Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Na Federação das Indústrias de São Paulo, Silvio Costa Filho lança debêntures da infraestrutura para fortalecer setores portuário e da aviação

Nesta quinta-feira (29), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou a portaria que regulamenta o Decreto 11.964/2024, que estabelece critérios para facilitar a emissão de debêntures de infraestrutura. Segundo o ministro, esse é um novo marco para investimentos nos setores portuário e da aviação do Brasil.

“O Ministério está apresentando as debêntures da infraestrutura para fortalecer os setores portuário e aeroportuário brasileiro. A nossa agenda vem na direção da desburocratização, para acelerar a carteira de investimentos e poder dar previsibilidade ao setor. Não tenho dúvida que isso vai fortalecer muito a agenda de crédito do setor portuário, do setor da aviação e do setor hidroviário. Se acertarmos o passo, nós poderemos, nesses 24 meses, assinar mais de 20 bilhões de debêntures”, afirmou o ministro.

Costa Filho afirmou ainda que a agenda de debêntures dialoga com a agenda de crédito que o Ministério vem trabalhando desde o começo.

“Primeiro foi o fortalecimento do Reporto, da Reid [Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura], do Fundo da Marinha Mercante, FNAC, que foi aprovado ontem pelo Congresso Nacional, e agora o projeto de debêntures de infraestrutura, que vai alavancar mais investimentos no Brasil, acelerando também a carteira do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], entre outros investimentos no país”, destacou.

A regulamentação definida pela Portaria vai permitir que a emissão das debêntures para financiar os investimentos em infraestrutura de portos e aeroportos seja realizada sem a necessidade da autorização prévia do Ministério, o que dá celeridade ao processo. Atualmente há uma espera de dois a três meses para essa autorização.

As modalidades foram criadas por lei com o intuito de incentivar os investimentos em infraestrutura por meio do mercado de capitais.

A atualização das regras busca dar maior transparência aos processos de emissão de dois tipos de valores mobiliários. As debêntures de infraestrutura foram criadas em janeiro deste ano, por meio da Lei 14.801.

A secretária-Executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, explicou que, a partir da portaria, o processo será mais célere e a análise dos projetos, que poderiam levar até três meses para serem analisados, agora poderão ser feitos em até um dia útil.

“Com certeza vai ser mais atrativo para os investidores internacionais e para o mercado estrangeiro vir investir no Brasil por meio de debênture de infraestrutura. E temos uma expectativa de ampliação do volume de investimentos no setor portuário, aeroportuário e hidroviário, que vai gerar emprego e renda para o país”, comemorou.

No portal do Ministério de Portos e Aeroportos, o investidor interessado poderá acessar a página com o passo a passo ensinando como protocolar os documentos.

Um formulário eletrônico também será disponibilizado. Na portaria, que será publicada no Diário Oficial da União da sexta-feira (30), terá toda a documentação necessária para preencher o Formulário de Projeto de Investimento.

Para o Secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, a portaria das debêntures da infraestrutura vai aumentar os investimentos no setor, principalmente na aviação e nos portos, e é motivo de celebração para o país. “Do país porque, por meio dos aeroportos, a gente leva desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, oportunidades. É um meio de transporte que faz com que a gente possa escoar a produção, especialmente de produtos de maior valor agregado”, explicou. Franca ressaltou ainda que o ano de 2024 será de recorde de investimento no setor, com quase R$ 4 bilhões entregues pelo ministro Silvio Costa Filho, em cerca de 50 aeroportos do país.

Como vai funcionar

O formulário eletrônico deverá ser preenchido por meio do site Gov.BR. Não haverá necessidade de autenticação ou reconhecimento de firma. Após o preenchimento, será emitido um número do protocolo, em até um dia útil.

Com o número do protocolo, o emissor poderá ir até a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e registrar a oferta pública da debênture. Em cinco dias úteis, na Secretaria Executiva do MPor, será feito um check list, para garantir que toda a documentação e informações foram prestadas. Se houver necessidade de informações adicionais, os investidores terão um prazo de 15 dias úteis para se informar com o Ministério.

