Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Prefeitura de Itapetim deposita salário de outubro dos servidores municipais

Nesta quinta-feira, 31 de outubro, a Prefeitura de Itapetim depositou o pagamento do salário referente ao mês de outubro para o funcionalismo municipal das Secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social, Agricultura, Gabinete, Administração, Finanças, Infraestrutura, Esporte e Conselho Tutelar, além dos aposentados e pensionistas.

A administração municipal destaca que manter a folha de pagamento em dia é um compromisso da gestão, como forma de valorização e respeito a cada servidor público.

Em nota, a prefeitura de Itapetim expressou gratidão pelo comprometimento dos profissionais na prestação de serviços à população e reforçou a importância de garantir a pontualidade nos pagamentos como prioridade do governo.

Presidente da Compesa vistoria obra de esgotamento sanitário no Coque

O presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa, Alex Campos, visitou nesta quarta-feira (30) o canteiro de obras de esgotamento sanitário na comunidade do Coque, bairro Ilha Joana Bezerra, Zona Sul do Recife, onde os trabalhos estão acontecendo desde o início do ano. Acompanhado do diretor de Mercado e Parceria da Companhia, Ricardo Torres, e do diretor de Contratos da BRK em Pernambuco, Sérgio Trentini, além de técnicos das duas empresas, o titular da estatal vistoriou o local onde está sendo construída uma das estações elevatórias de esgoto (sistema de bombeamento), no cruzamento entre as ruas Ibiporã e Cabo Eutrópio, (Praça Barreto Júnior). Essa fase da obra irá beneficiar mais de 5 mil pessoas nos bairros de São José, Ilha Joana Bezerra e Cabanga até setembro de 2025, prazo previsto para a conclusão dos trabalhos. Até o momento, já foram assentados 9.500 metros de tubos nos três bairros.

A obra faz parte da segunda etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário Cabanga (SES Cabanga), que prevê a implantação de mais de 30 mil metros de rede coletora, 2 mil metros de linha de recalque e cinco novas estações elevatórias de esgoto. Com um investimento de R$ 52 milhões, a obra beneficiará cerca de 15 mil pessoas nos bairros Ilha da Joana Bezerra, Coque, Cabanga e, posteriormente, também o bairro do Pina e parte do Prado e Bongi.

Quando a obra estiver pronta, os esgotos desses bairros serão coletados e direcionados para Estação de Tratamento (ETE) Cabanga, a primeira estação de tratamento implantada no Recife, em 1959, e hoje a principal unidade em operação da Região Metropolitana do Recife (RMR), com capacidade para tratar 1000 l/s. Com o objetivo de elevar a qualidade do efluente final tratado, a unidade está passando por uma ampliação. Entre as obras de melhoria, foram incluídas novas etapas para a remoção de carga orgânica e desinfecção. Ao final, espera-se uma eficiência de, no mínimo, 90% do efluente tratado.

“Para dar mais celeridade às obras da BRK, parceira da Compesa no Programa Cidade Saneada, firmamos um memorando de entendimento (MoU) que inclui a retomada dos investimentos e a formação de um grupo de trabalho. A partir de agora, vamos avançar na execução dessas intervenções com vistas à ampliação dos serviços de esgotamento sanitário nas 14 cidades da RMR e a cidade de Goiana, na Mata Norte, atendidas pelo programa, um grande anseio da população pernambucana”, ressaltou o presidente da Compesa, Alex Campos.

O diretor de contratos da BRK em Pernambuco, Sérgio Trentini, também compartilha a importância dos avanços nos indicadores de cobertura de esgotamento sanitário. “No Brasil, uma a cada duas pessoas tem acesso à rede coletora de esgoto e queremos contribuir com a mudança dessa realidade em Pernambuco, oferecendo um serviço de qualidade que traz benefícios à saúde das pessoas”, finalizou.

Coluna do Finfa

Desembargador – O juiz Mozart Valadares Pires será empossado desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), ocupando uma das vagas abertas pelo critério de antiguidade. A posse administrativa está marcada para a próxima terça-feira (05), às 17h30, no salão nobre do TJPE, enquanto a posse festiva ocorrerá em 9 de dezembro, com detalhes ainda a serem definidos.

