Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Almir Reis e Fernanda Resende inauguram comitê da chapa “Renova OAB “com presença de mais de 1200 e advogadas

Evento reuniu advogados e advogadas de todo o estado em espaço na Zona Sul do Recife, nesta quinta-feira (24)

A noite desta quinta-feira (24) marcou a advocacia pernambucana com a inauguração do comitê de campanha de Almir Reis e Fernanda Resende, candidatos pela chapa “Renova OAB” para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE). O evento, realizado no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, reuniu mais de 1200 advogados e advogadas de todas as regiões do estado, evidenciando a onda de renovação que tem ganhado força do Litoral ao Sertão.

O tema central nas conversas durante o encontro era a necessidade de renovação da OAB-PE, que há quase 20 anos está sob a liderança de um mesmo grupo político. Muitas pessoas expressaram insatisfação com a atual gestão, criticando a falta de atuação efetiva da OAB em defesa da advocacia e o impacto negativo dessa omissão no trabalho de quem está no balcão enfrentando as dificuldades do fórum e a burocracia do poder judiciário.

Fernanda Resende, candidata a vice-presidente, abriu os discursos com uma saudação aos advogados de todas as regiões do estado e destacou os compromissos da chapa. “O nosso compromisso é com a renovação real. Não basta falar de igualdade de gênero, é preciso que isso exista na prática dentro da OAB.. Vamos lutar por isso”. Fernanda também criticou a morosidade da Justiça e a postura omissa da atual gestão na defesa da classe.

Almir Reis, em seu discurso, ressaltou a prioridade da chapa no combate à morosidade da Justiça. “Vamos mapear e cobrar onde o sistema não está funcionando. Esse será nosso foco principal assim que assumirmos em 1º de janeiro”, disse o candidato. Ele também destacou a importância da transparência na gestão da OAB. “Nós vamos mostrar, em tempo real, as contas da OAB. Também vamos criar um orçamento participativo para que a advocacia pernambucana seja consultada sobre cada projeto. Além disso, todas as contas passarão por auditoria. Se alguém errou, a auditoria vai mostrar”, afirmou.

No campo da educação, Almir apresentou um projeto inovador. “Vamos oferecer imersões práticas de até quatro meses para que advogados e advogadas possam conhecer novas áreas nas quais queiram atuar”, disse.

Em tom mais crítico, Almir abordou a omissão da OAB durante o período de tratativas para implementação das diretorias de processamento remoto. A todo instante, o público presente gritava pedindo “renovação” e entoando o nome da chapa “Renova OAB”.

Almir, por fim, convocou os advogados e as advogadas presentes no evento a se engajarem ainda mais em prol da mudança. “Este time que está aqui no palco é a representação momentânea da voz de cada um de vocês, da coragem de não desistir nunca. Do Cais ao Sertão, a vitória se avizinha, mas isso só será possível se cada um fizer a sua parte. Nós estamos aqui hoje porque temos vontade e o propósito de trazer de volta a dignidade da advocacia pernambucana. E isso não é possível com as mesmas pessoas que estão há quase 20 anos à frente da OAB”, concluiu, sob aplausos.

A presença de representantes das 29 subseccionais da OAB-PE reforçou a força da candidatura de Almir Reis, que concorre com o número 200 nas eleições do próximo dia 18 de novembro. Entre os apoiadores de sua campanha, estavam advogados e grupos que, até recentemente, faziam parte da base de apoio à atual gestão, mas que agora acreditam na necessidade de mudança. A chapa “Renova OAB”, a cada dia, continua ganhando mais força e novos apoios, o que reflete o desejo por uma nova era na advocacia da OAB-PE.

Coluna do Finfa

Mensagens pelos 12 anos do Blog do Finfa – “Há 12 anos o Blog do Finfa se consolidou como uma das principais fontes de informação do jornalismo político em Pernambuco, que sempre teve meu pai como grande entusiasta.

