Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

DataTrends: Vinícius Castello e Mirella estão empatados com 50% dos votos válidos em Olinda

Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada nesta manhã deste sábado (26/10), revela um cenário de empate entre os candidatos Vinícius Castello e Mirella na disputa acirrada pela eleição da Prefeitura de Olinda.

Na pesquisa espontânea, Vinícius Castello e Mirella aparecem empatados com 45% das intenções de voto cada. Não sabe/não respondeu 10%.

Na pesquisa estimulada, Vinícius Castello e Mirella, também empatam com 46%. Brancos/nulos 3%. Não sabe/não respondeu 5%.

Em votos válidos, Vinícius Castello e Mirella, mantêm o empate, ambos com 50%.

Potencial de Voto de Mirella – Votaria com certeza (45%), poderia votar (8%), não votaria de jeito nenhum (41%), não conhece o suficiente (3%) e não sabe ou não respondeu (3%).

Potencial de Voto de Vinícius Castello – Votaria com certeza (46%), poderia votar (7%), não votaria de jeito nenhum (40%), não conhece o suficiente (4%) e não sabe ou não respondeu (3%).

Avaliação da Gestão – O governo do prefeito Lupércio é aprovado por 41% e rejeitado por 51% da população de Olinda. Não sabe/não respondeu 8%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-00272/2024. A margem de erro é de 4,00% pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 600 eleitores nos dias 24 e 25 de outubro.

POOL DE VEÍCULOS – A Pesquisa DataTrends é divulgada por um pool de blogs composto por Alberes Xavier, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE, Finfa, Giro Mata Norte, Silvinho, Roberto Gonçalves, Pernambuco Urgente, Roberto Almeida, Didi Galvão e Bocão.

Governadora Raquel Lyra reabre Cinema São Luiz em sessão para colaboradores que trabalharam na restauração do equipamento

Evento foi considerado um ensaio geral para a reabertura ao público, que será realizada no dia 1º de novembro
 
Um dos mais emblemáticos cinemas de rua do Brasil, o Cinema São Luiz, situado às margens do Rio Capibaribe, no Recife, está de volta. A governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, participaram, nesta sexta-feira (25), do ensaio geral para reabertura ao público, que será realizada no dia 1º de novembro. Neste primeiro momento, foi feita uma apresentação para funcionários da Secretaria de Cultura e os colaboradores que trabalharam na recuperação do equipamento cultural, com a exibição do filme Retratos Fantasmas, do cineasta Kleber Mendonça Filho, que também esteve presente. 
 
“Esta sessão aqui não poderia ser de outra forma que não com quem trabalhou muito para poder transformar esse sonho de devolver ao Recife e ao povo de Pernambuco e do Brasil um lugar tão especial como este. Eu quero agradecer a todos que se empenharam para fazer a obra. Os trabalhadores que se dedicaram com muito carinho para fazer esse restauro lindo, que fica marcado no coração e na memória do povo pernambucano. Agradeço ao governo federal e ao presidente Lula, porque parte dos recursos aplicados no cinema é da Lei Paulo Gustavo, que tem sido fundamental para fazermos obras importantes, além das contrapartidas do Governo de Pernambuco. Essa reabertura renova a esperança de termos um prédio icônico e histórico podendo ser utilizado pela população”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Sob aplausos de todos os presentes, os trabalhadores que revitalizaram o cinema agradeceram a oportunidade de estarem na primeira exibição deste retorno. Adriano Galvão, de 36 anos, foi um dos que trabalharam na restauração do equipamento. Ele contou que foi a primeira vez que entrou em uma sala de cinema. “Eu nunca tinha ido a nenhum cinema e fiquei impressionado quando entrei aqui pela primeira vez, uma beleza sobrenatural. Agora que está ainda mais bonito. Teve muito trabalho, mas o resultado ficou lindo. É emocionante assistir a um filme aqui”, disse.
 
