Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Duque se consolida com força na base de Raquel em Serra Talhada e no Sertão

A reunião entre o deputado estadual Luciano Duque (SD) e a governadora Raquel Lyra (PSD), realizada nesta quarta-feira (25), no Palácio do Campo das Princesas, foi mais do que uma simples audiência para tratar de investimentos. O encontro mostrou o fortalecimento de uma aliança política que, embora silenciosa, vem se consolidando como estratégica para o governo estadual no Sertão.

Duque tem se mostrado, na prática, o principal aliado de Raquel Lyra em Serra Talhada, município onde exerce forte liderança e articulação política. Na Assembleia Legislativa, o parlamentar tem atuado de forma leal à base governista, defendendo pautas de interesse do Executivo e contribuindo para a construção de consensos em votações importantes. Raquel, por sua vez, tem reconhecido esse apoio e demonstrado, cada vez mais, disposição em fortalecer essa relação institucional — o que se refletiu na atenção dedicada ao pacote de demandas apresentado por Duque, que inclui desde a implantação de um IML e uma Delegacia da Mulher, até a transformação do Hospam em hospital escola e obras de infraestrutura em municípios como São José do Belmonte.

Outro sinal claro de prestígio está na condução do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), sob a presidência de Miguel Duque, filho do deputado. Jovem, técnico e articulado, Miguel tem conquistado espaço próprio dentro da gestão estadual e hoje é visto no Palácio como um quadro de confiança, responsável por uma das autarquias mais estratégicas para o interior. A atuação eficiente e discreta tem rendido a ele autonomia e respaldo, o que reforça a leitura de que, tanto em Luciano quanto em Miguel, Raquel encontrou dois pilares sólidos para sustentar sua presença política em Serra Talhada e na região.

Nos bastidores, comenta-se que essa sintonia tende a ganhar novos capítulos nos próximos meses. A leitura política é clara: Duque tem voz, voto e território, e o governo sabe disso.

Governo de Pernambuco lança licitação para reforma do Ginásio Pernambucano

Patrimônio histórico do Estado, a instituição de ensino é cartão-postal da Rua da Aurora. Investimento total chega a R$ 7 milhões e primeira fase da obra vai ser iniciada no segundo semestre deste ano

O Governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira (26), mais uma requalificação do seu patrimônio histórico. O Ginásio Pernambucano, tradicional instituição de ensino e cartão-postal do Centro do Recife, vai ganhar uma ampla reforma. Por meio da parceria entre a Secretaria de Educação e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o governo lançou hoje o edital de licitação para contratação da empresa que vai executar os serviços de conservação e restauro do imóvel. As empresas de engenharia e/ou arquitetura que desejarem concorrer têm até às 10h de 05 de agosto para entregar suas propostas. O edital está disponível no site do PE Integrado.

“O time do Governo de Pernambuco está totalmente empenhado em garantir a preservação do patrimônio histórico do Estado. O Ginásio Pernambucano representa a história viva, pulsante, sendo responsável pela formação de gerações que aqui nasceram ou viveram, e chega ao seu 200º aniversário recebendo o cuidado que merece”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A obra de requalificação será executada em três etapas e tem previsão de início para o segundo semestre deste ano, sem prejudicar o calendário letivo dos estudantes. Serão investidos aproximadamente R$ 7 milhões nas intervenções, em uma iniciativa que marcará os 200 anos da unidade de ensino, celebrados em 2025.

“Estamos acompanhando de perto a situação do Ginásio Pernambucano, que é patrimônio do nosso Estado. Fizemos visitas à escola e nos reunimos com a gestão e com os estudantes para enfatizar que a reforma do prédio é prioridade para a gente e sobretudo para a governadora Raquel Lyra. O time do Governo de Pernambuco segue empenhado em entregar um prédio restaurado e seguro, tanto para os estudantes como para os profissionais que ali trabalham”, afirmou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

A primeira etapa das ações, cuja licitação acaba de ser lançada, será voltada à recuperação das esquadrias, revisão de telhado, restauração de fachadas, pisos, forros e cantarias e implantação do novo sistema de prevenção e combate a incêndio. Esta fase das obras tem valor estimado de R$ 3.981.989,69. As próximas etapas abrangem obras de adequação dos espaços da escola para pessoas com deficiência, além da climatização completa de todas as salas de aula.

