Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Handson Matheus”

Comissão Especial define data para a sessão solene em homenagem aos 200 anos da PMPE

Evento acontecerá em setembro, com o lançamento do livro narrando a história da corporação e a entrega de medalhas a figuras que se destacaram na defesa da Polícia Militar de Pernambuco

A comissão especial formada na Assembleia Legislativa – sob a presidência do deputado Antônio Moraes – encarregada de preparar as homenagens aos 200 anos da Polícia Militar de Pernambuco, comemorados este ano, decidiu nesta quarta-feira (18) marcar a sessão solene para o dia 16 de setembro próximo. Na ocasião, haverá o lançamento de um livro, elaborado por diversos autores, que narra pontos de destaque vividos ao longo dos dois séculos de funcionamento da instituição. Também serão entregues medalhas comemorativas a figuras que se destacaram na história da PMPE.
“Na reunião de hoje, definimos a publicação de um livro – que será patrocinado pela mesa diretora da Assembleia e pela comissão especial – marcando essa data tão importante para Pernambuco e para a Polícia Militar. Também definimos a data da sessão solene, para setembro”, informou Antônio Moraes. O presidente da comissão também ressaltou novamente a importância da PMPE ao longo dos seus 200 anos. “Além dos relevantes serviços prestados a Pernambuco, a Polícia Militar tem uma história que merece ser contada, e que honra as tradições libertárias do nosso povo”, completou.
O coronel Marcelo Ianino, representando a PMPE, explicou que a comissão conta com uma equipe multidisciplinar, formada também pelo professor Carlos André Silva de Moura, diretor da editora da Universidade de Pernambuco; o coronel veterano André Carneiro e os sargentos Cícero e Leandro, diretores do Museu da Polícia Militar. “Nosso objetivo foi apresentar a proposta do livro comemorativo, para solidificar a data do dia 11 de junho deste ano, quando a PMPE completou 200 anos de existência, e a comissão da Assembleia se dispôs a assumir o financiamento da obra. Ou seja, em breve teremos um bonito livro, contando toda a história da corporação”, afirmou.
Segundo o coronel, a PMPE e a UPE ficarão responsáveis pela redação do livro e a Alepe se encarregará da parte financeira e do lançamento. Entre os autores, estão o professor Carlos André, o coronel Carneiro, os sargentos Cícero e Leandro e o próprio coronel Marcelo. “A Assembleia Legislativa não poderia ficar de fora das homenagens a uma instituição importantíssima para Pernambuco, que é a Polícia Militar. Afinal, são duzentos anos de bons serviços prestados, e cabe a nós colaborar para o registro dessa data para a posteridade”, acrescentou o presidente da comissão especial, deputado Antônio Moraes.
Além de Moraes e do coronel Marcelo Ianino, participaram da reunião desta quarta-feira representantes dos deputados Joel da Harpa e Gleide Ângelo; o superintendente geral da Alepe, Ademar Santos; o coronel André Carneiro; os sargentos Cícero Batista e Leandro Brayner; o professor Carlos André Moura; e o chefe do cerimonial da Alepe, coronel Francklin Bezerra.

Fotos: Leôncio Francisco/Divulgação

Prefeitura do Recife garante Espaço de Proteção para acolher crianças e adolescentes durante o São João

Iniciativa oferece alimentação, atividades lúdicas e atendimento especializado durante todo o ciclo junino, com foco na prevenção de violações de direitos

Durante o São João, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, vai oferecer um Espaço de Proteção voltado ao acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A ação, que vem sendo realizada nos últimos anos, integra o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e tem caráter preventivo e protetivo, garantindo um ambiente seguro e estruturado para meninas e meninos que possam estar expostos ao trabalho infantil, especialmente no comércio informal dos polos juninos. A estrutura funcionará até o dia 29 de junho na Escola de Qualificação Profissional Dom Bosco, na Estrada do Arraial, número 2900, no bairro de Casa Amarela. O atendimento será realizado às sextas-feiras, das 18h às 2h, e aos fins de semana e feriados, das 14h às 2h.

O acesso ao espaço será feito por meio das equipes de Abordagem Social da Prefeitura, que circularão nos polos festivos no bairro do Recife, Sítio Trindade e polos descentralizados. Crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil serão identificados e encaminhados ao local, após orientação e acompanhamento das famílias. A entrada será realizada mediante cadastro, assinatura e fotografia do responsável legal, e o acolhimento será voltado a crianças de até 15 anos.

A secretária de Assistência Social e Combate à Fome do Recife, Pâmela Alves, reforça que o espaço é uma estratégia essencial para assegurar os direitos da infância durante o período festivo. “Durante as festas, quando há maior circulação e informalidade dos serviços, é fundamental termos um local seguro, estruturado, com atendimento qualificado para as crianças em situação de vulnerabilidade. Além do espaço de proteção, este ano, teremos uma novidade! Em parceria com o Instituto Primeira Infância Plantar Amor – o PIPA, iremos oferecer o ‘Dia da Alegria’, no dia 23 de junho, com uma programação especial com diversas atividades recreativas e com espaço voltado para às mamães amamentarem também.”, afirma Pâmela Alves.

ESTRUTURA – Com uma equipe de 55 profissionais por dia, entre cuidadores, oficineiros, psicólogos, assistentes sociais, educadores, motoristas e pessoal de apoio, o Espaço de Proteção contará com infraestrutura completa para acolher com dignidade. A unidade dispõe de cozinha equipada, refeitório, sala do soninho climatizada com televisão, banheiros adaptados – um deles com chuveiro exclusivo para crianças – sala de escuta qualificada e um terraço para oficinas e lazer.

As crianças receberão alimentação apropriada ao longo do dia, com refeições e lanches preparados para garantir o bem-estar e as necessidades nutricionais. Na parte pedagógica, a proposta é garantir o direito ao brincar, à convivência e à expressão, com oficinas criativas e atividades lúdicas como contação de histórias, jogos cooperativos, pintura, modelagem, leitura, desenho e artesanato com miçangas. Todas as ações são adaptadas às diferentes faixas etárias atendidas, respeitando o tempo e o ritmo de cada criança.

CONSCIENTIZAÇÃO NOS POLOS DESCENTRALIZADOS – Além do acolhimento oferecido no espaço fixo, a Prefeitura do Recife também estará presente nos polos descentralizados com ações de conscientização, envolvendo panfletagem, conversas com o público e a distribuição de mais de 50 mil materiais informativos, como folders e leques. A iniciativa visa alertar sobre os riscos do trabalho infantil e divulgar os canais de denúncia, fortalecendo a rede de proteção integral às crianças e adolescentes.

Inspirada nos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e nos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no combate ao trabalho infantil, a campanha tem como objetivo sensibilizar a população, fortalecendo a cultura de proteção e promoção dos direitos da infância. A iniciativa também reforça a importância da responsabilidade compartilhada entre o poder público, as famílias, as comunidades e as instituições.

POLÍTICAS SOBRE DROGAS – Também iniciaram as ações de fiscalização e orientação desde a semana passada, com atividades educativas voltadas à redução de danos relacionados ao uso abusivo de substâncias psicoativas, no bairro do Recife e no Sítio Trindade. A iniciativa tem como objetivo promover o cuidado, orientar sobre o uso consciente e reduzir os riscos à saúde, com foco na proteção social.

Nesta semana, iniciou uma nova frente de atuação: uma mobilização educativa contra a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, com o objetivo de conscientizar comerciantes e reforçar a fiscalização para coibir o consumo precoce de álcool por adolescentes. As equipes atuarão nos polos descentralizados, com abordagens nos dias 22 e 23 em Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande e Cordeiro; e nos dias 27 e 28 em Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré e Poço da Panela. Fotos: Divulgação

Prefeitura de Itapetim realiza entrega de certificados a concluintes dos cursos de informática da Casa das Juventudes

Na noite desta terça-feira (17), foi realizada a cerimônia de entrega dos certificados a 59 concluintes dos cursos de Informática Básica e Office Avançado, oferecidos pela Prefeitura de Itapetim, por meio da Secretaria de Cultura e da Casa das Juventudes.

Os cursos, que têm como objetivo promover a inclusão digital e capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho, são realizados semestralmente e representam uma importante oportunidade de aprendizado, especialmente para a juventude itapetinense.

Durante o evento, os formandos receberam seus certificados em um momento de reconhecimento pelo empenho e dedicação. A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Chico de Laura, do secretário de Cultura Vandivaldo, do coordenador da Casa das Juventudes, Benone Henrique, dos professores Leandro John e Jonnes Nunes, representantes do Conselho Tutelar, familiares dos alunos, além de vereadores, secretários e diretores municipais.

A entrega de certificados reforça o compromisso da gestão municipal com a formação e o crescimento pessoal e profissional da juventude de Itapetim, incentivando o acesso ao conhecimento e ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

Alerta de Chuvas em Recife

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu alerta que indica a possibilidade de chuvas MODERADAS A FORTES na Região Metropolitana do Recife. A previsão é válida para as próximas 24 horas.

A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelos telefones 0800.0813400 e 3036 4873. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão.

Não posso dizer se EUA vão atacar o Irã, diz Trump: ‘A paciência acabou’

g1 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (18) que “não pode dizer” se o país vai atacar o Irã.

Na terça-feira (17), Trump levantou a possibilidade de os EUA entrarem no conflito ao lado de Israel. Nesta quarta, questionado se atacará o Irã, ele respondeu: “Não posso dizer ainda”.

