Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

‘O São João de Petrolina é um motor econômico poderoso’, destaca Simão Durando

A cada noite de festa no Pátio Ana das Carrancas, o São João de Petrolina 2025 mostra que vai muito além da alegria e da cultura. Com programação intensa o evento vem se consolidando também como uma poderosa ferramenta de geração de renda, movimentando diversos setores da economia local, desde os ambulantes, comércio até a rede hoteleira e o transporte alternativo.

Durante a oitava noite de evento, o prefeito Simão Durando reforçou o crescimento da economia popular e o fortalecimento do comércio local. “O São João de Petrolina é, sem dúvidas, um dos maiores eventos culturais do Brasil. Mas também é um motor econômico poderoso. Estamos falando de milhares de pessoas que, direta ou indiretamente, tiram seu sustento dessa festa. É o barraqueiro que reforça a renda da família, o ambulante que está conseguindo pagar as contas do mês, o motorista de aplicativo que dobra suas corridas, o hotel que está com ocupação máxima. Nosso compromisso sempre foi fazer uma festa linda, organizada e segura, mas sem esquecer de quem mais precisa: o povo que faz o São João acontecer”, destacou o gestor.

Neste ano, mais de 300 comerciantes e ambulantes foram credenciados para atuar no entorno do evento com segurança, estrutura adequada e apoio logístico da Prefeitura. Além disso, os hotéis e pousadas da cidade registram lotação máxima desde o início do mês.

A movimentação também aquece o setor de transporte. Mototaxistas, taxistas e motoristas de aplicativo relatam aumento na demanda durante os dias de evento, especialmente nas proximidades do pátio do São João. A expectativa é que o São João de Petrolina injete mais de R$ 300 milhões na economia local.

Trump exige que “todo mundo” mantenha os preços do petróleo baixos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou nesta segunda-feira (23) o desejo de que os preços do petróleo permaneçam baixos em meio a temores de que os conflitos no Oriente Médio possam levar a uma alta dos preços.

“Todos, mantenham o preço do petróleo baixo, estou observando! Vocês estão fazendo o jogo do inimigo, não façam isso”, escreveu ele em letras maiúsculas em sua plataforma de rede social Thruth Social.

Na sequência, Trump fez uma outra postagem destinada ao Departamento de Energia dos EUA, encorajando-o a “perfure, baby, perfure”, acrescentando: “quero dizer, agora”.

Crônica de Ademar Rafael: É de casa

É DE CASA

Com este texto, neste dia que o nordeste brasileiro realiza uma das maiores manifestações culturais com seu aguerrido povo, quero prestar uma homenagem ao amigo poeta, filósofo e professor Genildo Santana pelo seu último trabalho, o livro “Celeste Vidal: Uma vida na ditadura brasileira”.

A obra é uma adaptação de Trabalho de Pesquisa para obtenção de certificado em Pós-graduação de História do Brasil feito pelo autor com extremo zelo em 2015 e agora  apresentado para o mundo em forma de livro. Precisa ser lido e discutido pelas gerações atuais tão carentes de boas e confiáveis informações sobre parte da nossa história que os poderosos tentam contar de outra forma.

Como todo trabalho acadêmico que merece este nome o texto é iniciado com um passeio sobre a histografia da ditadura “civil-midiática-militar”. Essa terminologia nos remete ao uma abordagem pouco utilizada e que demonstra com extrema clareza que sem o apoio de uma elite viciada em benefícios, uma imprensa venal e subserviente, uma estrutura militar teleguiada por orientação advinda dos Estados Unidos de América este período escuro que cobriu nosso país por décadas não teria acontecido.

De forma didática Genildo nos apresenta a base do golpe, as formas de torturas utilizadas para sua sustentação, explicado o que era feito e como era feito. Apresenta com exemplar detalhamento, o “Pau-de-arara”, a “Cadeira de Dragão”, o “Choque elétrico”, a “Geladeira” e a “Pressão psicológica”.

