Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Miguel Coelho diz que haverá intervenção no diretório estadual do União Brasil

Ex-prefeito de Petrolina e ex-candidato ao governo de Pernambuco, Miguel Coelho tem dedicado suas últimas semanas a articulações e participações em eventos de campanha de aliados em todo o estado. Na manhã desta quinta-feira ele concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, e falou sobre esse e outros assuntos.

“Com muita alegria tenho participado de eventos de aliados em todo o estado, reconhecendo quem esteve comigo em 2022, pessoas que a gente apoia, pessoas em quem a gente acredita”, disse ele, que afirmou ainda que acredita que o seu partido, o União Brasil, fará um bom número de prefeitos e vereadores, em importantes cidades do estado.

E por falar no União Brasil, que em Pernambuco é presidido por Marcos Amaral, Miguel não escondeu sua insatisfação e inquietação com a forma como o mesmo comanda a legenda. “Todos sabem das divergências que tivemos no âmbito do partido, mas tenho certeza que aprendemos com os erros. Nossa expectativa é de que no final deste ano haja uma intervenção na direção estadual, até para que o partido possa crescer e se estruturar para o futuro”, disse ele.

Perguntado sobre a possibilidade de deixar o partido, caso não haja a anunciada intervenção no comando estadual do União Brasil, Miguel disse que tem certeza que haverá a ação. Ele cravou que logo após o período eleitoral o partido passará sim, por uma contundente mudança em seu comando em Pernambuco.

Caminhada de Márcia abre alas para vitória histórica no domingo

Cerca de 25 mil pessoas formaram um mar vermelho que tomou as ruas de Serra Talhada nesta sexta-feira, 4 de outubro, durante o Arrastão M13, último grande ato da campanha de reeleição de Márcia Conrado. Ao lado de Faeca Melo, candidato a vice-prefeito, eleitores e diversas lideranças políticas, Márcia esteve junto à população, reforçando seu compromisso com a continuidade de um trabalho que tem transformado a capital do xaxado nos últimos anos.

Visivelmente emocionada, Márcia Conrado participou do ato de cima de um veículo, tendo em vista a lesão sofrida no pé. Durante sua gestão, Serra Talhada vivenciou um período de crescimento notável, especialmente na educação, com a construção e reforma de 32 escolas que beneficiam diretamente alunos e alunas, com Serra Talhada batendo recorde no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) com 6,3, nos anos iniciais. Além disso, houve também a ampliação de serviços de saúde, como a construção da Policlínica Municipal, a implantação do Samu, exames médicos na zona rural, além da pavimentação de mais de 180 ruas e a entrega de 15 sistemas simplificados de abastecimento de água.

Serra Talhada também se destacou com prêmios estaduais e nacionais, como a Prefeitura Amiga da Mulher e a premiação Iniciativas de Destaque 2023, pelo programa Qualifica Serra Digital, respectivamente. Todos esses avanços trouxeram melhorias expressivas no dia a dia dos cidadãos. Esses resultados fazem parte de um conjunto de ações que Márcia pretende expandir em um novo mandato.

Por fim, o ato reforçou a importância da união para garantir que Serra Talhada continue avançando com projetos que priorizam o bem-estar social e o desenvolvimento local. Estiveram presentes no Arrastão M13 o deputado federal Fernando Monteiro e a presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape) Cícera Nunes.

DataTrends: Gilvandro Estrela conquista 81% dos votos válidos e lidera com destaque em Belo Jardim

Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada na madrugada desta sexta-feira (04/10), mostra o prefeito Gilvandro Estrela, liderando com vantagem significativa na disputa pela reeleição Prefeitura de Belo Jardim.

No cenário espontâneo, Gilvandro Estrela aparece com 63% das intenções de voto, contra 8% de Dr. Maneco e 2% de Julião Júnior. Não sabe/não respondeu 27%.

Na estimulada, Gilvandro Estrela sobe para 75%, seguido por Dr. Maneco com 14% e Julião Júnior com 3%. Brancos e nulos 3% e não sabe/não respondeu 5%.

Em votos válidos, Gilvandro Estrela tem 81%, Dr. Maneco 16 e Julião Júnior 3%.

