Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Prefeitura do Recife avança no processo de armamento da Guarda Municipal e anuncia credenciamento de psicólogos

Edital, publicado no Diário Oficial do último sábado (14), prevê um cadastro de 350 profissionais para exames de aptidão psicológica com vistas ao manuseio de armas de fogo

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Segurança (SEOPS), deu mais um passo no processo de armamento da Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) com o lançamento, no último sábado (14), do edital de credenciamento que prevê a contratação de psicólogos credenciados pela Polícia Federal para realização de exames de aptidão psicológica para manuseio de arma de fogo pelos agentes de segurança municipais.

O edital irá credenciar 350 profissionais, que ficarão aptos a ser convocados para realizar a aplicação e análise de testes psicológicos (psicométricos, projetivos e expressivos), realizar entrevista individual e emitir laudo técnico com parecer conclusivo (apto ou inapto) sobre os agentes da GCMR em treinamento,  de acordo com a Lei nº 10.826/2003 e normativas da Polícia Federal. Esse tipo de contratação funciona da seguinte maneira: os psicólogos são credenciados e passam a pertencer a um banco de profissionais aptos a prestar serviço para a Prefeitura do Recife, sendo chamados, por meio de sorteio, à medida da necessidade da gestão.

“A avaliação psicológica realizada por um profissional capacitado, além de ser uma exigência legal, é fundamental para a segurança da população e do próprio guarda municipal que venha a portar uma arma de fogo. O trabalho de um agente de segurança naturalmente já requer equilíbrio para lidar com situações desafiadoras, e nesta condição, ainda mais”, explica Alexandre Rebêlo, secretário de Ordem Pública e Segurança do Recife.

O profissional interessado em se credenciar precisa acessar o site www.licitardigital.com.br, dentro da opção: Adesão – Adesão fornecedor, e seguir o passo a passo indicado no edital, disponível no Diário Oficial do Município do dia 14 de junho de 2025. O credenciamento ficará aberto por 30 dias a contar da data de publicação do edital.

ARMAMENTO – O processo que possibilitará a utilização de armas de fogo pela Guarda Civil Municipal de Pernambuco (GCMR) prevê a celebração de convênio entre a Prefeitura do Recife e a Polícia Federal, que exige que o município tenha corregedoria e ouvidoria específicas para a Guarda Municipal instaladas. Além disso, é necessário realizar avaliação psicológica e capacitar os agentes considerados aptos para o manuseio das armas. No Recife, o armamento irá começar pelo Grupo Tático de Operações (GTO) da GCMR. Importante destacar que todo agente público de segurança armado na capital utilizará também uma bodycam.

20º São João da Pessoa Idosa do Recife acontece nesta terça-feira (17)

O evento da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife será realizado no Classic Hall. A festa vai ser gratuita 

O 20º São João da Pessoa Idosa do Recife, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, será realizado nesta terça-feira (17), das 14h às 17h, no Classic Hall. O evento, gratuito e aberto ao público, vai receber integrantes dos diversos grupos de convivência da capital pernambucana e de outros municípios. A expectativa é de um público de mais de 7 mil pessoas.

A festa será promovida em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR). Pela primeira vez, os presentes vão poder conferir a coroação da Rainha e do Rei do Milho da Pessoa Idosa – Maria Isabel de Araújo, 75 anos, do Grupo Velha Guarda de Areias, e Leonardo Bezerra dos Santos, de 64 anos, do Grupo Viver a Vida de Campina do Barreto. Eles foram escolhidos em concurso inédito realizado no Compaz Eduardo Campos no último dia 10 de junho.

Na programação: Quadrilha “Matuta Arrepiar da Iputinga”, Os Tangarás e Josildo Sá. Para o secretário de Direitos Humanos do Recife, Marco Aurélio Filho, faz parte do papel do poder público promover atividades culturais voltadas para quem tem mais de 60 anos. “Recife está entre as cinco capitais do país com maior número de pessoas idosas. Por isso, oferecer lazer, cultura e momentos de convivência como o 20º São João da Pessoa Idosa do Recife é parte fundamental do nosso trabalho na Secretaria de Direitos Humanos e Juventude que conta com a Gerência da Pessoa Idosa. Celebrar as tradições fortalece os vínculos, valoriza a cultura e faz muito bem para a saúde emocional e mental das pessoas idosas”, comentou ele.

