Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Estados Unidos aplicam novas sanções relacionadas ao Irã

O departamento do Tesouro dos Estados Unidos divulgou nesta sexta-feira (20) a aplicação de sanções relacionadas ao Irã.

As novas medidas incluem sanções contra duas entidades sediadas em Hong Kong, e sanções relacionadas ao contraterrorismo, segundo aviso publicado no site do Departamento do Tesouro dos EUA nesta sexta-feira (20).

As sanções têm como alvo pelo menos 20 entidades, cinco indivíduos e três embarcações, conforme o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro.

Miguel Ricardo assume Secretaria de Saneamento do Recife

Administrador passa a comandar a pasta responsável por ações de infraestrutura hídrica e saneamento básico


A Prefeitura do Recife oficializou, nesta quinta-feira (19), a nomeação de Miguel Ricardo para o comando da Secretaria de Saneamento (Sesan). Administrador, Miguel passa a integrar a equipe do prefeito João Campos, reforçando a estrutura da gestão municipal na área de infraestrutura urbana.

“Miguel chega para somar através da sua juventude e capacidade de trabalho. Temos obras e intervenções importantes para acontecerem nos próximos anos e já alinhamos com ele quais são as prioridades. Tenho a convicção de que juntos podemos fazer o trabalho avançar ainda mais”, afirmou o prefeito João Campos, ao posar para foto ao lado de Miguel e do seu pi, o deputado estadual Mário Ricardo.

Com 38 anos, Miguel Ricardo é formado em Administração, tem pós-graduação e MBA em gestão, além de trajetória ligada à gestão pública e ao setor privado. À frente da Secretaria de Saneamento, ele será responsável por projetos e ações voltadas à ampliação da rede de drenagem, esgotamento sanitário, contenção de encostas e requalificação de áreas de risco em todas as regiões da cidade. O engenheiro civil George Scavuzzi seguirá na gestão como secretário executivo da pasta. Além deles, também participaram do momento o deputado estadual Rodrigo Farias e o advogado e economista Carlos Costa.

“Vamos iniciar esse trabalho junto ao prefeito João Campos, tendo a referência de tudo o que ele já vem realizando ao longo desses anos, um histórico de muitas obras e realizações de grande impacto. Estou feliz de me unir a esse time que vem promovendo tantas transformações positivas no Recife”, destacou Miguel Ricardo.

Sobre a Secretaria

A Secretaria de Saneamento do Recife foi criada com o objetivo de ampliar o alcance dos serviços de saneamento na cidade, especialmente nas áreas mais carentes do Recife. A meta é desenvolver planos, programas, projetos e obras, com recursos próprios e em parceria com os governos estadual e federal.

Atualmente o foco da secretaria está sobre os sistemas de esgotamento sanitário de Cordeiro e do Beberibe, contendo obras de coleta, transporte e tratamento de esgoto para essas regiões. Além das obras dos dois sistemas, a Secretaria também abarca obras de mobilidade, de ligações intradomiciliares e projetos para recuperação de corpos hídricos.

A secretaria possui ainda na sua gestão o projeto de urbanização integrada de diversas comunidades de interesse social no Recife, esses projetos são desenvolvidos em parceria com o Promorar e visam trazer infraestruturas básicas para essas comunidades, integrando-as ao restante da cidade, porém, mantendo a identidade e vocação urbana desse território.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Centro de Reabilitação Antonio Nogueira tem obras de requalificação e expansão em avanço no bairro da Boa Vista

Local também ganhará um Centro TEA – Núcleo de Desenvolvimento Integral (NDI), que será o quinto aberto pelo município

A Prefeitura do Recife está realizando mais uma obra de requalificação no bairro da Boa Vista. Isso porque as obras de requalificação e ampliação do Centro de Reabilitação Fisioterapeuta Antonio Nogueira de Amorim avançam e o local passará a contar com um Centro TEA – Núcleo de Desenvolvimento Integral (NDI), o quinto aberto pelo município. Inaugurado em 1999, o centro, localizado no Centro do Recife (Rua Sete de Setembro, Boa Vista), possuía 589,52 m² de área construída e passará a ter 782,33 m² distribuídos em dois pavimentos, com 29 novos ambientes. O projeto tem investimento de mais de R$ 3,5 milhões e previsão de entrega em julho de 2025. Atualmente, a obra está com mais de 90% de execução.

“Estamos expandindo um Centro Especializado de Reabilitação e também implantando um Centro TEA, para que as crianças com Transtorno do Espectro Autista possam ser atendidas e acompanhadas. Antes, a capacidade de atendimento ficava em torno de 1.400, e agora conseguimos expandir para mais de 6 mil”, explicou o prefeito João Campos, em vistoria realizada na manhã desta quinta-feira (19). “Teremos ginásio de fisioterapia, fonoaudiologia, avaliação global, terapia, atividades em grupo… são diversas especialidades, tanto para os adultos como para as crianças do Recife”, detalhou.

