Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Danilo Cabral defende comitê permanente em defesa de Pernambuco

É preciso construir uma política de integração para que Pernambuco possa se reposicionar no ambiente de oportunidades promovidas pelo processo de neoindustrialização em curso no País. A estratégia foi abordada pelo superintendente Danilo Cabral durante entrevista concedida nesta quarta-feira (28) sobre a Nova Indústria Brasil (NIB), proposta pelo Governo Federal para estimular setores estratégicos do setor, aprimorando o ambiente de negócios e promovendo a inovação.

“Nós precisamos construir uma unidade política da região que integre todas as forças vivas que temos. E quando eu digo isso, é a força política que Pernambuco e o Nordeste têm, é a força do setor produtivo, da Academia. É colocar este ambiente para dialogar de forma integrada e mobilizada. Precisamos deixar de lado qualquer diferença e colocar os interesses do estado acima disso e convergir todo mundo”, analisou o superintendente. E completou: “Pernambuco aproveitou muitas oportunidades no governo do presidente Lula lá atrás porque tinha um ambiente de diálogo, uma governança e projetos. Acho que é um desafio que precisamos vencer, sob pena de perder essa janela de oportunidades”. Ele defendeu a instalação de um comitê permanente em defesa do estado.

Incentivar o desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde – que conta, no estado com a presença de empresas como a Hemobrás, o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe) e outras companhias – é uma das frentes destacas pelo gestor para consolidar o estado como personagem importante na construção da independência do País em relação a insumos estrangeiros. “A meta do Brasil é reduzir a dependência daquilo que é trazido de fora e a gente precisa adensar esta cadeia produtiva. Já temos muitas indústrias instaladas aqui, mas ainda há um conjunto de sistemistas que estão fora do Nordeste e até do País”.

A Sudene é uma das instituições nomeadas pelo Governo para propor atividades de territorialização e desenvolvimento regional considerando as estratégias propostas pela Nova Indústria Brasil. Neste sentido, Danilo Cabral destacou algumas das ações já em execução pela autarquia para reposicionar o Nordeste no debate da neoindustrialização. Entre as medidas lideradas pela autarquia vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, está a formação da rede de instituições de ciência e tecnologia, que irá alinhar pesquisas e iniciativas dessas instituições às missões da Nova Indústria Brasil (NIB) e às cadeias produtivas da nossa região.

O grupo está em fase final de consolidação e deve apresentar, como primeiro trabalho conjunto, um mapeamento das pesquisas em curso nas instituições de ciência e tecnologia da região alinhadas com as missões da NIB.

Fontes de financiamento

Aumentar a participação do Nordeste nos programas de financiamento oferecido pelas instituições de fomento também foi uma das ações tidas como cruciais pelo superintendente da Sudene. “Embora sejamos quase 30% da população do Brasil, ainda representamos uma participação de 12%, 13% do PIB do país. Para diminuir as desigualdades regionais, precisamos integrar e adotar novas estratégias de alocação de recursos, que considerem, por exemplo, o fator populacional e não a representatividade do PIB”, comentou o superintendente.

O restabelecimento do comitê de instituições financeiras vinculado ao Conselho Deliberativo da Sudene foi mencionado por Danilo Cabral
como exemplo de avanço da autarquia na construção de uma maior unidade de diálogo para atrair investidores e apoiar a instalação de projetos em sintonia com as missões estabelecidas pela NIB. “É um ambiente para integrar os instrumentos de financiamento em favor da região”, disse o superintendente.

Retomado durante a 34ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, o grupo de agentes financeiros, que já conta com a participação dos bancos federais, ganhou novos integrantes: o Consórcio Nordeste, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e os bancos estaduais de Sergipe (Banese) e Minas Gerais (BDMG).

O debate ocorrido na rádio CBN Recife contou com a participação do ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Armando Monteiro Neto e do professor Otto Benar, titular da Universidade de Pernambuco (UPE) e especialista em administração.

