Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Noite religiosa com Padre Fabrício reúne multidão em Itapetim

A Praça Poeta Rogaciano Leite ficou completamente lotada na noite desta quinta-feira, 26 de junho, durante uma emocionante celebração conduzida pelo Padre Fabrício Timóteo. O momento de fé e adoração fez parte da programação oficial da Festa do Padroeiro São Pedro, uma das mais tradicionais da região.

Fiéis de Itapetim e de várias cidades da região marcaram presença e participaram ativamente do evento religioso, vivenciando momentos de oração, louvor e espiritualidade ao lado do carismático Padre Fabrício, que conduziu a cerimônia com palavras de fé e emoção.

O evento foi promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e contou com a presença da prefeita Aline Karina, do vice-prefeito Chico de Laura, do ex-prefeito Adelmo Moura, do Padre Jorge Adjan, além de vereadores e integrantes da equipe de governo.

A noite religiosa reforçou o espírito de união, tradição e fé do povo itapetinense, dando um tom especial às festividades em homenagem a São Pedro.

Lula decide acionar STF contra derrubada do IOF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu acionar o STF (Supremo Tribunal Federal) contra a derrubada do decreto que aumentava o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Agora, a Advocacia-Geral da União (AGU) estuda a tese que será apresentada ao Supremo com argumentos do Ministério da Fazenda.

A CNN já havia informado que o argumento de líderes governistas, no Congresso, seria de que o PDL (Projeto de Decreto Legislativo) é inconstitucional por não apontar compensações.

O governo cogita resgatar o caso da desoneração da folha de pagamento e pedir ao STF que force o Congresso a indicar como a conta será paga.

O Congresso aprovou a prorrogação do benefício até 2027. A medida foi questionada no Supremo, que busca uma conciliação entre Executivo e Legislativo.

Nas contas dos governistas, a derrubada do aumento do IOF levaria a um novo contingenciamento orçamentário de pelo menos R$ 12 bilhões. Desse montante, R$ 3 bilhões seriam de emendas parlamentares.

Em entrevista à CNN, o ministro Gilmar Mendes disse que há precedentes jurídicos para um recurso sobre o assunto na Suprema Corte.

Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, que quer ir à Justiça buscar nova fonte de receita no orçamento.

Multidão acompanha shows de Ávine Vinny, Felipe Amorim e Eric Land na 12ª noite do São João de Arcoverde

A 12ª noite do São João de Arcoverde 2025 foi marcada por grandes apresentações e pelo público que lotou o Polo Multicultural do início ao fim. Nesta quarta-feira (25), três nomes da nova geração da música popular brasileira comandaram a festa e garantiram mais uma noite histórica na cidade: Ávine Vinny, Felipe Amorim e Eric Land.

Quem abriu a programação foi Ávine Vinny, levando romantismo, carisma e sucessos que conquistaram o país. Com músicas como “Coração Cachorro” e “Maturidade”, o artista cearense fez o público cantar junto e abriu a noite com alto astral, já mostrando que a 12ª noite seria intensa.

Em seguida, Felipe Amorim trouxe seu estilo moderno e contagiante, misturando batidas eletrônicas com letras que dominam as playlists da atualidade. Canções como “No Ouvidinho” e “Nossas Fotos” incendiaram o público, que respondeu com energia do começo ao fim da apresentação.

Encerrando a noite, Eric Land assumiu o palco com seu repertório animado e presença de palco marcante. Sucessos como “Imagine a Cena” e “Cidade Inteira” garantiram o encerramento em grande estilo, com o público permanecendo até o último minuto para aproveitar cada momento da festa.

A estrutura preparada pela Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Eventos, segue garantindo segurança, conforto e acessibilidade para moradores e visitantes. A gestão do prefeito Zeca Cavalcanti segue firme no propósito de promover um São João diverso, organizado e inesquecível, colocando Arcoverde novamente entre os grandes polos juninos do Brasil.

Com investimento de R$ 3,6 milhões, Governo de Pernambuco firma parceria inédita com comunidades terapêuticas e reforça Política Estadual Sobre Drogas

Reafirmando o compromisso com a política estadual sobre drogas em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra assinou, nesta quinta-feira (26), Dia Internacional de Combate às Drogas, os primeiros contratos com Comunidades Terapêuticas, que passam a integrar o Programa Nova História. A iniciativa, pioneira no Estado, conta com investimento anual de R$ 3,6 milhões e busca, por meio do acolhimento humanizado e cuidado integral, a reinserção social de pessoas em situação de rua com uso abusivo de substâncias psicoativas.

