Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Prefeitura do Recife montará estrutura temporária para o Santuário e inicia trabalho de remoção de materiais

Espaço provisório será montado na quadra em frente ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, com o objetivo de colaborar com a manutenção das atividades da igreja. Equipes da Defesa Civil do município começaram neste sábado (31) a retirar a estrutura que desabou ontem. Trabalho deve se estender pelos próximos dias

A Prefeitura do Recife iniciou, na manhã deste sábado (31), a montagem de uma estrutura temporária para permitir a continuidade das atividades do Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Também já está em andamento o trabalho de remoção dos entulhos e materiais que desabaram nesta sexta-feira (30). Este processo deve durar pelos próximos 30 dias. O espaço para as atividades da igreja ficará situado na quadra próxima ao santuário e será coberta com toldo, garantindo conforto e segurança para os fiéis. Equipes de psicólogos da rede municipal de saúde já iniciaram a busca ativa das vítimas que receberam alta. A gestão municipal decretou luto oficial por três dias em homenagem às vítimas do acontecimento.

O primeiro passo da preparação do espaço para as atividades da igreja foi a retirada do alambrado da quadra realizado agora pela manhã, e, a partir de então, haverá preparação do ambiente com a instalação de gride e toldo. A estrutura permitirá a realização de missas e celebrações no local já no início da noite deste sábado.

Ao mesmo tempo, uma empresa especializada contratada pela Prefeitura já está trabalhando na remoção dos entulhos de dentro do templo. “Será feito um acesso lateral para permitir a entrada das máquinas e profissionais. Por ser um serviço que precisa ser feito com muito cuidado, o prazo de conclusão fica em torno de 30 dias”, afirma o secretário executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar.

ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO – Desde a sexta-feira, a Secretaria de Saúde do Recife iniciou a busca ativa das vítimas que receberam alta das unidades médicas para começar os acompanhamentos psicológicos na rede municipal. Os profissionais estão de plantão na Unidade de Saúde da Família (USF) José Bonifácio dos Santos, ao lado do Santuário, para acolher as pessoas e iniciar os acompanhamentos. Dos feridos, cinco já foram acolhidos pela equipe e iniciados os acompanhamentos.

O desabamento deixou, ao todo, 28 pessoas feridas. O SAMU Recife socorreu 20 vítimas e as encaminhou para unidades de urgência, enquanto o Corpo de Bombeiros removeu quatro pessoas. Outras pessoas procuraram os serviços espontaneamente. Desse total, 23 já receberam alta e cinco permanecem hospitalizados, sem gravidade.

LUTO OFICIAL E AÇÕES DE PRONTA RESPOSTA – Minutos após a tragédia, o Centro de Operações do Recife (COP) direcionou equipes da Defesa Civil, CTTU, SAMU e Secretaria de Governo ao local para atender a ocorrência na Igreja do Morro da Conceição. No total, a operação envolveu mais de 100 servidores municipais. A Prefeitura do Recife decretou luto oficial de três dias, em razão da tragédia do desabamento do telhado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no Morro da Conceição. O ato foi publicado em Diário Oficial extra nesta sexta-feira. A tragédia levou duas pessoas a óbito, além de 28 feridos. Em função do luto oficial, diversos eventos que seriam realizados pela Prefeitura que iriam ocorrer este fim de semana, nos dias 31 e 1, foram adiados.

Prefeitura do Recife oferece acompanhamento psicológico às vítimas e inicia remoção de estrutura

Secretaria de Saúde fará busca ativa às vítimas da tragédia, devido a eventuais traumas sofridos em função do acidente. Defesa Civil analisará a estrutura preservada e verificará o método mais adequado para proceder com a remoção da estrutura que desabou

A partir deste sábado (31), a Prefeitura do Recife inicia novas frentes de trabalho para acompanhamento das vítimas da tragédia no Santuário de Nossa Senhora da Conceição e para a remoção da estrutura que desabou no local, nesta sexta-feira (30). Equipes da Secretaria Executiva de Defesa Civil, ao lado da empresa que ficará responsável pela retirada dos materiais, iniciarão os estudos técnicos para traçar o planejamento para remover o mais breve possível os objetos. Também amanhã a Secretaria de Saúde do município iniciará a busca ativa das pessoas que sofreram ferimentos no trágico ocorrido no intuito de oferecer acompanhamento psicológico. Hoje, a gestão municipal decretou luto oficial por três dias em homenagem às vítimas do acontecimento.

Equipes operacionais da Defesa Civil vão analisar a estrutura preservada do santuário e verificar a forma para proceder a remoção da estrutura que desabou. O objetivo é definir os procedimentos técnicos para, logo em seguida, iniciar a retirada dos materiais, evitando maiores danos à estrutura que restou do local. Esse trabalho deverá se estender pelos próximos dias.

Em paralelo, a partir desse sábado, a Secretaria de Saúde do Recife vai disponibilizar acompanhamento psicológico às vítimas devido aos fortes traumas sofridos em função da tragédia. Os atendimentos iniciarão tão logo os feridos recebam alta médica dos serviços de saúde aos quais foram socorridos. O trabalho será oferecido por psicólogos da rede municipal de saúde do Recife. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram socorridos 25 pessoas para diversas unidades médicas, tendo sete recebido alta até o final da noite dessa sexta-feira.

LUTO OFICIAL E AÇÕES DE PRONTA RESPOSTA – A Prefeitura do Recife decretou luto oficial de três dias, em razão da tragédia do desabamento do telhado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no Morro da Conceição. O ato foi publicado em Diário Oficial extra nessa sexta-feira. O trágico que levou duas pessoas a óbito, além de 25 feridos.

Minutos após a tragédia, o Centro de Operações do Recife (COP) direcionou equipes da Defesa Civil, CTTU, SAMU e Secretaria de Governo ao local para atender a ocorrência na Igreja do Morro da Conceição. No total, a operação envolveu mais de 100 servidores municipais.

O socorro imediato foi realizado por 36 profissionais do SAMU Recife, com o apoio de 2 Unidades de Suporte Avançado, 6 motos e 1 aeronave SAMU/PRF e também fez o monitoramento das vítimas já encaminhadas a diversas unidades de saúde. Além disso, a Unidade de Saúde da Família José Bonifácio dos Santos, situada ao lado do santuário, funcionará 24 horas para prestar atendimento de familiares e moradores da localidade, diante do ocorrido.

A Secretaria Executiva de Assistência Social prestou apoio às famílias das duas vítimas que foram a óbito, com equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Alto do Mandu, onde foi oferecido auxílio funeral, apoio na identificação dos corpos e transporte dos parentes ao Instituto de Medicina Legal (IML). Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) realiza o monitoramento do entorno do Santuário e no acesso ao Morro da Conceição. A Guarda Municipal está dando apoio no entorno do local para a preservação do espaço sacro.

DataTrends: Juarez da Banana lidera com 50% dos votos válidos em Machados

Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada neste  sábado (31/08), mostra o prefeito Juarez da Banana, liderando a disputa pela reeleição da Prefeitura de Machados.

No cenário espontâneo, Juarez da Banana aparece com 31% das intenções de voto, contra 20% de Gustavo Plácido, 13% de Argemiro Pimentel e 1% de Raio X. Não sabe/não respondeu 35%.

Na estimulada, Juarez da Banana sobe para 44%, seguido por Gustavo Plácido com 27% e Argemiro Pimentel com 17%. Brancos e nulos 2% e não sabe/não respondeu 10%.

Em votos válidos, Juarez da Banana tem 50%, Gustavo Plácido 30% e Argemiro Pimentel 20%.

Potencial de Voto de Argemiro Pimentel – Votaria com certeza (17%), poderia votar (35%), não votaria de jeito nenhum (40%), não conhece o suficiente (2%) e não sabe ou não respondeu (6%).

Potencial de Voto de Gustavo Plácido – Votaria com certeza (24%), poderia votar (24%), não votaria de jeito nenhum (44%), não conhece o suficiente (3%) e não sabe ou não respondeu (5%).

Potencial de Voto de Juarez da Banana – Votaria com certeza (39%), poderia votar (19%), não votaria de jeito nenhum (36%), não conhece o suficiente (2%) e não sabe ou não respondeu (4%).

Avaliação da Gestão – O governo do prefeito Juarez da Banana é aprovado por 58% e rejeitado por 37% da população de Machados. Não sabe/não respondeu 5%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-06756/2024. A margem de erro é de 4,90 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 400 eleitores nos dias 22, 23 e 24 de agosto.

POOL DE VEÍCULOS – A Pesquisa DataTrends é divulgada por um pool de blogs composto por Alberes Xavier, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE, Finfa, Giro Mata Norte, Silvinho, Roberto Gonçalves, Pernambuco Urgente, Roberto Almeida, Didi Galvão e Bocão.

Juiz eleitoral determina recolhimento de camisas da campanha de Márcia

A alegação é de que por não atendiam legislação. Prefeita acatou decisão e orientou militância a não usar material

O juiz Diógenes Portela Saboia Soares Torres, titular da 071ª Zona Eleitoral de Serra Talhada, acatou pedido da Coligação de Miguel Duque e Marcus Godoy e determinou em caráter liminar o recolhimento de camisas da campanha da candidata a reeleição Márcia Conrado (PT)

Segundo o magistrado, as imagens apresentadas na petição inicial e nos vídeos anexados com a peça de ingresso, apontam que, realmente, as camisas utilizadas não atendem à determinação contida no art. 18, § 2º, da Resolução TSE nº 23.610/2019.

Mas o que diz esse artigo? “São vedadas na campanha eleitoral confecção, utilização, distribuição por comitê, candidata, candidato, ou com a sua autorização, de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem a eleitora ou eleitor, respondendo a infratora ou o infrator, conforme o caso, pela prática de captação ilícita de sufrágio, emprego de processo de propaganda vedada e, se for o caso, pelo abuso de poder (Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 6º ; Código Eleitoral, arts. 222 e 237 ; e Lei Complementar nº 64/1990, art. 22) “.

Diz o parágrafo segundo: “É permitida a entrega de camisas a pessoas que exercem a função de cabos eleitorais para utilização durante o trabalho na campanha, desde que não contenham os elementos explícitos de propaganda eleitoral, cingindo-se à logomarca do partido, da federação ou da coligação, ou ainda ao nome da candidata ou do candidato.

Ou seja, a camisa não pode ter logomarca do partido, da federação ou da coligação, ou ainda ao nome da candidata ou do candidato.

De acordo com o magistrado, as camisas distribuídas para a militância não atendem à determinação contida no art. 18, § 2º, da Resolução TSE nº 23.610/2019, configurando propaganda eleitoral irregular. Caso a coligação da petista não atenda à determinação judicial, a multa será de R$ 200,00 por camisa apreendida. Uma curiosidade, ele disse que “mostra-se inviável acolher o pedido liminar de busca e apreensão, pois não é viável, inclusive pela ausência de indicação das pessoas e endereços precisos, realizar diligências para apreender cada camisa em poder dos respectivos usuários. Também não está claro quem distribuiu e se ainda há camisas com irregularidades a serem entregues e nem o possível local onde estejam”.

Assim, deferiu parcialmente, o pedido de tutela de urgência para determinar que a campanh de Márcia recolha as camisas em desconformidade com a regra do art. 18, § 2º, da Resolução TSE nº 23.610/2019 e se abstenha  de distribuir e realizar qualquer espécie de ato de propaganda utilizado o referido material, sob pena de multa de R$ 200,00 (duzentos reais) por camisa apreendida ou ato de propaganda irregular.

Márcia se manifesta: a prefeita orientou apoiadores a não usarem o material.  “Em pouco menos de 15 dias, nossa campanha já tomou as ruas de Serra Talhada. Cada cidadão e cidadã tem o seu jeito de expressar o apoio à nossa candidatura, seja pelo uso dos nossos adesivos, santinhos ou camisas, por exemplo. No entanto, em respeito à recente decisão judicial, solicito que cada apoiador que, como sabem, comprou suas próprias vestimentas use apenas camisas vermelhas, sem os dizeres de nossa chapa”, escreveu Márcia Conrado em sua nota.

“Conto com a compreensão de todos e seguimos firmes, respeitando as orientações legais e fortalecendo nosso compromisso com a democracia”, concluiu.Informações Blog do Nill Júnior

Bomba em dose dupla: Fredson apresenta Rômulo Junior e Tadeu de Zé Augusto como novas adesões

A campanha de Fredson Brito, candidato a prefeito pela oposição em São José do Egito, continua surpreendendo e se fortalecendo com adesões de peso. Durante um evento de escuta realizado no sítio Estreito, Fredson anunciou a chegada de duas figuras importantes da Frente Popular ao seu grupo político, reforçando ainda mais sua posição como o favorito nas eleições municipais.

As novas adesões tratam-se de Rômulo Júnior, ex-secretário de Agricultura e Infraestrutura do governo de Evandro Valadares, e Tadeu de Zé Augusto, sub-prefeito de Bonfim. Ambos desempenharam papéis fundamentais na administração atual e eram considerados nomes fortes na campanha de Dr. George. A decisão de Rômulo Júnior e Tadeu de se juntarem ao grupo de Fredson Brito representa um golpe significativo para a base governista, que tem enfrentado crescente descontentamento dentro de suas próprias fileiras.

A campanha de Fredson, desde o seu início, tem mostrado um crescimento constante, conquistando apoios importantes e ampliando sua base de eleitores. Com essas novas adesões, o grupo de Fredson se consolida como o “grupo da esperança”, termo usado por muitos dos seus apoiadores, e aumenta ainda mais suas chances de vitória nas eleições que se aproximam.

Fredson Brito segue como o nome mais forte na disputa, e a cada nova adesão, sua campanha ganha ainda mais força e credibilidade entre os eleitores de São José do Egito. As adesões de Rômulo Júnior e Tadeu de Zé Augusto são mais um exemplo do movimento de transformação política que está ocorrendo na cidade, e que pode culminar com uma vitória histórica de Fredson nas urnas.Da Assessoria

Governadora Raquel Lyra garante a reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife

A governadora Raquel Lyra assegurou a reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife, após o desabamento do teto de sua estrutura. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, na noite desta sexta-feira (30), a gestora informou que será firmado um Termo de Fomento, a ser indicado pela Procuradoria Geral do Estado, entre a gestão estadual e a Arquidiocese de Olinda e Recife para garantir o repasse dos recursos da realização das obras de reconstrução. O Governo de Pernambuco mobilizou secretarias e órgãos para garantir a assistência às vítimas e suas famílias. A governadora decretou luto oficial de três dias em solidariedade às vítimas, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado.
“A equipe do Governo de Pernambuco, com suas secretarias e órgãos, estão desde cedo acompanhando o ocorrido e os desdobramentos. Vamos cuidar das vítimas e de suas famílias, além de garantir a reconstrução do Santuário, que é tão simbólico para os recifenses. Um Termo de Fomento será feito e a gente vai repassar os recursos, dando todo o apoio técnico para que os nossos engenheiros possam ajudar no novo projeto para a igreja. Iremos também fazer o trabalho dos laudos, das investigações para identificar a razão do que aconteceu aqui e garantir também o processo de reconstrução da igreja. Me solidarizo com todas as vítimas e as famílias dos que faleceram em decorrência do acidente”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
No local, a gestora também se reuniu com representantes da Arquidiocese. Em razão do acidente, a governadora cancelou agendas no Agreste nesta sexta-feira, que incluiria o Festival Pernambuco Meu País de Buíque.
De acordo com a Secretaria de Defesa Social foram 25 vítimas, além de duas vítimas fatais, de 54 e 68 anos. Os feridos foram transferidos para unidades de saúde. Desde o primeiro momento, o Estado mobilizou todas as forças operacionais para atuarem prontamente no socorro aos feridos e assistência às famílias, com a presença no local da vice-governadora Priscila Krause, da secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, do secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, além de outros representantes de secretarias e órgãos do governo estadual.
 
“Chegamos ao Morro da Conceição minutos depois que soubemos do ocorrido. As equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar prestaram atendimento imediato às vítimas. O chefe do Corpo de Bombeiros, Coronel Cantarelli, liderou a operação e as Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Assistência Social também estiveram presentes para dar acolhimento às pessoas que necessitaram. Infelizmente, houve a confirmação de duas vítimas fatais e nos solidarizamos com essas famílias. O Estado já está fazendo o levantamento necessário para unir forças para que possamos fazer a reconstrução do santuário, pois sabemos da importância desse símbolo do Recife e de Pernambuco”, destacou Priscila Krause.
 
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou que um inquérito já foi instaurado pela Polícia Civil. “Houve um colapso de toda a estrutura, que desabou completamente. Iremos realizar um laudo para saber, de fato, o que houve. Nós lamentamos profundamente pelas vítimas e já instauramos um inquérito pela Polícia Civil e estamos trabalhando para esclarecer o mais rápido possível”, afirmou.
Para a ocorrência, a Secretaria de Defesa Social empregou 40 policiais militares e 15 viaturas da Polícia Militar. Por parte do Corpo de Bombeiros, 35 profissionais da corporação foram acionados, além de dois cães e 16 viaturas. A Polícia Científica enviou ao local três equipes, dentre integrantes do IML e do Instituto de Criminalística.
 
O monsenhor Luciano Brito, vigário-geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, lamentou o ocorrido. “Nós lamentamos profundamente, em nome de Dom Paulo Jackson, nosso Arcebispo, de toda a comunidade católica, essa tragédia aqui no Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Lamentamos e somos solidários com as famílias. Estamos unidos pela oração e pelo pesar, nos colocando à disposição para tudo que for necessário”, disse.