“A requalificação do Ginásio Pernambucano é mais uma intervenção de grande relevância para a preservação do patrimônio edificado de Pernambuco tocada pela atual gestão. Trata-se de um bem tombado com elevado valor histórico, arquitetônico e simbólico, cuja conservação exige rigor técnico para sua salvaguarda. A atuação da Fundarpe neste processo assegura que as intervenções respeitem as características originais do imóvel, ao mesmo tempo em que o adaptam às exigências contemporâneas de segurança e acessibilidade”, ressaltou a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

Sobre o Ginásio Pernambucano – Fundado em 1825, o Ginásio Pernambucano é o mais antigo colégio em atividade no Brasil. Tombado desde 1984, o prédio tem seu valor histórico e arquitetônico reconhecido em todo o país. Sua arquitetura é única e marcante, com influências neoclássicas visíveis na simetria da fachada, nas colunas e nos detalhes ornamentais. Diversos nomes das artes pernambucanas passaram por lá enquanto estudantes, como Clarice Lispector, Manuel Bandeira e Castro Alves.

A reforma do Ginásio Pernambucano integra um conjunto estratégico de ações do Governo do Estado voltadas à revitalização do Centro do Recife, com o objetivo de preservar o patrimônio histórico e fortalecer a identidade cultural da capital, a partir de soluções que atendam às demandas atuais da sociedade. Os edifícios do Diario de Pernambuco e do Liceu de Artes e Ofícios, o Cinema São Luiz, entre outros monumentos, também fazem parte dessa valorização da memória arquitetônica da cidade e vêm recebendo a atenção do Governo com investimentos maciços, que colaboram para transformar esses locais em espaços do saber, de partilha de conhecimentos e de difusão de cultura.

Foto 1: Hesíodo Góes/Secom
Foto 2: Demison Costa/SEE

Após impor derrota ao governo, Congresso critica desinteresse em cortes

A derrota do governo na votação para a derrubada do decreto do IOF é vista como um recado de que o Legislativo espera uma mudança na postura do Executivo. Para deputados e senadores, o Planalto não dá sinais de contenção de despesas.

A possível judicialização do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) elevaria ainda mais a tensão com o Planalto. Parlamentares ouvidos pela CNNafirmam que o caminho deve ser o do “diálogo franco”.

Relator do novo arcabouço fiscal, o deputado Cláudio Cajado (PP-BA) afirma que o governo falhou em não apresentar um plano de corte de gastos. “Fizeram o caldo entornar na paciência do Parlamento”, disse à CNN.

Para ele, a votação para sustar o IOF foi uma mensagem clara do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de que a agenda desejada pelo Congresso é a de corte de despesas.

A cautela com as contas públicas também é defendida pelo líder da bancada ruralista, a maior do Congresso, deputado Pedro Lupion (PP-PR). “O Brasil não aguenta mais aumento de impostos e é preciso um cuidado com as contas públicas”, afirmou à CNN.

Nesta quinta-feira (26), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que as possíveis saídas analisadas pela equipe econômica envolvem acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) ou fazer novos cortes – que podem afetar o Congresso.

Presidente nacional do Republicanos Marcos Pereira defende Silvio Costa Filho para o Senado e reforça que candidatura será uma das prioridades do partido em 2026

O presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira, defendeu, nesta quarta-feira, o nome do ministro Silvio Costa Filho para disputar o Senado Federal em 2026, representando o estado de Pernambuco. A confirmação veio em entrevista a rede de Rádios de Pernambuco conduzida pelo jornalista Alberes Xavier.

Segundo Marcos Pereira, a sigla está unida em torno da candidatura de Silvio, que atualmente comanda o Ministério de Portos e Aeroportos no Governo Federal.

“O ministro Silvio Costa Filho é o nosso nome forte e que estamos apostando tudo para o Senado”, afirmou o dirigente.

Pereira reforçou que a candidatura de Costa Filho será uma das prioridades do partido em 2026 e terá total apoio da legenda . A avaliação é que a escolha reflete a estratégia do Republicanos de fortalecer sua presença no Senado e ampliar sua representatividade política no Nordeste.

Silvio Costa Filho, que tem trajetória consolidada na política pernambucana, já foi vereador, secretário de estado, deputado estadual e federal. Ministro de Lula, Silvio tem se destacado no Ministério pela capacidade de articulação política e atração de investimentos para o estado.

Prefeitura inova com Espaço Forró, shows e apresentações culturais no São João de Santa Cruz da Baixa Verde

A Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde realizou um São João cheio de inovação com a programação Santa Cruz Junina, resgatando tradições culturais do município e movimentando a cidade com música, dança, cores e muito forró.

Uma das principais novidades deste ano foi a criação do *Espaço do Forró*, instalado na Praça da Matriz, que recebeu grande público nos dias 21 e 22 de junho. O espaço foi pensado para garantir mais conforto, segurança e acessibilidade aos participantes, com ambiente decorado, clima familiar e estrutura adequada para receber atrações culturais e musicais.

Já no dia 24 de junho, o São João seguiu para o Bairro do Ginásio, onde aconteceram apresentações culturais e musicais que valorizaram os artistas e grupos locais.

Entre os destaques estiveram o Ballet Junino do SCFV e a tradicional quadrilha Luz do Luar. A noite também foi animada pelos shows dos Internacionais do Forró, Luka Bass e da dupla Rick Antas e Natana Magalhães, que encerraram a programação dessa terça-feira.

E a programação segue com a tradicional festa de São Pedro, no dia 29 de junho, em Seu Pedro, com shows de Sandryno Ferraz e da banda Canários do Reino.

“Uma festa para toda a família. Assim foi o São João em Santa Cruz da Baixa Verde. Nosso pensamento é resgatar esses momentos culturais, de tradição e alegria em nossa cidade. Vimos isso no Espaço do Forró, por exemplo, onde reunimos muitas famílias e gente de todas as idades para celebrar. A criatividade, unida ao trabalho sério, nos ajuda a promover esses momentos que impulsionam o comércio local e criam oportunidades para nosso povo, além de manter viva a nossa tradição”, enfatizou o prefeito Dr Ismael.

Zeca Cavalcanti recoloca Arcoverde no mapa dos grandes São Joões do Brasil com festa histórica e reconhecimento nacional

Sob a 3ª gestão do prefeito Zeca Cavalcanti, Arcoverde voltou a ocupar lugar de destaque entre os maiores e mais bem organizados São Joões do Nordeste. Com estrutura inédita, atrações nacionais e recorde de público nas principais noites, o São João 2025 consolida o retorno da cidade ao circuito das grandes festas juninas do país.

A mudança de local do Polo Multicultural, agora com capacidade triplicada, mais segurança e conforto para o público, foi decisiva para esse novo momento. O espaço recebeu elogios de artistas e visitantes, incluindo o cantor Xand Avião, que destacou: “O espaço tá lindo, bem maior. Lá no Bandeirante era pequenininho… Aqui é outro nível!”. A nova configuração também permitiu ampliar o número de comerciantes no local, gerando mais renda e oportunidades durante o período junino.

“É uma felicidade muito grande ver Arcoverde funcionando, o povo brincando, o comércio aquecido e a cidade sendo respeitada nacionalmente pela sua organização e pela força da nossa cultura. Esse São João mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Zeca Cavalcanti, entusiasmado com o resultado positivo dos primeiros dias de festa.

Com organização, segurança integrada e programação para todos os públicos, o São João de Arcoverde confirma que voltou a ser referência no Nordeste. A cidade vibra com sua cultura e vê, mais uma vez, a festa transformar a economia, o turismo e a autoestima do povo sertanejo.

Dueire cumpre intensa agenda no interior a partir desta quinta até domingo

O senador Fernando Dueire inicia, nesta quinta-feira (26), uma intensa agenda de compromissos pelo interior de Pernambuco, reforçando seu compromisso com a pauta municipalista e o diálogo direto com as lideranças locais. Até o próximo domingo (29), Dueire percorrerá 12 municípios: Moreno, Camocim de São Félix, Sairé, Agrestina, Cachoeirinha, Lajedo, Jurema, Pesqueira, Venturosa, Pedra, Arcoverde e Sertânia.

A programação inclui reuniões com prefeitos, vereadores e lideranças políticas e comunitárias, além de visitas técnicas a hospitais e unidades de saúde que vêm recebendo recursos destinados pelo senador. Os encontros visam ampliar parcerias e discutir novas demandas das gestões municipais, com foco na saúde, infraestrutura e desenvolvimento regional.

“Tenho reafirmado meu compromisso com o fortalecimento dos municípios. É ouvindo de perto os prefeitos, os vereadores e a população que conseguimos construir soluções mais eficazes para os desafios locais. Essa é a base da minha atuação no Senado”, destaca Dueire.

Além dos compromissos institucionais, o senador também marcará presença nas festividades juninas de São Pedro, tradicional celebração que movimenta a cultura e a economia de cidades do interior neste período do ano.

Com uma atuação marcada pelo diálogo e pela construção de parcerias duradouras, Fernando Dueire tem se consolidado como uma importante ponte entre o governo federal e os municípios pernambucanos, viabilizando recursos e apoiando projetos que promovem melhorias concretas na vida da população.

Itapetim vai ganhar portais de entrada

A Prefeitura de Itapetim anunciou a construção de portais de entrada no município. As estruturas serão instaladas em dois pontos estratégicos: um no Ambó e outro na saída para São Vicente, na Vila Rotary.

De acordo com a gestão municipal, o objetivo da iniciativa é valorizar ainda mais a identidade da cidade, oferecer uma recepção simbólica aos visitantes e reforçar o sentimento de orgulho da população por sua terra.

O anúncio foi feito pela prefeita Aline Karina, que agradeceu ao deputado Augusto Coutinho pela destinação do recurso para a realização da obra.

A Prefeitura afirma que seguirá investindo em melhorias que contribuam para uma cidade mais acolhedora, organizada e cada vez mais desenvolvida.

Prefeitura de Caruaru entrega duas ambulâncias e anuncia a construção de duas UBS e um Caps Infantil

 

A manhã desta quarta-feira (25) foi marcada por importantes entregas e anúncios na área da saúde em Caruaru. A Prefeitura entregou duas novas ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que vão atender toda a região, e anunciou a construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil. Os três novos equipamentos representam um investimento de quase R$ 7 milhões, com obras nos bairros Cidade Alta, São José e Indianópolis.

O prefeito Rodrigo Pinheiro ressaltou que, mesmo durante o período festivo, o trabalho da gestão não parou. “Passou esse grande feriado de São João, mas estávamos focados, junto à nossa secretária Nadja Farias e todos que fazem a saúde, nessa entrega — não só das duas ambulâncias, mas também da ordem de serviço desses três equipamentos importantíssimos. Isso mostra que a cidade segue no ritmo do cuidado com as pessoas, com investimentos que impactam diretamente a vida de quem mais precisa”, declarou.

A secretária de Saúde, Nadja Farias, destacou que os novos equipamentos são fruto de um esforço contínuo da gestão para ampliar e qualificar a rede pública. “Seguimos trabalhando incansavelmente para melhorar a assistência em saúde, garantir mais acesso, mais agilidade no atendimento e acolhimento à população. A entrega das ambulâncias e o início dessas três novas obras representam um avanço concreto”, afirmou.

O secretário de Obras, Andrews Melo, informou que as ordens de serviço já foram assinadas para início imediato das obras. “Estamos falando de duas UBS, do tipo 2 e tipo 3, e um Caps Infantil. A expectativa é que todas estejam prontas a partir do próximo ano, beneficiando diretamente moradores da Cidade Alta, São José e Indianópolis”, explicou.

A vice-prefeita Dayse Silva também participou do ato e fez questão de reconhecer o esforço dos profissionais de saúde. “Parabéns a cada um de vocês que estão nos postos, cuidando da população e também recebendo quem vem de fora. Gratidão por tudo que fazem junto com a gente, não só durante o São João, mas o ano inteiro”, disse.

Também estiveram presentes no ato os secretários municipais Luana Marabuco (Mulher), Gilvan Calado (Governo), Thiago Azevedo (Comunicação) e Anderson Luiz (Articulação Política).