Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Duque participa do São João do Barro Vermelho com o vereador Antônio de Antenor

O deputado estadual Luciano Duque participou, nesta segunda-feira (23), do tradicional São João do Barro Vermelho, na zona rural de Serra Talhada. O parlamentar foi recebido com entusiasmo a convite do vereador Antônio de Antenor e celebrou ao lado da população mais uma noite marcada por alegria, cultura e fortes laços comunitários.

“A festa de Barro Vermelho é feita com muito carinho e mantém viva a alma do nosso sertão. São momentos como esse que reafirmam o valor das nossas raízes e o orgulho de ser nordestino”, destacou Duque.

O deputado aproveitou a ocasião para reforçar seu compromisso com o fortalecimento da cultura popular e o apoio às comunidades rurais. “É uma alegria enorme estar no São João do Barro Vermelho. Essa celebração é a prova de que a tradição segue firme, atravessando gerações com a força e a beleza do nosso povo”, completou.

Na Rua da Alegria, em Limoeiro, governadora Raquel Lyra celebra o dia de São João e reforça a importância da festa para o Nordeste brasileiro

 
No dia de São João, a governadora Raquel Lyra compareceu à festa realizada na cidade de Limoeiro, no Agreste do Estado. Na Rua da Alegria, um dos principais polos juninos da cidade, a gestora reuniu aliados e cumprimentou a população limoeirense, que nesta época do ano faz questão de enfeitar as suas casas com bandeirinhas, chitas e balões, mantendo vivas a cultura e tradição nordestinas.
 
“Nós estivemos aqui em Limoeiro há cerca de 20 dias, quando tivemos a oportunidade de inaugurar uma nova ponte, uma cozinha comunitária e assinar editais de licitação de obras importantes, trazendo mais água para a cidade. Quando a gente investe no cuidado com a nossa gente, vemos o resultado chegando na ponta, e hoje o povo está feliz na rua, brincando. Neste São João, o Estado se vestiu de festa para movimentar a nossa cultura, garantir emprego e renda, e é muito massa vir aqui e ver que cada casa virou um camarote, virou uma festa”, declarou a governadora Raquel Lyra. 
 
A secretária estadual da Mulher, Juliana Gouveia, destacou que, além do apoio financeiro que o Estado tem dado aos eventos juninos, o Governo de Pernambuco também está presente nas festas de São João dos municípios com ações de conscientização a respeito da violência contra as mulheres. “As ações de prevenção à violência contra a mulher em Pernambuco já são uma realidade no nosso cotidiano. E nos grandes eventos de rua, como o Carnaval e o São João, a gente está nas ruas entregando material, focando em evitar que novos casos aconteçam, chamando também à reflexão sobre o que é importunação sexual e sobre a importância da denúncia”, disse.
 
O prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, agradeceu o apoio do Governo do Estado e destacou que a cidade tem festas juninas para todos os públicos. “Pela primeira vez, Limoeiro tem o olhar sensível do Governo de Pernambuco para as suas grandes questões. E o São João não fugiu à regra. Nós temos o São João das grandes atrações, da juventude, o São João raiz, o São João pé-de-serra, o São João da cultura popular. O São João de Caruaru pode ser o maior do Brasil, mas o de Limoeiro é o mais alegre”, declarou o prefeito, que estava acompanhado pelo ex-deputado federal Ricardo Teobaldo, liderança política da região. 
 
SEGURANÇA – Para garantir a segurança no São João da cidade de Limoeiro, a Secretaria de Defesa Social (SDS) garantiu o incremento especial das forças policiais, com o lançamento de 727 jornadas extras nos principais polos de animação, sobretudo na Rua da Matriz, onde quatro palcos estão instalados, e ainda no Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro, no centro do município.
 
Para a cidade, o Governo de Pernambuco está garantindo o reforço na segurança até o dia 29 de junho, quando se encerram as festividades. Dentre as ações empregadas, está o uso de tecnologias, como os drones, que realizam a captura de imagens aéreas em todo o perímetro de realização do evento, bem como o sistema de reconhecimento facial, que auxilia na captura de foragidos da Justiça e demais pendências judiciais. 
 
A Polícia Militar atua através do patrulhamento ostensivo, em viaturas e motocicletas, inclusive nas áreas de maior circulação de público, com utilização do sistema E-COP para lançamento, apoio e fiscalização ao efetivo policial. Na cidade a PM também conta com Plataformas de Observação Elevada e Posto de Comando para lançamento, coordenação e apoio ao efetivo policial lançado. 
 
