Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Ministro Silvio Costa Filho anuncia investimentos de R$ 2 bi para obras de expansão e modernização do Aeroporto de Congonhas (SP)

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou, nesta quarta-feira (23), que a assinatura da ordem de serviço para investimento de R$ 2 bilhões no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, será realizada no mês de dezembro. O aporte bilionário será feito pela Aena Brasil, concessionária responsável pela gestão do segundo maior aeroporto do país em termos de movimentação de passageiros. A declaração foi feita após reunião realizada com o titular da pasta e o presidente global da empresa, Maurici Lucena, em Madrid, na Espanha, onde o ministro realiza uma série de encontros bilaterais com objetivo de atrair parceiros estrangeiros para projetos brasileiros na área de infraestrutura.

Para o ministro, a retomada em investimentos em aeroportos, portos e hidrovias por empresas internacionais mostra a atratividade do nosso mercado e o potencial de desenvolvimento desses setores. “Atualmente, o mundo tem quase 3 trilhões de dólares à procura de investimentos em projetos de infraestrutura e demais empreendimentos logísticos. Nós estamos preparados para receber todo esse aporte para fazer o país crescer, e é por isso que a gente tem trabalhado muito”, destacou.

Sobre os aportes que serão realizados no aeroporto de Congonhas, Costa Filho ressaltou que, além do estado, os usuários do setor aéreo serão os principais beneficiados. “Esses investimentos serão fundamentais para melhorar a infraestrutura do aeroporto, levando mais conforto e bem estar aos passageiros que utilizam o aeroporto de Congonhas. A aplicação de recurso privado contribuirá para o fortalecimento da aviação civil brasileira, em especial para o Estado de São Paulo, por onde passam quase 80 milhões de viajantes por ano, o que corresponde a 70% do fluxo de pessoas”, indicou.

Maior operadora aeroportuária do mundo em números de passageiros transportados, a Aena é responsável pela gestão de 46 aeroportos e dois heliportos na Espanha. A empresa também administra o aeroporto de Londres-Luton, na Inglaterra, e atua em 12 terminais em todo o México, além da Jamaica, com 2 ativos. No Brasil desde 2020, a concessionária administra 17 aeroportos, que são responsáveis por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional. Com exceção do Sul, a empresa opera terminais aeroportuários em todos as regiões do país, com destaque para o aeroporto de Congonhas, segundo maior do Brasil.

Melhorias no aeroporto de Congonhas

O plano de investimentos da Aena para um dos principais terminais aeroportuários do país conta com obras complexas e necessárias para comportar o aumento de turistas projetado. A expectativa é que, nos próximos anos, o terminal receba um terço a mais de viajantes do que tem recebido hoje, passando de 22 milhões, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no ano passado, para 29,5 milhões.

Com conclusão prevista para 2028, o novo aeroporto de Congonhas terá sua área de embarque e desembarque ampliada, chegando a 105 mil m². O local também terá um novo salão de check-in com 72 posições amplas e acessíveis, podendo chegar a 108, e novo píer com 36 metros de largura e 330 metros de comprimento. As pontes de embarques também serão ampliadas, passando de 12 para 19, garantido que, ao menos, 70% das operações de embarque sejam realizadas diretamente até a aeronave. Além disso, haverá 10 portões de embarque remoto e 13 leitores automáticos de cartão de embarque.

Carteira de investimentos e oportunidade de expansão

Destravar projetos, modernizar os modais de transportes e investir no aperfeiçoamento da infraestrutura brasileira esses são alguns dos objetivos do ministro Silvio Costa Filho na missão que ele realiza nesta semana em Portugal e Espanha. Mais cedo, ele se reuniu com representantes das principais empresas na área de logística de transporte para apresentar a maior carteira de concessão em portos, aeroportos e hidrovias a ser executada pelo Governo Federal.

Durante o encontro, Costa Filho apresentou os principais projetos que serão concedidos à iniciativa privada. ”Foi uma reunião muito produtiva com os agentes internacionais, onde tivemos a oportunidade de mostrar a nossa carteira de investimentos em infraestrutura. Apresentamos os quase 50 terminais que serão leiloados até 2026, das possíveis concessões no setor da aviação e dos empreendimentos de hidrovias, que, pela primeira vez, será realizado no país”, indicou.