Assessoria de Genneycka Brito esclarece polêmica sobre Parecer do MPE

A candidatura de Genneycka Brito, postulante ao cargo de vereadora de Tabira pela Coligação Juntos Para o Trabalho Continuar, foi alvo recente de questionamentos após a divulgação de um parecer emitido por um membro do Ministério Público Eleitoral.

O documento em questão sugere que a candidata não havia se desincompatibilizado a tempo de participar das eleições, o que poderia comprometer o registro de sua candidatura.

Em resposta, a Assessoria de Comunicação de Genneycka Brito emitiu uma nota esclarecendo que o parecer tem caráter meramente opinativo e foi baseado em informações equivocadas, especificamente um vídeo “fora de contexto e um print sem relevância”.

Segundo a assessoria, esses elementos induziram o membro do Ministério Público a erro, levando-o a concluir erroneamente sobre a situação da candidata. Leia abaixo a íntegra da nota:

A Assessoria de Comunicação da candidata a vereadora Genneycka Brito, vem a público esclarecer que o documento divulgado trata-se de mero parecer do membro do Ministério Público, de caráter apenas opinativo, e baseado em fato totalmente equivocado (um vídeo sem contexto e um print sem relevância), em que ele foi induzido a erro e entendeu que a candidata não se desincompatibilizou a tempo para a participar da eleição.

Gostaríamos de destacar que já foi apresentada a devida defesa, na qual demonstramos que as alegações feitas não possuem fundamento suficiente para justificar o indeferimento da candidatura. 

Ressaltamos que a decisão final sobre a regularidade do registro de candidatura de Genneycka Brito cabe exclusivamente ao Juiz Eleitoral, uma autoridade imparcial, que certamente deferirá nosso registro de candidatura.

Estamos à disposição para qualquer outro esclarecimento e continuamos firmes no propósito de trabalhar pelo bem da nossa comunidade. 

Atenciosamente,  

Assessoria de Comunicação da Candidata Genneycka Brito  – Coligação Juntos Para o Trabalho Continuar

Quaest: João Campos alcança 80% das intenções de voto, recorde em eleições no Recife

Prefeito do Recife e candidato à reeleição mantém liderança incontestável, com pontuação seis vezes maior que a soma dos índices dos adversários

O prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), aparece com 80% das intenções de voto na pesquisa Quaest, divulgada no fim da tarde desta quarta-feira (28). Com o resultado, mais um instituto confirma a liderança incontestável de João Campos, que iniciou a campanha eleitoral com a maior vantagem da história dos pleitos disputados na capital pernambucana.

Na pesquisa estimulada, o prefeito tem pontuação seis vezes superior à soma dos índices dos adversários. O segundo lugar ficou com Gilson Machado (PL), que alcançou 6%. Já Daniel Coelho (PSD) obteve 5%. Na sequência, Dani Portela (PSOL) surge com 1%, mesmo percentual de Tecio Teles (Novo). Ludmila Outtes (UP), Simone Fontana (PSTU) e Victor Assis (PCO) não pontuaram. As pessoas que pretendem votar em branco, nulo ou que não pretendem votar somam 6%, e as indecisas, 1%.

No levantamento feito de forma espontânea, ou seja, sem apresentação dos nomes dos candidatos e candidatas, João Campos aparece com 54% das intenções de voto. Gilson Machado tem 3%, e Daniel Coelho, 2%. Os demais postulantes não pontuaram. Os indecisos somaram 38%, e as pessoas que pretendem votar em branco, nulo ou que não pretendem votar chegam a 3%.

A pesquisa foi realizada presencialmente com 900 pessoas de 16 anos ou mais no Recife, entre 25 e 27 de agosto, e foi registrada sob o número PE-07463/2024. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança.