Programação:

13h – Abertura dos Portões 

14h – Apresentação da Quadrilha “Matuta Arrepiar da Iputinga” 

14h30 – Coroação da Rainha e Rei do Milho do São João da Pessoa Idosa 

15h – Os Tangarás 

16h – Josildo Sá 

Arcoverde recebe o projeto itinerante Patrimônios de Pernambuco

Ação formativa faz parte do Programa de Educação Patrimonial da Fundarpe e circulará por cidades das quatro macrorregiões do Estado

O município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó de Pernambuco, será o próximo ponto de parada da 2ª edição do projeto itinerante Patrimônios de Pernambuco, com instalações no Espaço Cultural Mauro Mota. A ação, que é composta por uma exposição e atividades formativas, faz parte do conjunto de iniciativas que consolidam o decreto do Governo do Estado que instituiu o Programa de Educação Patrimonial da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), por meio da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural.

O evento de abertura da exposição em Arcoverde acontecerá na próxima terça-feira (17/06), às 19h, com a presença dos técnicos André Cardoso e Rivaldo Casado da Fundarpe, na faculdade Aesa, e contará com a apresentação do grupo local Coco Fulô do Barro. A exposição tem o objetivo de ampliar o alcance das ações de identificação e proteção de referências culturais nas cidades, através da interiorização das políticas de preservação cultural do Estado. Em Arcoverde, a visitação acontecerá gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábado e domingo, das 8h às 12h, até o dia 29 de junho.  

Após passar por Arcoverde, o projeto itinerante Patrimônios de Pernambuco segue para o município de São João, no Agreste Meridional, entre os dias 02 e 13 de julho; São José do Belmonte, no Sertão Central, entre os dias 15 de julho e 03 de agosto; em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, entre os dias 05 e 24 de agosto; Petrolândia, no Sertão de Itaparica, entre os dias 26 de agosto e 14 de setembro; em Belo Jardim, no Agreste Central, entre os dias 17 de setembro e 05 de outubro; São José do Egito, no Sertão do Pajeú, entre os dias 08 de outubro e 02 de novembro; Jaboatão dos Guararapes, entre os dias 05 e 23 de novembro, e com encerramento em Olinda, entre os dias 25 de novembro e 04 de janeiro, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

A exposição foi construída a partir da publicação digital da cartilha “Patrimônios de Pernambuco: Materiais e Imateriais” (link para acesso aqui), em comemoração aos 50 anos da Fundarpe, com lançamento no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), em 2023. A mostra é composta por painéis com textos e imagens, vídeos e quebra-cabeças dos Patrimônios de Pernambuco, que geram interatividade com os visitantes. O espaço tem caráter educativo e visa difundir a diversidade dos bens culturais reconhecidos, além de estimular ações de preservação e salvaguarda de outros bens ainda não identificados.

 

MÓDULOS DA EXPOSIÇÃO – A Exposição é composta por painéis com textos, imagens e vídeos referentes às categorias de Patrimônio Cultural de Pernambuco: Material, Imaterial, Vivo e Ferroviário. A interatividade na exposição é garantida pelos quebra-cabeças do Patrimônio Cultural, pelo vocabulário da preservação, pelos QR-Codes que direcionam o visitante a mais informações e pelo painel interativo onde os visitantes poderão compartilhar suas impressões e suas outras referências culturais. A mostra conta com recursos de acessibilidade, incluindo tradução em Libras, braille e audiodescrição dos conteúdos e legenda nos vídeos.

 

São cinco painéis: o primeiro, de abertura, traz informações sobre a exposição e a atuação da Fundarpe. O segundo faz referência ao Patrimônio Cultural Material, com informações sobre os bens materiais protegidos em Pernambuco e as formas de preservação. O terceiro apresenta um conteúdo sobre o Patrimônio Cultural Imaterial e a Política de Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco, ressaltando sua importância para a salvaguarda dos bens imateriais em Pernambuco. O quarto painel é voltado a apresentar informações sobre o Patrimônio Ferroviário de Pernambuco, mostrando a distribuição geográfica da rede e seus elementos.

