Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Coluna do Finfa

Gesto de Nobreza – Este blogueiro foi informado que o candidato da oposição, Danilo Simões, em respeito ao estado de saúde do Dep. José Patriota, por meio da sua assessoria procurou o radialista Nill Júnior, onde hipotecou sua solidariedade ao momento vivido pelo deputado e familiares, inclusive, asseverando ao radialista que, se houvesse necessidade, estaria de acordo com adiamento do debate marcado para a data de hoje, dia 12.

Informado do gesto, o Prefeito Sandrinho agradeceu, mas entendeu que o debate poderia acontecer normalmente.

Com o gesto, Danilo Simões e Sandrinho Palmeira demonstram que na política existem adversários e não inimigos, devendo sempre prevalecer o bom senso e a empatia ao próximo.

Prestigiou – Dentro da programação dos 96 anos de Emancipação Política da cidade de Custódia, que foi comemorado ontem (11). O prefeito Emmanuel Fernandes (Manuca), prestigiou o Encontro de Bandas e Fanfarras, que aconteceu na Praça Pe. Leão, em frente a Câmara de Vereadores. Um grande público lotou a referidada praça. Houve também o corte do bolo.

Porta porta – O candidato a prefeito de São José do Egito, Fredson Brito (Republicanos), esteve na última terça-feira (10), realizando um porta porta no bairro São Borja. “Apresentar nossas propostas e ouvir mais uma vez a população para pavimentar caminhos que promovam o desenvolvimento em todos os setores de São José. Essa atividade é muito importante pra mim, que desde o início da jornada venho escutando o povo. E será o próprio povo que vai me ajudar a tirar a cidade do buraco em que ela está”, disse Fredson.

Agenda – Nesta quinta-feira (12), às 11 horas, a governadora Raquel Lyra, vai receber no Palácio do Campo das Princesas atletas pernambucanos que participaram das Paralimpíadas de Paris 2024, às 17 horas, assina ordens de serviço que irão beneficiar as comunidades do Cabo Gato e Condor, no bairro de Peixinhos, em Olinda. Serão autorizadas as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário e pavimentação de ruas. Ainda serão iniciadas as reformas nas casas das comunidades atendidas pela modalidade Reforma no Lar, do programa habitacional Morar Bem PE, o evento será na Escola Monsenhor Arruda Câmara (Avenida Nacional, 345, Peixinhos, Olinda – PE.

Roda de conversa – A candidata a prefeita de Carnaíba, Ilma Valério e seu candidato a vice-prefeito Gleybson Martins, estarão realizando neste sábado (14), às 19 horas, uma “Roda de Conversa” com os moradores da comunidade rural do Travessão do Caroá, na casa de Dedé, onde vão apresentar propostas do plano do seu governo aos moradores presentes.

Disse“Eu sempre vou escolher cuidar do povo!Essa é a essência que me guia desde o início da minha trajetória. Foi assim que comecei, é assim que tenho conduzido a gestão, e é assim que vou continuar. Meu compromisso é com cada um de vocês, para que juntos possamos seguir transformando Serra Talhada. Cuidar das pessoas não é só uma escolha, é a minha missão”. (Prefeita Serra Talhada e candidata a reeleição Márcia Conrado)

Você sabia? – Que a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (11) um projeto de lei que aumenta a pena para feminicídio e para crimes cometidos contra a mulher. A matéria prevê que condenados por assassinato contra mulheres motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero terá pena mínima de 20 anos, e máxima de 40 anos. Atualmente, a lei prevê que o feminicídio deve ser punido com prisão de 12 a 30 anos. O projeto segue para sanção presidencial. As penas serão aumentadas em 1/3 caso a vítima estivesse grávida ou nos três meses após o parto, bem como quando as vítimas forem menores de 14 anos ou maiores de 60. A pena também será aumentada em 1/3 caso o crime tenha sido cometido na presença de filhos ou pais da vítima. Nos casos de réus primários, a pena será reduzida a 55%, mas o projeto impede que o autor do crime fique em liberdade condicional.

Divulgam – Nesta quinta-feira (12), às 15h, a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag-PE) e a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) divulgam os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado referentes ao segundo trimestre de 2024. O anúncio acontecerá no auditório da Condepe/Fidem, na Av. Conde da Boa Vista, 1450.

Frase “Imagem e informação deturpadas”. (Disse o deputado estadual Luciano Duque, sobre imagens do debtae de ontem com os candidatos a prefeito de Serra Talhada, que espalharam nas redes sociais)

Perguntar não ofende – Tem candidato a vereador em Afogados da Ingazeira que anda com um ciumeira danada dos seus concorrentes?

 

DataTrends: Adilma lidera com 49% dos votos válidos em Ipojuca

Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada nesta quinta-feira (12/09), mostra a candidata Adilma, liderando a disputa pela eleição Prefeitura de Ipojuca.

No levantamento espontâneo, Adilma aparece com 33% das intenções de voto, contra 30% de Carlos Santana e 5% de Paulo Alves. Não sabe/não respondeu 32%.

Na estimulada, Adilma sobe para 43%, seguida por Carlos Santana com 37% e Paulo Alves com 7%. Brancos e nulos 4% e não sabe/não respondeu 9%.

Em votos válidos, Adilma tem 49%, Carlos Santana 43% e Paulo Alves 8%.

Potencial de Voto de Adilma – Votaria com certeza (35%), poderia votar (16%), não votaria de jeito nenhum (47%), não conhece o suficiente (1%) e não sabe ou não respondeu (1%).

Potencial de Voto de Carlos Santana – Votaria com certeza (33%), poderia votar (20%), não votaria de jeito nenhum (45%), não conhece o suficiente (1%) e não sabe ou não respondeu (1%).

Potencial de Voto de Paulo Alves – Votaria com certeza (5%), poderia votar (31%), não votaria de jeito nenhum (56%), não conhece o suficiente (7%) e não sabe ou não respondeu (1%).

Avaliação da Gestão – O governo da prefeita Célia Sales é aprovado por 47% e rejeitado por 50% da população de Ipojuca. Não sabe/não respondeu 3%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-03209/2024. A margem de erro é de 4,50 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 500 eleitores nos dias 05 e 06 de setembro.

POOL DE VEÍCULOS – A Pesquisa DataTrends é divulgada por um pool de blogs composto por Alberes Xavier, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE, Finfa, Giro Mata Norte, Silvinho, Roberto Gonçalves, Pernambuco Urgente, Roberto Almeida, Didi Galvão e Bocão.

Em encontro com lideranças femininas, João Campos reforça compromisso com políticas para as mulheres

Prefeito e candidato à reeleição destacou protagonismo feminino em sua gestão e implantação de equipamentos de referência

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), se reuniu, na noite desta quarta (11), com um grupo de lideranças femininas e reforçou o compromisso com o fortalecimento de políticas públicas para as mulheres. A agenda foi cumprida no comitê de campanha do candidato, no Poço da Panela, na Zona Norte. Na ocasião, João realçou realizações de seu governo, marcado pelo protagonismo feminino na gestão do orçamento da cidade, e recebeu uma carta com sugestões para essa área em um segundo mandato.

“Fiz um grande compromisso na campanha passada, que foi o de poder ter metade das posições de liderança da Prefeitura sendo ocupadas por mulheres. Construímos uma gestão com paridade, equidade e representatividade plena. Temos mais de 51% do orçamento da cidade sendo liderado pelas mulheres recifenses. Ampliamos os serviços de acolhimento, implantamos programas de crédito, fizemos o dobro de vagas de creche e vamos expandir. Esse time que está aqui fez e sabe fazer”, afirmou o prefeito.

