Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Secretaria de Educação de Garanhuns divulga calendário de matrículas 2025

A Secretaria de Educação de Garanhuns deu início, nesta terça-feira (29), ao processo de matrículas para o próximo ano letivo. O calendário foi organizado para facilitar a renovação e inscrição de novos estudantes em creches e escolas da Rede Municipal.

Nesta terça-feira (29) foi iniciado o período de renovação de matrículas. Os pais e responsáveis devem comparecer à creche ou escola em que a criança ou adolescente esteja matriculado e confirmar que deseja que seu filho continue na Rede Municipal de Ensino de Garanhuns. As escolas também montaram cronogramas que contam com divisões de datas feitas de acordo com o ano escolar. O prazo vai até o dia 1º de novembro.

As matrículas para estudantes novatos nas creches conveniadas (Bethesda, Santa Clara e Lar da Criança Santa Maria) e nas escolas do campo de pequeno porte ocorrerão de 16 a 20 de dezembro. Já as matrículas para estudantes transferidos entre escolas municipais serão realizadas de 6 a 10 de janeiro.

Por fim, a matrícula dos estudantes novatos estará aberta de 13 a 24 de janeiro. Este procedimento é feito pela internet, para que os pais tenham mais comodidade do momento de escolher a escola ou creche em que os filhos serão matriculados. Também estão incluídos neste grupo os interessados em matricular nas creches localizadas na Cohab 2, Manoel Chéu, Cohab 3 e Massaranduba.

Mendonça diz que João Campos pratica negacionismo eleitoral ao negar a vitória espetacular de Raquel nas eleições municipais

O deputado federal Mendonça Filho respondeu com ironia às recentes declarações do prefeito do Recife, João Campos, sobre o desempenho da governadora Raquel Lyra nas eleições municipais em Pernambuco. Segundo Mendonça, a tentativa de João em negar a expressiva vitória de Raquel, que elegeu prefeitos em 125 dos 184 municípios do estado, representa um “negacionismo eleitoral”. Para o deputado, o prefeito age como quem “vive em uma distopia, preso ao mundo imaginário do TikTok”.

“Negar que Raquel foi a grande vencedora da eleição municipal no estado é o mesmo que contestar que João Campos teve uma votação histórica e consagradora no Recife. O prefeito não pode usar sua vitória no Recife como argumento para negar a vitória consagradora da governadora em todas as regiões do Estado”, afirmou.

O deputado ressaltou, ainda, que distorcer a realidade dos fatos, como o prefeito está fazendo, é tentar desmerecer a força política de Raquel, que é real e respaldada nas urnas. “É tanto malabarismo para criar uma tese, que agride a verdade dos fatos. O prefeito colocar na conta da oposição a vitória de prefeitos de partidos como o União Brasil, só porque o partido o apoiou no Recife, é agredir os fatos”, afirmou, citando municípios do União Brasil que são da base do Governo Raquel: Belo Jardim, Bezerros, Cupira, Trindade e Surubim.

Mendonça lembrou, ainda, que prefeitos aliados de Raquel Lyra ganharam em oito dos 14 municípios da Região Metropolitana. “Dos quatro maiores da RMR, exceto a capital, a governadora elegeu obteve vitória em três: Jaboatão, Olinda Paulista”, afirmou, destacando que, ao invés de buscar desqualificar a governadora, João Campos deveria ter “um pouco mais de humildade” para reconhecer o peso da vitória de Raquel no cenário estadual. “Um pouco de humildade fará bem para ele próprio e para a própria política, então vamos desarmar os palanques e cuidar das gestões municipais e estadual, que têm grandes desafios”. O deputado avaliou que o desempenho de Raquel Lyra nas urnas reflete uma clara conexão com as necessidades e expectativas da população pernambucana.

Simão Durando se reúne com forças de segurança e anuncia 70 novas câmeras para Petrolina

Para discutir estratégias voltadas ao fortalecimento da segurança pública em Petrolina, o prefeito Simão Durando, esteve reunido, nesta terça-feira (29), com autoridades de segurança para avaliar medidas de combate à violência e proteção da população. A reunião contou com a presença de representantes da Polícia Militar, Biesp, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Segurança e Ammpla, órgãos responsáveis pela segurança na região.

Durante o encontro, foram abordados dados sobre a criminalidade, especialmente em áreas onde têm ocorrido mais incidências de crimes, como furtos, homicídios, roubos e tráfico de drogas. O prefeito anunciou a aquisição de 70 novas câmeras para o monitoramento da cidade que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade, incluindo as vias de entrada e saída do município. Com as novas unidades, a cidade contará, até janeiro, com 130 câmeras de segurança.

Além disso, entre as medidas discutidas estiveram ainda o aumento de rondas policiais, o reforço da iluminação pública em áreas estratégicas, a ampliação da atuação da Guarda Municipal, principalmente, nos bairros e áreas mais afastadas. Segundo as autoridades, o foco é não só reagir à criminalidade, mas também desenvolver ações preventivas que possam inibir a prática de delitos na cidade.

O prefeito destacou a importância de uma ação coordenada entre as diferentes forças de segurança e se comprometeu a intensificar investimentos em segurança pública. “Precisamos trabalhar juntos para garantir que a população se sinta segura. Estamos fazendo nossa parte através de novos investimentos e esperamos que o governo do estado também faça a sua parte. A união entre os poderes é fundamental para que as ações sejam eficazes e tragam resultados concretos para Petrolina”, afirmou o prefeito Simão Durando.

Em nota, Deputado Federal Carlos Veras defende crescimento do PT nas eleições de 2024

O deputado federal Carlos Veras (PT/PE) reforçou o compromisso do Partido dos Trabalhadores em lutar por um Brasil mais justo e inclusivo. Em nota, Veras celebrou a resistência das lideranças jovens e progressistas, como Vinícius Castello e Natália Bonavides, que segundo ele: enfrentaram o machismo, o racismo, a LGBTfobia e a extrema direita. Ele apontou que essas campanhas não apenas mobilizaram o eleitorado, mas reacenderam a esperança por um futuro promissor, evidenciando o fortalecimento das bases partidárias do PT.

O PT teve um crescimento nas eleições de 2024!

Depois de anos enfrentando perseguições, fake news e a política do ódio, reafirmamos que a esperança e a luta por um país mais justo continuam vivas e mais fortes do que nunca.

Lideranças jovens como Vinícius Castello e Natália Bonavides mostraram a força da renovação e da nova geração, enfrentando a máquina, o machismo, o racismo, a LGBTfobia e a extrema direita. 

Suas campanhas emocionaram e reacenderam a esperança, confirmando que nosso projeto tem raízes profundas e um futuro promissor.

Em São Paulo, Guilherme Boulos travou uma batalha intensa contra uma campanha de fake news e um possível crime eleitoral no dia da eleição. Mesmo diante desses ataques, seguiu firme ao lado do povo, mostrando que a coerência e o compromisso com as pessoas são inabaláveis.

No Rio Grande do Sul, a companheira Maria do Rosário enfrentou com coragem a força da máquina e reafirmou a importância de uma política comprometida com a democracia e os direitos sociais.

Em Pernambuco, elegemos prefeitos e prefeita em seis municípios e apresentamos diversas novas lideranças para as câmaras municipais, fortalecendo nossa presença e compromisso com o povo pernambucano.

A virada histórica no Ceará, superando a extrema direita, é uma conquista que vai além das urnas, representando um novo ciclo e reforçando o desejo popular por justiça social.

Nossa democracia saiu fortalecida, e o PT está preparado para os desafios do futuro.

É hora de organizar as bases partidárias, reforçar nossa atuação nas lutas e movimentos sociais e apoiar o governo do presidente Lula na reconstrução do Brasil. Seguiremos firmes, consolidando nossas vitórias e trabalhando para avançar na construção de um Brasil mais justo e solidário!

Carlos Veras – Deputado Federal – PT/PE

Garanhuns participa da XIX Semana Nacional da Conciliação

Mutirões de conciliações serão realizados na CJC, no período de 4 a 8 de novembro. Grande Ação de Cidadania acontece no dia 06 de novembro

De 4 a 8 de novembro, o município de Garanhuns participará da XIX Semana Nacional da Conciliação. Durante o período, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio da Casa de Justiça e Cidadania (CJC), com o apoio do Cejusc e das Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação, oferecerá à população mutirões de conciliações na sede da CJC. No dia 6 de novembro, uma grande ação de cidadania será realizada na Avenida Júlio Brasileiro, por trás do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, em parceria com diversas secretarias e com a iniciativa privada.

Durante a semana, serão realizadas conciliações para resolver litígios de forma mais rápida e eficiente. Questões relacionadas a divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, pensão alimentícia, guarda e regulamentação de visitas de crianças e adolescentes, conflitos entre vizinhos e pequenas dívidas poderão ser resolvidas. Os procedimentos devem ser agendados na CJC – localizada na Rua Poeta Firmino de Santana, 126, Centro – das 8h às 14h, até o dia 1º de novembro. A parte interessada deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência, além do nome completo, telefone e endereço da outra parte.

Ações sociais – Em parceria com a Secretaria de Saúde, além de outros órgãos, entidades e empresas do município, serviços gratuitos estarão à disposição da população, incluindo: Unidade Móvel Odontológica; aferição de pressão e glicemia; teste de acuidade visual e ajustes de óculos; Agência Móvel da Compesa com diversos atendimentos; atendimento do Cadastro Único por meio da SASDH, entre outros. A CJC também prestará informações nas áreas de Direito do Trabalho, do Consumidor, Imobiliário e de Família, além de oferecer a solicitação gratuita de segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito.

Coluna do Finfa

Eleição – O Presidente do CIMPAJEÚ – Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú, prefeito reeleito da Ingazeira, Luciano Torres, em conversa com este blogueiro, confirmou que a eleição da nova diretoria do consórcio, será realizada no dia 23 de dezembro 2024, após todos os prefeitos serem diplomados. Segundo Luciano, o mesmo será candidato à reeleição, tendo inclusive já contactado alguns colegas que se reelegeram e também os novos gestores eleitos, que após diplomados têm direito de voto.

Cogitados – Este blogueiro recebeu uma informação de um fonte tabirense, que o atual vice-prefeito e vice-prefeito reeleito Marcos Crente, deverá assumir a Secretaria Municipal de Agricultura no governo do prefeito eleito Flávio Marques, como também o primeiro suplente do PSB, Nêgo de Totó,  tem grandes chances de assumir a Secretaria Municipal de Obras por sua experiência na área.

Candidato – O vereador de São José do Egito, Gerson Sousa Silva, já concorreu ao cargo de vereador por 7 vezes, em 2024 foi reeleito para seu o 5º mandato, obtendo 563 votos, em contato com o blog do Marcello Patriota, lançou seu nome à presidência da Casa Arlindo Leite Lopes. O vereador foi eleito em São José do Egito pelo PSB, já exerceu a vice-presidência no biênio 2020/2021, na gestão de João de Maria.  Foi secretário de Agricultura de 2020/2024, onde acumulou a Secretaria de Infraestrutura de 2023/2024.Não chegaram – Pesquisando os números das eleições do último dia 06 de outubro, constatei as votações de candidato à reeleição e de ex-vereadores na cidade de Tabira, que não obtiveram êxito no pleito. São eles: o atual vereador Pipi da Verdura, os ex-vereadores Dr. Marcílio Pires, Claudiceia Rocha e Toté Marques.

Vacinação – Tem início nesta terça-feira (29), a Vacinação Antirrábica em cães e gatos na cidade de São José do Egito, uma ação do Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde. Hoje a vacinação será na Praça Central do Conjunto Habitacional, dia 30.09 Vila da Cohab – Academia da Saúde, Antônio Marinho na Gruta, dia 31.09 no Centro próximo ao Batalhão Praça do M; dia 01 de novembro, no Alto do Cemitério, no Ipiranga na Praça da Capela São Pedro; dia 04.11, no Ipiranga perto da Fábrica de Ração e no Loteamento Cassiano, rua principal; dia 05.11 no Loteamento Venâncio Campos, rua principal e no Planalto em frente a escola Sebastião Rabelo; dia 06.11 Bairro Borja em frente ao Posto de Saúde e Novo Horizonte, perto de João da Fava; dia 07.11 no Rita Viana, Academia da Saúde e Morada Nobre na rua principal, todos tendo início às 08 horas até às 12 horas.

Você sabia – Que a municipalização do trânsito em Afogados da Ingazeira é emaranhado, e que o Governo Municipal faz muito são quebra-molas, e agora uns com tamanho exorbitante.

Perguntar não ofende – No cenário em 2026, Raquel Lyra x João Campos, quem a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado vai apoiar?

Presidente Estadual do PSD analisa vitória de Mirella em Olinda e desempenho da governadora Raquel Lyra nas eleições 2024

Finalizado o segundo turno, parabenizo a prefeita eleita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), pela expressiva vitória nas urnas, neste domingo (27). A vitória de Mirella é, sem dúvida, a vitória de Olinda e dos olindenses. Mirella está pronta para liderar a Marim dos Caetés. É uma mulher preparada, um dos melhores quadros do PSD e fará a diferença como prefeita de uma cidade tão importante para Pernambuco.

Vale ressaltar, ainda, a força da liderança do nosso prefeito, professor Lupércio, que teve o seu governo aprovado pelos olindense, elegendo a sua sucessora.

Importante destacar e reconhecer o desempenho da governadora Raquel Lyra, que sai das eleições de 2024 extremamente fortalecida, com significativas vitórias que se estenderam do litoral ao sertão pernambucano.

O nosso partido, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, desempenhou um papel fundamental nesse processo, elegendo 20 prefeitos, incluindo Mirella, 17 vice-prefeitos, incluindo Felipe Andrade, que compôs chapa com o prefeito eleito do Paulista, Ramos, e 219 vereadores, além de apoiar outras candidaturas também vitoriosas.

Em nível nacional, o nosso PSD, liderado pelo presidente Gilberto Kassab, obteve o melhor desempenho entre todos os partidos políticos. Contabilizamos 897 prefeitos, 640 vices-prefeitos, 6.914 vereadores e 14,5 milhões de votos.

É nessa política que eu acredito: a que celebra não apenas as vitórias individuais, mas o fortalecimento da democracia e da representação. Cada escolha feita nas urnas reflete o desejo de um futuro melhor para as nossas cidades, para o nosso estado e país. Que essa nova fase traga renovação, esperança e a oportunidade de trabalharmos juntos por um Pernambuco mais forte e unido!

André de Paula
Presidente do PSD Pernambuco

Radialista salgueirense Herlânio Souza morre em Lagoa Grande

O radialista salgueirense Herlânio Souza morreu nesta segunda-feira, 28, em Lagoa Grande, provavelmente vítima de um infarto fulminante. Ele foi encontrado morto nos estúdios da rádio Lagoa Grande FM, pertencente a Gonzaga Patriota.

Herlânio era um dos radialistas mais competentes de Salgueiro, com passagens por diversas emissoras, como a Executiva FM, Salgueiro FM e a Estação Sat, com sede em Recife.

Ele fazia parte há anos da Rede Brasil de Comunicação (RBC), que reúne emissoras de Gonzaga, entre elas, a Salgueiro FM. Na Lagoa Grande FM, exercia a função de gerente e ainda era diretor de programação de toda a rede. Da redação do Blog Alvinho Patriota

SES-PE promove ações de prevenção ao Acidente Vascular Cerebral

O Dia Nacional de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), celebrado na próxima terça-feira (29/10), será marcado por diversas ações nos hospitais de referência ligados à Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e outros órgãos que fazem parte da rede. Este ano, a campanha global tem como tema #MaiorQueOAVC, com a ideia de inspirar as pessoas a superarem os fatores de risco para a doença, com mudança de hábitos na rotina, em busca de um estilo de vida saudável. Em Pernambuco, são registrados cerca de 14 mil AVC’s por ano.

Para a médica neurologista e coordenadora da Linha de Cuidados em Neurologia da SES-PE, Ana Dolores Nascimento, embora boa parte da população já tenha ouvido falar em AVC, conhecido também como derrame, as pessoas ainda não sabem identificar os sintomas nem o que fazer com um paciente. “As pessoas precisam muito saber que o AVC é uma doença que tem tratamento, mas que os pacientes precisam chegar muito rápido ao hospital. Quanto mais rápido chegar, maior a chance de sair com menor número de sequelas”, afirma Ana Dolores, que também é coordenadora da Unidade de AVC do Hospital da Restauração, no Recife.

“As pessoas também precisam identificar os sintomas do AVC, que são a fala embolada, a boca torta, dificuldade para falar, um braço fraco, perna fraca, que acontecem de maneira súbita. Se apresentar um desses sintomas, o paciente precisa ir rapidamente para uma UPA ou hospital, para serem levados a um serviço de referência”, complementa a médica.

Na campanha deste ano, os super-heróis são usados de forma lúdica, para chamar atenção sobre a importância das crianças também serem ensinadas sobre como identificar uma pessoa que esteja sofrendo um acidente vascular cerebral. “A ideia é que elas cresçam com essas informações, porque, a longo prazo, a gente vai ter uma população que consegue identificar rapidamente um AVC, para tratar logo”, explicou Ana Dolores.

Em Serra Talhada, a SES-PE está realizando um projeto piloto no qual as crianças que estudam na rede municipal estão sendo treinadas sobre o assunto. Na Região Metropolitana, os trabalhadores de todas as áreas, incluindo maqueiros e administrativos, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) passaram por capacitação sobre o Código AVC.

PROGRAMAÇÃO – No Hospital da Restauração (HR), profissionais de enfermagem e estudantes das Ligas de Neurologia de várias faculdades de medicina farão abordagens aos pacientes e acompanhantes, no hall social da instituição, na segunda (28/10) e terça-feira (29/10), distribuindo material informativo sobre prevenção da doença e como identificar os sintomas.

No Hospital Pelópidas Silveira, na própria terça (29/10), será feita uma Sala de Espera sobre o tema. Esse é um projeto que leva informação a pacientes e acompanhantes enquanto eles aguardam o atendimento. Um neurologista irá falar sobre AVC e, em seguida, abrir uma roda de conversa para que o público relate suas experiências e tire dúvidas. Ainda no dia mundial, haverá palestra com as equipes assistenciais para reforçar dados sobre a doença e protocolo de atendimento.

O Hospital do Sertão Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, vai promover um treinamento em alusão a data para os profissionais envolvidos na assistência neurológica da unidade. A atividade, marcada para o dia 31 deste mês, vai abordar os protocolos e melhores práticas de acolhimento ao paciente com suspeita de AVC. Além das atividades teóricas, o momento vai contar com um simulado prático buscando demonstrar o processo de acompanhante que acontece desde o acolhimento inicial até o procedimento de trombólise permitindo uma visão prática e integrada do atendimento em situações de emergência.

TIPOS DE AVC – Há dois tipos de acidente vascular cerebral, sendo o mais comum o isquêmico, responsável por 85% dos casos. É caracterizado pela obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de sangue e, consequentemente, oxigênio para células cerebrais.

“No AVC isquêmico, temos uma janela de 4 horas e meia após o início dos sintomas para fazer a trombólise intravenosa, medicamento que age para dissolver o coágulo sanguíneo e fazer o sangue voltar a circular, evitando que haja a morte dos neurônios”, explica o neurologista Luis Felippe Barros, que atua no Hospital Pelópidas Silveira.

Já o AVC hemorrágico ocorre quando um vaso sanguíneo cerebral se rompe, causando hemorragia no tecido cerebral ou entre o cérebro e a membrana que o envolve. De acordo com Luis Fellipe, na maioria dos casos, o controle da pressão é a principal medida, ação realizada em conjunto com a equipe de cardiologia. Uma neurocirurgia também pode ser necessária.

PÓS-AVC – Após a fase aguda, a reabilitação se torna indispensável para tratar as possíveis sequelas. “O paciente pode melhorar dos déficits ao longo do tempo e o pilar de reabilitação não é medicamentoso. O principal é realizar sessões de fisioterapia e fonoaudiologia, áreas muito presentes para os pacientes nesse processo de recuperação no Pelópidas Silveira, seja ainda durante a internação ou na fase ambulatorial. Quanto mais precoce forem adotadas essas medidas, melhores são os resultados”, ratifica o neurologista Luis Felippe Barros.

REDE DE ATENDIMENTO – Pernambuco conta atualmente com três unidades de referência para tratamento do AVC isquêmico: Hospital da Restauração, no Recife; Hospital Pelópidas Silveira, na BR 232, no Curado (Recife); Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada. A Unidade de AVC do HR funciona na Emergência Clínica e, em 2023, completou dez anos de atividade. O principal tratamento feito no HR é a Trombólise. A equipe é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos.

Coluna do Finfa