A cereja do bolo no entanto é a parte do livro em que o autor fala sobre a professora, poetisa e guerreira Celeste Vidal. Em um texto leve que somente os poetas são capazes do produzir Genildo apresenta uma mulher de fibra e defensora dos direitos socais, que apesar das torturas sofridas “nos porões da ditadura”, seguiu sua luta, jogando gestos dignos e poesias,  com a nobreza reservada apenas para pessoas de valor moral e que podem ser tratadas como “gente”. Obrigado poeta, viva a liberdade.

Sétima noite do São João de Arcoverde 2025 celebra o forró e a vaquejada com atrações locais e nacionais

Nesta sexta-feira (20), Arcoverde dá continuidade à sua programação junina com a sétima noite do São João 2025, considerado o melhor do interior de Pernambuco. No Polo Multicultural, a festa será marcada por uma programação voltada ao forró e à vaquejada, reunindo artistas locais e nomes consagrados no cenário nordestino.

A abertura da noite fica por conta de Ycaro e Vitório, representantes da nova geração da música arcoverdense. Em seguida, o palco recebe Rey Vaqueiro, trazendo repertório com os grandes sucessos da vaquejada. Encerrando a programação principal, a banda Brasas do Forró promete animar o público com clássicos do forró tradicional.

Além do Polo Multicultural, todos os polos culturais da cidade também estarão em funcionamento, reforçando a diversidade artística da festa. No Polo do CGA, o público tem aquele bom forró na hora do almoço; o Polo do Coco recebe a tradição do Samba de Coco; o Polo Pé de Serra traz muito forró; o Polo Alternativo conta com diversos estilos musicais; o Corredor Cultural oferece intervenções artísticas e o Polo da Poesia homenageia Elizeu Pereira. No Polo da Cruz, a programação segue com atrações para toda a família.

A Prefeitura de Arcoverde segue mobilizando estrutura, segurança e logística para garantir mais uma noite de festa com organização, diversidade e participação popular.

Fabiano Marques aciona Justiça e cobra da Compesa medidas urgentes contra crise hídrica em Petrolândia

Blog do Magno – A crise no abastecimento de água em Petrolândia chegou a um ponto crítico, com falhas sistemáticas por parte da COMPESA na prestação do serviço essencial à população. Diante da situação, o prefeito Fabiano Marques intensificou a mobilização política e jurídica para exigir providências imediatas.

Segundo a Prefeitura, a COMPESA tem demonstrado negligência na gestão e manutenção do sistema de abastecimento, resultando em interrupções frequentes e prolongadas no fornecimento de água potável. A situação, além de causar prejuízos e desconforto aos moradores, representa uma violação direta aos direitos básicos da população, como saúde, higiene e qualidade de vida. As informações são da Folha das Cidades.

Governadora Raquel Lyra lança 25ª Fenearte com investimento de R$ 15 milhões e homenagem ao ex-governador e criador da feira, Jarbas Vasconcelos

Maior evento de artesanato da América Latina terá mais de 5 mil expositores e espera receber 320 mil visitantes e movimentar mais de R$ 108 milhões
 
A governadora Raquel Lyra realizou, nesta sexta-feira (20), o lançamento oficial da 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), considerada a maior feira de artesanato da América Latina. Com o tema “A Feira das Feiras”, a edição deste ano será realizada de 9 a 20 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, e celebrará duas décadas e meia de valorização da cultura popular e dos saberes artesanais do Brasil. Para esta edição, o Governo de Pernambuco está investindo R$ 15 milhões, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). Durante a solenidade, foi prestada uma homenagem especial às pessoas que contribuíram diretamente para a realização da primeira edição da Fenearte. Entre os homenageados, estavam o ex-governador e criador da feira, Jarbas Vasconcelos.
 
“O artesanato e os artistas de Pernambuco merecem respeito. A Fenearte é a maior expressão desse respeito por parte do Governo de Pernambuco aos seus artistas e artesãos. Quando falamos de cultura popular, precisamos falar também de política pública. Neste marco de 25 anos da feira, será lançado um livro que contará a história de vida de cada um desses artesãos. Um registro de suas trajetórias, suas lutas, suas conquistas e uma homenagem ao ex-governador Jarbas Vasconcelos, que teve a inspiração e a sensibilidade, junto a uma equipe comprometida, para fazer a diferença na história da cultura popular pernambucana”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
Personalidades que atuaram no evento inaugural no ano 2000, Geralda Farias; e Célia Novaes, também foram homenageadas pelo Governo de Pernambuco.
 
“A Fenearte foi um dos legados que meu pai, Jarbas Vasconcelos, deixou para a cultura de Pernambuco. Ele não aceitava que um intermediário explorasse o artesão e que um mediador ganhasse mais que o produtor da arte. A Fenearte é esse legado de reconhecimento do artista, para que ele possa ganhar melhor, ser valorizado naquilo que produz e que orgulha tanto nosso estado”, celebrou o deputado estadual Jarbas Filho, no discurso que também representou o ex-governador.
 
A 25ª edição tem a expectativa de superar os números históricos do ano passado, que movimentou mais de R$ 108 milhões e recebeu cerca de 320 mil visitantes. “O impacto na nossa cultura, turismo e para os artesãos pernambucanos é inestimável. A feira começou sendo realizada só para o Estado e região e hoje é a maior da América Latina. Isso ressalta o quanto o artesanato pernambucano é importante e passamos a ser referência. Quase todos os estados do Brasil estão na feira, além de aproximadamente 30 expositores internacionais”, detalhou o diretor-presidente da Adepe, André Teixeira.
 
Neste ano, a feira presta homenagem à própria história e às feiras livres que originaram o artesanato popular, enaltecendo a trajetória de mestres e mestras de todo o Estado. A estrutura contará com cerca de 700 estandes e mais de 5 mil expositores do Brasil e do exterior. Apenas o setor Individual Pernambuco reunirá mais de 300 artesãos nascidos, residentes ou intitulados pernambucanos.
 
A diretora-executiva de Promoção da Economia Criativa da Adepe e curadora da feira, Camilla Bandeira, pontuou que o Circuito Fenearte, lançado em 2023, faz sua terceira edição com uma programação de 5 a 27 de julho. “O circuito se expande esse ano para além da Região Metropolitana, vamos para as Zona da Mata Norte e Sul e para o Agreste, visitando ateliês e alguns espaços de economia criativa, de arte e cultura”, detalhou.
 
A programação da feira traz, ainda, novidades como o primeiro Salão Pernambuco Faz Design, que se une ao 20° Salão de Arte Popular Ana Holanda, ao 18° Salão de Artes Sustentáveis e ao 9° Salão de Arte Popular Religiosa. Também estreiam os primeiros concursos Praça de Sustentabilidade e Estande dos Estandes, além da segunda edição do Desafio MAPE, voltado à moda autoral pernambucana.
 
Presente na solenidade, o senador Fernando Dueire, falou sobre a emoção de estar, após 25 anos, celebrando mais uma edição da feira. “É uma alegria muito grande estar, mais uma vez, tendo um encontro com uma ação que deu certo. A Fenearte se transforma não só em uma exposição de arte, mas também em uma feira de negócios. Isso também é fundamental”, enfatizou.
 
Luiz Antônio, de 90 anos, é mestre-ceramista e o mais antigo artesão em atividade no Alto do Moura, em Caruaru. Ele participa da Fenearte desde a primeira edição. “A Fenearte é o coração do artesão, é onde nós botamos o trabalho criativo. Tenho 90 anos de vida e 80 de arte. Me sinto muito feliz em participar mais um ano. Pernambuco é o coração do artesão”, comemorou.
 
Entre os destaques, está ainda o Palco Pernambuco Meu País, que contará com mais de 70 atrações culturais, e a ampliação do serviço de transporte gratuito, agora com saída de cinco shoppings da Região Metropolitana do Recife. A Fenearte segue promovendo inclusão e acessibilidade, com visitas guiadas para pessoas com deficiência e programação infantil. Além disso, o público poderá conferir exposições, oficinas, lançamentos de livros e aulas de gastronomia com transmissão online.
 
Participaram da solenidade o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula; e o deputado estadual William Brígido; os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (chefe da Casa Militar), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Cacau de Paula (Cultura), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Juliana Gouveia (Mulher), Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha) e Yanne Teles (Criança e Juventude).
 
Também marcaram presença no lançamento os presidentes da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba; e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo; e o diretor-presidente da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), Fúlvio Wagner Lopes.
 
Fotos: Miva Filho/Secom

São João plural: Prefeitura do Recife promove Central de Direitos Humanos, campanhas educativas e acessibilidade

Espaço no Sítio Trindade oferecerá atendimento a vítimas de discriminação. Equipes itinerantes vão divulgar ações de proteção à infância, igualdade racial e direitos LGBTI+

O São João do Recife 2025 é também o São João plural. A Prefeitura do Recife, Secretaria de Direitos Humanos e Juventude (SDHJ), disponibiliza a Central de Direitos Humanos e Acessibilidade no polo Sítio Trindade, em Casa Amarela. O objetivo é oferecer atendimento e orientação em casos de violação de direitos humanos tais como racismo, LGBTfobia, etarismo e capacitismo. Além disso, a pasta conta com equipes itinerantes que estão atuando na cidade, de forma descentralizada, divulgando as ações em prol dos direitos humanos. As pessoas com deficiência também contam com áreas acessíveis durante os festejos. São 80 servidores da secretaria atuando no período junino. 

A Central de Direitos Humanos e Acessibilidade está funcionando em todos os dias de arrasta-pé, no mesmo horário de funcionamento do Sítio, com equipe multidisciplinar formada por agentes de direitos humanos, psicólogos, advogados e assistentes sociais. A Central oferece também intérpretes de libras e audiodescritores para garantir acessibilidade comunicacional às pessoas com deficiência. Além disso, disponibiliza abafadores de ruídos para pessoas atípicas.

“O São João é tempo de alegria, mas também de cuidado e respeito. Nossa Central de Direitos Humanos está aqui para acolher, proteger e garantir que todo mundo viva essa festa com segurança, dignidade e inclusão. Esse é o São João de Direitos”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho. 

ÁREA ACESSÍVEL – Junto com a Fundação de Cultura Cidade do Recife, a SDHJ também está assegurando uma área acessível, em frente ao palco principal no Polo Sítio Trindade, para atender as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, com capacidade para até 25 pessoas por vez. A proposta é para garantir que esses cidadãos possam aproveitar o evento com segurança e tranquilidade. O Pavilhão das Quadrilhas, no Sítio Trindade, tem outra área acessível com mais 50 vagas. Não é preciso inscrição prévia para ocupar esses espaços, basta procurar a Central de Direitos Humanos e Acessibilidade. 

Ainda no âmbito da acessibilidade, os fãs dos festejos juninos já estão usufruindo do trabalho de intérpretes de LIBRAS tanto no Pavilhão das Quadrilhas quanto no palco principal desde o primeiro dia das apresentações. E a partir desta sexta-feira (20) até o dia 29 de junho, o serviço de audiodescrição também estará disponível no palco principal. 

CAMPANHAS EDUCATIVAS – Durante todo o ciclo junino, as equipes itinerantes de Direitos Humanos estão atuando na cidade, divulgando o São João de Direitos, formado por três campanhas fundamentais da pasta. A campanha “Respeito, Proteção e Afeto” realiza a  identificação das crianças através da colocação de pulseira com informações sobre o nome e o número de telefone dos responsáveis, facilitando a localização em caso de perda. A ação também estimula os responsáveis a adotar essa prática sempre que forem para locais de grande circulação de pessoas. 

Já a “Recife Sem Racismo” divulga, com o apoio de tablets, a plataforma de mesmo nome que pode ser acessada pelo aplicativo ou site Conecta Recife, ou através do https://semracismo.recife.pe.gov.br/denrs/. Trata-se de um canal seguro e acessível para que vítimas ou testemunhas de atos racistas possam registrar ocorrências, garantindo que os casos sejam devidamente apurados. A ideia é contribuir com a promoção da igualdade racial na cidade e conscientizar a população sobre o preconceito racial. 

Por fim, a “Recife Sem Preconceito e Discriminação” esclarecerá as dúvidas do público sobre a Plataforma Recife Sem Preconceito, disponível no aplicativo ou site do Conecta Recife, além do endereço recifesempreconceito.recife.pe.gov.br. O canal recebe registros de casos com base nas leis municipais que proíbem manifestações preconceituosas ou discriminatórias em razão da orientação sexual ou identidade de gênero. As ações das três campanhas também estão sendo realizadas na Central de Direitos Humanos e Acessibilidade no Sítio Trindade e num espaço na Vila Junina na Boulevard Rio Branco, bairro do Recife.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife.

Prefeitura de Itapetim realiza pagamento da 1ª parcela do 13º salário

Nesta sexta-feira, 20 de junho, a Prefeitura de Itapetim efetuou o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos servidores públicos municipais ativos, membros do Conselho Tutelar, aposentados e pensionistas.

A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização do funcionalismo público e o equilíbrio das contas públicas. De acordo com a administração, o pagamento dentro do prazo previsto é resultado de uma política de responsabilidade fiscal e planejamento financeiro.

Além de beneficiar diretamente os servidores, a injeção de recursos na economia local também deve movimentar o comércio do município neste período junino.

A prefeitura reafirma que continuará priorizando o respeito ao servidor e a continuidade dos serviços públicos, buscando sempre o melhor para a população itapetinense.

Em comemoração aos 65 anos da CDL Recife, governadora Raquel Lyra destaca crescimento econômico do Estado

 
“Pernambuco é terra de mascates, o comércio sempre foi um serviço muito forte na nossa região. Apesar de todas as adversidades, nosso setor de serviço e de comércio cresce, acompanhando aquilo que vem acontecendo no nosso estado ao longo dos últimos tempos”, afirmou a governadora Raquel Lyra, ao participar, nesta quinta-feira (19), da celebração dos 65 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife. O evento, que aconteceu em um hotel no Recife, marcou as mais de seis décadas de atuação da entidade como referência na defesa e no fortalecimento do comércio da capital e do Estado.
 
A chefe do Executivo destacou as iniciativas do Governo do Estado para dinamizar a economia estadual. “Temos buscado fazer a nossa parte garantindo a recuperação do centro histórico do Recife, com equipamentos como o Cinema São Luiz, o Liceu de Artes de Ofício, que será uma escola técnica, o Palácio Frei Caneca, na Cruz Cabugá, que virará três edifícios residenciais sociais. Estamos buscando fortalecer os investimentos aqui no Recife e em Pernambuco, e o resultado do PIB em 2024 demonstrou um caminho de crescimento”, complementou a gestora. 
 
A CDL Recife envolve mais de 8 mil estabelecimentos. O presidente da entidade, Fred Leal, destacou a importância histórica da CDL e ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Os 65 anos chegam com muita representatividade. Nós trabalhamos com o lojista, que é o nosso principal foco. Agradecemos as parcerias do Governo do Estado, principalmente a Polícia Militar, por meio da segurança, parceiro em todos os momentos”, afirmou o presidente Fred Leal, que entregou um quadro à governadora em celebração aos 65 anos da entidade.
 
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti, o Governo de Pernambuco investe em estratégias de parceria com o setor privado. “Estamos mudando o ambiente de negócio em Pernambuco, mudando o regramento, mudando o diálogo com o setor privado. O Governo do Estado abriu vários canais de escuta para que a gente pudesse alterar o regramento tanto fiscal quanto de licenciamento, de tudo que a gente pode fazer para melhorar a forma de fazer negócio”, frisou o secretário, acompanhado do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.
 
INVESTIMENTOS ESTADUAIS – O Governo de Pernambuco tem promovido um novo ciclo de desenvolvimento econômico no estado. Apenas em 2024, foram investidos mais de R$ 2,8 bilhões, impulsionando um crescimento de 4,7% no PIB — o maior dos últimos 15 anos.
 
Foto: Janaína Pepeu/Secom