Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Prefeitura de Garanhuns reforça ações preventivas com projeto “Maria da Penha vai à Escola”

Ação promovida pelas Secretarias da Mulher e de Educação orienta crianças e adolescentes sobre a Lei Maria da Penha e os canais de apoio às vítimas
 
A Secretaria da Mulher de Garanhuns, em parceria com a Secretaria de Educação, segue promovendo nas escolas e creches do município o projeto Maria da Penha vai à Escola. O objetivo da ação é divulgar a Lei Maria da Penha, apresentar o trabalho da SecMulher na rede de proteção às mulheres em situação de violência e conscientizar crianças e adolescentes sobre o tema. Nessa quarta-feira (25), o projeto foi levado às Escolas São Francisco de Assis, no turno da manhã, e General Sampaio à tarde.

“Essa ação tem como foco levar conhecimento às crianças, principalmente na faixa etária dos 9 aos 14 anos, sobre a importância da Lei Maria da Penha. O intuito é contribuir com a formação cidadã desde cedo, para que elas reconheçam e saibam combater essas violências.  Durante as visitas, nós explicamos os tipos de agressão existentes e mostramos como a nossa Secretaria está pronta para acolher, orientar, e ajudar famílias a romperem com ciclos de violência”, destacou a secretária da Mulher, Beta Cadengue.

Na Escola São Francisco, alunos do 4º e 5º anos, receberam orientações sobre as diversas formas de violência que podem ocorrer no ambiente familiar e como buscar apoio caso sejam vítimas ou presenciem situações de agressão. A SecMulher também distribuiu materiais informativos com folders sobre violência sexual, física, psicológica, patrimonial e moral, além de marcadores de página com o “termômetro” da violência.

Foto: Jorsuey Correia

Crônica de Ademar Rafael: Julgamento social

JULGAMENTO SOCIAL

Este tema tem causado prejuízos irreparáveis para pessoas expostas com notícias, muitas vezes desprovidas de verdade, nas diversas redes sociais e captadas como verdades plenas pelos usuários de tais plataformas que além de compartilhar, julgam e sentenciam pessoas inocentes ou com minúsculas participações nos eventos relatados.

Para melhor assentar nossa reflexão sobre o assunto permitam-me recorrer a fundamentos legais ou convencionais para figura do julgador em júri popular. O Tribunal do Júri é entendido como “uma instituição jurídica especializada na apreciação de crimes dolosos contra a vida, com participação de cidadã/os que após ouvirem os acusadores e defensores decidem sobre a culpabilidade ou inocência da/o acusada/o,  respondendo quesitos preparados pelo Juiz.” Percebam que este mecanismo busca inserir a participação popular em julgamentos, visando dar um sentido democrático ao processo de julgamento.

Diferente desta estética legal o julgamento social tem influência direta de fatores alheios ao que de fato aconteceu, principalmente por não haver oitiva das partes, e por carregarem vieses relacionadas com preconceitos, ideologias e pelo instinto de julgarmos de forma diferentes da que exigimos ao sermos julgados.

Esse fenômeno social – normalmente desacompanhado de conceitos relacionados com a empatia e a compaixão, alimentados por mensagens postadas em redes sociais, por notícias não apuradas corretamente e por outros meios existentes nas tecnologias disponíveis – são estimulados por práticas nocivas, promovidas por grupos antagônicos, que visam destruir tudo que existe do outro lado. Na esmagadora maioria das vezes os julgadores sociais são manipulados por pessoas que se promovem, assumem posições de destaque inclusive vencendo pleitos eleitorais e que empossados nos cargos disputados seguem sua saga em destruir os oponentes a qualquer custo. Que tal julgarmos menos?

Em São Bento do Una, governadora Raquel Lyra realiza entregas na agricultura, infraestrutura e saúde

A cidade do Agreste Central recebeu investimentos para o Mercado da Carne, Cooperativa dos Avicultores de São Bento do Una, trator e máquina aradora para produtores de leite e uma ambulância UTI 
 
Iniciando agenda intensa pelo Agreste, a governadora Raquel Lyra fez nesta sexta-feira (27), em São Bento do Una, entregas importantes para o desenvolvimento econômico da região. A gestora realizou o encerramento do projeto “Unidade de Beneficiamento de Ovos da Cooperativa dos Avicultores de São Bento do Una (Coopave)”, com recursos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) através do PE Produz, programa de fomento aos arranjos produtivos locais de Pernambuco. A chefe do Executivo estadual também entregou 50 novos freezers a comerciantes do Açougue Público Dr. Altino Soares da Rocha.
 
“Faz parte do compromisso do Governo do Estado dar dignidade a todos os trabalhadores de Pernambuco. Acreditamos que o trabalho de requalificação que fizemos no açougue público de São Bento do Una possa dar mais dignidade para todos os trabalhadores, onde possam trabalhar num lugar limpo e decente. Entregamos hoje também novos freezers, que vai fazer com que os comerciantes possam ganhar mais clientes. Com isso, a gente faz com que as pessoas possam ganhar o seu dinheiro no seu chão. Nosso time trabalha para todos os municípios pernambucanos. Construímos parcerias, porque acreditamos na força da união e do trabalho”, destacou a governadora Raquel Lyra. 
 
Em São Bento do Una, a Adepe destinou R$ 500 mil no primeiro edital do PE Produz, programa de fomento aos arranjos produtivos locais de Pernambuco, para o projeto “Unidade de Beneficiamento de Ovos – COOPAVE”. Com o benefício, foi concluída a construção de uma Unidade de Beneficiamento de Ovos (UBO), que dará à cooperativa a condição de expandir o quadro de cooperados e ampliar sua participação no mercado. O programa estadual beneficia direta e indiretamente cerca de 220 famílias da região que abrange São Bento do Una e cidades vizinhas. 
 
O diretor-presidente da Adepe, André Teixeira Filho, aponta que as entregas mostram o apoio do Governo do Estado para o desenvolvimento de todas as regiões. “Hoje é um dia de grande alegria. Estamos fazendo a entrega da segunda etapa do açougue público em São Bento do Una, que foi inaugurado há um ano e entregando mais de 50 freezers, com recurso de emenda parlamentar da deputada Débora Almeida e recurso também do Governo de Pernambuco, através da Adepe. Ainda temos o PE Produz, com mais de R$ 500 mil investidos na Unidade de Beneficiamento de Ovos da Coopave. É uma ajuda para desenvolver cada vez mais regiões produtivas”, destacou.
 
Presente na solenidade, o deputado federal Mendonça Filho destacou as entregas do Governo do Estado para a região do Agreste. “Fico feliz em ver um governo como esse, que tem um olhar diferenciado para todos, e falo aqui especialmente da nossa região. As parcerias possibilitarão que mais entregas como estas cheguem a São Bento do Una”, ressaltou.
 
A deputada estadual Débora Almeida destinou emendas parlamentares tanto para a requalificação do Mercado, quanto para a aquisição de uma Ambulância UTI para atender à cidade. “São Bento do Una é uma referência na produção rural, tanto da avicultura, como da pecuária, do leite, do empreendedorismo, e hoje a governadora Raquel Lyra entregou junto conosco equipamentos que são muito importantes para o desenvolvimento do estado. Aqui a gente está vendo desenvolvimento econômico, saúde e agricultura”, disse a deputada Débora Almeida.  
 
Beneficiada através da nova instalação, a presidente da Coopave, Maria Aparecida Almeida, falou sobre os avanços da cooperativa. “Hoje temos uma produção semanal de 35 mil bandejas de ovos. O cooperado só tem o trabalho de cuidar da sua produção e não mais a preocupação de vender. A cooperativa coleta os ovos toda semana e o dinheiro cai na conta do produtor. E assim o município também cresce e gera mais empregos”, afirmou.
 