Enquanto a CVM está fazendo o processo de emissão de debêntures, o investidor tem até 30 dias úteis para ir até a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ou até à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e pegar uma declaração que comprove que o investimento está atrelado a um contrato e esse contrato está vigente e operacional.

Prefeito Sandrinho Palmeira se solidariza com Ângelo Ferreira

Venho através desta nota me solidarizar com o amigo e Prefeito Ângelo Ferreira diante da tamanha violência que sofreu no dia de hoje.

Presto a minha solidariedade irrestrita ao amigo Ângelo Ferreira, aos seus familiares e ao povo de Sertânia. Aproveito também para repudiar qualquer ato de violência, tenha ele motivação política ou não. Precisamos construir para o nosso povo, para os nossos filhos, um ambiente verdadeiramente democrático, onde divergências e diferenças possam ser resolvidas através do diálogo e do entendimento.

Que o meu amigo Ângelo possa se recuperar e voltar, o mais breve possível, para o convívio dos seus familiares e dos seus concidadãos.

Sandrinho Palmeira
Prefeito de Afogados da Ingazeira

Prefeito de Sertânia Ângelo Ferreira é esfaqueado em via pública

O prefeito Ângelo Ferreira, do PSB, foi esfaqueado  pelo empresário Nelson do Consórcio, nas imediações do Banco do Brasil.

O prefeito foi levado ao Hospital Municipal Maria Alice Gomes Lafayette, e deve ser transferido para Recife.

Ângelo teria sido atingido por três facadas. Há informações de que estaria consciente, mas que seu estado é tido como grave ou inspirando cuidados.

O prefeito Adelmo Moura, de Itapetim, do mesmo partido de Ângelo Ferreira, o PSB, acaba de atualizar o blog do Nill Júnior, sobre seu estado de saúde.

O prefeito foi levado ao Hospital Municipal Maria Alice Gomes Lafayette, onde recebeu o primeiro atendimento.

Em uma articulação do PSB estadual, envolvendo inclusive o prefeito do Recife, João Campos, Ângelo foi levado até o Hospital Memorial Arcoverde e de lá, seguirá em um helicóptero com UTI para o Hospital Esperança, no Recife, onde passará por avaliação.

Ângelo está consciente, mas há preocupação por conta de sua idade, 70 anos, e os riscos de complicações após o episódio.Informações Blog do Nill Júnior

Eleitores poderão enviar suas perguntas aos candidatos para o debate promovido pelo Blog do Finfa

No próximo dia 17 de setembro de 2024, os candidatos a prefeito de São José do Egito, George Borja (PSB) e Fredson Brito (Republicanos), participarão de um debate promovido pelo Blog do Finfa. Em uma iniciativa para garantir a participação ativa da população, os eleitores terão a oportunidade de enviar suas perguntas diretamente aos candidatos através do link www.blogdofinfa.com.br/debatesaojose.

As perguntas enviadas pelos eleitores serão cuidadosamente selecionadas, e dez delas serão sorteadas ao vivo durante o debate. Cada candidato responderá a duas dessas perguntas, proporcionando uma interação direta com as principais preocupações da comunidade. O formato prevê que o candidato sorteado terá 3 minutos para responder à pergunta, seguido de um comentário de 2 minutos do outro candidato, e uma réplica de 1 minuto por parte do candidato que respondeu inicialmente.

Essa dinâmica visa assegurar que o debate reflita as questões mais relevantes para os cidadãos de São José do Egito, permitindo que as vozes dos eleitores sejam ouvidas e que os candidatos possam abordar diretamente os temas que mais importam à população.

O Blog do Finfa convida todos os eleitores a participarem ativamente deste momento importante para a democracia local, enviando suas perguntas através do www.blogdofinfa.com.br/debatesaojose e acompanhando a transmissão ao vivo do debate pelos canais do YouTube, Facebook e pelo site oficial.

