Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

João Campos reúne multidão em caminhada no Coque

A comunidade do Coque, na área central do Recife, foi o lugar escolhido pelo prefeito João Campos (PSB) para reunir a militância da Frente Popular em mais uma grande caminhada de sua campanha à reeleição. O ato, realizado na noite desta segunda-feira (9), contou com a presença do candidato a vice-prefeito na chapa, Victor Marques (PCdoB), e reuniu candidatos a vereadores, outras lideranças políticas e uma multidão, que disse “sim” ao Recife que segue avançando com o time de João Campos.

Passando nas proximidades de vários equipamentos da Prefeitura do Recife, como o Compaz Dom Helder Camara e a Unidade de Saúde da Família Mais (USF+) São José do Coque, o prefeito cumprimentou moradores e comerciantes, pedindo a confiança para conquistar um novo mandato e dar sequência ao seu trabalho. Em seguida, rodeado pela militância, fez um rápido discurso em uma estrutura que remontou à Tribuna 40, uma das marcas da campanha vitoriosa do ex-governador Eduardo Campos em 2006.

“Vim aqui dizer que a gente está junto nessa caminhada. Aqui é só o início da nossa trajetória pra consolidar o futuro do Recife com muito trabalho. O que estamos fazendo pelo Coque está só início. Faltam pouco mais de 20 dias pra gente concretizar a grande vitória do povo do Recife e vim aqui pedir a confiança de vocês pra gente continuar fazendo muito mais”, discursou.

O ato foi acompanhado das janelas e portas das casas, nos estabelecimentos comerciais e nas ruas por pessoas como a diarista Gleyciane Silva, 42 anos, que disse estar entusiasmada com a presença do prefeito na comunidade. “Ele está trabalhando direito. A gente vê ele fazendo as coisas de verdade e, por isso, eu acho que ele merece se eleger de novo”, afirmou.

Frente Popular ganha direito de resposta e tira mais tempo de Gilson Machado na TV

Candidato do PL terá que ceder um minuto de seu programa eleitoral na televisão para que coligação liderada pelo PSB faça esclarecimentos sobre a gestão das creches do Recife

Depois de obter na Justiça a suspensão da propaganda eleitoral de Gilson Machado por 24 horas em rádio e TV, a Frente Popular do Recife conseguiu, nesta segunda-feira (9), nova decisão favorável, desta vez, para veicular um direito de resposta contra inverdades disseminadas pelo candidato do PL. A peça vai abordar a gestão da rede de creches da cidade, terá duração de um minuto e será veiculada na televisão, ocupando parte do tempo que seria destinado a Gilson no guia eleitoral do período diurno.

A decisão foi proferida pelo juízo da 4ª Zona Eleitoral do Recife e também mantém suspensa a veiculação de novas peças publicitárias que contenham informações inverídicas sobre o assunto, com previsão de multa de R$ 20 mil em caso de descumprimento por parte da campanha de Gilson Machado. A Justiça Eleitoral entendeu que “o candidato Gilson Machado acusa o candidato João Campos de praticar um crime, que seria a utilização de recurso público para benefício eleitoral próprio, sem que haja qualquer prova a respeito”, e, por isso, julgou procedente o pedido da Frente Popular do Recife pelo direito de resposta.

“Peço a devida vênia para divergir do voto do representante do Ministério Público Eleitoral. Embora a parte representada tenha a intenção de demonstrar a veracidade dos fatos por ela abordados, e que apenas foram realizadas críticas, utilizando-se de palavras ‘ácidas’, entendo que o conteúdo apresentado extrapola a tentativa de levar ao eleitorado uma reflexão e posicionamento crítico em relação a atual gestão”, constatou a Justiça Eleitoral.

A divulgação de informações falsas sobre as creches do Recife na campanha eleitoral já havia resultado, no domingo (8), na suspensão da propaganda de Gilson Machado, por 24 horas, em rádio e TV. Desde então, nos horários destinados às inserções do candidato, uma mensagem vem sendo exibida com o seguinte texto: “A propaganda eleitoral do candidato Gilson Machado está suspensa pelo prazo de 24 horas em consequência dos reiterados descumprimentos das determinações judiciais”. O guia eleitoral de Gilson não foi exibido nesta segunda-feira, dando lugar a essa mensagem e a informes institucionais da Justiça Eleitoral.

Assessoria de Genneycka Brito emite nota à imprensa

A Assessoria de Comunicação da candidata a vereadora Genneycka Brito, juntamente com a equipe Jurídica da Coligação Juntos Para o Trabalho Continuar, vem a público informar que, diante da decisão proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, a candidata respeita a determinação judicial, mas, convicta de sua inocência, informa que recorrerá da decisão em Brasília.

Genneycka Brito segue firme e determinada em sua campanha política, com as mãos limpas e a cabeça erguida. A candidata reitera seu compromisso em lutar incansavelmente pelo povo de Tabira, em especial pelas mulheres, na defesa contra o machismo e a misoginia, reafirmando que sua campanha continuará com o mesmo vigor e determinação.

Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação de Genneycka Brito
Coligação Juntos Para o Trabalho Continuar

Inauguração do Comitê de Pollyanna Abreu atrai multidão de jovens em Sertânia

O mais recente evento da campanha de Pollyanna Abreu e Teresa de Sinval atraiu uma multidão de jovens para uma roda de conversa que marcou o domingo na cidade.

Ensaios da Juventude – Diálogos para um Novo Tempo foi o mote do encontro que deixou Pollyanna e Teresa frente a frente com a juventude, numa proposta de escuta que tem sido a marca registrada da campanha das duas sertanienses.

O espaço do comitê ficou pequeno para receber a multidão que se aglomerava na rua para ouvir as propostas das candidatas. Pollyanna chegou na garupa de uma moto, causando um verdadeiro alvoroço na multidão. Para uma das pessoas presentes, “parecia coisa de cinema ou uma de uma cantora sertaneja”.

A cerimônia de inauguração contou com o momento do “corte da fita”, bastante aplaudido pelos jovens que estavam no local. Em seguida, Pollyanna e Teresa foram recepcionadas pelos jovens que organizaram uma sabatina com temas relacionados à juventude, envolvendo políticas públicas, tecnologia, educação, emprego e inclusão.

Para Pollyanna Abreu, “o jovem sertaniense tem o direito de sonhar com dias melhores para a sua cidade, pois o que ele quer é oportunidade de estudar, crescer e se estabelecer na sua terra, com dignidade e prosperidade”. Pollyanna destacou ainda as suas propostas como o apoio aos esportes, a criação de um centro cultural com cinema, teatro e um café para a convivência sadia da juventude.Da Assessoria

TRE mantém Genneycka Brito inelegível em Tabira

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco indeferiu o registro de candidatura de Genneycka Brito a vereadora de Tabira nas Eleições 2024, após analisar recurso apresentado pela defesa da então candidata.

A decisão acompanha o parecer do Ministério Público, que julgou improcedente o pedido dos advogados da Coligação Juntos para o Trabalho Continuar indeferindo assim tal registro.

Com a sentença, a postulante torna-se inelegível para o pleito de 2024 sem mais possibilidade de recorrer da decisão colegiada, sendo excluida assim da chapa encabeçada pela atual prefeita e candidata a reeleição Nicinha de Dinca.

O pedido de impugnação foi apresentado pela coligação “A Mudança Se Faz Com Todas as Forças”, alegando que a candidata não cumpriu os requisitos de desincompatibilização de seu cargo público, uma exigência legal para a candidatura.

Conforme análise do TRE, Genneycka Brito não se afastou de fato de suas funções como coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no prazo estabelecido pela legislação. Apesar dos argumentos contrários da defesa da candidata, o colegiado considerou que houve continuidade no exercício de suas funções, contrariando a legislação eleitoral.

“Quero servir ao povo de Afogados, assim como meus pais fizeram”, diz Danilo Simões na zona rural

O candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira e líder da oposição, Danilo Simões (PSD), acompanhado de seu vice, Edson Henrique, e dos candidatos a vereadores da Coligação União Pelo Povo, cumpriu agenda na zona rural do município neste domingo (8). Pela manhã, Danilo participou de reuniões nas associações das comunidades de Pajeú Mirim e Pereiros I. À tarde, conversou com moradores do Sítio Mocororé. Durante os encontros, o candidato apresentou propostas de seu Plano de Governo para impulsionar o desenvolvimento rural do município.

Edson Henrique destacou a importância de um novo modelo de gestão para a zona rural, com a criação de um zoneamento que dividirá o território em quatro grandes regiões. Segundo ele, essa medida permitirá atender melhor as demandas locais e agilizar a execução de serviços. “Esse zoneamento facilitará a escolha de prioridades e a organização das ações, além de garantir que as comunidades sejam atendidas de forma mais eficiente”, explicou Edson.

Danilo Simões enfatizou a necessidade de fortalecer a organização comunitária e retomar as plenárias do orçamento participativo, garantindo que os investimentos na zona rural estejam alinhados com as demandas da população. Ele também propôs a criação de um fundo municipal específico para apoiar as associações rurais. “É fundamental garantir que as associações rurais tenham independência e possam participar coletivamente das decisões. Com o fundo, as associações legalizadas poderão contar com recursos para manter suas atividades”, disse Danilo.

Em todas as comunidades visitadas, Danilo e Edson ouviram críticas à atual gestão, principalmente em relação ao abandono da zona rural. Em Pajeú Mirim, uma moradora questionou a prioridade dada pelo governo municipal à construção de um pórtico na entrada da cidade, enquanto a infraestrutura rural segue sem investimentos. “Aqui não temos nada para agradecer, só para cobrar. Por que, ao invés de fazer aquele pórtico, não investiram na nossa comunidade?”, indagou.

Edson Henrique reforçou essa crítica, destacando o valor de R$ 6 milhões investidos no recapeamento de ruas já pavimentadas na cidade. “Não somos contra o asfalto, mas é uma questão de prioridades. Esse valor poderia ter sido usado na compra de maquinários para manter a infraestrutura da zona rural”, afirmou.

Danilo também apontou a inversão de prioridades da gestão atual e lembrou que o prefeito deve ser acessível à população. “Minha mãe, Dona Giza, ouvia o povo, por isso tantas obras foram feitas na zona rural durante seu mandato. A política não é profissão, é serviço. O prefeito é funcionário do povo e precisa ouvir suas demandas”, afirmou.

O candidato ainda aproveitou para desmentir boatos que circulam nas redes sociais e no boca a boca. “Estão espalhando que, se eu for eleito, vou sair de Afogados e quem vai governar é o Edson. Isso não é verdade. Tenho um grande amor por Afogados, sempre participei da vida pública nos bastidores, pois por conta do meu emprego não podia me envolver diretamente”, esclareceu.

Em Pereiros I, os moradores expressaram insatisfação com a falta de oportunidades de emprego, especialmente para os jovens. “Os jovens se formam, mas não têm onde trabalhar. Para conseguir um emprego, você tem que ter relação política com algum vereador”, relatou um morador. Danilo afirmou que pretende incentivar a produção local, respeitando as particularidades de cada comunidade, para aumentar as oportunidades de trabalho. “Cada comunidade tem suas características e vocações. É preciso respeitar isso e criar soluções adequadas”, afirmou.

No Sítio Mocororé, Edson Henrique reforçou a mensagem de que a zona rural é fundamental para o futuro de Afogados da Ingazeira. “Eles dizem que vocês não têm importância porque representam apenas 23% do eleitorado. Mas é vocês que vão decidir essa eleição. O futuro de Afogados está nas suas mãos”, declarou.

Encerrando as atividades, Danilo reafirmou seu compromisso com o povo de Afogados e destacou que a política deve estar a serviço dos mais vulneráveis. “Quero servir ao povo de Afogados da Ingazeira, assim como meus pais fizeram, sempre olhando com carinho para os mais necessitados”, concluiu.Da Assessoria 

Crônica de Ademar Rafael

ENGOLIR SAPOS É UMA ARTE

Existe uma máxima no mundo empresarial que prega o seguinte: “Quanto mais importante e maior o cargo a ser exercido o postulante precisa desenvolver a habilidade de ‘engolir sapos’”. Por ter enfrentado algumas situações da espécie posso afirmar que tem muita verdade na frase acima.

No mundo da política eu ariscaria dizer que essa habilidade precisa ser desenvolvida em escala maior. Para ascender a um cargo eletivo o candidato muitas vezes não engole apenas “sapos”, são servidos também “cobras” e “lagartos” todos untados pela lama do sistema político nacional.

Abraçar quem o traiu em pleitos anteriores é o ingresso para sentar na mesa onde será servido o cardápio com os animais acima citados. Outras práticas são obrigatórias. Uma delas com alto simbolismo. Qual? O perdão. Pena que na maioria das vezes e dado por conveniência, desprovido portanto da sua essência.

Talvez o personagem na política brasileira que melhor desempenhou a função de engolir tais animais seja José Bonifácio de Andrade e Silva. Pelos historiadores é considerando intelectual, conselheiro de Dom Pedro I, Patriarca da Independência, etc. Anos após o mentiroso “Grito da Independência” foi banido dos cargos que ocupava, pelo mesmo regente que aconselhou, e foi deportado do Brasil.

Em um gesto que merece ser analisado em diversos aspectos, perdoou Dom Pedro I que determinou seu exílio e aceitou ser o tutor de Dom Pedro II. Nesta função desenvolveu as atividades recomendadas para cada momento e não existem registros confiáveis para medimos seu grau de patriotismo ou de submissão. Não me cabe julgar, ter essa dúvida talvez derive da minha incapacidade para entender gestos patrióticos.

Humildemente apresento meus parabéns para os políticos que desenvolvem as habilidades requeridas ao mister, em nome do país.

Tabira perde o professor Umberto Amorim – Beton

O ex-vereador Antônio Umberto Amorim da Silva, o Beton, de 64 anos, faleceu ontem em Tabira. Beton lutava há um tempo contra um câncer ósseo.

Além de ter sido vereador na Cidade das Tradições, de 2001 a 2024 Beton era um dos fundadores do grupo Cavaleiros da Rosa Mística, que faz sucesso no Carnaval da cidade.

Também foi professor de Educação do Arnaldo Alves e Carlota Breckenfeld. Por muito tempo, teve um bar que recebia nomes da boêmia tabirense.

Velório e sepultamento: o corpo está sendo velado na casa de sua mãe na Rua José Justo dos Santos, próximo a Câmara de de Vereadores. O sepultamento será as 16 horas no cemitério Parque da Saudade em Tabira.

Termômetro: Em Custódia a eleição para Prefeito está praticamente decidida

O fim de semana em Custódia no sertão pernambucano, serviu de termômetro em comparação a público presente, e aponta que o candidato governista Manoel Messias, apoiado pelo o atual prefeito Manuca de Zé do Povo, mantém o favoritismo de desde o início da campanha.

Nas imagens acima é possível perceber a diferença gigantesca, demonstrando dessa forma, o favoritismo do Candidato Messias em pesquisas realizadas por institutos renomados a exemplo do Data Trends. Da Assessoria

Grande comício de Nicinha Melo e aliados movimenta o povoado do Brejinho em Tabira

A prefeita Nicinha Melo, candidata à reeleição, e seu vice, Djalma das Almofadas, realizaram na noite do último sábado (07) um grande comício no povoado do Brejinho. A mobilização foi organizada pela Coligação “Juntos Para o Trabalho Continuar”, que também conta com o apoio de diversos vereadores locais.

A concentração teve início na sede do comitê, localizada na Praça Pedro Pires Ferreira, onde desde o começo da tarde, apoiadores e militantes começaram a se reunir. O ambiente rapidamente se encheu de entusiasmo, e a comitiva seguiu em direção ao Brejinho com grande empolgação, carregando bandeiras e gritando palavras de apoio.

Durante o comício, Nicinha Melo, com a bandeira de Tabira em mãos, fez um discurso marcante. “A bandeira de Tabira não é das elites, dos mais ricos, daqueles que no passado deixaram os mais pobres sofrerem por falta de médicos, de medicação, de merenda escolar, de fardamento e material escolar. Essa bandeira é de todos os tabirenses, principalmente, aqueles que são esquecidos pelos mais ricos que agora se fazem de bonzinhos, mas que não conhecem a realidade do povo mais pobre como eu conheço”, afirmou a prefeita.

O evento foi considerado um sucesso pela campanha, que destacou a participação expressiva da população local e o apoio crescente que a chapa tem recebido. A coligação “Juntos Para o Trabalho Continuar” reforça sua mensagem de continuidade e progresso, buscando fortalecer sua presença nas áreas rurais e nos povoados ao redor de Tabira.

O comício no Brejinho é parte de uma série de eventos planejados pela equipe de Nicinha Melo, que segue intensificando suas ações de campanha nas próximas semanas. A prefeita e sua equipe acreditam que a mobilização popular e a valorização das demandas da população mais carente são a chave para o sucesso nas urnas.Da Assessoria