Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Aeroportos do Nordeste recebem incentivos fiscais da Sudene

O aeroporto da capital pernambucana, administrado pela Aena, teve o pedido de incentivo fiscal aprovado pela Diretoria Colegiada da Sudene nesta quarta-feira (2). A empresa reportou um investimento de R$ 517 milhões na unidade do Recife desde que assumiu a concessão em 2019. Esta é a sexta aprovação de pleitos da companhia relacionados à infraestrutura aeroportuária. Além do Recife, foram beneficiadas as unidades de Aracaju (SE), Bayeux (PB), Campina Grande (PB), Maceió (AL), Juazeiro do Norte (CE).

De acordo com o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, os incentivos fiscais são muito importantes para atrair e assegurar investimentos privados nos 11 estados da área de atuação da Autarquia. “Nossa Região ainda precisa avançar na competitividade, com melhorias em infraestrutura, por exemplo. Então, esse instrumento financeiro são um forte atrativo para os empreendedores enquanto não temos as mesmas condições de outras regiões brasileiras”, afirmou.

No total, a Aena declarou investimentos de R$ 933,8 milhões nos seis aeroportos, que fazem parte do Bloco Nordeste da concessão de 2019, sendo o maior volume de recursos aplicado no Recife. A empresa investiu R$ 105,5 milhões em Bayuex, R$ 72,5 milhões em Campina Grande, R$ 75,3 milhões em Aracaju, R$ 69,1 milhões em Maceió, e R$ 94,4 milhões em Juazeiro do Norte. Subsidiária da espanhola Aena Desarrollo, a companhia venceu o leilão da concessão do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e outros dez em 2022.

A Aena informou que, nos seis aeroportos do Nordeste, há 2.223 empregos diretos e indiretos. A maior parte deles está no Recife, com 85 postos de trabalho direto e 902 indiretos.

Outros pleitos

Além dos incentivos para o setor aeroportuário, a Diretoria Colegiada aprovou outros 17 pedidos em oito estados da área de abrangência da Sudene. Foram 14 relacionados com a Redução de 75% do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e três de Reinvestimento de 30% do IRPJ.

Eles estão assim distribuídos: Alagoas (1 pleito – Norsa Refrigerantes, em Arapiraca); Bahia (3 pleitos – Aço Master Industria Metalúrgica, em Feira de Santana, Kimberly Clark Brasil Indústria e Comércio de Produtos de Higiene, em Camaçari, e Claro NXT Telecomunicações, em Salvador); Ceará (2 pleitos – Hidrotintas, em Maracanaú, e 3R RNCE, em Icapuí); Espírito Santo ( 1 pleito – BW Energy Maromba do Brasil, de Aracruz); Minas Gerais (2 pleitos – Hipolabor Farmacêutica, em Sabará, e Sigma Mineração, em Itinga).

Pernambuco teve outros cinco pedidos atendidos, os de Biscoitos e Bolachas Skin, localizada em Caetés, Autêntico Comércio de Cocos, em Petrolândia; Cristalpet do Brasil Indústria de Embalagens, do Cabo de Santo Agostinho; Tambau Indústria Alimentícia, de Custódia; e Niagro Nichirei do Brasil Agrícola, de Petrolina.

Já a Paraíba teve dois pleitos Tecelagem São Cristovão e a Vitrium Indústria e Comércio de Vidros, sediadas em São Bento e Cabedelo, respectivamente. A empresa Apform Indústria e Comércio de Móveis, localizada em Macaíba, no Rio Grande do Norte, também foi atendida.

O diretor de Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais da Sudene, Heitor Freire, destacou que até agora, a Sudene aprovou 261 pleitos e tem outros 164 em tramitação. “Os incentivos são um muito importantes para a promoção do desenvolvimento regional, gerando empregos diretos e indiretos na nossa Região e nós temos atuado para atender as demandas que chegam à Autarquia”, afirmou.

Diogo Moraes pede à Polícia Federal investigações sobre uso da máquina pública estadual nas eleições de Sertânia

Líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Diogo Moraes enviou, nesta quarta-feira (02), ofício à Polícia Federal pedindo investigações sobre o possível uso da máquina pública estadual nas eleições municipais de Sertânia. Diogo pede que seja averiguado o uso de forças policiais de Pernambuco durante a disputa, visto que essa competência é da PF. Ele também pede ao Tribunal de Contas do Estado que seja  feita uma auditoria especial para investigar possíveis gastos com o pleito municipal e o desvirtuamento de servidores, e à Justiça Eleitoral que o fato seja esclarecido. A iniciativa surgiu após a declaração da candidata Pollyanna Abreu (PSDB) realizada em um ato político na noite de ontem, onde ela relata a presença do Governo do Estado no município.

Além disso, Diogo encaminhou um pedido de informações ao Governo do Estado sobre a atuação nas eleições de Sertânia. O pedido foi protocolado na Mesa Diretora da Alepe e foi direcionado para o gabinete da governadora Raquel Lyra, os chefes da Casa Civil, Túlio Vilaça, e Militar, Coronel Mamede, e para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

“O Governo do Estado precisa explicar se a candidata deles em Sertânia está mentindo ou se realmente existe uma força-tarefa oficial para elegê-la. Protocolamos pedido de informações ao Palácio e encaminhamos ofícios às instituições para entendermos como se dá essa participação do Governo do Estado nas eleições de Sertânia”, afirmou Diogo Moraes.

Na noite de ontem, Pollyana Abreu declarou em um ato: “Estou muito feliz, quero dizer aqui a vocês que o governo do Estado está aqui dentro de Sertânia, o Palácio está aqui dentro, a Casa Civil está aqui dentro e também a Casa Militar. Aqui… estão todos aqui em Sertânia, olhando de perto, acompanhando aquilo que está se passando”.

Uma das perguntas feitas por Diogo Moraes foi se a Secretaria de Defesa Civil ou a Casa Militar destacaram policiais militares para fiscalização de atos ou supostos crimes eleitorais, considerando que a competência investigativa desse tipo de crime é da Polícia Federal, e se a Justiça Eleitoral tinha conhecimento disso, em caso positivo.

João Campos se compromete a ampliar rede de assistência social no Recife

Em visita à comunidade Entra a Pulso, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na terça-feira (1º), o prefeito João Campos (PSB) se comprometeu a seguir expandindo a rede de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em um segundo mandato. Segundo o candidato, a previsão é de que a medida atenda cerca de 20 mil pessoas em localidades de maior vulnerabilidade social, viabilizando o acesso a serviços como o cadastro, a atualização e o acompanhamento de programas socioassistenciais.

“A gente vai fazer uma expansão da nossa rede de assistência social, criando novos CRAS. Com isso, a gente possibilita que pelo menos mais 20 mil pessoas tenham um espaço adequado para fazer um cadastro, um acompanhamento e, com isso, garantir os benefícios federais em dia. Esse acompanhamento da assistência social é fundamental, principalmente nos territórios mais vulneráveis”, explicou o prefeito, que, durante o ato, percorreu ruas e becos da comunidade para conversar com os moradores.

Em 2024, João Campos inaugurou unidades como a da Mustardinha, na Zona Oeste, e a de Nova Descoberta, na Zona Norte, ampliando para 16 o número desses equipamentos na cidade. As ações ao longo da atual gestão também incluíram a requalificação da rede existente, a entrega de Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e a mudança de endereço da Central do CadÚnico, que passou a funcionar em instalações mais amplas. As unidades do Compaz também contam com equipamentos da assistência social para facilitar o acesso da população a serviços voltados à garantia de direitos.

O CRAS é considerado a porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e viabiliza ações da Proteção Social Básica em áreas de vulnerabilidade social. É nesses espaços, por exemplo, que a população dispõe do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF), do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Programa Primeira Infância no SUAS, da Carteira da Pessoa Idosa e do VEM Livre Acesso.

Coluna do Finfa

Por Handson Matheus

Sabatina foi um sucesso – Na noite desta terça-feira, 1º de outubro, o debate organizado pelo Blog do Finfa no Cine Teatro São José em Afogados da Ingazeira ocorreu sem a presença do prefeito e candidato à reeleição Alessandro Palmeira, conhecido como Sandrinho.  A ausência foi comunicada oficialmente pela equipe de campanha do atual gestor, que enviou uma nota ao Blog do Finfa informando sua recusa em participar não apenas deste evento, mas de todos os debates agendados até o próximo sábado.

Durante o início do primeiro bloco, o mediador Júnior Finfa, lamentou a ausência de Sandrinho, destacando a importância de um confronto direto de ideias para fortalecer a democracia. “A democracia se fortalece quando os candidatos se dispõem a ouvir e serem ouvidos, e quando a população tem a chance de conhecer melhor seus futuros representantes”, declarou Finfa. Mesmo com a ausência do prefeito, o evento prosseguiu, transformando-se em uma sabatina com Danilo Simões, candidato da coligação União Pelo Povo.

Críticas à gestão atual
Logo em sua primeira fala, Danilo Simões criticou a ausência de seu oponente, afirmando que “pela primeira vez um prefeito em mandato não comparece a um debate”. Ele acrescentou que Sandrinho “foge do debate porque não consegue ouvir a verdade”, referindo-se à sua gestão. O candidato também destacou a falta de ações voltadas à geração de empregos, dizendo que “ele deveria estar aqui falando o que fez para gerar empregos para o povo”, ao invés de “gerar empregos eleitoreiros na prefeitura”.

Durante a sabatina, Danilo Simões apresentou diversas propostas voltadas para áreas cruciais de Afogados da Ingazeira. Entre elas, destacou a importância da criação de um polo de desenvolvimento empresarial que visa apoiar pequenos empreendedores e promover a contratação de jovens aprendizes nas empresas locais, como uma forma de estimular a geração de emprego e renda na cidade. Além disso, o candidato propôs a criação de uma agência de desenvolvimento rural, que teria como objetivo prestar assistência técnica aos agricultores, com a designação de técnicos agrícolas para quatro regiões distintas, promovendo assim o fortalecimento da agricultura familiar.

No campo ambiental, Danilo ressaltou a necessidade urgente de revitalizar o Rio Pajeú, sugerindo a busca de recursos internacionais para financiar projetos de saneamento. Ele criticou a atual administração pela demora na conclusão do Programa de Saneamento Global, que, segundo ele, ainda deixa muitos bairros sem acesso à rede de esgoto, agravando os problemas ambientais na região.

Outro ponto abordado por Danilo foi a valorização dos professores municipais. Ele defendeu a importância da alternância de poder, criticando a permanência de secretários que, em suas palavras, ocupam cargos há mais de 20 anos. Nesse sentido, o candidato se comprometeu a implementar novas políticas para melhorar as condições de trabalho e reconhecimento dos professores, promovendo uma renovação na gestão educacional do município.

Questionamentos sobre fake news
O candidato foi questionado pelo radialista Nill Júnior sobre alegações de que sua campanha estaria utilizando fake news contra o prefeito. Danilo negou as acusações, afirmando que sua campanha é limpa e que seu foco é apontar os erros da atual gestão. Ele destacou que nunca atacou o prefeito pessoalmente, concentrando-se apenas em propostas e críticas construtivas.

Gestão Fiscal e Auditoria
Danilo também destacou a importância de uma gestão fiscal eficiente, afirmando que “a administração correta dos recursos públicos resulta em sobra de dinheiro para obras e investimentos essenciais”. Ele propôs a realização de uma auditoria nas contas da Prefeitura e anunciou que, se eleito, lançará um novo edital de concurso público nos primeiros seis meses de mandato.

Encerramento
A sabatina terminou com as considerações finais de Danilo Simões, que reforçou seu compromisso com a alternância de poder, a criação de empregos e a revitalização do Rio Pajeú. Mesmo com a ausência de seu oponente, o evento proporcionou uma oportunidade valiosa para o público conhecer melhor as propostas e posicionamentos do candidato.

O Blog do Finfa, que organizou e transmitiu a sabatina ao vivo pelas redes sociais e pela Rádio Pajeú, reafirma seu compromisso com a democracia e com a importância do diálogo entre os candidatos, oferecendo um espaço para a população tomar decisões informadas sobre o futuro da cidade.

Agenda – Nesta quarta-feira (02), às 08:30 horas, a governadora Raquel Lyra, vai realizar a entrega de obras de expansão de abastecimento de água em localidades da zona rural de Caruaru, no Agreste do Estado. Quatro comunidades que fazem parte do segundo distrito do município serão beneficiadas com redução no rodízio de água: sítio Contendas, sítio Juriti, Assentamento Normandia e distrito do Rafael. Serão beneficiadas cerca de oito mil pessoas que vivem nessas comunidades. Essas melhorias foram anunciadas pela governadora no dia 18 de maio, no aniversário da cidade, e somam um investimento de R$ 756 mil.

Audiência Pública – Acontece nesta quarta-feira (02), na cidade da Ingazeira, Audiência Pública, para prestação de contas do 2º Quadrimestre de 2024. Será às 10 horas na Câmara de Vereadores. Uma relização do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Você sabia? – Que o florense, Lázaro Medeiros Viana da Costa (foto), assumiu como Ministro Substituto da Pesca e Aquicultura, no último dia 25 de setembro, em substituição ao Ministro André de Paula, que se encontra no Estado em período de férias, entrega hoje o cargo ao titular. Lázaro, que é de Flores, Sertão do Pajeú, acompanha o Ministro André de Paula, há 30 anos. Foi Coordenador de Articulação Municipal do DETRAN PE, Superintendente da Empetur, Coordenador Geral do Turismo do Brasil, na Embratur. Na Câmara Federal, foi assessor do então deputado André de Paula e assessor da vice-residência. No Ministério da Pesca e Aquicultura do Presidente Lula, foi o chefe da Assessoria Parlamentar e Assuntos Federativos, Assessor Especial do Ministro, Secretário Executivo e agora, esteve Ministro Substituto.

Frase“Com a vitória de Simão no primeiro turno, Miguel Coelho vai ter ainda mais força para nos representar no Senado” (Ex-senador Fernando Bezerra Coelho, oficializando publicamente os planos do seu filho, o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (UB), para ocupar uma das duas vagas da chapa do socialista João Campos, para o Senado)

Recolher material – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado sofreu mais uma dura derrota na Justiça Eleitoral nesta terça-feira (1º). Decisão proferia pelo juiz Diógenes Portela Saboia Soares Torres, titular da 071ª Zona Eleitoral de Serra Talhada, obriga a candidata a recolher grande parte do material de campanha por esconder a imagem do candidato a vice-prefeito, Faeca Melo. Conforme a decisão, Márcia deverá se abster de utilizar e distribuir o material de propaganda impugnado em desacordo com o que estipula o § 4º do art. 36 da Lei nº 9.504/1997. Ainda, recolher no prazo de 24h as bandeiras que estejam em desconformidade com § 4º do art. 36 da Lei nº 9.504/1997.Informações Júnior Campos

Disse“Precisamos trabalhar as especificidades de cada território para atender as pessoas com deficiência e a população de rua. Nosso compromisso é trabalhar muito para fortalecer políticas públicas como essas, que contribuam para a emancipação e cidadania do nosso povo em todos os espaços”. (Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, ao lado da Governadora Raquel Lyra e da vice-governadora Priscila Krause)

Perguntar não ofende – Tem candidato a vereador em Afogados da Ingazeira, que vai ultrapassar dos 1.200 votos?

Durante sabatina, Danilo Simões lança projeto revolucionário para o Mercado Público de Afogados da Ingazeira

Na noite desta terça-feira (01.10), o candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira e líder da oposição, Danilo Simões (PSD), participou de uma sabatina realizada pelo Blog do Finfa, no tradicional Cine Teatro São José. O evento, que estava inicialmente programado para ser um debate entre os candidatos, contou apenas com a presença de Danilo, já que o atual prefeito e candidato à reeleição não compareceu.

Durante sua fala, Danilo lamentou a ausência do adversário, destacando a importância de um debate para o fortalecimento da democracia e a escolha consciente do eleitor. “Esta é uma noite triste para a democracia em Afogados da Ingazeira. Pela primeira vez em 24 anos, um prefeito em mandato foge de um debate. Os eleitores mereciam esse confronto de ideias para decidir seu voto”, afirmou o candidato.

Danilo aproveitou a oportunidade para lançar a maquete eletrônica do projeto do novo Mercado Público Municipal, que está sendo proposto para revitalizar a atual estrutura. O projeto promete reorganizar a feira livre, transferindo-a para dentro do mercado, com a participação ativa dos comerciantes e feirantes na definição das melhorias. “Acabei de lançar nas minhas redes sociais o projeto do novo Mercado Público Municipal. Já fizemos as contas, Júnior, e há espaço suficiente para colocarmos a feira livre dentro do mercado municipal. Esse é um compromisso meu. Vamos buscar os recursos por meio da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (ADEPE). O Governo do Estado está realizando esse investimento em vários mercados municipais, como os de Caruaru, Palmares, Canhotinho e Bezerros, e vai fazer em Afogados da Ingazeira também, para que possamos transferir a feira livre para dentro do mercado público. Vamos realizar esse sonho, que já está materializado em uma maquete eletrônica, lançada hoje nas nossas redes sociais”, anunciou.

Danilo lembrou ainda que a atual gestão iniciou a obra do pátio da feira na antiga rede ferroviária, que ainda não saiu do papel, sem ouvir o povo, “sem saber o que os comerciantes e os feirantes do local gostariam que fosse feito. Foi uma decisão impositiva que ainda não resolveu e não resolverá, mas nós vamos mudar isso”, afirmou.

“Nosso compromisso é fazer com que aquela área da Rede Ferroviária se torne um espaço de cultura e eventos, assim como acontece na maioria das cidades que reaproveitaram esses espaços”, destacou Danilo.

Outro ponto central da sabatina foi o fortalecimento do comércio local. Danilo destacou sua experiência de 23 anos no setor bancário e prometeu ser um parceiro dos comerciantes da cidade, ouvindo suas demandas e promovendo o crescimento do setor. Ele também criticou a gestão atual pela falta de uma solução definitiva para o trânsito da cidade, citando que assessores contratados para resolver o problema estavam, na verdade, fazendo campanha política durante o expediente.

Entre as medidas imediatas propostas por Danilo Simões, estão:

A realização de um concurso público sério, com mais vagas do que o anunciado pela atual gestão, já nos primeiros seis meses de seu governo;

A municipalização do trânsito de Afogados da Ingazeira, visando melhorar a mobilidade e o atendimento ao comércio;

Uma auditoria nas contas da prefeitura para garantir que os recursos públicos sejam bem aplicados e direcionados para obras e serviços essenciais à população.

Ao finalizar sua participação, Danilo reforçou seu compromisso com a transformação de Afogados da Ingazeira e fez um apelo aos eleitores indecisos. “Peço o seu voto, para que juntos possamos acelerar o desenvolvimento de nossa cidade e construir um futuro melhor para todos”, concluiu.

A sabatina foi transmitida ao vivo pelo YouTube e Facebook do Blog do Finfa e retransmitida pela Rádio Pajeú, e Danilo Simões aproveitou o momento para agradecer aos apoiadores e reafirmar que, no dia 6 de outubro, o povo de Afogados da Ingazeira escolherá a mudança. Da Assessoria

João Campos é o candidato que apresenta mais propostas no debate da TV Jornal

Candidato à reeleição reafirmou compromissos em áreas como educação, saneamento, saúde, infraestrutura e emprego e renda

 O prefeito do Recife, João Campos (PSB), foi o candidato que apresentou mais propostas no debate da TV Jornal, na noite desta terça-feira (1º). O gestor destacou números de sua gestão em áreas como educação, saneamento, saúde, infraestrutura e geração de emprego e renda e apresentou compromissos concretos para um segundo mandato à frente da Prefeitura do Recife.

“Tenham certeza de que estou pronto para fazer muito mais, para seguir avançando. Consegui trazer marcas importantes: três obras por dia em áreas de morro, dupliquei as vagas de creche da nossa cidade, e vamos poder entregar até o fim do ano o Hospital da Criança do Recife, poder saber que as praças do Recife estão cuidadas, requalificadas, novos parques, a infraestrutura presente, cada obra entregue na periferia. Nós vamos fazer muito. Vocês sabem que a gente sabe fazer e sabe trabalhar, tirar do papel e fazer bem feito. Tenham certeza de que estou pronto para fazer muito mais e vamos fazer isso juntos”, declarou.

Durante o debate, João Campos reforçou compromissos assumidos ao longo da campanha, como a dragagem do Rio Tejipió, a construção de uma laje estaqueada para reduzir os alagamentos nas avenidas Recife e Dom Helder Camara, a construção de mais quatro pontes na cidade e a triplicação de vagas de creche. Na área de emprego e renda, destacou dados de sua gestão para a melhoria do ambiente de negócios na capital pernambucana e a promessa de ofertar duas mil vagas no Embarque Digital, para viabilizar ensino superior em tecnologia para a juventude, além de duas mil vagas no Protec Recife – voltado ao ensino técnico – e da criação do Embarque Profissionalizante – que reforçará a rede de qualificação profissional existente na cidade.

Por fim, o prefeito citou propostas para a saúde, como a criação do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) e a ampliação da rede de Centros TEA, reforçou seu empenho nos últimos quatro anos e pediu a confiança do eleitorado para continuar seu trabalho à frente da Prefeitura. “Eu aprendi desde cedo a fazer as coisas bem feitas, com respeito, estudando. O tempo da política é o tempo de poder se preparar, estudar e fazer as coisas com qualidade. Vocês me conhecem não da hora da eleição, mas do trabalho, da dedicação, do dia a dia, da presença na rua, e eu vou seguir fazendo bem feito. Agradeço a todos os recifenses que nos ajudaram nessa caminhada, me deram a oportunidade de ser prefeito do Recife e de poder fazer tanto”, afirmou.

Sabatina com candidato a prefeito Danilo Simões será às 20 horas desta terça-feira 1º de Outubro

Daqui a pouco às 20 horas, o Blog do Finfa, realiza Sabatina, com o candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões, da coligação União Pelo Povo, direto do Cine Teatro São José, em virtude da não presença do prefeito e candidato a reeleição Sandrinho Palmeira ao debate que estava programada para esta terça-feira.

A transmissão ao vivo será feita pelo YouTube, Facebook do Blog do Finfa (@BlogdoFinfa) e pelo site oficial (www.blogdofinfa.com.br). A Rádio Pajeú também transmitirá o evento.

A Sabatina contará com as participações do Pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios, Gilvan Bezerra, do Presidente da CDL, Aderval Vicente, do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Manoel Belarmino e a Diretora da Escola Municipal, Giselda Simões, Teresa Paula, além ddo radialista e blogueiro, Nill Júnior e do blogueiro Pedro Araújo.

“Miguel vai ter ainda mais força para nos representar no Senado”, diz FBC em vídeo de apoio a Simão

Num vídeo em apoio à reeleição de Simão Durando em Petrolina, o ex-senador Fernando Bezerra Coelho acabou oficializando publicamente os planos do seu filho, o ex-prefeito Miguel Coelho (UB), que até então vinha trabalhando o seu futuro político nos bastidores.

Aliado do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que já é considerado um virtual candidato ao Governo do Estado em 2026, o petrolinense é considerado como um forte concorrente a ocupar uma das duas vagas da chapa do socialista para o Senado. A outra já é considerada reservada para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos).

No vídeo publicado hoje nas redes de Miguel e do secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antonio Coelho, FBC detalha as ações do seu grupo para o avanço da cidade de Petrolina e pede que Simão seja reeleito em primeiro turno, reforçando que isso contribuirá para que Miguel fique mais fortalecido para tentar ser senador da República.

“Com a vitória de Simão no primeiro turno, Miguel vai ter ainda mais força para nos representar no Senado. Me ajude, vote com o coração, vote Simão 44”, disse FBC. Blog Cenário

TRE-PE lança campanha de prevenção e combate à violência

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lança campanha de prevenção e combate à violência nas Eleições 2024. Intitulada “Democracia sim, violência não”, o objetivo dela é prevenir e combater quaisquer tipos de violência, assédio eleitoral ou  discriminação. A iniciativa é uma ação de comunicação reunindo canais de denúncia da Justiça Eleitoral e de diversas instituições que cuidam da segurança e fiscalização do processo eleitoral.

O mote da campanha é a mensagem de que violência não combina com a festa da democracia. O objetivo é combater qualquer tipo de ação que coloque em risco a segurança de eleitores, candidatos e da votação em si, seja violência física ou simbólica, ou que atente contra a liberdade de voto.

O principal canal de denúncia é o aplicativo Pardal. Desenvolvido pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE), ele possibilita ao cidadão denunciar, além propaganda eleitoral irregular, crimes eleitorais e outras infrações especificadas na própria ferramenta. As denúncias para os casos de crimes ou outras irregularidades são efetuadas em campo próprio e são encaminhadas ao Ministério Público (MP). O usuário pode manter sigilo dos seus dados marcando esta opção diretamente no site do MP.

Combate à violência de gênero

A Ouvidoria da Mulher do TRE-PE recebe denúncias e notícias de violência política de gênero que serão encaminhadas diretamente ao MP. Violência política de gênero é toda ação, conduta ou omissão com a finalidade de impedir, criar obstáculos ou restringir os direitos políticos da mulher, seja ela candidata ou política eleita.

Os canais de atendimento da Ouvidoria da Mulher são o telefone (81) 3194-9200, escolher a opção 6, ou por e-mail: ouvemulher@tre-pe.jus.br.

SDS

Para as situações de emergência em que a intervenção imediata da Polícia Militar se faça necessária, a Secretaria de Defesa Social (SDS) disponibiliza o número de telefone 190.

A ouvidoria da SDS também pode ser acionada através do número 181 para casos de denúncia de outros casos de irregularidade.

Assédio eleitoral no ambiente do trabalho

O Ministério Público do Trabalho (MPT) recebe denúncias através do site www.mpt.mp.br sobre assédio eleitoral no ambiente do trabalho, dentre outras irregularidades laborais. Ao acessar o site, o usuário que queria fazer alguma denúncia, deve clicar em denuncie.

A prática de assédio eleitoral se caracteriza quando há coação, intimidação, ameaça, humilhação ou constrangimento com o intuito de influenciar, manipular ou impedir o voto, o apoio, a orientação ou manifestação política de trabalhadoras e trabalhadores no local de trabalho ou em situações relacionadas ao trabalho.

Ministério Público de Pernambuco

As denúncias de irregularidades em candidaturas, de crimes eleitorais e pedidos de apuração de infrações eleitorais podem ser realizadas através da Ouvidoria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), via formulário eletrônico no site do MPPE; pelo número 127 (das 8h às 14h, em dias úteis) ou ainda no atendimento via WhatsApp: (81) 99679-0221.

Coluna do Finfa

Não vai ao debate – Na tarde de ontem (30), recebi em minha residência, o coordenador da campanha da Frente Popular de Afogados da Ingazeira, Ney Quidute e o amigo Alexandre Morais, que também é um dos membros da coordenação.

Na oportunidade eles me entregaram em mãos, um Ofício de nº 038/2024 – PSB, comunicando o não comparecimento do prefeito e candidato à reeleição Sandrinho Palmeira, ao debate que este blog vai realizar nesta terça-feira 1º de Outubro, às 20 horas no Cine Teatro São José.

A íntegra do ofício diz que: ‘Em resposta ao convite para participação de debate político neste 1º de outubro de 2024, vimos comunicar que, após reunião de análise e planejamento de campanha, não será possível a participação do Prefeito e candidato à reeleição, Sandrinho Palmeira.

Comunicamos ainda que a decisão é extensiva a outros convites da imprensa, assim como envolve todos os candidatos de nossa coligação’.

Assinei o protocolo, e afirmo que o debate vai acontecer como está marcado, somente com o candidato da União Pelo Povo, Danilo Simões, às 20 horas, com transmissão ao vivo pelos canais do YouTube e Facebook do @BlogdoFinfa, além do site www.blogdofinfa.com.br e pela Rádio Pajeú.

Já tinha confirmados presenças o Pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios o Padre, Gilvan Bezerra, o Presidente da CDL, Aderval Vicente, O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Manoel Belarmino e a professora municipal e Diretora da Escola Municipal GIzelda Simões, Teresa Paula.

Então não perca a sabatina que irei realizar com o candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões, nesta terça-feira às 20 horas.

Vai levar para o governo – Na sua passagem no último sábado (28), pela cidade de Custódia, a governadora Raquel Lyra, participou de grande ato político da coligação “União por Custódia”, que apoia a candidatura de Messias do Dnocs para suceder o atual prefeito Manuca. Quando usou da palavra a governadora disse: “Messias, sua caminhada está apenas começando. A partir de 1º de janeiro, quero você [Manuca] ao meu lado, no governo de Pernambuco, para que possamos continuar a trabalhar por Custódia e por todo o estado. Pernambuco te chama, e quero você [Manuca] junto de mim”.

Pesquisa – Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada no início da desta segunda-feira (30/09), mostra o candidato Dr. Pedro, liderando com larga vantagem na disputa pela eleição da Prefeitura de Iguaracy. Em votos válidos, Dr. Pedro tem 76% e Albérico Rocha 24%.

Você sabia? – Que ultimamente o Governo Municipal de Itapetim, está construindo, de uma só vez, mais 08 passagens molhadas, sendo 04 no Sítio Miguel, 01 no Enjeitado, 01 em Santo Antônio de Lima, 01 na Clarinha e 01 em Piedade. ” Essas obras não são apenas estruturas de concreto, são pontes, elas garantem que as pessoas possam circular em qualquer época do ano, facilitando o transporte, o escoamento da produção e o acesso a serviços essenciais”, disse o prefeito Adelmo Moura.

Frase“Esse é mais um gesto do Governo, que cede um terreno para o Poder Judiciário. Atualmente, o fórum da cidade está funcionando em uma sala cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral. Com o novo prédio, será possível atender bem a necessidade da região”. (Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, após a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, assinar um Termo de Vinculação Administrativa, para a construção do novo Fórum da COmarca de Rio Formoso)Hoje – Nesta terça, às dez horas, nos estúdios da Rádio Pajeú, tem o Grande Debate com os candidatos a prefeito de Tuparetama. Foram convidados  Danilo Augusto (AVANTE), Diógenee Patriota (PSDB) e Ivaí Cavalcanti (PT). Serão quatro blocos. Após a saudação inicial, além da tradicional pergunta de candidato a candidato, com réplica e tréplica, haverá o bloco onde temas ligados à administração pública serão debatidos. Ainda um com perguntas do grupo Fé e Política Dom Francisco para os candidatos, também com previsão de réplica e tréplica. Por fim, um bloco de considerações finais. Haverá transmissão pelas plataformas YouTube, Facebook, e pelos aplicativos da emissora.

Disse“Num estado soberano, todos nós cidadãos e todos aqueles que atuam aqui tem que cumprir a lei do país. É assim em todo lugar. O Brasil não é menor, o Brasil não é quintal de ninguém, é um estado soberano que precisa ter o seu direito respeitado”. (A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, nesta segunda-feira (30) que todas as empresas que atuam no Brasil tem que cumprir a lei e que o país “não é quintal de ninguém” ao comentar sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu a rede social X, do bilionário Elon Musk)

Perguntar não ofende – A decisão do prefeito e candidato a reeleição de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, de não participar de debates, foi tomada no último sábado durante uma reunião na Chácara da Drª Joan, e quem encabeçou essa decisão foi o ex-deputado Gonzaga Patriota?