Coluna do Finfa

Anunciou apoio – O prefeito da Ingazeira e candidato à reeleição, Luciano Torres, anunciou nesta quarta-feira o ex vice-prefeito Lula Veras e diretor da Rádio Ingazeira FM e de sua esposa Socorro Veras. “É com grande satisfação que damos as boas-vindas a este casal ingazeirense, este apoio, fortalece ainda mais nosso grupo, estamos confiantes de que, juntos, vamos avançar com determinação e esperança, unidos pelo objetivo comum de tornar nossa Ingazeira cada vez melhor. Quero agradecer a Lula Veras e Socorro pelo apoio a nossa reeleição”, disse Luciano Torres, em conversa com este blogueiro.

Sabatina – Nesta quarta-feira (28), foi realizado o sorteio para ordem de participação dos candidatos à Prefeitura de Afogados da Ingazeira no Debate das Dez Especial Eleições, dentro do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú. Danilo Simões, do PSD, é o convidado desta quinta-feira (29) e o prefeito e candidato à reeleição Sandrinho Palmeira estará na sexta-feira (30). Haverá quatro blocos, perguntas no primeiro bloco, perguntas do comunicador Nill Júnior; o segundo bloco, perguntas dos ouvintes, terceiro bloco, perguntas dos profissionais de imprensa (este blogueiro vai participar) e no quarto e último bloco, candidato pergunta a candidato.

Definido – Estive reunido na manhã desta quarta-feira (28),  com reunião com os coordenadores dos candidatos a prefeito de São José do Egito, Roberto Sampaio, do candidato George Borja e Dr. Hugo Rabelo, de Fredson Brito. Ficou fechada toda a pauta e regras para a realização do Debate do Blog do Finfa, que será realizado no Cine Teatro São José em Afogados da Ingazeira, no próximo dia 17 de Setembro de 2024, às 20 horas, transmitido pelos canais do Youtube, Facebook e instagram do blog.

Propostas – O candidato a prefeito de São José do Egito, Fredson Brito (Republicanos), postou nas suas redes sociais, algumas das propostas para o esporte egipciense: Construção de Centros Poliesportivos em bairros e comunidades, além do incentivo à formação de atletas.

Inaugura – O candidato a prefeito de Triunfo, Dr. Eduardo Melo e seu vice Genildo da Água, estarão inaugurando seu comitê no Alto da Boa Vista, nesta quinta-feira (29), a concentração será no Espaço 20 em frente a Praça do Avião às 18 horas.

Parceria – Com a finalidade de contribuir para o crescimento dos municípios, a Alepe e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE) irão oferecer cursos para servidores, gestores públicos e pequenos empreendedores. A medida faz parte de um acordo de cooperação técnica firmado entre as duas instituições, na Presidência da Alepe, na terça-feira (27). Os eixos principais das capacitações serão políticas públicas e desenvolvimento territorial. Cada ação formativa será planejada por meio de um plano de trabalho específico, a ser desenvolvido de maneira conjunta pelo Parlamento Estadual e pelo Sebrae. Da parte da Alepe, a coordenação da iniciativa ficará a cargo da Escola do Legislativo de Pernambuco (Elepe).

Agenda – A governadora Raquel Lyra, estará nesta quinta-feira às 10 horas, participando do Encontro com Gestores Escolares e Adjuntos/Assistentes, será no Centro de Convenções de Pernambuco (Teatro Guararapes) – Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n – Salgadinho, Olinda – PE.

Frase – “Tentei unir, mas o grupo de Bebe Água desmanchou o acordo”. (Candidato a prefeito de Betânia, Val Araújo – União Brasil).