Para o Açougue Público de São Bento do Una — que já havia recebido R$ 1,2 milhão no ano passado para reforma e modernização completa da estrutura, também por meio da Adepe —, foram destinados mais R$ 123 mil para aquisição de 50 novos freezers. A comerciante Katiane Cordeiro celebrou melhores condições de trabalho. “Após a requalificação estrutural do mercado, a gente não tem mais nenhum problema elétrico, com as chuvas, de higiene e de iluminação, agora estamos protegidos. E os novos freezers vão facilitar a vida dos comerciantes, com um melhor armazenamento da carne, nossos consumidores irão receber um produto de qualidade”, disse.
 
O vice-prefeito de São Bento do Una, Paulo Renato, destaca que o investimento auxilia no crescimento da cidade. “Como filho de São Bento do Una, sei da importância desse dia para nossa cidade. A cooperativa é um diferencial, porque faz com que as pessoas que produzem uma grande quantidade de ovos por dia, possam competir de igual para igual com os grandes centros. Esse é um grande espaço de desenvolvimento econômico e, acima de tudo, desenvolvimento social pela grande geração de empregos na cidade, quem ganha com isso é povo de São Bento e região”, declarou.
 
MAIS ENTREGAS – Em São Bento do Una, a governadora ainda fez a cessão de um trator e uma grade aradora aos associados da ProLeite, no valor de R$ 260,5 mil e a entrega de uma ambulância tipo D – UTI móvel, ao município, com investimentos de R$ 430 mil. 
 
A nova ambulância é um veículo totalmente equipado e climatizado que será destinado ao atendimento e transporte de pacientes em estado grave, que necessitam de cuidados intensivos durante emergências pré-hospitalares ou transferências inter-hospitalares. O investimento para aquisição foi de R$ 430 mil, sendo R$ 400 mil provenientes de emenda parlamentar da deputada estadual Débora Almeida e R$ 30 mil complementares oriundos do Tesouro Estadual. A ambulância conta também com estrutura completa de suporte avançado à vida, incluindo incubadora de transporte neonatal.
 
Na agricultura, o governo de Pernambuco, através do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), realizou a cessão de um trator agrícola modelo YTO NX854, avaliado em R$ 242.466,83, e uma grade aradora com 14 discos, no valor de R$ 18.075,37, à Associação dos Produtores de Leite de São Bento do Una (ProLeite). A expectativa é que até 300 famílias agricultoras sejam beneficiadas com a ação.
 
Também participaram da agenda o deputado estadual Claudiano Martins Filho; os prefeitos Clelson Peixoto (Jucati), José Elias (Calçados), Riva (Jupi) e César Freitas (Sanharó); e os secretários de estado Túlio Vilaça (Casa Civil) e Alessandro de Carvalho (Defesa Social); e o secretário executivo de gestão estratégica e coordenação de geral da Secretaria de Saúde, Anderson Oliveira; além dos ex-prefeitos de São Bento do Una, Zé Almeida e Reginaldo Porfírio, vereadores e outras lideranças políticas locais.
 
Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Último final de semana do São João de Caruaru 2025 promete bater todos os recordes

Animação, grande público, saudade, movimentação da economia e geração de emprego são atrações garantidas no encerramento do Maior e Melhor São João do Mundo

O último fim de semana do São João de Caruaru 2025 chega ao Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga com uma programação intensa, prometendo casa cheia e emoção do começo ao fim. Celebrando a multiculturalidade do Maior e Melhor São João do Mundo, o maior polo da festa recebe atrações de forró, piseiro, sertanejo e muito mais.

Nesta sexta-feira (27), os portões serão abertos às 18h e a programação tem início às 18h50, com uma seleção vibrante do DJ Astley. Em seguida, o público poderá conferir shows de Nathalia Calasans, Eric Land, Heitor Costa e Natanzinho Lima, que chegam para garantir animação com apresentações eletrizantes.

No sábado (28), véspera de São Pedro e despedida oficial do evento, quem abre a noite é o projeto Forró Gigante, que reúne mais de 50 atrações de Caruaru e promete fazer um espetáculo de tirar o fôlego. Além disso, o Pátio do Forró recebe Jorge de Altinho, Xand Avião e a dupla Bruno e Marrone com participação especial de Enzo.