Pauta administrativa – O prefeito reeleito de Santa Terezinha, Delson Lustosa, recebeu nesta quarta-feira (30), uma equipe do deputado federal Felipe Carreras, na pauta assuntos de muita relevância e de novos projetos para Santa Terezinha. “Foi uma prazer receber a equipe do nosso deputado federal, é uma grande parceria que realizamos com esse deputado atuante, muitas ações vem por aí, só tenho agradecer por toda dedicação a nossa cidade”, disse o prefeito Delson.

Novo presidente – O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) foi o nome de consenso escolhido para presidir a Comissão de Assuntos Municipais na Alepe, na manhã desta quarta-feira (30). A comissão era presidida pelo saudoso deputado estadual sertanejo, José Patriota (PSB), que faleceu em setembro. O deputado Fabrizio Ferraz (SD) fica na vice-presidência.

Chapa de consenso – O deputado estadual Fabrizio Ferraz (SD) se posicionou, nesta quarta-feira, sobre a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco para o biênio 2025/26. O parlamentar defende a formação de uma chapa de consenso composta por todos os deputados que foram eleitos no pleito anterior, anulado pelo Supremo Tribunal Federal.  “Acredito que o mais correto seja a eleição não só de Álvaro Porto e Gustavo Gouveia para a presidência e para a primeira-secretaria, respectivamente, mas de todos os parlamentares que foram escolhidos pela Casa anteriormente”, declarou Ferraz.

Disse “Temos que refrescar a memória do ministro Padilha, o que aconteceu conosco desde 2016 e a base de centro e direita do Congresso que se reproduz nas eleições municipais, que ele bem conhece. Ofender o partido, fazendo graça, e diminuir nosso esforço nacional não contribui para alterar essa correlação de forças. Padilha devia focar as articulações políticas do governo, de sua responsabilidade, que ajudaram a chegar a esses resultados”. (Presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, respondendo ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha)

Proíbe – A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 30, o projeto de lei nº 104/2015, que proíbe o uso de celulares dentro das escolas. Agora, o PL ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça antes de ser votado no plenário da Casa. O PL original dos celulares nas escolas foi apresentado em 2015 pelo deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) e tem como relator Diego Garcia (Republicanos-PR). Hoje, há mais treze propostas sendo analisadas em conjunto com esse PL.

Cogitado – Este blogueiro foi informado por uma fonte governista, que o blogueiro Romero Moraes, responsável pelo Blog Mais Pajeú, tem seu nome indicado para assumir a Diretoria de Esportes e Cultura a partir de janeiro/2025. Segundo a fonte, Romero, que tem ligação com o esporte, seria um nome novo na nova composição da equipe do prefeito Sandrinho Palmeira, ele substituiria o atual diretor Tiago Santana. Procede?

Aprovaram – Na 32ª Sessão Ordinária da 17ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Itapetim, conduzida pelo presidente Júnior de Diógenes, os parlamentares discutiram projetos e homenagens para o município.Um dos principais pontos da sessão foi a aprovação em segunda votação do Projeto de Lei do Executivo n° 023/2024, que estabelece os perímetros e delimitações geográficas de Itapetim. Com a aprovação unânime, o projeto agora segue para sanção do Executivo e promete dar maior clareza às divisões territoriais do município.Informação Blog Marcello Patriota.

Perguntar não ofende – Os atuais vereadores Rubinho do São João e Sargento Argemiro, que não disputaram as eleições de 06 de outubro, estarão ocupando cargos no Governo Municipal de Afogados da Ingazeira a partir de janeiro/2025?

Arthur Moreira Lima, um dos maiores pianistas brasileiros, morre aos 84 anos

Por g1 e GloboNews

O pianista Arthur Moreira Lima morreu no início da noite desta quarta-feira (30), aos 84 anos, em Florianópolis (SC). A informação foi confirmada pela família do músico.

Ele estava internado havia duas semanas no Imperial Hospital de Caridade. O músico lutava contra um câncer no intestino descoberto no ano passado.