João Campos garante três obras de morro por dia nos próximos quatro anos

O prefeito do Recife e candidato à reeleição pela Frente Popular, João Campos (PSB), assumiu o compromisso de entregar, em média, três obras em áreas de morro nos próximos quatro anos. O gestor garantiu o trabalho durante visita ao bairro do Ibura, Zona Sul da capital pernambucana, na manhã desta quarta-feira (28). Para isso, a Prefeitura do Recife investirá, aproximadamente, R$ 300 milhões neste período. As intervenções contemplam serviços de contenção de encosta, drenagem, melhoria de acesso, entre outros. A marca, de três obras por dia em média, já foi atingida nos últimos três anos e oito meses.

“Nós tivemos a oportunidade, nesses últimos três anos e oito meses, de fazer um investimento recorde na proteção de encostas, tirando famílias de situação de risco. A gente reafirma esse compromisso para, nos próximos quatro anos, entregar, em média, três obras em área de morro por dia, totalizando um investimento de mais de R$ 300 milhões nestas áreas da nossa cidade”, explicou o prefeito. “E esse investimento será feito com recursos municipais, incluindo recursos de operações de crédito já estruturadas pelo município,mas também vamos buscar apoio do Governo Federal. Batemos recorde até o dia de hoje, nesses três anos e oito meses, e vamos renovar esse recorde para o futuro”, acrescentou.

Moradora de área de morro desde que nasceu, Márcia Francisca dos Santos, 40 anos, reconheceu o tanto que foi feito de obras em áreas de morro. “Nunca tinha visto nenhum prefeito realizar tanta obra. E aqui, essas obras, ajudaram não só a mim, mas também para minha mãe, outros moradores aqui de cima e essa barreira foi feita. A gente não conseguia dormir de noite, foram noites e mais noites sem dormir. Mas depois que foi feita a barreira, graças a Deus, a gente tem agora o nosso sono tranquilo. Nós só temos que agradecer ao prefeito”, ressaltou.

Desde 2021, o Programa Parceria já concluiu mais de 3.000 obras, beneficiando mais de 7.400 famílias, com impacto direto para a segurança e qualidade de vida de cerca de 30 mil pessoas. Em relação ao serviço de Geomanta, foi garantida a segurança de 500 famílias residentes em 82 pontos de risco da cidade, com a aplicação de mais de 66 mil metros quadrados de geomanta no mesmo período. Desde o início da gestão, também foram entregues cerca de 100 obras coletivas de contenção de encosta, que beneficiaram mais de 2.700 famílias (mais de 10.900 pessoas), com um investimento total de R$ 119 milhões. Além disso, 55 obras de contenção de encostas estão em andamento neste momento, que beneficiarão 2.236 famílias (8.944 pessoas), totalizando um investimento de R$ 132.403.144,04.

Com 7,5 mil novas carteiras assinadas em julho, Pernambuco aumenta em 146% o saldo de empregos em 2024

Estado soma 25,1 mil novos postos criados nos sete primeiros meses deste ano, de acordo com o Novo Caged

Pernambuco registrou, pela sexta vez no ano, saldo positivo de empregos. O Estado gerou 7.578 novos postos de trabalho em julho de 2024, quantitativo 72,7% maior do que o observado no mesmo período do ano passado (4.388). Com o resultado, são acumulados 25.172 novos empregos formais criados de janeiro a julho deste ano, representando crescimento de 146% em relação aos sete primeiros meses de 2023. Os dados, que confirmam a retomada da empregabilidade no Estado, são do Novo Caged, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), nesta quarta-feira (28).

“Acompanhar mês a mês o crescimento da geração de emprego em Pernambuco enche os corações de cada integrante do governo de felicidade. Isso mostra que os esforços que vêm sendo empreendidos estão dando frutos, que os pernambucanos e pernambucanas estão tendo mais oportunidades e que o nosso Estado está, mais uma vez, em uma rota de desenvolvimento. A mudança começou, não dá pra voltar atrás”, disse a governadora Raquel Lyra.

O resultado de julho se destaca pela homogeneidade na geração de empregos em Pernambuco. Pela primeira vez no ano, o Estado criou postos de empregos de forma significativa em quatro grandes setores da economia, além de repetir o bom resultado do mês anterior com saldo positivo em todos os setores. “Vale destacar o crescimento do setor agropecuário, que mais do que duplicou o número de carteiras assinadas em relação a junho, puxado, principalmente, pelo cultivo de lavouras permanentes com destaque para produção de uva e manga”, explica a Secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Amanda Aires.

SETORES – Todos os cinco grandes setores produtivos em Pernambuco tiveram saldo de empregos positivo no mês de julho deste ano. O resultado foi puxado, principalmente, pelos setores de Serviços (com 2.725 novos postos), Agropecuária (1.526) e Comércio (1.522). Em seguida, vieram Indústria (1.367) e Construção (438). O setor de Serviços, grande destaque no mês de julho, teve seus principais resultados motivados pelos novos postos de trabalho criados nas áreas de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (1.462), seguidas pelas atividades econômicas em alojamento e alimentação (741).

NOVO CAGED – O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.

Carlos Veras participa da instalação da Mesa de Diálogo para construir soluções para os Perímetros Irrigados do Sistema Itaparica

O parlamentar que atua em várias frentes para apoiar os reassentados foi incisivo em cobrar a responsabilidade da Chesf na construção de uma solução definitiva para os perímetros

Nesta terça-feira (27), foi instalada a Mesa de Diálogo, no âmbito da Secretaria Geral da Presidência da República, para construir soluções efetivas para os perímetros irrigados do Sistema Itaparica.

Carlos Veras tem sido uma voz ativa na defesa dos direitos dos reassentados, e apresentou emenda para remanejar mais R$ 15 milhões em recursos para o Sistema, no Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN), de autoria do Poder Executivo, que acrescenta R$ 20 milhões ao orçamento para a Operação e Manutenção do Sistema Itaparica em 2024.

O deputado alertou que a Chesf precisa assumir as suas responsabilidades junto aos reassentados do Sistema Itaparica. “Estão sendo investidos recursos públicos para cumprir uma obrigação que também é da Chesf”, disse.

Veras também reforçou que segue atuando junto aos líderes, ao presidente Arthur Lira e ao presidente Pacheco, visando garantir a aprovação do PLN na Comissão Mista do Orçamento (CMO) e no plenário do Congresso Nacional com celeridade.

O encontro contou também com a presença do deputado Mário Negromonte Filho, do ministro Paulo Teixeira, da Secretária-Executiva da Secretaria Geral da Presidência, Kelli Mafort, do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, de representante da Advocacia Geral da União, do secretário de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, José Almir Cirilo e de representantes dos perímetros irrigados.

Após a instalação da Mesa de Diálogo foram apontados os seguintes encaminhamentos: reunião com os movimentos na próxima sexta-feira (30), diálogo com os ministérios competentes e visita técnica aos perímetros irrigados.

MPE pede impugnação de registro de candidatura de Genneycka Brito em Tabira

O Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação do registro de candidatura de Genneycka Brito (PP) a vereadora de Tabira. A candidata integra a Coligação Juntos para o Trabalho Continuar, que tem como cabeça de chapa, a atual prefeita Nicinha de Dinca.

No caso de Genneycka, o parecer do MPE foi pelo indeferimento de candidatura, considerando o fato dela ainda estar exercendo o cargo público na Prefeitura de Tabira, condição esta, vetada pela Justiça Eleitoral.

A então  candidata ocupava a função de odontóloga no atual governo municipal, com exercício de função gratificada de Coordenadora do Setor de Odontologia, vinculada à Secretaria de Saúde Municipal e não foi publicada sua portaria de desincompatibilização em tempo hábil, continuando ela a exercer o cargo, razão pela qual configura-se como inelegível.

Além disso, outro ponto controverso, é a existência de gravação audiovisual, publicada pela então candidata em seu Instagram pessoal em 12/07/2024, no qual diz que “está no CEO e os atendimentos estão a todo vapor”.

Diante do exposto, foi proferido nesta segunda-feira (26) o seguinte parecer judicial: “Destarte, ante todo o exposto e o conteúdo dos autos, manifesta-se o Ministério Público Eleitoral, por intermédio do Promotor Eleitoral signatário, pela PROCEDÊNCIA da impugnação, indeferindo-se o registro de candidatura da requerente”, afirma o promotor de Justiça Eleitoral Romero Tadeu Borja de Melo Filho.

A ação de número 0600103-82.2024.6.17.0050 foi requerida pela Coligação Partidária “A Mudança Se Faz com Todas as Forças”, composta pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB, PDT, Solidariedade, PSOL, REDE, Republicanos, Avante, PSD, MDB, AGIR, PODEMOS e PSB). Leia aqui a íntegra da Manifestação Judicial.

Reunião define detalhes do debate do blog com candidatos de São José do Egito

Acabei a reunião com os coordenadores dos candidatos a prefeito de São José do Egito, Roberto Sampaio, do candidato George Borja e Dr. Hugo Rabelo, de Fredson Brito.

A pauta foi fechada, onde expomos todas as regras para a realização do Debate do Blog do Finfa, que será realizado no Cine Teatro São José em Afogados da Ingazeira, no próximo dia 17 de Setembro de 2024, às 20 horas.Foto: Marcello Patriota

Coluna do Finfa

Fez entrega – O prefeito de Flores, Marconi Santana, fez nesta terça-feira (27), a entrega de novos instrumentos e insumos para as Bandas Marciais Municipais das Escolas Onze de Setembro, Imperador José Josino de Góes, Paulo Pessoa Guerra, Desembargador Adauto Maia, José Cirino e Romão Ferreira de Azevedo. “Nossas bandas são patrimônios do município e por isso, com muita determinação e planejamento, sem medir esforços e atendendo também o pedido de nossos jovens, fiz questão de resgatá-las”, disse o gestor florense.

Atendeu solicitação – O Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE, Desembargador Dr. Ricardo Paes Barreto, atendendo uma solicitação do Desembargador, o afogadense Dr. Alberto Nogueira, fez a doação de um veículo Honda Civic à Diocese de Afogados da Ingazeira. A entrega aconteceu neste final de semana passado, ao Bispo Diocesano Dom Limacêdo Antônio, na frente da Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios.Ganhando apoios – O candidato a vereador Rivelton Santos (PSB), tem intensificado sua visitas de apoios neste início de campanha, no final de semana passada, garantiu o apoio dos empresários da construção civil e do comércio varejista, Danda e Gonzaguinha, em uma reunião em chácara na zona rural.
Anunciou – A prefeita de Tabira, Nicinha Melo (PP) anunciou através das suas redes sociais, o início de um grande programa de pavimentação asfáltica que promete transformar a mobilidade urbana do município. A prefeita destacou que esse é o maior projeto de asfaltamento já realizado na história de Tabira, com um total de 2.882 metros quadrados de ruas que receberão asfalto de alta qualidade. “Esses recursos no valor de R$ 404 mil, foram aplicados corretamente e honestamente em benefício do povo. Esse é o nosso trabalho, continuar avançando e colocando Tabira nos trilhos do desenvolvimento”, afirmou a prefeita.

Visitando e reunidos – O prefeito de Afogados da Ingazeira e candidato à reeleição Sandrinho Palmeira, acompanhado do vice-prefeito Daniel Valadares, postou na sua rede social, que esteve nesta terça-feira nas comunidades de Curral Velho dos Pedros e Curral Velho dos Ramos na Zona Rural. “Fiquei muito feliz com o reconhecimento ao nosso trabalho. Como também pelos abraços afetuosos e pela confiança que podemos construir um futuro ainda melhor”, disse o gestor.

Frase“Os jovens têm muito a contribuir para o futuro de Afogados da Ingazeira, e é essencial que eles tenham voz ativa na construção das políticas públicas que os afetam diretamente”. (Candidato a prefeito Danilo Simões – PSD, em encontro para a juventude, durante um evento promovido pela Força Jovem 55)

Registrados – Na cidade de Quixaba, tem 2 candidatos a prefeito e 18 candidatos a vereador registrados para disputar a eleição de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Disputam o pleito para prefeito, Neudiran (PSB) e Zé Pretinho (Avante), os 18 candidatos a vereador, são 10 do Avante e 08 do PSB.

Assassinado – O prefeito da cidade de João Dias, Marcelo Oliveira (União Brasil), foi assassinado a tiros na manhã desta terça-feira (27), no município da região Oeste do Rio Grande do Norte. Embora seja conhecido como Marcelo, o nome do prefeito é Francisco Damião de Oliveira. Ele chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde de Catolé do Rocha, na Paraíba, mas teve a morte confirmada pela Polícia Civil por volta das 13h. O pai do prefeito, que estava com ele no momento do crime, também foi baleado e morreu. Ele foi identificado pela Secretaria de Segurança Pública como Sandi Alves de Oliveira, de 58 anos.

Disse“Eu não vou falar sobre a eleição de 2026, sobre a eleição de 2028, sobre a eleição de 2030. Eu vou falar sobre a eleição de 2024, falando tudo que eu fiz e me comprometendo com o que eu ainda vou fazer. Eu acho que é isso que o eleitor espera de mim, é que possa falar com clareza sobre o Recife e assim eu vou seguir”. (Prefeito do Recife e candidato à reeleição João Campos, em entrevista ao G1-PE)

Perguntar não ofende – Tem secretário municipal no Pajeú, que está recebendo valores exorbitantes de diárias?

Presidente do BNB ressalta oportunidades na Região Nordeste, na 25ª Conferência Anual do Santander

O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, destacou os desafios e as oportunidades da região no painel “Bancos Públicos do Brasil”, realizado nesta terça-feira, durante a 25ª Conferência Anual do Santander, em São Paulo. O evento contou com a participação de executivos das 200 maiores empresas do país e mais de 600 investidores nacionais e estrangeiros.

Paulo Câmara enfatizou a importância do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que possibilita ao banco ofertar melhores condições de crédito aos empreendedores da região,
mas assegurou que o BNB tem ampliado suas fontes de recursos realizando parcerias com outras instituições financeiras.

“É importante discutir sobre as potencialidades do Nordeste, mas também sobre a possibilidade de parcerias com investidores e parceiros dos bancos privados. Isso é fundamental para que a gente possa contribuir com os avanços que o Brasil precisa”, declarou Câmara.

Com esse propósito, o Banco do Nordeste tem firmado acordos de cooperação com instituições internacionais, como o BID, BEI, AFD e CAF, além das negociações com o Banco Mundial, KFW e NDB, visando impulsionar o setor produtivo na área de atuação do banco.

Microcrédito e inclusão

O microcrédito foi apontado por Câmara como uma peça-chave na estratégia de inclusão bancária do BNB, voltada para os empreendedores mais vulneráveis.

“O Banco do Nordeste tem a maior experiência em microfinanças da América Latina, realizando mais de 16 mil operações por dia com o Agroamigo e o Crediamigo. Esses dois programas, que atendem a mais de 3 milhões de clientes, nos mostram que não basta apenas financiar. O crédito tem que vir com a orientação que é feita por nossos agentes de microcrédito. Esse fator e o da garantia solidária nos permite manter a inadimplência abaixo do mercado e incluir cada vez mais pessoas, nosso principal objetivo”, esclareceu.

Além do foco nos micro e pequenos empreendedores, Câmara ressaltou que o BNB também investe em operações estruturantes, especialmente no setor de energia renovável. “Nos últimos cinco anos, investimos mais de R$ 30 bilhões em projetos de energia eólica e solar. Acreditamos que o potencial do Nordeste para atrair novos investimentos, tanto nacionais quanto internacionais, é imenso”, concluiu.

Participaram também do painel Alexandre Correa Abreu, diretor Financeiro e de Mercado de Capitais do BNDES, e Marco Brasiliano Rosa, Vice-presidente de Finanças e Controladoria da Caixa Econômica Federal, sob a moderação de Gustavo Alejo, Vice-Presidente Executivo e CFO do Santander Brasil.