Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Oposição de Tabira emite Nota de Esclarecimento

A Coligação A Mudança Se Faz Com Todas as Forças vem a público tranquilizar seus eleitores e esclarecer acerca do parecer emitido pelo Ministério Público Eleitoral de Pernambuco em relação aos registros de candidaturas de Kleber Paulino, Didi de Heleno e Dicinha do Calçamento, que mencionam o indeferimento devido à ausência da certidão criminal para fins eleitorais.

Esclarecemos que, devido ao fato de os candidatos possuírem nomes comuns, a certidão não foi disponibilizada diretamente pelo sistema eletrônico. De maneira preventiva, nossa coligação, antecipando-se à situação, requisitou a certidão junto à Central de Certidões do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) via e-mail. Contudo, devido à alta demanda de solicitações no Estado, o atendimento não foi possível dentro do prazo desejado.

A coligação já tomou as providências necessárias e está, na manhã de hoje, solucionando a questão documental para proceder com a juntada no Processo Judicial Eletrônico (PJe). A ausência da documentação mencionada pelo MPPE será sanada prontamente, garantindo a regularidade das candidaturas.

Agradecemos a compreensão e seguimos firmes em nosso compromisso com a justiça e a transparência.

Atenciosamente,

Coligação A Mudança Se Faz Com Todas as Forças

Tabira: Ministério Público solicita indeferimento de candidaturas de três nomes da oposição

Três candidatos a vereador da chapa encabeçada por Flávio Marques e Marcos Crente, em Tabira foram alvo do Ministério Público Eleitoral da 50ª Zona Eleitoral.

O MP emitiu pareceres pedindo o indeferimento das candidaturas de Gabriel Kleber Pereira de Melo, Edilson Oliveira da Silva e José Carlos Menezes, todos concorrendo ao cargo de vereador nas eleições de 2024.

Conforme os documentos do Ministério Público, o motivo para o indeferimento foi a falta de documentação essencial para o registro das candidaturas. Entre as principais pendências estão as certidões criminais de 1º e 2º grau da Justiça Estadual, necessárias para comprovar a elegibilidade dos candidatos. O promotor Romero Tadeu Borja de Melo Filho destacou que, mesmo sem impugnação por parte dos adversários, as candidaturas podem ser indeferidas pela Justiça Eleitoral caso os candidatos não cumpram todos os requisitos legais.

No caso de Gabriel Kleber Pereira de Melo, candidato pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi verificado que ele não anexou as certidões criminais exigidas, mesmo após ser intimado.

Situação semelhante ocorreu com Edilson Oliveira da Silva, que concorre pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV). O Ministério Público apontou a ausência das certidões necessárias, enfatizando que, apesar do prazo cumprido para o registro, a documentação incompleta inviabiliza a candidatura.

José Carlos Menezes, também candidato pela Federação Brasil da Esperança, enfrentou a mesma situação. A ausência das certidões criminais resultou na manifestação ministerial solicitando o indeferimento de seu registro.

Esse conjunto de decisões pode representar um duro revés para a chapa de oposição liderada por Flávio Marques e Marcos Crente, uma vez que enfraquece a composição proporcional de vereadores.

Danilo Simões é acolhido na Vila Pitombeira em visita marcada por emoção e saudosismo

Na noite desta segunda-feira (9), o candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões, realizou um porta a porta na Vila Pitombeira, acompanhado por candidatos a vereador da Coligação União Pelo Povo. A visita, que movimentou a comunidade, foi marcada por encontros emocionantes com moradores que, há tempos, sentem-se esquecidos pela atual administração municipal.

A passagem pela Vila Pitombeira trouxe à tona lembranças da ex-prefeita Giza Simões, mãe de Danilo, que deixou um legado afetivo e político naquela região. “Ela era a nossa mãe, devemos muito a ela pelo que fazia por a gente aqui”, disse emocionada a candidata a vereadora Cilene da Vila (PP), moradora da localidade há 38 anos.

O reencontro com a comunidade, que expressou gratidão por Giza e acolhimento a Danilo, foi caloroso. Crianças, jovens e adultos se uniram em um coro, ecoando os nomes de Giza e Danilo pelas ruas da Vila. O momento foi de pura emoção para o candidato, que se mostrou tocado pelo carinho dos moradores.

Em discurso, Danilo destacou a importância de um governo que olhe para as pessoas o tempo todo, e não apenas em época de eleição. Criticou a atual administração por deixar as ações para a última hora, após um longo período de inatividade. “Agora, nos últimos meses antes da eleição, querem resolver tudo ao mesmo tempo. A gente vê claramente que o objetivo é apenas eleitoreiro”, declarou.

