Foto no ano de 2016, com os amigos na Avenida Rio Branco em Afogados da Ingazeira, da esquerda para direita: Valdemir Gordo (in memoriam), Dardo Veras (in memorian), Enoque Marques (in memoriam), Nêgo Vando e este blogueiro. Foto dos arquivos deste blogueiro. Se você tem uma foto antiga, e quer publicar no FOTO É HISTÓRIA, envie para o email: finfa@blogdofinfa.com.br ou pelo WhatsApp 81-996530059, que teremos o prazer de publicar.
Posts published by “Junior Finfa”
José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.
Faleceu na noite deste sábado (07), no Hospital Regional Emília Câmara em Afogados da Ingazeira, o afogadense José Galdino Xavier (Zé Cotelo), aos 72 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos.
Cotelo foi por muitos anos proprietário de uma bar, com uma carne de sol que chamava a atenção, ele vinha lutando por muitos anos de uma diabetes agressiva.
O seu corpo está sendo velado na Casa de Velório Plafam e será sepultado às 16 horas no Cemitério São Judas Tadeu, deixa sua esposa Vilma e dois filhos Gustavo Henrique e Renata Fernanda.
Nesta sexta-feira (06/09), Itapetim mais uma edição do tradicional Desfile Cívico em celebração à Independência do Brasil. O evento contou com a participação das escolas da rede municipal de ensino e trouxe como tema “Nordeste Brasileiro: Um Império de Riquezas do Sertão à Beira Mar”, destacando a diversidade e a riqueza cultural da região.
Durante o desfile, uma das grandes homenagens foi dedicada ao renomado cantor Flávio Leandro, que além de desfilar e abrilhantar o evento com sua presença, ainda cantou e foi agraciado com o título de cidadão itapetinense.
O sucesso da festividade foi resultado do esforço coletivo da Secretaria de Educação, alunos, professores, diretores e de toda a comunidade escolar, que se uniram para promover uma grande celebração da pátria e da cultura nordestina.
O evento reforçou o orgulho de ser brasileiro e nordestino, valorizando a história e a identidade cultural do município e do Sertão.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Tabira, através da Secretaria de Educação, realizou a entrega de kits escolares e fardamentos para todos os alunos da rede municipal de ensino. A ação, que tem se tornado uma marca da atual gestão, beneficia alunos desde o maternal até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), garantindo o acesso a materiais essenciais para o aprendizado e uniformes de qualidade.
Os kits escolares são adaptados conforme a faixa escolar dos alunos, contendo itens como cadernos, lápis, canetas, borrachas e outros materiais indispensáveis para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. “Nos preocupamos em garantir que cada aluno tenha tudo o que precisa para se dedicar aos estudos sem que isso represente um ônus para as famílias. Educação é prioridade no nosso governo”, destacou a Secretária de Educação, Célia Cipriano.
Além dos kits, os estudantes também receberam fardamentos confeccionados com material de alta qualidade, oferecendo conforto e durabilidade. Os uniformes são distribuídos em uma ampla variedade de tamanhos, atendendo desde os pequenos do maternal até os adultos matriculados no EJA. “Com os fardamentos, não só trazemos uniformidade e disciplina para o ambiente escolar, mas também reduzimos os custos para as famílias, que não precisam se preocupar com roupas para a escola”, pontuou a secretária.
Essa iniciativa reflete o compromisso da gestão com a valorização da educação em Tabira, promovendo inclusão e equidade para os estudantes. A entrega dos kits e fardamentos é vista como um incentivo direto ao aprendizado e ao desenvolvimento das crianças e jovens da cidade.
Após confirmar uma vantagem de 37 pontos percentuais sobre o segundo colocado na corrida pela prefeitura de Serra Talhada, a prefeita e candidata à reeleição, Márcia Conrado, intensificou suas atividades de campanha. O levantamento do Instituto Opinião, em parceria com o Blog Magno Martins, mostra Márcia com 59,5% das intenções de voto, o que fortalece sua candidatura e estratégia para os próximos dias.
Nesta sexta-feira (06), Márcia participou de uma série de visitas ao lado de Helano Peixoto, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento local. As atividades de campanha se concentraram em dialogar diretamente com os eleitores, apresentando propostas e ouvindo as demandas da população.
Com Faeca Melo como candidato a vice-prefeito, a chapa segue unida pela continuidade do projeto que impulsionou Serra Talhada nos últimos anos. A dupla tem destacado a “força do trabalho que resolve” como um dos pilares de sua proposta, apostando em novas realizações para manter o município em constante crescimento.
Firme no propósito de fortalecer candidaturas proporcionais dos partidos que compõem a Frente Popular, o prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), prestigiou, neste sábado (7), dois atos de campanha promovidos por candidatos a vereador pelo MDB. Pela manhã, esteve com Bergue Júnior na comunidade Bola na Rede, no bairro da Guabiraba, na Zona Norte. Já no fim da tarde, compareceu à reunião do vereador Professor Mirinho com sua militância no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul.
Nos discursos, João Campos destacou realizações de sua gestão em todas as partes da cidade. Na Zona Norte, por exemplo, citou a marca de mais de 200 obras do Programa Parceria, investimentos de R$ 230 milhões em obras de proteção de encostas e a requalificação de unidades de saúde. Prometeu ainda, em um segundo mandato, a implantação de uma Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) de grande porte para consultas, exames e cirurgias naquela região da cidade.
“É bom ver uma turma animada e fazer o que mais gosto neste sábado, que é trabalhar. Dou um abraço nesse guerreiro, que faz muito pela nossa cidade. Se você já faz tanto sem mandato de vereador, imagino o quanto fará quando vencer esta eleição”, disse João Campos, em palavras direcionadas a Bergue Júnior. “O Recife tem muita coisa pra fazer, mas a quantidade de ações, programas e obras que o prefeito vem fazendo é gigante. Só podemos agradecer ao nosso prefeito e trabalhar para conquistar essa eleição. Nada vence o trabalho, e é por isso que vamos mudar a história do Recife”, completou o candidato a vereador.
Já na Imbiribeira, João Campos exaltou a construção da Ponte Júlia Santiago, que ligará o bairro a Areias, na Zona Oeste, viabilizando uma conexão hoje feita apenas pelo Ipsep, por Afogados ou nas proximidades do Aeroporto Internacional do Recife. “Aqui na Imbiribeira, de forma especial, fizemos muita obra e estamos fazendo outras tantas, inclusive a nova ponte que vai ligar Areias à Imbiribeira. Na nossa gestão, a gente começa as coisas e só para quando elas estão prontas e bem feitas”, frisou.

Em seu discurso, Mirinho agradeceu a parceria com o prefeito e falou da importância de obter um novo mandato. “Eu agradeço de coração por todo o apoio que estamos tendo nessa caminhada. O prefeito João Campos dispensa comentários. Sou professor de artes marciais, guarda municipal do Recife há 15 anos e agora quero representar vocês na Câmara de Vereadores”, declarou.
Diferentemente de tudo o que se poderia imaginar e desejar, a campanha eleitoral em Pernambuco volta a ser notícia não pela festa democrática de cores, propostas e esperança que invade os municípios, mas por episódios graves de violência.
Há cerca de dez dias, vivenciamos momentos de angústia após a tentativa de homicídio sofrida pelo prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), vítima da intolerância de um opositor político. E na noite da última sexta-feira (6), novamente nos vimos aflitos, desta vez, com a notícia de um atentado a tiros praticado contra Neto de Véia, candidato a vereador de Surubim pelo PSB.
Nos dois municípios, o PSB e o PT estão juntos apresentando projetos marcados pelo forte apelo popular: em Sertânia, com Rita Rodrigues (PSB) e Dr. Orestes (PT), e em Surubim, com Véia de Aprígio (PSB) e Ivete do Sindicato (PT). Pelo visto, isso está incomodando quem está acostumado a achar que o poder do dinheiro e de uma arma na cintura vence as eleições.
Mais do que nos solidarizar, dar total apoio e desejar pronta recuperação às vítimas, nós do PSB e do PT repudiamos veementemente esses episódios de violência e voltamos a cobrar das autoridades policiais providências céleres e enérgicas para esses casos, no que concerne à prisão dos agressores e ao reforço da segurança nesses municípios. A população pernambucana precisa ter a garantia de que poderá ir às urnas no dia 6 de outubro com a certeza de que sua vontade soberana será respeitada.
Sileno Guedes
Deputado estadual e presidente do PSB de Pernambuco
Doriel Barros
Deputado estadual e presidente do PT de Pernambuco
Desfile cívico-militar foi realizado na Avenida Marechal Mascarenhas Moraes, no Recife, reunindo escolas, associações e tropas militares
Participando do desfile cívico-militar que marca os 202 anos da Independência do Brasil, neste sábado (7), no Recife, a governadora Raquel Lyra afirmou que a data celebra a força do Brasil, mas que também deve ser momento para lutar pela superação da desigualdade. A gestora acompanhou a cerimônia ao lado do Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, da vice-governadora Priscila Krause e do secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede.
Ao chegar à solenidade, a chefe do Executivo estadual realizou a revista da tropa e recebeu as honras militares. “Hoje é dia de celebrar todas as conquistas que tivemos nas mais diversas áreas, pelo tamanho e força da cultura e da história do nosso país, mas também nos faz lembrar o quanto ainda precisamos continuar garantindo a superação da desigualdade. Por isso, em Pernambuco estamos trabalhado de maneira incansável para fazer com que o nosso Estado possa crescer e nosso povo tenha autonomia financeira, de pensamento, de liberdade na democracia e tenhamos um estado com mais paz social, saúde, habitação para todos homens e mulheres de Pernambuco”, ressaltou Raquel Lyra.
O comandante Militar do Nordeste, General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, afirmou que a celebração do 7 de setembro reafirma o compromisso da instituição com o Brasil. “Esta data é muito importante para todos os brasileiros, porque é a oportunidade da nação celebrar um país livre, independente, que valoriza a democracia, a paz e a segurança do seu povo. As Forças Armadas se orgulham de poder participar desta festa cívica e poder reafirmar o permanente histórico compromisso com a independência e com a soberania da nossa querida nação”, pontuou.
O desfile contou com a participação de escolas, associações e tropas militares. Ao todo, desfilaram cerca de 4 mil estudantes de escolas das redes pública e privada, mais de 700 membros de associações e cerca de 3 mil militares, divididos entre as Forças Armadas e as Forças Militares Estaduais. Das forças de polícia do Estado, desfilam 669 policiais militares, 290 alunos do Colégio da Polícia Militar, 183 bombeiros militares e 19 policiais civis, que se dividiram entre tropas a pé e motorizadas.
Estiveram presentes os secretários estaduais Alexandre Scheineider (Educação), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Fernando Holanda (Assessoria Especial), Túlio Vilaça (Casa Civil), Joana Figueiredo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Juliana Gouveia (Mulher), Fernando Holanda (Assessoria Especial e Relações Internacionais) e Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), além da procuradora-geral do Estado, Bianca Teixeira. Também participaram o subcomandante do Corpo de Bombeiros, Cel Iremberg, o delegado geral da Polícia Civil, Renato Rocha, o superintendente dos Correios, Ricardo José Santos, o deputado estadual Joaozinho Tenório, o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, e os cônsules Lan Heping (China), Serge Gas (França), Julieta Grande (Argentina), Débora Cordeiro (honorária da Áustria) e Félix Ferr (adjunto da Alemanha).
Na noite na última quinta-feira (05), o Distrito de Piedade do Ouro foi palco de um dos maiores eventos políticos de sua história. Uma multidão vestida de amarelo tomou as ruas em apoio à candidatura de Aline para prefeita de Itapetim e Chico de Laura como vice.
O comício, que já é considerado o maior da história do Distrito, foi uma verdadeira demonstração de força da “Nação do 40”, reforçando ainda mais a campanha dos candidatos apoiados pelo prefeito Adelmo Moura.
O evento, marcado pela união e apoio massivo, deixou claro que a campanha de Aline e Chico de Laura caminha com grande força rumo a uma grande vitória nas urnas, no dia 06 de outubro, para que o trabalho continue transformando Itapetim em um município cada vez melhor.

Além da presença brilhante de Aline e Chico, o evento também contou com a presença do prefeito Adelmo, dos candidatos a vereador da Frente Popular, do presidente da Câmara Júnior de Diógenes, do ex-prefeito Arquimedes Machado e de diversas outras lideranças. Da Assessoria
Nesta sexta-feira (6), o terceiro dia do Polo Nacional da 234ª Festa de Setembro atraiu mais uma vez uma multidão à Lagoa Maria Timóteo, em Serra Talhada. A prefeita Márcia Conrado e o deputado federal Fernando Monteiro marcaram presença no evento, que contou com show de artistas regionais e nacionais.
“É emocionante ver a nossa cultura se fortalecendo a cada dia, com a presença de tanta gente. A parceria com o deputado Fernando Monteiro, grande articulador de recursos para a Festa, reforça o compromisso de continuar trabalhando por Serra Talhada e proporcionar momentos como este para a nossa população”, destacou a prefeita.
A programação da noite começou com uma apresentação do cantor local Kennedy Brasil, que animou o público com sua performance. Em seguida, as atrações nacionais tomaram conta do palco: Raphaela Santos, João Gomes e Felipe Amorim levantaram o público com sucessos conhecidos, garantindo uma noite de muita música e animação.
O último dia do Polo Nacional é neste sábado (7), com shows de Henrique e Juliano, Manin Vaqueiro, Michel Brocador e Leya.