O que confirma a credibilidade, confiança e profissionalismo diante o cenário político do nosso Estado, sempre trazendo informações verdadeiras, análises coerentes e uma visão ampla dos assuntos que cercam a sociedade pernambucana.

Que venham mais anos de sucesso e informação, parabéns Finfa!”

Deputado Federal Guilherme Uchôa Júnior

Parabéns ao meu amigo Finfa pelos 12 anos do seu Blog. Informação precisa e cuidado com a notícia são suas marcas. Ao longo de mais de uma década, o blog se consolidou como uma referência no jornalismo regional do nosso sertão do Pajeú, oferecendo aos leitores notícias relevantes e análises claras. Que venham muitos mais anos de sucesso, mantendo a qualidade e a credibilidade que o público aprendeu a admirar. Desejo longa vida ao blog!

Elielson Lima – Blog do Elielson

Meu amigo Júnior Finfa, meu colega blogueiro de longas viagens…parabéns meu meu irmão pelo sucesso desse que é um dos informativos mais atualizados no nosso Sertão pernambucano. Sucesso mais e mais amigo.

Pedro Araújo – Blog PE Notícias.

Parabéns meu nobre amigo Júnior Finfa, pelos 12 anos de sucesso total do seu Blog em todo Estado de Pernambuco!
Que Jesus vos abençoe e te proteja hoje e sempre, forte abraço.

Jálber Magalhães.
Secretário de administração de Custódia-PE

O Blog do Finfa, nesse mês de outubro, comemora 12 anos de sua fundação, prestando um excelente serviço de notícia aos pernambucanos de canto a canto do estado. Júnior Finfa é pioneiro na transição do Jornalismo padrão/tradicional para o digital, há de ressaltar a lisura, competência, imparcialidade, com que transmite a informação, sendo digno merecedor de todo o reconhecimento. Parabéns pelo serviço prestado a todos nós.

Forte abraço,

Edson Henrique – Vereador de Afogados da Ingazeira

Reunião – O prefeito eleito de Tabira, Flávio Marques (PT), através das suas redes sociais, que teve uma reunião com o Promotor de Justiça de Tabira, Dr. Romero Borja, para tratar da transição administrativa e de futuras parcerias entre o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a gestão municipal, Flávio estava acompanhado dos advogados Dr. Klênio Pires e Ryan Veras, Flávio destacou a importância do encontro para o planejamento de projetos que poderão ser desenvolvidos em cooperação com o MPPE.

Participou – O prefeito de Flores, Marconi Santana, acompanhado da primeira dama, Lucila Santana, estiveram participando da entrega dos Certificados do Curso de Libras aos Auxiliares de Educação Inclusiva.

Um ano – Há exato um ano, 25 de outubro de 2023, Dom Limacêdo Antônio da Silva era nomeado como quinto bispo da diocese de Afogados da Ingazeira. O Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia do ofício apresentado por dom Egídio Bisol, em razão de ter completado 75 anos, conforme previsto no direito Canônico. No mesmo ato, o Santo Padre nomeou o então bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio da Silva, como o quinto bispo diocesano. A posse de dom Limacêdo aconteceu no dia 2 de dezembro de 2023, com uma grande concelebração que aconteceu no patamar da Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios.Informações Blog Afogados Online

Disse “Este é um momento de homenagear os servidores estaduais pelo trabalho que eles estão realizando em cada órgão e secretaria do Governo de Pernambuco. Nesses últimos vinte e dois meses nós promovemos a valorização desses profissionais, concedemos reajuste salarial para 43 categorias e nomeamos cerca de 8 mil servidores, sendo mais de 5 mil apenas para a educação. Nós temos a oportunidade de transformar a vida dos pernambucanos para melhor e é por eles que estamos trabalhando para promover a mudança que nossa população precisa”. (Governadora Raquel Lyra)

Seminário – Nos dias 11 e 12 de novembro de 2024, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizará o Seminário Novos Gestores, no Hotel Canarius de Gravatá. O evento tem como objetivo orientar os prefeitos eleitos sobre os principais desafios da administração pública municipal, preparando-os para uma gestão eficiente e sustentável. A programação inclui palestras, painéis e workshops com foco em temas como finanças municipais, responsabilidade fiscal e parcerias estratégicas. Além disso, o seminário vai contar com a participação da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra e representantes do governo federal, além de parceiros como o Sebrae.