Luto oficial: eventos da Prefeitura do Recife deste fim de semana são adiados

Ações que seriam realizadas através de diversas Secretarias municipais foram adiadas em razão dos três dias de luto oficial decretados pela tragédia ocorrida no Santuário do Morro da Conceição

Em função do luto oficial de três dias decretado a partir desta sexta-feira (30) devido ao desabamento do teto da Igreja do Morro da Conceição, diversos eventos que iriam ocorrer este fim de semana, nos dias 31 e 1, serão adiados. As ações envolvem atividades culturais, turísticas e esportivas.

A abertura dos Jogos da Pessoa Idosa, que estava prevista para a tarde do sábado (31), no Geraldão, assim como a rodada do Recife Bom de Bola, foram adiadas sem data definida. A programação referente ao Dia do Professor de Educação Física, que aconteceria no domingo e incluía um passeio ciclístico e atividades esportivas no Bairro do Recife, foi cancelada. A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife suspendeu a apresentação que aconteceria neste sábado (31), na Pracinha de Boa Viagem, no evento “Pracinha Cultural”.

Dentro do planejamento cultural da cidade deste fim de semana, o Paço do Frevo suspendeu a programação artística nos dois dias. O Arrastão do Frevo com a Troça Carnavalesca Mista O Lord de Olinda, que seria realizado neste domingo (1⁰), foi transferido para o próximo mês de outubro. A solidariedade é a única celebração possível no Recife dos próximos dias.

Diogo Moraes vai à SDS e pede celeridade nas investigações do atentado de Ângelo Ferreira

Líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco e representante do município de Sertânia no legislativo estadual, o deputado Diogo Moraes (PSB) solicitou uma reunião com o secretário de Defesa Social do Estado, Alessandro Carvalho, para tratar do andamento das investigações do atentado sofrido, na tarde de ontem, pelo prefeito Ângelo Ferreira. O deputado foi recebido na manhã desta sexta-feira (30) pelo secretário e pediu celeridade e firmeza na apuração do caso. Ainda na noite de ontem, Diogo Moraes esteve em Arcoverde para fazer uma visita ao hospital em que Ângelo está internado.

“Diante da cena covarde que vimos ontem,  não poderíamos deixar de vir até o secretário de Defesa Social para saber como estão as investigações e a busca pela pessoa que atentou contra a vida do nosso amigo, o prefeito Ângelo Ferreira, que não tem histórico de confusões ou problemas e é uma pessoa da paz. Pedimos que seja feito o reforço da segurança em Sertânia e também do prefeito, além de buscar a celeridade do esclarecimento desse fato lamentável. Vamos continuar acompanhando o andamento das investigações”, destacou Diogo Moraes.

O secretário Alessandro Carvalho pontuou as ações que foram tomadas logo após o atentado, como envio de mais policiais para a cidade e uso da inteligência para localizar o autor do atentado. Ele acusado segue sendo procurado.

Filha de Dona Giza, Eugênia Simões emite nota de repúdio contra fala do prefeito Alessandro Palmeira e exige respeito

“Causa perplexidade a tentativa do prefeito Sandrinho Palmeira de desqualificar o governo de Giza Simões, a primeira e única mulher a ser prefeita de Afogados da Ingazeira.

Primeiro, porque ela não se encontra mais entre nós para se defender, e segundo, porque foi um governo concluído em 2004, há 20 anos, numa época em que não havia a arrecadação de impostos, os programas sociais e os repasses de verbas federais existentes hoje, não havendo, portanto, um parâmetro seguro para se comparar com qualquer outra gestão municipal em pleno ano de 2024.

Colocar em dúvida a gestão de Giza, que deixou sua marca não apenas em obras, mas também no grande diferencial que foi cuidar das pessoas e de áreas essenciais como saúde e educação, é desconsiderar o reconhecimento que a população de Afogados da Ingazeira tem por ela e sua importância não só para o município, mas para toda a região do Pajeú.

Prova disso é que, até os dias atuais, passados 11 anos desde seu falecimento, Dona Giza é considerada uma das maiores lideranças que Afogados da Ingazeira conheceu e é lembrada pelo amor com que tratava principalmente os menos favorecidos, que a chamam até hoje de “mãe dos pobres”. É um orgulho ser filha de Giza Simões e uma obrigação defender sua memória”, disse Eugênia Simões.Da Assessoria