Trump também afirmou ter sido procurado pelo governo iraniano, que, segundo ele, queria se reunir com o presidente norte-americano na Casa Branca.

“Eu disse que é tarde demais. O Irã deveria ter negociado antes. A paciência acabou”, disse Trump a repórteres na entrada da Casa Branca nesta manhã.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou nesta quarta que qualquer ataque direto dos EUA ao país terá “consequências sérias e irreparáveis” para os americanos, e prometeu uma resposta caso seja alvo de bombardeios (leia mais abaixo).

➡️ Na segunda-feira, Trump abandonou antecipadamente a reunião do G7 para voltar a Washington e “resolver assuntos muito importantes”. Nas horas seguintes, a Casa Branca subiu o tom sobre o conflito. Ele chegou a escrever em uma rede social que sabia onde o líder supremo iraniano está escondido e que não o mataria “por enquanto”, mas que sua paciência estava chegando ao fim.

Antes do início dos conflitos diretos entre Irã e Israel, Washington vinha negociando com Teerã um acordo nuclear entre os dois países — do qual o próprio Trump se retirou durante a sua primeira gestão na Casa Branca, em 2017.

Desde que Israel atacou o Irã, há quase uma semana, o presidente dos EUA e autoridades iranianas não deixaram claro se continuariam as conversas pelo acordo nuclear ou abandonariam as negociações.

Até a última atualização desta reportagem, o governo iraniano ainda não havia confirmado se de fato propôs a Trump um diálogo na Casa Branca.

O conflito direto entre Irã e Israel, com dezenas de ataques aéreos, entrou em seu sexto dia nesta quarta. Desde sexta-feira (13), bombardeios cruzados deixaram mais de 240 mortos e milhares de feridos nos dois países, segundo balanços oficiais divulgados pelos países. Instituições independentes indicam que o número de mortos pode ser maior.

No episódio do podcast O Assunto desta quarta, Natuza Nery entrevista Fernando Brancoli, professor de Segurança Internacional e de Geopolítica da UFRJ, para explicar o que quer Donald Trump com esse vaivém e quais são os objetivos americanos no conflito.

20º São João da Pessoa Idosa do Recife é celebrado com festa

O evento da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude do Recife foi realizado no Classic Hall de forma gratuita

O 20º São João da Pessoa Idosa do Recife, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, foi realizado na tarde desta terça-feira (17) no Classic Hall. O evento, gratuito e aberto ao público, recebeu integrantes dos diversos grupos de convivência da capital pernambucana e de outros municípios. A expectativa era de um público de mais de 7 mil pessoas.

“Quero dizer que é uma alegria muito grande estar aqui hoje. Espero que seja um dia muito especial para vocês. Hoje damos o pontapé inicial no São João da Pessoa Idosa, que seja de muita paz e harmonia. Tenho certeza de que vamos ter, mais uma vez, um grande ciclo junino. Eu quero ver vocês no Sítio Trindade, na Rio Branco e nos polos espalhados pela cidade”, afirmou o prefeito João Campos.

A festa foi promovida em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR). Pela primeira vez, os presentes conferiram a coroação da Rainha e do Rei do Milho da Pessoa Idosa — Maria Isabel de Araújo, 75 anos, do Grupo Velha Guarda de Areias, e Leonardo Bezerra dos Santos, de 64 anos, do Grupo Viver a Vida, de Campina do Barreto. Eles foram escolhidos em concurso inédito realizado no Compaz Eduardo Campos, no último dia 10 de junho.

Nélia Cândida, 63 anos, contou um pouco da experiência de participar, pela primeira vez, do São João da Pessoa Idosa. “Olha, eu estou achando lindo esse pessoal todo, tão colorido, todos no tema. A gente está, digamos assim, entre pessoas que são da nossa idade e acaba se sentindo bem melhor. Estou amando essa festa”, disse ela.

Na programação: Quadrilha Matuta Arrepiar da Iputinga, Os Tangarás e Josildo Sá. Para o secretário de Direitos Humanos do Recife, Marco Aurélio Filho, faz parte do papel do poder público promover atividades culturais voltadas para quem tem mais de 60 anos. “Recife está entre as cinco capitais do país com maior número de pessoas idosas. Por isso, oferecer lazer, cultura e momentos de convivência como o 20º São João da Pessoa Idosa do Recife é parte fundamental do nosso trabalho na Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, que conta com a Gerência da Pessoa Idosa. Celebrar as tradições fortalece os vínculos, valoriza a cultura e faz muito bem para a saúde emocional e mental das pessoas idosas”, comentou ele.

Foto: Edson Holanda / Prefeitura do Recife  

Itapetim realiza 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Foi realizada nesta terça-feira (17), em Itapetim, a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento teve como objetivo discutir políticas públicas voltadas ao envelhecimento com dignidade, abordando temas como saúde, bem-estar, direitos e participação social dos idosos.

A programação incluiu a leitura do regimento interno, uma palestra magna com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, além de grupos de discussão sobre eixos temáticos e apresentações culturais com o artista Aldinho Kceteiro e o Coral da Terceira Idade.

A conferência contou com a presença do vice-prefeito Chico, da secretária de Assistência Social Laís Gonçalves e sua equipe, do promotor de Justiça Dr. Samuel, além de vereadores, secretários, diretores municipais, coordenadores de programas sociais, representantes do Selo Unicef e membros do Conselho Tutelar.

O encontro foi promovido com o intuito de fortalecer as políticas públicas voltadas à população idosa do município, ampliando o diálogo entre governo e sociedade civil.

Paredes de contenção do Canal do Arruda recebem serviço de recuperação

Intervenção será concluída no final de agosto e integra o programa Ação Inverno da Prefeitura do Recife

O prefeito do Recife, João Campos, realizou, nesta terça-feira (17), uma vistoria no serviço de recuperação das paredes de contenção do Canal do Arruda. A intervenção está sendo realizada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), e abrange o trecho compreendido entre a Estrada Velha de Água Fria e a Avenida Beberibe, ao longo da Avenida Professor José dos Anjos.

“É uma obra de manutenção que precisamos permanentemente fazer para garantir a funcionalidade do canal. O Canal do Arruda precisava dessa recuperação nas paredes de contenção, que é muito importante, algo que está na nossa rotina e que seguiremos firmemente acompanhando”, disse o prefeito João Campos.

O Canal do Arruda possui 3.844 metros de extensão e recebe a contribuição de outros 14 canais menores, sendo uma importante estrutura do sistema de macrodrenagem da cidade. Neste momento, está sendo executado um trecho de 550 metros, com o objetivo de garantir a estabilidade das margens e a funcionalidade hidráulica do canal, contribuindo para a prevenção de alagamentos e o reforço da infraestrutura urbana da região.

Os serviços, que já alcançaram 8% de execução, estão sendo realizados com o uso de alvenaria de pedra rachão e concreto ciclópico, materiais indicados para obras de contenção que exigem robustez e durabilidade. O investimento estimado é de R$ 950.000,00. A obra foi iniciada em 28 de maio de 2025 e tem previsão de conclusão até 30 de agosto de 2025.

“Nossa cidade tem 99 canais e rios e é importante que esse trabalho de manutenção seja permanente. Nesse momento, estamos fazendo o trecho que vai da Avenida Beberibe até a Estrada Velha de Água Fria para garantir que esse canal esteja em plenas condições e que dê segurança tanto para a via quanto para os pedestres que passam pela região. A partir disso, o fluxo da água vai seguir normal”, explicou o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura do Recife, Victor Marques. “Essa é uma obra manual, muito lenta, muito trabalhosa. Para recuperar a parede do canal, é necessário fazer primeiro uma contenção, garantindo a ele uma sobrevida maior”, detalhou.

INVESTIMENTOS – Com a Ação Inverno 2025, a Prefeitura do Recife bate um novo recorde e realiza o maior investimento da história. Serão destinados R$ 322,9 milhões em recursos municipais para viabilizar um pacote de obras estruturadoras, incluindo intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios na Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de comunidades afetadas pelas chuvas e mitigação de pontos críticos de alagamento.

 
Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Sertânia avança e se destaca na Saúde: município atinge 2ª colocação em resolução de atendimentos na 6ª GERES

Sertânia comemora mais um avanço importante na área da saúde pública. No mês de abril de 2025, o município alcançou a segunda colocação no ranking de resolução e atendimento dentro da 6ª GERES (Gerência Regional de Saúde), com um índice de 93,19% de êxito nas solicitações de consultas especializadas, exames de imagem e cirurgias eletivas.

Esse desempenho expressivo é fruto de um trabalho contínuo de reorganização e fortalecimento dos serviços de saúde municipal, com foco na agilidade, na humanização e na eficiência no atendimento à população. A gestão municipal tem investido em melhorias na rede de atenção, ampliando a oferta de serviços e fortalecendo a articulação com os prestadores regionais.

“Esse resultado mostra que estamos no caminho certo. Nosso compromisso é garantir que o povo de Sertânia tenha acesso a uma saúde pública mais rápida, acolhedora e resolutiva”, destacou a prefeita Pollyanna Abreu.

A marca de mais de 93% de resolutividade representa um salto de qualidade no atendimento e reforça o compromisso da Prefeitura com políticas públicas que realmente fazem diferença na vida das pessoas.

Sertânia vive um novo tempo, com avanços concretos em áreas essenciais como a saúde.