Entre as mudanças está a ampliação da área de espera, que passará de 23 m² para 63 m² e será climatizada, proporcionando maior conforto aos pacientes e seus acompanhantes. O centro também contará com quatro consultórios, substituindo a estrutura anterior de apenas um, aumentando a capacidade de atendimento. Além disso, novos espaços serão criados para terapias, como dois ginásios de fisioterapia, quatro salas de atendimento em grupo, uma sala de fonoterapia e uma sala de eletrotermoterapia com três leitos, garantindo que os pacientes tenham acesso a serviços mais especializados e com maior capacidade de tratamento.

A acessibilidade também é um ponto central da reforma. O projeto prevê banheiros e áreas adaptadas para pessoas com deficiência (PCD), assegurando que todos os usuários possam utilizar o espaço de forma segura e confortável. Além disso, o centro ganhará novos ambientes dedicados ao bem-estar dos pacientes, como uma brinquedoteca para crianças, um jardim sensorial e uma Sala de Atividades da Vida Diária (AVD), que simula os ambientes de uma casa para que os pacientes possam treinar atividades cotidianas, contribuindo para uma reabilitação mais completa.

Outro destaque é a melhoria na infraestrutura para os funcionários. A antiga copa será substituída por um local amplo e bem equipado, e os colaboradores também contarão com vestiários modernos, além de uma varanda de descompressão, destinada ao descanso. Na parte administrativa, o centro passará a ter salas dedicadas para direção, recursos humanos e atenção à saúde, além de uma sala de reunião.

A modernização do Centro de Reabilitação Física Antonio Nogueira de Amorim inclui ainda a implementação de redes de wi-fi e estações de trabalho conectadas, o que trará mais agilidade e eficiência no atendimento aos pacientes. Todos os ambientes serão climatizados, oferecendo mais conforto tanto para os usuários quanto para os profissionais de saúde.

Foto: Edson Holanda / Prefeitura do Recife  

Felipe Carreras fala sobre sua parceria com Diogo Moraes: “Uma pessoa com quem eu tenho uma relação de carinho muito grande, uma relação histórica, política e pessoal”


O deputado federal Felipe Carreras, do PSB, concedeu, direto do seu gabinete em Brasília, uma entrevista exclusiva a equipe de reportagem do programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, que conta com 42 emissoras e que tem como ‘cabeça de rede’ a RPFM (104.3). Carreras é visto como um dos parlamentares mais influentes e importantes do seu partido no Congresso Nacional.

Dentre os temas abordados na entrevista, Carreras falou sobre sua parceria com o deputado estadual Diogo Moraes, também do PSB, com que mantém uma sólida relação política em vários importantes municípios de Pernambuco. “Quem me levou a Santa Cruz do Capibaribe, dentre outras cidades, quem me apresentou ao ex-prefeito Fábio Aragão foi Diogo Moraes, uma pessoa com quem eu tenho uma relação de carinho muito grande, uma relação histórica, política e pessoal”, disse ele

O deputado falou ainda sobre a possibilidade do ex-prefeito Fábio Aragão, do PSD, ser candidato a deputado estadual em 2026. “No momento certo, na hora certa, sob as bênçãos de Deus, essa decisão será tomada e tenho certeza que iremos conviver com muita harmonia. Meu papel neste grupo é trabalhar pela união, a união do grupo político que construiu a maior vitória nas urnas em toda a história do município e que está construindo um futuro ainda maior para Santa Cruz do Capibaribe”, finalizou o deputado.

Brejo da Guabiraba recebe obra de contenção de encosta que beneficia mais de 100 moradores

Intervenção foi realizada na Rua Pedro Belo, com investimento de R$ 967 mil

A Prefeitura do Recife entregou, na manhã desta quinta-feira (19), mais uma obra de contenção definitiva de encosta, desta vez na Rua Pedro Belo, no bairro do Brejo da Guabiraba. Com investimento de R$ 967 mil, oriundo de recurso do Ministério das Cidades, a intervenção beneficia diretamente mais de 100 moradores da área. O prefeito João Campos e o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, acompanharam a entrega.

“Mais uma obra inaugurada, e desta vez é uma encosta no Brejo da Guabiraba. É muito simbólico fazer essa inauguração em um dia como hoje, de chuva, em que podemos ver a importância real de uma intervenção como essa para todos os moradores da área, durante o inverno e em momentos de fluxo de água mais intenso. Tem escadaria, corrimão, barreira, drenagem, tudo para garantir a proteção das pessoas”, disse o prefeito João Campos.

Executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), a obra teve início em abril de 2024. Entre os serviços realizados estão a construção de três muros de arrimo, totalizando 134 m²; a implantação de 163 metros de canaleta de drenagem e 276 metros de dreno horizontal profundo. Também foram executados 381 m² de proteção de talude em tela argamassada, uma escadaria com 72 metros, além de outros 25 metros de escada de acesso, 90 m² de piso em concreto, 90 metros de corrimão e o plantio de 120 m² de grama.

“Sabemos que, nesse período de chuvas, o mais importante é cuidar da vida das pessoas. Por isso nos esforçamos sempre para fazer obras como esta, onde os moradores podem dormir tranquilos porque sabem que suas casas estão em segurança”, falou Victor Marques.

Desde 2021, a gestão municipal concluiu 141 obras de contenção definitiva de encostas em toda a cidade, beneficiando diretamente mais de 20 mil pessoas, totalizando R$ 239,4 milhões em investimentos. Atualmente, outras 22 intervenções estão em andamento, ampliando a proteção para mais 4 mil pessoas, com um aporte de R$ 84 milhões.

Dona Vera Lúcia, moradora da região, contou um pouco da diferença no antes e depois da obra concluída. “Era difícil, né, porque tinha muito mato, lama e dava muito rato. Até cobra passava por aqui. Mas hoje não, a gente vê a mudança, tudo feito, uma maravilha. Só temos mais o que agradecer”, compartilhou.

Ação Inverno – A Prefeitura do Recife bate novo recorde e realiza os maiores investimentos da história. Serão destinados R$ 322,9 milhões de recursos da gestão municipal para viabilizar um conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas na cidade, com um pacote de obras estruturadoras que inclui novas intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios de água na região da Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de comunidades afetadas pelas chuvas e mitigação de pontos críticos de alagamento.

Fotos: Edson Holanda / Prefeitura do Recife 

Como o Irã pode reagir se EUA entrarem no conflito para ajudar Israel

g1 – Acuado pela perspectiva concreta de os EUA se juntarem a Israel na intervenção militar ao Irã, o aiatolá Ali Khamenei redobrou a ameaça derevidar com danos irreparáveis aos americanos. O envolvimento direto de militares americanos no confronto que há uma semana abala o Oriente Médiolevanta questões sobre o poder de fogo da retaliação iraniana.

Os danos irreparáveis aludidos pelo líder supremo poderiam se refletir diretamente em ataques a bases militares dos EUA operadas em 19 locais do Oriente Médio, onde estão alocadas cerca de 40 mil pessoas. A maioria está no alcance de 2.000 km de mísseis balísticos Sejil-2, do Irã.

Há bases permanentes em oito países: Bahrein, Egito, Iraque, Jordânia, Kuwait, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Além disso, os EUA têm dois porta-aviões na região e um terceiro a caminho, o USS Nimitz.

O presidente Donald Trump avalia os riscos de se envolver diretamente na campanha militar e automaticamente arrastar os EUA para uma guerra prolongada como as enfrentadas no Afeganistão e no Iraque.

No intuito de minar os riscos políticos para a base eleitoral de Trump, que rejeita categoricamente a participação do país em conflitos externos, autoridades americanas confiam que as Forças de Defesa de Israel tenham reduzido bastante a capacidade iraniana de lançamento de barragens de mísseis.

O engajamento dos EUA no ataque ao Irã traria benefícios a Israel em seu objetivo de desmantelar o programa nuclear do regime: acredita-se que somente os bombardeiros B-2 e bombas destruidoras de bunkers, de fabricação americana, são capazes de danificar a usina de Fordow, instalada dentro de um complexo subterrâneo.

De acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica, é nesta estrutura que o Irã já enriqueceu urânio a 83,7% — perto dos 90% necessários para obter armas nucleares.

Outro trunfo de retaliação do Irã aos EUA passa pelo Estreito de Ormuz, que liga o Golfo Pérsico ao Oceano Índico e atua como rota de navegação crucial para o Mediterrâneo e a Europa, por onde passa 20% do petróleo comercializado no mundo. O regime já avisou que poderia bloquear a passagem se fosse atacado ou atingir embarcações, como fez em 2019, quando Trump retirou os EUA do acordo nuclear firmado com o país.

Embora enfraquecidos, militantes do chamado “Eixo da Resistência” — Hamas, Hezbollah e houthis — ou da ala radical da Guarda Revolucionária também poderiam ser acionados para ataques terroristas tendo cidadãos e instituições americanas como alvos.

