Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Miguel faz caminhada da Vitória nesta quinta-feira (03)

O candidato a prefeito de Serra Talhada, Miguel Duque, realiza nesta quinta-feira (3) uma grande caminhada no centro da cidade ao lado do vice Marcus Godoy e do time de apoiadores.

A Caminhada da Vitória está marcada para começar às 18h20, com concentração na Rua do Rodeio, próximo ao Restaurante Tempero Sertanejo.

“Junte-se a nós em uma grande caminhada rumo ao futuro que desejamos. Vamos unir forças, mostrar nossa garra e fazer a diferença. Vista-se de esperança, traga sua energia e venha caminhar ao nosso lado para nossa vitória”, convidou Miguel nas redes sociais. Da Assessoria

DataTrends: Delson Lustosa consolida liderança em Santa Terezinha com 86% dos votos válidos

Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada nesta quinta-feira (03/10), mostra o prefeito Delson Lustosa, liderando com vantagem significativa na disputa pela reeleição da Prefeitura de Santa Terezinha.
No levantamento espontâneo, Delson Lustosa aparece com 74% das intenções de voto, contra 11% de Neguinho de Danda. Não sabe/não respondeu 15%.
Na pesquisa estimulada, Delson Lustosa sobe para 77%, seguido por Neguinho de Danda com 13%. Brancos e nulos 6%. Não sabe/não respondeu 4%.
Em votos válidos, Delson Lustosa tem 86% e Neguinho de Danda 14%.
Potencial de Voto de Delson Lustosa – Votaria com certeza (77%), poderia votar (6%), não votaria de jeito nenhum (13%) e não sabe ou não respondeu (4%).
Potencial de Voto de Neguinho de Danda – Votaria com certeza (13%), poderia votar (13%), não votaria de jeito nenhum (66%), não conhece o suficiente (3%) e não sabe ou não respondeu (5%).
Avaliação da Gestão – O governo do prefeito Delson Lustosa é aprovado por 87% e rejeitado por 10% da população de Santa Terezinha. Não sabe/não respondeu 3%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-09616/2024. A margem de erro é de 4,90 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 400 eleitores nos dias 24 e 25 de setembro.
POOL DE VEÍCULOS – A Pesquisa DataTrends é divulgada por um pool de blogs composto por Alberes Xavier, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE, Finfa, Giro Mata Norte, Silvinho, Roberto Gonçalves, Pernambuco Urgente, Roberto Almeida, Didi Galvão e Bocão.

Prefeita Nicinha Melo justifica ausência em debate de rádio e repudia ataques misóginos

A prefeita de Tabira e candidata à reeleição, Nicinha Melo, enviou um ofício à Rádio Cidade justificando sua ausência no debate político que ocorrerá no dia 3 de outubro de 2024. Segundo a justificativa oficial, a ausência se deve a compromissos de campanha previamente estabelecidos, que envolvem a participação direta nas ruas e o diálogo com os eleitores.

Nicinha Melo destacou que sua campanha mantém “um esforço contínuo de ouvir as demandas da população e propor soluções para os desafios do município. No entanto, o documento também traz um alerta importante sobre o ambiente de respeito necessário nos debates eleitorais. Segundo o texto, nas últimas semanas, a prefeita e outras mulheres têm sido alvo de ataques agressivos e desrespeitosos, principalmente por parte de um adversário”.

“Entendemos que esse tipo de postura é prejudicial ao processo democrático”, afirma o ofício, assinado por Raul Antônio Batista da Silva Amorim, representante da coligação Juntos para o Trabalho Continuar. A mensagem reforça o comprometimento da prefeita com um debate público pautado pela responsabilidade e pelo respeito.

A ausência no debate foi comunicada com antecedência, e a prefeita permanece aberta ao diálogo, desde que em um ambiente democrático e respeitoso. “Nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais”, finaliza o documento.

Morre o jornalista Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, aos 97 anos

Por g1 Rio

Morreu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, aos 97 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, e nas últimas semanas vinha tratando de uma pneumonia.