Inscrições – Seguem abertas, até 30/09, as inscrições para a primeira edição do Prêmio Inaldo Sampaio de Jornalismo, promovido pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). Podem concorrer reportagens que colaborem com o controle externo, o controle social, a melhoria da gestão pública, a transparência, e a cidadania em Pernambuco. São três as categorias: videojornalismo, radiojornalismo, e webjornalismo ou jornalismo impresso. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão prêmios de 6 mil reais, 3 mil reais e 1 mil reais, respectivamente. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no hotsite do evento por meio deste link

Você sabia – Que o governo federal publicou decreto que permite o alistamento militar feminino no Brasil, a medida para as mulheres é voluntária, ou seja, diferente do que acontece com os homens.Mulheres a partir de 18 anos poderão se alistar voluntariamente caso tenham interesse em compor o quadro das Forças Armadas. A medida, assinada pelo presidente Lula (PT) e pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (28).

Registrados – Na cidade de Calumbi no Sertão do Pajeú, são dois candidatos a prefeito e 24 candidatos a vereador registrados para disputar a eleição de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Disputam o pleito, Dr Cícero Simões (PT) e o atual prefeito Joelson (Avante) e  dos 24 candidatos a vereador, são 05 (PRD),  09 (Avante) e 10 (PT).

Disse“É um movimento suprapartidário. E como um candidato a prefeito da capital queria comparecer, nós autorizamos. Assim como qualquer outro candidato a prefeito da capital está autorizado a subir no carro de som também”. (Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) abriu espaço para a participação do candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, durante um ato marcado para o 7 de Setembro na Avenida Paulista).

Perguntar não ofende – Quem vai se sair melhor na sabatina da Rádio Pajeú com os candidatos a prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira ou Danilo Simões?

Danilo Simões e Edson Henrique levam a caravana ‘Acelera 55’ para o Dom Francisco

Na noite desta quarta-feira (28), o candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões (PSD) e seu vice, Edson Henrique (PP), lideraram a primeira Caravana Acelera 55. O local escolhido para iniciar a caminhada pelos bairros da cidade foi o Residencial Dom Francisco.

A escolha do local, segundo Danilo, não foi por acaso, mas sim uma decisão estratégica e carregada de simbolismo. “A decisão de começar a nossa campanha aqui no Residencial Dom Francisco é porque este local carrega o carinho de Giza Simões, que o construiu durante sua gestão para dar oportunidade às pessoas mais carentes,” destacou Danilo.

O Residencial Dom Francisco foi o primeiro a ser construído após a Cohab, ainda no segundo mandato de Giza, mãe de Danilo Simões. “Vou respeitar e honrar o legado de Giza, mas não vou apenas fazer isso. Vou olhar para o futuro e fazer um governo que traga para Afogados da Ingazeira o que falta hoje: oportunidade para os jovens e para as pessoas que mais precisam.”

Durante o evento, Danilo reafirmou seu compromisso com o povo e criticou a atual gestão pela falta de atenção às necessidades básicas da população. “Estamos aqui para dizer em alto e bom som a Afogados da Ingazeira que a prefeitura não é mais de meia dúzia, que a prefeitura agora é do povo,” declarou.

Edson Henrique fez um discurso reforçando a importância de se escutar a população e valorizar suas necessidades reais. “Ao iniciar nossa campanha aqui, não estamos apenas destacando a importância de uma obra de concreto e cimento, mas também a sensibilidade e a responsabilidade que Giza Simões e Dom Francisco representaram. Obras de concreto são importantes, mas mais importante é a sensibilidade e a humildade de escutar o povo,” afirmou.

O candidato a vice de Danilo encerrou seu discurso com um convite à população para participar do próximo grande ato da campanha, que acontecerá no sábado, 31 de agosto.

“Estaremos inaugurando o nosso comitê, resgatando a memória, o jeito, o cheiro e o espírito do povo. Vamos todos comparecer para este grande ato de democracia, para que possamos resgatar a liberdade, a participação, a voz e a vez do povo,” concluiu.

O evento contou com a presença de diversos candidatos e candidatas a vereador da Coligação União Pelo Povo, como Edson do Cosmético, Elias Raimundo do São João, Erikácio Som, Ítalo de Lindaura, Ivanilda Irmã de Amarildo, Joselma Oliveira, Juscélio Gomes, Leka da Enfermagem, Marcela Áurea, Roberto Guarda, Dany do Dom Francisco, Luan Lima, Irmã Betânia, Rafael da Água, Rose Feitosa, Zé Negão, André Luiz do São Brás, Fernanda Lima e Júnior Santiago.Da Assessoria

Durante inauguração do comitê do candidato a vereador Tadeu Calheiros (MDB), líder da Frente Popular destacou ações para a área

O prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB), participou da inauguração do comitê do vereador e candidato à reeleição Tadeu Calheiros (MDB) na noite desta quarta-feira (28), no bairro do Parnamirim. Durante o evento, que estava lotado de profissionais de diversas áreas da saúde, o gestor reafirmou seus compromissos com a área, fazendo um balanço do que foi feito e apresentando as propostas para os próximos anos, como o novo Centro de Diagnósticos por Imagem (CDI).

“A gente fez muito nesses últimos três anos e oito meses na saúde do Recife. Ampliamos e requalificamos a rede, contratamos mais profissionais, realizamos mutirões para zerar filas e estamos com o Hospital da Criança com obras avançadas. Fizemos uma verdadeira revolução na aplicação da vacina da covid-19, toda digital e que foi referência para o Brasil. Mas o que mais me anima é o que a gente ainda tem para fazer. Nosso time sabe fazer e vai fazer muito mais. Como o Centro de Diagnósticos por Imagem que anunciamos esta semana. Vamos seguir avançando cada vez mais nos investimentos na saúde”, disse João.

Durante os quatro anos da gestão João Campos, o programa Recife Cuida representará um investimento total de R$ 400 milhões. A área da saúde foi priorizada a partir da melhoria da rede de saúde do Recife, com a requalificação de 127 unidades já concluídas, 66 em reforma atualmente e 55 obras previstas para iniciar ainda este ano. As intervenções abrangem desde renovação de equipamentos e mobília até melhorias estruturais como acessibilidade, visando proporcionar um ambiente mais acolhedor para os pacientes e condições adequadas de trabalho para os profissionais de saúde.

Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: João Campos lidera com 76%

Por Pupi Rosenthal-Folha PE

A primeira rodada de pesquisas sobre a disputa eleitoral pela Prefeitura do Recife realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), em parceria com a Folha de Pernambuco, divulgada nesta quinta-feira (29), mostra que o prefeito João Campos (PSB), candidato à reeleição, vence no primeiro turno, tanto na estimulada como na espontânea.

Na pesquisa estimulada – em que são apresentadas as opções de candidatos ao entrevistado –, João Campos fica com 76% das intenções de voto.

Em seguida, aparece Gilson Machado (PL), com 6%, e Daniel Coelho (PSD), com 5%, na sequência. Neste caso, há um empate quase numérico entre o segundo e o terceiro colocados. Dani Portela (Psol) tem 3% e Tecio Teles (Novo), 1%.

Os candidatos Ludmila Outtes (UP), Simone Fontana (PSTU) e Victor Assis (PCO) foram citados, mas seus percentuais não chegaram a 0,5%.

Do total dos entrevistados, 6% não votariam em nenhum dos candidatos, votariam em branco ou anulariam o voto. Os que não sabem ou não responderam somam 3%. A margem de erro máximo estimada é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%.

“Praticamente todos os recifenses acham que ele (João Campos) vai ganhar a eleição (de acordo com a pesquisa). Os números são, digamos, consistentes em termos de intenção de voto, de avaliação etc. É uma avaliação superlativa. A aprovação (da administração) chega a 85%, ou seja, oito em cada dez recifenses aprovam a gestão do prefeito”, destacou a diretora-executiva do IPESPE, Marcela Montenegro.

Segmentos
Na estratificação da pesquisa estimulada, Campos tem um maior eleitorado feminino (80%), na faixa etária de 16 a 24 anos (84%), nos que estão no ensino médio (80%) e nos que ganham até dois salários mínimos (78%).

