Evento reuniu advogados e advogadas de todo o estado em espaço na Zona Sul do Recife, nesta quinta-feira (24)
A noite desta quinta-feira (24) marcou a advocacia pernambucana com a inauguração do comitê de campanha de Almir Reis e Fernanda Resende, candidatos pela chapa “Renova OAB” para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE). O evento, realizado no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, reuniu mais de 1200 advogados e advogadas de todas as regiões do estado, evidenciando a onda de renovação que tem ganhado força do Litoral ao Sertão.
O tema central nas conversas durante o encontro era a necessidade de renovação da OAB-PE, que há quase 20 anos está sob a liderança de um mesmo grupo político. Muitas pessoas expressaram insatisfação com a atual gestão, criticando a falta de atuação efetiva da OAB em defesa da advocacia e o impacto negativo dessa omissão no trabalho de quem está no balcão enfrentando as dificuldades do fórum e a burocracia do poder judiciário.
Fernanda Resende, candidata a vice-presidente, abriu os discursos com uma saudação aos advogados de todas as regiões do estado e destacou os compromissos da chapa. “O nosso compromisso é com a renovação real. Não basta falar de igualdade de gênero, é preciso que isso exista na prática dentro da OAB.. Vamos lutar por isso”. Fernanda também criticou a morosidade da Justiça e a postura omissa da atual gestão na defesa da classe.
Almir Reis, em seu discurso, ressaltou a prioridade da chapa no combate à morosidade da Justiça. “Vamos mapear e cobrar onde o sistema não está funcionando. Esse será nosso foco principal assim que assumirmos em 1º de janeiro”, disse o candidato. Ele também destacou a importância da transparência na gestão da OAB. “Nós vamos mostrar, em tempo real, as contas da OAB. Também vamos criar um orçamento participativo para que a advocacia pernambucana seja consultada sobre cada projeto. Além disso, todas as contas passarão por auditoria. Se alguém errou, a auditoria vai mostrar”, afirmou.
No campo da educação, Almir apresentou um projeto inovador. “Vamos oferecer imersões práticas de até quatro meses para que advogados e advogadas possam conhecer novas áreas nas quais queiram atuar”, disse.
Em tom mais crítico, Almir abordou a omissão da OAB durante o período de tratativas para implementação das diretorias de processamento remoto. A todo instante, o público presente gritava pedindo “renovação” e entoando o nome da chapa “Renova OAB”.
Almir, por fim, convocou os advogados e as advogadas presentes no evento a se engajarem ainda mais em prol da mudança. “Este time que está aqui no palco é a representação momentânea da voz de cada um de vocês, da coragem de não desistir nunca. Do Cais ao Sertão, a vitória se avizinha, mas isso só será possível se cada um fizer a sua parte. Nós estamos aqui hoje porque temos vontade e o propósito de trazer de volta a dignidade da advocacia pernambucana. E isso não é possível com as mesmas pessoas que estão há quase 20 anos à frente da OAB”, concluiu, sob aplausos.
A presença de representantes das 29 subseccionais da OAB-PE reforçou a força da candidatura de Almir Reis, que concorre com o número 200 nas eleições do próximo dia 18 de novembro. Entre os apoiadores de sua campanha, estavam advogados e grupos que, até recentemente, faziam parte da base de apoio à atual gestão, mas que agora acreditam na necessidade de mudança. A chapa “Renova OAB”, a cada dia, continua ganhando mais força e novos apoios, o que reflete o desejo por uma nova era na advocacia da OAB-PE.


Mensagens pelos 12 anos do Blog do Finfa – “Há 12 anos o Blog do Finfa se consolidou como uma das principais fontes de informação do jornalismo político em Pernambuco, que sempre teve meu pai como grande entusiasta. 