Trump mantém o mistério sobre atacar ou não a República Islâmica por meio da ambiguidade. “Posso fazer, posso não fazer. Quer dizer, ninguém sabe o que vou fazer”, transmitiu o presidente americano. Ao menos na retórica, o aiatolá Khamenei foi mais assertivo.

Transforma Caruaru: São João Sustentável já recolheu mais de 18 toneladas de materiais recicláveis e arrecadou quase 5 toneladas de alimentos

O Transforma Caruaru e a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) comemoram o volume de donativos arrecadados até o momento durante o São João Sustentável em Caruaru. São três iniciativas sociais trabalhando juntas: o Instituto do Meio Ambiente, o Instituto Mãos Amigas e a Associação de Catadores de Recicláveis de Caruaru, que atuaram com mais de 100 agentes ambientais, contando com EPIs, coletes, jantar, água, refrigerante e suco para desenvolverem o trabalho.

Durante as duas primeiras semanas de festa, foram recolhidos um total de 18.889 quilos de material reciclável, ou seja, quase 20 toneladas, dentre latinhas, pets, plásticos, vidros, papelão e alumínio. Sem falar da arrecadação até o momento de 4.263 kg de alimentos não-perecíveis, doados pelo ingresso social do Camarote Exclusive, que serão destinados a iniciativas sociais.

“Estamos bastante felizes com o resultado até o momento e temos a certeza de que o resultado será ainda maior até o final do evento, pois ainda teremos o período do São João e São Pedro. Além de cuidar do meio ambiente, estamos fazendo a economia circular , conscientizando sobre a importância da coleta seletiva e ajudando com alimentos a diversas instituições”, afirmou a Gerente do Transforma Caruaru, Christianny Magalhães.

Comissão Especial define data para a sessão solene em homenagem aos 200 anos da PMPE

Evento acontecerá em setembro, com o lançamento do livro narrando a história da corporação e a entrega de medalhas a figuras que se destacaram na defesa da Polícia Militar de Pernambuco

A comissão especial formada na Assembleia Legislativa – sob a presidência do deputado Antônio Moraes – encarregada de preparar as homenagens aos 200 anos da Polícia Militar de Pernambuco, comemorados este ano, decidiu nesta quarta-feira (18) marcar a sessão solene para o dia 16 de setembro próximo. Na ocasião, haverá o lançamento de um livro, elaborado por diversos autores, que narra pontos de destaque vividos ao longo dos dois séculos de funcionamento da instituição. Também serão entregues medalhas comemorativas a figuras que se destacaram na história da PMPE.
“Na reunião de hoje, definimos a publicação de um livro – que será patrocinado pela mesa diretora da Assembleia e pela comissão especial – marcando essa data tão importante para Pernambuco e para a Polícia Militar. Também definimos a data da sessão solene, para setembro”, informou Antônio Moraes. O presidente da comissão também ressaltou novamente a importância da PMPE ao longo dos seus 200 anos. “Além dos relevantes serviços prestados a Pernambuco, a Polícia Militar tem uma história que merece ser contada, e que honra as tradições libertárias do nosso povo”, completou.
O coronel Marcelo Ianino, representando a PMPE, explicou que a comissão conta com uma equipe multidisciplinar, formada também pelo professor Carlos André Silva de Moura, diretor da editora da Universidade de Pernambuco; o coronel veterano André Carneiro e os sargentos Cícero e Leandro, diretores do Museu da Polícia Militar. “Nosso objetivo foi apresentar a proposta do livro comemorativo, para solidificar a data do dia 11 de junho deste ano, quando a PMPE completou 200 anos de existência, e a comissão da Assembleia se dispôs a assumir o financiamento da obra. Ou seja, em breve teremos um bonito livro, contando toda a história da corporação”, afirmou.
Segundo o coronel, a PMPE e a UPE ficarão responsáveis pela redação do livro e a Alepe se encarregará da parte financeira e do lançamento. Entre os autores, estão o professor Carlos André, o coronel Carneiro, os sargentos Cícero e Leandro e o próprio coronel Marcelo. “A Assembleia Legislativa não poderia ficar de fora das homenagens a uma instituição importantíssima para Pernambuco, que é a Polícia Militar. Afinal, são duzentos anos de bons serviços prestados, e cabe a nós colaborar para o registro dessa data para a posteridade”, acrescentou o presidente da comissão especial, deputado Antônio Moraes.
Além de Moraes e do coronel Marcelo Ianino, participaram da reunião desta quarta-feira representantes dos deputados Joel da Harpa e Gleide Ângelo; o superintendente geral da Alepe, Ademar Santos; o coronel André Carneiro; os sargentos Cícero Batista e Leandro Brayner; o professor Carlos André Moura; e o chefe do cerimonial da Alepe, coronel Francklin Bezerra.

Fotos: Leôncio Francisco/Divulgação