O velório dele será na quinta-feira (31), entre meio-dia e 16h, no Jardim da Paz, também em Florianópolis. Ele morou na cidade por cerca de 30 anos.

‘Pianista brasileiro que mais me emocionou’, diz maestro João Carlos Martins
Um dos maiores pianistas brasileiros, Moreira Lima nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1940.

Arthur Moreira Lima começou a estudar piano aos seis anos de idade. Ele se projetou internacionalmente ao conquistar o segundo lugar na Competição Internacional de Piano Frédéric Chopin, em 1965.

Laureou-se também em várias outras competições, incluindo a prestigiosa Competição Internacional Tchaikovsky, de 1970, ficando em terceiro lugar.

Ele é considerado um grande intérprete de compositores românticos, tais como Chopin e Liszt, e de obras modernistas de compositores como Prokofiev e Villa-Lobos.

Notabilizou-se também como um intérprete da música popular brasileira, gravando Ernesto Nazareth e clássicos do repertório do choro e do samba.

O pianista também trabalhou no projeto “Um piano pela estrada”, percorrendo o Brasil em um caminhão que virava palco.

Diretora é flagrada maltratando criança em escola de Tabira

Blog do Nill Júnior

Menor tem Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Uma mãe flagrou a filha sendo violentamente colocada na banca escolar pela Diretora da Escola Municipal Edite Leite em Tabira, identificada como Joseane Barbosa.

“Já tem um tempo que minha filha vem demonstrando pavor da escola e relatando que a Diretora tranca ela no quartinho”, relatou.

A mãe deixou a filha na escola e fingiu que estava indo embora, quando flagrou a forma brusca como a profissional coloca a criança na carteira escolar. Confrontada e mesmo informada da gravação, a diretora ainda nega a agressão. O mais grave, a criança é portadora de Transtorno do Espectro Autista, TEA. A mãe prometeu tomar as medidas cabíveis.

 

MCTI e Finep assinam contratação de 10 projetos no valor de R$ 157 milhões para a Nova Indústria Brasil

Para dar continuidade ao impulsionamento do desenvolvimento nacional até 2033, foram anunciados pelo Governo Federal, nesta quarta-feira (30), investimentos da ordem de R$ 1,6 trilhão em projetos ligados à Missão 3 Nova Indústria Brasil (NIB), previstos até 2029. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou do ato, conduzido pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília. O objetivo da Missão 3 é melhorar a qualidade de vida nas cidades, integrando mobilidade sustentável, moradia, infraestrutura e saneamento básico.

Do total dos recursos, 75% serão provenientes da iniciativa privada. A ministra Luciana Santos detalhou a contribuição do MCTI para esta nova fase da NIB. “Nós assinamos hoje a contratação de 10 projetos, através da Financiadora de Estudos e Projetos, no valor total de R$157,2 milhões. A nossa previsão é de que, até o final de 2026, teremos contratado cerca de R$ 4 bilhões em projetos relacionados aos temas dessa missão “, completou a titular do MCTI.

Dos recursos da Finep, quase R$ 10 milhões irão para o projeto de um “barco voador”, veículo capaz de voar sobre a lâmina dos rios. A tecnologia vem sendo desenvolvida pela startup amazonense AeroRiver. O equipamento poderá transportar até 10 passageiros, inclusive em períodos de seca, alcançando 150 km/h. Os demais projetos envolvem soluções para a aviação sustentável, centros de pesquisa e tecnológicos, remanufatura de resíduos e desenvolvimento de caminhão elétrico autônomo para uso industrial, entre outros.

No início de outubro, a empresa vinculada ao MCTI também assinou um contrato com a Embraer. Trata-se de um projeto de subvenção econômica no valor de R$63,3 milhões, com contrapartida de igual valor pela empresa aérea, para desenvolvimento de tecnologias que permitirão projetar e fabricar asas de alta eficiência aerodinâmica e estrutural em material compósito e de tecnologias associadas à maior automação de tarefas da tripulação.