Já a Polícia Civil, por sua vez, atende o público presente para a confecção de boletins de ocorrências, enquanto as equipes do Corpo de Bombeiros se mantêm a postos para atuar em salvamentos e demais situações de emergência. O reforço também está presente com equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) e da Operação Lei Seca (OLS). A SDS e suas Operativas contam ainda com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Guarda Civil Municipal, e do Detran.
 
Acompanharam a governadora no evento os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil), Yuri Coriolano (executivo da Casa Civil), Ana Paula Jardim (executiva de Gestão da Secretaria de Cultura); e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.
 
Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Itapetim: Itarrasta 2025 foi um grande sucesso

Na noite da última terça-feira (24), foi realizado em Itapetim o tradicional Itarrasta, evento que integra a programação do Circuito Junino e do “Melhor São Pedro do Pajeú”. A iniciativa levou animação às ruas da cidade com a maior quadrilha improvisada da região.

A concentração aconteceu no Posto Almeida, de onde a quadrilha saiu, passando por algumas ruas da cidade e seguindo até a Praça, puxada por um trio elétrico comandado pelo cantor Silvio André. O percurso foi marcado pelo clima festivo e pela presença de participantes caracterizados com vestimentas juninas, ao som do forró e das marchas tradicionais.

Na Praça, a programação continuou com a apresentação da quadrilha improvisada, conduzida por Ritinha Batista, uma das mais tradicionais animadoras de quadrilha do município. Em seguida, ocorreram os shows de Silvio André e Doutorzin.

A prefeita Aline Karina participou ativamente do evento, inclusive da quadrilha, ao lado do esposo Robson. Também marcaram presença o vice-prefeito Chico de Laura, o secretário de Cultura Vandivaldo Piancó e sua equipe, vereadores, secretários, diretores municipais e a população em geral.

O Itarrasta 2025 foi promovido com sucesso pela Prefeitura de Itapetim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Palhoção Junino 2025 é encerrado com grande sucesso em Itapetim

A noite desta segunda-feira (23) marcou o encerramento do Palhoção Junino 2025, em Itapetim, no Sertão do Pajeú. Foram dez noites de muita cultura, tradição e forró, em uma programação diversificada. O evento foi realizado pela Prefeitura de Itapetim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

O último dia contou com a apresentação cultural do Colégio Evolução e shows de Banda Encanto Musical & Rita de K’ssia, Jandelson, Trio Pajeú e Gatos Boys. O clima foi de muita animação e celebração da identidade junina local.

Estiveram presentes na noite de encerramento a prefeita Aline Karina, seu esposo Robson, o vice-prefeito Chico, o secretário de Cultura Vandivaldo Piancó e equipe, a diretora do Colégio Evolução Dona Sandra, além de secretários e diretores municipais.

Durante os dez dias de festa, o Palhoção Junino contou com apresentações de escolas, serviços sociais e mais de 30 atrações compostas por artistas da terra, dentro do Circuito Junino 2025. O evento reafirmou o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura popular e dos talentos locais.

A Prefeitura agradeceu a todos os envolvidos na organização e ao público que prestigiou o evento. “O Palhoção foi um sucesso. Gratidão a todos que trabalharam e participaram dessa festa que é de todo o povo de Itapetim”, destacou a gestão municipal.

E a programação continua nesta terça-feira (24), com o tradicional ITARRASTA. A concentração será às 17h no Posto Almeida, com arrastão pelas ruas da cidade até a Praça Central, animado pelo trio elétrico com Doutorzin & Silvio André. A expectativa é de mais uma grande celebração, com a maior quadrilha improvisada do Sertão pernambucano.

Alegria e tradição marcaram o Arraiá do IPSG em Garanhuns na manhã desta segunda-feira (23)

Evento celebrou o São João com forró pé de serra, teatro, café junino e muita animação entre servidores e aposentados

O clima de festa tomou conta da sede do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Garanhuns (IPSG) na manhã desta segunda-feira (23), com a realização do tradicional “Arraiá”. A programação começou às 9h com um animado café junino, repleto de sabores típicos: bolos, canjica, mungunzá, paçoca, chocolate quente, pamonha e outras comidas do período.

Entre as atrações, o teatro “Mateus e Catirina, uma Prosa com Arte e Sabedoria” encantou o público com humor e interação, fazendo todo mundo entrar no clima da festa. A apresentação arrancou risadas e ainda colocou a plateia pra dançar, com direito a distribuição de brindes.

A música ficou por conta do trio de forró comandado por Mateus Cordeiro na sanfona, que embalou a quadrilha improvisada, garantindo aquele arrasta-pé tradicional que não pode faltar no São João.
O evento também teve momentos de homenagem e descontração, com premiações para o figurino mais característico da festa.

O Arraiá do IPSG foi um encontro de gerações e celebração da nossa cultura, promovendo integração, alegria e valorização dos servidores e aposentados de Garanhuns.

Foto: Geraldo Mendonça

Véspera de São João com forró, declamação de poesia, repente, fé e muita animação em Caruaru


Uma das noites mais esperadas no calendário dos nordestinos é a de 23 de junho, véspera de São João. Os forrozeiros celebraram a data na Estação Ferroviária com muito forró, declamação de poesia, repente, fé e muita animação no Maior e Melhor São João do Mundo. O grande destaque da noite foi a encenação da procissão com o santo que dá o nome da festa, São João. Turistas e caruaruenes acompanharam de forma descontraída e com muita fé o momento, que percorreu a Estação Ferroviária atraindo a atenção de todos que passavam no local.

O forró começou às 18h30 no Polo Camarão com as bandas Forró das Estrelas, Berinho Lima, Jonata Chaves e Junior Villa Nova. Já no Polo Juarez Santiago, a festa foi garantida com os trios Forró Cordel, Unidos do Forró, Miro do Rádio e Estrela do Norte. “Caruaru é o melhor lugar para aproveitar o mês de junho. É uma felicidade estar aqui e aproveitar essa noite tão especial”, ressaltou a caruaruense Cintia Lima.

A celebração da véspera de São João como manda o figurino contou com muita poesia no Polo do Repente Lídio Cavalcanti. A noite começou com a palestra sobre a origem da cantoria de viola. Na sequência, foi a vez do esquete teatral Severino Biu e o Rico Invejoso. Subiram ao palco os declamadores Djair Olímpio e Jenérson Alves, a dupla de emboladores de coco Lavandeira e Condor, a dupla de repentistas Raulino Silva e Daniel Olímpio, além do show de Nerilson Buscapé e Naldo Lima.

No Polo dos Pífanos as apresentações culturais foram das bandas de Pífanos Nossa Senhora das Graças, Princesa do Agreste e Alvorada. A noite ainda contou com os batalhões de bacamarteiros 17, 19, 21 e 33, além da energia contagiante do Forró na Prática, Grupo de Dança Tradição de Caruaru, Quadrilha Junina Zé Matuto, Jurema Preta, Pérola Negra, Mazurca Pé Quente do Alto do Moura e a banda de Naldo Lima. “Juntamos os amigos para vir comemorar essa data tão importante aqui na Estação, fizemos a fogueira em casa, mas o forró é aqui, amanhã estaremos novamente, já já a festa acaba, temos que aproveitar cada segundo”, disse a professora Amanda Laura.

Programação desta terça-feira (24)
Polo Infantil 16h
Arraialzinho Brincante
Tony Maciel

Polo Camarão 18h30
Silvinho Cavalcanti
Ava Guimarães
Totonho
Valdinho Paes

Polo dos Pífanos 19h
Banda de Pífanos Vitoriano Jovem
Banda de Pífanos Cultural
Banda de Pífanos Carupife

Polo do Repente 19h
Meninas na Poesia – Thays Avelino
Declamadores: Nerisvaldo Alves e Davi Jefferson
Emboladores de Coco – Caetano da Ingazeira e Irapuru do Pandeiro
Repentistas – Evaldo Filho e Evaldo Severino
Show – Roberto Silva
Show – Manoelzinho do Acordeon

Polo Juarez Santiago 19h
Trio Vozes da Seca
Trio Vyni Amorim
Trio Xaveco
Trio Baú dos Oito Baixos

Polo Bacamarteiro 19h
Batalhão 56
Batalhão de Bezerros
Batalhão 07
Batalhão 27 Taquara

Arcoverde celebra o Dia de São João com programação diversificada e grandes shows nesta terça-feira (24)

Nesta terça-feira (24), Dia de São João, Arcoverde segue com a programação oficial do São João 2025 oferecendo uma agenda cultural diversificada, que promete movimentar os polos espalhados pela cidade e atrair um grande público ao longo do dia e da noite.