O último painel apresenta um mapa onde estão localizados os bens culturais protegidos em Pernambuco, com todas as 12 regiões de desenvolvimento e seus respectivos municípios. No outro lado do painel, os visitantes são convidados a compartilhar suas próprias referências culturais, uma vez que o objetivo da exposição é, não apenas apresentar o que já é oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural, mas incentivar o público para que reconheça e valorize os bens culturais de suas próprias cidades.

O vocabulário da preservação complementa a exposição. São placas, afixadas no alto, entre os painéis, que trazem informações sobre termos e conceitos relacionados ao universo do Patrimônio Cultural, tais como preservação, salvaguarda, educação patrimonial, dentre outros. A interatividade na exposição é reforçada com os quebra-cabeças do Patrimônio Cultural, que são divididos nas categorias de Patrimônio Material, Imaterial, Ferroviário e Patrimônios Vivos, e contam com peças que remetem aos bens e detentores de saberes populares, com informações sobre sua história e valor cultural.

FORMAÇÃO – Além da exposição, a ação itinerante promove a formação “Metodologias participativas de identificação, estudos e difusão de referências culturais” em cada cidade por onde passa, voltada para o público de professores, gestores e interessados no tema, buscando compartilhar orientações e promover metodologias participativas para identificar, pesquisar e proteger referências culturais. Essa ação atende à necessidade de expandir as iniciativas formativas, multiplicar parcerias e fortalecer os processos de identificação e proteção cultural, conectando a Fundarpe a experiências de Educação Patrimonial já existentes.

A facilitação da formação será dos técnicos André Cardoso e Rivaldo Casado, do Núcleo de Educação Patrimonial da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe. O encontro terá início com a acolhida dos participantes, momento em que serão apresentados os objetivos da formação e promovida a integração entre todos os presentes. Em seguida, será realizada uma sensibilização para a percepção de referências culturais, utilizando dinâmicas de grupo para estimular o olhar atento e reflexivo dos participantes.

Após essa introdução, serão discutidos conceitos relacionados ao Patrimônio Cultural, abrindo espaço para que os participantes pratiquem a identificação e a seleção de referências culturais em seus contextos. Serão também sugeridas maneiras de divulgar os resultados da pesquisa participativa, como publicações, exposições e outras formas de compartilhamento.

Na sequência, o grupo será incentivado a desenvolver experiências de identificação e difusão de referências culturais em suas próprias comunidades, com o compromisso de posteriormente compartilhar os trabalhos realizados e as vivências adquiridas com a Fundarpe. A formação será concluída com uma visita mediada à Exposição Patrimônios de Pernambuco, oportunidade em que os participantes serão convidados a multiplicar o conhecimento adquirido, mobilizando outros grupos para também conhecerem a mostra.

Prefeitura do Recife promove ação para reconhecimento de união estável no Compaz do Ibura

Iniciativa gratuita, que será realizada nesta terça-feira (17), vai beneficiar mais de 60 casais, assegurando direitos e cidadania para quem mais precisa

No mês dos namorados, a Prefeitura do Recife, por meio do Núcleo de Mediação de Conflitos da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, promoverá uma grande ação de reconhecimento de união estável. A iniciativa será realizada nesta terça-feira (17), no Compaz Paulo Freire, no bairro do Ibura, das 10h às 12h. O objetivo é garantir o reconhecimento legal da união estável de casais do Ibura e região que vivem juntos de forma contínua e com intenção de constituir família. Com isso, os casais passam a ter acesso a direitos como previdência, partilha de bens, inclusão em planos de saúde e outros benefícios.

Mais de 60 casais, que se inscreveram previamente no Núcleo de Mediação de Conflitos, serão contemplados. “Essa é uma ação coletiva, social e inclusiva, que oferece a casais em situação de vulnerabilidade a chance de regularizar gratuitamente sua união, garantindo dignidade, segurança jurídica e acesso a direitos. Com o apoio de instituições públicas e órgãos de justiça, buscamos democratizar o acesso à cidadania e fortalecer os vínculos familiares e comunitários”, declarou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho. 