O Programa Mais Inovação também abriu novas chamadas, com foco na sustentabilidade, para o desenvolvimento de projetos inovadores com recursos não reembolsáveis, para as empresas realizarem em parcerias com ICTs. São elas: Aviação Sustentável (R$ 120 milhões), Resíduos, Saneamento e Moradia (R$ 80 milhões) e Mobilidade Urbana (R$ 150 milhões).

Linhas de crédito

R$ 113,7 bilhões, oriundos das linhas de crédito e subvenções do Plano Mais Produção (P+P), serão investidos, dos quais R$ 48,6 bilhões já foram direcionados para projetos desde 2023, com outros R$ 65,1 bilhões disponíveis até 2026. Criado como um mecanismo duradouro de financiamento para a Nova Indústria Brasileira (NIB), o Mais Produção recebeu um aporte adicional de R$ 63 bilhões da Caixa Econômica Federal, elevando o total de recursos para R$ 405,7 bilhões destinados a projetos alinhados às seis missões da NIB. Além da Caixa, o Plano Mais Produção inclui outras instituições parceiras, como BNDES, Finep, Banco do Nordeste (BNB), Banco da Amazônia (Basa) e Embrapii

Alepe pode convocar presidente da TV PE para explicar corte na exibição do Roda Viva

O deputado Sileno Guedes (PSB) anunciou, nesta quarta-feira (30), que, juntamente com o deputado Rodrigo Farias (PSB), apresentará um requerimento para que a Assembleia Legislativa (Alepe) convoque o presidente da TV Pernambuco, Fúlvio Wagner, a explicar por que a emissora estatal interrompeu o sinal da TV Cultura, da qual é afiliada, na noite da última segunda-feira (28). A medida coincidiu com a exibição, para todo o país, do programa Roda Viva, que teve a participação do prefeito do Recife, João Campos (PSB), maior liderança do principal partido de oposição à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).

“A TV Pernambuco, uma emissora estatal, tirou o sinal da TV Cultura, especificamente do programa Roda Viva, da sua transmissão. Um programa pelo qual já passaram brasileiras e brasileiros que têm algo a dizer para o Brasil. Eu não quero imaginar que se criou um aparelho de censura no Palácio do Campo das Princesas. Não quero imaginar que autoridades do Governo de Pernambuco tenham proibido de se retransmitir o programa por conta do convidado daquela noite”, afirmou Sileno.

A denúncia foi revelada, mais cedo, pelo Blog do Magno. A TV Pernambuco chegou a emitir nota informando que as interrupções no sinal vêm ocorrendo em dias de transmissão de jogos da Série B do Campeonato Brasileiro, mas não comentou reclamações que teriam chegado à TV Cultura sobre a interrupção de sua programação nacional, em momentos específicos da semana, para o público de Pernambuco, sobretudo de um programa fixo, conceituado e antigo em sua grade, como o Roda Viva.

No fim da tarde, em resposta ao Blog Cenário, a Fundação Padre Anchieta, controladora da TV Cultura, confirmou que tratará sobre a possibilidade de encerrar a parceria com a TV Pernambuco em reunião de sua diretoria na próxima sexta-feira (1º). “Eu me somo a essa iniciativa. É importante trazer o presidente da TV para esclarecer os fatos antidemocráticos que ocorreram aqui em Pernambuco”, afirmou o deputado Rodrigo Farias, em aparte ao deputado Sileno Guedes na tribuna da Alepe.

Governadora Raquel Lyra divulga cronograma de nomeações de professores aprovados no cadastro de reserva

Até novembro, serão nomeados mais 4.601 novos profissionais da educação básica

A governadora Raquel Lyra, que está em Portugal para cumprir uma série de agendas, divulgou, nesta quarta-feira (30), nas suas redes sociais, o cronograma de convocação dos professores aprovados no cadastro de reserva. Até novembro, serão nomeados mais 4.601 novos profissionais da educação básica, que irão atuar nas escolas da rede estadual de ensino. Todos os profissionais desempenharão suas atividades nas 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) distribuídas pelo Estado. As nomeações serão publicadas nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial.

“Serão nomeados 1.956 professores no dia 30 (de outubro), 1.609 no dia 15 de novembro e 1.036 no dia 30 de novembro. Nós estamos trabalhando firme para melhorar a educação de Pernambuco. Já nomeamos mais de cinco mil profissionais da educação desde o início da gestão. Até o fim do ano, chegaremos a nove mil nomeações, que se juntam ao investimento de R$ 5,5 bilhões que estamos fazendo através do Juntos pela Educação. É garantindo mais professores nas escolas estaduais, a permanência do aluno na sala de aula e um ensino de qualidade que iremos transformar a história da educação no nosso Estado”, destacou Raquel Lyra.

A governadora em exercício, Priscila Krause, deu as boas-vindas aos novos servidores estaduais. “Uma educação de qualidade se faz com professores valorizados e qualificados. E a nomeação de hoje, com quase 2 mil profissionais, é uma prova do nosso compromisso de mudar a realidade de milhares de jovens pernambucanos, porque são para eles que esse trabalho vem sendo realizado. Que todos sejam muito bem-vindos ao nosso time do Governo de Pernambuco. Não tenho dúvida de que juntos vamos realizar a mudança que tanto queremos”, disse.

Com a posse desses novos servidores, a Secretaria de Educação e Esportes chegará a 9.218 nomeações de professores em pouco menos de dois anos de nova gestão, superando as 2.907 vagas previstas no edital.

“Ficamos felizes em divulgar esse cronograma e em saber que há tantos profissionais da educação que querem fazer parte da nossa rede e, sobretudo, têm o interesse de ajudar a fazer essa rede crescer com qualidade. O compromisso do Governo de Pernambuco é convocar os profissionais aprovados até que não haja lacunas. E que cada professor esteja atuando na sua área de formação”, destacou o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider.

Desde 2023 já foram nomeados 7.081 novos profissionais para diferentes setores. Destes, 5.908 são de quadros da Secretaria de Educação e Esportes, entre professores, analistas e assistentes.

Cronograma

1ª Convocação: 30/10 – 1.956 professores

2ª Convocação: 15/11 – 1.609 professores

3ª Convocação: 30/11 – 1.036 professores

SES-PE e FAV realizam ação de cirurgias de catarata para atender 400 pacientes

Nesta quarta-feira (30/10) e na quinta-feira (31/10), nos turnos da manhã e da tarde, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), promovem na sede da Fundação, localizada no bairro da Iputinga, uma ação oftalmológica focada em cirurgias de catarata, beneficiando 400 pacientes que aguardavam em fila de espera. A iniciativa inclui consultas oftalmológicas e exames de diagnóstico, com o objetivo de agendar as cirurgias para os pacientes previamente diagnosticados com catarata.

Essa iniciativa tem como finalidade reduzir a fila de espera para o tratamento da doença, proporcionando acesso rápido e eficiente ao procedimento. Os pacientes, já avaliados em consultas anteriores, agora terão a oportunidade de realizar a cirurgia, graças ao apoio da SES-PE, que viabilizou o acesso a esses serviços. A parceria reforça o compromisso das duas instituições em melhorar a qualidade de vida da população pernambucana.

A secretária executiva de Regulação em Saúde, Bruna Dornelas, falou da importância dessa parceria para melhor atendimento à população “É a nossa missão fazer com que esse atendimento seja cada vez mais rápido, diminuindo o tempo de espera e favorecendo uma eficiência maior nesse procedimento. A SES-PE, em parceria com a FAV, reitera esse compromisso de proporcionar essa ação integral de excelência promovendo qualidade de vida e bem estar para população.”, disse a secretaria.

As cirurgias de catarata são essenciais para restaurar a visão e melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Muitos enfrentam limitações diárias devido à perda progressiva da visão. Com este programa, a SES-PE, juntamente com a FAV, reafirma sua missão de oferecer atendimento oftalmológico de excelência à população mais necessitada.

Governadora Raquel Lyra lança Programa de Aceleração e Internacionalização de Negócios no Porto Digital Europa com investimento de R$ 2,5 milhões

Iniciativa tem como objetivo ampliar o alcance de empresas pernambucanas de base tecnológica aos mercados globais

Dando continuidade às agendas em Portugal, a governadora Raquel Lyra lançou, nesta quarta-feira (30), o Programa de Aceleração e Internacionalização de Negócios no Porto Digital Europa, localizado na cidade de Aveiro. A iniciativa receberá um investimento de R$ 2,5 milhões do Governo de Pernambuco por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Durante a cerimônia, realizada na sede europeia do parque tecnológico, ainda foi anunciada a criação do primeiro programa de formação internacional em parceria com o governo português.

“Estamos lançando o edital do programa de aceleração no valor de R$ 2,5 milhões para trabalharmos por quatro anos e isso é apenas o começo. Além do apoio financeiro, as empresas que vierem para Aveiro terão todo o apoio para se firmarem aqui de maneira legalizada. Temos uma sólida parceria com o Porto Digital para manter um planejamento estratégico mais focado no desenvolvimento de políticas públicas como esta que concretizamos hoje”, destacou Raquel Lyra.

O objetivo do Programa de Aceleração é ampliar o alcance das empresas nos mercados globais para se manterem competitivas, aproveitando novas oportunidades de negócios e fontes de financiamento internacional, dando destaque para o acesso ao mercado europeu através do Porto Digital Europa. A iniciativa irá subsidiar a inserção de dez startups pernambucanas, por ano, nos mercados globais durante quatro anos.

De acordo com a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, o programa irá gerar impacto na geração de novos empreendimentos e no desenvolvimento de protótipos. “Nosso principal objetivo é incentivar a transformação digital das atividades produtivas, da distribuição e comercialização nacional e internacional das empresas de Pernambuco, fomentando a participação do ecossistema pernambucano no mercado global, para gerar competitividade e resiliência”, pontuou.

O programa prevê uma jornada empreendedora que se inicia ainda no Brasil, abrangendo etapas de diagnóstico do negócio e de formação e orientação online para a missão na Europa, com duração de quatro meses. Na etapa presencial em Aveiro, as equipes estarão imersas em mentorias e formações diversas, recebendo por seis meses todo o apoio para constituição e legalização da empresa em Portugal, além do suporte e networking para captação de clientes, recursos e espaço físico para trabalho nas dependências do Porto Digital Europa.

As startups participantes terão a expansão de suas operações globais de maneira mais assertiva e descomplicada, contando com o auxílio para a formalização em território europeu, mentorias personalizadas e mapeamento de fontes de fomento.

O diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital, Heraldo Ourem, afirmou que a instituição vai ao encontro do que o Governo de Pernambuco tem desenvolvido. “É uma honra receber a governadora Raquel Lyra no Porto Digital Europa, uma iniciativa que tem total conexão com os planos do Estado. Esperamos contribuir e desenvolver oportunidades para as pessoas, com mais negócios, tecnologia e inovação”, afirmou.

Na ocasião, o Porto Digital Europa ainda lançou o primeiro Plano de Formação Modulares e Certificadas. A iniciativa irá capacitar profissionais em habilitações para novas tecnologias, como Inteligência Artificial, Blockchain e Cyber Segurança. Os programas de formação serão ofertados na modalidade presencial e no formato à distância, com duração de 36 meses e capacidade para 1.950 participantes. Parte de um programa do governo português, o Plano de Formação inaugura a primeira captação internacional de recursos do Porto Digital Europa para execução no continente europeu.

“Quero reiterar nosso compromisso de conseguir ajudar as empresas, colaborar com a interação entre as pessoas, para que se sintam em casa e contribuir com seus negócios. As empresas que queiram entrar no Brasil encontram no Porto Digital um ecossistema seguro e esta é uma oportunidade para fazer esta conexão acontecer”, comentou o country Manager do Porto Digital Europa, João Barbosa.

Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, e o presidente da Câmara Municipal de Ilhavo, João António Filipe Campolargo. Também acompanham a missão internacional os secretários estaduais Eduardo Vieira (Gabinete da governadora), Tulio Vilaça (Casa Civil), Rodolfo Pinto (Comunicação), Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), Rayane Aguiar (executiva de Relações Internacionais) e o presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), André Teixeira.