Aprovadas – A Câmara de Vereadores de Brejinho aprovou, com 7 votos a favor e apenas 1 contrário, as contas da gestão do Prefeito Gilson Bento, referentes ao exercício financeiro de 2022. “Essa aprovação, por ampla maioria, mostra que a nossa gestão trabalha com seriedade e compromisso com o povo de Brejinho. Transparência, eficiência e responsabilidade com os recursos públicos são pilares do nosso trabalho, e essa votação é o reflexo de um esforço conjunto em prol do desenvolvimento de Brejinho”, disse o prefeito Gilson.

Sem intercorrências – A cirurgia de coluna a que foi submetido o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto, nesta quarta-feira (24), em São Paulo (SP), aconteceu sem intercorrências. A informação foi repassada pela a assessoria de comunicação do deputado. Denominado de descompressão medular, o procedimento foi realizado no Hospital Sírio Libanês sob o comando do neurologista e cirurgião de coluna vertebral Francisco Sampaio. Álvaro Porto se encontra na sala de recuperação e, após a alta, deve permanecer na capital paulista, só retornando ao Recife no início de novembro.

Perguntar não ofende – Tem vereador eleito pela oposição de Tabira, que já demonstra vontade de adentrar ao grupo do prefeito eleito Flávio Marques?

Prefeito eleito de Iguaracy parabeniza Blog pelos seus 12 anos

Parabéns pelos 12 anos de trajetória do blog, meu amigo Finfa! Sua atuação marcante, especialmente no Sertão do Pajeú, tem sido essencial para fortalecer o debate político na nossa região. A dedicação e seriedade com que você aborda os temas de interesse público são motivo de orgulho para todos nós.

Que venham muitos mais anos de sucesso, levando informação de qualidade e sendo referência no jornalismo político.

Um forte abraço e continue com esse excelente trabalho!

Dr. Pedro Alves – Prefeito eleito de Iguaracy

Mensagens pelos 12 anos do Blog do Finfa

Caro amigo Finfa,

Parabéns pelos 12 anos do Blog do Finfa, que se firmou como uma importante fonte de informação para Pernambuco, especialmente no Pajeú. Sua coluna diária, com notícias políticas diretas da fonte, mantém os leitores sempre bem informados e com a confiança que só a credibilidade do blog oferece.

Sua transparência fortalece o papel democrático do blog em todo o estado. Parabéns a você e à equipe por essa trajetória de sucesso!

Abraço!
ARISTEU PLÁCIDO – Assessor do Senador Fernando Dueire

BLOG DO FINFA completa,
12 anos de existência.
Blog de credibilidade,
E de muita transparência.
Por isso, em Pernambuco,
Esse blog é referência.

Vagner Leandro,
Tabira – PE, 24 de outubro de 2024.

Meus parabéns por mais um ano do Blog do Finfa e siga em nome de Deus essa carreira.

Toinho da Ponte – Vereador de Afogados da Ingazeira

Parabéns meu irmão pelos 12 anos do BLOG. Deus te abençoe pra que esse trabalho continue por mais 12,24,36 anos, fica na paz.

Nêgo Vando

Governadora Raquel Lyra comanda evento em homenagem aos servidores estaduais e anuncia que salários serão pagos antecipadamente na próxima segunda-feira (28), ponto facultativo

Em comemoração ao Dia do Servidor Público (28/10), a governadora Raquel Lyra comandou uma cerimônia de homenagens aos servidores estaduais e anunciou que o pagamento dos salários deste mês será antecipado para o dia 28, próxima segunda-feira, ponto facultativo. O evento, realizado nesta quinta-feira (24), no Centro de Convenções, em Olinda, também contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause. Na ocasião, quinze profissionais do Governo de Pernambuco receberam uma placa comemorativa pelos relevantes serviços prestados ao Estado.
 
Durante seu discurso, a chefe do Executivo lembrou as ações que o Estado tem feito pela valorização da categoria. “Este é um momento de homenagear os servidores estaduais pelo trabalho que eles estão realizando em cada órgão e secretaria do Governo de Pernambuco. Nesses últimos vinte e dois meses nós promovemos a valorização desses profissionais, concedemos reajuste salarial para 43 categorias e nomeamos cerca de 8 mil servidores, sendo mais de 5 mil apenas para a educação. Nós temos a oportunidade de transformar a vida dos pernambucanos para melhor e é por eles que estamos trabalhando para promover a mudança que nossa população precisa”, destacou Raquel Lyra.
No grupo de 15 homenageados de diversas secretarias e órgãos estava a enfermeira Maria José Mesquita. Trabalhando há 26 anos no Hospital Geral da Mirueira, no município de Paulista, ela publicou um livro com histórias que ocorreram na unidade. “O livro era o sonho de uma grande amiga, colega de trabalho, Rosa Carlos, com quem fui co-autora. Nós vivemos muitas histórias lá dentro. Histórias tristes, felizes, de reconstrução. Então tivemos a ideia de publicar o livro para que as pessoas tivessem conhecimento de que havia muita vida lá dentro, muita luta”, detalhou.
 
A secretária estadual de Administração, Ana Maraíza, afirmou que o trabalho exercido por cada servidor faz a diferença na vida da população pernambucana. “Ser servidor público é ter uma missão. E temos a felicidade de poder transformar a vida das pessoas com muito trabalho. É nisso que acreditamos e é assim que a gestão tem trabalhado. Para cada ação, programa e entrega de políticas públicas, contamos com um time incrível que está sendo representado por uma parte dos nossos servidores neste evento”, observou.
Ainda na programação do evento estavam uma palestra do jornalista e escritor Caco Barcellos, com o tema “Dos Desafios da Atualidade à Excelência na Gestão Pública”, além de apresentações culturais, exposições com stands da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), com o Programa Morar Bem PE; da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), com peças do Projeto Galeria Reciclada; da Escola de Governo da Administração Pública (Egape), com informações sobre cursos promovidos pela instituição; Corpo de Bombeiros; Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), com ações do Prolazer; e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, com informações sobre o PE Livre acesso, VEM e carteira de identificação da pessoa com TEA, entre outros. 
 
Balanço – O Governo do Estado tem implementado diversas ações para promover a valorização do funcionalismo público estadual, entre elas: reajuste salarial para 43 categorias de servidores públicos; nomeação de mais de 8,3 mil servidores, dos quais mais de 5,9 mil foram para a educação; e o pagamento do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) 2024 no valor de R$ 164,4 milhões, contemplando mais de 21 mil vínculos que desempenharam suas funções nos processos educacionais e nas metas atingidas. Houve, ainda, a realização de concurso público para sete mil novos profissionais da segurança pública. Além de favorecer uma gestão mais eficiente, essas iniciativas beneficiam a população por meio de melhores serviços públicos para lidar com os desafios da atualidade.
 
Estiveram presentes no evento os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Túlio Vilaça (Casa Civil), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Fernando Holanda (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), Joana Figueiredo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Juliana Gouveia (interina da Mulher), Cacau de Paula (Cultura), Yane Telles (Criança e Juventude), Zilda Cavalcanti (Saúde), Amanda Aires (Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo), Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), Stephanie Pereira (adjunta da Fazenda), Érika Lacet (Controladoria-Geral) e Bianca Teixeira (Procuradoria Geral). O presidente da CEPE, João Baltar Freire, e o secretário-executivo da Defesa Civil, coronel Ramalho, também compareceram.