Potencial de Voto de Dr. Maneco – Votaria com certeza (14%), poderia votar (18%), não votaria de jeito nenhum (55%), não conhece o suficiente (9%) e não sabe ou não respondeu (4%).

Potencial de Voto de Gilvandro Estrela – Votaria com certeza (75%), poderia votar (8%), não votaria de jeito nenhum (14%), não conhece o suficiente (1%) e não sabe ou não respondeu (2%).

Potencial de Voto de Julião Júnior – Votaria com certeza (3%), poderia votar (6%), não votaria de jeito nenhum (67%), não conhece o suficiente (21%) e não sabe ou não respondeu (3%).

Avaliação da Gestão – O governo do prefeito Gilvandro Estrela é aprovado por 85% e rejeitado por 14% da população de Belo Jardim. Não sabe/não respondeu 1%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-06920/2024. A margem de erro é de 4,90 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 400 eleitores nos dias 30 de setembro a 03 de outubro.

POOL DE VEÍCULOS – A Pesquisa DataTrends é divulgada por um pool de blogs composto por Alberes Xavier, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE, Finfa, Giro Mata Norte, Silvinho, Roberto Gonçalves, Pernambuco Urgente, Roberto Almeida, Didi Galvão e Bocão.

Governo de Pernambuco envia Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2025 à Alepe

A governadora Raquel Lyra enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta sexta-feira (4), o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2025, que estima um orçamento total de R$ 56,6 bilhões. Destes, R$ 55,1 bilhões irão para o Orçamento Fiscal, composto pelas receitas e despesas do Estado das entidades da administração direta e indireta, e R$ 1,5 bilhão para Orçamento de Investimento, formado por empresas estatais independentes, como a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

“Chegou o momento de planejar o orçamento do próximo ano para garantir que o Governo de Pernambuco siga executando políticas públicas que já estão proporcionando a verdadeira mudança na vida da população pernambucana. Vamos ampliar ainda mais os investimentos em Saúde, Educação e Segurança, mas também em iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado, como o incremento no Orçamento da Criança, que chegará a mais de R$ 2,3 bilhões em 2025”, afirma a governadora Raquel Lyra.

A LOA é a lei que estima as receitas e fixa as despesas públicas para o período de um exercício financeiro. O valor do Orçamento fiscal de 2025 supera em 13,9% a peça orçamentária de 2024. Além das receitas tributárias, ele contempla receitas provenientes de transferências da União, com um volume de recursos acima de R$ 1 bilhão oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e o ingresso de recursos de operações de crédito da ordem de R$ 3,7 bilhões.

Entre os principais destaques em investimentos de políticas públicas para 2025, podemos apontar a área da Saúde, por exemplo, com recursos estimados em R$ 12 bilhões. Só com infraestrutura física e tecnologia da saúde e na conservação e ampliação das unidades de saúde serão mais de R$ 760 milhões.

A Educação contará com recursos na ordem de R$ 8,5 bilhões. Nessa área, ressalta-se um investimento de R$ 870 milhões no programa Juntos pela Educação. Já a Segurança Pública terá um montante de R$ 4,6 bilhões. Apenas no Juntos pela Segurança, o investimento será de mais de R$ 340 milhões.

O Transporte é outra área que recebeu atenção especial na PLOA 2025. Serão R$ 1,2 bilhão em investimentos. O programa PE na Estrada, que será lançado em breve pelo Governo do Estado, receberá um aporte na ordem de R$ 1 bilhão.

“O orçamento de 2025 vai garantir uma ampliação ainda maior dos investimentos sociais do governo, a expansão dos investimentos em infraestrutura, mobilidade, ciência e tecnologia. Essa estratégia está alinhada à visão do Plano de Governo da governadora Raquel Lyra, combinando desenvolvimento econômico com inclusão social e sustentabilidade ambiental para impulsionar a geração de empregos de qualidade e crescimento econômico para Pernambuco”, destaca o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, Fabrício Marques.

