Nesta sexta-feira (04), às 10 horas, a governadora Raquel Lyra assina os primeiros contratos para a regularização fundiária de casas da comunidade de Boa Esperança, no município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste Central. Nesta primeira assinatura, serão beneficiadas 402 famílias que já estão aptas para o processo de regularização. Ao todo, 650 imóveis da comunidade serão regularizados. Do total de famílias beneficiadas, 130 também serão contempladas com melhorias habitacionais. A ação acontece no âmbito do programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional (Regmel), do governo federal, e tem como agente financeiro a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado (Seduh).
Posts published by “Junior Finfa”
José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.
O Blog do Finfa realizou uma ampla consulta com políticos, ex-políticos,lideranças políticas, que conhecem profundamente o xadrez eleitoral de Afogados da Ingazeira, e divulga o seu segundo DATAFINFA, apresentando uma lista mais restrita e apontando os que devem ser eleitos, os que despontam com grande chance de conquistar uma das 13 cadeiras do legislativo afogadense, além dos que podem surpreender.
Importante destacar que os dados aqui apresentados são unicamente um posicionamento deste blogueiro, não se tratando de pesquisa científica, mas sim de um ampla consulta com algumas pessoas que conhecem com profundidade a política de Afogados da Ingazeira.
Confira agora a lista dos possíveis eleitos na nossa avaliação, lembrando que os eleitos são os que consideramos com maiores chances de vitória, e os que estiverem disputando tentarão as vagas remanescentes de cada partido. Alem do mais, os nomes encontram-se por ordem alfabética, e não por quantidade de votos que possam ser obtidos, por cada candidato.
Afogados da Ingazeira tem 2 candidatos a prefeito e 95 a vereador registrados para disputar a eleição de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Vamos às projeções
PSB – 04 ou 05 vagas
Eleitos
Cesar Tenório
Reinaldo Lima
Vicentinho
Disputando
Cícero Miguel
Raimundo Lima
Rivelton Veterinário
MDB – 03 ou 04 vagas
Eleita
Gal Mariano
Disputando
Canção
Danilo Gonçalves
Douglas Eletricista
Luiz Bizourão
Tenente Gleidson
Republicanos – 01 vaga
Disputando
Douglas de Zulene
Jânio Carlos
Jerffeson do Blog
Mario Martins
Federação (PT/PC do B/PV) – 01 vaga
Disputando
Joana D’arc
Jota Oliveira
Lucineide do Sindicato
Maviael
Simone da Feira
PSD 01 ou 02 vagas
Eleito
Edson dos Cosmético
Disputando
Cafu
Jucélio Gomes
PP – 01 ou 02 vagas
Eleito
Zé Negão
Disputando
Rafael da Água
Novo – 00 a 01 vaga
Disputando
Júnior Santiago
Principal serviço de emergência do Litoral Sul do Estado, o Hospital Dom Helder Câmara, localizado no município de Cabo de Santo Agostinho, recebeu um novo tomógrafo. O equipamento foi entregue, nesta quinta-feira (3), pela governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause. Ao todo, foram investidos mais de R$ 1,9 milhão no serviço, que irá funcionar 24h por dia, com capacidade de ofertar uma média de 750 exames por mês.


O Projeto de Lei 5813/2023, de autoria da deputada federal Iza Arruda (MDB/PE), que estabelece diretrizes para incentivar a contratação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi sancionado pelo presidente Lula, nesta quinta-feira (3). De acordo com a parlamentar, a nova legislação “entra para a história como uma grande vitória para a comunidade autista no Brasil”. O objetivo é promover a inclusão de pessoas com autismo no mercado de trabalho, oferecendo mais oportunidades e maior visibilidade a esse grupo.
Durante a reunião com o ministro Alexandre Padilha, a deputada estava acompanhada pelo professor Dr. Geraldo Peçanha, especialista em TEA, e seu filho Matheus Peçanha, que é autista e foi um dos homenageados com a aprovação da lei. Matheus, que sempre desejou ingressar no mercado de trabalho, representa simbolicamente os milhares de brasileiros que, com a nova legislação, terão a chance de alcançar esse sonho.
Com a sanção, a União passa a ser responsável por integrar o Cadastro da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (SisTEA) ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), facilitando a intermediação para vagas de emprego e contratos de aprendizagem. A medida também prevê a realização de ações como feiras de emprego, além de campanhas de conscientização para empregadores sobre a importância de incluir pessoas com deficiência no ambiente de trabalho.
A deputada Iza Arruda comemorou a sanção e destacou a relevância da conquista: “Inclusão é atitude. Essa legislação marca uma transformação profunda na vida de muitas famílias, reforçando nosso compromisso de construir um país mais acessível e justo para todos.”
Ela também enfatizou que a lei é fruto de um trabalho conjunto com pais, educadores e especialistas, que há anos lutam por mais acessibilidade e equidade no mercado de trabalho. “Este é um passo fundamental para garantir que as pessoas com autismo tenham oportunidades reais de ingressar e se desenvolver em suas carreiras”, concluiu a deputada.
Além disso, a legislação determina que todas as esferas de governo que aderirem ao Sine sigam as normas de acessibilidade estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), assegurando que os ambientes de trabalho estejam adaptados às necessidades específicas de pessoas com deficiência.
Essa conquista representa um avanço significativo para os direitos das pessoas com deficiência, em especial aquelas com autismo, abrindo novas portas para um futuro mais inclusivo no Brasil.
Uma multidão verde tomou as ruas de Serra Talhada na noite desta quinta-feira (3). O candidato a prefeito Miguel Duque, ao lado do seu vice Marcus Godoy, do deputado estadual Luciano Duque e dos candidatos a vereadores, reuniu mais de dez mil pessoas no maior arrastão da história do município.
Pessoas a pé, em motos, em bicicletas e em carros acompanharam o cortejo, que saiu da rua do Rodeio e finalizou no bairro Bom Jesus. O clima de virada era nítido na alegria dos que acompanharam o percurso. Jovens vestindo roupas estilizadas feitas com a bandeira da chapa, dançavam o passinho ao som do refrão “é Miguel! Vota no 20!”.
Visivelmente animado e feliz, Miguel Duque agradeceu o trabalho e empenho de todo o time. “É emocionante ver essa quantidade de gente, que está aqui por livre e espontânea vontade. Aqui não tem ninguém recebendo nada em troca. Aqui não tem ninguém obrigado. Quem está aqui acredita que Serra Talhada precisa mudar. Do jeito que está, não pode continuar. Por isso, domingo é 20! É 20! É 20!”, disse.
Hoje, a partir das 18h30, o candidato realiza porta a porta no bairro Vila Bela. Da Assessoria
No último debate antes das eleições, promovido na noite desta quinta-feira (3) pela TV Globo, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), mostrou, mais uma vez, que é o mais preparado para manter a cidade no rumo dos avanços. Focado em imprimir um tom propositivo à trajetória eleitoral, o candidato esclareceu o eleitorado sobre notícias inverídicas apresentadas pelos oponentes, falou de realizações de sua gestão em áreas como educação, segurança, infraestrutura e geração de emprego e renda e pediu a confiança da população para vencer as eleições no domingo (6) e realizar os compromissos que assumiu durante a campanha.
“Trabalho pelo Recife todo dia, traduzindo isso em melhoria na vida das pessoas, que é a posição que me cabe como prefeito. Tenho a tarefa honrosa de juntar a cidade, de estar na mesa da convergência de uma grande frente política com capacidade de fazer, realizar e transformar a vida das pessoas. Tenho o orgulho muito grande de ter batido recorde de investimentos na história da nossa cidade, com mais de R$ 850 milhões investidos, e saber que mais de 70% de tudo isso está nas periferias da cidade, nas três obras de morro entregues todo dia, nas mais de 3,5 mil obras do Programa Parceria, na expansão da rede de saúde”, elencou.
No debate, um dos temas abordados por João Campos foi a macrodrenagem da Bacia do Tejipió. O prefeito disse que a dragagem do rio já está em andamento e possibilitará a redução de alagamentos em áreas da Zona Oeste e da Zona Sul, a exemplo das vias de acesso ao Ibura. Sobre segurança, João afirmou que trata o tema de forma abrangente, investindo, por exemplo, em iluminação pública – o Recife conta com mais de 100 mil pontos em LED e novos postes voltados aos pedestres – e na ampliação da Rede Compaz. Reforçou ainda o compromisso de implantar uma muralha digital no Centro da cidade, com câmeras dotadas da tecnologia OCR, que faz a identificação ótica de caracteres para identificar, por exemplo, veículos roubados ou clonados.
Nos blocos finais, o prefeito se comprometeu a manter o ritmo de investimentos nas periferias, implantando corrimãos, escadarias, geomantas e unidades habitacionais, reafirmou a proposta de triplicar o número de vagas de creche em relação a 2021 e garantiu continuar o Programa Recife no Mundo. Sobre geração de emprego e renda, João destacou o saldo positivo de 91 mil carteiras de trabalho assinadas na cidade e que a capital tem mais de 40% das vagas de emprego geradas em Pernambuco. Por fim, prometeu mais duas mil bolsas nos programas Embarque Digital, de formação superior em tecnologia, e Protec Recife, de formação técnica.
Direcionando sua fala ao eleitorado, João Campos encerrou o debate destacando que foi um prefeito que esteve presente nas ruas e que “a população conhece alguma obra, alguma ação que a Prefeitura levou para perto de suas casas”. “Tive a maior missão da minha vida, de governar a nossa cidade. Faço isso todos os dias, com proximidade e com presença. Estou animado, disposto, preparado, pronto para fazer muito mais. Vocês viram que a gente fez o dever de casa. A gente sabe como fazer. Queria pedir o voto a você que está indeciso, que você possa dar essa confiança a quem sabe trabalhar e tem o trabalho aprovado. A gente vai fazer muito mais. Vota animado, vota com gosto, que a gente vai fazer muito mais pelo Recife”, finalizou João Campos.
O Hospital Otávio de Freitas ganhou uma cozinha e um refeitório para atender pacientes, funcionários e acompanhantes. Os novos setores foram entregues nesta quinta-feira (3) pela governadora Raquel Lyra. A obra garantiu a reforma do espaço e a compra de novos equipamentos em um investimento de mais de R$ 4 milhões. A inauguração contou, ainda, com a presença da vice-governadora Priscila Krause. 


Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (3), a três dias da hora do voto, mostra o prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), consolidado na liderança, com 78% dos votos válidos. Esse índice é mais de 60 pontos acima do atingido pelos demais postulantes, indicando uma provável vitória do atual prefeito em primeiro turno no próximo domingo (6).
Ainda considerando os votos válidos – que é o formato usado pela Justiça Eleitoral na apuração realizada no dia das eleições, descartando votos brancos, nulos e indecisos –, Gilson Machado (PL) tem 11%, Daniel Coelho (PSD), 5%, Dani Portela (PSOL), 4%, Tecio Teles (Novo), 1%, Ludmila Outtes (UP), 1%, e Simone Fontana (PSTU), 0%. Victor Assis (PCO) não foi citado.
Na pesquisa estimulada, João Campos (PSB) aparece com 74% das intenções de voto. Depois, vêm Gilson (10%), Daniel (5%), Dani (4%), Tecio (1%), Ludmila (1%) e Simone (0%). Brancos e nulos são 4%, e não souberam responder, 1%. Já na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, João Campos tem 62%, seguido por Gilson (7%), Dani (4%) e Daniel (2%). Outras respostas atingiram 9%, brancos e nulos, 4%, e não souberam ou não responderam, 12%.
A pesquisa do Instituto Datafolha foi realizada com 910 pessoas entre os dias 1º e 3 de outubro e foi registrada sob o número PE-06324/2024. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança chega a 95%.
Em uma decisão da 50ª Zona Eleitoral de Tabira, Pernambuco, a Justiça determinou a retirada imediata de outdoors instalados na entrada da cidade, apontados como propaganda eleitoral irregular. A Coligação “Juntos para o Trabalho Continuar” moveu uma representação contra o candidato Flávio Ferreira Marques e sua coligação, “A Mudança se Faz com Todas as Forças”, denunciando o uso indevido de publicidade na véspera do pleito.
Os outdoors exibiam mensagens de agradecimento ao Deputado Federal Carlos Veras, aliado do candidato, associando sua atuação à pavimentação de ruas na cidade. Segundo a coligação requerente, a peça publicitária não identificava a empresa responsável pelo serviço, dificultando a apuração da origem dos recursos.
A legislação eleitoral brasileira, conforme o artigo 39, §8º, da Lei nº 9.504/1997, proíbe o uso de outdoors como meio de propaganda para evitar o abuso de poder econômico e garantir a igualdade entre os candidatos. Embora não houvesse um pedido explícito de voto nos outdoors, a Justiça considerou que a exaltação das ações do deputado em benefício da candidatura de Flávio Ferreira Marques configurava propaganda eleitoral indireta.
A juíza eleitoral concedeu tutela de urgência com base na probabilidade de violação das normas eleitorais e no risco de influência indevida sobre o eleitorado. Foi determinada a remoção dos outdoors no prazo máximo de duas horas, sob pena de multa de R$ 5.000,00 por minuto de descumprimento. Além disso, o município de Tabira foi notificado para fornecer informações sobre empresas que utilizam espaços publicitários na cidade.
A decisão visa restabelecer a isonomia no processo eleitoral local e coibir práticas que possam desequilibrar a disputa às vésperas das eleições.Da Assessoria
Blog do Nill Júnior
O candidato à Prefeitura de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões, do PSD, foi sabatinado no Debate das Dez Especial Eleições.
O espaço era destinado ao último debate entre os candidatos à Prefeitura, mas o prefeito Sandrinho Palmeira alegou problemas de agenda e decisão da coordenação de campanha para não participar.
Danilo aproveitou o início da fala para dizer que a ausência provava que Sandrinho não liderava, e sim, era liderado. O candidato disse que, sem Patriota, faltava a ele a liderança para comandar a cidade.
Dentre as revelações críticas, Danilo revelou que, dos R$ 28 milhões a que tinha direito no empréstimo do FINISA, da Caixa, a gestão só havia pego R$ 8 milhões porque, dada a classificação de risco do município, baseada em parâmetros fiscais, ele não pode pegar mais dinheiro, nem com autorização da Câmara.
Danilo voltou a criticar a relação de Sandrinho com nomes da Frente Popular como Anchieta Mascena, da BPM Serviços, e Ney Quidute, Secretário do governo. Sobre o primeiro, voltou a falar que a empresa dobrou os ganhos em relação à última gestão Patriota, indo de R$ 9 milhões para R$ 18 milhões.
Na crítica que fez a secretários que ocupam a mesma cadeira a anos, criticou uma fala de Ney à Rádio Pajeú, quando teria se direcionado a Sandrinho e ironizado um questionamento sobre sua imagem no governo. “Ele disse, olha aí, me tire Sandrinho. Até o respeito com o prefeito não existe. Fosse eu o gestor ele seria demitido no outro dia”, criticou.
Danilo citou o convênio com a empresa Geração Energia Solar, que, criada em dezembro de 2022, que ganhou em junho de 2023 a licitação para fazer o pátio de energia solar do município. “Sem expertise nenhuma. Foi contratada para receber por medição, já recebeu o dinheiro todo e a obra não terminou”
Outra crítica foi a da não oficialização do curso de Medicina em Afogados. Segundo ele, o curso ainda não está aprovado. “Ele doou o terreno, a Unifip está construindo um prédio, mas não pode mentir pro povo dizendo que o curso já está aprovado”. Danilo diz que o curso pode inclusive não constar do hall da instituição.
Também que a gestão Sandrinho e seu grupo se afastou dos princípios da Frente Popular, traindo nomes como Orisvaldo, Giza Simões, José Patriota e até Totonho Valadares, citado pelo próprio candidato.
