Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Na Queimada Grande, Sandrinho convoca população para inauguração de academia da saúde

Uma carreata saiu do centro de Afogados levando o Prefeito Sandrinho Palmeira (PSB), candidato à reeleição, para a tribuna 40 na zona rural de Queimada Grande. O evento aconteceu na noite da última quarta-feira (11).

Dona Maria de Lourdes, moradora local, destacou a confiança no trabalho de Sandrinho: “Lembro como era a Queimada Grande cheia de poeira. A Frente Popular trouxe calçamento, melhorias e água para nossas torneiras. A gestão valoriza a zona rural e a cidade como um todo. Vamos seguir avançando”, afirmou.

O vice-prefeito Daniel Valadares (MDB) ressaltou o apoio recebido nas comunidades: “Em cada lugar, ouvimos relatos de gratidão pelas obras entregues. O sindicato dos trabalhadores e 98% dos presidentes de associações rurais estão conosco porque temos trabalho e dedicação”, pontuou Daniel.

Sandrinho agradeceu o acolhimento da comunidade e destacou o progresso em sua gestão: “Concluímos recentemente o asfalto das principais ruas do São Brás, Sobreira e São Francisco. Na Queimada Grande, estamos finalizando uma praça com academia da saúde, que será inaugurada em breve. Não poderei estar presente devido às eleições, mas vocês farão a inauguração por mim”, concluiu o prefeito. Da Assessoria

No Vasco da Gama e na Boa Vista, João Campos participa de atos com a militância

Mais dois atos de candidatas à vereadora pela Frente Popular do Recife foram realizados nesta quinta-feira (12) com a presença do prefeito João Campos (PSB). No Vasco da Gama, o candidato à reeleição se reuniu com apoiadores de Cida Pedrosa (PCdoB). Na sequência, João seguiu para a Boa Vista onde se reuniu com a militância de Maria do Céu (PSB). Nas duas agendas, o líder da Frente Popular fez .

“A gente tem que comemorar o que foi feito, mas assumir compromissos do que a gente ainda pode fazer, porque a gente sabe fazer. Esse time aqui já mostrou que sabe fazer. E melhor do que cumprir aquilo que você prometeu, é fazer o que não foi prometido. Além disso, nosso time faz as coisas e trabalha com o amor no coração”, destacou João.

O vice-prefeito, Victor Marques (PCdoB), também esteve presente no ato do Vasco da Gama e destacou que a campanha vai permanecer focada em conversar com as pessoas e apresentar propostas para o Recife continuar avançando. “Nenhuma outra candidatura consegue juntar esse tanto de gente e ter esse apoio, porque o povo sabe o que a gente fez. Vamos seguir na nossa campanha do jeito que a gente começou, falando com as pessoas, apresentando propostas e, sobretudo, sabendo que as pessoas querem que o Recife avance muito mais”, disse.

Em Olinda, governadora Raquel Lyra autoriza obras de saneamento, pavimentação de ruas e reformas em moradias

Moradores das comunidades Cabo Gato e Condor, no bairro de Peixinhos, em Olinda, serão beneficiados com infraestrutura adequada de moradia. Nesta quinta-feira (12), a governadora Raquel Lyra, acompanhada da sua vice Priscila Krause, assinou duas ordens de serviço para beneficiar os habitantes. A primeira autoriza as obras de pavimentação e esgotamento sanitário da área, e a outra implementa as obras do Morar Bem – Reforma no Lar nas primeiras 161 casas incluídas no programa de habitação de interesse social. As iniciativas somam investimentos de R$ 35,3 milhões. As ações serão iniciadas nas duas localidades a partir desta sexta-feira (13).
 
