Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Prefeita Pollyanna recebe senador Fernando Dueire em Sertânia para discutir parcerias e o futuro do município

A prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu, recebeu neste sábado (28) a visita do senador Fernando Dueire. O parlamentar esteve na cidade para dialogar sobre projetos, apresentar soluções e fortalecer parcerias que possam contribuir com o desenvolvimento do município.

Durante o encontro, o senador destacou seu compromisso em ajudar Sertânia e reconheceu o potencial da prefeita Pollyanna. “Ela é uma gestora de grande capacidade, sabe reunir as pessoas certas e tem um nome muito positivo. A própria governadora Raquel Lyra sempre fala muito bem da prefeita Pollyanna”, ressaltou Dueire.

A reunião teve como foco discutir ações que possam impulsionar o desenvolvimento de Sertânia, com investimentos, projetos e articulações em benefício da população. O senador se colocou à disposição para colaborar e construir soluções junto à gestão municipal, visando um futuro ainda melhor para o município.

Delegada Gleide Ângelo encerra mês junino com ampla presença na Região Metropolitana

O mês de junho foi de presença marcante da deputada Delegada Gleide Ângelo em diversos pontos da Região Metropolitana. A parlamentar esteve presente em festejos juninos de diversos bairros do Recife, como Ibura, Cardoso, Casa Amarela, Bomba do Hemeterio, IPSEP — sempre prestigiando as atrações culturais e fortalecendo laços com a população. “É sempre emocionante ver a diversidade da nossa cultura, do nosso Pernambuco! E os polos descentralizados promovidos pelo prefeito João Campos, levam essa variedade para pertinho da casa de milhares de homens e mulheres, com atrações de qualidade e muita alegria!”, destacou.

A agenda junina da parlamentar também percorreu outras cidades e a Delegada prestigiou o São João no Nascedouro de Peixinhos, em Olinda, no litoral do Paulista,
em Jaboatão Velho, Abreu e Lima — além das cidades de Lagoa do Carro e Limoeiro, no agreste, onde celebrou o tradicional São João da Rua da Alegria. “É assim, juntando forças, que vamos continuar com nosso trabalho cuidando da mulherada e de quem mais importa!”, celebrou a parlamentar, que prosseguiu: “Estar presente nessa pluralidade de lugares também é reafirmar meu compromisso com cada homem e mulher do nosso Pernambuco. Investir e celebrar a cultura também é fortalecer essa identidade, e é por isso que faço questão de estar junto — ouvindo, conversando e prestando contas. Cada arraial, cada quadrilha, cada lugar que visitei nesse ciclo junino fortalece meu propósito de seguir fazendo meu trabalho ao lado dos pernambucanos e pernambucanas”.

 

Simão Durando cobra transparência e divisão justa para municípios na concessão bilionária da Compesa

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, fez um apelo público por mais transparência e distribuição correta dos investimentos oriundos da futura concessão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Avaliada em aproximadamente R$ 12 bilhões, a negociação está sendo conduzida pelo Governo do Estado, mas não há detalhes públicos suficientes sobre a forma como os recursos serão distribuídos entre os municípios.

O gestor sertanejo destacou que Petrolina, a terceira maior cidade de Pernambuco e uma das que mais cresce no Nordeste, não pode ser tratada como coadjuvante nesse processo. “Somos uma cidade estratégica para o desenvolvimento da região. Não queremos privilégios, mas é inadmissível que Petrolina, à beira do Rio São Francisco e ainda com graves problemas de abastecimento de água e saneamento, receba menos do que merece”, afirmou o prefeito.

Segundo ele, a população convive diariamente com a escassez de água e com o esgoto a céu aberto, problemas que, para serem resolvidos, demandam investimentos robustos e urgentes. “A Compesa vai passar para a iniciativa privada, e o valor da concessão será histórico. Mas até agora, pouco se sabe sobre quanto irá para cada cidade. Isso é preocupante”, alertou.

Simão reforçou que a gestão continuará mobilizada, cobrando do Governo do Estado um tratamento justo e a apresentação clara dos critérios utilizados para a divisão dos recursos. “Petrolina não vai aceitar injustiça. O nosso povo merece respeito, e nós vamos lutar até o fim para garantir que os recursos cheguem a quem realmente precisa”, concluiu.

Marconi Santana se reúne com o Senador Fernando Dueire e garante novas ações para Flores nas áreas de saúde e infraestrutura

O secretário de Governo do município de Flores, Marconi Santana, esteve reunido nesta segunda-feira (30) com o Senador da República, Fernando Dueire, em mais um importante momento de articulação política em favor do povo florense.

Durante o encontro, realizado no gabinete do parlamentar, o Senador reafirmou seu compromisso com o município e colocou sua estrutura à disposição da gestão municipal, demonstrando mais uma vez sensibilidade e atenção às demandas da cidade.