Segundo o Memória Globo, Cid Moreira apresentou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes.

Vida e carreira
Cid Moreira nasceu em Taubaté, no Vale do Paraíba, em 1927 — ele completou 97 anos na última sexta-feira (27).

O jornalista iniciou a carreira no rádio em 1944, depois de ser descoberto por um amigo que o incentivou a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté. Nos anos seguintes, entre 1944 e 1949, ele narrou comerciais até se mudar para São Paulo, onde trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.

Em 1951, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Foi lá que, entre 1951 e 1956, começou a ter suas primeiras experiências na televisão, apresentando comerciais ao vivo em programas como “Além da Imaginação” e “Noite de Gala”, na TV Rio.

Sua estreia como locutor de noticiários aconteceu em 1963, no “Jornal de Vanguarda”, da TV Rio, o que marcou o início de sua carreira no jornalismo televisivo. Nos anos seguintes, trabalhou nesse mesmo programa em várias emissoras, como Tupi, Globo, Excelsior e Continental, consolidando sua presença na televisão.

Ele estreou o JN
Em 1969, Cid Moreira voltou à Globo para substituir Luís Jatobá no “Jornal da Globo”. No mesmo ano, foi escalado para a equipe do recém-lançado “Jornal Nacional”, o 1º telejornal transmitido em rede no Brasil. A estreia ocorreu em setembro de 1969, e Cid dividiu a bancada com Hilton Gomes. Dois anos depois, iniciou uma parceria de longa data com Sérgio Chapelin.

Durante 26 anos, Cid foi o principal rosto do JN. Sua voz tornou-se sinônimo de credibilidade, e seu “boa-noite” diário marcou a televisão brasileira.

Em 1996, uma reformulação do programa trouxe novos apresentadores, William Bonner e Lillian Witte Fibe, com Cid Moreira dedicando-se à leitura de editoriais.

Senhor de todos os sortilégios
Paralelamente, Cid também participou do “Fantástico” desde sua estreia, em 1973, revezando com outros apresentadores. Em 1999, ele narrou o famoso quadro de Mr. M, que se tornou um grande sucesso do programa. Sua voz icônica ficou tão ligada ao quadro que ele entrevistou o próprio Mr. M quando o ilusionista visitou o Brasil no ano seguinte.

A partir da década de 1990, Cid começou a se dedicar à gravação de salmos bíblicos. Em 2011, realizou o objetivo de gravar a Bíblia na íntegra, projeto que se tornou um grande sucesso de vendas.

Em 2010, foi lançada a biografia “Boa Noite – Cid Moreira, a Grande Voz da Comunicação do Brasil”, escrita por sua esposa, Fátima Sampaio Moreira. Durante a Copa do Mundo daquele ano, ele gravou a famosa vinheta “Jabulaaani!” para a cobertura do “Fantástico” e programas esportivos da Globo, adicionando mais um capítulo à sua ilustre carreira.

DataFinfa será publicado nesta sexta-feira (04)

O Blog do Finfa realizou uma ampla consulta com políticos, ex-políticos, lideranças políticas, que conhecem profundamente o xadrez eleitoral de Afogados da Ingazeira, e divulga nesta sexta-feira (04), às 10 horas, o segundo DATAFINFA, apresentando uma lista mais restrita e apontando os que devem ser eleitos, os que despontam com grande chance de conquistar uma das 13 cadeiras do legislativo afogadense, além dos que podem surpreender.

Importante destacar que os dados aqui apresentados são unicamente um posicionamento deste blogueiro, não se tratando de pesquisa científica, mas sim de um ampla consulta com algumas pessoas que conhecem com profundidade a política de Afogados da Ingazeira.

Coluna do Finfa

Pesquisa – O Blog estará publicando às 10 horas desta quinta-feira (03), Pesquisa Data Trends, de intenção de voto da cidade de Santa Terezinha, onde estão concorrendo o atual prefeito e candidato à reeleição Delson Lustosa (Podemos) e Neguinho de Danda (União). A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-09616/2024. A margem de erro é de 4,90 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 400 eleitores nos dias 24 e 25 de setembro.

Cavalgada – A chapa da oposição de São José do Egito, Fredson Brito (Prefeito) e Zé Marcos (vice-prefeito), vereadores, lideranças, realizam neste sábado (05),a cavalgada grande Cavalgada da Esperança! A concentração será às 7 horas na Chácara de Sabino, com um delicioso café da manhã. “Sairemos pela rua principal de São José do Egito, acompanhados de Marquinhos da Serrinha, dos aboiadores Griguilins da Serrinha, Paulo Barba e Jairinho. Após o percurso, voltamos à Chácara de Sabino para o almoço”, disse o candidato Fredson Brito.

Iniciou – O Banco do Nordeste iniciou, nesta quarta-feira (02) em Fortaleza, três dias de intenso debate com especialistas nacionais e internacionais sobre o futuro digital da nossa região. “O BNB Tech traz um panorama dos principais avanços na área e sua conexão com o desenvolvimento econômico e social do Brasil. A tecnologia é uma ferramenta imprescindível e saber onde queremos chegar é o ponto de partida mais inteligente para essa caminhada”, disse o presidente do BNB Paulo Câmara.

Agenda – Nesta quinta-feira (3), às 15 horas, a governadora Raquel Lyra entrega um novo tomógrafo ao Hospital Dom Hélder Câmara, no município de Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana. O investimento foi de cerca de R$ 1,9 milhão. Com previsão de funcionamento 24 horas por dia, o serviço vai oferecer uma média de 750 exames por mês.

Frase“Afogados da Ingazeira não pode mais ser governada por uma pequena elite. Vamos devolver a cidade ao povo, com um governo participativo onde a zona rural terá vez e voz”. (Candidato da oposição Danilo Simões, na noite de ontem na Comunidade do São João Novo)

Comício – Acontece nesta quinta-feira (03), o comício para consolidar a vitória do candidato único à Prefeitura de Solidão, Maycon da Farmácia (PSB) e seu companheiro de chapa Antônio Bujão (PSB). O evento será a partir das 18 horas na Praça Central. Maycon é candidato único na terra de Nossa Senhora de Lourdes, e virou notícias no cenário político.

Você sabia? – Que a Câmara de Vereadores de Itapetim, aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária nº 17/2024. enviado pelo Poder Executivo, que propõe a criação do Dia Municipal do Rio Pajeú, a ser celebrado anualmente no dia 13 de setembro. Segundo o blogueiro Marcello Patriota, a criação desta data comemorativa é uma homenagem à criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pajeú.Curso – A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) promoveu, nesta terça e quarta-feira (02/10), um curso voltado para servidores das áreas da Diretoria Geral de Monitoramento dos Contratos de Gestão (DGMCG), da Secretaria Executiva de Administração e Finanças (SEAF), da Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE), do Jurídico, além de representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE) do núcleo da Saúde. Com o tema “Organizações Sociais e Execução de Contratos de Gestão com Ênfase nos Controles Internos e no Compliance”, a capacitação aconteceu no auditório da Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (EGAPE), no bairro da Boa Vista, no Região Central do Recife.

Perguntar não ofende – Você eleitor, concorda com a desistência, de última hora, do candidato Sandrinho Palmeira de participar dos debates do Blog do Finfa e da Rádio Pajeu, contra seu oponente, Danilo Simões?

Quem garante que a nova praça do bairro São Francisco não terá o mesmo caminho da Praça Paulo Nelson de Oliveira?

Por: Pedro Araujo – Blog PE Notícias

Quem não lembra nos idos de 2018, mais precisamente no mês de dezembro, quando da inauguração da nova Praça Paulo Nelson de Oliveira, no centro da cidade, foi um alarde, foi amplamente divulgado por meio da imprensa local, sobre a boniteza da nova praça. Hoje a foto em tela não deixa qualquer dúvida de como se encontra a praça. Motoristas e motociclistas passam com seus veículos de um lado pra o outro da rua por cima da praça, o que não é permitido, usando o lugar que era para ser uma pista de caminhada para aqueles que praticam exercícios físicos.