Para um novo mandato, o prefeito reforçou propostas como a de implantar uma unidade do Serviço Especializado e Regionalizado (SER) Clarice Lispector na Zona Norte da cidade, a criação do programa Ultrassom Mais Perto – que vai aumentar e descentralizar a oferta de exames de imagem – e a triplicação do número de vagas de creche em relação ao quantitativo que existia em 2021. “Eu estou mais animado do que nunca pra fazer mais pelo Recife. Quem quiser, pode vir para o time de cá que a gente acolhe. Vamos rumo a uma vitória que vai ser para as mulheres, as mães, as crianças e para todo o povo do Recife”, declarou.

Ao longo do evento, lideranças femininas como a senadora Teresa Leitão (PT), a deputada federal Maria Arraes (Solidariedade) e a secretária nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires, elogiaram a gestão de João Campos e destacaram a importância da continuidade desse trabalho. “O protagonismo que as campanhas do nosso campo dão às mulheres, em encontros específicos onde podemos nos colocar, é muito importante. Nossa tarefa é dar esse conteúdo feminino e feminista e nosso olhar para uma campanha que tem um candidato homem, sim, mas um prefeito feminista, que se importa com as mulheres. A gente quer fazer parte para fazer essa campanha e a próxima administração avançar nas políticas para as mulheres”, disse a senadora.

POLÍTICAS – Na gestão do prefeito João Campos, as políticas para as mulheres tiveram avanços. Uma conquista recente foi o Centro Marta Almeida de Promoção dos Direitos da Mulher, situado no Bairro do Recife e inaugurado em julho, após investimento de R$ 4,6 milhões. O equipamento promove o empoderamento feminino por meio da inclusão educacional, social, política, econômica e cultural. Também trabalham esse tema a Unidade de Formação para a Igualdade de Gênero e o programa Empodera, que realiza oficinas de desconstrução de estereótipos de gênero junto à juventude.

Outro equipamento de referência é o Centro Clarice Lispector, em Santo Amaro, que, só em 2024, já realizou mais de 6,2 mil atendimentos, atuando também no abrigamento emergencial, no suporte integral a mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista e no acompanhamento de seus filhos. Esse público também conta com o SER Clarice Lispector, em Areias, as Salas da Mulher em cinco unidades do Compaz, a Brigada Maria da Penha e a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher.

Parceria Raquel Lyra e Rodrigo Pinheiro resulta na ampliação do abastecimento de água na Zona Rural de Caruaru

“Vivíamos aqui um sofrimento sem água nas torneiras e Raquel e Rodrigo estão trazendo água para cá que é vida. Serão mais quatro anos de bom governo pela frente, com Raquel, no Governo do Estado, e Rodrigo, na Prefeitura”. O sentimento de esperança é de Antônio Carlos da Costa, morador da Vila do Rafael, no 2º Distrito da Zona Rural de Caruaru, que declarou apoio ao atual prefeito e candidato à reeleição nas eleições municipais 2024, Rodrigo Pinheiro (PSDB) e da sua candidata a vice Dayse Silva (PSDB), na tarde desta quarta-feira (11), durante apresentação de balanço e de propostas de ambos para o próximo mandato.

“O time de Raquel Lyra, Rodrigo Pinheiro e Dayse Silva é o time que pensa e tem cuidado para com as pessoas. Nos próximos dias, se encerrará essa história por aqui de abastecimento de água por meio de caminhão-pipa. Através da parceria Raquel/Rodrigo, atualmente, a zona rural vem comportando obras estruturais da Compesa, que vêm permitindo a ampliação da oferta de água e de saneamento em toda esta região de Caruaru. Desta forma, reforçando o direito e dando mais dignidade a toda população da Zona Rural”, destacou Rodrigo Pinheiro.

Ao todo estão sendo investidos R$ 650 milhões em obras de água e esgoto em Caruaru. “Levar água à casa dos caruaruenses significa garantir mais dignidade e saúde para a nossa população. Nossos governos têm priorizado o acesso à água, seja através de investimentos de recursos próprios, seja a partir de parcerias com o governo federal ou viabilizando empréstimos cujos recursos são aplicados em obras hídricas. Eu e Rodrigo trabalhamos em várias frentes com um único objetivo: mudar a vida da nossa gente de Caruaru para melhor”, afirmou recentemente, durante o anúncio do pacote de investimentos, a governadora Raquel Lyra. Da Assessoria

A vice-governadora Priscila Krause promove nova reunião do Bicentenário da Confederação do Equador

Dando continuidade aos trabalhos para preservar o legado da história dos movimentos libertários pernambucanos, a vice-governadora Priscila Krause voltou a se reunir com membros da Comissão estadual do Bicentenário da Confederação do Equador, nesta quarta-feira, 11. Durante o encontro, Priscila, que coordena a comissão, fez uma avaliação das primeiras atividades oficiais que marcaram o início das comemorações do bicentenário e acompanhou as novas iniciativas que serão promovidas pelo grupo no Estado.

Até julho de 2025, Pernambuco seguirá celebrando o movimento, que foi liderado por Frei Joaquim do Amor Divino, mais conhecido como Frei Caneca, para promover a vocação libertária do Estado. “Com grande sucesso, o Governo de Pernambuco, através da nossa comissão, tem realizado uma série de ações desde a abertura das comemorações, no dia 2 de julho. Agora, estamos dando continuidade nos trabalhos e organizando as próximas atividades que vão impulsionar ainda mais a nossa história, como a Feira Ciência Jovem”, disse.

O Ciência Jovem, que é uma das mais antigas do Brasil, é promovido anualmente pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A abertura da 30ª edição ocorrerá no dia 3 de dezembro, no Espaço Ciência, em Olinda, e seguirá nos dias 4 e 5 de dezembro no Cais do Sertão, no Recife. Este ano, a feira conta com a categoria Feira Ciência Jovem-Confederação do Equador, que recebeu 40 projetos e que disputam 20 vagas para compor a uma ala na feira de ciência. “Essa é uma grande oportunidade para que nossos jovens pernambucanos se aproximem ainda mais da nossa história”, destacou Priscila.

“Estamos fazendo um importante trabalho de reascender o brio dos pernambucanos, a essência libertária que Frei Caneca nos deixou. E tudo isso só está sendo possível com trabalho de todos os membros representantes do nosso governo, da sociedade civil e dos poderes públicos, que estão empenhados nesta missão. Até julho do ano que vem ainda teremos diversas atividades, que em breve, anunciaremos”, completou a vice-governadora.

Sobre a comissão
Além da vice-governadora Priscila Krause, a Comissão do Bicentenário também conta com a participação de diversas instituições e órgãos pernambucanos, sendo 20 no total. Na reunião, estiveram presentes a assessora especial da Vice-Govenadoria, Teresa Duere, secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, presidente da Fundarpe, Renata Borba, representante da Secretaria da Casa Civil, Igor Cadena, da Secretaria da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais (SAESPRI), Haína Coelho, de Ciência, Tecnologia e Inovação, Diogo Lopes; o diretor do Arquivo Público, Sidney Rocha, representante da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), Igor Burgos, representante do Museu do Estado, Rinaldo Carvalho, representante da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Leonardo Ferraz, da presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP), Margarida Cantarelli, representantes do Grande Oriente, Marcos Cabral e Adilson Agrícola, e Monsenhor Albério.

Uma semana depois da morte de Geraldo Trepidant’s, morre o filho Júlio, aos 53 anos

Uma semana depois da morte de Geraldo Trepidant’s, o filho, Júlio Trepidant’s,  de 53 anos, morreu hoje no Hospital Eduardo Campos,  em Serra Talhada.

Segundo informações apuradas pelo blog do Nill Júnior,  ele faleceu por complicações de uma trombose. O velório e sepultamento devem ocorrer nesta quinta-feira,  em Iguaracy,  onde ele residia.

O amigo e jornalista Roberto Murilo,  amigo dos dois, homenageou pai e filho:

Na semana passada, a cidade de Iguaracy ficou mais silenciosa. A notícia da morte de Geraldo Trepidant’s ecoou como um lamento nas esquinas e nas praças. Já agora noite fui pego de surpresa com a notícia de um outro homem que sempre teve um sorriso fácil e uma palavra de conforto para quem precisava. Ele era mais do que um amigo; era um confidente, um daqueles raros seres humanos que se importavam de verdade. Nossos encontros eram recheados de risadas e confidências, e cada conversa nos unia mais.

Mas o destino, com sua ironia cruel, não parou por aí. Hoje, a dor se intensificou com a notícia da morte de seu filho, Julio Cersa, conhecido por todos como Júlio Trepidant’s. O garoto que cresceu sob a sombra do pai, aprendendo a ser gentil e generoso, partiu também. A vida pareceu fazer questão de nos lembrar da fragilidade do ser humano.

Júlio sempre foi uma presença leve em minha vida. Ele tinha o dom de transformar até os dias mais cinzentos em momentos de alegria. Lembro-me das longas conversas sobre sonhos e planos, sobre o futuro que ambos desejávamos alcançar. Ele escutava minhas confidências com atenção, sempre oferecendo conselhos sábios e cheios de esperança.

Agora, ao olhar para o vazio deixado por esses dois homens incríveis, sinto uma mistura de tristeza e gratidão. Tristeza pela perda irreparável, mas gratidão por ter tido a chance de conhecê-los. Eles me ensinaram que a amizade é um tesouro que deve ser valorizado todos os dias.

A cidade vai seguir em frente, mas não será a mesma sem Geraldo e Julio Trepidant’s. Seus legados de bondade e amizade permanecerão vivos em nossas memórias e corações. Que possamos honrar suas vidas lembrando-nos dos ensinamentos que nos deixaram: o valor da amizade verdadeira e a importância de estar presente na vida uns dos outros.

Adeus, amigos! Que vocês encontrem paz onde quer que estejam. E que nós nunca esqueçamos das lições que vocês nos deixaram.

Minha solidariedade a família e amigos.

Afogados da Ingazeira: Sandrinho reúne mais de mil pessoas em encontro da Frente Popular

A Frente Popular de Afogados da Ingazeira realizou um grande encontro com a militância em apoio à reeleição do Prefeito Sandrinho Palmeira (PSB), na noite da última terça-feira (10). O evento, realizado no espaço de Beto das Bicicletas, no bairro Costa, reuniu mais de mil pessoas.

O objetivo do encontro foi mobilizar e animar a militância para os próximos eventos de campanha. A empolgação tomou conta da plateia, que vibrou ao som das músicas de campanha e fez coro em apoio ao Deputado José Patriota, que segue em tratamento de saúde.

O vice-prefeito Daniel Valadares exaltou a importância de Patriota para a cidade. “Pela sua garra, dedicação e militância histórica, Patriota é uma inspiração para todos nós”, afirmou Daniel.

Visivelmente emocionado, o Prefeito Sandrinho falou sobre sua recente visita a Patriota em Recife. “Patriota, com sua força e liderança, me pediu que tocássemos a campanha com foco, e é o que faremos, sem deixar de torcer por sua saúde”, declarou Sandrinho, que também destacou os avanços da gestão, como a faculdade de medicina, a pavimentação de 125 ruas, e a melhoria na mobilidade urbana com o recapeamento asfáltico de diversas vias da cidade. Da Assessoria

Quaest: João Campos mantém liderança isolada para a prefeitura do Recife, com 76% das intenções de voto

Por g1 PE

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (11) com as intenções de voto para prefeito a prefeitura do Recife mostra que o prefeito João Campos (PSB) mantém a liderança na disputa, com 76% das intenções de voto, mas oscilou negativamente, já que, em agosto, tinha 80%.

Em seguida, vêm Daniel Coelho (PSD) e Gilson Machado (PL), numericamente empatados com 6%. Dani Portela(PSOL) tem 2% e Tecio Teles (Novo), 1%. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais e para menos, os quatro estão tecnicamente empatados.

Veja os números:

João Campos (PSB): 76% (era 80% em agosto);
Daniel Coelho (PSD): 6% (era 5%);
Gilson Machado (PL): 6% (era 6%);
Dani Portela (PSOL): 2% (era 1%);
Tecio Teles (Novo): 1% (era 1%);
Ludmila Outtes (UP): 0% (era 0%);
Simone Fontana (PSTU): não foi citada (era 0%);
Victor Assis (PCO): não foi citado em ambas as pesquisas;
Indecisos: 4% (era 1%);
Branco/Nulo/Não vai votar: 5% (era 6%).

Projeto de Felipe Carreras que inscreve Eduardo Campos no Livro dos Heróis da Pátria é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (11), o projeto de lei do deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) que inscreve o nome de Eduardo Campos no Livro dos Heróis da Pátria. A proposta, que recebeu apoio unânime tanto na Câmara quanto no Senado, agora segue para sanção presidencial e, em breve, será transformada em lei.

Essa homenagem reconhece a trajetória do ex-governador de Pernambuco, que se destacou como uma das principais lideranças políticas do país. Eduardo Campos, que faleceu tragicamente em 2014, deixou um legado marcante de dedicação ao povo brasileiro, em especial ao Nordeste. Sua visão de desenvolvimento, compromisso com a inclusão social e defesa de uma política mais justa e igualitária o consagraram como um líder admirado por diferentes espectros políticos.

Ao propor a inclusão de Eduardo Campos no Livro dos Heróis da Pátria, Felipe Carreras reforça a importância de perpetuar a memória de um líder que, mesmo uma década após sua partida, continua a influenciar e motivar aqueles que acreditam em um Brasil mais justo e igualitário. “Eduardo foi um verdadeiro herói para o povo pernambucano e brasileiro. Sua visão e suas ações transformaram a vida de milhões de pessoas, e seu nome merece estar eternizado junto àqueles que marcaram a história do nosso país. Sempre nos lembraremos dos valores que Eduardo representava: justiça social, desenvolvimento econômico e compromisso com o futuro do Brasil”, afirmou Carreras.

O Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Liberdade e Democracia, em Brasília, eterniza aqueles que contribuíram de forma decisiva para a história do Brasil. Com a sanção presidencial, o nome de Eduardo Campos será gravado ao lado de figuras históricas que ajudaram a construir o Brasil, reforçando o legado de um homem que dedicou sua vida à política e ao bem comum.

A expectativa é que a sanção ocorra nos próximos dias, selando definitivamente o reconhecimento nacional ao ex-governador de Pernambuco.

Após debate, campanha de Márcia acusa Luciano Duque de agressão

A campanha da candidata à reeleição Márcia Conrado acusou o Deputado Estadual Luciano Duque de agressão verbal no intervalo do encontro, promovido pela Rádio Cultura. Leia o que colocou a campanha da petista em nota:

Descontrolado, o deputado estadual Luciano Duque partiu para agredir a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, seu esposo, Breno Araújo, e assessores durante debate da Rádio Cultura FM nesta quarta-feira, 11 de setembro. O momento aconteceu durante o intervalo do programa.

Nas imagens, Duque vai para cima de Márcia, que no momento se encontra de costas para ele. O parlamentar bate suas mãos violentamente na mesa da Câmara de Vereadores, onde foi realizado o evento. Ao lado de Duque aparece sua esposa, Karina Rodrigues, gargalhando, parecendo concordar com toda a situação.

Nesse momento, Breno Araújo aparece e tenta entender a situação, Luciano volta para a mesa e distribui mais agressões. É quando o candidato Miguel Duque chega em cena e fica ao lado do pai, apoiando os insultos.

No momento, foi necessário que a organização da Rádio Cultura solicitasse o apoio da Polícia Militar de Pernambuco para acalmar os ânimos do deputado. Na volta do debate, o mediador, Nill Junior, fez uso da palavra e pediu respeito entre os candidatos.Por: Blog do Nill Júnior