O cineasta Kléber Mendonça ressaltou a imponência e a tradição do São Luiz. “Poucas cidades no mundo têm uma sala como o São Luiz. E o Recife, ao longo de muitas décadas, conseguiu mantê-lo. Isso é uma tendência que se perpetua, agora, com essa restauração, que na verdade nunca tinha acontecido realmente nessa sala. E ela, com 71 anos hoje, é seguramente uma das salas mais lindas do mundo”, afirmou.
 
Para a reabertura do equipamento, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) realizaram a recuperação da coberta, orçada em R$ 106 mil, com recursos do governo estadual, e a restauração do forro decorativo, no valor de R$ 1,3 milhão, por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo.
 
Após quase dois anos com as portas totalmente fechadas devido aos problemas estruturais do espaço, o monumento histórico será reaberto para toda a população com o início da programação do 15º Festival Janela Internacional de Cinema do Recife, que segue até dia 8 do próximo mês. O espetáculo inclui lançamentos nacionais e internacionais, clássicos restaurados, sessões com música ao vivo, o retorno da premiação de curtas-metragens nacionais, além de ações formativas e homenagens, entre elas, à cineasta pernambucana Kátia Mesel.
 
A próxima etapa da restauração do cinema serão as obras que englobam a recuperação estrutural das marquises externas, a implantação do sistema de prevenção e combate a incêndio, a requalificação dos banheiros com acessibilidade e a instalação de um elevador acessível aos quatro pavimentos superiores. O investimento será de R$ 1,9 milhão, com recursos da Lei Paulo Gustavo.
HISTÓRICO – Em julho de 2022, o São Luiz foi fechado para a implantação de um novo sistema de refrigeração, correção de problemas de vazamento de cobertura e redimensionamento das suas instalações elétricas. Após chuvas torrenciais ocorridas no Recife em fevereiro de 2023, o equipamento precisou ser totalmente interditado por medida de segurança. A reabertura do cinema se tornou prioridade para a Secretaria de Cultura desde então.
 
Inaugurado no dia 6 de setembro de 1952, o cinema São Luiz tornou-se um dos mais emblemáticos cinemas do Recife, prezando por essa arte em sua concepção clássica, com exibição em cineteatro. Atualmente, é o de mais rica concepção artística e arquitetônica do Recife e um dos últimos cinemas de rua do Brasil.
 
Acompanharam o ensaio geral os secretários Cacau de Paula (Cultura), Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Zilda Cavalcanti (Saúde), Fernando Holanda (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Ana Maraíza (Administração), Bianca Teixeira (Procuradoria Geral do Estado), Joana Figueiredo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), além da presidente da Fundarpe, Renata Borba.

Governadora Raquel Lyra anuncia investimento de R$ 1,5 milhão para reforma e ampliação da Casa Capiba

Local passará por reformas para ser um memorial do mestre Capiba e espaços do Conservatório Pernambucano de Música
 
Em celebração aos 120 anos de nascimento do mestre Capiba, um dos maiores ícones da música pernambucana, o Governo de Pernambuco destinou o uso da Casa Capiba, localizada no bairro do Espinheiro, no Recife, ao Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Nesta sexta-feira (25), em visita ao local, a governadora Raquel Lyra, ao lado da vice-governadora Priscila Krause, anunciou o investimento de R$ 1,5 milhão para a reforma e ampliação do espaço, que será destinado para um memorial ao mestre Capiba e áreas para as atividades do CPM, que beneficiará cerca de 1,6 mil estudantes. Na visita, a governadora também anunciou que Capiba será o homenageado do Carnaval de Pernambuco 2025.
 