Graças à atuação firme e ao prestígio político de Marconi, Flores será contemplada com novas ações nas áreas da saúde e da infraestrutura, por meio de recursos que já começam a ser viabilizados com o apoio direto do Senador.

“Fernando Dueire é um parceiro leal, que sempre nos recebe de portas abertas e entende a importância de investir nos municípios do interior. Com sua colaboração, vamos avançar ainda mais em áreas essenciais para a população de Flores”, destacou Marconi Santana.

A visita consolida o trabalho articulado que Marconi vem realizando junto às lideranças políticas em Brasília, buscando constantemente parcerias e investimentos que contribuam com o desenvolvimento do município.

Prefeitura de Caruaru comemora números positivos da Central Sustentável no festejos juninos

Mais de 350 toneladas de lixo e reciclagem foram coletadas durante o período de São João

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, contabilizou de forma positiva o resultado da limpeza durante o período do São João 2025, que começou desde o São João na roça, no mês de abril, e finalizou no último sábado (28).

Foram mais de 250 toneladas (251,670) de lixo domiciliar coletado no Pátio de Eventos, Estação e entornos. No Alto do Moura, o lixo domiciliar coletado ultrapassou as 100 toneladas (100,920), somando 352,59 toneladas de lixo coletadas no período de festa.

A Central Sustentável foi um dos suportes necessários para a época, visto que, por conta da quantidade de bebida e comida consumidas no evento, os agentes de limpeza envolvidos neste processo conseguem recolher e reaproveitar latinhas, garrafas pet, plástico, vidro e alumínio, além de mandar para reciclagem, beneficiando o meio ambiente, e lucrar através deste trabalho.

“A gente fica feliz com o balanço feito neste São João de 2025, desde a roça até o Pátio de Eventos. Esse é um trabalho árduo que foi feito a muitas mãos e com resultados positivos. Trabalhar para melhorar a limpeza da cidade, sobretudo no São João, demanda uma força-tarefa para oferecer o melhor a quem já é da cidade e para quem visita Caruaru de todo lugar do mundo. Finalizar o mês de junho com saldo positivo é animador e nos encoraja a melhorar cada vez mais”, destacou o secretário de serviços públicos, Vital Florêncio.

Entrega da requalificação e ampliação da Escola Municipal Abílio Camilo

A semana começa de forma especial para a comunidade do Sítio Papa-Terra com a entrega oficial da requalificação e ampliação da Escola Municipal Abílio Camilo Valença! Esta é mais uma grande obra realizada pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que reafirma o compromisso com a valorização da educação do campo e com o futuro das nossas crianças.

Com a requalificação, a escola ganha uma nova estrutura, com mais conforto e segurança para professores e toda a equipe escolar.

Álvaro Porto destaca autonomia como principal marca da atuação do Legislativo no 1º semestre

Ao fazer um balanço das atividades do primeiro semestre de 2025, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto PSDB), destaca que, além de aprovar projetos importantes para o povo de Pernambuco, o Parlamento marcou posição no exercício de suas atribuições de forma dinâmica e independente. “A Casa solidificou sua autonomia e seguiu fortalecida por meio do empenho dos deputados e deputadas, que se mantiveram atentos às prerrogativas de legislar e fiscalizar”, ressaltou.

A Alepe encerrou os trabalhos legislativos deste período com um total de 105 reuniões plenárias realizadas, entre ordinárias, extraordinárias e solenes. Sessenta e nove matérias se tornaram leis e 30 resoluções foram aprovadas, segundo relatório produzido pela Mesa Diretora da Casa.

“A Casa se mobilizou para analisar, votar e aprovar, nas comissões e no plenário, os textos de interesse dos pernambucanos, a exemplo do que garantiu paridade salarial para policiais civis aposentados, do que tratava do reajuste salarial dos professores da rede estadual e ainda do que instituiu medidas que alteraram e tornaram mais justo o regulamento do Programa Ganhe o Mundo”, disse.

Lembrando as divergências que ocorreram entre os representantes do Legislativo e o Governo do Estado, Porto enfatizou a disposição da Alepe para o debate. “A relação com os demais poderes e sociedade foi e continuará a ser preservada. Ainda que existam diferenças, situação comum no exercício da política, há disponibilidade para o diálogo e construção de entendimento”.

O presidente também salientou que “a sustentação de uma relação institucional com os outros poderes deve ser feita de forma respeitável, reconhecendo a independência e o papel que a Constituição reserva a cada um”.

Números – Segundo o relatório da Mesa Diretora, foram aprovados ainda oito projetos de lei ordinária e um projeto de lei complementar que ainda aguardavam a sanção do Poder Executivo, dentro do prazo constitucional, na ocasião do encerramento das atividades legislativas. Dentre as resoluções aprovadas, uma se refere à indicação governamental para o cargo de diretor-presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro).

A Casa registrou ainda um total de 590 iniciativas legislativas. Desse montante, 513 são projetos de lei ordinárias, 63 são projetos de resolução e cinco são propostas de emenda constitucional. A maioria das proposições teve origem no próprio Poder Legislativo: 94,41% do total (557 proposições). O Poder Executivo contribuiu com 18 proposições, e as demais matérias tiveram origem no Judiciário (9), na  Defensoria Pública (1), no Ministério Público (3) e no Tribunal de Contas (2).
No exercício da prerrogativa de fiscalização, o parlamento encaminhou 4.199 proposições de indicações e requerimentos. Desse total, foram aprovados 121 requerimentos e deferidas 66 indicações.

A Alepe também prestou homenagens a personalidades e entidades que se destacaram em suas áreas de atuação. Foram 19 títulos de Cidadão Pernambucano, cinco indicações para obtenção do registro de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco e dois títulos honoríficos de capital. Ainda segundo o relatório, atualmente, a Casa conta com uma comissão especial em funcionamento (para celebrar o bicentenário da Polícia Militar) e vinte e cinco frentes parlamentares ativas. (Com informações da comunicação da Alepe).

Foto: Lucas Patrício

Prefeitura de Garanhuns entrega requalificação da Escola João Pessoa, respeitando a história e priorizando o bem-estar dos estudantes

 
A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou à população mais uma importante obra de requalificação na Rede Municipal de Ensino. Desta vez, a Escola Municipal João Pessoa — a mais antiga do município — passou por uma reestruturação, com foco no bem-estar das 113 crianças matriculadas e na preservação da identidade histórica do prédio.

Localizada no bairro do Magano, a unidade recebeu uma série de melhorias estruturais e funcionais, que garantem mais conforto, segurança e qualidade no ambiente escolar. Entre as principais intervenções, estão a reforma da cozinha e dos banheiros, reforço da estrutura original, instalação de cerâmica e PVC nas salas de aula, pintura completa e construção de uma nova coberta para o espaço de recreação.

O prefeito Sivaldo Albino destacou a importância de preservar a estrutura histórica ao promover melhorias: “Em uma visita que fizemos a esta unidade percebemos que eram necessárias melhorias e que esse trabalho precisava ser feito preservando toda essa estrutura. Agora poderemos continuar com nosso ensino de qualidade em um ambiente acolhedor.”

“Este é um verdadeiro patrimônio histórico do município, há mais de 90 anos sendo símbolo de Educação, cidadania e transformação social. Com a requalificação, reiteramos o nosso compromisso com a educação de qualidade, em que nossas crianças tenham o acesso à um ambiente mais seguro e acolhedor”, afirmou Adryelle Cardeal, gestora da escola.

O secretário executivo de Educação, Carlos Barros, também reforçou o compromisso com a equidade na rede municipal: “Essa escola em breve completa um século e foi requalificada com todo respeito e sensibilidade. A gestão municipal continua cuidando de todas as escolas e das creches, seja na cidade, no campo ou nas comunidades quilombolas, com olhar de equidade.”

Fotos: Jorsuey Correia

Itapetim celebra segunda noite do São Pedro com Brasas do Forró e Walkyria Santos

Neste domingo, 29 de junho, Dia de São Pedro, Itapetim celebrou a segunda noite da programação do São Pedro 2025, com shows que animaram o público na Praça Poeta Rogaciano Leite. A noite contou com apresentações do artista local Alex Sanfoneiro e Forró da Gente, Brasas do Forró e da cantora Walkyria Santos, que encerrou o evento com um grande show.

A prefeita Aline Karina, o vice-prefeito Chico, e diversas autoridades estiveram presentes, entre elas o prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, o prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, o presidente da Câmara de São José do Egito, Romerinho, e o secretário de Cultura de Brejinho, Cláudio Costa. Vereadores, secretários e diretores municipais também prestigiaram o evento.

A programação do São Pedro de Itapetim segue nesta segunda-feira, 30 de junho, com o encerramento da festa. As atrações da noite são Monique D’Angelo, Tropykália e Natanzinho L

AGU alerta Lula sobre risco político com o Congresso em ação sobre IOF

CNN – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu um alerta do advogado-geral da União, Jorge Messias, sobre os riscos políticos de um eventual enfrentamento ao Congresso Nacional com o ingresso de uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para contestar a derrubada do decreto que aumentava o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

O argumento é de que, como o Psol se antecipou, a AGU já será intimada pelo STF a se manifestar e marcar a posição do governo. Faz parte do rito.

Uma conversa entre Lula e Messias teria ocorrido na última quinta-feira (26), após a Câmara dos Deputados e o Senado terem imposto uma derrota ao governo, com a rejeição do decreto.

Apesar do apoio da ala política e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que se viram expostos com a derrota no Legislativo, a posição da AGU é por mais cautela diante do risco político de enfrentamento direto com o Congresso.

Na semana passada, Messias sinalizou ter pedido informações à Fazenda para “embasar os estudos” sobre a judicialização do caso.