No Polo Multicultural, a festa começa a partir das 20h com a banda Seu Desejo, seguida por George Silva, encerrando com o consagrado grupo Jorge de Altinho, levando o melhor do forró ao público.

A programação nos demais polos culturais tem início ainda pela manhã. No Polo da Estação da Cultura, a partir das 10h, os visitantes poderão conferir a exposição temática “Estações”, que segue em cartaz. No Polo do CGA, o forró começa ao meio-dia com Marquinho Pernambucano. O Polo Pé de Serra também inicia ao meio-dia, com o grupo Forró Pé de Serra animando o público.

No Polo da Poesia, a partir das 14h, o destaque é o poeta Neguinho de Arcoverde. Às 15h, o Polo da Cruz abre com Zezito Santos. Já o Polo Raízes do Coco Lula Calixto recebe, às 17h, o grupo Samba de Coco Eremim.

A partir das 19h, o Corredor Cultural será palco do Maracatu Batuque do Sertão, e às 20h, o Polo das Artes traz o Samba de Coco Quebra Coco Aliança. Encerrando as primeiras atrações, o Polo Alternativo inicia às 21h com a banda Woordera, levando uma proposta musical voltada ao público jovem.

Além dessas, cada polo seguirá com outras atrações ao longo da noite, reforçando o compromisso da Prefeitura de Arcoverde em oferecer um São João acessível, seguro e com programação para todos os gostos e faixas etárias.

Israel não realizou ataques após Trump conversar com Netanyahu, diz governo

Israel atingiu um radar ao norte de Teerã na terça-feira (24), mas se absteve de realizar novos ataques depois que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu conversou com o presidente dos EUA, Donald Trump, informou o gabinete do primeiro-ministro em um comunicado.

O ataque ao Irã, que foi lançado horas depois do cessar-fogo entrar em vigor, ocorreu depois que autoridades israelenses acusaram Teerã de violar a trégua ao disparar vários mísseis contra Israel.

O gabinete disse que Trump “expressou seu grande apreço por Israel” e que Netanyahu se comprometeu a evitar ataques adicionais.

Ligação entre Trump e Netanyahu

Uma fonte da Casa Branca disse à CNN que Trump falou com Netanyahu na terça-feira (24) de manhã e foi “excepcionalmente firme e direto”.

A agência de notícias estatal iraniana Fars disse na terça-feira (24) que seu correspondente ouviu explosões no norte do Irã, horas depois de Israel e Irã concordarem com o cessar-fogo.

Domingo histórico: Caminhada do Forró arrasta multidão e noite de grandes shows marcam o domingo do São João de Arcoverde

O domingo (22) foi de festa completa em Arcoverde, marcando a nona noite do São João 2025. A programação começou logo no início da tarde com a tradicional Caminhada do Forró, que este ano reuniu mais de 40 mil pessoas no percurso de mais de 4 km entre a Rádio Agnus Dei e o Polo Multicultural. Seis trios elétricos embalaram o público ao som de muito forró, num trajeto que contou com a presença do prefeito Zeca Cavalcanti, da primeira-dama e secretária de Turismo, Esportes e Eventos, Nerianny Cavalcanti, além de diversas autoridades locais e estaduais.

Encerrada a Caminhada, o Polo Multicultural seguiu com uma noite de shows bastante aguardada. O primeiro a subir ao palco foi Geraldinho Lins, que deu as boas-vindas ao público com sucessos consagrados do forró. Na sequência, o grupo Coco Fulô do Barro trouxe a força da cultura popular, com um repertório que celebrou a identidade nordestina.

O cantor Nando Cordel manteve o ritmo com músicas que fizeram o público cantar e dançar, reforçando o clima de festa. Em seguida, Assisão subiu ao palco com sua energia característica, levando forró tradicional e arrastando ainda mais a multidão. Encerrando a programação da noite, a artista Silvia Regina apresentou um show especial, encerrando o domingo com muita animação.

Com estrutura ampliada, segurança reforçada e uma programação diversificada, a Prefeitura de Arcoverde segue garantindo que o São João 2025 aconteça com organização e valorização das tradições culturais. A nona noite confirmou o sucesso da festa, consolidando Arcoverde como um dos principais destinos juninos de Pernambuco.