“Sabemos da necessidade da cobertura de rede de esgoto na Região Metropolitana do Recife, e viemos aqui dar uma ordem de serviço para que milhares de famílias possam ser atendidas com saneamento sem precisar mais conviver com o esgoto a céu aberto na sua porta. E a gente assinou também uma outra ordem de serviço, do programa Morar Bem PE – Reforma no Lar, que garante até R$ 18 mil em obras para as casas que têm falhas na sua construção ou estão muito degradadas. A gente dialoga com a família, entende quais são as prioridades e fazemos as obras”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Para o sistema de esgotamento sanitário e pavimentação, serão investidos R$ 26,7 milhões, sendo R$ 1,2 milhão do governo estadual e R$ 25,5 milhões do governo federal em parceria com o governo estadual, através do programa Periferia Viva. No programa Reforma do Lar, serão R$ 8,6 milhões do Governo do Estado para a reforma de 600 casas.
 
A implantação do sistema de esgotamento sanitário vai beneficiar 7.500 famílias e a pavimentação vai melhorar a mobilidade do bairro, que serve de importante interligação de transportes entre Olinda e Recife. “Esses investimentos já mudam a vida de muitas famílias a partir de agora, com o início das obras de pavimentação e esgotamento, além do início das reformas nas casas dos moradores. É a mudança chegando em Peixinhos”, registrou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.
As primeiras intervenções vão implementar estações elevatórias, redes coletoras, ramais de ligação e emissários nas áreas denominadas unidades de esgotamento UE 11 e UE 12. Cinco ruas desta região também serão totalmente pavimentadas, totalizando 1.952 metros de obras. O sistema de esgoto terá uma extensão total de 21 quilômetros, permitindo o saneamento de 20 ruas na UE 11 e outras 67 na UE 12.
REFORMA DO LAR – Para garantir que famílias melhorem suas casas erguidas em comunidades, a governadora concedeu o início dos serviços para reforma das primeiras 161 casas, situadas em 11 ruas de Cabo Gato e Condor. O prazo de execução das obras é de 12 meses contados a partir da emissão da ordem de serviço.
 
Dona Terezinha Arruda, de 67 anos, mora em Peixinhos há mais de 30 anos. Ela será uma das beneficiadas do programa. “A minha casa precisa realmente de reforma, e eu não tinha condições de pagar. Estou muito feliz, agora que vou reformar. É um sonho para mim. Vou ter banheiro novo, piso novo e restauração das minhas paredes”, disse a moradora.
 
Em Peixinhos, a meta para 2024 é beneficiar 600 moradias. As equipes de cadastro do Governo do Estado ainda estão trabalhando na região e, até o último balanço, 518 famílias já haviam sido alistadas na área.
 
A Reforma no Lar, modalidade do programa Morar Bem PE, oferece melhorias em residências com estrutura precária, como reboco, pintura, instalação de portas e benfeitorias elétricas e hidráulicas. A ação também envolve assistência técnica de arquitetura e de engenharia.
INFRAESTRUTURA – Mais ações de infraestrutura serão feitas nas comunidades, com montantes que somam R$ 353 milhões. Em maio deste ano, o governo estadual conseguiu garantir recursos do Periferia Viva, do governo federal, no valor de R$ 267 milhões, além de assegurar R$ 86 milhões de recursos estaduais. A iniciativa inclui a dragagem do Rio Beberibe, esgotamento sanitário, pavimentação e construção de 922 casas.
 
Acompanharam a governadora o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira, e o presidente da Pernambuco Participações e Investimentos (Perpart S.A), Francisco Amaral.

DataTrends divulga nota sobre São José do Egito

A pesquisa eleitoral do instituto DataTrends na cidade de São José do Egito foi realizada em conformidade com a legislação vigente, atendendo rigorosamente aos pré-requisitos estabelecidos pelo TSE. Durante o processo, um erro formal foi identificado e corrigido, e conforme o TSE permite um período de 5 dias para ajustes no registro, o sistema gerou um novo número de registro e uma nova data de divulgação, ajustada para 13 de setembro.

O DataTrends zela pela seriedade e transparência do processo eleitoral, assegurando que as informações fornecidas à população sejam corretas e precisas. Reafirmamos nosso compromisso com a imparcialidade e a confiabilidade dos dados, contribuindo para um debate democrático saudável e bem informado.