“O São João 2025 superou todas as nossas expectativas e não temos dúvidas de que esse último fim de semana vai ser grandioso. Receberemos shows incríveis com toda a segurança e estrutura reforçada que foi marco ao longo de todo o mês. Encerramos essa festa com muita gratidão por ter realizado uma edição histórica do Maior e Melhor São João do Mundo”, celebrou o Presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti.

Além do icônico Pátio do Forró, a programação tem continuidade em outros 11 polos: Alto do Moura, Quadrilhas, Lídio Cavalcanti, Juarez Santiago, Sebastião Biano, Casa Rosa, Feira de Artesanato, Camarão, Quadrilhas, Bacamarte e Infantil.

Confira a programação:

Sexta-feira (27)
A partir das 18h50

DJ Astley
Nathalia Calazans
Heitor Costa
Eric Land
Natanzinho Lima

Sábado (28)
A partir das 19h

Forró Gigante
Jorge de Altinho
Bruno e Marrone (participação especial: Enzo)
Xand Avião

Senador Fernando Dueire garante R$ 1 milhão para o Hospital Armindo Moura, em Moreno

O senador Fernando Dueire anunciou, que está liberando R$ 1 milhão em recursos federais para o Hospital Armindo Moura, em Moreno, na Região Metropolitana do Recife. A ação reforça o compromisso do parlamentar com a saúde pública nos municípios e o apoio direto às gestões locais.

Referência não só população de Moreno mas para todo estado, o Hospital Armindo Moura é 100% SUS e realizou só em 2024 mais de 30 mil atendimentos ambulatoriais e cerca de 1.500 internações. Com o novo repasse, a unidade poderá ampliar os serviços, modernizar equipamentos e melhorar sua estrutura de atendimento.

“Temos 20 leitos de UTI e estamos ampliando em mais 20. A obra ja começou e esses recursos serão fundamentais para a conclusão dos serviços”, explicou Antônio Junior, diretor da unidade, que por dia realiza cerca de 30 cirurgias de várias especialidades médicas.

“O que a gente quer é que as pessoas tenham acesso a uma saúde de qualidade, perto de casa, sem precisar enfrentar filas ou se deslocar para longe. Por isso, estamos colocando recursos onde eles fazem diferença”, afirmou o senador Fernando Dueire.

O parlamentar tem mantido diálogo permanente com prefeitos e lideranças locais para identificar as necessidades mais urgentes da população. “Trabalhar em parceria com os municípios é essencial. Saúde precisa funcionar na ponta, e o nosso mandato está aqui para garantir isso”, concluiu.

Prefeitura de Itapetim antecipa pagamento de junho aos servidores municipais

A Prefeitura de Itapetim realizou, nesta sexta-feira (27), o pagamento antecipado dos salários referentes ao mês de junho. O valor foi destinado aos servidores municipais ativos, membros do Conselho Tutelar, aposentados e pensionistas.

Na semana passada, também foi efetuado o pagamento da primeira parcela do 13º salário. Juntos, os repasses somam mais de R$ 5 milhões injetados na economia do município.

A antecipação acontece no período das festividades do Padroeiro São Pedro, que é tradição na região, e vai contribuir com o aquecimento do comércio local, especialmente em um dos meses de maior movimentação na cidade.

A gestão municipal afirma que manter os salários em dia continuará sendo uma prioridade administrativa.

São João de Direitos leva forró e acessibilidade ao Praia Sem Barreiras neste sábado (28)

Festa promovida pela Prefeitura do Recife vai contar com a presença da Rainha e do Rei do Milho da Pessoa Idosa, forró pé-de-serra e café da manhã, das 9h às 12h

A temporada de festejos juninos ainda não acabou e o projeto Praia Sem Barreiras, que torna o banho de mar uma prática de lazer acessível para as pessoas com deficiência,  vai realizar o seu São João de Direitos neste sábado (28), véspera do Dia de São Pedro, de forma gratuita e aberta ao público. Das 9h às 12h, os participantes vão contar com café da manhã junino e muito forró pé-de-serra. Trata-se de uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, com o objetivo de promover cultura, lazer e acessibilidade às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e seus amigos e familiares.

O evento também vai contar com a presença da Rainha e do Rei do Milho da Pessoa Idosa. Eles foram eleitos em concurso inédito, promovido pela SDHJ, no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, no dia 10 de junho.

“O São João de Direitos, além de eleger a Rainha e o Rei do Milho da Pessoa Idosa, disponibilizar a Central de Direitos Humanos no Sítio Trindade, equipes itinerantes, audiodescrição, interpretação em LIBRAS e abafadores de ruídos nos shows, agora também chega ao Praia Sem Barreiras”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho. “A iniciativa garante música, banho de mar assistido e estimula o convívio social entre os participantes. Convidamos todos a participarem desse momento de celebração com inclusão e respeito”, completou.

“Esta é a primeira edição do São João de Direitos, iniciativa do Praia sem Barreiras. Teremos um arraiá na areia, com comidas juninas, muita alegria, música e banho de mar acessível. E, como desde o início desse projeto de responsabilidade social, temos nossos alunos e professores envolvidos na ação, dando todo o suporte necessário, e contribuindo para a construção de um ambiente mais inclusivo. Sempre buscamos comemorar a diversidade em todos os momentos e eventos”, afirmou Adriane Mendes, gerente de Governança Ambiental e Social da UNINASSAU.

PRAIA SEM BARREIRAS – O projeto Praia sem Barreiras consiste no banho de mar assistido às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida com o uso de cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis para garantir o acesso à faixa de areia e ao mar. Não precisa de agendamento prévio para participar da ação, basta comparecer ao local.

É importante ressaltar que a atividade também pode ser suspensa em caso de grande volume de chuva ou de maré alta. O horário é das 8h às 13h, e ocorre às sextas, sábados, domingos e feriados na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso. A Prefeitura do Recife, em parceria com a UNINASSAU e a Empetur, realizam o projeto.

Prefeitura lança projeto de intervenção social e engajamento comunitário contra pontos de acúmulo de lixo no Recife

Primeira área beneficiada será a Rua Othon Paraíso, no Torreão, onde haverá um grande “arraiá” junino na tarde deste domingo (29) para marcar o lançamento da iniciativa

Um grande “arraiá” junino marca, na tarde deste domingo (29), o lançamento do Projeto de Intervenção Socioambiental (PIS), que tem o objetivo de estimular o engajamento comunitário para solucionar os pontos críticos de lixo no Recife. O primeiro local beneficiado será a Rua Othon Paraíso, no Torreão, que sofre com um problema histórico de descarte inadequado de resíduos. A proposta é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Infraestrutura, em parceria com outras secretarias e órgãos municipais.

O projeto vai estimular a participação ativa da comunidade na transformação do território, promovendo ações educativas, oficinas, mutirões de limpeza e atividades culturais que reforcem a importância do pertencimento e da corresponsabilidade. “No caso da Othon Paraíso, já fizemos o diagnóstico do território, com importante foco na comunidade da Ilha do Joaneiro, e a reuniões de escuta com lideranças da área. Após o lançamento, começarão as oficinas pedagógicas e ambientais em espaços como escolas, associações e entidades do terceiro setor”, explica a secretária executiva Socioambiental do Recife, Ana Rita Suassuna.

A ideia do ‘arraiá’ é associar o festejo junino a uma causa socioambiental, criando um ambiente de engajamento e diálogo como estratégia de mobilização para favorecer as mudanças de atitude. “A iniciativa une cultura popular, educação ambiental e mobilização social, incentivando práticas sustentáveis e o cuidado coletivo com o meio ambiente. Muito além de uma celebração, o evento representa um chamado à ação e à consciência ambiental, valorizando o protagonismo dos moradores na construção de uma comunidade mais limpa, saudável e sustentável”, acrescenta a gestora. 

No “arraiá”, o público vai participar de vivências pedagógicas com minioficinas. Em seguida, haverá a apresentação da quadrilha e do Trio Pé de Serra no palco montado na frente da Escola Municipal Compositor Capiba. Em seguida, haverá um cortejo com o Trio Pé de Serra, saindo da frente da escola até o ponto crítico de descarte irregular de lixo, com uma pequena intervenção teatral. Equipes da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) estarão a postos para recolher os resíduos.

MELHORIAS – Em março do ano passado, a Rua Othon Paraíso foi requalificada com a implantação de um novo desenho viário para abrigar melhor pedestres e motoristas, que incluiu o ordenamento dos retornos, a requalificação da ciclofaixa e implantação de paraciclos para estacionamento de bicicletas. O objetivo foi gerar, por meio de uma nova sinalização viária, um trânsito mais calmo. No local, a Prefeitura do Recife também está construindo a nova Creche Escola Municipal Amadeu Clementino, com investimentos na ordem de R$ 3,2 milhões, que irá ofertar 131 novas vagas.

Fotos: Divulgação/PCR

Obra de contenção de encosta e pavimentação de rua está em execução no bairro do Ibura

Prefeitura do Recife investiu R$ 1,8 milhão no trabalho, que vai beneficiar diretamente cerca de 150 moradores da Rua Rio Espera

A Prefeitura do Recife está investindo R$ 1,8 milhão na contenção definitiva de mais uma encosta no bairro do Ibura, na Zona Sul da cidade. Com recursos advindos do convênio firmado entre a gestão municipal e o Ministério das Cidades, os serviços estão sendo realizados na Rua Rio Espera e vão beneficiar cerca de 150 pessoas que vivem na área. Na manhã desta sexta-feira (27), o prefeito João Campos esteve no local para realizar uma vistoria da obra.

“Aqui temos uma barreira feita com solo grampeado, concreto projetado, no valor de quase R$1 milhão. E não é só obra de proteção de encosta: também estamos fazendo drenagem, pavimentação de rua, corrimões, guarda-corpo, tudo organizado”, explicou o prefeito João Campos. “Estivemos aqui há muito tempo, em 2021, vimos a situação da rua e da barreira, e prometemos que íamos fazer. Agora a obra está quase pronta”, disse o gestor.

A técnica empregada nas obras, que estão sendo executadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), é a de contenção definitiva em solo grampeado, utilizando barras de aço e concreto para reforçar o solo e evitar deslocamentos de grandes massas de terra.

Iniciada em abril de 2024, a obra tem previsão de conclusão para o segundo semestre deste ano. Os trabalhos incluem a construção de seis muros de arrimo, totalizando 282 m², além de 444 m² de proteção de talude em concreto projetado e 962 de grampos. Também estão sendo feitos 179 metros de canaleta de drenagem, 360 m² de pavimentação, 241 m² de piso em concreto, uma escadaria com 20 metros e 74 metros de corrimão e guarda-corpo.

“Praticamente 35 anos que a gente espera essa rua ser feita. Era tudo uma barreira, vinha água lá de cima e ficava tudo empoçado. Eu passava a noite acordado com medo”, disse Valdomiro Francisco da Silva, de 66 anos. Aposentado, ele mora com a sua esposa em uma casa na região. “Graças a Deus, está sendo feito agora. Correram atrás para fazer isso aqui”, agradeceu ele.

Desde 2021, a Prefeitura do Recife realizou 24 obras de contenção definitiva realizadas no Ibura, totalizando R$ 36,8 milhões em investimentos voltados à proteção de moradores que vivem em áreas de risco. Atualmente, outras quatro intervenções seguem em andamento no bairro, com aporte de R$ 11,1 milhões.

Neste mesmo período, a gestão municipal concluiu 141 obras de contenção definitiva de encostas em toda a cidade, beneficiando diretamente mais de 20 mil pessoas – totalizando R$ 239,4 milhões em investimentos. Atualmente, outras 22 intervenções estão em andamento, ampliando a proteção para mais 4 mil pessoas, com um aporte de R$ 84 milhões.

Ação Inverno – A Prefeitura do Recife bate novo recorde e realiza os maiores investimentos da história. Serão destinados R$ 322,9 milhões de recursos da gestão municipal para viabilizar um conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas na cidade, com um pacote de obras estruturadoras que inclui novas intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios de água na região da Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de comunidades afetadas pelas chuvas e mitigação de pontos críticos de alagamento.

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife