Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Últimos dias para garantir vaga no Embarque Digital, programa de bolsas de tecnologia da Prefeitura do Recife

Inscrições foram prorrogadas até domingo (6). São 250 vagas para cursos superiores na área de TI, com bolsas e residência no Porto Digital

A Prefeitura do Recife prorrogou até o próximo domingo (6) as inscrições para o Embarque Digital, programa realizado pela Secretaria de Educação em parceria com o Porto Digital. Nesta edição, serão ofertadas 250 novas vagas para o segundo semestre de 2025, destinadas a estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas e desejam ingressar na área de tecnologia. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site: educ.rec.br/embarquedigital.

“Este é um programa que garante bolsas para cursos superiores na área de tecnologia, totalmente gratuitos, voltados para quem estudou em escola pública. Além da formação, nossos estudantes têm a oportunidade de viver uma experiência prática no Porto Digital, que é um dos maiores polos de inovação do país. Quero convidar todos que atendem aos critérios a não perderem essa chance de construir um futuro promissor. O Recife segue firme investindo em oportunidades para a nossa juventude”, falou o prefeito do Recife, João Campos.

A novidade deste processo seletivo é o uso exclusivo das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério de classificação. Serão aceitos os resultados das edições de 2020 a 2024, o que visa garantir maior homogeneidade entre os candidatos, simplificar o processo e dar mais celeridade à análise documental. Além disso, metade das vagas será reservada para candidatos pretos ou pardos, com prioridade para mulheres e estudantes que também cursaram o ensino fundamental em escolas públicas.

Os cursos ofertados são Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet. O programa vai além da sala de aula: os estudantes participam de uma residência profissional tecnológica no Porto Digital, polo tecnológico localizado no Centro do Recife, que proporciona experiência prática e amplia as chances de inserção no mercado de trabalho.

EMBARQUE DIGITAL – O Embarque Digital é o programa de bolsas de tecnologia da Prefeitura do Recife. Faz parte das políticas públicas da Prefeitura do Recife para inclusão produtiva, inovação e fortalecimento do ecossistema de tecnologia da cidade. Desde o seu lançamento, já beneficiou mais de 2 mil estudantes, reforçando o compromisso municipal com a educação transformadora e com o desenvolvimento econômico sustentável.

Fotos: Paulo Melo/Prefeitura do Recife, Marlon Diego/Prefeitura do Recife, Vanessa Alcântara/Prefeitura do Recife e Edson Holanda/Prefeitura do Recife (créditos nos arquivos das fotos)

 

Governadora Raquel Lyra assina ordens de serviço para pacote de obras no Arquipélago de Fernando de Noronha

A governadora Raquel Lyra vai assinar, nesta quarta-feira (2), no Palácio do Campo das Princesas, ordens de serviço para a realização de obras em importantes equipamentos de Fernando de Noronha. Na ocasião, serão autorizados os serviços de requalificação dos fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), além da reforma do Palácio São Miguel, sede distrital da ilha, e do imóvel onde funciona o Clube de Mães. Há intervenções previstas, ainda, no cemitério do arquipélago.
A gestora vai autorizar, também, o início das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Noronha, iniciativa que contempla a requalificação e o aumento da capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Boldró, com foco na segurança operacional e eficiência do processo de tratamento de esgoto.
AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Quarta-feira, 2 de julho de 2025
 
15h30 – Assinatura de ordens de serviço para pacote de obras em Fernando de Noronha
Local: Palácio do Campo das Princesas (Praça da República, S/N – Santo Antônio, Recife)

Lula diz que não governa se não for ao STF: “Cada macaco no seu galho”

Ao comentar a decisão de acionar o STF (Supremo Tribunal Federal) para pedir a validação do decreto que aumenta a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (2), que não consegue governar se não recorrer ao Supremo.

“Se eu não entrar com recurso no Poder Judiciário, se eu não for à Suprema Corte…ou seja, eu não governo mais o país, cara. Cada macaco no seu galho. Ele [Congresso Nacional] legisla, eu governo, sabe?”, disse o petista em entrevista à TV Bahia.

Em derrota para o governo, o Congresso Nacional derrubou na semana passada o decreto do Executivo sobre o aumento do IOF. A administração federal, por meio da AGU (Advocacia-Geral da União), acionou Suprema Corte na terça-feira (1º)por meio de uma ADC (Ação Declaratória de Constitucionalidade) para tentar reverter a situação.

Na avaliação de Lula, houve “pressão das bets, das fintechs, do sistema financeiro” para a derrubada do decreto, que poderia gerar até R$ 10 bilhões em arrecadações ainda neste ano.

“O dado concreto é que os interesses de poucos prevaleceram dentro da Câmara e do Senado, o que eu acho um absurdo. E veja, eu sou um cara agradecido ao Congresso, eu não sou um cara que tem rivalidade com o Congresso, que aprovou muitas coisas que a gente queria”, declarou o petista na entrevista de hoje.

Segundo Lula, o Congresso teria cometido um “erro” ao descumprir um acordo firmado entre governo e os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Na ocasião, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, propôs como alternativa ao decreto do IOF taxar mais bets e acabar com a isenção de imposto de renda para títulos de investimento como as LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio).

Garanhuns promove 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres nesta sexta-feira (04)

Evento terá palestra da deputada estadual Gleide Ângelo e discutirá propostas para fortalecer os direitos das mulheres no município
 
A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria da Mulher realiza, nesta sexta-feira (04), a 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres (CMPM). Com o tema “Mais Democracia, mais Igualdade, mais Conquistas para Todas”, o encontro acontece no auditório da Aesga, a partir das 8h30, e contará com palestra da deputada estadual Gleide Ângelo, que atuou por muitos anos da Delegacia da Polícia Civil de Pernambuco.

A programação da manhã será dedicada à cerimônia de abertura, apresentação cultural, leitura do regimento interno e palestra. No período da tarde, serão discutidos cinco eixos temáticos que abordam questões essenciais para a promoção da igualdade de gênero, o acesso a políticas públicas, o enfrentamento às violências, a autonomia econômica e a construção de políticas inclusivas.

Durante a conferência, também serão apresentadas informações sobre a criação do Conselho Municipal de Direito das Mulheres, com o convite à sociedade civil para participar da reunião que instituirá oficialmente o órgão

Prefeitura de Garanhuns conclui requalificação de 100% das Unidades Básicas de Saúde

Entregue nesta terça (1), UBS Manoel Camelo conclui requalificação de todos os postos de saúde do município
Nesta terça-feira (1), a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Saúde, concluiu a requalificação de todas as Unidades Básicas de Saúde do município com a entrega da UBS Manoel Camelo. O equipamento de saúde, que é o 62º entregue pela gestão, atende cerca de 2800 moradores e recebeu investimento superior a R$ 300 mil.

Atingindo um marco para a população, a gestão completou a requalificação, construção ou implantação das 41 UBSs que atendem o município.  O prefeito Sivaldo Albino comemorou a conquista e anunciou novas metas para o bairro. “Aqui no Manoel Camelo, temos o compromisso de pavimentar toda a área que estiver dentro da legalidade, trazendo mais investimentos para o bem-estar da população”.

Desde 2021, o Governo Municipal investe na melhoria estrutural da saúde. Três novas UBSs foram implantadas: Parque Fênix II, Viana e Moura e São José II. Outras receberam novas sedes construídas pelo município, como Cohab 1, Boa Vista II e Parque Fênix I. As demais unidades receberam requalificações e mudanças de sede estratégicas.

A secretária de Saúde, Catarina Tenório, comentou os próximos passos para a saúde de Garanhuns. “Estamos na construção do nosso Hospital Municipal e teremos a construção de mais duas UBSs, do Caps AD e da Casa de Parto, que iniciará a licitação nesta sexta-feira. Estamos em constante processo de planejamento e execução dos projetos para garantir o melhor para a população”.

Foto: Paula Mayer (PMG)

Lançado hoje Selo Dom Francisco em homenagem ao seu centenário

Lançado hoje o selo dos Correios em homenagem ao bispo Dom Francisco Austregésilo de Mesquita Filho (1924–2006) em alusão ao seu centenário de nascimento e em comemoração aos 116 anos de emancipação política de Afogados da Ingazeira.

A solicitação da homenagem foi apresentada pelo mandato do deputado federal Carlos Veras à presidência da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) a partir de uma demanda do Rotary de Afogados da Ingazeira.

De Ingazeira, conhecido como o “Profeta do Sertão”, Dom Francisco é uma referência nacional em defesa do povo sertanejo e na luta por justiça social e dignidade para os mais pobres.

Mais de 350 empregos são gerados no Porto Digital com novo Service Delivery Center (SDC)

SDC foi implementado pela EY, uma das empresas líderes de consultoria e auditoria do mundo; cerimônia de inauguração aconteceu nesta terça (1º)

Na manhã desta terça-feira (1º), o Recife deu mais um passo rumo à transformação digital do município com a inauguração do novo Service Delivery Center (SDC) da EY, empresa de consultoria e auditoria, no Porto Digital. A solenidade aconteceu no edifício-sede do Porto, localizado no centro do Recife, e contou com a presença do prefeito da cidade, João Campos, do vice-prefeito Victor Marques e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Cunha, além de outras autoridades.

“Mais do que um espaço físico, nós estamos dando um passo importante na consolidação do Porto Digital. Cada conquista de uma grande empresa, principalmente uma multinacional como essa, tem um significado especial. Recife se consolida, na sua história, como um centro transformador de capital humano, graças à potencialidade da nossa gente, e eu tenho certeza de que a vinda da EY terá um peso importante, que os números serão ultrapassados e teremos um caminho exponencial de crescimento e geração de oportunidades pela frente”, afirmou João Campos.

O centro tecnológico — que estará sob o comando do engenheiro mecânico Aurelio Rodrigues — prestará serviços de consultoria em tecnologia nas áreas de Plataformas como SAP e Service Now, Desenvolvimento de Software, Automação de Processos, Testes e Cyber Security. A previsão é de que, neste primeiro momento, mais de 350 empregos diretos e indiretos sejam gerados, número que deve quase duplicar rapidamente, reforçando os dados da pesquisa realizada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) de que o Recife é a capital do Nordeste que mais criou empregos no último mês de maio, melhor resultado para o período desde o início da série histórica, em 2020.

Em momento de fé e devoção, governadora Raquel Lyra recebe imagem de Nossa Senhora de Nazaré no Palácio do Campo das Princesas

Imagem, símbolo do Círio de Nazaré, foi acolhida com bênção especial e ficará exposta ao público antes de seguir em peregrinação pelo Recife
 
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, símbolo do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações católicas do mundo, foi acolhida nesta terça-feira (1º) pela governadora Raquel Lyra, no Palácio do Campo das Princesas. Durante a cerimônia, a imagem ficou exposta no hall da sede do Governo de Pernambuco para apreciação dos fiéis, em um momento marcado pela devoção e pela bênção conduzida pelo reitor da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Frei Cidmário Bezerra. A vice-governadora Priscila Krause também participou da acolhida. 
 
“Nós somos um povo muito resiliente, de muita fé e de muita devoção, e só posso agradecer pela oportunidade de receber Nossa Senhora Nazaré, para que ela possa abençoar todo o povo de Pernambuco. Nós temos trabalhado muito no resgate do patrimônio histórico do nosso Estado, para permitir que a fé do nosso povo seja respeitada, que a história do nosso povo seja contada por meio da devoção. Nós, que estamos no governo, temos que sempre exercitar a nossa fé para que tudo aquilo que façamos seja o que vai  favorecer aos que mais precisam”, disse a governadora Raquel Lyra. 
 
O coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), Antônio Sousa, acompanhou a acolhida da imagem de Nossa Senhora pela gestora. “Com Nossa Senhora de Nazaré começamos esse trabalho de peregrinações, porque o Círio cresceu muito. A devoção mariana, para nós, é uma missão constante, que mostra que a fé em Nossa Senhora é o melhor caminho para melhorarmos nossas vidas e nossas condições. Aqui no Recife, para nós, não foi surpresa, mas uma confirmação: o povo nordestino tem um afeto e uma devoção ainda mais intensa por Maria”, declarou Sousa. 
 
Após o momento de acolhida na sede do Governo de Pernambuco, a imagem seguiu para o Centro Cultural Cais do Sertão, onde ocorre a exposição “Caminhos para Belém – o amor que flui como água”, do fotógrafo e cineasta paraense Alexandre Baena. A mostra, que já passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, narra, por meio de imagens documentais, a trajetória de fé dos romeiros e promesseiros que caminham até Belém do Pará todos os anos, no segundo domingo de outubro, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.
 
Antes da chegada ao Palácio, a imagem passou pelo Morro da Conceição, na segunda-feira (30), e pela Igreja de São Bartolomeu, na Bomba do Hemetério, durante a manhã desta terça (1º). No Recife, a imagem da santa vai ocupar o espaço expositivo do Cais do Sertão, onde ficará exposta ao público até o dia 31 deste mês. 
 
O fotógrafo Alexandre Baena destacou que a exposição mostra a fé das pessoas, e apontou que em Pernambuco observou uma devoção que converge com a fé paraense. “A acolhida no Recife, em Pernambuco, foi maravilhosa ontem à noite, no Morro da Conceição. Nós vimos a população tão próxima da imagem peregrina, algo que não acontece em Belém. Vimos um santuário lotado, todos pedindo e agradecendo por aquele momento, isso mostra a fé que vibra aqui em Pernambuco. E é uma fé que está em consonância com a fé do Pará. E a exposição Caminhos para Belém retrata exatamente isso, a fé dos que saem dos mais diversos cantos do Pará e vão até Belém para esse encontro com a Nossa Senhora. É isso o que move o Círio, a fé nas pessoas e a fé das pessoas”, contou Baena.  
 
“Receber a mãe é receber sempre no coração dela o amor do filho, porque Maria quer portar sempre no seu coração a graça do seu filho para todos nós. Recebemos esta bela imagem de Nossa Senhora, que tem tantos títulos, mas o mais belo é este: a Virgem de Nazaré, porque é esse título que simboliza que o filho aprendeu com a mãe a sempre cuidar do povo”, disse o reitor da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Frei Cidmário Bezerra.
 
Depois da passagem por Pernambuco, a imagem seguirá peregrinando por outras capitais brasileiras, antes de retornar ao Pará, onde acontece o tradicional Círio de Nazaré, reunindo milhões de fiéis em Belém. O Círio de Nazaré foi reconhecido em 2004 como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e, em 2013, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
 
Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Governadora Raquel Lyra celebra chegada da multinacional a Pernambuco e reforça a geração de empregos no Estado

 
A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta terça-feira (1º), a inauguração do novo centro tecnológico da EY (Ernst & Young) no Porto Digital, no Recife. A instalação da multinacional, uma das líderes globais em consultoria e auditoria, reforça o posicionamento de Pernambuco como polo de inovação, tecnologia e geração de postos de trabalho. A expectativa é de que mais de 350 empregos diretos e indiretos sejam gerados inicialmente, com possibilidade de dobrar esse número nos próximos dois anos.
 
Durante o discurso, a chefe do Executivo estadual celebrou a criação de 9.754 empregos com carteira assinada no mês de maio deste ano. “Temos fortalecido a política pública de ciência, tecnologia e inovação do Estado. Recentemente, fizemos o maior contrato de gestão do Porto Digital, buscando fortalecer o ecossistema, garantindo sua forte presença no Recife e trabalhando pelo interior de Pernambuco. Precisamos garantir a oportunidade para que os nossos jovens empreendedores possam sonhar, trabalhar nos arranjos produtivos de tecnologia e inovação. Enquanto poder público, o Governo de Pernambuco é um instrumento para que todos possam desenvolver as suas atividades com plenitude”, pontuou a governadora Raquel Lyra.
 
A nova unidade, chamada Service Delivery Center (SDC), oferecerá serviços em áreas como SAP, ServiceNow, desenvolvimento de software, automação de processos, testes e cibersegurança. A instalação da EY no Recife reforça a confiança do setor privado no ambiente de negócios local, consolidando Pernambuco como destino estratégico para empresas que buscam inovação, talento e infraestrutura.
 
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, pontuou que Pernambuco se destaca por ser um estado que atrai empresas inovadoras. “A chegada da Ernst & Young, se soma às quase 500 que estão no Porto Digital. E elas foram atraídas para Pernambuco porque temos todo um ecossistema robusto, desde formação de pessoas, startups, Gov Techs e universidades, isso dá suporte para que essas empresas venham para o nosso Estado. Estamos muito felizes que o sistema está cada dia se fortalecendo”, enfatizou a titular da pasta.
 
O Governo de Pernambuco firmou o contrato de gestão com o Porto Digital no valor de R$ 44,5 milhões pelo período de quatro anos. O montante representa o maior recurso já firmado com o parque tecnológico. “A chegada da Ernst & Young vem de um processo natural nosso de crescimento. Nossa evolução se deu na aposta de duas frentes: no crescimento do capital humano e no empreendedorismo e, agora, com um processo de interiorização que vai marcar pontos importantes como a chegada do Porto Digital em Caruaru no final de agosto”, enfatizou o presidente do parque tecnológico, Pierre Lucena.
 
O sócio-líder de Markets e Business Development da EY Brasil, Victor Guelman, pontuou ser um momento simbólico para a multinacional. “O Porto Digital foi uma escolha natural para essa expansão. Pelo belo trabalho realizado pela iniciativa privada, em conjunto com universidades, Governo do Estado e a prefeitura. Assim, se criou o maior polo de tecnologia do Brasil, um ecossistema vibrante, convidativo, que fomenta a inspiração e a inovação”, ressaltou.
 
Foto: Yacy Ribeiro/Secom