Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Rodrigo Pinheiro comemora vitórias de Mirella e de Ramos no 2º turno e diz que Raquel está pronta para buscar a reeleição em 2026

Reeleito com 52,8% do total dos votos válidos já no 1º turno das eleições municipais 2024, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB) esteve participando, nos últimos dias, dos atos de campanhas de Ramos Santana (PSDB) e Mirella Almeida (PSD), que foram eleitos prefeitos, respectivamente, de Paulista e Olinda, neste domingo (27), data do 2º turno, parabenizando-os, há pouco, pelas vitórias dos dois aliados nas urnas.

“O povo de Paulista e de Olinda estão de parabéns por terem conduzido às suas respectivas prefeituras, dois políticos sérios, comprometidos com as suas cidades e integrantes do time do bem e da verdade que é liderado pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). Temos a certeza de que muitos avanços serão observados, nestas duas grandes cidades da RMR, com os governos de Ramos e de Mirella, juntamente com a parceria de Raquel”, parabenizou Rodrigo.

Os êxitos nas urnas tendo como protagonistas Rodrigo Pinheiro, Ramos Santana e Mirella Almeida vem a fortalecer ainda mais a base aliada da governadora Raquel Lyra para disputas das eleições 2026, quando ela tentará a reeleição. Os líderes políticos municipais governarão pelos próximos quatro anos, três dos principais colégios eleitorais de Pernambuco.

“Estou feliz com a vitória de Mirella em Olinda e também com a vitória de Ramos em Paulista. Isso mostra que essas cidades estão no caminho certo para a construção do futuro, além de uma grande vitória política da nossa governadora Raquel Lyra que vem demonstrando que, além de ser uma grande gestora, é uma política nata”, acrescentou Rodrigo.

Membro da executiva estadual do PSDB, vice-prefeito de Vitória comemora crescimento do partido e força da governadora

“Com a Vitória do ex-deputado, Ramos Santana (PSDB), em Paulista e, de Mirela Almeida (PSD), em Olinda, a governadora Raquel Lyra (PSDB) demonstra sua força política e liderança também na Região Metropolitana, deixando claro para todo Estado o que sempre dissemos: seu nome está consolidado para a reeleição de 2026” comemora o vice-prefeito de Vitória de Santo Antão, professor Edmo Neves, que é presidente municipal do PSDB e membro da executiva estadual do partido.

A vitória de Ramos, em Paulista consagrou o partido como o que mais elegeu prefeitos em Pernambuco. A partir de 2025, serão 32 prefeituras administradas pelo PSDB. Hoje apenas cinco prefeituras tem prefeitos do PSDB, um aumento de 28 gestões municipais.

De acordo com a executiva estadual do PSDB, o desempenho é fruto da articulação e confiança no trabalho da primeira mulher governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e o trabalho de fortalecimento das candidaturas, feito em todas as regiões e recantos do estado pelo presidente tucano, Fred Loyo.

“A força de Raquel se expande para além do PSDB, 53 prefeituras serão comandas por partidos aliados de Raquel, que fortalecerão seu palanque. Isso sem mencionar as centenas de vereadores eleitos e os vice-prefeitos. Eu mesmo estou com Raquel e Priscila desde o primeiro momento em que foi mencionada a possibilidade dela se candidatar a governadora”, lembrou o professor Edmo Neves.

O PP venceu em 24 municípios, o PSD em 20, o Podemos em oito, e o PRD, em uma. Ao todo são 85 cidades administradas por aliados da governadora.

Dezenas de pessoas participam da 3ª caminhada da primavera em Bezerros

Dezenas de bezerrenses, de todas as idades, percorreram aproximadamente 4,5 km entre o Distrito de Sapucarana (Fazenda Capuxú) e a Comunidade de Serra de Aires, na zona rural do município, neste domingo (27), na 3ª Caminhada da Primavera, dentro das atividades do Circuito das Estações – Edição Primavera 2024. A iniciativa reuniu mais de 250 pessoas e tem como objetivo valorizar a produção local de flores, o empreendedorismo das mulheres do campo e o desenvolvimento econômico da região.

“Domingo de trilha e contemplação das belezas da nossa natureza na zona rural do município. Com alegria, cores e o perfume das flores, percorremos o trecho entre Sapucarana e Serra de Aires na nossa Caminhada da Primavera. Ao lado da comunidade, das nossas produtoras e do povo bezerrense conhecemos um pouco mais sobre o cultivo e produção de flores em nossa terra. Foi um momento lindo de conexão com o meio ambiente”, destacou a prefeita Lucielle.

Este ano, o evento contou com atividades físicas, serviços de saúde, turismo contemplativo, visitação aos campos de flores, café da manhã e brindes para os participantes. O evento é coordenado pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Secretaria de Cidadania e Gerência de Esportes, através de um trabalho intersetorial entre todas as secretarias municipais.

“Nossa Caminhada da Primavera nos presenteou com paisagens belíssimas, um clima ameno e plantio de flores que encantam de tanta beleza e aroma peculiar. Como é bom ver que nosso município tem tanta gente talentosa e hoje é referência no plantio e produção de flores. São diferentes espécies, tamanhos, cores e perfumes, nos fazendo mergulhar na natureza e se encantar com cada detalhe. Quem ainda não veio ou não conhece esse lugar maravilhoso, convido a vir conhecer Serra de Aires e vivenciar essa experiência única”, reforçou Thais Santos, secretária de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável de Bezerros.

Vale lembrar que as flores produzidas na região de Serra de Aires são comercializadas na Feira de Flores e Dia de Finados que, este ano, acontecem nos dias 01 e 02 de novembro de 2024, sendo a Feira de Flores realizada ao lado da Matriz de São José, no Centro da cidade, e a comercialização de finados em frente aos cemitérios municipais.

Justiça Federal assegura a Ingrid Zanella o acesso aos dados dos advogados aptos a votar

A equipe jurídica da campanha de Ingrid Zanella, candidata à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco – OAB-PE, esclarece que a liminar expedida pela Justiça Federal, referente ao acesso à lista completa dos advogados aptos a votar na eleição de 18 de novembro, já é amplamente conhecida no meio jurídico. “O Provimento 222/2023 do Conselho Federal da OAB determina que as comissões eleitorais devem fornecer a lista de advogados inscritos a todas as chapas após o registro”, afirma o jurídico.

Os advogados apontam que houve, inclusive, uma consulta da comissão eleitoral da OAB/BA à Comissão Eleitoral Nacional, questionando se essa lista deveria conter apenas os votantes (adimplentes) ou todos os inscritos. Em resposta, a Comissão Nacional Eleitoral reafirmou que a lista deve incluir todos os inscritos.

Com base nisso, relatam, a Comissão Eleitoral da OAB/PE forneceu a lista completa dos inscritos, com todos os dados de contato, a todas as chapas registradas.

Os advogados que acompanham Ingrid Zanella informam ainda que o candidato oposicionista, Almir Reis, acionou o plantão judiciário da Justiça Federal ontem (sábado, dia 26), solicitando acesso à lista dos votantes (adimplentes).

Antes mesmo da análise do pedido liminar, a chapa Renovação Experiente entrou na demanda como litisconsorte ativo, requerendo que qualquer medida concedida seja estendida a todas as chapas, evitando assim vantagem competitiva para a chapa Renova OAB e garantindo paridade entre todos.

A liminar foi deferida, declarando inconstitucional a norma do Conselho Federal da OAB e determinando que a Comissão Eleitoral, única com competência para tal, forneça a lista dos advogados aptos a votar na eleição de 18/11 a todas as chapas registradas no pleito da OAB/PE.

Governadora Raquel Lyra transmite cargo à vice-governadora Priscila Krause para cumprir agenda em Portugal

A governadora Raquel Lyra realizou, na última sexta-feira (25), transmissão de cargo para a vice-governadora Priscila Krause por ocasião da viagem a Portugal no período de segunda-feira (28) a sexta-feira (1°). A gestora irá cumprir uma série de agendas com o objetivo de fortalecer a representação diplomática entre Pernambuco e Portugal e para a atração de investimentos.
A programação inclui uma audiência com secretários de estado das comunidades portuguesas, reunião com o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, visita ao Instituto Pernambuco – Porto para assinatura de convênio e ao Porto Digital Europa para lançamento de edital de formação internacional.

Banco do Nordeste reconhece empreendedorismo feminino e inovação na 10ª edição do Prêmio MPE

As trajetórias de sucesso de empreendedores pernambucanos do segmento micro e pequenas empresas serão reconhecidas, nesta segunda-feira, 28, às 9 horas, na superintendência estadual do Banco do Nordeste, no Recife.

O presidente da instituição, Paulo Câmara, e o superintendente em Pernambuco, Hugo Luiz de Queiroz, farão a entrega do Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa. Esta 10ª edição traz como novidade o troféu para a categoria Empreendedorismo Feminino.

Serão agraciados ainda outros três clientes do Banco do Nordeste nas categorias Microempresa, Pequena Empresa e Inovação. Os premiados empreendem e impulsionam o desenvolvimento local no Recife, Goiana e Caruaru. Todos os empresários se destacaram por sua gestão e história de sucesso que inspiram novos negócios. A experiência será compartilhada pelos próprios premiados durante o evento.

A comissão julgadora avaliou critérios como inovações empregadas na atividade, número de empregos gerados, evolução das receitas após financiamento e adoção de práticas que visam à redução do impacto ambiental.

Luciano e Miguel se reúnem com governadora Raquel para debater o desenvolvimento de Serra Talhada e região

O deputado estadual Luciano Duque e seu filho, Miguel Duque, que foi candidato a prefeito de Serra Talhada nas últimas eleições, estiveram no Palácio do Campo das Princesas, nesta sexta (25), para uma audiência com a governadora Raquel Lyra.

A pauta do encontro girou em torno de questões importantes para o futuro da cidade, Santa Cruz da Baixa Verde e região.

Miguel Duque destacou o compromisso com o desenvolvimento de Serra Talhada, reforçando a busca por melhorias na infraestrutura e nos serviços oferecidos à população.

“Hoje estivemos com a nossa governadora Raquel Lyra e o deputado Luciano Duque, debatendo pautas importantes para Serra Talhada. Seguiremos unidos para construir um futuro melhor para nossa terra e para todo o nosso estado. Nesta ocasião, pautamos a questão do Instituto Médico Legal (IML) de Serra Talhada, e com certeza vai chegar”, afirmou Miguel, ressaltando a importância da instalação do IML na cidade, uma demanda antiga da população.

O deputado Luciano Duque também ressaltou a relevância do encontro, ampliando o debate para outras cidades do Sertão do Pajeú.

“Tratamos sobre o futuro e o desenvolvimento de Santa Cruz da Baixa Verde, junto com o prefeito eleito Dr. Ismael, sua esposa Tatiane, o ex-prefeito Tassio Bezerra e sua esposa Verlaine”, declarou o deputado, reforçando a necessidade de fortalecer políticas públicas para o crescimento econômico da região.

A reunião foi mais um passo importante na continuidade de uma agenda focada em garantir avanços para Serra Talhada e os municípios vizinhos.

Mesmo sem ter sido eleito prefeito, Miguel Duque segue participando ativamente das discussões sobre Serra Talhada, mantendo o diálogo com o governo estadual e buscando soluções para questões prioritárias.Informações Blog Junior Campos

Na China, João Paulo Costa representa Pernambuco em um conjunto de agendas para viabilizar investimentos

O deputado estadual João Paulo Costa chefiou conjuntamente a 4ª Missão à China do HubBrasilChina, como representante da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A imersão no país asiático teve início no último dia 16, na abertura da 29ª Feira Internacional de Macau (29ª MIF). O grupo cumpriu agendas ainda na Feira de Cantão, em Guangzhou, que é a maior feira multisetorial de importação e exportação do mundo, e no Parque Industrial de Henqgin, um empreendimento que tem atraído diversas empresas de países de língua portuguesa e promovido um ambiente de cooperação internacional.

“Fiquei muito feliz quando fui convidado para liderar essa 4ª Missão, promovida pelo HubBrasilChina e o Grupo Teleport, representando a Assembleia Legislativa, ao país que é o nosso maior parceiro comercial, ainda mais dentro das comemorações dos 50 anos de Amizade Brasil-China. Para mim, é sempre um orgulho representar o nosso estado e divulgar as potencialidades de Pernambuco para o mundo”, declarou o deputado.

Em suas redes sociais, o parlamentar ressaltou que foi uma oportunidade para conhecer e trazer a Pernambuco experiências que deram certo no país asiático, fortalecendo a geração de emprego e renda e a capacitação profissional dos pernambucanos. “Sabemos que a China é uma referência mundial em desenvolvimento de tecnologias, assim como Pernambuco possui também um grande potencial nessa área. Estamos voltando para o Brasil com boas ideias e experiências para implementar em Pernambuco e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Foram muitas reuniões, visitas e debates nos últimos dias. Conversamos com empresários, membros do governo e todos que podem viabilizar investimentos para o nosso estado. A missão foi um sucesso”.

Governadora Raquel Lyra nomeia 176 professores para reforçar a Rede Pública Estadual de Ensino

A governadora Raquel Lyra assinou, na sexta-feira (25), a nomeação de 176 professores para a Rede Pública Estadual de Ensino. Os novos servidores fazem parte da lista de reposição e irão reforçar unidades de ensino em diversos municípios pernambucanos. Os aprovados em concurso são professores de várias disciplinas. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado deste sábado (26). 
 
“Nós estamos trabalhando firme para melhorar a educação de Pernambuco. Já nomeamos mais de cinco mil profissionais da educação desde o início da gestão. Essas nomeações se juntam ao investimento de R$ 5,5 bilhões que estamos fazendo através do Juntos pela Educação. É garantindo mais professores nas escolas estaduais, a permanência do aluno na sala de aula e um ensino de qualidade que iremos transformar a história da educação no nosso estado”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
Através do programa Juntos pela Educação, a gestão estadual está realizando investimentos como a entrega de novos ônibus escolares, a nomeação de profissionais de ensino, entre professores, gestores e adjuntos, reformas e construções de unidades de ensino estaduais, entre outras ações. 

Fabinho Lisandro: A nova força do Sertão Central

Os pernambucanos estão se acostumando a ouvir o nome de Fabinho Lisandro, recém-eleito prefeito de Salgueiro, que conquistou uma vitória histórica na cidade. Contador por formação, Fabinho vem mostrando sua capacidade de agregar aliados e construir pontes, independentemente de partidos. Antes mesmo de assumir o cargo, já busca parcerias e investimentos que vão beneficiar o município e toda a região do Sertão Central.

Sua habilidade diplomática foi evidenciada durante a campanha, quando uniu em seu palanque três candidatos ao governo do Estado — João Arnaldo, Miguel Coelho e a governadora Raquel Lyra, por quem possui grande apreço. E as conquistas já começaram: Fabinho garantiu novo asfalto na estrada de Umas, a pista do aeroporto, três novos ônibus para a rede municipal de educação, investimentos no Hospital Regional, além de estar em andamento o Complexo de Polícia Civil com o IML.

Fabinho também vem conquistando apoio em nível federal. Recentemente, foi recebido pelos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão e mantém diálogo com ministros do governo Lula e deputados federais. Com essa visão diplomática e habilidade de liderança, Fabinho promete fazer de Salgueiro um protagonista no cenário regional, impulsionando o progresso não apenas para a cidade, mas para todo o Sertão Central.