Mensagens pelos 12 anos do Blog do Finfa

A HIDRO ELETRO SOLAR, através de todos seus funcionários, parabenizam o BLOG DO FINFA, por mais um ano de existência e pelo seu relevante trabalho de informação prestado a toda população pernambucana .
PARABÉNS.

Simplício Sá Maranhão – Diretor 

Em nome da Gráfica Pajeú, parabenizo a você meu querido amigo ⁨Finfa⁩ pelos 12 anos de serviços prestados do Blog do Finfa a sociedade pernambucana , levando informação , fomentando o comércio local como fez na inauguração das novas instalações de nossa empresa, que Deus te abençoe meu irmão.

Miguel Goes 

Caro amigo Júnior Finfa, gostaria de parabenizá-lo pelos 12 (doze) anos do Blog do Finfa. O seu compromisso com a verdade, seu profissionalismo, a sua independência e o seu carisma, com toda certeza, fazem desse veículo de comunicação um dos mais queridos do Estado de Pernambuco. Como leitor assíduo, desejo muitos anos de vida e ainda mais sucesso.

Grande abraço!

Danilo Simões

Parabéns Finfa!
Você com sua inquietude e compromisso com a verdade, há 12 anos vem nos brindando com informações agéis e fidedignas aos fatos.

Izilda Sampaio

Meus parabéns ao Blog pelos 12 anos de existência.
Tenho o prazer e a alegria de todos os dias logo cedo, me debruçar sobre as notícias veiculadas diariamente.
Meu abraço a vc e que venham muitos outros aniversários.

Rui Acioly

BLOG DO FINFA, 12 ANOS!

Hoje o Blog do Finfa completa 12 anos de fundação.

Sem sombra de dúvidas, transformou-se em um dos Blogs especializado em política de maior credibilidade do Pajeú e do Estado de Pernambuco, trazendo informações e furos da política local e regional.

Parabéns ao Blog e ao seu idealizador e fundador, José de Sá Maranhão Júnior ou, simplesmente, Júnior Finfa.

Décio Campos
Advogado

 

Coluna do Finfa

12 anos do Blog do Finfa – No dia 24 de outubro de 2012, uma quarta-feira, o Blog do Finfa deu seus primeiros passos, nascendo com a missão de ser uma fonte confiável de notícias e informações sobre a região do Pajeú, em Pernambuco e no Brasil. O blog foi criado com o intuito de conectar a comunidade, dar voz às demandas locais e contribuir para a formação de um público mais bem informado, algo que desde o início tem sido a espinha dorsal da nossa atuação.

Hoje, 24 de outubro de 2024, o Blog do Finfa comemora 12 anos de uma trajetória sólida e marcante, tendo se consolidado como uma referência jornalística na região, no estado e no País. Com uma audiência bastante considerável, o blog desempenha um papel fundamental na difusão de notícias e opiniões, sempre com o compromisso de oferecer informações precisas, imparciais e de relevância para o dia a dia dos moradores do Pajeú.

Uma das marcas registradas dessa jornada foi a realização de debates eleitorais recentemente, essenciais para a democracia local. Esses eventos, realizados durante as eleições municipais em Afogados da Ingazeira e São José do Egito, trouxeram à tona discussões cruciais, auxiliando o eleitorado a fazer escolhas conscientes. Ao criar um espaço para o confronto de ideias e plataformas, o Blog do Finfa não apenas informou, mas contribuiu ativamente para o processo democrático da região.

Handson Matheus, uma figura central nesse projeto, define o Blog do Finfa como “um espaço vital para o diálogo e a informação”. Sob sua coordenação interna, o blog manteve-se fiel à missão de oferecer um jornalismo de proximidade, atento aos interesses da população, e de fomentar discussões sobre temas que impactam diretamente o cotidiano dos pernambucanos.