João Campos promete ampliar rede de cuidado com a saúde mental no Recife

O prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), apresentou, nesta sexta-feira (4), mais uma proposta para a área de saúde. O gestor se comprometeu a implantar, em um segundo mandato, uma unidade do Serviço Integrado de Saúde Mental (SIM), ampliando a rede de cuidado voltada a essa área na capital pernambucana. O compromisso foi anunciado durante uma caminhada no Centro, região que já dispõe de um equipamento similar entregue pela atual gestão em julho deste ano.

O SIM conta com atendimento especializado, multiprofissional e interdisciplinar em uma perspectiva regular, não exclusiva da atenção à crise ou a casos agudos, por meio de especialidades como Psiquiatria, Psicologia e Terapia Ocupacional, atividades em grupo e oficinas terapêuticas, com o suporte de uma equipe que inclui profissionais de Educação Física. O SIM também funciona como retaguarda de outros serviços, tanto para casos leves e moderados como para casos de sofrimento mental agudo e crônico.

“Nós fizemos uma expansão, com novas contratações na área de saúde mental, entre elas, a construção do SIM, que é o Serviço Integrado de Saúde Mental. Nós vamos fazer pelo menos mais uma grande unidade, integrando os serviços de saúde mental, com psiquiatra, psicólogo, terapias, serviço de assistência social e profissionais de educação física trabalhando em um mesmo espaço para fechar o diagnóstico e garantir o acompanhamento dos pacientes que buscarem esse serviço”, declarou João Campos.

Na unidade do SIM em funcionamento no Centro, a capacidade é de 220 atendimentos mensais, por meio do trabalho de uma equipe de mais de 30 profissionais. O acesso ao serviço ocorre pelo Sistema de Regulação das unidades da Atenção Básica, dos Centros de Apoio Psicossocial (Caps) e das policlínicas vinculadas à rede municipal de saúde.

Prefeitura de Afogdos da Ingazeira emite Nota sobre caso do Secretário Municipal de Finanças

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que acompanhará com rigor as investigações em que o Secretário de Finanças Jandyson Henrique é citado.

Informamos, ainda, a exoneração do mesmo, até que todos os fatos sejam devidamente apurados e esclarecidos.

Estamos inteiramente à disposição da justiça para colaborar com o devido processo legal.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira

 

Rádio Pajeú completa 65 anos

Nesta sexta (04), a Rádio Pajeú, primeira emissora do Sertão de Pernambuco, comemora 65 anos.

Idealizada por um bispo católico, Dom João José da Mota e Albuquerque, a rádio iniciou suas atividades em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú graças ao seu empenho e de uma equipe de abnegados.

Para se ter uma ideia, no fim dos anos 50, a região sequer contava com energia elétrica. O funcionamento se deu graças a motores a óleo.

Ao longo do tempo, a rádio, décima do estado, foi se moldando como importante instrumento de formação e entretenimento no Sertão de Pernambuco.

Hoje, após a migração para FM, é líder na região com uma programação que tem como carro chefe a participação popular, a informação e a música regional.

Ano passado, a programação foi marcada pela entrega do novo parque de transmissão, na Serra da Gangorra, localizado a 847 metros do nível do mar. Do local, é possível ver além de Afogados da Ingazeira, as cidades de Tabira, Iguaracy, Custódia, São José do Egito, dentre outras da região. Isso explica a força do novo sinal da rádio, sintonizado por ouvintes de várias cidades do estado e da Paraíba.

Em virtude do calendário eleitoral, a programação festiva foi adiada.

A Rádio Pajeú é uma emissora da Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios, um braço da Diocese de Afogados da Ingazeira, que tem como Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol. Seu Presidente é o Padre Josenildo Nunes de Oliveira. A entidade ainda gere o Museu do Rádio e o Cine São José.

Secretário de Finanças de Afogados da Ingazeira é levado à Delegacia com dinheiro em espécie, tickets e notas de abastecimento

O Secretário de Finanças da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, Jandyson Henrique, foi levado por Policias Militares à Delegacia de Polícia, após denúncia anônima sobre suposto crime de corrupção eleitoral.