A ação acontece por meio de parcerias com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, através do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC); Centro Universitário do Recife (UNIPESU); e Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz (SECPAZ). Para o secretário de Cidadania e Cultura de Paz do Recife, Túlio Arruda, a iniciativa cumpre um papel importante na garantia de direitos. “O reconhecimento de união estável tem um valor simbólico e prático muito importante. Ele assegura direitos, fortalece os laços afetivos e reforça o compromisso do poder público com uma cidadania mais justa e acessível. Levar esse tipo de ação aos territórios, de forma acolhedora e com acesso facilitado, é uma das grandes missões dos Compaz”, destacou ele. 

Os beneficiados pelo reconhecimento de união estável também terão acesso a outros serviços, durante a manhã, no Compaz Paulo Freire. São eles: orientações jurídicas, atendimento do PROCON-Recife, acolhimento psicológico, orientações sobre saúde preventiva, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e atendimentos de fisioterapia e nutrição.

Programação:

Local: Auditório do Compaz (2º andar, Biblioteca da Paz)

  • 10h – Acolhimento dos casais e convidados
    Responsável: Equipe de Mediação de Conflitos

  • 10h10 – Apresentação musical (TJPE)

  • 10h20 – Falas institucionais:

    • Secretaria de Direitos Humanos

    • Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz

    • UNIPESU

    • Tribunal de Justiça de Pernambuco

  • 11h20 – Apresentação musical (TJPE)

  • 11h40 – Assinatura dos termos de união estável

  • 11h40 – Sessão de fotos no espaço instagramável (Sala Multiuso 2)

  • 12h30 – Encerramento

 

Dr. Ismael adquire carro 0km para Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde

A Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde recebeu, nesta segunda-feira (16), um novo veículo 0km. O carro, uma Fiat Toro cabine dupla, foi adquirido com recursos próprios da gestão municipal e representa mais um investimento voltado à melhoria da infraestrutura e da capacidade de atendimento à população.

A entrega foi realizada em frente à sede da Prefeitura, com a participação de servidores, autoridades e moradores. Durante o ato, o prefeito Dr. Ismael destacou a importância da aquisição para reforçar os serviços operacionais de diferentes secretarias.

Além da entrega do novo veículo, o prefeito também anunciou a chegada de mais três automóveis que serão incorporados à frota municipal nos próximos meses. Outro compromisso reforçado na ocasião foi a compra de um ônibus específico para o TFD.

“Essa aquisição reforça o quanto temos trabalhado para a melhoria dos serviços públicos e a qualidade de vida da nossa população. Esse carro não é alugado. É realmente do povo. Estamos investindo de forma planejada para garantir mais estrutura, segurança e eficiência no atendimento às demandas do município”, afirmou o prefeito.

São João de Arcoverde 2025 segue com programação histórica e reafirma eficiência da gestão do Prefeito Zeca Cavalcanti

A segunda noite do São João de Arcoverde 2025, neste sábado(15), consolidou ainda mais o sucesso da festa que já se destaca como uma das maiores do interior de Pernambuco. A programação do Polo Multicultural trouxe ao palco atrações que reforçam a diversidade e a força da cultura nordestina.

A abertura da noite ficou por conta de Ciro Santos, sanfoneiro da terra, que pela terceira vez integra a grade oficial do São João de Arcoverde. O artista aqueceu o público com seu repertório de forró. Em seguida, Dorgival Dantas subiu ao palco e emocionou a todos com clássicos do forró romântico. Um dos momentos mais celebrados da apresentação foi a participação de Caíke Souza, jovem talento de Arcoverde, que dividiu os vocais com o artista nacional.

O encerramento ficou por conta de Flávio José, que trouxe ao público sucessos que marcam gerações. O cantor lembrou que sua última apresentação em Arcoverde aconteceu durante uma gestão anterior do prefeito Zeca Cavalcanti e fez questão de registrar o momento em tom de homenagem: “Vinha pensando: quando é que Zeca volta para eu voltar também?”, declarou.

A estrutura montada pela gestão municipal garantiu conforto, segurança e acessibilidade ao público, mesmo com o grande volume de pessoas. O esquema de segurança, desenvolvido em parceria com órgãos estaduais e municipais, segue garantindo tranquilidade a moradores e visitantes. Com programação diversificada e planejamento, o São João de Arcoverde segue impulsionando a economia local e fortalecendo o calendário cultural da cidade.

Comitiva de políticos brasileiros deixa Israel pela fronteira com a Jordânia

G1 – A Confederação Nacional de Municípios confirmou que uma comitiva de políticos brasileiros deixou Israel e chegou em segurança à Jordânia, nesta segunda-feira (16).

De acordo com as informações divulgadas, o grupo ultrapassou a fronteira terrestre entre os dois países de ônibus, na manhã desta segunda (horário de Brasília).

Segundo apurou a GloboNews, a previsão é que nove integrantes do grupo embarquem rumo ao Brasil em um jato particular, organizado pelo prefeito de João Pessoa (PB). Os demais devem pegar um voo comercial para o Rio de Janeiro (RJ).

O grupo deixou o território israelense em razão do conflito entre Israel e Irã. Os ataques entre os países continuam nesta segunda-feira. Explosões foram registradas em Tel Aviv e Jerusalém.

Veja a lista de integrantes da comitiva:

  1. Álvaro Damião Vieira da Paz – prefeito de Belo Horizonte (MG)
  2. Cícero Lucena – prefeito de João Pessoa (PB)
  3. Welberth Porto – prefeito de Macaé (RJ)
  4. Johnny Maycon – prefeito de Nova Friburgo (RJ)
  5. Claudia da Silva – vice-prefeita de Goiânia (GO)
  6. Janete Aparecida Silva Oliveira – vice-prefeita de Divinópolis (MG)
  7. Márcio Lobato Rodrigues – Secretário de Segurança Pública de Belo Horizonte (MG)
  8. Davi de Mattos Carreiro – chefe executivo do Centro de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Segurança Pública do Rio de Janeiro (Civitas)
  9. Gilson Chagas – secretário de Segurança Pública de Niterói (RJ)
  10. Francisco Vagner Gutemberg de Araújo – secretário de Planejamento de Natal (RN)
  11. Flavio Guimarães Bittencourt do Valle – vereador do Rio de Janeiro (RJ)
  12. Francisco Nélio – tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM)

Crônica de Ademar Rafael: E que lições

E QUE LIÇÕES

Tenho o hábito de presentear as pessoas com livros mas receber livros de presente é algo que me deixa muito feliz. Primeiro pelo gesto e segundo pela certeza que temos sempre o que aprender. Recentemente meu genro Alan me presenteou com o livro “As seis lições” de autoria do economista Ludwig Von Misses, que nasceu em 1881 em Lviv- Império Austro-Húngaro. A obra foi editada com o conteúdo de palestras na Universidade de Buenos Aires – UBA em 1959.

Neste livro o pensador discorre sobre Socialismo, Capitalismo, Intervencionismo, Inflação, Investimento estrangeiro e Política e ideias de forma densa e com argumentação perfeita, diferente das abordagens sobre estes mesmos temas nos dias atuais. A abordagem tem perfeita sintonia com a linha de pensamento da Escola Austríaca de Economia também conhecida como Escola de Viena uma vez que se alicerça na corrente econômica que defende a liberdade individual e o livre mercado.

É importante ressaltar que os fundamentos defendidos pela referida escola possuem argumentação e lógica, diferentes da visão míope da atualidade que tenta levar a superficial leitura de direita x esquerda para o mundo da economia. As principais características de Escola de Viena são: “Individualismo Metodológico; Livre Mercado; Teoria do Valor; Ciclos Económicos e Ação Humana”. Percebam que são temas diversificados que se unem para formar uma teoria com profundidade em cada variável e não com a superficialidade que tentam imprimir os “falsos gurus” de plantão, principalmente nos “Podcasts” bancados por interesses impublicáveis.

Entre os economistas da Escola Austríaca de Economia destacamos seu fundador Carl Menger, com sua significativa contribuição para teoria da oferta e da demanda; Ludwig Von Misses, com sua respeitada obra  “Socialismo: Uma Análise Econômica e Sociológica“, de 1922 e Friedrich Hayek, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 1974 e defensor da liberdade individual e do livre mercado. Viva os bons livros.