Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Blog divulga pesquisa eleitoral sobre disputa em São José do Egito neste domingo  

Neste domingo (01/09), às 9 horas, o Blog de Júnior Campos e o Instituto Naipes Marketing, divulga com exclusividade pesquisa eleitoral sobre as intenções de voto em São José do Egito. O levantamento foi realizado entre os dias 28 e 31 de agosto do ano em curso, e ouviu quase 400 eleitores da cidade. A pesquisa está registrada sob o número P.E. 02657/2024.

Na corrida pela Prefeitura de São José do Egito, disputam o cargo Fredson Brito, do Republicanos, e o Dr. George Borja, do PSB.

Em sabatina, Márcia destaca números positivos de sua gestão

A candidata à reeleição para a prefeitura de Serra Talhada Márcia Conrado respondeu, durante 55 minutos, a perguntas de nomes do Farol de Notícias. Saúde, gestão e educação, transparência, assistência social e trânsito foram temas tratados durante o momento.

A gestora destacou avanços na área da saúde em Serra Talhada. Entre as realizações mencionadas, ela citou um projeto de implantar, no Hospital Eduardo Campos, um Centro Oncológico, com o objetivo de encurtar a distância de um paciente para realizar procedimentos de quimio e radioterapia. Além disso, a prefeita ressaltou as 136 cirurgias realizadas no bloco do Altino Ventura, apenas no mês passado. Conrado também mencionou a aquisição de cinco novos carros para reforçar a saúde local.

Durante a sabatina, a prefeita Márcia Conrado destacou os avanços na educação de Serra Talhada. A cidade alcançou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da sua história nos anos iniciais, com uma nota de 6,3, superando as médias estadual (6,2) e nacional (6,0). Além disso, a prefeita ressaltou a reforma e ampliação de 36 escolas, a entrega de mais de 36 mil kits escolares e a implementação de produtos da agricultura local na merenda escolar. Conrado também celebrou a abertura da primeira creche na Zona Rural, em Varzinha.

“Este é um governo de inclusão, ninguém deixa ninguém para trás. Não podemos tratar igual os desiguais, e foi pensando nisso que a gente conseguiu mais 150 casas para construção do Residencial Lorena I, em R$ 19 milhões, além do aporte de R$ 92 milhões para conclusão do Vanete de Almeida. Sem falar da regularização fundiária, entregando mais de 540 escrituras para famílias em vulnerabilidade. Construímos uma cozinha comunitária e reativamos outra. Hoje são mais de 600 refeições por dia distribuídas para famílias de Serra Talhada”, frisou Márcia quando o assunto foi investimentos em assistência social.

Sobre o trânsito de Serra Talhada, desde a organização até o respeito da população às leis de trânsito, Serra Talhada vivencia queda constante no número de vítimas de acidente de trânsito. Em 2017, o Hospam atendeu a 1.720 vítimas de sinistros de trânsito, em 2028 esse número foi de 1.619. Agora, em 2023, o número caiu para 603 pacientes vítimas desse tipo de acidente, uma redução de 65%.

Em suas considerações finais, Márcia agradeceu a Deus e a Nossa Senhora pela caminhada e afirmou: “Fizemos muito nestes três anos e meio, mas vamos fazer muito mais. Agradeço ao presidente Lula, que acredita na força do trabalho em Serra Talhada. Agradeço a todos os colaboradores de Serra Talhada, que diariamente trabalham para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, concluiu Conrado.

A multidão presente na carreata confirma a vitória de Flávio Marques para prefeito de Tabira

“E filme aí a Carreata da Vitória com Flávio Marques Prefeito 13 e Marcos Crente”. A trilha do evento fez justiça à multidão que ocupou as ruas de Tabira, formando a maior carreata em linha reta da história da cidade.

O ato da oposição reuniu mais de 2 mil veículos, entre carros, caminhões e motocicletas, fora as milhares de pessoas que foram para as ruas expressar seu desejo de mudança.

A carreata abraçou as avenidas, ligando Riacho do Gado ao centro em grande laço de arrepiar a pele.

A cidade avermelhou, mas todas as cores se misturaram nessa grande festa que sacramentou que é hora de mudar.

Os milhares de tabirenses que estavam nas calçadas e nas praças receberam de braços e sorrisos abertos os acenos de Flávio Marques e Marcos Crente com o sentimento que eles já são os novos gestores da Prefeitura de Tabira.

A esperança no olhar de cada tabirense, o buzinaço das motos, o ronco dos motores e o tremular das bandeiras anunciam que a hora da mudança está muito próxima.

Só resta dizer: Bora Mudar Tabira! Da Assessoria

Governadora Raquel Lyra participa da missa em memória das vítimas do acidente no Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Durante a cerimônia, a governadora reforçou o compromisso em reerguer o templo o mais rapidamente possível

A governadora Raquel Lyra acompanhou, na noite deste sábado (31), a missa realizada pela Arquidiocese de Olinda e Recife em memória das vítimas do acidente ocorrido na sexta-feira (30), no Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a gestora se solidarizou com todas as vítimas e as famílias. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson.

“Gostaria de me solidarizar com as famílias que tiveram vítimas nesse incidente. Algumas delas continuam sendo assistidas em nossas unidades de saúde e estamos fazendo esse acompanhamento de perto para cuidar dessas pessoas. E rezo pelas duas vítimas que infelizmente perderam suas vidas, dona Maria da Conceição e seu Antônio. Só vamos parar de trabalhar aqui quando fizermos a entrega do Santuário para a população, que tanto se orgulha desse lindo templo de celebração”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

Desde o primeiro momento do acidente, a equipe do Governo de Pernambuco trabalhou para salvaguardar as pessoas, realizar os atendimentos e também iniciar os laudos necessários sobre o ocorrido. Para a reconstrução do Santuário, a governadora vai firmar um Termo de Fomento para repasse de recursos para as obras.

Durante a missa, o arcebispo Dom Paulo Jackson dividiu palavras de acolhimento para os que estavam acompanhando a celebração. “Agradeço imensamente ao longo desses dois dias a solidariedade de tantas pessoas. A primeira grande prioridade é cuidar da vida, das famílias, das vítimas que, infelizmente, partiram para a eternidade. Esse é o momento de retomar o fio da esperança, contemplando um Deus que não decepciona, que é amor”, disse o arcebispo.

Acompanharam a governadora na celebração a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.

Prefeitura do Recife conclui montagem de pavilhão para missas e avança na remoção dos entulhos

Estrutura montada em tempo recorde em frente ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição permitiu a realização de celebração na noite deste sábado (31) e mais duas missas amanhã (1º). Gestão municipal entregará 100 cestas básicas para a igreja. Das 29 vítimas, quatro continuam hospitalizadas

Em tempo recorde, a Prefeitura do Recife concluiu, na tarde deste sábado (31), a instalação de um pavilhão ao lado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, que já permitiu a realização de uma missa e receberá também outras duas celebrações neste domingo (1º). Além disso, as equipes municipais avançaram no trabalho de remoção dos entulhos gerados pelo desabamento do teto da igreja. Diversas Secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife estão mobilizados desde a sexta-feira (30) no atendimento à ocorrência. Foi decretado luto oficial por três dias em homenagem às vítimas do acontecimento.

O pavilhão foi montado na quadra esportiva da praça, em frente ao santuário, em estrutura removível para comportar 600 pessoas na área interna, além da capacidade no entorno, numa área de 12m x 30m, com palco, sonorização, iluminação, gerador e cadeiras. “O pavilhão ficará montado pelos próximos dias, para que a igreja possa continuar realizando suas atividades”, explica o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Marcelo Canuto. A montagem foi iniciada no final da manhã.

Para a realização da missa, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), reforçou a iluminação no entorno da igreja, quadra e demais áreas próximas ao local do culto, com a instalação de refletores. A missa mobilizou centenas de fiéis, que se emocionaram com o simbolismo da celebração um dia após a tragédia. Também celebraram o ato litúrgico o reitor do Santuário, padre Emerson Borges, o vigário Episcopal do Vicariato Beberibe, padre Paulo Dutra e o vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor Luciano Brito.

O trabalho de remoção dos entulhos e estruturas que desabaram avançou com o início da retirada das placas solares, remoção das portas e a conclusão do acesso das máquinas pesadas e equipamentos. “No domingo deveremos iniciar o escoramento da área situada embaixo do coreto, para minimizar os riscos. Se possível, começaremos também o corte dos materiais que desabaram”, aponta o chefe do Centro de Operações do Recife (COP), Anderson Soares. O serviço está sendo executado por uma empresa especializada contratada pela Prefeitura e deve durar cerca de 30 dias, pois precisa ser feito com muito cuidado.

DOAÇÃO DE CESTAS BÁSICAS – A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife vai realizar a entrega de 100 cestas básicas ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição na próxima segunda-feira (2). O objetivo é complementar o estoque da igreja para que as famílias atingidas pela tragédia da última sexta não tenham ainda mais problemas no âmbito da segurança alimentar. A equipe da Secretaria permanece no local para atendimento das famílias, no que se refere às necessidades de assistência social.

ESTADO DE SAÚDE DAS VÍTIMAS – A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) destaca que, das 29 vítimas da tragédia e removidas para unidades médicas, 25 já receberam alta até o final da tarde deste sábado. Quatro ainda continuam internadas, sem gravidade. Até o momento, a Unidade de Saúde da Família (USF) José Bonifácio dos Santos, situada ao lado do santuário, prestou 51 atendimentos para 20 pessoas, entre vítimas, familiares e pessoas do entorno. A USF permaneceu aberta à população durante a sexta e o sábado, prestando assistência à demanda da comunidade .

LUTO OFICIAL E AÇÕES DE PRONTA RESPOSTA – Minutos após a tragédia, o COP direcionou equipes da Defesa Civil, CTTU, SAMU, Guarda Municipal, Emlurb, Controle Urbano e diversas secretarias, como de Saúde, Governo, Desenvolvimento Social, entre outras, ao local para atender a ocorrência na Igreja do Morro da Conceição. No total, a operação envolveu mais de 100 servidores municipais. A Prefeitura do Recife decretou luto oficial de três dias, em razão da tragédia do desabamento do telhado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no Morro da Conceição. O ato foi publicado em Diário Oficial extra nesta sexta-feira. A tragédia levou duas pessoas a óbito. Em função do luto oficial, diversos eventos que seriam realizados pela Prefeitura que iriam ocorrer este fim de semana, nos dias 31 e 1, foram adiados.

Justiça Eleitoral prs sobre habitaçãooíbe Daniel Coelho de divulgar fake new

Decisão atende a representação da Frente Popular do Recife e também garante direito de resposta, sob pena de multa diária de R$ 15 mil

Na tarde deste sábado (31), a Justiça Eleitoral determinou a imediata suspensão de propagandas eleitorais veiculadas pelo candidato Daniel Coelho (PSD), após constatar a disseminação de informações inverídicas e descontextualizadas sobre a situação habitacional no Recife na gestão do prefeito João Campos (PSB).  A decisão, proferida pelo Juiz da 5ª Zona Eleitoral de Recife, no processo nº 0600031-36.2024.6.17.0005, atende a uma representação feita pela Frente Popular do Recife.

A campanha de Daniel Coelho veiculou no guia eleitoral na TV e no rádio uma narrativa distorcida que sugeria uma relação direta entre o déficit habitacional de Recife e o número de pessoas em situação de rua. O conteúdo da propaganda levou à interpretação de que todo o déficit habitacional da cidade representa pessoas em situação de rua, criando uma falsa impressão de desamparo generalizado. Na realidade, dados oficiais indicam que o número de pessoas em situação de rua em Recife é 100 vezes menor ao déficit habitacional indicado por Daniel Coelho, que, além de estar desatualizado, foi superdimensionado, distorcendo a realidade, conforme demonstram os dados oficiais.

A Justiça Eleitoral concluiu que a propaganda de Daniel Coelho não apenas distorcia os fatos, mas também criava uma conexão direta entre informações equivocadas e a atual gestão municipal com o objetivo de incutir uma imagem negativa na mente dos eleitores. Em sua decisão, o juiz destacou que “a propaganda eleitoral deve se basear em fatos verdadeiros e comprovados, sem recorrer a manipulações que possam prejudicar o processo democrático.”

Com base nisso, o magistrado determinou a suspensão imediata da veiculação da propaganda impugnada, sob pena de multa diária de R$ 15 mil em caso de descumprimento. Além disso, foi concedido à Frente Popular o direito de resposta, com o tempo equivalente ao da ofensa, a ser veiculado no horário eleitoral gratuito de Daniel Coelho.

Decisão

AGE Tech: Governo de Pernambuco lança linha de crédito de até R$ 50 mil para empresas de tecnologia

Representando a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora Priscila Krause participou da abertura do Tech Woman, evento voltado para o incentivo à inclusão feminina no setor tecnológico, na manhã deste sábado, 31, no Armazém 14, no Bairro do Recife. A gestora lançou uma linha de crédito especial, de até R$ 50 mil, para impulsionar a inovação e fortalecer o empreendedorismo das empresas de tecnologias locais, o AGE Tech. A iniciativa é do Governo de Pernambuco por meio da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE).

“Esta é mais uma ação da governadora Raquel Lyra para investir no potencial do nosso Polo Tecnológico. Não tenho dúvida que essa linha de crédito vai promover um ambiente favorável à inovação e ao desenvolvimento sustentável do setor, além de abrir caminhos para que mais mulheres empreendam e conquistem seu lugar no mercado da tecnologia”, enfatizou a vice-governadora, que também pediu um minuto de silêncio para as vítimas do desabamento do teto do Santuário Nossa Senhora da Conceição, ontem, no Recife.A nova linha de crédito disponibiliza até R$ 21 mil em financiamento para Microempreendedores Individuais (MEIs) e até R$ 50 mil para Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs), com uma taxa de juros de 0,75% ao mês, subsidiada pelo Fundo Inovar da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). As parcelas podem ser pagas em até 36 meses.

Priscila também destacou as iniciativas do governo como o Bora Empreender Mulher, programa voltado para mulheres que querem empreender, e os editais Aceleração de Mulheres Empreendedoras e o Transforma Mulher, que promove a transformação digital para empresas lideradas por mulheres, promovidos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A diretora-presidente da AGE, Angella Mochel, destacou a importância da nova linha de crédito. “A AGE Tech tem a missão, junto com o Bora Empreender, de fomentar o crescimento de startups e empresas tecnológicas, oferecendo condições financeiras acessíveis no investimento em pesquisa, desenvolvimento e expansão de suas operações. Passo fundamental para impulsionar novas oportunidades para as mulheres de Pernambuco”, disse.

O planejamento inicial é que as empresas sejam contempladas com o montante de operações estimado em R$ 2 milhões. Para solicitar o financiamento, os interessados devem acessar o site da AGE (age.pe.gov.br) e realizar o pré-cadastro. A equipe de analistas de negócios entrará em contato para dar continuidade ao processo. Mais informações estão disponíveis no site e pelo telefone/WhatsApp (81) 3183-7450.

A Secretaria da Mulher também marcou presença no Tech Woman encerrando as ações do Agosto Lilás, que marcou os 18 anos da Lei Maria da Penha e abrindo diálogo no combate à violência contra a mulher.Tech Woman – O evento, promovido pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Pernambuco e da Paraíba (Assespro PE/PB), reuniu 1.500 mulheres. Com programação das 9h às 17h, o encontro conta com palestras e trilhas de carreiras, onde participantes estão conhecendo histórias inspiradoras de profissionais que se destacam na área de tecnologia.

A Tech Woman contou com o patrocínio master do Governo de Pernambuco, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), do Porto de Suape e com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria da Mulher. Além da vice-governadora, também estiveram presentes no evento a secretária da Mulher, Juliana Gouveia, a diretora de Avanço Tecnológico da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Teresa Maciel, e a diretora de Negócios da AGE, Ivete Lacerda.

Em Riacho das Almas, Dió Filho e Silvio Costa Filho fazem grande caminhada

O município de Riacho das Almas, no Agreste, parou para receber, neste sábado (31), a grande caminhada da vitória do prefeito Dió Filho, candidato à reeleição, que teve a participação do ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), do economista e advogado Carlos Costa, e do presidente estadual do Republicanos, Samuel Andrade, partido do candidato a vice, Getúlio.

O time que está mudando a vida de Riacho da Almas recebeu todo carinho e aprovação do povo durante todo o percurso. “É uma alegria voltar à Riacho das Almas e ver tantos amigos que construí aqui. Feliz em estar ao seu lado nesta caminhada, Dió. Quero lhe parabenizar pelo trabalho e compromisso com Riacho”, destacou Silvio Costa Filho.

De acordo com o ministro, Dió, quando reeleito, seguirá fazendo muitas parcerias com o governo do presidente Lula. “As pesquisas apontam que Dio Filho é um dos melhores prefeitos de todo estado! Se esses últimos quatro anos foram bons, os próximos serão ainda melhores. Vamos asfaltar toda Riacho das Almas! Trabalhar pelo agricultor, pela mãe de família, pela nossa juventude. Não tenho dúvida, Dio, que você será reeleito com a maior votação da história”, cravou Silvio Costa Filho.

Dió Filho agradeceu a presença de Silvio Costa Filho. “Quero lhe fazer um agradecimento em nome de todo povo de Riacho das Almas. Aqui, assumimos o compromisso de fazer uma administração decente. Graças a Deus e você, Silvio, nossa cidade hoje vive um momento diferente”, enalteceu o prefeito.

Tabira: MP Eleitoral pede a impugnação da candidatura de Marcílio Pires

O Ministério Público Eleitoral se manifestou pela impugnação da candidatura de Marcílio Pires a vereador de Tabira citando como motivo a ausência de comunicação da alteração de sua filiação partidária ao Diretório do PP e ao Juízo Eleitoral.

A ação foi movida pela coligação “Juntos Para o Trabalho Continuar”, liderada pela prefeita e candidata à reeleição, Nicinha Melo.

Segundo o promotor de Justiça Romero Borja, responsável pela ação, a falta de notificação formal sobre a mudança de partido configura uma irregularidade que compromete o registro da candidatura de Pires. Diante disso, o Ministério Público Eleitoral manifestou-se pela procedência da impugnação, recomendando o indeferimento do pedido de registro de candidatura de Marcílio Pires. Acesse aqui a íntegra da Manifestação do MPE.

Secretaria Estadual de Saúde emite nota sobre o acidente no Morro da Conceição

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco informa que  das 25 pessoas atendidas nas unidades estaduais de saúde após o desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, 18 já receberam alta, 2 assinaram termos para que a alta fosse autorizada e 5 permanecem recebendo assistência nos hospitais Getúlio Vargas, Santo Amaro e Memorial Jaboatão.

No Hospital Getúlio Vargas, 4 pacientes deram entrada na noite de ontem, dois receberam alta hoje (31) e os outros dois estão em observação. Um homem e uma mulher, de 80 e 43 anos, respectivamente, passaram por avaliação do cirurgião, acompanhamento ambulatorial das fraturas e permanecem com quadros de saúde considerados estáveis.

No Memorial Jaboatão, a paciente mulher, 49 anos, encontra-se em observação. Está consciente, orientada e estável.

No Hospital da Restauração, onze pessoas, com idades entre 4 e 76 anos, foram atendidas. Nove pacientes receberam alta entre a tarde de ontem e a manhã deste sábado (31/08). Outras duas mulheres, de 51 e 66 anos, foram transferidas para o Hospital Santo Amaro.