Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Em Caruaru, governadora Raquel Lyra vistoria obras da APE-104, que está sendo restaurada e duplicada

As obras de restauração e duplicação da rodovia APE-104, que dá acesso a Caruaru, no Agreste Central, já estão sendo executadas pelo Governo do Estado. Nesta sexta-feira (13), a governadora Raquel Lyra vistoriou o andamento das intervenções, que contemplam um trecho de 3,5 quilômetros, do entroncamento com a BR-232 ao entroncamento com a BR-104. A iniciativa conta com investimento de R$ 17,8 milhões e tem prazo de execução de 360 dias. 
 
“Esta é mais uma obra sonhada há muito tempo, não só pela população de Caruaru, mas por toda essa região do Agreste. Vamos trabalhar muito para entregar esse benefício à população, com a meta de que a obra esteja pronta em 12 meses. As obras públicas são muito importantes para impulsionar a geração de empregos e renda, e isso também tem acontecido aqui”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Após a assinatura da ordem de serviço autorizando o início das obras, em 9 de agosto passado, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) começou os serviços de construção da nova pista e de restauração da pista existente. Atualmente, estão sendo realizadas as ações de terraplenagem e implantação dos dispositivos de drenagem. Após esta etapa, serão realizadas a pavimentação e sinalização horizontal e vertical. 
 
Com a conclusão das intervenções, a nova APE-104 será totalmente duplicada, que facilitará o fluxo crescente de veículos, principalmente os que transportam cargas pesadas, proporcionando mais segurança e conforto aos usuários. A iniciativa vai beneficiar diretamente cerca de 378 mil caruaruenses, com melhor condição de acesso à capital do Agreste.
 
“Esta é uma obra importante porque a APE-104 conecta duas BRs. A duplicação vai permitir que o tráfego seja mais seguro e mais rápido para toda uma população, levando desenvolvimento econômico para a região”, destacou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra. A ação também vai facilitar o escoamento da produção agrícola, alimentícia, do comércio varejista, de serviços e das indústrias da área.
 
Um dos beneficiados pela chegada de empregos na cidade foi o jovem Gabriel Gonçalves, de 20 anos, contratado como ajudante de obra. Esse foi o primeiro emprego dele com carteira assinada. “É muito bom porque agora não vou mais precisar depender de ajuda. Vai ser uma diferença na minha vida”, contou.
VIA LOCAL –  A governadora também vistoriou as obras de conservação das vias locais da BR-232, em Caruaru. São R$ 4 milhões de investimento para 5 quilômetros de restauração das pistas.
 
Acompanharam a vistoria os secretários Juliana Gouveia (em exercício da Mulher), Eduardo Vieira (Chefe de Gabinete) e coronel Hercílio Mamede (Casa Militar); o deputado federal Clodoaldo Magalhães, o deputado estadual Joãozinho Tenório e o diretor-presidente do DER, Rivaldo Melo

Blog realiza Debate com os candidatos a prefeito de São José do Egito

No próximo dia 17 de setembro de 2024, o Blog do Finfa promoverá um importante debate entre os candidatos a prefeito de São José do Egito, George Borja (PSB) e Fredson Brito (Republicanos). O evento ocorrerá no Cine Teatro São José, em Afogados da Ingazeira, às 20 horas, com transmissão ao vivo pelos canais do YouTube e Facebook do @BlogdoFinfa, além do site www.blogdofinfa.com.br.

O debate será dividido em seis blocos, oferecendo aos candidatos a oportunidade de apresentar suas propostas e discutir temas relevantes para a cidade. O formato inclui desde apresentações iniciais, passando por temas sorteados com réplicas, até perguntas dos jornalistas e da população, garantindo um debate dinâmico e aprofundado.

Um destaque do debate será a participação do público, que poderá enviar suas perguntas para os candidatos. Essas perguntas podem ser enviadas previamente através do link www.blogdofinfa.com.br/debatesaojose.

Câmara aprova projeto de lei que abre oportunidades de trabalho para pessoas com autismo

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (11), emendas do Senado ao Projeto de Lei 5813/2023, de autoria da deputada federal Iza Arruda (MDB/PE), que estabelece regras para estimular a contratação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Inclusão é atitude,” afirmou Iza Arruda, celebrando a aprovação da matéria e ressaltando o impacto positivo que a nova legislação trará. A medida agora segue para sanção presidencial.

Conforme o texto, a União deverá incluir ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), o Cadastro da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (SisTEA), com o objetivo de facilitar a intermediação para vagas de emprego e contratos de aprendizagem.

Os contratantes que se integrarem ao Sine serão responsáveis por promoverem ações que incentivem a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, como a organização de feiras de emprego e a conscientização dos empregadores sobre a importância de contratar pessoas com deficiência.

Além disso, tanto a União quanto as demais esferas de governo que aderirem ao Sine deverão seguir às normas de acessibilidade estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A deputada destacou que a aprovação do projeto é resultado de um trabalho em conjunto e responde a uma antiga demanda de pais e educadores, que lutam por mais acessibilidade e inclusão no mercado de trabalho. Para a parlamentar, a medida é um passo significativo rumo a um Brasil mais inclusivo. “Estamos reforçando o compromisso em assegurar um mercado de trabalho mais adaptado às particularidades das pessoas com deficiência. Esta é a inclusão na prática”, declarou a parlamentar.

João Campos se compromete a fortalecer ações de incentivo ao empreendedorismo feminino

O prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), se comprometeu a fortalecer as ações da gestão municipal voltadas ao empreendedorismo feminino. Essa proposta passa pela continuidade do CredPop e das escolas de qualificação profissional, que ajudam as mulheres recifenses a abrir ou manter seus negócios e ter independência financeira.

“A gente tem um foco muito grande na melhoria do ambiente de negócios na nossa cidade e no fortalecimento da qualificação profissional e do crédito para as mulheres. Então, temos tanto as escolas de qualificação profissional, como também o programa CredPop, que visa não só a disponibilizar o crédito, mas também à formação para impulsionar o empreendedorismo feminino na cidade. São duas modalidades de crédito: o CredRápido, que é de R$ 500, e o CredKit, de até R$ 5 mil”, explicou o prefeito.

As duas linhas do CredPop Recife foram lançadas pela gestão do prefeito João Campos em dezembro do ano passado, com modalidades voltadas a diversas categorias de microempreendedores e empreendedores de pequeno porte que atuam na cidade. O programa é concedido preferencialmente a mulheres, jovens, pessoas com deficiência e pessoas pretas e pardas e tem o objetivo de estimular a geração de emprego, a inclusão produtiva, o desenvolvimento sustentável e a geração de renda.

Já a qualificação profissional está à disposição das mulheres recifenses em espaços como o Centro de Promoção dos Direitos da Mulher Marta Almeida, aberto em julho, no Bairro do Recife. Vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, o equipamento busca promover inclusão educacional, social, política, econômica e cultural a esse público. No local, são realizados workshops, palestras educativas e cursos profissionalizantes, além de atendimento a mulheres vítimas de violência.

Márcia e Faeca levam Rolê M13 ao Bom Jesus

A candidata à reeleição, Márcia Conrado, acompanhada de seu vice na chapa, Faeca Melo, realizou na sexta-feira (13) mais um “Rolê M13”, desta vez no bairro Bom Jesus. Durante o evento, a prefeita reforçou seu compromisso com a continuidade dos avanços obtidos em Serra Talhada, destacando as ações de infraestrutura e o engajamento da população, especialmente das mulheres, na sua campanha.

“Sou imensamente grata às mulheres que estão ao meu lado, lutando pela igualdade e enfrentando o machismo de frente. Nossa união é a chave para vencer qualquer barreira. Juntas, estamos dizendo ‘não’ à violência política, mostrando que não há espaço para retrocessos e provando que a força do nosso trabalho sempre prevalecerá. Seguimos firmes, determinadas a construir um futuro mais justo e igualitário para todas. É 13!”, destacou a prefeita Márcia Conrado em seu discurso.

A gestão de Márcia Conrado pavimentou 11 ruas no bairro Bom Jesus, reformou a Praça da Rua 4 e o anel viário que conecta o Bom Jesus à Vila Bela, melhorando a infraestrutura e a qualidade de vida dos moradores. Da Assessoria

DataTrends: Simão Durando lidera com 68% dos votos válidos em Petrolina

Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada na madrugada desta sexta-feira (13/09), mostra o prefeito Simão Durando, liderando com ampla vantagem na disputa pela reeleição Prefeitura de Petrolina.

No levantamento espontâneo, Simão Durando aparece com 24% das intenções de voto, contra 8% de Júlio Lóssio e 1% de Odacy Amorim. Não sabe/não respondeu 67%.

Na estimulada, Simão Durando sobe para 56%, seguido por Júlio Lóssio com 20%, Odacy Amorim com 5% e Lara Cavalcanti 1%. Brancos e nulos 7% e não sabe/não respondeu 11%.

Em votos válidos, Simão Durando tem 68%, Júlio Lóssio 24%, Odacy Amorim 6% e Lara Cavalcanti tem 2%.

Potencial de Voto de Júlio Lóssio – Votaria com certeza (19%), poderia votar (23%), não votaria de jeito nenhum (49%), não conhece o suficiente (1%) e não sabe ou não respondeu (8%).

Potencial de Voto de Lara Cavalcanti – Votaria com certeza (1%), poderia votar (9%), não votaria de jeito nenhum (66%), não conhece o suficiente (15%) e não sabe ou não respondeu (9%).

Potencial de Voto de Dr. Marcos – Votaria com certeza (1%), poderia votar (3%), não votaria de jeito nenhum (69%), não conhece o suficiente (18%) e não sabe ou não respondeu (9%).

Potencial de Voto de Maria Clara – Votaria com certeza (1%), poderia votar (3%), não votaria de jeito nenhum (68%), não conhece o suficiente (19%) e não sabe ou não respondeu (9%).

Potencial de Voto de Odacy Amorim – Votaria com certeza (5%), poderia votar (15%), não votaria de jeito nenhum (71%), não conhece o suficiente (1%) e não sabe ou não respondeu (8%).

Potencial de Voto de Simão Durando – Votaria com certeza (52%), poderia votar (13%), não votaria de jeito nenhum (26%), não conhece o suficiente (1%) e não sabe ou não respondeu (8%).

Avaliação da Gestão – O governo do prefeito Simão Durando é aprovado por 71% e rejeitado por 22% da população de Petrolina. Não sabe/não respondeu 7%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-01588/2024. A margem de erro é de 4,00 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 600 eleitores nos dias 09, 10 e 11 de setembro.

POOL DE VEÍCULOS – A Pesquisa DataTrends é divulgada por um pool de blogs composto por Alberes Xavier, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE, Finfa, Giro Mata Norte, Silvinho, Roberto Gonçalves, Pernambuco Urgente, Roberto Almeida, Didi Galvão e Bocão.

Coluna do Finfa

Definidos – Após a justiça definir que a coligação ‘A Mudança se faz com todas as Forças’, Flávio Marques e Marcos Crente, vão realizar o Arrastão da Vitória neste sábado (14). A Coligação ‘Juntos para o Trabalho Continuar”, tendo a chapa Nicinha Melo e Djalma das Almofadas, anunciou, seu evento para esta sexta-feira (13), com o Arrastão Onda Azul, e a presença da Carreta DD Motos.

Entregou – Dentro das comemorações dos 132 anos de emancipação política de Flores, o prefeito Marconi Santana, tem realizado sonhos da população. Agora para a alegria de Dona Dina do Barraco, cidadã ilustre da nossa sociedade florense, o gestor entregou a pavimentação da Travessa Benjamim Constant, via que dá acesso ao Rio Pajeú.  “Era de difícil acesso aos moradores que ali residem, desta forma, realizamos prontamente toda a pavimentação para que todos tenham qualidade no tráfego e consequentemente de vida”, disse o prefeito Marconi.

Caminhada – A Frente Popular da Ingazeira, que tem Luciano Torres candidato a prefeito e Djalma do Minadouro vice-prefeito, vereadores e lideranças políticas, realizam nesta sexta-feira (13), às 12 horas a Caminhada da Vitória, com saída do Comitê Central, com as presenças dos senadores, Fernando Dueire e Humberto Costa, os deputados Lucas Ramos e Diogo Moraes.

Frase 1“No próximo mandato vamos levar a dignidade de uma pavimentação para todas as ruas com pelo menos dez residências, livrando nosso povo da poeira e da lama”. (Prefeito de Afogados da Ingazeira e candidato à reeleição, Sandrinho Palmeira, no debate na Rádio Pajeú nesta quinta-feira)

Frase 2“Voltei a morar em Afogados da Ingazeira para ajudar o município e oferecer uma alternativa de mudança. O grupo no poder há mais de 20 anos precisa de uma oposição que traga soluções reais e um novo caminho”. (Candidato a prefeito Danilo Simões, no debate da Rádio Pajeú, nesta quinta-feira)

Na maçonaria – O candidato a prefeito de São José do Egito, Geroge Borja (PSB), esteve na Loja Maçônica Esplendor do Pajeú, para apresentar o seu plano de governo e discutir os caminhos para um futuro melhor para São José do Egito. “Agradeço imensamente a todos que compareceram e participaram desse momento tão importante. Juntos, vamos construir uma cidade ainda mais forte e unida”, disse George.

Marcha – O candidato a prefeito de São José do Egito, Fredson Brito e seu vice-prefeito Zé Marcos de Lima, estarão realizando neste sábado (14), a partir das 18 horas, a Marcha das Mulheres nota 10, com concentração na Rua Dom José Pereira Alves. “Mulheres de São José, é hora de mostrar sua força e mostrar seu protagonismo na construção de um futuro melhor para nossa cidade”, disse Fredson.

Agenda – Nesta sexta-feira (13), a governadora Raquel Lyra vai cumprir agendas no Agreste do Estado. No início da tarde, às 14 horas, a gestora vai vistoriar as obras de restauração e duplicação da rodovia APE-104, que dá acesso ao município de Caruaru. As intervenções contemplam um trecho de 3,5 quilômetros, do entroncamento com a BR-232 ao entroncamento com a BR-104. Às 17 horas, a gestora entrega as chaves da casa própria a 60 famílias que foram contempladas pelo programa Morar Bem – Entrada Garantida, com subsídio para a aquisição dos seus imóveis no Residencial Xique-Xique 3, em Caruaru. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual também acompanha a assinatura de 58 novos contratos de compra de imóveis subsidiados pelo programa estadual, referentes ao residencial Recanto das Laranjeiras.

Inaugura – A Prefeitura Municipal de Custódia anunciou que no próximo dia 19 de setembro, estará realizando a inauguração da Escola Municipal Quilombola Professora Janaína Mércia Freire da Silva, no Distrito de Quitimbu, às 09 horas.

Vai iniciar – Nesta quinta-feira (12), o prefeito Sivaldo Albino e a secretária de Saúde, Catarina Tenório, assinaram a Ordem de Serviço para início das obras do Hospital Municipal de Garanhuns. Estiveram presentes Talucha Calado, Secretária Executiva de Contratações Públicas, e representantes da Cinzel Engenharia Ltda. Também foi assinado o Projeto de Lei que denomina o novo equipamento em homenagem ao médico e ex-secretário estadual de Saúde Antônio Carlos dos Santos Figueira, e será encaminhado para aprovação do Poder  Legislativo. O investimento será em torno de R$ 27 milhões.

Recomendando aprovação – A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), julgou o processo de prestação de Contas de Governo da Prefeitura de Flores, no Sertão pernambucano, relativo ao exercício financeiro de 2022. Por unanimidade, o Colegiado emitiu parecer prévio recomendando à Câmara Municipal a aprovação com ressalvas das contas de responsabilidade do prefeito Marconi Martins Santana.

Disse“A gente mandou um monte de projetos, ontem e hoje, para a Assembleia Legislativa. Quero agradecer muito a parceria dos deputados estaduais que aprovaram os projetos que enviamos até o dia de hoje. Conseguimos fechar a articulação com 100% dos acordos com servidores em 100% das categorias”. (Governadora de Pernambuco Raquel Lyra)

Recebem – A chapa governista de Iguaracy, Dr. Pedro Alves prefeito e Marquinhos Melo vice-prefeito, acompanhado do prefeito Zeinha Torres, recebem nesta sexta-feira (13), os Senadores de Pernambuco, fernando Dueire e Humberto Costa, para um bate papo no Salão Paroquial às 14 horas, toda militância está convidada.

Perguntar não ofende – Tem candidato a prefeito no Pajeú, que se ganhar as eleições de 06 de outubro, vai romper com seu principal cabo eleitoral antes da posse?

Datafolha/Caruaru: pesquisa aponta empate técnico entre Rodrigo Pinheiro e Zé Queiroz

Por Blog da Folha

A pesquisa Datafolha sobre a disputa eleitoral à Prefeitura de Caruaru, no Agreste pernambucano, divulgada na noite desta quinta-feira (12), mostra Rodrigo Pinheiro (PSDB) com 42% das intenções de voto e Zé Queiroz (PDT) com 39%, no levantamento estimulado, quando os nomes de todos os candidatos são apresentados aos entrevistados.

Tecnicamente, Pinheiro e Queiroz estão empatados, considerando-se a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos da pesquisa. Isso aponta para um segundo turno entre os dois candidatos. Ao todo, 7% disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum dos candidatos. Os que disseram que não sabem são 2% .

Ainda na pesquisa estimulada, Fernando Rodolfo (PL) fica em terceiro lugar, com 7%. Depois, vem Armandinho (Solidariedade), com 2%; seguido por Michelle Santos (PSOL), com 1%. Na intenção de voto espontânea, Zé Queiroz fica com 32% e Rodrigo Pinheiro tem 31%. Fernando Rodolfo possui 5% e Armadinho é o menos citado, com 1%. Ainda na espontânea, as outras respostas somam 4%; branco/nulo/nenhum, 4%; e não sabe, 19%.

Quanto ao índice de rejeição dos seis candidatos, mensurado a partir da pergunta em qual candidato os entrevistados não votariam de jeito nenhum no primeiro turno, Fernando Rodolfo é o mais recusado pelos eleitores, com 43%. Michelle aparece em segundo lugar, com 42%, à frente de Maria, com 39%. Armandinho tem um percentual de rejeição de 37%. Pinheiro e Zé empatam no índice de rejeição com 25%, cada.

O percentual de pesquisados que afirma votar em qualquer um é de 2%. Os que rejeitam todos ou não votariam em nenhum dos candidatos atingiram o mesmo percentual de 2%. Já os que não sabem somam 4%.

O Datafolha também quis saber dos entrevistados como eles avaliam a gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro. Do total de entrevistados, 39% consideram o governo do tucano ótimo ou bom; 42%, regular; 16%, ruim ou péssimo. Os que não sabem atingiram 2%.

Para a pesquisa da Datafolha, encomendada pelo Grupo Asa Branca, foram entrevistadas 504 pessoas nos dias 10 e 11 deste mês. A pesquisa está registrada no TSE sob o número PE-03082/2024.

Ministério Público inicia investigações sobre áudios envolvendo a prefeita de Serra Talhada Márcia Conrado e o vereador Gin Oliveira

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) iniciou investigação sobre supostos áudios que revelam o envolvimento da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, e do vereador Gin Oliveira na tentativa de cooptar para seu grupo político o candidato a vereador Odair Pereira, aliado do candidato a prefeito da Capital do Xaxado, Miguel Duque.

O anúncio foi feito por Miguel durante debate realizado entre todos os postulantes à prefeitura, na Câmara de Vereadores do município, nesta quarta-feira (11). “Quero informar que neste momento o candidato Odair Pereira está prestando depoimento no Ministério Público sobre os áudios vazados”, disse.

Os áudios já estão em posse do MPPE. Uma das gravações tem cerca de 12 minutos e reproduzem os possíveis envolvidos no diálogo oferecendo vantagens financeiras ao candidato.

Confirmado o Arrastão da Vitória de Flávio Marques 13 em Tabira para este sábado (14)

A Justiça confirma: o Arrastão da vitória de Flávio Marques – Prefeito 13 e Marcos Crente –Vice, vai ocupar as ruas de Tabira neste sábado (14), a partir das 18 horas, com concentração na Rodoviária. Pela forte pressão popular em favor da realização do ato da área urbana à rural, esse deverá ser o maior arrastão que já se viu em toda a história do município.

A confirmação ocorre após a COLIGAÇÃO A MUDANÇA SE FAZ COM TODAS AS FORÇAS” entrar com um mandado de segurança, com pedido liminar, impetrado em face de decisão proferida pelo Juízo da 50ª Zona Eleitoral de Pernambuco (Tabira/PE), nos autos de Petição Cível nº 0600161- 85.2024.6.17.0050, apresentada “a pedido do Ministério Público Eleitoral”.

A medida judicial foi necessária diante das diversas tentativas da “COLIGAÇÃO JUNTOS PARA O TRABALHO CONTINUAR, tendo à frente Nicinha de Dinca, de boicotar o evento do campo da oposição por vias judiciais e ordinárias.

Após análise dos documentos apresentados, o Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral profere a seguinte decisão:

“Vislumbro, então, a fumaça do bom direito defendido, sendo certo que, igualmente, observo o perigo da demora neste caso, dada a proximidade da data em discussão, fazendo-se necessário dirimir a situação com brevidade. Com essas considerações, DEFIRO A LIMINAR perseguida e suspendo a decisão impetrada concedendo exclusivamente à Impetrante o direito de exercer ato partidário requerido no dia 14 de setembro deste ano”.

“A Justiça tarda mais não falha! Estamos do lado do bem, fizemos o bom combate e saímos vitoriosos mais uma vez. Vista sua camisa vermelha, coloque o adesivo no peito, levanta a bandeira e bora avançar! O povo livre de Tabira vai ocupar as ruas e fará agora o maior arrastão que já se viu nesta cidade”, comemorou Flávio Marques. Da Assessoria