Home » Pajeú » “Fizemos mais em 100 dias que muitos em 4 anos”, diz Fredson Brito em entrevista exclusiva ao Blog do Finfa 

“Fizemos mais em 100 dias que muitos em 4 anos”, diz Fredson Brito em entrevista exclusiva ao Blog do Finfa 

O Prefeito de São José do Egito celebra 100 dias de gestão com foco na recuperação da saúde, reorganização financeira e alianças estratégicas, prometendo avanços significativos para o município.

O segundo entrevistado da série 100 Dias de Mandato, do Blog do Finfa, o prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, demonstrou grande satisfação ao apresentar um balanço dos seus 100 primeiros dias de mandato. Com uma declaração enfática, o gestor afirmou que sua administração superou o volume de trabalho de muitas gestões completas, prometendo apresentar à população um detalhado relatório de processos e obras executadas.

A área da saúde emergiu como o principal desafio inicial, com o prefeito descrevendo um cenário caótico no hospital e postos de saúde fechados. A resposta da gestão foi um “mutirão da saúde” para restabelecer o funcionamento dos serviços, elevando a saúde à prioridade número um. Essa urgência se justificou pela situação crítica encontrada, com uma dívida na saúde superior a 6 milhões de reais e um débito municipal totalizando mais de 12 milhões, demandando uma imediata reorganização das contas públicas.

Apesar dos desafios, Fredson Brito destacou a implementação de reuniões semanais de monitoramento com o secretariado como ferramenta para avançar as políticas públicas. A relação com o legislativo foi qualificada como “muito boa”, superando um revés inicial na eleição da presidência da Câmara. O prefeito também valorizou o papel da oposição, desde que suas críticas sejam construtivas e não meramente politicagem.

A parceria com o vice-prefeito, Zé Marcos de Lima, foi ressaltada como fundamental, com atuação presente e apoio político experiente. A aliança com a governadora Raquel Lyra também se mostrou estratégica, com o prefeito citando diversos programas e investimentos estaduais já chegando ao município, especialmente na área de recursos hídricos. Essa aliança se estende ao cenário político futuro, com o apoio declarado à reeleição da governadora e ao projeto de Silvio Costa Filho para o Senado.

Para as eleições de 2026, o prefeito já sinalizou apoio ao deputado federal Marcelo Gouveia e busca um nome de consenso para a disputa estadual. Olhando para o futuro da sua gestão, Fredson Brito apontou a implementação da regulação online na saúde e a licitação da UPA como obras significativas a serem concretizadas até o final de 2025, visando melhorar o acesso e a qualidade dos serviços para a população.

Leia a entrevista na íntegra:

Blog do Finfa: Prefeito, qual a sua avaliação dos primeiros 100 dias do seu mandato?

Fredson Brito: Finfa, nós temos bastante satisfação em mostrar à nossa população os 100 dias de mandato da nossa gestão. Fizemos muito mais do que muitas gestões não fizeram em 4 anos. Vamos apresentar, se Deus quiser, essa semana à população os processos executados e as obras realizadas nesses 100 dias.

Blog do Finfa: Prefeito, qual foi a maior dificuldade que o senhor encontrou nesses 100 dias do início da sua gestão?

Fredson Brito: Uma das maiores dificuldades que nós encontramos foi na saúde. Pegamos o hospital em um caos e os postos de saúde fechados há mais de 30 dias. Tivemos que fazer um mutirão da saúde para poder colocar o nosso hospital para funcionar.

Blog do Finfa: Qual foi a sua prioridade nestes 100 dias do seu mandato?

Fredson Brito: Todas as pastas são importantes e têm prioridades. Agora, nós não podemos brincar com a saúde. Então, a prioridade número um foi colocar a saúde para funcionar, pois nossa população estava sofrendo. E vamos ter essa atenção especial sempre com a saúde de São José do Egito.

Blog do Finfa: Diante do que o senhor fala, eu lhe pergunto, o senhor recebeu o município da capital da poesia com a saúde falida, foi?

Fredson Brito: Nós recebemos o município com uma dívida da saúde de mais de 6 milhões de reais e o município devendo mais de 12 milhões de reais. Então, o nosso dever de casa nesses 100 dias também foi reorganizar nossas contas, que estavam realmente desastrosas.

Blog do Finfa: Na questão da reorganização no seu governo, o senhor tem feito reuniões periódicas com o seu secretariado?

Fredson Brito: Com certeza. Desde o primeiro dia de mandato, nós temos reuniões semanais com o nosso secretariado, que chamamos de reunião de monitoramento, para podermos avançar as políticas públicas aqui de São José do Egito.

Blog do Finfa: Como é que anda a relação do prefeito Fredson Brito com o legislativo?

Fredson Brito: Muito boa. Inicialmente tivemos uma perda inicial na parte política, pois não conseguimos eleger o nosso candidato a presidente da Câmara. Mas a situação avançou, e hoje temos uma relação institucional muito boa com o presidente da Câmara de São José do Egito.

Blog do Finfa: Com os vereadores da oposição e da situação também?

Fredson Brito: A oposição é muito importante para trazer as críticas. Ela se perde quando faz politicagem. Graças a Deus, São José do Egito tem oposição, e a gente está atento às demandas que são sérias. As que são politicagem, a gente descarta e não dá atenção.

