer essas boas práticas: além de Conecta Recife e sistemas de saúde digital, o modelo recifense de integração intermunicipal tem chamado atenção nacional.

NOVA HIDROVIA DO SÃO FRANCISCO E NOVAS CONEXÕES REGIONAIS – A visita de João Campos à cidade também coincidiu com a apresentação do projeto da Nova Hidrovia do São Francisco, que prevê investimentos em logística fluvial e maior integração entre o Centro-Sul e o Nordeste do país. Ainda nesta sexta-feira, foi anunciado o novo voo direto entre Salvador e Petrolina, fortalecendo as conexões aéreas no interior do Nordeste. “O anúncio feito hoje da nova hidrovia do São Francisco é a realização de um sonho de muitos anos. Um sonho de Paulo Coelho, de Nilo Coelho, mas principalmente do povo da região”, afirmou João Campos.

Além dos prefeitos do Recife e Petrolina, a atividade contou com a presença do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o ex-prefeito petrolinense, Miguel Coelho; dentre outras lideranças do estado.

Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

UPA 24h Petrolina amplia atendimento para crianças com síndromes respiratórias no Sertão

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) dá mais um importante passo na ampliação e interiorização de leitos pediátricos para o acolhimento de crianças com quadros de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), em Pernambuco. Nesta sexta-feira (13/06), a Unidade de Pronto Atendimento 24h, localizada no Sertão do Estado, abre 21 novos leitos para reforçar o enfrentamento à sazonalidade dos vírus respiratórios no Estado. O investimento do Governo do Estado para manutenção do funcionamento desses leitos será de R$ 1 milhão mensais.

Dedicada exclusivamente ao atendimento clínico de crianças de 0 a 14 anos com sintomas respiratórios, a nova estrutura contará com 10 leitos de observação para pacientes com quadros leves (classificados como verde) e 10 leitos destinados a crianças com sintomas moderados a intensos (classificados como amarelo). A unidade ainda contará com 1 leito equipado com suporte completo para monitoramento e estabilização de casos graves (classificados como vermelho).

“_É importante ressaltar que ainda estamos enfrentando uma alta circulação viral. As últimas semanas epidemiológicas apontam ainda para um crescimento da circulação viral, e precisamos continuar com as ações de prevenção que ajudam a diminuir a pressão assistencial neste momento. É importante reforçar que crianças que apresentem sintomas respiratórios não frequentem a escola, e que a gente também evite se deslocar, com crianças menores de 2 anos, para situações que possam trazer aglomeração de pessoas_”, destacou o secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral (SEGECG) da SES-PE, Anderson Oliveira. .

Além do reforço na estrutura, que funcionará 24 horas, a UPA Petrolina também ampliou a escala de profissionais na unidade, incluindo não apenas médicos, mas também profissionais de outras especialidades da saúde e áreas administrativas. Ao todo, foram contratados 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, maqueiros, porteiros e recepcionistas.

“Neste momento de emergência em saúde, a UPA une esforços à rede estadual para garantir o atendimento às crianças pernambucanas. Reforçamos nosso quadro de profissionais e garantimos insumos e estrutura de ponta para essa missão”, comentou a coordenadora geral da UPAE, Fátima Michelle.

Brejinho lança projeto “Brejinho Arborizado” e reforça compromisso com o meio ambiente

A Prefeitura de Brejinho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu início a uma importante ação em prol da sustentabilidade e da preservação ambiental: o projeto “Brejinho Arborizado”. A iniciativa tem como principal objetivo promover o reflorestamento urbano, incentivar a consciência ecológica e criar um ambiente mais saudável e agradável para a população.

O projeto é fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Câmara Municipal de Vereadores, reforçando o caráter coletivo e educativo da ação. Durante toda esta semana, foram realizadas palestras de conscientização ambiental, envolvendo diversos setores da sociedade, incluindo alunos, professores e profissionais da rede municipal de ensino, além de representantes de instituições locais.

As atividades culminaram com um amplo mutirão de plantio de árvores, espalhadas por diversos pontos da cidade, incluindo praças, avenidas, áreas públicas e principalmente os espaços escolares. A ação tem como meta fortalecer a cobertura vegetal da cidade, diminuir os impactos das ilhas de calor e estimular desde cedo o cuidado com o meio ambiente entre as crianças e jovens brejinhenses.

O prefeito Gilson Bento fez questão de participar da iniciativa e destacou o simbolismo e a responsabilidade que essa ação representa:

“A nossa gestão tem investido fortemente em obras e melhorias estruturais, mas também temos uma grande preocupação com o meio ambiente. Plantar árvores hoje é garantir um futuro melhor amanhã. É nosso dever deixar um município mais verde, saudável e consciente para as próximas gerações”, afirmou o gestor.

A secretária de Meio Ambiente Aurivoneide Santos, também ressaltou que o “Brejinho Arborizado” é apenas o começo de uma série de iniciativas voltadas à sustentabilidade que devem ser implantadas nos próximos meses.

O envolvimento da população, especialmente da comunidade escolar, mostra que quando poder público, instituições e sociedade civil caminham juntos, é possível transformar a cidade em um lugar mais equilibrado e comprometido com o futuro do planeta.

São José do Egito recebe nova UTI Móvel fruto da arrecadação do IPTU

O prefeito Fredson Brito realizou, nesta semana, a entrega de uma nova ambulância UTI Móvel para o município de São José do Egito. A entrega foi feita ao lado do secretário de Saúde, Dr. Hugo Rabelo, e do secretário de Finanças, Tarcízio Leite. O novo veículo é fruto de um esforço conjunto entre as secretarias de Saúde e Finanças, com recursos próprios provenientes da arrecadação do IPTU.

A aquisição da UTI Móvel representa um avanço importante para o atendimento de urgência e emergência no município, oferecendo mais segurança e estrutura adequada para o transporte de pacientes em situações críticas.

O prefeito Fredson Brito destacou o compromisso da gestão com a transparência e a boa aplicação dos recursos públicos:

“Essa ambulância é um exemplo claro de que o dinheiro do povo está sendo bem investido. A gente cobra o IPTU com responsabilidade e devolve em benefícios concretos para quem mais precisa. Transparência e compromisso com cada centavo público são marcas da nossa gestão.”

Já o secretário de Finanças, Tarcízio Leite, anunciou a prorrogação do prazo para o pagamento do IPTU:

“Entendemos a realidade da nossa população e, por isso, prorrogamos o pagamento do IPTU por mais 90 dias. Com responsabilidade fiscal, conseguimos fazer investimentos importantes como esse.”

O secretário de Saúde, Dr. Hugo Rabelo, reforçou que a atual gestão recebeu uma frota de ambulâncias sucateada e que a entrega da UTI Móvel marca uma virada na qualidade da estrutura de saúde:

“Recebemos uma frota totalmente deteriorada. Esta nova UTI Móvel é um passo importante na reconstrução da saúde de São José do Egito. Estamos colocando a casa em ordem e oferecendo o que a população merece: dignidade e atendimento de qualidade.”

A nova ambulância já está à disposição da rede municipal de saúde e será utilizada nos atendimentos de maior complexidade, fortalecendo o sistema de transporte de pacientes e salvando vidas.

Secretários e vereadores da base estiveram no ato de entrega do veículo.

Simão Durando anuncia novo terminal das barquinhas e área de lazer

Com investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões, o prefeito de Petrolina, Simão Durando anunciou a requalificação do tradicional Ponto das Barquinhas, às margens do Rio São Francisco. A obra prevê a construção de um moderno Terminal Fluvial, além de uma ampla área de lazer e convivência, somando cerca de 5 mil metros quadrados de espaço requalificado.

Os recursos são oriundos do Ministério do Turismo, por meio de articulação política do deputado federal Fernando Filho. O projeto contempla um mirante que funcionará como ponto de apoio para passageiros durante a espera pelo embarque, parque infantil com brinquedos e piso emborrachado, três quadras de areia, seis pergolados de eucalipto, áreas verdes com paisagismo, pavimentação em intertravado, além de iluminação em LED e acessibilidade em toda a estrutura.

O prefeito Simão Durando destacou que a obra representa um marco na cidade, garantindo maior conforto para a população que utiliza as barquinhas como meio de locomoção, além da valorização da orla do São Francisco e na promoção do turismo sustentável.

“Essa é uma intervenção que resgata a importância histórica do Ponto das Barquinhas e, ao mesmo tempo, aponta para o futuro. Estamos entregando um espaço moderno, seguro, acessível e acolhedor. Será um novo ponto de encontro para as famílias, para os trabalhadores ribeirinhos e para quem visita nossa cidade. É mais um passo no nosso compromisso de transformar Petrolina em uma referência de desenvolvimento com qualidade de vida”, afirmou o gestor.

Além de melhorar a estrutura para quem utiliza o transporte fluvial, o novo terminal se integra à proposta da gestão municipal de revitalizar espaços públicos, promover lazer e fortalecer a identidade cultural da cidade. A previsão é que as obras sejam concluídas ainda este ano.

PF prende ex-ministro Gilson Machado no Recife

O ex-ministro do Turismo Gilson Machado foi preso nesta sexta-feira (13) em Recife (PE), segundo o g1 apurou com investigadores.

Na última terça-feira (10), a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma manifestação para investigar o ex-ministro. No documento, a PGR também defendeu a determinação de busca e apreensão e quebra do sigilo telefônico e de mensagens de Gilson Machado.

Para a PGR e para a PF, havia indícios de que o ex-ministro do Turismo tentou emitir um passaporte português em maio de 2025 para que Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, deixasse o Brasil.