Segundo informações da Polícia Militar confirmadas pela Polícia Civil, dentro do veículo de Jandyson foram encontrados em uma mochila R$ 35 mil em espécie, além de R$ 240 mil em notas fiscais de abastecimento e tickets de autorização para abastecimento de valores entre R$ 10 e R$ 40.

Jandyson foi levado à Delegacia com o material apreendido e foi ouvido pelo Delegado Paulo Henrique Gil de Medeiros. A informação foi confirmada por fontes da Polícia Civil ao blog do Nill Júnior.

Após os procedimentos, ele foi liberado. “Como ele não pego em flagrante na compra, o Delegado entendeu pela instauração de inquérito por portaria”, disse uma fonte policial ao blog NIll Júnior.

Em Irajaí: Dr. Pedro e Marquinhos mobilizam multidão em último arrastão e comício da campanha vitoriosa de Iguaracy

Na noite de ontem, 3 de outubro, Irajaí, no município de Iguaracy, foi palco do maior comício da história política do lugar. A emoção tomou conta de Irajaí enquanto o candidato a prefeito, Dr. Pedro Alves, e seu vice, Marquinhos Melo, ambos do PSDB, uniram forças com os candidatos a vereador da coligação “O Trabalho Continua”, além do atual prefeito Zeinha Torres (PSDB) e diversas lideranças políticas, como Rogério Lins (MDB) e o ex-prefeito Dessoles (Podemos). O apoio do vereador Neguinho de Irajaí, que nesta eleição não concorre a uma vaga no legislativo, também foi um destaque importante na mobilização. Neguinho destacou seu apoio a Dr. Pedro, Marquinhos e Zeinha durante o evento, reforçando a união em prol do desenvolvimento de Irajaí e agradeceu pelos avanços na comunidade.

A energia era contagiante enquanto uma verdadeira multidão tomava a rua principal de Irajaí em um grande arrastão com os candidatos a prefeito / vice e os candidatos a vereador seguido do comício, demonstrando apoio e entusiasmo pela campanha de Dr. Pedro e Marquinhos. “Estamos aqui para reafirmar nosso compromisso com o povo do município de Iguaracy. Juntos, vamos construir um futuro sempre melhor pode confiar”, declarou Dr. Pedro Alves durante o evento.

Marquinhos Melo complementou: “A união de todos nós é fundamental para garantir que o trabalho aconteça para toda a população. Contamos com cada um de vocês!” Ambos agradeceram calorosamente o apoio de toda a população na campanha já vitoriosa, ressaltando que esse apoio é a base para continuar transformando Iguaracy.

O atual prefeito Zeinha Torres (PSDB) e Rogério Lins (MDB) também expressaram sua gratidão ao ex-prefeito Dessoles pelo apoio nesta campanha, destacando sua importância na construção de uma Iguaracy ainda melhor.

Além disso, o palco contou com a presença e apoio de Dr. Paulino, grande empresário e filho de Irajaí, que reforçou a mensagem de união e progresso para o município.

Ao encerrar sua fala, Dr. Pedro agradeceu a Deus pela saúde e disposição durante essa linda campanha, enfatizando que a vitória está cada vez mais próxima neste domingo, dia 6 de outubro.

Este comício não foi apenas um momento de celebração, mas também um forte impulso para a reta final da campanha. A coligação “O Trabalho Continua” promete seguir firme em sua missão de transformar ainda mais Iguaracy. Da Assessoria 

Danilo Simões e Edson Henrique lideram mega carreata e encerram campanha com forte apoio popular

Na noite desta quinta-feira (3), o candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões (PSD), ao lado de seu vice, Edson Henrique (PP), protagonizaram um dos maiores atos políticos desta campanha: uma mega carreata pelas ruas da cidade. O evento, que reuniu uma multidão, partiu da residência histórica de Danilo, local que também abrigou seus pais, os ex-prefeitos Dr. Orisvaldo e Dona Giza, simbolizando a tradição política da família.

A concentração, em frente à casa que ficou conhecida como “Casa do Povo”, foi marcada por grande emoção. A memória das campanhas vitoriosas passadas e o carinho do povo foram renovados durante o trajeto até o bairro Padre Pedro Pereira, onde ocorreu o último comício da campanha. O momento contou com a participação dos candidatos a vereador da coligação União Pelo Povo e consolidou o clima de mudança e expectativa pela vitória nas urnas.

Edson Henrique: “O prefeito deu as costas ao povo”*

Durante seu discurso, o candidato a vice-prefeito, Edson Henrique, fez duras críticas à gestão atual, destacando o distanciamento da administração municipal das necessidades reais da população. “O prefeito passou todo o mandato de costas para o povo. Ele não teve coragem de encarar os problemas junto à população e ainda se ausentou de debates importantes, fugindo do povo”, criticou Edson, mencionando que a ausência do atual gestor nos debates foi um desrespeito ao eleitorado.

Edson também abordou questões estruturais no bairro Padre Pedro Pereira, ressaltando a falta de saneamento básico, ruas sem pavimentação e a precariedade na saúde. Ele denunciou a disparidade entre as obras realizadas no centro da cidade e a situação de bairros periféricos. “Enquanto aqui, no bairro, as ruas precisam de atenção, o prefeito asfalta 40 ruas no centro, já pavimentadas, como se o povo daqui não fosse importante”, frisou.

Ele ainda reforçou o compromisso de sua chapa com o cuidado e a empatia pelo povo afogadense. “Eu e Danilo estamos prontos para realizar a maior gestão da história de Afogados da Ingazeira, mas, acima de tudo, estamos prontos para cuidar do povo, para trazer de volta a esperança”, finalizou, pedindo confiança dos eleitores no dia 6 de outubro.

Danilo Simões: “Vamos governar junto com o povo*

Danilo Simões, em seu discurso de encerramento, agradeceu ao apoio da população e emocionou-se ao lembrar de sua família e do legado deixado por seus pais. “Hoje, saímos da Casa de Dona Giza, reaberta para mostrar o amor que temos por esta cidade. Não nos escondemos no passado, não nos escondemos agora, e não vamos nos esconder depois. Vamos governar junto com o povo”, declarou.

Ele também destacou sua trajetória pessoal, reforçando que sua decisão de voltar a Afogados da Ingazeira foi motivada por um profundo desejo de retribuir o carinho da cidade. “Sempre soube que meu propósito era servir a este povo. Voltei com o sonho de construir uma nova história aqui, com independência e dedicação total”, afirmou.

Danilo criticou a administração atual pela falta de investimento em setores essenciais, como saúde e infraestrutura, e prometeu uma gestão voltada para quem mais precisa. “No debate, mostrei que a prefeitura tem recursos, mas esses recursos estão indo para empresas de amigos, enquanto o povo sofre sem medicamentos. O atual prefeito fugiu do debate porque sabe que sua gestão é fraca”, disparou.

O candidato encerrou seu discurso prometendo que, se eleito, dará início ao seu governo pelo bairro Padre Pedro Pereira, como forma de simbolizar o compromisso de sua chapa com as áreas mais carentes da cidade. “Esse bairro foi deixado de lado, mas isso vai mudar. O povo de Afogados vai dar sua resposta no dia 6 de outubro”, concluiu, em meio a aplausos e gritos de apoio da multidão.

Com a eleição se aproximando, a expectativa cresce entre os apoiadores de Danilo Simões e Edson Henrique. A mega carreata, além de ser um dos maiores eventos da campanha, consolidou a mobilização em torno da coligação União Pelo Povo, que promete fazer história em Afogados da Ingazeira.

Danilo e Edson seguem confiantes rumo à vitória, com o firme propósito de transformar Afogados da Ingazeira em uma cidade mais justa e inclusiva, onde o povo será o verdadeiro protagonista das mudanças.

Agenda

A Coligação União Pelo Povo ainda realiza mais um ato de campanha: uma grande caminhada/motociata neste sábado (5), véspera das eleições. A concentração acontece na casa de Dona Giza, na Avenida Artur Padilha, 915, a partir das 18h. De lá, a caminhada/motociata segue até o bairro São Sebastião, também conhecido como Igrejinha. “Vista a sua roupa azul e venha caminhar com a gente”, convida Danilo Simões. Da Assessoria