Já Machado possui mais eleitores homens (9%). Na estratificação por idade, o candidato do PL tem mais eleitores entre as pessoas de 45 anos a 59 anos (7%) e, quanto ao grau de instrução, os que estão no nível superior (7%).

Em relação à renda, os que recebem de dois a cinco salários mínimos (9%) são a maioria dos eleitores do candidato do PL.

Daniel Coelho também tem mais eleitores do sexo masculino (6%), dos que têm 60 anos ou mais (6%), dos que possuem até o ensino fundamental (5%) e que recebem mais de cinco salários mínimos (6%).

Espontânea
Na pesquisa espontânea, na qual não são apresentados os nomes dos candidatos e o entrevistado fala o que lhe vem à cabeça quando questionado em quem votaria, João Campos fica com 57% das intenções de voto. Em segundo lugar, Gilson Machado (PL), com 4%, seguido por Dani Portela e Daniel Coelho, ambos com 1%, cada. Já Tecio Teles foi citado, mas seu percentual não chegou a 0,5%. Os demais candidatos não foram citados. Já 8% não votariam em nenhum dos candidatos, votariam em branco ou anulariam o voto, e 28% não sabem ou não responderam.

Preferência
Na avaliação de probabilidade de voto em um candidato, 71% disseram que com certeza votariam em João Campos.

Quanto às preferências do eleitor em relação ao próximo prefeito ou prefeita, 50% dos entrevistados disseram querer um gestor que dê continuidade à forma como o Recife vem sendo administrado; 26% querem que mude um pouco forma de administrar, dando continuidade a algumas coisas e mudando outras; 22% desejam que mude totalmente a forma de administrar o Recife; e 2% não sabem ou não responderam.

Gestão
A administração do prefeito também foi avaliada. E 73% dos entrevistados consideram a gestão de João Campos ótima ou boa; 20%, regular; 5%, péssima ou ruim, e 1% não sabe ou não respondeu. Quanto à aprovação da gestão, 85% aprovam; 12% desaprovam e 3% não sabem ou não responderam.

Para a pesquisa, foram ouvidos 800 recifenses entre 24 e 26 de agosto. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-02238/2024.

Rodrigo Pinheiro destaca investimentos e reforça o desejo de melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos caruaruenses

O candidato à reeleição em Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), e a sua candidata a vice, Dayse Silva (PSDB), participaram do lançamento da candidatura de Bruno Lambreta (PSDB) para Câmara Municipal de Vereadores, na noite desta quarta-feira (27), na Casa 45, no bairro Maurício de Nassau. O evento reuniu centenas de apoiadores às renovações de mandato de Pinheiro e de Bruno, atuais, chefes do Executivo e do Legislativo da Capital do Agreste.

Durante o evento, o prefeito fez um balanço sobre os avanços obtidos pela cidade, nos últimos anos, destacando vários setores. “A educação é um grande capítulo na história de Caruaru, mas não podemos esquecer das obras de infraestrutura, do investimento na saúde e dos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social. Caruaru voltou a ter mais emprego e renda, resgatando espaços importantes como o Parque 18 de Maio, que ficou abandonado em gestões passadas. Foi na gestão Raquel e Rodrigo que a requalificação de fato aconteceu, com novos mercados, asfaltos e a PPP que resultou na Feira da Fundac”.

“Caruaru nunca teve tantos investimentos em obras como agora. Estamos construindo novas escolas, novas creches, gerando emprego e renda. Um exemplo icônico é o investimento contínuo que nossa gestão tem feito no Monte Bom Jesus. São muitas ações espalhadas por toda a cidade, que mostram nosso compromisso em melhorar a qualidade de vida da população”, acrescentou Rodrigo Pinheiro.

Com discurso afinado ao do prefeito, Dayse Silva comentou sobre a gigante receptividade que os caruaruenses vêm demonstrando para com a reeleição de Rodrigo. “Hoje, estive conversando com várias pessoas no José Carlos de Oliveira e no Fernando Lira. É incrível ver como, mesmo aquelas que ainda não conhecem de perto o trabalho de Rodrigo, têm plena confiança nele. Isso demonstra a credibilidade de Rodrigo e é um gesto de muita força e honra estar ao lado dele, fazendo as entregas que Caruaru precisa. Afinal, a cidade é feita de pessoas e para as pessoas”.

Com a carreira política pautada na execução de melhorias para toda população, Bruno Lambreta enalteceu a parceria entre a governadora Raquel Lyra e o prefeito Rodrigo Pinheiro na construção de uma cidade cada vez melhor. “O povo de Caruaru é sábio e reconhece a verdade. Elegeu, com a maior vitória da história política da cidade, a governadora Raquel Lyra, a primeira mulher a governar o estado de Pernambuco. Estamos no caminho certo. Rodrigo, você teve a visão e a sensibilidade de entender a importância dessa parceria desde que assumiu a prefeitura. É uma gestão que valoriza as mulheres, o que mostra sua sensibilidade. Tenho orgulho de fazer parte dessa história, porque confio plenamente em vocês”.Da Assessoria

Recife gera mais de 54% dos empregos em Pernambuco nos sete primeiros meses de 2024

Dados do CAGED, divulgados nesta quarta-feira (28), apontam que, em julho, saldo positivo na cidade foi de 1.214 postos de trabalho formais, o sétimo mês de alta no ano. De janeiro a julho foram criadas 13.700 vagas com carteira assinada na cidade, frente a 25.177 em todo o estado

O Recife apresentou saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada pelo sétimo mês consecutivo e cravou o protagonismo em Pernambuco no indicador. A capital pernambucana adicionou mais 1.214 postos de trabalho formais à economia no mês de julho, atingindo 13.700 de janeiro a julho. O volume é responsável por 54,43% dos postos de trabalho de Pernambuco gerados no ano inteiro – todo o estado foi registrou saldo positivo de 25.172. Desde janeiro de 2021, já foram criados 91.263 empregos formais no Recife, elevando o estoque de empregos na cidade à marca de 553.735. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

“O emprego é um dos principais indicadores de bem-estar social e econômico e tem sido prioridade nas nossas ações como gestão pública. Uma das formas de viabilizar o emprego é fortalecer as condições para que as empresas tenham um ambiente favorável para investir e criar postos de trabalho. É isso que nós buscamos no diálogo com o setor privado e olhando como a gestão pode contribuir nesse processo. O resultado é a confiança do investidor, poder entregar todos os sete meses do ano com saldo positivo na geração de empregos, sendo mais da metade de todo o Estado no acumulado de 2024”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Portela Florêncio.

Em relação ao mês de julho, o saldo de 1.214 é resultado de 18.580 admissões e 17.366 desligamentos. O setor de Serviços, pelo destaque do segmento na economia da cidade, foi o principal responsável pela geração de empregos, com a contratação de 11.489 profissionais e o desligamento de 10.448, resultando em um saldo positivo de 1.041 empregos. Os setores de Comércio (325) e Construção (3) também fecharam com saldo positivo e contribuíram com a conta. Já os setores da Indústria e da Agropecuária apresentaram saldo negativo de -148 e -7, respectivamente.

Em julho, o Recife registrou variação positiva de 0,22% de crescimento em relação ao mês anterior. No ano, de janeiro a julho, a expansão na capital pernambucana chega a 2,54% quando comparado ao mesmo período de 2023. O percentual é superior ao registrado em Pernambuco nesse intervalo, que foi de 1,73%.

Estratificando os dados por gênero, escolaridade e idade, em relação ao sexo dos contratados, as mulheres representaram a maioria, com 749 novos empregos contra 465 para homens. Os profissionais com ensino médio completo apresentaram o melhor saldo positivo por grau de instrução, com 1.508 contratações em julho de 2024. Quanto à faixa etária, o maior número de contratações ocorreu entre os 18 e 24 anos, totalizando 1.447 novos empregos.