“Anunciamos que a Casa de Capiba será uma unidade do Conservatório Pernambucano de Música. O mais importante é que o legado, a cultura, a história do nosso mestre, que levou Pernambuco para além de nossas fronteiras, para o mundo, será permanente. Acreditamos em um Pernambuco forte, restaurando e resgatando a nossa história, o nosso patrimônio, para permitir que o sentimento de pernambucanidade, que nós todos temos de maneira tão forte, possa estar sempre presente. E anunciamos que a homenagem do Carnaval de 2025 será feita ao mestre Capiba com muita alegria. Dona Zezita já deu seu aval para que possamos ter a oportunidade e a honra de agradecer e de poder presentear o povo de Pernambuco, do Brasil e do mundo, com suas músicas e, claro, dançar muito frevo”, destacou a governadora Raquel Lyra.
O objetivo da iniciativa é preservar e assegurar a continuidade do legado de um dos maiores defensores da cultura pernambucana. “Esse é um momento muito especial, uma oportunidade de recuperar a casa do mestre Capiba. Vamos fazer aqui um espaço de música, que será uma unidade do conservatório, para que o legado dele permaneça vivo”, ressaltou a vice-governadora Priscila Krause. A viúva de Capiba, Dona Zezita, fez um agradecimento: “Obrigada pelas homenagens. Aqui tinha muita música, quase toda semana vinha gente aprender música com Capiba”, registrou.
 
O projeto de reforma e ampliação tem investimento previsto de R$ 1,5 milhão, com prazo de execução de dez meses após a assinatura do contrato. O planejamento garantirá a adaptação do espaço para as novas atividades, com adequações de acessibilidade e modernizações que respeitem sua estrutura original. A previsão é de que o edital de licitação para as obras seja lançado até o início do próximo ano para poder ser feita a assinatura.
A proposta de reforma inclui a recuperação da cobertura de madeira, requalificação dos ambientes, incluindo a climatização, recuperação das esquadrias e a preservação da pintura de fachada na cor amarela. “Haverá a ampliação da casa também, de 147 metros quadrados para 225 metros quadrados, um aumento de quase 80 metros quadrados. O projeto vai manter a fachada e toda a arquitetura original, visto que é um prédio tombado”, explicou Carlos Santos, secretário executivo de Obras da Secretaria de Educação e Esportes. 
 
A secretária de Cultura, Cacau de Paula, afirmou que este será um ganho para a cultura do Estado. “Capiba, como grande artista e símbolo da nossa cultura, deixou uma contribuição enorme para a nossa música. E a Casa Capiba, que foi berço de toda essa produção, vai voltar para a nossa cultura”, destacou. A gerente-geral do CPM, Janete Florêncio, afirmou que a obra de Capiba irá conduzir as atividades. “Aqui faremos muitas atividades, especialmente de ensaios e de eventos mantendo um diálogo com a música pernambucana e, claro, tendo como fio condutor a memória de Capiba”, disse.
 
Desapropriada desde 2017, a casa será administrada pela mais tradicional instituição de ensino musical do Estado, vinculada à Secretaria de Educação e Esportes. Incorporado ao Conservatório Pernambucano de Música, o imóvel será destinado a atividades artísticas e pedagógicas, ampliando os espaços para ensaios e performances dos alunos e músicos.
A Casa Capiba é uma referência cultural para Pernambuco. Foi nesse local que Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba (1904-1997), compôs algumas de suas obras mais importantes, eternizando frevos, sambas-canções e maracatus que fazem parte do patrimônio cultural do Brasil.
 
Acompanharam o evento o secretário da Casa Militar, Coronel Hercílio Mamede, e a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba.

Prefeitura de Serra Talhada encerra Semana da Juventude com celebração e certificação pelo Unicef

Entre os dias 21 e 25 de outubro, a Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu a Semana da Juventude, um evento que uniu palestras, atividades culturais e momentos de lazer. A iniciativa integra as ações do Selo Unicef, conduzido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência, que visa fortalecer políticas públicas voltadas à juventude. Na quinta-feira (24), o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) recebeu dois certificados pela sua atuação transformadora no município.

O primeiro reconhecimento veio pelo impacto positivo das ações do Nuca ao longo da edição 2021-2024 do Selo Unicef, consolidando Serra Talhada como uma referência estadual. Além disso, o núcleo foi certificado por ter cumprido todas as metas estabelecidas pelo programa até 2024. “Receber esses certificados é uma prova do compromisso que temos com o futuro das nossas crianças e adolescentes. Essa é a juventude que nos inspira a seguir avançando”, destacou a prefeita Márcia Conrado.

Além das certificações, a semana também deu ênfase ao programa ID Jovem, iniciativa do Governo Federal que garante benefícios a jovens de baixa renda, como meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além de passagens interestaduais gratuitas. Segundo a Secretaria de Assistência Social, apenas 92 jovens utilizavam o benefício antes da campanha, e a expectativa é de que o número cresça com a conscientização promovida.

Durante todas as manhãs, palestras nas escolas municipais disseminaram temas de interesse da juventude, incentivando o protagonismo social e a importância de acesso a direitos. As atividades culminaram com apresentações culturais e encontros ao ar livre, como o realizado na Praça do Mutirão no dia 24 e o encerramento no bairro Vila Bela nesta sexta-feira (25), a partir das 17h30, celebrando as conquistas da juventude local e reforçando o papel transformador da comunidade jovem no município.

Rubens Júnior parabeniza Blog do Finfa pelos 12 anos

Parabéns por resistir e persistir na divulgação de todo o Pajeú pra quem “vive tão distante por força do destino” e pra nós outros que, mesmo não sendo Pajeuzeiro, admiramos a cultura dessa região

Rubens Júnior – Coordenador De Relações Institucionais da Copergás

Sileno Guedes parabeniza o Blog do Finfa

O Blog do Finfa chega a esses 12 anos de trajetória consolidado como um dos mais importantes veículos de comunicação de Pernambuco. É lido não só por quem é do Sertão do Pajeú, região coberta com maestria por suas matérias e análises, mas por políticos, formadores de opinião e personalidades de todas as partes do nosso estado.

A Júnior Finfa, minhas saudações pela perseverança, autenticidade e credibilidade.

Vida longa ao Blog do Finfa. Parabéns!

Sileno Guedes
Deputado estadual e presidente do PSB de Pernambuco

Prefeitura de Itapetim inicia reforma de prédio para implantação de mais uma Cozinha Comunitária

Itapetim está dando mais um passo importante para a garantia da segurança alimentar, com a implantação de mais uma Cozinha Comunitária, em parceria com o Governo do Estado. O novo equipamento será instalado no antigo prédio do CRAS, localizado no Bairro Santa Luiza de Marilac, e terá capacidade de oferecer 200 refeições diárias para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A cozinha irá receber o nome de Oziro Amâncio de Oliveira, em homenagem a um morador do bairro e grande cidadão itapetinense.

Atualmente, o município já conta com uma cozinha que fornece 200 refeições diárias. Com a nova cozinha, o total de refeições servidas será de 400 por dia, beneficiando 300 famílias em Itapetim, 50 em São Vicente e 50 em Piedade, de segunda a sexta-feira.

As obras de reforma do prédio onde funcionará a nova cozinha estão em ritmo acelerado. A iniciativa da Prefeitura vai garantir que mais famílias tenham acesso a uma alimentação de qualidade, promovendo o bem-estar social e melhorando a qualidade de vida da população que mais precisa.

Ingrid e Schamkypou recebem mais de 1.200 advogados e advogadas na inauguração do Comitê

Em um encontro que reuniu cerca de 1.200 advogados da Capital, Região Metropolitana e interior, foi inaugurado na noite desta quinta-feira, em Boa Viagem, o Comitê da Chapa “Renovação Experiente”. Na abertura, em um clima de animação e empolgação, a candidata à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco – OAB/PE, Ingrid Zanella, agradeceu as presenças e garantiu que vai continuar avançando nos projetos de interesse da Ordem no Estado.