O candidato também enfatizou seu compromisso em transformar Afogados da Ingazeira, com foco no desenvolvimento sustentável e na geração de empregos, especialmente para os jovens. “Nós acreditamos no potencial de Afogados da Ingazeira. Eu só quero ser prefeito para servir. Não fiz da política uma profissão. Não sou um profissional da política”, afirmou Danilo, reforçando sua proposta de devolver a prefeitura ao povo e trabalhar para aqueles que mais precisam.

Com um olhar voltado para o futuro, Danilo Simões prometeu focar no desenvolvimento de Afogados, mas sempre mantendo a atenção às necessidades da população mais humilde, assim como sua mãe, Giza Simões, fazia. A visita à Vila Pitombeira, carregada de emoção e memórias, reafirmou o compromisso do candidato em seguir os passos de sua mãe e trabalhar incansavelmente para o bem-estar da comunidade.

A caminhada de Danilo Simões rumo à prefeitura continua, pautada pelo desejo de promover uma verdadeira transformação em Afogados da Ingazeira, com um governo que, segundo ele, será de proximidade, respeito e desenvolvimento para todos. Da Assessoria

X Geres reúne profissionais de saúde para Curso de Atualização em Sala de Vacina

Curso de Atualização em Sala de Vacina reúne profissionais de saúde, neste mês de setembro, dos doze municípios pertencentes a X Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Afogados da Ingazeira, para abordar temas como as boas práticas em imunização, atendimento e notificação de eventos adversos, Calendário Nacional de Vacinação, doenças imunopreveníveis e suas vacinas, promoção de ações de vacinação e registro de informações em sistemas oficiais, etc.

A formação, que começou nesta terça-feira (10/09), irá contribuir para promoção de Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq) no Alto Pajeú. O curso terá duas turmas, sendo uma na sede da X Geres, em Afogados da Ingazeira, formada por 62 profissionais e outra em São José do Egito, sede da Microrregião de Saúde, com 50 profissionais participantes. A primeira turma assistirá às aulas nos dias 10 e 11/09, já às aulas da segunda turma acontecerão nos dias 24 e 25/09.

“Com a atualização dos profissionais que atuam nas salas de vacina, além de fortalecer a qualidade do processo de vacinação, contribui também para o aumento das coberturas vacinais do Calendário Nacional, resultando no alcance das metas dos indicadores de saúde”, destaca a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) da X Geres, Severina Sousa.

João Campos anuncia nova ponte entre os bairros do Cordeiro e de Casa Forte

O prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), anunciou, em inserções veiculadas na TV, a construção de uma nova travessia sobre o Rio Capibaribe para melhorar a mobilidade na capital pernambucana. A Ponte Cordeiro-Casa Forte será mais uma ligação entre as zonas Norte e Oeste e, juntamente com outras vias já existentes, permitirá o deslocamento até o bairro de Boa Viagem, na Zona Sul, sem passar pela Avenida Agamenon Magalhães, na área central da cidade. A novidade é um dos compromissos de campanha de João Campos para um segundo mandato à frente da Prefeitura.

A ideia é que o novo equipamento viabilize a conexão entre o entorno da Avenida 17 de Agosto, na Zona Norte, e a Avenida General San Martin, na Zona Oeste, permitindo seguir pelas avenidas João Cabral de Melo Neto, Recife e Presidente Dutra, pelo Viaduto Tancredo Neves e pela Rua Ernesto de Paula Santos até a Praia de Boa Viagem. Com essa realização, João Campos vai completar uma lacuna fundamental da 3ª Perimetral do Recife, corredor viário projetado por engenheiros ainda na década de 80.

“Acabamos de entregar a Ponte Monteiro-Iputinga e tem mais três a caminho, com obras a todo vapor. A ponte que conecta Areias à Imbiribeira, a do Rio Morno, unindo Dois Unidos a Beberibe, além da nova ponte sobre o Canal do Arruda. E já tem projeto pronto para iniciar as obras da ponte Cordeiro-Casa Forte. Com ela, vai ser possível ir da Zona Norte a Boa Viagem sem passar pela Agamenon Magalhães”, afirmou o prefeito, destacando essas ações como medidas concretas já adotadas na atual gestão e que terão continuidade em um novo mandato para diversificar as ligações existentes na cidade e melhorar a mobilidade urbana.

PONTES – A Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, que liga os bairros do Monteiro e da Iputinga, foi entregue em agosto e passa sobre um trecho do Rio Capibaribe que antes era desprovido de travessias ao longo de cinco quilômetros. Já a Ponte Júlia Santiago, entre Areias e Imbiribeira, está em obras e permitirá a conexão entre as avenidas Recife e Marechal Mascarenhas de Moraes. Também estão em construção pontes sobre o Rio Morno e sobre o Canal do Arruda, que vão viabilizar a criação de uma nova via radial entre as proximidades do Centro de Convenções de Pernambuco e a BR-101, desafogando a Avenida Norte.

Outra ação adotada pela gestão do prefeito João Campos é a construção de pontilhões. Na saída da Rua José Luís Silveira Barros (prolongamento da Rua Amélia), no Espinheiro, uma travessia está sendo implantada sobre o Canal Derby-Tacaruna para permitir a travessia da Avenida Agamenon Magalhães, o que deve aumentar a fluidez na Avenida Rui Barbosa. Já em Boa Viagem, os canais de Setúbal e do Jordão ganharão novos pontilhões, o que permitirá a melhoria dos acessos e do fluxo interno no bairro.

Coluna do Finfa

Medida exemplar – O prefeito de Vitória de Santo Antão e candidato à reeleição, Paulo Roberto (MDB), tomou uma medida inovadora que já está gerando repercussão positiva entre os moradores: a retirada de todas as bandeiras de sua campanha das ruas da cidade. A decisão faz parte de uma estratégia que visa tornar a cidade mais inclusiva, segura e livre de poluição visual. “Percebemos que as bandeiras estavam atrapalhando o trânsito de pedestres, e decidimos retirá-las para garantir que todos possam circular livremente, sem obstáculos”, explicou Paulo Roberto em uma live realizada na Praça Severino Ferrer de Morais. “As bandeiras que ficarão de pé serão as que sempre defendemos: da saúde, da educação, da infraestrutura, da mobilidade e tantas outras”, concluiu Paulo Roberto.

Hoje – A Prefeitura Municipal de Custódia, realiza nesta terça-feira (10), a inauguração da requalificação do Colégio Municipal Ernesto Queiroz, que será realizada às 9 horas, a tarde, às 16 horas, será entregue uma ambulância 0KM para Unidade de Saúde da Família – USF da comunidade da Mata Grande.Amanhã – A cidade de Flores, dentro das comemorações dos seus 132 anos de emancipação política, estará realizando uma grande festa no Pátio de Eventos, com as apresentações de Tarcício do Acordeon, Ciel Rodrigues e Walter Lima & Forró Moça Menina.

Você sabia? – Que a Secretaria Municipal de Saúde, da cidade da Ingazeira, realizou ontem (09), o Programa Saúde na Escola (PSE) pela equipe Emulti e UBS II – Santa Rosa, na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Sítio Barrenta. Na ocasião foram realizados os seguintes procedimentos: avaliação antropométrica;  ⁠avaliação odontólogo;  verificação da situação vacinal ; entrega de Kits de escovação, teste de Snellen; teste de audição e palestra sobre Arboviroses.

Disse“Um ano de muitos desafios, conquistas e aprendizado. Em setembro do ano passado assumir em definitivo a representação de Pernambuco no Senado Federal, com a aposentadoria de Jarbas Vasconcelos, então titular do mandato. A ele, todas as minhas homenagens e gratidão pela parceria e amizade. Uma relação de muitos anos, sempre baseada no respeito e confiança. Seus ensinamentos seguem norteando meu trabalho aqui em Brasília e no meu estado. Sigo comprometido em trabalhar por quem mais precisa”. (Senador Fernando Dueire – MDP-PE)Abriu – O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, abriu nesta segunda-feira (09), em Fortaleza, a 4ª Semana da Privacidade, do Banco do Nordeste. Uma oportunidade de discutir os rumos da cultura de proteção de dados diante dos desafios da conectividade e do uso da inteligência artificial. Os maiores pesquisadores do tema no Brasil estão entre os palestrantes do seminário que, este ano, homenageou a professora da Universidade de Brasília Laura Schertel Mendes, uma especialista no assunto. “Parabenizo o diretor de Controle e Risco do BNB, Leonardo Cruz, pela organização do evento”, disse Paulo.Comemorando – O município de São José do Egito garantiu destaque no Ranking de Eficiência Municipal (REM-F) da Folha de São Paulo ao conquistar o 1º lugar na região do Pajeú. O ranking avalia o desempenho das cidades em saúde, educação e saneamento. Em um recorte que só separa a região do Pajeú, São José do Egito chegou ao índice  0,599, à frente de Afogados da Ingazeira (0,590), Serra Talhada (0,588) e Tabira (0,586). Na saúde, o município tem colocado como ponto fundamental para alcançar números como esse a cobertura de atenção básica, as UBSs e o suporte com o Hospital Maria Rafael de Siqueira, que é gerido pelo município, ao contrário de unidades regionais em outros polos como Afogados da Ingazeira (Regional Emília Câmara) e Serra Talhada (Eduardo Campos).

Perguntar não ofende – Qual será o dia que a governadora Raquel Lyra, estará participando em Afogados da Ingazeira, de um ato político em apoio a candidatura de Danilo Simões?

Pesquisa Folha/IPESPE/Olinda: disputa indefinida e segundo lugar com empate técnico

Por Carlos André Carvalho

A primeira rodada de pesquisas para a Prefeitura de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco, divulgada nesta terça-feira (10), mostra um cenário indefinido.

Na pesquisa estimulada – em que são apresentadas as opções de candidatos ao entrevistado –, a candidata Mirella Almeida (PSD) lidera com 23%.

A disputa pelo segundo lugar aponta um empate técnico: Izabel Urquiza (PL), com 15%; Vinicius Castello (PT), com 14%; e Antônio Campos (PRTB), com 12%. Márcio Botelho (PP) fica com 3%, enquanto Clécio Basílio (PCO) detém 2% das intenções de voto.

O percentual de entrevistados que disse que não votaria em nenhum dos candidatos, votaria em branco ou anularia o voto é de 17%.

Já os que não sabem ou não responderam totalizam 14%. A margem de erro máximo estimada para o total da amostra é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%.

Estratificação
Na estratificação da pesquisa estimulada, a maioria dos eleitores de Mirella é do sexo masculino (27%), com idade de 25 anos a 44 anos (27%), dos que estão no ensino superior (30%) e dos que ganham de dois a cinco salários mínimos (26%).

Izabel, também tem maior parte de seus eleitores formado por homens (17%), por pessoas de 45 anos a 59 anos (19%), de quem está no ensino médio (16%) e dos que recebem de mais de cinco mínimos (16%).

A maior parte dos eleitores de Vinicius é composta por homens (15%), por pessoas de 25 anos a 44 anos (15%), com nível superior (24%) e que ganham mais de cinco salários mínimos (22%).

Quanto ao gênero, Antônio Campos tem um público equilibrado, com 12% de homens e o mesmo percentual de mulheres. Quando à idade, Campos tem maioria entre os que possuem 60 anos ou mais (16%); com formação até o fundamental (16%); e os que ganham mais de cinco salários (18%).

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Mirella fica com 18%; Vinicius Castello, com 11%; e Izabel Urquiza, com 6%. Já Antônio Campos e Márcio Botelho têm 2% cada. Nesta parte da pesquisa, Basílio não foi mencionado.

O percentual de nenhum /branco/nulo é de 9%. Já o dos que não sabem ou não responderam chega a 53%.

Interesse
Quanto ao grau de interesse dos eleitores na eleição que se avizinha, 23% dos entrevistados dizem ter “muito interesse” no pleito, e os que afirmam possuir “algum interesse” somam 22%, totalizando 45% os dois grupos. Já 26% relevam “pouco interesse” pela sucessão municipal, e 28% “não têm interesse” no pleito.

O total dos que não sabem ou não responderam não chegou a atingir 0,5%.

À pergunta “quem vai ganhar a eleição para prefeito”, realizada de forma estimulada, 26% dos entrevistados responderam Mirella. Já 14% citaram Castello.

Outros 13% mencionaram Izabel e 8%, Campos. Botelho teve 3%; e Basílio, 1%. O percentual dos que não sabem ou não responderam soma 35%.

A pesquisa, realizada de 5 a 7 deste mês, contou com uma amostra de 500 entrevistados, representativa do eleitorado de Olinda, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE- 02146/2024.

Tuparetama: Danilo reúne militância ato político

No último sábado, o candidato a prefeito de Tuparetama Danilo Augusto e seu vice Plécio Galvão, reuniram a militância em Tuparetama.

O evento foi marcado por uma carreata, que percorreu as principais ruas da cidade, seguida de um arrastão popular.

Desde as primeiras horas do dia, centenas de motos desfilaram pela cidade, segundo a coordenação em nota.

A tarde houve o tradicional desfile de tratores que simbolizam o grupo da oposição, seguido por motociclistas, carros decorados com bandeiras e simpatizantes a pé.

O ponto alto do evento foi o discurso de Danilo, realizado em frente ao comitê da coligação.

Em seu pronunciamento, o candidato defendeu a importância de um novo ciclo de gestão para a cidade e reforçou seu compromisso com a população.

“Estou aqui porque acredito em uma Tuparetama mais justa, mais próspera e com oportunidades para todos. Agradeço a cada um de vocês pelo apoio e pela confiança nessa caminhada. Juntos, vamos construir um futuro melhor”, declarou Danilo.

O evento também contou com a presença de lideranças locais como o ex-prefeito Deva Pessoa, lideranças políticas e um grupo de empresários da cidade.

Lideranças do PSB e PT se reúnem com autoridades para pedir reforço na segurança e rigor na apuração de crime contra filho de Véia de Aprígio

A candidata a prefeita de Surubim, Véia de Aprígio, acompanhada do senador Humberto Costa, do deputado federal Pedro Campos, do deputado estadual Rodrigo Farias, do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, e da prefeita de Surubim, Ana Célia, esteve no TJPE, MPPE e SDS

Lideranças do PSB e PT estiveram, na tarde desta segunda-feira, no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ministério Público (MPPE) e Secretaria de Defesa Social (SDS) para solicitar reforço na segurança em Surubim e rigor na apuração do atentado contra o candidato a vereador Neto de Véia (PSB), que é filho da candidata a prefeita da cidade, Véia de Aprígio (PSB).

A candidata esteve nas sedes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ministério Público (MPPE) e Secretaria de Defesa Social (SDS) acompanhada do senador Humberto Costa, do deputado federal Pedro Campos e do deputado estadual Rodrigo Farias, do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, e da prefeita de Surubim, Ana Célia. Nas visitas, o grupo solicitou reforço na segurança em Surubim, onde aconteceu o crime, e rigor na apuração do atentado.

No TJPE, eles foram recebidos pelo presidente, desembargador Ricardo Paes Barreto. Na sede do MPPE, o procurador-geral de Justiça, Marcos Carvalho, atendeu o grupo. Já na SDS, a reunião contou com as presenças do secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o chefe da Polícia Civil, delegado Renato Rocha, e o comandante da Polícia Militar, coronel Ivanildo Torres. Todos eles se comprometeram em se empenhar no caso.

A tentativa de homicídio contra Neto de Véia aconteceu na noite da última sexta-feira (6), quando ele voltava de uma atividade política no bairro de Nova Esperança. Dois homens numa moto atiraram contra o carro dirigido por Neto, que foi atingido no ombro. Após o crime, Véia de Aprígio, que tem como candidata a vice Ivete do Sindicato (PT), suspendeu os eventos de campanha.

João Campos reúne multidão em caminhada no Coque

A comunidade do Coque, na área central do Recife, foi o lugar escolhido pelo prefeito João Campos (PSB) para reunir a militância da Frente Popular em mais uma grande caminhada de sua campanha à reeleição. O ato, realizado na noite desta segunda-feira (9), contou com a presença do candidato a vice-prefeito na chapa, Victor Marques (PCdoB), e reuniu candidatos a vereadores, outras lideranças políticas e uma multidão, que disse “sim” ao Recife que segue avançando com o time de João Campos.

Passando nas proximidades de vários equipamentos da Prefeitura do Recife, como o Compaz Dom Helder Camara e a Unidade de Saúde da Família Mais (USF+) São José do Coque, o prefeito cumprimentou moradores e comerciantes, pedindo a confiança para conquistar um novo mandato e dar sequência ao seu trabalho. Em seguida, rodeado pela militância, fez um rápido discurso em uma estrutura que remontou à Tribuna 40, uma das marcas da campanha vitoriosa do ex-governador Eduardo Campos em 2006.

“Vim aqui dizer que a gente está junto nessa caminhada. Aqui é só o início da nossa trajetória pra consolidar o futuro do Recife com muito trabalho. O que estamos fazendo pelo Coque está só início. Faltam pouco mais de 20 dias pra gente concretizar a grande vitória do povo do Recife e vim aqui pedir a confiança de vocês pra gente continuar fazendo muito mais”, discursou.

O ato foi acompanhado das janelas e portas das casas, nos estabelecimentos comerciais e nas ruas por pessoas como a diarista Gleyciane Silva, 42 anos, que disse estar entusiasmada com a presença do prefeito na comunidade. “Ele está trabalhando direito. A gente vê ele fazendo as coisas de verdade e, por isso, eu acho que ele merece se eleger de novo”, afirmou.