Além da cobertura jornalística diária, o blog oferece uma programação que reforça seu vínculo com os leitores. O “Minuto com Finfa”, transmitido pontualmente de segunda às sextas-feiras  às 09:16 horas, por mais de 40 emissoras do Estado de Pernambuco, é uma maneira rápida e eficaz de manter o público atualizado sobre as principais notícias, com uma dinâmica ágil que reflete a velocidade da era digital. As “Crônicas de Ademar Rafael”, que desde do início do nosso trabalho é outro destaque da programação, trazem reflexões semanais às segundas-feiras, sempre às 10 horas, com temas que vão além do noticiário imediato, promovendo uma análise mais profunda da cultura, história e cotidiano do Pajeú, entre outras.

Outro ponto alto é a “Coluna do Finfa”, que é publicada todas as manhãs e traz as principais notícias e furos do Pajeú. Com um estilo direto e uma capacidade de antecipar os fatos mais relevantes, essa coluna tornou-se leitura obrigatória para quem busca estar à frente dos acontecimentos regionais. Também temos o ‘Foto é História’, onde resgatamos momentos ímpar.

O impacto do Blog do Finfa não se limita apenas à informação, mas também ao fortalecimento de laços comunitários e ao estímulo de um debate plural. Nos últimos 12 anos, o blog tem sido uma verdadeira bússola para o povo pernambucano, mantendo-se firme na busca pela verdade e pela transparência.

Mantemos parcerias com empresas de renome, contamos com apoio de vários colaboradores, isso faz com que o Blog do Finfa se posicione com profissionalismo e seriedade jornalística.

Neste aniversário, o Blog do Finfa agradece a todos que acompanharam e apoiaram essa caminhada. E reafirma o compromisso de continuar evoluindo, sempre com a missão de levar informação de qualidade para a comunidade do Pajeú e além. Que venham muitos mais anos de histórias, notícias e, acima de tudo, de compromisso com a verdade!

Oficializou – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, oficializou, por meio de decreto, o início da transição. O gestor designou três membros: Gladstone Ramos da Silva Júnior; José Jailson Fernandes de Góis e Maria Lígia Martins Torres, em contrapartida o prefeito eleito, Dr. Pedro Alves, também apresentou os membros de sua equipe de transição, Bruno George Vidal Vilaça – Coordenador, Marcos Henrique da Silva Jerônimo e Maria Helena Alves da Silva.

Inicia hoje – A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, inicia nesta quinta-feira (24), às 15 horas,  a semana dos Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino. Mais de 1.500 estudantes estarão participando desta grande celebração esportiva. A cerimônia oficial de abertura será na Quadra Poliesportiva da Escola Letácio Brito Pessoa. Os primeiros jogos já estão marcados para a próxima sexta-feira. Nesta edição 11 modalidades serão disputadas entre os estudantes.

Frase“Conte conosco governadora, meu mandato está sempre a disposição” (Deputado federal Carlos Veras -PT, ontem no lançamento do PE na Estrada)

Participou – O Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, participou ontem (23), do lançamento do “Programa PE na Estrada”, anunciado pela governadora Raquel Lyra em solenidade realizada no Palácio do Campo das Princesas. “Reconhecemos a importância da recuperação da malha viária para melhorar a mobilidade urbana das nossas cidades. Ficamos muito felizes ao ver sair do papel sonhos como o Arco Metropolitano, assim como tantas obras aqui anunciadas. Em nome de todos os prefeitos de Pernambuco, agradeço à governadora por esses investimentos,” concluiu Marcelo.

Entregou – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, fez ontem (23) a entrega da chave do município à Bebê Prefeita 2024, no Hospital Municipal Maria Silva, o bebê foi Maria Heloísa, filha de Aline Vanisia. “A ação é parte das atividades da Semana do Bebê que estamos comemorando em nosso município. Desejo muita saúde a Maria Heloisa e felicidades aos seus pais”, disse Adelmo.

Perguntar não ofende – Os vereadores oposicionista Zé Negão e Edson dos Cosmético, irão votar em Vicentinho para Presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira?

 

Deputado Felipe Carreras declara apoio à emenda que protege Autonomia de Estados e Municípios nas regras previdenciárias

O deputado federal Felipe Carreras (PSB/PE), manifestou seu apoio à emenda que retira da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/23, os artigos que impõem a migração obrigatória dos Estados e Municípios para as regras da Reforma da Previdência de 2019. Carreras enfatizou a importância de preservar a autonomia dos entes federativos e destacou os impactos negativos que essa migração obrigatória teria sobre os servidores públicos municipais, estaduais e do Distrito Federal.

Segundo o parlamentar, a obrigatoriedade de adesão à Reforma de 2019 compromete direitos conquistados pelos servidores, trazendo sérias consequências para a aposentadoria desses trabalhadores. “A migração atrasaria a data de aposentadoria e reduziria drasticamente a remuneração futura dos servidores, o que é extremamente preocupante”, afirmou.

Em Brasília, Felipe Carreras se reuniu com o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Pernambuco (APPE), Dr. Rafael Amorim, a vice-presidente Amanda Morais e diretores legislativos da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAPE). Durante o encontro, o deputado reafirmou seu compromisso com a causa, reforçando que seguirá trabalhando para garantir que os Estados e Municípios mantenham sua liberdade de decidir sobre suas próprias regras previdenciárias.

Waldemar Borges solicita que presidente da Compesa explique o modelo de participação do setor privado na empresa

O deputado estadual Waldemar Borges solicitou, nesta quarta-feira (23), ao presidente da Comissão de Administração Pública da Alepe, Joaquim Lira, que convide o presidente da Compesa, Alex Campos, para conversar com os deputados estaduais sobre o modelo que será adotado em uma eventual participação do setor privado nas operações voltadas aos serviços de abastecimento da água e de esgotamento sanitário em Pernambuco.

“O presidente anunciou que a Compesa não será privatizada, mas ao mesmo tempo diz que a parte de distribuição da água, coleta e tratamento de esgoto vão ficar a cargo da iniciativa privada e já adianta que a fase de transição dessas áreas para a iniciativa privada deve ser iniciada em agosto do próximo ano. Precisamos entender melhor como isso será feito”, diz o parlamentar.

Waldemar ressalta que não tem nenhuma postura dogmática sobre o assunto, a favor ou contra, até porque não conhece o modelo que será adotado, mas chama a atenção para três aspectos que precisam da preocupação do Estado. “Precisamos estar atentos em primeiro lugar a disparidade da demanda na distribuição da oferta de água para as comunidades e municípios mais pobres. Não podemos deixar que o processo leve as empresas à situação de só querer atender as comunidades mais ricas, que podem pagar pelo custo do serviço. Tenho a preocupação também com os funcionários da empresa, que não podem ser amassados e jogados fora como uma folha de papel”, ressaltou. “Além disso, precisamos saber qual o grau de governança que a Compesa terá no modelo que será adotado. O Estado não pode abrir mão da capacidade de exercer a governança quando necessário nesse tipo de serviço”, concluiu.

Ministro Silvio Costa Filho anuncia investimentos de R$ 2 bi para obras de expansão e modernização do Aeroporto de Congonhas (SP)

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou, nesta quarta-feira (23), que a assinatura da ordem de serviço para investimento de R$ 2 bilhões no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, será realizada no mês de dezembro. O aporte bilionário será feito pela Aena Brasil, concessionária responsável pela gestão do segundo maior aeroporto do país em termos de movimentação de passageiros. A declaração foi feita após reunião realizada com o titular da pasta e o presidente global da empresa, Maurici Lucena, em Madrid, na Espanha, onde o ministro realiza uma série de encontros bilaterais com objetivo de atrair parceiros estrangeiros para projetos brasileiros na área de infraestrutura.

Para o ministro, a retomada em investimentos em aeroportos, portos e hidrovias por empresas internacionais mostra a atratividade do nosso mercado e o potencial de desenvolvimento desses setores. “Atualmente, o mundo tem quase 3 trilhões de dólares à procura de investimentos em projetos de infraestrutura e demais empreendimentos logísticos. Nós estamos preparados para receber todo esse aporte para fazer o país crescer, e é por isso que a gente tem trabalhado muito”, destacou.

Sobre os aportes que serão realizados no aeroporto de Congonhas, Costa Filho ressaltou que, além do estado, os usuários do setor aéreo serão os principais beneficiados. “Esses investimentos serão fundamentais para melhorar a infraestrutura do aeroporto, levando mais conforto e bem estar aos passageiros que utilizam o aeroporto de Congonhas. A aplicação de recurso privado contribuirá para o fortalecimento da aviação civil brasileira, em especial para o Estado de São Paulo, por onde passam quase 80 milhões de viajantes por ano, o que corresponde a 70% do fluxo de pessoas”, indicou.

Maior operadora aeroportuária do mundo em números de passageiros transportados, a Aena é responsável pela gestão de 46 aeroportos e dois heliportos na Espanha. A empresa também administra o aeroporto de Londres-Luton, na Inglaterra, e atua em 12 terminais em todo o México, além da Jamaica, com 2 ativos. No Brasil desde 2020, a concessionária administra 17 aeroportos, que são responsáveis por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional. Com exceção do Sul, a empresa opera terminais aeroportuários em todos as regiões do país, com destaque para o aeroporto de Congonhas, segundo maior do Brasil.

Melhorias no aeroporto de Congonhas

O plano de investimentos da Aena para um dos principais terminais aeroportuários do país conta com obras complexas e necessárias para comportar o aumento de turistas projetado. A expectativa é que, nos próximos anos, o terminal receba um terço a mais de viajantes do que tem recebido hoje, passando de 22 milhões, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no ano passado, para 29,5 milhões.

Com conclusão prevista para 2028, o novo aeroporto de Congonhas terá sua área de embarque e desembarque ampliada, chegando a 105 mil m². O local também terá um novo salão de check-in com 72 posições amplas e acessíveis, podendo chegar a 108, e novo píer com 36 metros de largura e 330 metros de comprimento. As pontes de embarques também serão ampliadas, passando de 12 para 19, garantido que, ao menos, 70% das operações de embarque sejam realizadas diretamente até a aeronave. Além disso, haverá 10 portões de embarque remoto e 13 leitores automáticos de cartão de embarque.

Carteira de investimentos e oportunidade de expansão

Destravar projetos, modernizar os modais de transportes e investir no aperfeiçoamento da infraestrutura brasileira esses são alguns dos objetivos do ministro Silvio Costa Filho na missão que ele realiza nesta semana em Portugal e Espanha. Mais cedo, ele se reuniu com representantes das principais empresas na área de logística de transporte para apresentar a maior carteira de concessão em portos, aeroportos e hidrovias a ser executada pelo Governo Federal.

Durante o encontro, Costa Filho apresentou os principais projetos que serão concedidos à iniciativa privada. ”Foi uma reunião muito produtiva com os agentes internacionais, onde tivemos a oportunidade de mostrar a nossa carteira de investimentos em infraestrutura. Apresentamos os quase 50 terminais que serão leiloados até 2026, das possíveis concessões no setor da aviação e dos empreendimentos de hidrovias, que, pela primeira vez, será realizado no país”, indicou.

Com empreendimentos de grande interesse estrangeiro, o país possui uma das maiores carteiras de investimentos no mundo, com quase R$ 70 bilhões. Para o ministro, o retorno de investimento no mercado brasileiro é fruto de um intenso trabalho que vem sendo planejado e liderando pelo presidente Lula. “Nesse governo, os investidores internacionais passaram a olhar o Brasil como uma nova janela de oportunidade. Nós voltamos a ser destaque no mundo e o local onde as empresas querem aplicar seus recursos”, concluiu.