O que dizer as autoridades? Nada, eles não têm do que se defender porque há 12 anos prometem municipalizar o caótico trânsito da cidade e até hoje as informações divulgadas é que ainda está em estudo a municipalização. Tem um jargão que já virou tipos de chacotas por parte de alguns populares, quando dizem que os estudos da municipalização está concorrendo com um curso completo de Medicina, quando o aluno faz o vestibular, estuda por seis anos numa faculdade, depois passam mais alguns anos fazendo residência médica, depois vão para um mestrado/doutorado e pós-doutorado, e lá se vão vários anos até receber o “canudo”. Se levarmos para o lado não irônico da coisa, faz sentido a comparação da chacota.

Dias atrás, inauguraram parte da Praça do bairro São Francisco, e na mesma semana da inauguração já existia uma (ruma) de meninos tomando banho na água da fonte luminosa do local. Nada que culpar a administração por esse entrevero, uma vez que essas crianças tem seus pais que podem muito bem cuidar e dizer que aquela água não é para tal tipo de brincadeira.

Mas como também está sendo muito alardeada essa nova inauguração, não custa nada lembrar os alardes que fizeram lá em 2018 com a Praça Nelson Oliveira. Seria mais conveniente cuidar hoje para só depois alardear.

Caravana Acelera 55 leva multidão à comunidade São João Novo em Afogados da Ingazeira

Nesta quarta-feira (02), a Caravana Acelera 55, liderada pelo candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões (PSD), e seu vice, Edson Henrique (PP), percorreu a comunidade do São João Novo, na zona rural do município. Acompanhados pelos candidatos a vereador da Coligação União Pelo Povo, o evento reuniu uma multidão de apoiadores e militantes, que se concentraram na Praça do Conjunto Habitacional Miguel Arraes e seguiram em carreata até o local do evento.

A recepção calorosa reforçou o entusiasmo da comunidade com a campanha da coligação, que tem destacado o compromisso com melhorias para a zona rural, sempre presente nos discursos de Danilo Simões e Edson Henrique.

Edson Henrique, em sua fala, destacou a necessidade de uma gestão que realmente olhe para as comunidades rurais, criticando o atual governo por ter “governado de costas” para o Polo São João. “O prefeito esqueceu da zona rural, mesmo tendo recebido uma votação expressiva aqui. Nós, ao contrário, já estamos comprometidos com melhorias, como a instalação de uma ambulância, patrulhas rurais e maior acesso à água, para dar dignidade ao homem e à mulher do campo”, afirmou Edson Henrique.

Além disso, o candidato a vice-prefeito também ressaltou que, caso eleito, sua gestão irá se empenhar em oferecer equipamentos agrícolas permanentes à comunidade, como tratores e caminhões-pipa, reforçando o compromisso de transformar o futuro da zona rural de Afogados da Ingazeira.

Danilo Simões, por sua vez, enfatizou que sua gestão será de total transparência e proximidade com o povo, reforçando que um bom gestor é aquele que lidera e inspira, não o que segue ordens. “Afogados da Ingazeira não pode mais ser governada por uma pequena elite. Vamos devolver a cidade ao povo, com um governo participativo onde a zona rural terá vez e voz”, declarou.

Danilo também anunciou ações práticas já em andamento, como a perfuração de poços e a construção de barreiros na zona rural, frutos de parcerias com o governo do estado, liderado pela governadora Raquel Lyra. “Antes mesmo de assumirmos, já estamos trabalhando para resolver problemas, como o reforço na energia elétrica do São João Novo e manutenção de estradas rurais. Nossa meta é avançar ainda mais, com apoio do nosso deputado estadual Romero Sales Filho e do governo estadual”, acrescentou o candidato.

A Caravana Acelera 55 se consolida como um movimento crescente, mobilizando a população de Afogados da Ingazeira e promovendo um debate franco sobre as necessidades do município, em especial da zona rural, que há tempos clama por uma administração mais presente e comprometida com o seu desenvolvimento. Da Assessoria

De mãos dadas com o futuro, milhares de apoiadores acompanham visita de Rodrigo Pinheiro e Raquel Lyra ao Comércio de Caruaru

A visita ao comércio realizada pelo prefeito e candidato à reeleição Rodrigo Pinheiro (PSDB), juntamente da sua candidata a vice Dayse Silva (PSDB) e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), atraiu milhares de caruaruenses, na tarde desta quarta-feira (02), ao centro de Caruaru. Mobilizados principalmente pelos sentimentos de confiança e esperança de continuarem vivenciando a Capital do Agreste no rumo certo, os apoiadores não se fizeram de rogados na hora de pedir votos aos indecisos, destacando de quebra, a importância da manutenção da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

“Nossa Caruaru não pode perder de jeito nenhum os benefícios que essa união entre Rodrigo e Raquel pode proporcionar, pelos próximos quatro anos. A água já vem chegando com força na zona rural, o Hospital da Mulher vai ser inaugurado e as polícias já estão sendo reestruturadas. Escolher um caminho contrário, só irá empurrar a cidade para o retrocesso”, opinou o apoiador Francisco Lima. “Votar em Rodrigo é renovar todas as melhorias que estão por vir com o apoio de Raquel. Nossa cidade merece um grande futuro pela frente!”, reforçou Maria das Graças.

Tradicionalmente responsável pela geração de milhares de empregos, assim como os demais segmentos econômicos, o comércio de Caruaru também será fortalecido na próxima gestão de Rodrigo Pinheiro. “O desenvolvimento econômico de Caruaru será uma das nossas prioridades, ou seja, fortaleceremos o empreendedorismo com investimentos ainda mais nas infraestruturas do comércio, da indústria, do turismo, atraindo novos negócios e gerando mais postos de trabalho aos caruaruenses, através também do oferecimento de mais qualificações profissionalizantes”, destacou Rodrigo.

Ao término da visita, a governadora de Pernambuco enalteceu o presente e o futuro promissores, com a renovação de mandato de Rodrigo, já no primeiro turno. “O povo de Caruaru vem demonstrando o desejo de continuidade de um trabalho que está transformando para melhor a realidade de sua cidade. E muito já está e ainda será feito por toda a cidade. Quem está com Raquel Lyra em Caruaru, está com Rodrigo Pinheiro, votando no 45, neste domingo (6)!”.

João Campos reúne militância em evento no Clube Internacional

Prefeito e candidato à reeleição participou de ato do vereador Aderaldo Pinto (PSB)

Na reta final da campanha eleitoral, o prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB), participou, nesta quarta-feira (2), de uma reunião com apoiadores e a militância do candidato a vereador Aderaldo Pinto (PSB). O ato ocorreu no Clube Internacional e reuniu milhares de pessoas que já definiram João como prefeito no próximo domingo, durante seu último discurso antes da eleição.

João reforçou que até o domingo vai ser “pé no acelerador” atrás de voto. “Vamos botar pra moer até domingo, fazer o dever de casa. Não vamos descansar e pedir voto até a última hora para consolidar esta vitória. Faltam quatro dias e é muito bom a gente chegar com um time forte. Chegar forte com o povo na rua. Ser reconhecido pelo povo pelo trabalho. Na política, a presença é uma coisa muito importante. Fazer e fazer bem feito”, destacou o prefeito.

“A gente chega nesse momento com o coração cheio de alegria e emoção. Tenho um orgulho danado de que ninguém nunca fez tanto em quatro anos como a gente fez. São obras importantes, esperadas há anos. Mas não estou aqui pra falar apenas do que a gente fez. Estou animado para fazer o que ainda falta e a gente sabe fazer”, acrescentou.