Um ano – Há exato um ano, 25 de outubro de 2023, Dom Limacêdo Antônio da Silva era nomeado como quinto bispo da diocese de Afogados da Ingazeira. O Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia do ofício apresentado por dom Egídio Bisol, em razão de ter completado 75 anos, conforme previsto no direito Canônico. No mesmo ato, o Santo Padre nomeou o então bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio da Silva, como o quinto bispo diocesano. A posse de dom Limacêdo aconteceu no dia 2 de dezembro de 2023, com uma grande concelebração que aconteceu no patamar da Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios.Informações Blog Afogados Online

Sem intercorrências – A cirurgia de coluna a que foi submetido o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto, nesta quarta-feira (24), em São Paulo (SP), aconteceu sem intercorrências. A informação foi repassada pela a assessoria de comunicação do deputado. Denominado de descompressão medular, o procedimento foi realizado no Hospital Sírio Libanês sob o comando do neurologista e cirurgião de coluna vertebral Francisco Sampaio. Álvaro Porto se encontra na sala de recuperação e, após a alta, deve permanecer na capital paulista, só retornando ao Recife no início de novembro.
Parabéns pelos 12 anos de trajetória do blog, meu amigo Finfa! Sua atuação marcante, especialmente no Sertão do Pajeú, tem sido essencial para fortalecer o debate político na nossa região. A dedicação e seriedade com que você aborda os temas de interesse público são motivo de orgulho para todos nós.
Caro amigo Finfa,
Em comemoração ao Dia do Servidor Público (28/10), a governadora Raquel Lyra comandou uma cerimônia de homenagens aos servidores estaduais e anunciou que o pagamento dos salários deste mês será antecipado para o dia 28, próxima segunda-feira, ponto facultativo. O evento, realizado nesta quinta-feira (24), no Centro de Convenções, em Olinda, também contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause. Na ocasião, quinze profissionais do Governo de Pernambuco receberam uma placa comemorativa pelos relevantes serviços prestados ao Estado.


A HIDRO ELETRO SOLAR, através de todos seus funcionários, parabenizam o BLOG DO FINFA, por mais um ano de existência e pelo seu relevante trabalho de informação prestado a toda população pernambucana .
12 anos do Blog do Finfa – No dia 24 de outubro de 2012, uma quarta-feira, o Blog do Finfa deu seus primeiros passos, nascendo com a missão de ser uma fonte confiável de notícias e informações sobre a região do Pajeú, em Pernambuco e no Brasil. O blog foi criado com o intuito de conectar a comunidade, dar voz às demandas locais e contribuir para a formação de um público mais bem informado, algo que desde o início tem sido a espinha dorsal da nossa atuação.
Inicia hoje – A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, inicia nesta quinta-feira (24), às 15 horas, a semana dos Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino. Mais de 1.500 estudantes estarão participando desta grande celebração esportiva. A cerimônia oficial de abertura será na Quadra Poliesportiva da Escola Letácio Brito Pessoa. Os primeiros jogos já estão marcados para a próxima sexta-feira. Nesta edição 11 modalidades serão disputadas entre os estudantes.

O deputado federal Felipe Carreras (PSB/PE), manifestou seu apoio à emenda que retira da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/23, os artigos que impõem a migração obrigatória dos Estados e Municípios para as regras da Reforma da Previdência de 2019. Carreras enfatizou a importância de preservar a autonomia dos entes federativos e destacou os impactos negativos que essa migração obrigatória teria sobre os servidores públicos municipais, estaduais e do Distrito Federal.
O deputado estadual Waldemar Borges solicitou, nesta quarta-feira (23), ao presidente da Comissão de Administração Pública da Alepe, Joaquim Lira, que convide o presidente da Compesa, Alex Campos, para conversar com os deputados estaduais sobre o modelo que será adotado em uma eventual participação do setor privado nas operações voltadas aos serviços de abastecimento da água e de esgotamento sanitário em Pernambuco.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou, nesta quarta-feira (23), que a assinatura da ordem de serviço para investimento de R$ 2 bilhões no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, será realizada no mês de dezembro. O aporte bilionário será feito pela Aena Brasil, concessionária responsável pela gestão do segundo maior aeroporto do país em termos de movimentação de passageiros. A declaração foi feita após reunião realizada com o titular da pasta e o presidente global da empresa, Maurici Lucena, em Madrid, na Espanha, onde o ministro realiza uma série de encontros bilaterais com objetivo de atrair parceiros estrangeiros para projetos brasileiros na área de infraestrutura.