Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Pernambuco lidera geração de empregos no Nordeste pelo segundo mês seguido

Com mais de 17,8 mil novos postos de trabalho em setembro, Governo acumula mais de 113 mil empregos criados desde janeiro de 2023
 
Mantendo a liderança na geração de postos de trabalho formal no Nordeste pelo segundo mês consecutivo, Pernambuco obteve o saldo positivo de 17.851 empregos em setembro. Com o resultado, o Estado se mantém como o terceiro maior gerador de empregos do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.  No acumulado do ano, Pernambuco registra 61.699 novas carteiras de trabalho assinadas. Assim, desde o início da atual gestão estadual, 113.062 empregos foram criados até o momento. Os dados são do Novo Caged, divulgados nesta quarta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 
 
“Com quase 18 mil postos de trabalho em setembro, Pernambuco se consolida como o maior gerador de empregos do Nordeste e o terceiro maior do Brasil. Desde janeiro de 2023, mais de 113 mil empregos foram criados no Estado. São números importantes, frutos do investimento que temos feito para ampliar a geração de emprego e renda em Pernambuco, garantindo o aumento do consumo da população”, afirmou a governadora em exercício Priscila Krause.
 
Para a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Amanda Aires, os resultados apontam a retomada do protagonismo econômico do Estado em âmbito regional. “O Governo de Pernambuco tem intensificado os esforços para apoiar empresas e trabalhadores, aquecendo o nosso ambiente de negócios, que tem se destacado na geração de empregos no Nordeste. Por meio da nossa pasta, temos implementado grandes ações para dar suporte aos empreendedores e preparar os cidadãos para ocuparem as vagas criadas. O exemplo dessas iniciativas é o Feirão de Empregos, que vamos realizar pela segunda vez no Recife, na próxima terça-feira”, afirmou.
 
SETORES – Todos os cinco grandes setores produtivos em Pernambuco tiveram saldo de empregos positivo no mês de setembro deste ano. O resultado foi puxado, principalmente, pelos setores de Indústria (6.786), Serviços (4.823) e Agropecuária (3.415). Em seguida, vieram Comércio (1.528) e Construção (1.300). O setor da Indústria, grande destaque no mês de setembro, teve seus principais resultados motivados pela indústria de transformação, mais especificamente pelas atividades relacionadas à fabricação de produtos alimentícios, que foi responsável por 4.167 novos empregos.
 
NOVO CAGED – O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.

Portugal, governadora Raquel Lyra assina convênio com o Instituto Pernambuco Porto para promover o Estado enquanto destino turístico, cultural e de economia criativa

Documento prevê a realização de atividades em diferentes áreas apoiando acadêmicos e profissionais que realizam migração

Cumprindo agenda na cidade do Porto, em Portugal, nesta quarta-feira (30), a governadora Raquel Lyra formalizou um convênio de cooperação entre o Governo de Pernambuco e o Instituto Pernambuco Porto (IPP). Para realizar atividades promovendo o Estado como destino de investimento, turismo, estudo e cultura, o convênio prevê o aporte de R$ 1,2 milhão, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). O Instituto Pernambuco Porto é uma associação sem fins lucrativos, constituída em 1996, que promove o desenvolvimento científico, acadêmico, cultural e empresarial nas relações luso-brasileiras.

“Portugal é um importante parceiro do Brasil e de Pernambuco. Não só no setor comercial, mas também no intercâmbio acadêmico e cultural. E o Instituto Pernambuco Porto desempenha um importante papel nesta missão de aproximar estudantes, empresários, a comunidade brasileira que vive aqui e de promover nossa cultura e trabalhar relações econômicas. Hoje firmamos um convênio de R$ 1,2 milhões, via Adepe, para fomentar as atividades realizadas pela instituição e divulgar nosso Estado como atrativo para estudar, visitar e investir. Essa é uma parceria que firmamos com Portugal, que é um país onde buscamos inspiração nas boas práticas para que nosso Estado possa continuar crescendo”, ressaltou Raquel Lyra.

O convênio atende a quatro eixos: educação, com o investimento em patrimônio, literatura e música; cultura, envolvendo exposições, e promovendo as festividades tradicionais, como Carnaval e São João, por exemplo; economia criativa, com moda, artesanato, produtos locais e negócios; e o turismo, ampliando as atividades entre Pernambuco e Portugal.

O presidente do IPP, Zeferino Ferreira da Costa, destacou que esta parceria engrandece o Instituto. “Esse ato eleva nosso Instituto. Agradeço ao Governo de Pernambuco e à governadora por entender a importância deste convênio e nos dar essa honra de estar aqui”, disse.

Por meio do IPP, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade de Pernambuco (UPE) mantêm vínculo acadêmico com a Universidade do Porto (UP), criando meios para que os estudantes pernambucanos que vão estudar na cidade de Porto, sobretudo da rede pública, tenham acesso a alojamento, áreas de trabalhos, bolsas de estudos e títulos acadêmicos.

Os profissionais independentes que pretendem ampliar seus novos negócios de economia criativa, como design e tecnologia digital, também podem contar com a infraestrutura tecnológica do Instituto para desenvolver projetos em Portugal e no Brasil.

Participaram do encontro o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e o vice-presidente do IPP, Zeferino Ferreira da Costa Filho. Compõe a comitiva da governadora os secretários estaduais Eduardo Vieira (Gabinete da governadora), Tulio Vilaça (Casa Civil), Rodolfo Pinto (Comunicação), Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), Rayane Aguiar (executiva de Relações Internacionais) e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira.Foto: Divulgação/ Secom

Pé no acelerador até o Fala Norte Nordeste

Por: Nill Júnior

Continuo em Recife, onde como Presidente da ASSERPE,  acompanho a reta final de preparativos para o Fala Norte Nordeste 2024, que acontece de 27 a 29 de novembro,  no Recife ExpoCenter.

Não é um desafio simples, só possível a muitas mãos,  com o apoio na organização do Escritório de Mídia,  capitaneado por Gorete Vieira e Andrea Canto, e da empresa Newcon,  através de seu CEO, Paulo Galante, além do suporte da agência MMCI. Na ASSERPE Sertepe,  a equipe também tem se desdobrado muito.

As providências são do tamanho do evento, que, mesmo que regional, tem construído um status de congresso “nacionalizado”. Um dos motivos,  a data de abertura celebra também os 62 anos da ABERT, Associação Brasileira das Empresas de Rádio e Televisão.  Será a primeira vez que a entidade celebrará em solo recifense.

Nomes como o presidente da entidade, Flávio Lara Resende,  o presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) e vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo, Paulo Tonet Camargo, o Diretor Geral da ABERT, Cristiano Lobato,  dentre outros nomes de associações e veículos de todo o país já confirmaram presença.

O Ministro da Comunicação, Juscelino Filho,  o Presidente da Anatel,  Carlos Manuel Baigorri, também estão entre os convidados.

Do estado, são esperados o prefeito do Recife,  João Campos,  a governadora Raquel Lyra,  o presidente da ALEPE, Álvaro Porto,  o presidente do BNB, Paulo Câmara,  deputados, dentre outras personalidades. Da região,  prefeitos e vereadores do estado, especialmente do Pajeú.

Atenção também para os convidados,  a partir do tema,  “Capital Humano x Inteligência Artificial: o futuro da comunicação”. A partir dele, um grande debate, com palestrantes nacionais.  Para ter uma ideia, Ernesto Paglia,  Roberto Cabrini,  Natuza Nery, Chico José,  Beatriz Castro,  Zé Raimundo, Daniel Starck,  Raymundo Barros, Roberto Franco,  Geraldo Freire, Aldo Vilela, Vlamir Marques, Daniel Queiroz, Fernanda Musardo e Cristiano Stuani são só alguns dos nomes confirmados.  Imagine a logística para trazer parte desses nomes de vários estados do Brasil.

Assim, a obrigação de acompanhar toda essa articulação tem me levado a estar mais em Recife do que no Pajeú nos últimos dias. E não deixa de ser uma experiência importante.  A Rádio Pajeú tem sido muito bem conduzida pelos profissionais que estão no batente,  mantendo seu nível de repercussão e geração de conteúdo,  com um jornalismo regional de muita qualidade.

Não deixa de ser o início de uma transição necessária. Em 2025, deixo definitivamente as gestões da ASSERPE e da emissora,  para mergulhar em novos projetos, alguns ainda em construção. Como já disse, tudo tem seu tempo.  E o Fala Norte Nordeste será um divisor e marcador importante, abrindo janelas para uma nova fase pessoal e profissional.  Será o símbolo de um fechar de ciclo de muita doação e dedicação,  honrando a confiança que recebi. Isso porque confiança não se paga. Se honra. Sigamos!

Prefeitura do Recife instala novos pórticos semafóricos na Avenida Boa Viagem

Ao todo, 29 equipamentos serão modificados ao longo da via, garantindo que a infraestrutura viária atenda às demandas existentes da mobilidade urbana no local. Diariamente, mais de 20 mil veículos trafegam pela avenida. Iniciativa compõe o projeto Orla Parque

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) dá início, a partir de terça-feira (29), à troca dos pórticos semafóricos na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. A mudança ocorre devido ao desgaste natural dos equipamentos, acelerado pela ação da maresia, e busca, sobretudo, melhorar a segurança e a fluidez do trânsito na região. Ao todo, serão investidos mais de R$1,6 milhões para modificação de 29 pórticos semafóricos, além dos demais elementos da sinalização semafórica tais como grupo focal com lâmpadas em LED, cabeamento e comunicação 4G. A iniciativa compõe o projeto Orla Parque, que vai revitalizar toda a orla do Recife.

“Estamos trocando por um modelo mais moderno, que pegamos inclusive de referências internacionais”, explicou o prefeito João Campos, ao vistoriar o começo das instalações na noite desta terça-feira (29). “Esse é o principal modelo utilizado mundo afora, nos Estados Unidos e na Europa. Começamos na Avenida Boa Viagem, para deixar a cidade mais segura, tendo em vista que tinha um desgaste da estrutura dos pórticos antigos e que a gente precisa trocar, principalmente aqui, onde tem muita maresia. Olhar para segurança é fundamental”, explicou.

Para a definição do novo modelo de pórtico semafórico foram analisadas estruturas utilizadas em outras cidades, inclusive de outros países, com características semelhantes às da Avenida Boa Viagem. A avenida tem largura de 10,5 m, 4 faixas de rolamento, além de calçadas e estrutura cicloviária. Nesta primeira etapa, cinco novos pórticos foram instalados, com design moderno, proporcionando maior visibilidade e segurança com a nova sinalização, os demais serão instalados de acordo com o cronograma do projeto.

Diariamente, cerca de 20 mil veículos circulam por dia pela Avenida Boa Viagem, segundo levantamento da CTTU. A substituição dos pórticos também é uma ação fundamental para a valorização estética da orla, contribuindo para um ambiente urbano mais organizado e convidativo. A nova sinalização irá facilitar a travessia de pedestres, ciclistas e otimizar o fluxo de veículos, refletindo o compromisso da gestão municipal com a segurança viária.

PROJETO ORLA PARQUE – O Projeto Orla Parque tem como objetivo requalificar toda a orla da capital pernambucana, integrando Boa Viagem e Pina à Brasília Teimosa, totalizando 11 quilômetros de extensão, transformando-a num grande parque linear. O projeto prevê a criação de centralidades, melhorias na segurança e iluminação, construção de novos banheiros, além de reforma de toda a estrutura física do calçadão e aumento da área verde.

A primeira etapa do Projeto Orla Parque foi concluída em março de 2023, quando foram entregues os últimos dos 60 quiosques de Boa Viagem completamente reformados. Já a segunda etapa foi concluída este ano com a reforma dos dez sanitários existentes e a construção de outros 11, duplicando a quantidade de equipamentos disponíveis para uso da população ao longo de toda a extensão da orla. A terceira etapa, também finalizada, incluiu a requalificação da sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas, dos quiosques da Avenida Brasília Formosa e a construção da centralidade Porto Terra Nova, todos em Brasília Teimosa.

Dueire comanda audiência pública sobre Programa Conecta e Capacita

O senador Fernando Dueire (MDB) comanda nesta quarta audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) do Senado Federal. O tema do encontro serão os resultados parciais e desafios da implantação do Programa Conecta e Capacita, iniciativa do Governo Federal que busca ampliar a abrangência, qualidade e a segurança da conectividade para educação e pesquisa no País.

Um dos principais objetivos do Conecta e Capacita é formar mão-de-obra e acelerar o ingresso de jovens no mercado de T.I. “Esse mercado carece de profissionais. Possui boa remuneração e perspectiva de carreira, porém, não encontra mão de obra qualificada no País. Há uma estimativa de mais de 600 mil vagas abertas no País. O programa vem pra destravar esses gargalos. Queremos com a audiência entender o andamento das ações e como podemos acelerar seus resultados” avaliou o senador, que é o relator das políticas públicas do setor na comissão.

Irão participar do debate representantes dos ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia, Senai, do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Programa

O programa Conecta e Capacita, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, foi lançado em agosto de 2023, e possui o duplo objetivo de expandir e melhorar a qualidade da conectividade e de capacitar a população para lidar com a tecnologia. A iniciativa conta com orçamento de R$ 466,7 milhões – oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) – para o período de três anos, a ser executado na expansão do acesso e da qualidade da internet nas atividades de educação e pesquisa.

Simão Durando autoriza reforma e ampliação do Museu do Sertão

Com mais de 50 anos de história, o Museu do Sertão, em Petrolina, preserva a história da cidade e do sertão. Em um momento histórico, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, autorizou, nesta terça-feira (29) a reforma e ampliação do equipamento histórico-cultural. O projeto, anunciado oficialmente pela gestor municipal, busca modernizar o museu, melhorar a estrutura física e preservar o acervo, tornando o espaço mais acessível e atrativo para moradores e turistas.

Durante o evento de autorização das obras, Simão Durando destacou a importância do Museu do Sertão para a valorização da identidade cultural de Petrolina e da região. “O museu é um patrimônio de todos os sertanejos e representa a história, a luta e a tradição do nosso povo. Com essa reforma, queremos garantir que ele continue preservando essa memória para as futuras gerações, ao mesmo tempo em que o tornamos um ambiente mais moderno e acessível para todos”, afirmou o prefeito.

Com um investimento de quase R$ 1 milhão, o projeto de reforma incluirá melhorias na infraestrutura, como a construção de sala de exposições; sala de áudio visual; sala do museólogo;
criação de espaço para exposições ao ar livre com palco; climatização de todos os ambientes; construção de banheiros exclusivos para funcionários e para visitantes; troca de todo o telhado, de todas as instalações elétricas e hidrossanitarias; nova iluminação em LED; além de jardins sertanejos e nova fachada. Todo o prédio contará com acessibilidade.

“Aqui estamos cuidando de uma herança, está no meu DNA, deixado pelo meu pai. Cuidar da cultura de Petrolina é cuidar da alma de nossa gente. É um equipamento que guarda a história de uma cidade que foi passagem para Juazeiro e hoje é parada obrigatória para todo o Brasil. Vamos continuar trilhando esse caminho, com o resgate da história da nossa cidade, de um passado com história de superação, mas com um futuro de avanços”, concluiu o prefeito.

As obras estão previstas para iniciar já na próxima semana, com previsão de entrega até o final do próximo ano. Durante o período de reforma, o Museu funcionará em um espaço provisório localizado na Rua Pacífico da Luz, 268, Centro.

Eleições OAB-PE: Ingrid Zanella é condenada por disseminar fake news contra Almir Reis

A co-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella, foi condenada, nesta terça-feira (29) por disseminação de fake news contra o candidato Almir Reis. O episódio, ocorrido em um evento de lançamento de chapa e amplamente replicado nas redes sociais, traz uma nova camada de tensão e indignação à disputa, tendo em vista as reiteradas ofensas que o grupo de Zanella vem disseminando em redes sociais, enquanto Almir Reis opta por manter uma campanha de cunho propositivo.

A decisão da Comissão Eleitoral condenou a atitude de Zanella e da chapa “Renovação Experiente” e ordenou a retirada imediata dos conteúdos difamatórios divulgados, além de conceder a Almir Reis o direito de resposta, que deverá ser cumprido no mesmo local, forma, tempo, periodicidade e formato dos conteúdos anteriores.

Conforme registrado nos autos, o ponto central do caso são declarações falsas feitas por Ingrid Zanella, nas quais acusou Almir Reis de ser “contra a democracia”. A Comissão Eleitoral considerou a declaração como uma acusação grave e infundada, ultrapassando o limite do debate ético, especialmente em uma eleição de classe, onde o respeito e a veracidade das informações são fundamentais.

A decisão reforça que, em contexto eleitoral na OAB, “é terminantemente proibido aos candidatos divulgar, de forma intencional ou não, notícias falsas que atinjam a honra de concorrentes ou da própria instituição.” O relator do caso foi enfático ao afirmar que a expressão “antidemocrático” não apenas agrava a ofensa, mas deslegitima o adversário injustamente, configurando uma violação séria das normas éticas eleitorais.

A Comissão Eleitoral foi taxativa: Ingrid Zanella e sua chapa “Renovação Experiente” devem cumprir integralmente a ordem de retratação sob pena de sanções previstas pelo Provimento nº 222/2023 da OAB, o que poderá acarretar na sua inelegibilidade para as eleições previstas para o dia 18 de novembro.

Coluna do Finfa

Elogios –  A jornalista Vera Magalhães, que comandou o Programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite da última segunda-feira (28), onde recebeu o prefeito do Recife, João Campos (PSB), fez vários elogios à performance do jovem prefeito. “Passou um filme na minha cabeça. Por muito tempo, Eduardo Campos foi uma das minhas fontes mais próximas. Era ótimo de análise, excelente de bastidores e muito bom de entrevista, um combo raro num político (há quem seja bom de um ou mais desses requisitos, mas dos três é uma raridade). Sobretudo era um político muito interessante, com um futuro pela frente”, escreveu a jornalista Vera no seu instragam @veramagalhaesjornlista.

Quando ele morreu eu estava num período sabático na Folha, mas, dada minha proximidade com ele, fui chamada para escrever uma página de perfil, texto que fui resgatar hoje, depois de entrevistar seu filho, @joaocampos, no Roda.

Em outro trecho Vera afirmou: “As semelhanças físicas, inclusive nos trejeitos e maneiras de falar, raciocínio e visão política dos dois são muito impressionantes. Mas o jovem prefeito reeleito do Recife também chama a atenção por atributos próprios, que explicam sua rápida ascensão”.

Finalizando, Vera disse: “Acho que o programa de ontem apresentou ao Brasil um político que em breve terá projeção além das fronteiras de Pernambuco. Quem não viu, deveria. Obrigada ao prefeito pela ótima entrevista e à bancada que a conduziu comigo. O programa está nas plataformas da @tvcultura

Anunciou Concurso –  o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, divulgou o edital de abertura para o Concurso Público 2024 do município. Com o objetivo de fortalecer o quadro de servidores municipais, o certame oferece 65 vagas distribuídas em 26 cargos, atendendo candidatos de nível fundamental, médio, médio técnico e superior. As inscrições para o concurso estarão abertas desfe ontem (29) até o dia 1º de dezembro de 2024, podendo ser realizadas de forma online no portal da instituição responsável. A aplicação das provas está prevista para o dia 15 de dezembro.

Aprovadas – A Câmara Municipal de Custódia (CMC),  aprovou na manhã desta terça-feira (29), umas das matérias mais importantes que chegam à Casa de Leis durante o ano. Foi aprovado o Projeto de Lei Nº 009/2024 de autoria do chefe do Executivo Municipal, Emmanuel Fernandes o ‘Manuca’ a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025. A LOA estima as receitas e fixa as despesas municipais para o próximo ano. Também foi aprovado o Projeto de Lei Nº 010/2024 de autoria do chefe do Executivo Municipal, Emmanuel Fernandes (Manuca) que revisa o Plano Plurianual (PPA) do período de 2025 a 2029. A LOA e o PPA foram aprovadas por unanimidade. Informações: Juliano Oliveira – Diário Político Custodiense.

Mudança na feira – A Prefeitura de São José do Egito, informa que em virtude do feriado nacional do dia de Finados no sábado 02 de novembro, a feira-livre que ocorre semanalmente no município foi antecipada para esta sexta-feira, dia 1º de novembro.

Frase “Todos os ex-ministros de Bolsonaro que se candidataram neste ano foram derrotados”.(Deputado estadual Waldemar Borges)

Disse – “Teremos uma luta na primeira divisão do Pernambucano e também existe a boa perspectiva de podermos lutar por uma vaga no nordestão e também na série D do Brasileirão. São muitos sonhos e todos possíveis, temos uma equipe de muitos valores e basta só investir. No que depender da gestão da prefeita Pollyanna Abreu o time Decisão/Sertânia terá”. (Salviano Rufino – Representante da Prefeitura de Sertânia no time Decisão/Sertânia,  na primeira divisão do Campeonato Pernambucano 2024, designado pela prefeita eleita Pollyana Abreu)Alertando – O deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) denunciou nesta terça-feira, em suas redes sociais, o uso de um número de telefone falso para enviar mensagens em seu nome, classificando a prática como um “crime grave”. A situação veio à tona logo após um encontro de Duque com seu filho, Miguel, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, em uma reunião que não envolveu temas administrativos, segundo o deputado. “O número falso, identificado como “3199664769,” teria enviado mensagens pedindo contatos e detalhes de reuniões. Em uma das mensagens, o golpista se passou por Duque solicitando que pessoas ligassem para uma lista de contatos específicos e pediu para organizar uma reunião com todos assim que chegar.

Deferiu – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisão nesta terça-feira (29), reformou o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e deferiu o registro de candidatura de Luiz Cabral de Oliveira Filho para o cargo de prefeito de Cabo de Santo Agostinho nas eleições de 2024. A decisão, proferida pelo ministro Nunes Marques, considerou que a rejeição das contas do candidato pela Câmara Municipal se baseou em irregularidades que não foram previamente analisadas pelo Tribunal de Contas, violando o devido processo legal.

Perguntar não ofende – Por que a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado tem tanta dificuldade em se comunicar com a imprensa?

Prefeitura do Recife investe R$ 20 milhões em Bônus de Desempenho Educacional para professores e educadores

Mais de 3,4 mil servidores de 164 unidades de ensino serão agraciados. Benefício contempla escolas e Gerências Regionais que atingiram parcial ou integralmente as metas pactuadas com a gestão

A folha de pagamento da Secretaria de Educação receberá um reforço de mais de R$ 20 milhões neste mês de outubro. O montante pago pela Prefeitura do Recife é referente ao Bônus de Desempenho Educacional 2024 (BDE), benefício destinado aos servidores de escolas e Gerências regionais que atingiram parcial ou integralmente as metas pactuadas com a gestão, com base nos indicadores oficiais de avaliação, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o Índice do Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). Ao todo, 3.428 servidores, entre professores e demais profissionais da Educação, serão contemplados e 164 unidades agraciadas. O bônus foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Recife desta terça-feira (29) e o pagamento ocorrerá na próxima quinta (31).

“A gente tem que fazer gestão e, principalmente, valorizar os trabalhadores e trabalhadoras da educação. Professor, professora, quem trabalha no ambiente sagrado da escola. A Prefeitura vai pagar R$ 20 milhões por metas alcançadas, com um bônus médio de R$ 6 mil, chegando até R$ 12 mil para os profissionais da educação. Com isso, a gente garante o crescimento da nossa rede com qualidade, para ano após ano, poder incrementar ainda mais, buscar os melhores resultados e garantir o direito à aprendizagem. Toda a equipe da gestão da nossa Secretaria da Educação está de parabéns, e principalmente, quem está trabalhando no dia a dia da escola para garantir educação para todos e todas”, comemorou o prefeito João Campos.

O valor do bônus de cada servidor vai corresponder de acordo com algumas variáveis, como vencimento base do cargo, percentual de cumprimento da meta e tempo em meses de lotação na escola ou Gerência Regional em 2023. O valor médio de pagamento aos professores, por exemplo, é de R$ 6,1 mil, podendo os profissionais receberem mais ou menos que isso, de acordo com as variáveis citadas acima. A maior bonificação poderá chegar a R$ 12,6 mil. O maior objetivo do BDE é valorizar ainda mais os professores e demais profissionais que fazem a Rede Municipal de Ensino do Recife.

Desde o ano de 2023, o bônus, além dos professores, passou a ser pago para todos os servidores, incluindo contratos temporários, lotados nas unidades de ensino que alcançaram as metas. É importante pontuar que a bonificação contempla escolas de Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, bem como as Gerências Regionais de Educação. Durante o ano, as metas são pactuadas e as avaliações realizadas para que, no ano seguinte, os resultados sejam calculados e o bônus pago aos servidores das unidades.

“É uma alegria imensa ver os avanços da educação do Recife. Sem dúvida, isso não seria possível sem o empenho e dedicação dos nossos gestores, vice-gestores, coordenadores, professores e demais profissionais, que assumem o compromisso das metas e se esforçam para que estas sejam atingidas. Esse reconhecimento da Prefeitura do Recife está diretamente ligado ao esforço desses profissionais que, diariamente no chão da escola, se empenham na responsabilidade de formar os nossos estudantes e fazer a educação do Recife avançar cada vez mais”, diz Fred Amancio, secretário de Educação do Recife.

BÔNUS DE DESEMPENHO EDUCACIONAL – O BDE do Recife foi criado pela atual gestão municipal por meio da Lei 18.957/22. O Bônus é inspirado na premiação de mesmo nome, criada pelo Governo do Estado, durante a gestão do ex-governador  Eduardo Campos. A bonificação premia anualmente os servidores efetivos e temporários lotados nas escolas e Gerências Regionais que atingem suas metas no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Márcia Conrado destina R$ 700 mil para fortalecimento da APAE Serra Talhada

Prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado destinou nesta terça-feira, 29 de outubro, o montante de R$ 700 mil reais para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da capital do xaxado. O gesto é de reconhecimento da importância da entidade para a promoção do bem-estar de pessoas com todos os tipos de deficiência, sejam elas auditiva, visual, intelectual ou física.

Os recursos são advindos de duas emendas parlamentares, dos deputados federais Fernando Monteiro (R$ 500 mil) e Túlio Gadelha (R$ 200 mil). É válido lembrar que o município de Serra Talhada, mensalmente, já destina R$ 30 mil reais à instituição, valor que pode ser usado para pagamento de funcionários ou compra de equipamentos, por exemplo.

Em suas redes sociais, Márcia Conrado falou sobre o assunto. “Sabemos da importância dessa instituição e, com esse apoio, queremos garantir que mais famílias tenham acesso ao cuidado e à dignidade que merecem. O cuidado com a APAE continua, e juntos podemos fazer a diferença na vida de muitos”, frisou a gestora.