Com empreendimentos de grande interesse estrangeiro, o país possui uma das maiores carteiras de investimentos no mundo, com quase R$ 70 bilhões. Para o ministro, o retorno de investimento no mercado brasileiro é fruto de um intenso trabalho que vem sendo planejado e liderando pelo presidente Lula. “Nesse governo, os investidores internacionais passaram a olhar o Brasil como uma nova janela de oportunidade. Nós voltamos a ser destaque no mundo e o local onde as empresas querem aplicar seus recursos”, concluiu.

Outubro Rosa – Secretaria de Saúde de Caruaru envolve homens na programação para falar de paternidade e companheirismo

A Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS), por meio da Coordenação de Políticas Estratégicas, realizou, nesta quarta (23), um encontro para tratar do Pré-Natal do Parceiro e do Programa Papai Tá Aqui, com gestantes e mães, junto aos seus companheiros. A programação aconteceu no Centro de Saúde Ana Rodrigues, como parte do Outubro Rosa, para promover a conscientização do pai no processo de paternidade, além de alertar as mulheres sobre o câncer de mama e do colo do útero. Houve um momento de acolhimento com palestras e orientações, além de um coffe-break.

O evento contou com a participação da preceptora do curso de Enfermagem da Uninassau Caruaru, Elizabeth Farias, que, junto com os alunos, falou sobre prevenção do câncer do colo do útero e do câncer de mama. “Estamos aqui para colaborar, dar informações às mulheres sobre a importância do autoexame, do diagnóstico precoce. É muito importante para os alunos, também, essa troca de conhecimentos, de passar informações, falar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, que tem um alto índice de mortalidade, e sobre o diagnóstico, que feito precocemente, pode levar à cura”, destacou Elizabeth.

Tiveram também as falas do coordenador de Políticas Estratégicas da SMS, Helison Ferreira, direcionada aos pais sobre os dois programas que foram temas do encontro, e da enfermeira do município, Karla Patrícia. “Estimular a presença paterna em um momento tão importante do bebê, através do programa ‘Papai Tá Aqui’, visa reforçar o quanto o pai contribui no processo de cuidado desde a gestação até os primeiros dias de vida do bebê. Da mesma forma, através do ‘Pré-Natal do Parceiro’, conseguimos evidenciar sobre a presença do papai na qualidade de vida do bebê”, enfatizou Helison.

“Como enfermeira do município, sinto-me muito feliz em poder contribuir com a saúde das minhas gestantes e também dos papais através do Pré-Natal. Cada pessoa que atendo, vejo uma possibilidade de contribuir na vida dela”, pontuou Karla.

O Programa Papai Tá Aqui é uma iniciativa da Urban95 e das prefeituras municipais, que em Caruaru conta com a atuação das Secretarias de Saúde (SMS), Educação (Seduc) e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), com apoio das demais secretarias municipais, e visa engajar os homens na pauta da paternidade, desde a gestação da parceira até o começo da vida das crianças, através de encontros para exposição de conteúdos, sensibilização e rodas de conversa.

Já o Pré-Natal do Parceiro é um mecanismo do Ministério da Saúde pelo qual a Rede de Atenção Primária de Saúde do município, por meio das Unidades de Saúde, acolhe e inclui a população masculina em múltiplas esferas da saúde, com ênfase no envolvimento consciente dos homens como figura paterna. Em Caruaru é gerenciado pela Coordenação de Políticas Estratégicas, da Secretaria de Saúde.

Almir Reis reúne advocacia pernambucana em grande ato de campanha nesta quinta-feira (24)

Na próxima quinta-feira (24), a advocacia pernambucana estará reunida em um grande evento de apoio à candidatura de Almir Reis e Fernanda Resende para à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE). O evento, marcado para às 18h, no comitê de campanha da chapa “Renova OAB”, na Rua Barreiros, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, será um grande ato de mobilização da campanha e promete consolidar o amplo apoio que Reis tem construído ao longo dos últimos anos.

O encontro, que deve contar com a presença de advogados e advogadas de todo o estado, incluindo representantes das 29 subseccionais da OAB-PE, reforça a força da candidatura de Almir Reis, que na eleição do dia 18 de novembro concorre com o número 200. O candidato tem conseguido atrair apoios de diversos grupos da advocacia pernambucana, inclusive de escritórios e grupos que anteriormente apoiaram a gestão que está no comando da OAB-PE há mais de 20 anos.

Essa habilidade de construir alianças entre diferentes setores tem sido um dos grandes trunfos de sua campanha. “A advocacia pernambucana tem exigido uma gestão mais próxima, mais participativa, que realmente escute as demandas de toda a classe, especialmente da advocacia militante, dos jovens, das mulheres e daqueles que atuam nas cidades do interior pernambucano”, diz Almir Reis.

