É preciso construir uma política de integração para que Pernambuco possa se reposicionar no ambiente de oportunidades promovidas pelo processo de neoindustrialização em curso no País. A estratégia foi abordada pelo superintendente Danilo Cabral durante entrevista concedida nesta quarta-feira (28) sobre a Nova Indústria Brasil (NIB), proposta pelo Governo Federal para estimular setores estratégicos do setor, aprimorando o ambiente de negócios e promovendo a inovação.
“Nós precisamos construir uma unidade política da região que integre todas as forças vivas que temos. E quando eu digo isso, é a força política que Pernambuco e o Nordeste têm, é a força do setor produtivo, da Academia. É colocar este ambiente para dialogar de forma integrada e mobilizada. Precisamos deixar de lado qualquer diferença e colocar os interesses do estado acima disso e convergir todo mundo”, analisou o superintendente. E completou: “Pernambuco aproveitou muitas oportunidades no governo do presidente Lula lá atrás porque tinha um ambiente de diálogo, uma governança e projetos. Acho que é um desafio que precisamos vencer, sob pena de perder essa janela de oportunidades”. Ele defendeu a instalação de um comitê permanente em defesa do estado.
Incentivar o desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde – que conta, no estado com a presença de empresas como a Hemobrás, o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe) e outras companhias – é uma das frentes destacas pelo gestor para consolidar o estado como personagem importante na construção da independência do País em relação a insumos estrangeiros. “A meta do Brasil é reduzir a dependência daquilo que é trazido de fora e a gente precisa adensar esta cadeia produtiva. Já temos muitas indústrias instaladas aqui, mas ainda há um conjunto de sistemistas que estão fora do Nordeste e até do País”.
A Sudene é uma das instituições nomeadas pelo Governo para propor atividades de territorialização e desenvolvimento regional considerando as estratégias propostas pela Nova Indústria Brasil. Neste sentido, Danilo Cabral destacou algumas das ações já em execução pela autarquia para reposicionar o Nordeste no debate da neoindustrialização. Entre as medidas lideradas pela autarquia vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, está a formação da rede de instituições de ciência e tecnologia, que irá alinhar pesquisas e iniciativas dessas instituições às missões da Nova Indústria Brasil (NIB) e às cadeias produtivas da nossa região.
O grupo está em fase final de consolidação e deve apresentar, como primeiro trabalho conjunto, um mapeamento das pesquisas em curso nas instituições de ciência e tecnologia da região alinhadas com as missões da NIB.
Fontes de financiamento
Aumentar a participação do Nordeste nos programas de financiamento oferecido pelas instituições de fomento também foi uma das ações tidas como cruciais pelo superintendente da Sudene. “Embora sejamos quase 30% da população do Brasil, ainda representamos uma participação de 12%, 13% do PIB do país. Para diminuir as desigualdades regionais, precisamos integrar e adotar novas estratégias de alocação de recursos, que considerem, por exemplo, o fator populacional e não a representatividade do PIB”, comentou o superintendente.
O restabelecimento do comitê de instituições financeiras vinculado ao Conselho Deliberativo da Sudene foi mencionado por Danilo Cabral
como exemplo de avanço da autarquia na construção de uma maior unidade de diálogo para atrair investidores e apoiar a instalação de projetos em sintonia com as missões estabelecidas pela NIB. “É um ambiente para integrar os instrumentos de financiamento em favor da região”, disse o superintendente.
Retomado durante a 34ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, o grupo de agentes financeiros, que já conta com a participação dos bancos federais, ganhou novos integrantes: o Consórcio Nordeste, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e os bancos estaduais de Sergipe (Banese) e Minas Gerais (BDMG).
O debate ocorrido na rádio CBN Recife contou com a participação do ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Armando Monteiro Neto e do professor Otto Benar, titular da Universidade de Pernambuco (UPE) e especialista em administração.


Prefeito do Recife e candidato à reeleição mantém liderança incontestável, com pontuação seis vezes maior que a soma dos índices dos adversários
O prefeito do Recife e candidato à reeleição pela Frente Popular, João Campos (PSB), assumiu o compromisso de entregar, em média, três obras em áreas de morro nos próximos quatro anos. O gestor garantiu o trabalho durante visita ao bairro do Ibura, Zona Sul da capital pernambucana, na manhã desta quarta-feira (28). Para isso, a Prefeitura do Recife investirá, aproximadamente, R$ 300 milhões neste período. As intervenções contemplam serviços de contenção de encosta, drenagem, melhoria de acesso, entre outros. A marca, de três obras por dia em média, já foi atingida nos últimos três anos e oito meses.


Estado soma 25,1 mil novos postos criados nos sete primeiros meses deste ano, de acordo com o Novo Caged
O parlamentar que atua em várias frentes para apoiar os reassentados foi incisivo em cobrar a responsabilidade da Chesf na construção de uma solução definitiva para os perímetros
O Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação do registro de candidatura de Genneycka Brito (PP) a vereadora de Tabira. A candidata integra a Coligação Juntos para o Trabalho Continuar, que tem como cabeça de chapa, a atual prefeita Nicinha de Dinca.
Acabei a reunião com os coordenadores dos candidatos a prefeito de São José do Egito, Roberto Sampaio, do candidato George Borja e Dr. Hugo Rabelo, de Fredson Brito.
Fez entrega – O prefeito de Flores, Marconi Santana, fez nesta terça-feira (27), a entrega de novos instrumentos e insumos para as Bandas Marciais Municipais das Escolas Onze de Setembro, Imperador José Josino de Góes, Paulo Pessoa Guerra, Desembargador Adauto Maia, José Cirino e Romão Ferreira de Azevedo. “Nossas bandas são patrimônios do município e por isso, com muita determinação e planejamento, sem medir esforços e atendendo também o pedido de nossos jovens, fiz questão de resgatá-las”, disse o gestor florense.

Ganhando apoios – O candidato a vereador Rivelton Santos (PSB), tem intensificado sua visitas de apoios neste início de campanha, no final de semana passada, garantiu o apoio dos empresários da construção civil e do comércio varejista, Danda e Gonzaguinha, em uma reunião em chácara na zona rural.
Anunciou – A prefeita de Tabira, Nicinha Melo (PP) anunciou através das suas redes sociais, o início de um grande programa de pavimentação asfáltica que promete transformar a mobilidade urbana do município. A prefeita destacou que esse é o maior projeto de asfaltamento já realizado na história de Tabira, com um total de 2.882 metros quadrados de ruas que receberão asfalto de alta qualidade. “Esses recursos no valor de R$ 404 mil, foram aplicados corretamente e honestamente em benefício do povo. Esse é o nosso trabalho, continuar avançando e colocando Tabira nos trilhos do desenvolvimento”, afirmou a prefeita.
Visitando e reunidos – O prefeito de Afogados da Ingazeira e candidato à reeleição Sandrinho Palmeira, acompanhado do vice-prefeito Daniel Valadares, postou na sua rede social, que esteve nesta terça-feira nas comunidades de Curral Velho dos Pedros e Curral Velho dos Ramos na Zona Rural. “Fiquei muito feliz com o reconhecimento ao nosso trabalho. Como também pelos abraços afetuosos e pela confiança que podemos construir um futuro ainda melhor”, disse o gestor.
Assassinado – O prefeito da cidade de João Dias, Marcelo Oliveira (União Brasil), foi assassinado a tiros na manhã desta terça-feira (27), no município da região Oeste do Rio Grande do Norte. Embora seja conhecido como Marcelo, o nome do prefeito é Francisco Damião de Oliveira. Ele chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde de Catolé do Rocha, na Paraíba, mas teve a morte confirmada pela Polícia Civil por volta das 13h. O pai do prefeito, que estava com ele no momento do crime, também foi baleado e morreu. Ele foi identificado pela Secretaria de Segurança Pública como Sandi Alves de Oliveira, de 58 anos.
O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, destacou os desafios e as oportunidades da região no painel “Bancos Públicos do Brasil”, realizado nesta terça-feira, durante a 25ª Conferência Anual do Santander, em São Paulo. O evento contou com a participação de executivos das 200 maiores empresas do país e mais de 600 investidores nacionais e estrangeiros.