Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Prefeitura de Caruaru divulga lista de crianças contempladas com vagas nos CMEIs no site “Creche Fácil”

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), divulgou, nesta segunda-feira (31), no site “Creche Fácil”, mais uma lista oficial de crianças contempladas com vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O resultado pode ser consultado pelos responsáveis no site: https://crechefacil.caruaru.pe.gov.br

Ao todo, foram contempladas 59 novas vagas e 15 transferências. Os responsáveis devem efetivar as matrículas das crianças presencialmente na unidade contemplada, no período de 01 a 04 de julho. Para isso, será necessário apresentar os seguintes documentos:

Do estudante (cópia):
1. Certidão de nascimento e/ou RG;
2. CPF:
3. Cartão do SUS:
4. Cartão de vacinação da criança atualizado;
5. Cartão do Bolsa Família (caso seja beneficiário);
6. Comprovante de tipagem sanguínea – Fator RH
7. 2 fotos 3×4;
8. Laudo médico para estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades ou Superdotação.

Pais ou responsáveis (cópia):
1. RG;
2. CPF:
3. Comprovante de residência com CEP.

O site “Creche Fácil” foi criado para dar mais transparência ao processo de matrícula nas creches municipais, um canal oficial onde os pais e responsáveis podem realizar os cadastros, acompanhar as solicitações com praticidade e a lista das crianças contempladas com vagas nas creches. A Seduc reforça a importância de realizar a matrícula dentro do prazo estipulado para garantir a vaga. O processo é fundamental para proporcionar uma educação de qualidade para as crianças da rede municipal.

Novo sistema viário do Cais José Estelita entra em funcionamento nesta quarta-feira (2)

Com o início das obras para construção do novo parque urbano, pistas originais da Avenida Engenheiro José Estelita serão definitivamente fechadas. Fluxo de veículos será feito pelas seis faixas – três em cada sentido – localizadas na área adjacente ao empreendimento imobiliário

Começa a funcionar nesta quarta-feira (2) o novo sistema viário do Cais José Estelita, na área central. Com isso, os dois sentidos da pista da Avenida Engenheiro José Estelita serão definitivamente fechados para a construção do novo parque urbano do Recife, que terá dez hectares de área pública. Com a introdução do novo sistema viário, o fluxo de veículos será dirigido para as seis faixas – três em cada sentido – construídas na área adjacente ao empreendimento imobiliário localizado no Cais.  A mudança começa a partir das 7h.

“Serão três novas faixas: três no sentido Zona Sul-Centro e outras três sentido Centro-Zona Sul. Toda essa infraestrutura construída garante quase 10 hectares que vão ter utilização pública (a partir dos novos parques que serão feitos), tanto na área da margem da bacia do rio Pina quanto na área da Memória Ferroviária, que já faz divisa com a Avenida Sul”, explicou o prefeito João Campos. “Essas ações de área pública são mitigação da iniciativa privada. Tem mais de R$ 120 milhões em obra que o privado está fazendo para fins de utilização pública, que foi uma pactuação do projeto aprovado pela Prefeitura. Então, a partir de amanhã será liberado esse novo viário e já será iniciada a construção de um dos novos parques da cidade para essa área”, garantiu ele.

Serão duas avenidas paralelas, uma mais próxima à Bacia do Pina, no sentido Zona Sul-Centro; e outra no sentido Centro-Zona Sul – adjacente à área onde funcionará o futuro Parque da Memória Ferroviária e chamada de Avenida Senador Francisco Pessoa de Queiroz. Os condutores que vêm do Centro em direção à sentido Zona Sul serão desviados logo após os armazéns do Cais José Estelita para a nova via. Já os que vêm no sentido oposto pegam o desvio logo após o Cabanga Iate Clube.

A presença de retornos entre quadras facilitará a redistribuição do fluxo e reduzirá deslocamentos desnecessários, o sistema também contará com ciclovias e calçadas mais largas e niveladas com impacto direto na fluidez viária. Quando o novo parque for entregue, haverá o prolongamento da Avenida Dantas Barreto, criando um eixo direto entre a Praça da República e o mar, com travessia nivelada para pedestres, permitindo que quem caminhe pelas calçadas da Dantas Barreto siga diretamente até a orla.

Todas as intervenções viárias foram realizadas pelos empreendedores do projeto imobiliário localizado no entorno, com custo total de R$ 50 milhões.  “Além da melhoria na fluidez e conectividade entre o Centro e a Zona Sul da cidade, o projeto traz um novo tratamento para a mobilidade ativa, através da criação de novas calçadas, travessias elevadas e novas ciclovias”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local durante os primeiros dias da mudança.