Fredson Brito lidera pesquisa eleitoral em São José do Egito com 56,6% dos votos válidos

O instituto “IP Pesquisas” divulgou nesta quinta-feira (12) o resultado de sua mais recente pesquisa eleitoral para a prefeitura de São José do Egito, em Pernambuco.

De acordo com o levantamento, Fredson Brito lidera com 56,6% dos votos válidos, à frente de George Borja, que aparece com 43,4%.

A pesquisa aponta uma vantagem consolidada de Fredson Brito na reta final da disputa, indicando sua posição de liderança na corrida eleitoral.

Dados do levantamento

O levantamento foi realizado pelo instituto IP Pesquisas entre os dias 5 e 6 de setembro de 2024, com 400 entrevistas feitas na zona urbana e rural. A pesquisa, de caráter estimulada, está registrada sob o número PE-08219/2024. Da Assessoria/Informações Paraíba Mix

Programa de Márcia Conrado destaca apoio ao agricultor e valorização à pessoa idosa

O guia eleitoral da campanha de reeleição da prefeita Márcia Conrado trouxe à tona o fortalecimento da agricultura familiar. O programa, que foi ao ar nesta quinta-feira, 12 de setembro, trouxe a experiência de Márcia e seu trabalho pautado pela união, ao lado dos agricultores e agricultoras, com o compromisso de fazer ainda mais pelo município.

O programa destacou o apoio do município aos mais de 190 agricultores rurais que fornecem frutas, verduras e raízes para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Esses alimentos vão direto para merenda das escolas públicas. Só em Serra Talhada, o PAA movimenta cerca de R$ 2 milhões, e já adquiriu quase 4 toneladas de alimentos apenas este ano.

Agricultores como Edivanildo, Marlene e Maria compartilharam suas histórias de sucesso, mostrando o impacto direto que o Programa tem em suas vidas e no fortalecimento da economia local.

O programa também apresentou o quadro “Famílias da Nossa Serra”, que desta vez trouxe a história de Maria Geni, nascida e criada em Serra Talhada. Frequentadora assídua do Centro de Referência do Idoso (CRI), Geni contou como o espaço tem sido fundamental em sua vida, promovendo atividades culturais e integração social. Suas palavras reforçaram a importância de um ambiente acolhedor e dedicado ao bem-estar dos idosos na cidade.

Albérico Rocha e Francisco de Sales são alvos de representação por irregularidades na propaganda eleitoral

A Coligação Majoritária “O Trabalho Continua” protocolou uma representação eleitoral contra os candidatos Albérico Rocha e Francisco de Sales, além da Coligação Majoritária “O Importante é Cuidar do Povo”, por descumprimento das normas de comunicação eleitoral estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A ação judicial, movida com pedido de tutela de urgência, alega que os candidatos realizaram propaganda eleitoral na rede social Instagram sem informar previamente os endereços eletrônicos à Justiça Eleitoral, conforme exige a legislação vigente.

De acordo com a Resolução TSE nº 23.609/2019, os candidatos são obrigados a informar, no formulário de Requerimento de Registro de Candidatura (RRC), os endereços eletrônicos utilizados para fins de propaganda eleitoral, incluindo redes sociais, blogs, e aplicativos de mensagens. O objetivo dessa regra é garantir a transparência, o controle e a fiscalização do conteúdo veiculado online, assegurando a isonomia entre os concorrentes no pleito.

No caso em questão, Albérico Rocha e Francisco de Sales não cumpriram essa exigência, o que levou a coligação adversária a acionar a Justiça Eleitoral para a remoção imediata das publicações que teriam sido feitas de forma irregular desde o dia 16 de agosto de 2024.

A representação requer a aplicação de uma tutela de urgência, com base no artigo 300 do Código de Processo Civil, alegando que a irregularidade nas publicações pode comprometer a igualdade de condições entre os candidatos e influenciar indevidamente o eleitorado. Para o juiz eleitoral Osvaldo Teles Lôbo Junior, que deferiu o pedido, a falta de comunicação dos endereços eletrônicos impossibilita o controle adequado da propaganda e compromete o regular andamento do pleito.

“A celeridade do processo eleitoral demanda uma intervenção imediata para evitar que os efeitos das irregularidades se perpetuem até o fim do pleito”, destacou o magistrado na decisão.

Com base nos fatos apresentados, o juiz eleitoral deferiu o pedido da Coligação “O Trabalho Continua” e determinou que Albérico Rocha, Francisco de Sales e a coligação “O Importante é Cuidar do Povo” removam, no prazo de 24 horas, todas as publicações realizadas em uma série de links listados na decisão desde o dia 16 de agosto. Em caso de descumprimento, os representados estão sujeitos a uma multa diária de R$ 2 mil. Leia aqui a íntegra da decisão.

Multidão toma as ruas de Afogados da Ingazeira em caminhada histórica com Danilo Simões e Edson Henrique

Na noite desta quarta-feira (11), Afogados da Ingazeira foi palco de uma das maiores demonstrações de força popular já vistas no município. O candidato a prefeito e líder da oposição, Danilo Simões (PSD), acompanhado por seu vice, Edson Henrique (PP), e os candidatos a vereador da Coligação União Pelo Povo, arrastou uma verdadeira multidão pelas ruas da cidade até o Comício Acelera 55, realizado na Rua Izídio Leite, no bairro Costa.

A concentração teve início na Casa de Dona Giza, localizada na Avenida Artur Padilha. A casa, que sempre foi um símbolo de acolhimento e luta, foi, mais uma vez, reaberta para o povo de Afogados, que saiu em peso para mostrar seu apoio à candidatura de Danilo. Com bandeiras erguidas e gritos de esperança, a multidão seguiu em uma emocionante caminhada, motociata e carreata, percorrendo as principais ruas até o bairro Costa, onde o comício foi realizado.

Edson Henrique, em discurso cheio de emoção, destacou o sentimento de renovação que tem ecoado nas ruas de Afogados: “Ao passar em cada porta, em cada rua, a gente percebe o brilho no olhar e o sorriso de quem está resgatando a esperança por dias melhores. Estamos trazendo de volta a confiança em um governo que coloca o povo em primeiro lugar. É uma verdadeira libertação que está acontecendo em Afogados, e estamos prontos para fazer uma gestão que ouve o povo, que governa com o povo.”

Já Danilo Simões, visivelmente emocionado, reafirmou seu compromisso inabalável com Afogados da Ingazeira e prometeu uma gestão voltada para as reais necessidades da população. “Estão dizendo por aí que, se eu ganhar, vou embora. Mas eu não vou a lugar nenhum. Meu compromisso é com Afogados, com esse povo que tanto precisa e merece um governo de verdade. Vamos vencer essa eleição e, a partir de 1º de janeiro de 2025, faremos um governo para todos, começando pelos que mais precisam”, garantiu Danilo.

Danilo também fez duras críticas à atual gestão, que, segundo ele, tem maquiado a cidade com obras de última hora. “Afogados precisa de infraestrutura de verdade, precisa de atenção onde mais falta. Nós vamos asfaltar, sim, mas começando por onde o povo vive na lama, na poeira. É assim que se governa ouvindo o povo e resolvendo os problemas de verdade, não apenas maquiando.”

A noite foi marcada por fortes emoções, com discursos que resgataram a memória de Dona Giza e Orisvaldo, pais de Danilo, que deixaram um legado de luta e trabalho em Afogados da Ingazeira. A caminhada mostrou que a cidade está pronta para seguir em frente, com um governo que acelera o desenvolvimento e traz dignidade para o seu povo.

O encerramento ficou por conta de um pedido emocionado de Danilo para que todos sigam unidos até o dia 6 de outubro, data da eleição. “A mudança começa no voto! Vamos juntos, com força e fé, construir o maior governo que Afogados já viu. Afogados da Ingazeira vai acelerar! Vamos à vitória!”, concluiu. Da Assessoria

Rolê M13 vai ao Mutirão com mensagem de respeito às mulheres

A campanha de reeleição da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, realizou na quarta-feira (11) mais um “Rolê M13”, desta vez no bairro Mutirão. O evento contou com a participação da deputada estadual pelo PT, Rosa Amorim, e teve como destaque o tema da valorização das mulheres na política, com a mensagem “as mulheres merecem respeito”.

Durante o evento, Márcia Conrado ressaltou a importância de combater as desigualdades e o machismo. “A população de Serra Talhada deixa bem claro que quer dizer não ao machismo, dizer não à violência política de gênero, dizer não às desigualdades, dizer não a quem quer fazer política com projetos pessoais. Eu sou a primeira prefeita mulher da minha terra para cuidar de quem antes era esquecido”, afirmou a prefeita.

O “Rolê M13” foi marcado por visitas casa a casa no bairro, onde Márcia Conrado foi recebida pelos moradores com abraços e manifestações de apoio. A prefeita reforçou seu compromisso com a continuidade de projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida na comunidade. No bairro Mutirão, Márcia já entregou 208 títulos de propriedade, inaugurou a primeira Unidade Mista de Saúde e pavimentou diversas ruas, consolidando obras que visam garantir mais dignidade e acessibilidade aos moradores.

Sudene recebe 26 propostas de inovação na área de assistência social

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste recepcionou 26 propostas inscritas no Inova Suas. O edital vai selecionar projetos que tragam implementações inovadoras na área de assistência social. O balanço foi apresentado nesta quarta-feira (11) pela Diretoria de Planejamento e Articulação de Políticas.

“Consideramos o número muito positivo. Uma das marcas foi a diversidade de ações propostas pelas empresas interessadas. Nossa expectativa é a melhor possível para que, ao final de todo o processo, possamos apresentar soluções práticas que resolvam parte dos desafios presentes nas atividades de assistência social”, comentou o diretor de Planejamento e Articulação da Políticas da autarquia, Álvaro Ribeiro.

Os projetos apresentados à Sudene compreendem iniciativas orientadas para municípios dos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de propostas que buscam atender toda a área de atuação da autarquia. O prazo de execução proposto pelos proponentes variou de seis a 18 meses, sendo que a maioria foi direcionada às linhas “Gestão do Suas” e “Provisão da Proteção Social”. Os valores pleiteados também variaram de R$ 50 mil a R$ 500 mil.

Lançado em julho, o Inova Suas é resultado de um acordo de cooperação técnica com o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). O edital prevê um investimento total de R$ 1 milhão e oferece três linhas de propostas: gestão do Suas; provisão da proteção social e participação e controle social. O valor máximo por proposta é de R$ 500 mil. As empresas proponentes precisam ter competência em atividades compatíveis com pesquisa e desenvolvimento, tendo maior pontuação aquelas que já realizaram projetos de inovação e tecnologia social.

A avaliação dos projetos apresentados à Sudene seguirá os critérios determinados pelo edital, que constituem duas etapas. “Vamos iniciar agora a fase de habilitação das propostas, em que verificaremos questões referentes ao alinhamento aos objetivos do programa, se o custo da proposta está adequado e se ela contempla a estratégia de territorialização prevista no edital”, explicou a assistente social Teresa Oliveira, analista técnico-administrativa da Sudene. O resultado desta fase deve ser apresentado no dia 4 de outubro.

As propostas classificadas avançam para a etapa II, de seleção e avaliação. Entre os itens que balizarão a escolha dos projetos estão a aderência ao edital, a estrutura do projeto, a inovação, a capacidade de gestão e execução; os aspectos econômico-financeiros e a territorialização da proposta e do proponente.

“Precisamos pensar em proteção social quando falamos sobre desenvolvimento regional. Se queremos diminuir as desigualdades sociais, precisamos dar importância às pessoas e a ações que promovam, de forma inovadora, meios para a emancipação social”, comentou o superintendente Danilo Cabral.