“Para mudar de verdade a gente tem que ter coragem, tem que ser pioneiro e lembrar quais são os reais valores da advocacia. Junto com a atual Diretoria, ao lado de Fernando Ribeiro, nós percorremos Pernambuco inteiro, visitando todas as 29 seccionais, escutando, valorizando e defendendo a nossa advocacia. Não vamos parar por aqui, iremos fazer tudo novamente. A gente vai aonde o advogado estiver, ouvir e dialogar para fortalecer cada vez mais a advocacia pernambucana”, afirmou Ingrid.
Candidata a vice-presidente na chapa, Schamkypou Bezerra lembrou que “essa foi uma gestão de entregas, de sangue e suor, que fez muito pelos advogados”. “Esse trabalho não vai parar por aqui, vamos continuar avançando. Ingrid é uma mulher que tem liderança, sabe escutar e está pronta para ser a primeira mulher a assumir a OAB em Pernambuco”destacou.

Comitê
O espaço fica localizado na Avenida Domingo Ferreira, com estacionamento e acesso fácil. No local, além da área de convivência, foram instaladas Praças de Alimentação, Espaço Kids e o Túnel da Vitória. O Comitê será o ponto de encontro semanal onde os advogados possam trocar experiência, discutam os ramos da campanha e convidem os antigos e novos aliados.

Renovação Experiente
Inscrita no processo eleitoral, a chapa Renovação Experiente escolheu o número 100 para a disputa das eleições, programadas para o dia 18 de novembro. Ingrid também é apoiada pelo atual presidente, Fernando Ribeiro, que tem o respeito e um alto índice de aprovação na advocacia do Estado.

A chapa que completa a diretoria é integrada por Maximiano José Correia Maciel Melo, indicado para o cargo de secretário-geral; Cláudio Soares de Oliveira Ferreira, secretário-adjunto; Manoele Alves dos Santos, tesoureira; e Darlyson Antonio Torres, tesoureiro-adjunto.
Já a Escola Superior de Advocacia de Pernambuco – ESA-PE receberá o reforço de Carlos Barros, na diretoria geral; e Tallyta Bione, na vice.O Conselho Federal, recebeu as indicações de Fernando Jardim Ribeiro Lins, Bruno de Albuquerque Baptista e Cláudia Adriana de Alcântara. Para o comando da Caixa de Assistência dos Advogados – Caape foram indicados Pedro da Silveira Fernandes, presidente; Allan Michel Pereira Sá, vice-presidente; e Ana Maria Firmino, secretária-geral.

Almir Reis e Fernanda Resende inauguram comitê da chapa “Renova OAB “com presença de mais de 1200 e advogadas

Evento reuniu advogados e advogadas de todo o estado em espaço na Zona Sul do Recife, nesta quinta-feira (24)

A noite desta quinta-feira (24) marcou a advocacia pernambucana com a inauguração do comitê de campanha de Almir Reis e Fernanda Resende, candidatos pela chapa “Renova OAB” para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE). O evento, realizado no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, reuniu mais de 1200 advogados e advogadas de todas as regiões do estado, evidenciando a onda de renovação que tem ganhado força do Litoral ao Sertão.

O tema central nas conversas durante o encontro era a necessidade de renovação da OAB-PE, que há quase 20 anos está sob a liderança de um mesmo grupo político. Muitas pessoas expressaram insatisfação com a atual gestão, criticando a falta de atuação efetiva da OAB em defesa da advocacia e o impacto negativo dessa omissão no trabalho de quem está no balcão enfrentando as dificuldades do fórum e a burocracia do poder judiciário.

Fernanda Resende, candidata a vice-presidente, abriu os discursos com uma saudação aos advogados de todas as regiões do estado e destacou os compromissos da chapa. “O nosso compromisso é com a renovação real. Não basta falar de igualdade de gênero, é preciso que isso exista na prática dentro da OAB.. Vamos lutar por isso”. Fernanda também criticou a morosidade da Justiça e a postura omissa da atual gestão na defesa da classe.

Almir Reis, em seu discurso, ressaltou a prioridade da chapa no combate à morosidade da Justiça. “Vamos mapear e cobrar onde o sistema não está funcionando. Esse será nosso foco principal assim que assumirmos em 1º de janeiro”, disse o candidato. Ele também destacou a importância da transparência na gestão da OAB. “Nós vamos mostrar, em tempo real, as contas da OAB. Também vamos criar um orçamento participativo para que a advocacia pernambucana seja consultada sobre cada projeto. Além disso, todas as contas passarão por auditoria. Se alguém errou, a auditoria vai mostrar”, afirmou.

No campo da educação, Almir apresentou um projeto inovador. “Vamos oferecer imersões práticas de até quatro meses para que advogados e advogadas possam conhecer novas áreas nas quais queiram atuar”, disse.

Em tom mais crítico, Almir abordou a omissão da OAB durante o período de tratativas para implementação das diretorias de processamento remoto. A todo instante, o público presente gritava pedindo “renovação” e entoando o nome da chapa “Renova OAB”.

Almir, por fim, convocou os advogados e as advogadas presentes no evento a se engajarem ainda mais em prol da mudança. “Este time que está aqui no palco é a representação momentânea da voz de cada um de vocês, da coragem de não desistir nunca. Do Cais ao Sertão, a vitória se avizinha, mas isso só será possível se cada um fizer a sua parte. Nós estamos aqui hoje porque temos vontade e o propósito de trazer de volta a dignidade da advocacia pernambucana. E isso não é possível com as mesmas pessoas que estão há quase 20 anos à frente da OAB”, concluiu, sob aplausos.

A presença de representantes das 29 subseccionais da OAB-PE reforçou a força da candidatura de Almir Reis, que concorre com o número 200 nas eleições do próximo dia 18 de novembro. Entre os apoiadores de sua campanha, estavam advogados e grupos que, até recentemente, faziam parte da base de apoio à atual gestão, mas que agora acreditam na necessidade de mudança. A chapa “Renova OAB”, a cada dia, continua ganhando mais força e novos apoios, o que reflete o desejo por uma nova era na advocacia da OAB-PE.

Coluna do Finfa

Mensagens pelos 12 anos do Blog do Finfa – “Há 12 anos o Blog do Finfa se consolidou como uma das principais fontes de informação do jornalismo político em Pernambuco, que sempre teve meu pai como grande entusiasta.

O que confirma a credibilidade, confiança e profissionalismo diante o cenário político do nosso Estado, sempre trazendo informações verdadeiras, análises coerentes e uma visão ampla dos assuntos que cercam a sociedade pernambucana.

Que venham mais anos de sucesso e informação, parabéns Finfa!”

Deputado Federal Guilherme Uchôa Júnior

Parabéns ao meu amigo Finfa pelos 12 anos do seu Blog. Informação precisa e cuidado com a notícia são suas marcas. Ao longo de mais de uma década, o blog se consolidou como uma referência no jornalismo regional do nosso sertão do Pajeú, oferecendo aos leitores notícias relevantes e análises claras. Que venham muitos mais anos de sucesso, mantendo a qualidade e a credibilidade que o público aprendeu a admirar. Desejo longa vida ao blog!

Elielson Lima – Blog do Elielson

Meu amigo Júnior Finfa, meu colega blogueiro de longas viagens…parabéns meu meu irmão pelo sucesso desse que é um dos informativos mais atualizados no nosso Sertão pernambucano. Sucesso mais e mais amigo.

Pedro Araújo – Blog PE Notícias.

Parabéns meu nobre amigo Júnior Finfa, pelos 12 anos de sucesso total do seu Blog em todo Estado de Pernambuco!
Que Jesus vos abençoe e te proteja hoje e sempre, forte abraço.

Jálber Magalhães.
Secretário de administração de Custódia-PE

O Blog do Finfa, nesse mês de outubro, comemora 12 anos de sua fundação, prestando um excelente serviço de notícia aos pernambucanos de canto a canto do estado. Júnior Finfa é pioneiro na transição do Jornalismo padrão/tradicional para o digital, há de ressaltar a lisura, competência, imparcialidade, com que transmite a informação, sendo digno merecedor de todo o reconhecimento. Parabéns pelo serviço prestado a todos nós.