“Sabemos que o desafio do uso de drogas no Brasil e em Pernambuco é enorme. Tivemos a emoção de assinar um convênio histórico com dez comunidades terapêuticas em diferentes regiões do Estado. Nosso objetivo é dar vida e nova história a centenas de pessoas que precisam de apoio e que, até aqui, muitas vezes não contavam com a força e a presença do Governo de Pernambuco. Hoje, essa realidade começa a mudar. Estamos aqui para apoiar, com recursos financeiros e com reconhecimento, aqueles que fazem a diferença na vida de tantas famílias pernambucanas”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Para a vice-governadora Priscila Krause, o enfrentamento às drogas exige união, diálogo e compromisso com a transformação social. “Se o Programa Nova História é uma realidade hoje em Pernambuco, é por conta da capacidade de unir do nosso governo, e não falo em unir os iguais, mas os diferentes, em torno de um propósito. Em cada uma das iniciativas e formas de cuidar desse desafio, mostramos que podemos ser parte da transformação na vida dessas pessoas”, enfatizou a gestora.

A assinatura dos contratos é um reconhecimento do Governo do Estado, através da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), ao trabalho desenvolvido por instituições que enfrentam as vulnerabilidades causadas pelo uso abusivo de substâncias. Para fortalecer a causa, a gestão estadual custeará, em regime residencial transitório e exclusivamente voluntário, 200 vagas pelo valor mensal de R$ 1,5 mil por pessoa.

As instituições selecionadas estão em oito municípios de diferentes regiões de Pernambuco. Todas passaram por análise documental, verificação da regularidade jurídica e visita técnica realizada pela SAS. “O trabalho é apoiar essas comunidades a receber e fazer o tratamento de pessoas que têm o histórico de uso abusivo de drogas e álcool. Esse é um olhar atento do Governo do Estado para quem mais precisa. Já estávamos trabalhando questões importantes como o combate à fome e à miséria e, agora, essa política vem para fortalecer e ajudar ainda mais as pessoas mais vulneráveis”, pontuou o titular da SAS, Carlos Braga.

Presente na solenidade, o deputado estadual Pastor Cleiton Collins enfatizou que a iniciativa representa uma nova história para Pernambuco. “Chegou a hora de salvar vidas e dar as mãos às comunidades terapêuticas. É memorável isso que está acontecendo aqui. Esse é o primeiro governo que assume verdadeiramente uma política de drogas. Admiro o olhar atento de uma gestão que tem cuidado daqueles que mais precisam”, enalteceu o parlamentar.

No Agreste Central, integram o programa as comunidades CATSMA (Brejo da Madre de Deus), Desafios da Vida (Altinho) e Instituto Recanto Fênix (Riacho das Almas). No Agreste Meridional, a Fazenda Esperança Santa Rita e a Fazenda Esperança Santa Rosa, ambas em Garanhuns. No Sertão do São Francisco, a Associação Ágape (Petrolina); e na Mata Sul, a Sociedade Assistencial Saravida e a Associação Maria Amélia, localizadas em Vitória de Santo Antão. Na Região Metropolitana do Recife, foram selecionados o Instituto Acolher (São Lourenço da Mata) e a ONG Sara Nordeste (Cabo de Santo Agostinho).

Nivaldo Alves já foi atendido por uma comunidade terapêutica e compartilhou sua trajetória de superação e agradecimento. “Estou livre do mundo das drogas há 14 anos, e os desafios foram grandes, mas aprendi que é preciso ser forte para valorizar cada oportunidade e cada momento de mudança. Fui muito bem acolhido e apoiado, e por isso quero parabenizar a todos por essa iniciativa”, ressaltou.

POLÍTICA ESTADUAL SOBRE DROGAS – O Nova História soma-se às outras ações promovidas pelo Governo do Estado no enfrentamento às drogas, como o Programa Atitude, voltado ao cuidado com pessoas que fazem uso de drogas e seus familiares por meio de serviços governamentais. A iniciativa vem sendo completamente reestruturada e fortalecida nos quatro núcleos regionais localizados no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Cabo de Santo Agostinho.

Participaram da solenidade as secretárias estaduais Ana Maraiza (Administração), Yanne Teles (Criança e Juventude) e Juliana Gouveia (Mulher); e o secretário executivo de Políticas sobre Drogas, Yuri Ribeiro.

Fotos: Miva Filho/Secom

Obras de construção de parque linear às margens do Rio Pina avançam na Zona Sul do Recife

Projeto vai beneficiar 12 mil pessoas e substituir áreas de palafitas por espaços públicos de lazer, esporte e convivência

A paisagem às margens do Rio Pina está passando por uma transformação. A Prefeitura do Recife está implantando um parque linear no local onde antes existiam palafitas e habitações precárias, beneficiando diretamente cerca de 12 mil moradores de seis comunidades da Zona Sul da cidade. Com um investimento de R$ 29 milhões, a obra vai levar infraestrutura, mobilidade, lazer e dignidade à população da região. Na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito João Campos vistoriou o andamento dos trabalhos.

“Foram retiradas 417 palafitas e as famílias que antes viviam aqui, estão morando no habitacional do Encanta Moça. Agora, esse espaço vai virar uma área pública de qualidade para ser usada por todas as pessoas dessa área e da cidade em geral. Estamos falando de uma urbanização de 900 metros que está sendo feita só nessa primeira etapa, com quase R$ 20 milhões em investimentos e equipamento público sendo construído”, explicou o prefeito. “Vai ter tanto uma via de acesso na margem do rio, como também ferramentas de lazer e de prática esportiva. Isso é muito importante, pegar uma área que estava sendo utilizada para moradia inadequada, dar habitação de verdade às pessoas e também garantir a urbanização para o remanescente dessa área. O projeto completo tem quase 2 km de extensão”, disse João.

O projeto foi desenvolvido em diálogo com os moradores e abrange a Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Encanta Moça/Pina, que compreende as comunidades de Areinha, Encanta Moça, Bode I e II, Beira Rio/Pina e Jardim Beira Rio. A intervenção contempla serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização, iluminação pública, paisagismo e acessibilidade, promovendo um novo cenário urbano para a região.

A maior parte das famílias que viviam sobre palafitas foram transferidas, desde dezembro de 2023, para os conjuntos habitacionais Encanta Moça 1 e 2, localizados nas proximidades. A desocupação da área abriu caminho para a implantação do parque, cujas obras estão sendo executadas por etapas.

Nesta primeira fase, os serviços se concentram no trecho que vai da Comunidade Jardim Beira Rio até a Vila Icapuí. As obras foram iniciadas em maio do ano passado e têm conclusão prevista para 2026. Com aproximadamente um quilômetro de extensão, o parque linear contará com pista de cooper de 840 metros, ciclovia de 668 metros, parques infantis, áreas para piquenique e contemplação, academia ao ar livre, quiosques, píeres, espaço de leitura e estacionamento.

MAIS INVESTIMENTOS NO PINA – Ao todo, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 223,2 milhões na região do Pina. Já foram entregues os habitacionais Encanta Moça 1 e 2, o Compaz Leda Alves e uma passarela transformada em biblioteca. Atualmente, seguem em execução as obras do Parque Eduardo Campos e de uma nova creche. Mais de 170 mil pessoas serão beneficiadas diretamente.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Parceria entre INSS e Prefeitura de Garanhuns beneficia estudantes neurodivergentes

Uma parceria entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Prefeitura de Garanhuns vai antecipar atendimentos para crianças e adolescentes neurodivergentes matriculados na Rede Municipal de Ensino. A ação faz parte do projeto Inclusão Nordeste e é voltada a requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A iniciativa será realizada nesta sexta-feira (27), no Colégio Padre Agobar Valença, exclusivamente para o público previamente selecionado.

As crianças e adolescentes foram identificados e convocados para a realização de perícia médica e avaliação social. “Vamos atender as pessoas que fizeram o requerimento junto ao INSS e aguardavam por esse atendimento, antecipando os procedimentos que estavam marcados até novembro. É muito importante a presença de todos para garantir seus direitos o quanto antes”, explicou Paulo Parísio, gerente executivo do INSS em Garanhuns.

A secretária de Educação de Garanhuns, Wilza Vitorino, destacou: “Recebemos essa ação de forma pioneira na região, montamos a estrutura na escola e preparamos uma equipe para dar todo o suporte necessário às famílias. O Inclusão Nordeste reforça o cuidado e a sensibilidade com que a gestão municipal trata nossos estudantes. É uma ação fundamental para garantir o acesso das famílias aos benefícios da Previdência Social”.

O atendimento será feito de forma remota pelas equipes do INSS. Cada estudante deve estar acompanhado por seu responsável legal, ambos com documentos originais de identificação e os respectivos laudos médicos. O atendimento terá início às 8h. O Colégio Municipal Padre Agobar Valença está localizado na Avenida Caruaru, sem número, Heliópolis.

Prefeitura do Recife leva vacinação e atendimento veterinário ao Compaz Paulo Freire nesta sexta (27)

Ação do CãoPaz ocorre gratuitamente das 9h às 13h e inclui consultas e feira de adoção. Também haverá pré-cadastro para castração de cães e gatos. Não é preciso que os tutores realizem agendamentos prévios


A Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete de Proteção e Defesa dos Animais e da Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz, realiza, nesta sexta-feira (27), mais uma edição do CãoPaz, que oferece atendimento veterinário gratuito para cães e gatos. A ação ocorrerá no Compaz Paulo Freire, localizado na UR-01, no bairro do Ibura, das 9h às 13h, sem necessidade de agendamento.

Durante a ação, os tutores poderão atualizar a vacinação dos pets contra a raiva, com a aplicação da antirrábica, que é recomendada para cães e gatos a partir dos 3 meses, além de realizar consultas com médicos veterinários. O serviço de pré-cadastro para castração também estará disponível no evento.

Para quem desejar levar mais um pet para casa, o Gabinete de Proteção e Defesa dos Animais montará uma feira de adoção de gatos no local. Os interessados precisam levar documento oficial com foto, comprovante de residência e passar por uma entrevista. Será possível, ainda, realizar denúncias de maus-tratos contra animais.

Mensalmente, o projeto CãoPaz visita as unidades da Rede Compaz a fim de levar atendimento veterinário gratuito a diferentes pontos do Recife. Em média, são vacinados 100 animais por edição. No caso das consultas, a média é de 45 atendimentos.

Governo de Pernambuco adere ao Programa Nacional de Gestão e Inovação

Mais inclusão em serviços digitais, reserva de vagas para mulheres vítimas de violência em contratos terceirizados firmados pelo Governo Federal, solicitação de uso de imóveis da União e qualificação de servidores na área de planejamento da força de trabalho. Essas são algumas das melhorias que serão implementadas pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD), a partir da adesão ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Por meio da assinatura, realizada recentemente, o Poder Executivo Estadual passa a utilizar soluções tecnológicas e serviços oferecidos pelo PNGI para otimizar áreas estratégicas da gestão pública. A secretária de Administração, Ana Maraíza, destacou a relevância da iniciativa. “A adesão ao PNGI é mais uma melhoria promovida pela SAD para modernizar a administração pública, demonstrando compromisso com a eficiência, a transparência e a inovação. Essa ação promoverá uma rede de inovação que trará resultados concretos para a população pernambucana, além de aprimorar a capacidade de gestão e governança do Poder Executivo Estadual”, ressaltou a titular da pasta.

Dentro do PNGI, os principais projetos que a SAD desenvolverá são: Balcão de Atendimento GOV.BR, programa que amplia a inclusão de pessoas na transformação digital promovida pelo GOV.BR; Dimensionamento da Força de Trabalho, iniciativa que qualifica servidores na área de planejamento da força de trabalho, com foco em resultados; Programa Imóvel da Gente, que promove a destinação estratégica de imóveis da União para políticas públicas prioritárias do Governo Federal; e reserva de 8% das vagas terceirizadas para mulheres em situação de violência, a serem preenchidas nos órgãos federais situados em Pernambuco.

O Programa Nacional de Gestão e Inovação aprimora setores como compras governamentais, transformação digital, gestão patrimonial e capacitação de servidores. A SAD implantará as ações do PNGI com base em quatro eixos: Transformação Digital; Inovação e Desenvolvimento de Competências e Lideranças; Patrimônio Imobiliário; e Logística e Compras Públicas.

Prefeitura de Itapetim promove Show de Calouros dentro da programação do Circuito Junino 2025

Na noite desta quarta-feira (25), o Centro de Cultura Gera Marques foi palco de mais uma atividade do Circuito Junino 2025 com a realização do tradicional Show de Calouros. O evento foi promovido pela Prefeitura de Itapetim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e reuniu talentos locais em uma noite marcada por música, emoção e participação popular.

O concurso contou com apresentações de diversos artistas do município, que disputaram premiações avaliadas por uma comissão julgadora.

Ao final das apresentações, a classificação foi a seguinte:

1º lugar: Maria de Jesus

2º lugar: Alba Araújo

3º lugar: Maria Fernanda

Os dez primeiros colocados receberam premiação em dinheiro. Todos os participantes foram homenageados com troféus de participação.

Estiveram presentes no evento a prefeita Aline Karina, acompanhada de seu esposo Robson; o vice-prefeito Chico de Laura; o secretário de Cultura Vandivaldo Piancó e sua equipe; além de vereadores, secretários e diretores municipais.

O Show de Calouros integra as ações do Circuito Junino com o objetivo de valorizar os artistas locais e fortalecer cada vez mais a cultura no Ventre Imortal da Poesia.