 

Marconi Santana é o aniversariante do dia

Nesta terça-feira, 1º de julho, o ex-prefeito e atual Secretário de Governo de Flores, Marconi Santana, celebra mais um ano de vida. Nascido em 1966, no Recife, Marconi é filho de Wilson Santana e Maria Edmeia, e construiu ao longo das últimas décadas uma história sólida de dedicação ao serviço público e amor incondicional à cidade de Flores, no Sertão do Pajeú.

Com uma carreira iniciada ainda jovem, Marconi foi vereador por dois mandatos consecutivos (1989 a 1996) e presidiu a Câmara Municipal por duas vezes. Logo após, assumiu o maior desafio de sua vida pública: governar o município de Flores. Foi prefeito por quatro mandatos (2005–2012 e 2017–2024), conduzindo o município com responsabilidade fiscal, investimentos em infraestrutura, avanços na saúde, educação e forte valorização da cultura local.

Durante sua gestão, alcançou índices expressivos de aprovação popular, sendo reconhecido como um dos líderes políticos mais influentes do Sertão. Hoje, como Secretário de Governo, segue contribuindo com a administração municipal e mantendo sua atuação ativa na articulação política regional.

Além da vida pública, Marconi se destaca também pela dedicação à família. É casado com Lucila Santana, com quem construiu uma trajetória de união e parceria, tanto na vida pessoal quanto na política. É pai de quatro filhas e avô de seis netos, dos quais se orgulha com carinho.

Governadora Raquel Lyra recebe imagem de Nossa Senhora de Nazaré no Palácio do Campo das Princesas

Nesta terça-feira (1º), às 12h, a governadora Raquel Lyra recebe a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, no Palácio do Campo das Princesas. A imagem está passando por vários estados brasileiros para divulgar o Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do país. A itinerância do símbolo sagrado integra o período de divulgação da COP30, que acontece no estado do Pará, no próximo mês de novembro.
 
A visita também acontece por ocasião da exposição “Caminhos para Belém – o amor que flui como água”, inspirada na caminhada de fé dos peregrinos, do fotógrafo paraense Alexandre Baena. A mostra tem abertura oficial nesta terça (1°), no Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife Antigo.
AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Terça-feira, 1º de julho de 2025
12h – Acolhimento da imagem de Nossa Senhora de Nazaré
 
Local: Palácio do Campo das Princesas, Praça da República, s/n°, Santo Antônio, Recife

São Pedro 2025 é encerrado com grande sucesso em Itapetim

Na noite desta segunda-feira, 30 de junho, foi encerrado o São Pedro de Itapetim 2025, com apresentações de Monique D’Angelo, Tropykália e Natanzinho Lima, no palco principal montado na Praça Rogaciano Leite. O evento marcou o fim de uma programação que durou 30 dias e integrou o Circuito Junino do município.

Estiveram presentes na última noite a prefeita Aline Karina, acompanhada do seu esposo Robson, o vice-prefeito Chico, o secretário de Cultura Vandivaldo Piancó e sua equipe, o deputado federal Carlos Veras, além de vereadores, prefeitos de cidades da região e outras lideranças políticas.

Durante todo o Circuito Junino, a prefeita Aline participou ativamente das atividades. O ex-prefeito Adelmo Moura, também participou de alguns eventos, inclusive no sábado (28). A programação teve início com o São João das Escolas e dos serviços sociais, o tradicional Palhoção Junino e as três noites principais realizadas nos dias 28, 29 e 30 de junho.

Na primeira noite, o palco recebeu os shows de Aldinho Forró Kceteiro & Wanessa Messias, Fulô de Mandacaru e Seu Desejo. Já no domingo (29), a animação ficou por conta de Alex Sanfoneiro & Forró da Gente, Brasas do Forró e Walkyria Santos.

O São Pedro 2025 registrou recorde de público, com atrações escolhidas a partir das sugestões da própria população. A festa também teve impacto positivo na economia local, beneficiando comerciantes e empreendedores da cidade.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Itapetim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e reforçou o compromisso do governo municipal com a valorização das tradições culturais, o entretenimento e o fortalecimento do comércio e turismo local.

Novos servidores da saúde do Recife são acolhidos em cerimônia

507 profissionais de diversas categorias irão atuar em toda a rede municipal e contribuir para a expansão da Atenção Básica

A Prefeitura do Recife recebeu, nesta terça-feira (1º), mais 507 profissionais concursados das áreas de medicina, enfermagem, odontologia, psicologia, agentes de redução de danos, assistência social, terapia ocupacional, farmácia, fisioterapia, técnicos de laboratório, auxiliares em saúde bucal e agentes comunitários de saúde. Os novos servidores irão atuar nas policlínicas, maternidades, Centros TEA/NDI, Consultórios na Rua, Unidades de Saúde da Família (USF), Farmácias da Família e Centros de Convivência em Saúde Mental. Além de reforçar a rede municipal de saúde como um todo, o incremento possibilita a expansão da Atenção Básica no Recife. A cerimônia de acolhimento aconteceu no Teatro do Parque, bairro da Boa Vista, e contou com a presença do prefeito João Campos, da secretária de Saúde do Recife Luciana Albuquerque, e outras autoridades.

“Eu lembro que quando assumimos a gestão, num momento de muita incerteza que era a pandemia, sabíamos que, de todas as áreas, a mais desafiadora era a saúde, que implicava uma série de restrições para a cidade, mas nunca optamos pelo caminho mais fácil e acredito que acertamos já daí”, disse o prefeito. “E chegamos ao dia de hoje, com mais de 4.200 nomeações feitas só na área de saúde. Se você pegar 20 anos para trás, e somar todas as nomeações, não dá o número que nós fizemos só na Sesau. Apenas essa última nomeação dá um incremento perto de R$30 milhões anuais a mais de despesas por município, que eu tenho certeza que serão extremamente bem empregados, porque estamos falando de chegar em diversas áreas que precisavam de profissionais qualificados e preparados como nós temos aqui”, afirmou João.

Os novos servidores são concursados nomeados dos certames da Sesau realizados em 2024 e 2019, ambos ainda em vigor. Parte deles já está em atuação e os demais iniciarão suas atividades a partir desta terça (1°). “Esse incremento representa um ganho enorme para o SUS no Recife, porque possibilita a ampliação de programas e projetos inovadores que já estão transformando a vida de milhares de pessoas com necessidade de assistência integral e acolhimento em saúde mental, reabilitação motora e intelectual, pessoas em situação de rua e com cobertura das equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, além da substituição de vacâncias tanto na Atenção Básica, quanto nas policlínicas, maternidades e serviços de pronto atendimento”, falou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. Essas nomeações representam um impacto mensal de mais de R$ 2 milhões no orçamento do município. “E ainda este ano, inauguraremos mais dois Centros TEA/NDI, na Policlínica Albert Sabin e na Imbiribeira (Comunidade do Bem), e implantaremos mais duas equipes do Consultório na Rua. Sem contar as novas USF+ que estão em processo de finalização e fazem parte da expansão da Atenção Básica. Iniciamos a gestão, em 2021, com 59% de cobertura da Estratégia de Saúde da Família e, atualmente, estamos com 80%”, ressaltou a gestora.

A lista completa deste grande reforço contempla 56 médicos de diversas especialidades; 53 enfermeiros e 152 técnicos de Enfermagem; 78 agentes comunitários de saúde (ACSs); 28 cirurgiões dentistas e 27 auxiliares em Saúde Bucal; 26 psicólogos; 16 assistentes sociais; 11 terapeutas ocupacionais; 4 sanitaristas; 8 farmacêuticos; 8 fonoaudiólogos; 4 fisioterapeutas; 7 técnicos de laboratório; 4 analistas clínicos; 3 nutricionistas; 2 técnicos em radiologia; 3 profissionais de Educação Física; 2 agentes redutores de danos; 1 técnicos em imobilização ortopédica, 1 médico veterinário, 1 plantonista, 8 40h, 1 Especiais e 3 plantonistas. Desde 2021, cerca de 4.300 profissionais foram nomeados para a rede municipal de saúde.

Enfermeira e sanitarista, a servidora Natália Prado compartilhou um pouco da sua trajetória no serviço público, que começou já nos seus 17 anos, quando ingressou à faculdade de enfermagem com esse sonho em vista. “Foi uma sonhada carreira no serviço público. Terminei a graduação aos 21 anos, já matriculada na pós-graduação, e logo em seguida fui aprovada na residência em Saúde Coletiva, sendo minha prática aqui, na Sesau, na Prefeitura do Recife. E foi uma diferença marcante. Lembro que quando terminei a minha residência, eu fiz uma promessa a mim mesma: um dia eu ainda volto para a Sesau, e em 2019, a oportunidade chegou, e com ela, o compromisso”, contou. “Hoje, cada um aqui com sua trajetória, seus desafios, seus recursos, todos compartilhamos algo comum: a esperança, a coragem de continuar e o sonho de servir. E hoje, esse sonho se realiza”, afirmou ela.

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

AGU aciona STF e pede validação de aumento do IOF

O ministro-chefe da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, anunciou nesta terça-feira (1º) que o governo irá acionar o STF (Supremo Tribunal Federal) para pedir a validação do decreto que aumentava a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

O anúncio foi antecipado pela CNN e ocorre após a AGU consultar a equipe econômica e fixar as premissas jurídicas do processo.

“Eu gostaria de lembrar aqui que essa decisão do presidente da República foi precedida de um amplo estudo técnico e jurídico solicitado a mim na semana passada”, afirmou Messias em coletiva de imprensa.

O governo optou por acionar o Supremo por meio de uma ADC (Ação Direta de Constitucionalidade). Na prática, o instrumento pede a constitucionalidade do decreto editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que aumentou a cobrança do IOF.

“De nenhuma forma estamos, neste momento, colocando em xeque a interação sempre bem-vinda com o Congresso. É muito importante que sejam preservadas as funções do chefe do Executivo. A democracia merece que os Poderes sejam independente”, afirmou o ministro Jorge Messias.

Quando protocolado, a expectativa é que o caso seja relatado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, uma vez que ele já analisa um processo semelhante.

Na semana passada, Lula pediu para que a AGU analisasse possibilidades jurídicas para questionar a derrubada do ato no Congresso, que completa uma semana na próxima quarta-feira (2).

Em reunião, Diretoria da Amupe discute congresso, segurança, previdência e Compesa

A Diretoria Executiva da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) se reuniu nesta segunda-feira, 30 de junho, para avaliar o 8º Congresso da entidade, iniciar o planejamento do próximo congresso — previsto para o final de março ou início de abril de 2025 — e discutir temas prioritários para os municípios, como segurança pública, regimes próprios de previdência e a situação da Compesa.

No encontro, os diretores fizeram uma avaliação do congresso passado e já debateram datas e formatos para a próxima edição, com a expectativa de ampliar a participação e fortalecer o diálogo com as gestões municipais. A pauta de segurança também ganhou destaque, com a necessidade de a Amupe aprofundar o debate e definir um posicionamento que contribua com políticas públicas para o tema.

Outro ponto debatido foi a preocupação com os municípios que possuem regimes próprios de previdência, apontando para a necessidade de mobilizar orientações técnicas e promover discussões específicas. Já sobre a Compesa, o encaminhamento é que o assunto avance nas reuniões do MRAE — que reúne as Microregiões de Águas e Esgoto — marcadas para esta terça-feira (1º), com encontros no Sertão pela manhã e na Região Metropolitana e Agreste à tarde.

“Esses temas mostram a responsabilidade da Amupe em defender os interesses dos municípios de forma integrada. Seguiremos unidos para construir soluções conjuntas, fortalecendo cada gestão e garantindo melhores condições de trabalho para os gestores municipais”, afirmou o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia.

Fotos: Alberto Mendes

CAGED: Recife foi a capital do Nordeste que mais criou empregos em maio

Dados divulgados, nesta segunda-feira (30), mostram que a capital pernambucana obteve 4.121 empregos com carteira assinada, sendo o melhor resultado para o período desde o início da série histórica, em 2020

A cidade do Recife registrou o melhor saldo positivo de empregos formais entre as capitais do Nordeste no mês de maio passado, com 4.121 vínculos com carteira assinada, segundo dados divulgados, nesta segunda-feira (30), pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Esse também foi o melhor resultado para o período desde o início da série histórica, em 2020. Desde janeiro, já são 15.201 postos de trabalho formais criados em 2025. Comparativamente, isso representa 76% do total criado em todo o estado de Pernambuco nos cinco primeiros meses do ano.

O resultado do Recife no mês passado foi fruto de 21.333 contratações frente a 17.212 desligamentos. Com esse desempenho, o estoque ativo de empregos formais subiu para 575.820. A performance em maio representa um crescimento de 0,72%, percentual superior ao alcançado pelo estado de Pernambuco no mesmo período, que foi de 0,64%.

Desde o início da gestão do prefeito João Campos, em janeiro de 2021, já são 113.384 empregos formais criados no Recife.

Analisando o resultado do Recife a partir dos segmentos econômicos, o saldo positivo no mês de maio foi puxado pelo setor de Serviços, que registrou saldo positivo de 3.599 empregos formais e 0,94% de crescimento, seguido por: Construção Civil, com +363 (0,92%); Comércio, +113 (0,10%); e Indústria, +50 (0,13%). O grupo de Agropecuária foi o único com saldo negativo, com -4 postos de trabalho.

“Celebramos mais um bom resultado da pesquisa e Recife se coloca na dianteira na ocupação de empregos formais gerados em Pernambuco. Esse ritmo de crescimento tende a se repetir no segundo semestre e é nesta direção que continuaremos a investir nossas atenções em projetos, programas e iniciativas”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, Carlos Andrade Lima. “A atração de novos negócios, a sustentabilidade econômica e a desburocratização são pilares importantes defendidos pela Prefeitura do Recife e é nesse rumo que seguiremos trabalhando”, acrescentou.

Confira os saldos positivos das capitais do Nordeste em Maio/25:

Recife (PE): 4.121

Fortaleza (CE): 3.327

João Pessoa (PB): 3.161

Salvador (BA): 1.836

Teresina (PI): 1.543

São Luís (MA): 1.201

Aracaju (SE): 766

Natal (RN): 510

Maceió (AL): -721