Forte abraço,

Edson Henrique – Vereador de Afogados da Ingazeira

Reunião – O prefeito eleito de Tabira, Flávio Marques (PT), através das suas redes sociais, que teve uma reunião com o Promotor de Justiça de Tabira, Dr. Romero Borja, para tratar da transição administrativa e de futuras parcerias entre o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a gestão municipal, Flávio estava acompanhado dos advogados Dr. Klênio Pires e Ryan Veras, Flávio destacou a importância do encontro para o planejamento de projetos que poderão ser desenvolvidos em cooperação com o MPPE.

Participou – O prefeito de Flores, Marconi Santana, acompanhado da primeira dama, Lucila Santana, estiveram participando da entrega dos Certificados do Curso de Libras aos Auxiliares de Educação Inclusiva.

Um ano – Há exato um ano, 25 de outubro de 2023, Dom Limacêdo Antônio da Silva era nomeado como quinto bispo da diocese de Afogados da Ingazeira. O Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia do ofício apresentado por dom Egídio Bisol, em razão de ter completado 75 anos, conforme previsto no direito Canônico. No mesmo ato, o Santo Padre nomeou o então bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio da Silva, como o quinto bispo diocesano. A posse de dom Limacêdo aconteceu no dia 2 de dezembro de 2023, com uma grande concelebração que aconteceu no patamar da Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios.Informações Blog Afogados Online

Disse “Este é um momento de homenagear os servidores estaduais pelo trabalho que eles estão realizando em cada órgão e secretaria do Governo de Pernambuco. Nesses últimos vinte e dois meses nós promovemos a valorização desses profissionais, concedemos reajuste salarial para 43 categorias e nomeamos cerca de 8 mil servidores, sendo mais de 5 mil apenas para a educação. Nós temos a oportunidade de transformar a vida dos pernambucanos para melhor e é por eles que estamos trabalhando para promover a mudança que nossa população precisa”. (Governadora Raquel Lyra)

Seminário – Nos dias 11 e 12 de novembro de 2024, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizará o Seminário Novos Gestores, no Hotel Canarius de Gravatá. O evento tem como objetivo orientar os prefeitos eleitos sobre os principais desafios da administração pública municipal, preparando-os para uma gestão eficiente e sustentável. A programação inclui palestras, painéis e workshops com foco em temas como finanças municipais, responsabilidade fiscal e parcerias estratégicas. Além disso, o seminário vai contar com a participação da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra e representantes do governo federal, além de parceiros como o Sebrae.

Aprovadas – A Câmara de Vereadores de Brejinho aprovou, com 7 votos a favor e apenas 1 contrário, as contas da gestão do Prefeito Gilson Bento, referentes ao exercício financeiro de 2022. “Essa aprovação, por ampla maioria, mostra que a nossa gestão trabalha com seriedade e compromisso com o povo de Brejinho. Transparência, eficiência e responsabilidade com os recursos públicos são pilares do nosso trabalho, e essa votação é o reflexo de um esforço conjunto em prol do desenvolvimento de Brejinho”, disse o prefeito Gilson.

Sem intercorrências – A cirurgia de coluna a que foi submetido o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto, nesta quarta-feira (24), em São Paulo (SP), aconteceu sem intercorrências. A informação foi repassada pela a assessoria de comunicação do deputado. Denominado de descompressão medular, o procedimento foi realizado no Hospital Sírio Libanês sob o comando do neurologista e cirurgião de coluna vertebral Francisco Sampaio. Álvaro Porto se encontra na sala de recuperação e, após a alta, deve permanecer na capital paulista, só retornando ao Recife no início de novembro.

Perguntar não ofende – Tem vereador eleito pela oposição de Tabira, que já demonstra vontade de adentrar ao grupo do prefeito eleito Flávio Marques?