Blog do Finfa: Eu vejo o seu vice-prefeito, o ex-deputado Zé Marcos de Lima, um pouco fora da mídia nesses 100 dias, não sei se é impressão minha. Mas eu pergunto, como é que está a relação do senhor com o ex-deputado?

Fredson Brito: Ele é um excelente vice-prefeito, muito presente na cidade, está trabalhando muito por São José e me ajudando bastante na parte política, pela experiência que tem. Ontem mesmo estivemos presentes na reinauguração, requalificação do Beco de Laura, eu e o nosso vice-prefeito. Temos uma relação excelente de ajuda mútua entre nós dois.

Blog do Finfa: O senhor é aliado de primeira ordem da governadora Raquel Lyra. Isso Pernambuco sabe. Eu lhe pergunto, a governadora já ajudou São José do Egito?

Fredson Brito: Sim, temos uma grande parceria com o governo do estado. Raquel Lyra está abraçada com São José do Egito, e os programas sociais já estão chegando. Só para você ter uma ideia, já chegou o leite aqui por ação do governo do estado. Já conseguimos trazer a água do Muquém, e a água do Papagaio já está funcionando. A governadora já transformou a capacidade de água aqui da Compesa, duplicou a capacidade para nós sairmos do racionamento. Então, as ações do governo do estado estão chegando, estamos em ótima sintonia e no mesmo trilho, juntos para caminharmos para a reeleição da nossa governadora.

Blog do Finfa: Como é que o senhor vê hoje a malha viária aqui no Pajeú?

Fredson Brito: É uma crítica construtiva, por isso é importante a gente ter a voz junto ao governo. Pedimos à governadora que veja a malha do Pajeú, estamos sofrendo muito, principalmente na ligação entre São José e Afogados da Ingazeira, com aquele trânsito e aquele asfalto terrível entre Tabira e Afogados. A gente quer que melhore, porque precisamos da saúde do regional e também precisamos interligar aqui São José com o Recife, e temos que ter essa malha reconstruída o mais rápido possível.

Blog do Finfa: Vejo o senhor andando muito, visitando secretários de estado, o senhor viajando para Brasília. Tem algo de positivo que o senhor já conseguiu para São José do Egito?

Fredson Brito: Eu sempre disse à população de São José que eu não vou ser um prefeito de gabinete, eu vou ser um prefeito de chão, visitar as secretarias e os ministérios. Em 100 dias de governo, já visitamos vários secretários estaduais e vários ministérios federais. Tive até com você em Brasília, e com certeza já estão chegando os recursos, tanto estaduais quanto federais, para ajudar nossa cidade.

Blog do Finfa: O senhor é republicano. Aliado de primeira ordem da governadora Raquel Lyra. Como anda a relação do senhor com o presidente estadual do seu partido, Samuel Andrade, e com o ministro Silvio Costa Filho?

Fredson Brito: Excelente relação. Lá atrás, Samuel e Silvio Costa Filho nos abraçaram, nos entregaram o partido, nos deram independência. Hoje somos Republicanos, e São José do Egito tem orgulho de ter um partido como o 10. Estamos juntos com Silvio Costa para o Senado e Raquel Lyra para o governo.

Blog do Finfa: Prefeito, se Silvio Costa Filho for candidato a senador na chapa contrária à da governadora Raquel Lyra, Fredson e o grupo de Fredson votam em Silvio Costa Filho?

Fredson Brito: Com certeza. O nosso grupo está unido, estamos trabalhando em prol de São José, e Silvio será nosso representante aqui no Senado, e Raquel Lyra será nossa representante no estado.

Blog do Finfa: O senhor já definiu para as eleições de 2026 os seus dois deputados?

Fredson Brito: Sim, nós caminhamos no Podemos com nosso deputado Marcelo Gouveia, que veio através do nosso deputado Zé Marcos de Lima, um grande aliado nosso, que está nos ajudando muito, presidente da AMUPE, nosso deputado federal. E para o nosso estadual, nós estamos trabalhando para encontrarmos um nome de consenso para podermos avançar juntos aqui no Pajeú.

Blog do Finfa: Então, o deputado estadual ainda não está fechado?

Fredson Brito: De deputado estadual, ainda estamos aguardando fecharmos em consenso.

Blog do Finfa: Eu queria saber do prefeito Fredson Brito, qual será a obra significativa da sua gestão que o senhor não conseguiu fazer nesses poucos 100 dias, mas que com certeza o senhor daqui para o final de 2025 vai concretizar.

Fredson Brito: Comunicamos a toda a população que a gente ia melhorar o serviço de saúde, especialmente as filas enormes na regulação. Nós prometemos evitar essa fila de madrugada da regulação e vamos fazer isso com certeza até o final do ano com a nossa regulação online. Assim, as pessoas não vão sofrer mais nesse atendimento de marcação de consultas, que vamos avançar para ser online até dezembro. Já estamos avançando para que esse serviço de regulação online chegue o mais rápido possível, pois já está sendo licitado. E ainda este ano, com certeza, vamos licitar a UPA, separando-a do hospital, conforme tanto prometemos à população.

Blog do Finfa: Prefeito Fredson, a sua gestão irá comemorar estes 100 dias de gestão?

Fredson Brito: Com muito orgulho! O que nós já fizemos em 100 dias, poucos gestores fizeram em 4 anos. No dia 12, às 17 horas, no Colégio Naná Patriota, convocamos toda a população para ver tudo o que nós já fizemos em 100 dias e o que nós vamos entregar até dezembro deste ano, se Deus quiser.


Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *