O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou, nesta quarta-feira (23), que a assinatura da ordem de serviço para investimento de R$ 2 bilhões no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, será realizada no mês de dezembro. O aporte bilionário será feito pela Aena Brasil, concessionária responsável pela gestão do segundo maior aeroporto do país em termos de movimentação de passageiros. A declaração foi feita após reunião realizada com o titular da pasta e o presidente global da empresa, Maurici Lucena, em Madrid, na Espanha, onde o ministro realiza uma série de encontros bilaterais com objetivo de atrair parceiros estrangeiros para projetos brasileiros na área de infraestrutura.
Para o ministro, a retomada em investimentos em aeroportos, portos e hidrovias por empresas internacionais mostra a atratividade do nosso mercado e o potencial de desenvolvimento desses setores. “Atualmente, o mundo tem quase 3 trilhões de dólares à procura de investimentos em projetos de infraestrutura e demais empreendimentos logísticos. Nós estamos preparados para receber todo esse aporte para fazer o país crescer, e é por isso que a gente tem trabalhado muito”, destacou.
Sobre os aportes que serão realizados no aeroporto de Congonhas, Costa Filho ressaltou que, além do estado, os usuários do setor aéreo serão os principais beneficiados. “Esses investimentos serão fundamentais para melhorar a infraestrutura do aeroporto, levando mais conforto e bem estar aos passageiros que utilizam o aeroporto de Congonhas. A aplicação de recurso privado contribuirá para o fortalecimento da aviação civil brasileira, em especial para o Estado de São Paulo, por onde passam quase 80 milhões de viajantes por ano, o que corresponde a 70% do fluxo de pessoas”, indicou.
Maior operadora aeroportuária do mundo em números de passageiros transportados, a Aena é responsável pela gestão de 46 aeroportos e dois heliportos na Espanha. A empresa também administra o aeroporto de Londres-Luton, na Inglaterra, e atua em 12 terminais em todo o México, além da Jamaica, com 2 ativos. No Brasil desde 2020, a concessionária administra 17 aeroportos, que são responsáveis por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional. Com exceção do Sul, a empresa opera terminais aeroportuários em todos as regiões do país, com destaque para o aeroporto de Congonhas, segundo maior do Brasil.
Melhorias no aeroporto de Congonhas
O plano de investimentos da Aena para um dos principais terminais aeroportuários do país conta com obras complexas e necessárias para comportar o aumento de turistas projetado. A expectativa é que, nos próximos anos, o terminal receba um terço a mais de viajantes do que tem recebido hoje, passando de 22 milhões, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no ano passado, para 29,5 milhões.
Com conclusão prevista para 2028, o novo aeroporto de Congonhas terá sua área de embarque e desembarque ampliada, chegando a 105 mil m². O local também terá um novo salão de check-in com 72 posições amplas e acessíveis, podendo chegar a 108, e novo píer com 36 metros de largura e 330 metros de comprimento. As pontes de embarques também serão ampliadas, passando de 12 para 19, garantido que, ao menos, 70% das operações de embarque sejam realizadas diretamente até a aeronave. Além disso, haverá 10 portões de embarque remoto e 13 leitores automáticos de cartão de embarque.
Carteira de investimentos e oportunidade de expansão
Destravar projetos, modernizar os modais de transportes e investir no aperfeiçoamento da infraestrutura brasileira esses são alguns dos objetivos do ministro Silvio Costa Filho na missão que ele realiza nesta semana em Portugal e Espanha. Mais cedo, ele se reuniu com representantes das principais empresas na área de logística de transporte para apresentar a maior carteira de concessão em portos, aeroportos e hidrovias a ser executada pelo Governo Federal.
Durante o encontro, Costa Filho apresentou os principais projetos que serão concedidos à iniciativa privada. ”Foi uma reunião muito produtiva com os agentes internacionais, onde tivemos a oportunidade de mostrar a nossa carteira de investimentos em infraestrutura. Apresentamos os quase 50 terminais que serão leiloados até 2026, das possíveis concessões no setor da aviação e dos empreendimentos de hidrovias, que, pela primeira vez, será realizado no país”, indicou.
Com empreendimentos de grande interesse estrangeiro, o país possui uma das maiores carteiras de investimentos no mundo, com quase R$ 70 bilhões. Para o ministro, o retorno de investimento no mercado brasileiro é fruto de um intenso trabalho que vem sendo planejado e liderando pelo presidente Lula. “Nesse governo, os investidores internacionais passaram a olhar o Brasil como uma nova janela de oportunidade. Nós voltamos a ser destaque no mundo e o local onde as empresas querem aplicar seus recursos”, concluiu.

A Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS), por meio da Coordenação de Políticas Estratégicas, realizou, nesta quarta (23), um encontro para tratar do Pré-Natal do Parceiro e do Programa Papai Tá Aqui, com gestantes e mães, junto aos seus companheiros. A programação aconteceu no Centro de Saúde Ana Rodrigues, como parte do Outubro Rosa, para promover a conscientização do pai no processo de paternidade, além de alertar as mulheres sobre o câncer de mama e do colo do útero. Houve um momento de acolhimento com palestras e orientações, além de um coffe-break.
Na próxima quinta-feira (24), a advocacia pernambucana estará reunida em um grande evento de apoio à candidatura de Almir Reis e Fernanda Resende para à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE). O evento, marcado para às 18h, no comitê de campanha da chapa “Renova OAB”, na Rua Barreiros, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, será um grande ato de mobilização da campanha e promete consolidar o amplo apoio que Reis tem construído ao longo dos últimos anos.
Informações chegadas à este blogueiro, confirmam que ficou fechada a nova mesa diretora para a Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira, biênio 2025/2026.
Chapa repetida – Uma fonte em conversa com este blogueiro, confirmou que a chapa Álvaro Porto (Presidente) e Gustavo Gouveia (Primeiro Secretário), para o biênio 2025/2026 da Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, será mantida, segundo a fonte, com o aval da maioria dos deputados estaduais. “Comentários correu nas corredores da Alepe, que o deputado estadual Kaio Maniçoba, poderá concorrer a Primeira Secretária, vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos. Uma coisa eu sei é que Álvaro e Gustavo estão juntos na disputa e com grandes chances de vitória”, concluiu a fonte.
Lança – Nesta quarta-feira (23), às 10 horas no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra lança o ‘PE na Estrada’, maior programa de infraestrutura viária da história de Pernambuco. A iniciativa garante um aporte de mais de R$ 5 bilhões para ações de implantação, restauração e conservação de estradas de todas as regiões do Estado.
Disse – “Esta é uma conquista da educação, da universidade, dos professores. É uma conquista que é compartilhada a alegria com as famílias. Se a gente tem um grande parque tecnológico no coração da cidade, a gente não pode ser apenas grande no número de companhias e na quantidade de empresas que aqui estão. Temos que ter o diferencial de formar as pessoas para isso, não é formar qualquer pessoa, é formar principalmente quem representa o Recife de verdade. Quem representa a história da nossa cidade. É poder garantir que quem estudou na escola pública, quem mora na periferia, possa ter a oportunidade de voltar para casa, talvez com o primeiro diploma de ensino superior da família, e saber que isso é fruto de uma política pública da nossa cidade”. (Prefeito do Recife João Campos, ontem na formatura da segunda turma do programa Embarque Digital)
Mudanças – O prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, em conversa com este blogueiro, afirmou que o seu novo secretariado haverá mudanças. Luciano foi reeleito com o segundo maior percentual do Sertão do Pajeú.
Recebemos com surpresa a decisão da comissão eleitoral que de forma atécnica deferiu liminarmente Direito de Resposta, o que não possui nenhum amparo jurídico na legislação eleitoral, utilizada de forma supletiva no processo eleitoral da OAB-PE.
Solenidade aconteceu na noite desta terça-feira (22), no bairro do Recife, e reuniu estudantes concluintes dos cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet



O primeiro dia do mutirão de serviços da Prefeitura do Recife voltado para proprietários de imóveis e investidores do Centro, o Atende Recentro foi marcado pela oficialização da concessão de benefícios fiscais a empreendimentos. Coordenado pelo Gabinete do Centro, 12 proprietários de prédios históricos situados nos bairros do Recife, Santo Antônio e São José assinaram, nesta terça-feira (22), um termo de compromisso que garante, a partir de 2025, diversos benefícios fiscais, entre eles, a isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Já neste primeiro dia, 65 pessoas foram atendidas. A iniciativa continua até essa quarta-feira (23), no CasaCor, das 14h às 19h. Os interessados podem se inscrever preferencialmente pelo Sympla ou na recpção do evento (ver serviço abaixo).
Advogados que representam a Chapa Renovação Experiente, entraram com uma “Representação Eleitoral com pedido de Direito de Resposta” junto à Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco, contra o candidato Almir Reis, pela prática de divulgação de fake news nas suas redes sociais. Na tarde de hoje (22), O relator da Comissão Eleitoral, Renato de Mendonça Canuto Neto , determinou a suspensão do post impugnado e a retirada imediata do conteúdo na página do candidato Almir Reis.
Alunas do curso de Produção de Doces, Conservas e Licores do Programa Mulheres Mil, ação promovida pelo Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), da UFRPE, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizaram uma visita técnica à Fazenda Polilac com o intuito de conhecer a produção de queijo, iogurte e outros produtos lácteos do local. Em dois dias, alunas dos núcleos Castainho e Cozinha Comunitária participaram do momento.