A chapa “Renova OAB” tem, entre suas bandeiras, o combate à morosidade da Justiça, o protagonismo feminino e a equidade de gênero, a capacitação do jovem advogado para o mercado de trabalho e e avanços para a advocacia interiorana, tudo isso com transparência na condução da OAB-PE.

A vice na chapa “Renova OAB”, Fernanda Resende, ressalta a importância de criar uma OAB mais democrática, plural e representativa. “Precisamos de uma OAB que inclua todas e todos, que promova equidade de gênero e que dê voz às mulheres advogadas, às advogadas mães e àqueles que enfrentam a dupla jornada, conciliando a vida pessoal com a profissional”, diz Fernanda Resende.

Almir destaca a falta de representatividade que as subseccionais do interior têm enfrentado e como sua gestão pretende mudar essa realidade. “Os advogados e advogadas do interior merecem ter espaço, merecem ser ouvidos e, acima de tudo, precisam ter apoio efetivo da OAB. É preciso compreender que as realidades são distintas dentro de um Estado tão grande, e nós vamos trabalhar para atender a todas as demandas da classe. Vamos mudar essa realidade”, diz.

Para Almir Reis, a sua candidatura tem se fortalecido por ser construída com base no diálogo entre diversas vertentes da advocacia. “Temos apoiadores que vieram de diferentes correntes, e isso só demonstra que nosso projeto é para todos. Temos o advogado que é autônomo, o advogado que faz parte de uma grande banca, a advogada mãe. Não se trata de um projeto individual, mas de uma proposta coletiva de renovação da OAB-PE”, ressalta o candidato.

Almir Reis critica a falta de clareza nas prestações de contas e no uso dos recursos da entidade. “Hoje, infelizmente, a advocacia pernambucana não tem acesso a informações claras sobre como os recursos são geridos. São quase R$ 50 milhões arrecadados todos os anos e que nós não sabemos o que é feito com esse dinheiro. Por que isso? Vamos implementar um portal de transparência acessível, para que todos possam conferir cada real arrecadado e gasto pela entidade”, diz.

Exclusivo: Fechada a Mesa Diretora da Câmara Vereadores de Afogados da Ingazeira

Informações chegadas à este blogueiro, confirmam que ficou fechada a nova mesa diretora para a Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira, biênio 2025/2026.

A mesa diretora ficou assim definida: Presidente, Vereador Vicentinho; Primeiro Secretário, Vereadora Gal Mariano e Segundo Secretário, César Tenório.

Este blogueiro apurou, ainda, que o vereador Douglas Eletricista, deverá desistir de sua candidatura para Presidente da Casa.

Coluna do Finfa

Assessoria jurídica do candidato a presidente da OAB-PE, Almir Reis, emitiu nota sobre a decisão da comissão eleitoral que concedeu liminar

Recebemos com surpresa a decisão da comissão eleitoral que de forma atécnica deferiu liminarmente Direito de Resposta, o que não possui nenhum amparo jurídico na legislação eleitoral, utilizada de forma supletiva no processo eleitoral da OAB-PE.

Ademais, a fala do vídeo questiona uma ação da atual gestão da OAB-PE, sem qualquer citação à representante da chapa da situação, o que lhe retira a legitimidade para figurar no polo ativo da representação, sendo tal crítica um indiferente eleitoral.

Acreditamos que nossas ponderações serão enfrentadas pela comissão eleitoral e tais atecnias serão devidamente reconsideradas.

Thiago Gondim, Raphael Souto e Renato Beviláqua

Da Assessoria

Prefeitura do Recife forma segunda turma do programa Embarque Digital

Solenidade aconteceu na noite desta terça-feira (22), no bairro do Recife, e reuniu estudantes concluintes dos cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet

Na noite desta terça-feira (22), cerca de 220 estudantes do Embarque Digital se encontraram no Mirante do Paço, no bairro do Recife, para uma celebração especial: a formatura das turmas 2022.1 do programa da Prefeitura do Recife, em parceria com o Porto Digital, que tem como objetivo capacitar e preparar jovens talentos para o mercado de trabalho na área de tecnologia. A solenidade marcou a graduação e a certificação dos novos profissionais.

“Esta é uma conquista da educação, da universidade, dos professores. É uma conquista que é compartilhada a alegria com as famílias”, comemorou o prefeito João Campos, presente na ocasião. “Se a gente tem um grande parque tecnológico no coração da cidade, a gente não pode ser apenas grande no número de companhias e na quantidade de empresas que aqui estão. Temos que ter o diferencial de formar as pessoas para isso”, explicou. O gestor ainda acrescentou, sobre os formandos: “e não é formar qualquer pessoa, é formar principalmente quem representa o Recife de verdade. Quem representa a história da nossa cidade. É poder garantir que quem estudou na escola pública, quem mora na periferia, possa ter a oportunidade de voltar para casa, talvez com o primeiro diploma de ensino superior da família, e saber que isso é fruto de uma política pública da nossa cidade”.

Com duração de dois anos e meio, o programa oferta os cursos de Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que são ministrados pelo Cesar School, Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), Faculdade Senac e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Na celebração, o secretário de Educação do Recife, Frederico Amancio, compartilhou da emoção que é ver o programa se tornar realidade e estar na conclusão de sua segunda turma. “Dado todos os desafios da vida cotidiana, essa é uma conquista muito importante entre os estudantes. E este é um programa muito especial, porque é um programa para gerar oportunidades para os nossos jovens. Para a gente, enquanto educação, comemoramos o fortalecimento dessa política pública e desejamos, de coração, todo sucesso”, finalizou.

O Embarque Digital é uma iniciativa de capacitação voltada para jovens e adultos, com o objetivo de formar profissionais qualificados para o mercado de tecnologia, uma área em expansão no Recife, especialmente com o crescimento do Porto Digital, um dos principais pólos de inovação do Brasil.

Com investimentos de R$ 30 milhões e a oferta de duas mil vagas até o final deste ano, o Programa Embarque Digital conta com cerca de 1.400 estudantes, distribuídos nas instituições de ensino superior parceiras. As mensalidades nestas instituições e todo o investimento do programa são integralmente da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tendo como parceiro técnico e de gestão o Porto Digital.

O reflexo do Embarque Digital no crescimento do Recife é amplo e seus resultados já podem ser visualizados com nitidez. “A gente está dobrando o número de formandos. Só para se ter uma ideia, em relação a 2020, Recife já era a cidade brasileira que mais formava gente no Brasil, per capita. A gente passa, agora, a formar mais gente que a Finlândia, que é o país que mais forma a gente no mundo. Essa mudança é muito significativa, não só no Porto Digital, mas para a cidade”, afirmou Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

O PROGRAMA — O Embarque Digital é um programa de formação em ensino superior, destinado apenas a estudantes egressos de escolas públicas, e tem um política de cotas de 50% das vagas para estudantes negros e pardos. O Embarque vem alcançando grande impacto de geração de mão de obra qualificada para o setor de tecnologia e inovação e geração de oportunidades para os jovens recifenses, além de um grande impacto social, já que cerca de 80% dos estudantes possuem renda familiar de até três salários mínimos, valor abaixo do salário inicial do setor de tecnologia e inovação.

Atende Recentro: Proprietários de imóveis conseguem benefícios fiscais

O primeiro dia do mutirão de serviços da Prefeitura do Recife voltado para proprietários de imóveis e investidores do Centro, o Atende Recentro foi marcado pela oficialização da concessão de benefícios fiscais a empreendimentos. Coordenado pelo Gabinete do Centro, 12 proprietários de prédios históricos situados nos bairros do Recife, Santo Antônio e São José assinaram, nesta terça-feira (22), um termo de compromisso que garante, a partir de 2025, diversos benefícios fiscais, entre eles, a isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Já neste primeiro dia, 65 pessoas foram atendidas. A iniciativa continua até essa quarta-feira (23), no CasaCor, das 14h às 19h. Os interessados podem se inscrever preferencialmente pelo Sympla ou na recpção do evento (ver serviço abaixo).

“Graças a nova lei do Recentro, assinada pelo prefeito João Campos, os benefícios fiscais agora são possíveis e, com certeza, vão proporcionar novamente vida ao Centro”, afirmou a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça. “O Atende Recentro tem essa missão de desburocratizar e facilitar a vida do investidor e proprietários que tenham projetos aqui para o Centro, por isso reunimos uma equipe multidisciplinar com diversos órgãos nestes dois dias”, acrescentou.

O empresário Bruno Castro e Silva esteve presente no salão de eventos da CasaCor e aprovou a iniciativa do Recentro. “Facilitou demais a vida daqueles que querem dar uma solução para os prédios do Centro do Recife, manter seus patrimônios, gerar negócios, emprego e renda”, opinou.

Entre as secretarias e os órgãos municipais participantes da iniciativa estão a Secretaria de Finanças, Fiscalização, Sebrae, Cartório de Notas, Cartório de Imóveis, DPPC/ICPS, IPHAN, Bombeiros, CAU,/PE.

Campeão de fake news da última eleição Almir Reis inicia campanha com material suspenso e direito de resposta concedido à Ingrid Zanella

Advogados que representam a Chapa Renovação Experiente, entraram com uma “Representação Eleitoral com pedido de Direito de Resposta” junto à Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco, contra o candidato Almir Reis, pela prática de divulgação de fake news nas suas redes sociais. Na tarde de hoje (22), O relator da Comissão Eleitoral, Renato de Mendonça Canuto Neto , determinou a suspensão do post impugnado e a retirada imediata do conteúdo na página do candidato Almir Reis.

No documento também foi autorizado o direito de resposta em favor da Chapa Renovação Experiente, em igual local, forma, tempo, periodicidade e formato em que houve a publicação impugnada.

Segundo a decisão, “o post (ato impugnado) deve ser suspenso com base nos motivos mencionados e por entender que, como a veiculação se dá em mídia social onde a propagação da informação é muito rápida, e seus efeitos são imprevisíveis, e para que o pleito volte à normalidade, restabelecendo condições de igualdade entre as chapas, deve ser o post suspenso e retirado da página do candidato de imediato”.

Ele afirmou ainda que, a “buscou-se descredibilizar a Chapa Representante, por via reflexa, atacando a atual gestão da OAB/PE e a candidata”. Caso ocorra o descumprimento da medida, a Chapa e o candidato Almir Reis poderão receber multa e, em caso de reincidência poderá ocorrer o indeferimento ou cassação do requerimento de registro da chapa beneficiada e até a cassação do mandato, se já tiver sido eleita.

“As informações falsas e ofensivas veiculadas nas redes sociais de Almir Reis envolvem ataques diretos à Chapa Renovação Experiente e tem o objetivo de denegrir a nossa imagem, da OAB, minha e de Schamkypour, tentando influenciar negativamente a percepção no pleito eleitoral”, comentou Ingrid Zanella, elogiando a celeridade da Comissão Eleitoral na decisão sobre o assunto.

Renovação Experiente
A Chapa Renovação Experiente tem Ingrid Zanella e Schamkypour Bezerra na disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco.

As falsas notícias veículadas pelo candidato oposicionista tratam sobre a atuação da atual gestão da OAB/PE em relação à Central Judiciária de Processamento Remoto (Cenjud). Sem respaldo na realidade, demonstrando total desconhecimento da atuação da atuação da Ordem e agindo de maneira irresponsável e com claros objetivos eleitoreiros, Almir Reis disseminou fake news de forma irresponsável, desconsiderando “desconsiderando a realidade dos fatos e as ações concretas tomadas pela OAB/PE para proteger a advocacia pernambucana”. Da Assessoria

Alunas de curso do Programa Mulheres Mil realizam visita técnica à Fazenda Polilac

Alunas do curso de Produção de Doces, Conservas e Licores do Programa Mulheres Mil, ação promovida pelo Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), da UFRPE, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizaram uma visita técnica à Fazenda Polilac com o intuito de conhecer a produção de queijo, iogurte e outros produtos lácteos do local. Em dois dias, alunas dos núcleos Castainho e Cozinha Comunitária participaram do momento.

Durante as visitas, foi possível visualizar na prática os conteúdos vistos durante a capacitação, especialmente no que se refere à segurança dos alimentos, higiene e organização. Para a aluna do curso de Doces, Conservas e Licores – núcleo Cozinha Comunitária -, Geane Paes dos Santos, o momento ajudou a aprimorar ainda mais os conhecimentos adquiridos na teoria. “Foi uma experiência única para nós. Aprendemos como funciona a fabricação dos laticínios, a organização e higienização do ambiente que é de suma importância nesse tipo de trabalho, entre outras coisas. Foi um momento enriquecedor.” As alunas foram acompanhadas pelo professor Krause Gonçalves.

O Programa Mulheres Mil promove a formação profissional e tecnológica articulada com o aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Em Garanhuns, além do curso citado, há também a capacitação de confeccionadora de bolsas em tecido. As alunas recebem bolsa de incentivo.