Home » Coluna do Finfa » Coluna do Finfa

Coluna do Finfa

Tudo que sobe, desce – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), enfrenta o momento mais crítico dos seus cinco anos de governo. Uma gestão que começou em 2021 com promessas e o discurso do novo, da mulher na política, hoje está afundada em rejeição, denúncias e um colapso administrativo visível pela maioria dos serratalhadenses.

Os números da pesquisa mais recente do Instituto Múltipla confirmam o que a população já sente nas ruas: a aprovação da prefeita despencou de 82% para 62%, um tombo que mostra a insatisfação crescente com uma gestão marcada pela inércia, falta de respostas e descaso, mas com muitas pessoas que tentam mostrar o contrário, cercando e blindando a gestora, por ocupar funções de confiança no governo. A gestão Márcia é um mar de  problemas cercado por umas duas dezenas de chaleiras que mantém a imagem de Alice no País das Maravilhas.

Segundo este blogueiro apurou, as reclamações são generalizadas. A violência explode nos bairros, moradores relatam medo constante, falta policiamento, faltam políticas públicas e sobra omissão. “Animais abandonados circulam pelas ruas, a quantidade de pessoas em situação de rua aumentou a olhos vistos, os prédios públicos estão deteriorados, as vias estão esburacadas e tomadas pelo mato. Tudo isso sob o olhar passivo da atual gestão, que parece ter mesmo perdido o controle da cidade”, disse uma fonte ao blog.

A comunicação da prefeitura é um desastre. O relato não só dos profissionais de imprensa da região, como de todo estado. Falta comunicação e interlocução com a imprensa.  Também há queixas no meio de falta de respeito e diálogo com os profissionais. Compromissos firmados dentro da legal e legítima comunicação institucional não foram honrados. Se não cumpre o que pactuou,  como esperar que seja correta com os veículos de comunicação?

A  população reclama da falta de informação, da demora nas respostas, da ausência de transparência e do distanciamento entre governo e povo. “Não há diálogo com a sociedade. As ações, quando existem, não chegam com clareza à população. O governo se comunica pessimamente, e isso só aumenta o abismo entre a gestão e a realidade vivida pela população, e para completar a marioria dos vereadores são coniventes com a situação que vive a população de Serra Talhada”, concluiu a fonte.

Serra Talhada está abandonada e o povo sente. A prefeita Márcia Conrado enfrenta uma crise sem precedentes, com a cidade tomada pelo caos urbano, pela insegurança, pela desinformação e pela descrença. A imagem que tenta passar em Recife e quando está em Brasília, não é a mesma de quem mora em Serra Talhada. Passou da hora de abrir os olhos. Ano que vem tem eleição e seu esposo, Breno Araújo, já foi lançado pelo grupo de aliados alienados como pré-candidato a deputado estadual. Se não cuidarem, vai levar um desarranjo esmagador.

Nem luz de alerta há mais, já apagou. O que se vê é um governo em decadência. A gestora serra-talhadense vive o pior momento de sua carreira política, e a cada dia que passa afunda sem ações que indiquem uma reação. Ao contrário, aumenta ainda mais o buraco que sua gestão cavou.

Parece que para Márcia, chegou a hora da comprovação da lei da gravidade política, que diz que “tudo que sobe demais, um dia desce”, numa velocidade alucinante. Com a palavra a prefeita Márcia Conrado…

No TJPE – O prefeito de Tabira, Flávio Marques, esteve ontem (30), na Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE, com o presidente Dr. Ricardo Paes Barreto, acompanhado dos desembargadores tabirenses, Mozart Valadares e Djalma Andrelino Nogueira Júnior, onde discutiram os últimos detalhes da implantação da Casa de Justiça e Cidadania na terra das tradições. “Essa unidade inovadora oferecerá serviços de mediação, conciliação, cursos e atividades comunitárias, aproximando a comunidade do Poder Judiciário e fortalecendo a participação cidadã. Com a Casa de Justiça e Cidadania, Tabira contará com um espaço dedicado à resolução de conflitos e ao desenvolvimento de ações que beneficiem a comunidade, promovendo a inclusão social e o bem-estar dos cidadãos”, concluiu o prefeito.Participou – Nesta quarta-feira (30), o prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, participou do lançamento do Boletim Epidemiológico sobre a Doença de Chagas 2025, realizado no Centro de Múltiplo Uso de Iguaracy (CEMUPI). A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades municipais, profissionais da saúde e da educação, lideranças comunitárias, pessoas acometidas pela doença e os coordenadores do projeto IntegraChagas Brasil. “Este boletim mostra a real situação da doença de Chagas em Iguaracy e reforça a necessidade de ações contínuas de prevenção, testagem e tratamento. Nosso objetivo é garantir que cada pessoa que convive com essa doença receba o apoio necessário para uma vida mais saudável”, disse o prefeito Dr. Pedro.

Declarou apoio – O vereador de Serra Talhada, André Maio manifestou seu total apoio à pré-candidatura de Sebastião Oliveira para deputado estadual. “Ao longo dos últimos anos, Sebastião demonstrou, com trabalho e resultados, que Serra Talhada pode contar com sua dedicação. Por isso, reafirmamos nossa confiança em seu projeto político, certos de que continuará sendo um grande parceiro na Assembleia Legislativa”, disse o vereador.

Pagaram – As prefeituras de Custódia, São José do Egito e Tabira, realizaram nesta quarta-feira, 30 de abril, os pagamentos da folha salarial referente ao mês de abril/2025.

Você sabia? – Que mesmo com a cassação, o prefeito e a vice-prefeita de Custódia não serão afastados de imediato. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) ainda pode rever a decisão, caso os réus ingressem com recurso. Até que todas as instâncias sejam julgadas, os gestores continuam à frente da administração municipal.

Entregou – O deputado federal Lucas Ramos (PSB) entregou uma nova motoniveladora para o Perímetro Irrigado de Bebedouro, modernizando a estrutura que antes contava com um equipamento datado de 1978. A nova máquina será utilizada na melhoria dos acessos às vilas, lotes e fazendas da região, garantindo melhores condições de mobilidade para os produtores. O ex-vereador Elismar Gonçalves agradeceu, em nome da comunidade, o empenho do parlamentar. O vereador Gabriel Menezes também esteve presente no ato de entrega, reforçando a importância da parceria entre os representantes políticos e as demandas dos produtores.

Inaugura – O Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Dr. Ricardo Paes Barreto, e o Coordenador-geral do Núcleo de conciliação – Numepec e o Desembargador ERik de Sousa Dantas Simões, estarão inaugurando a Casa de Justiça e Cidadania da cidade da Ingazeira, no próximo dia 23 de maio, de forma virtual. Ingazeira será a 35ª colocada no Estado de Pernambuco e a 3ª no Pajeú. Essa ação deve-se exclusivamente ao prefeito da Ingazeira Luciano Torres, que solicitou diretamente com o Presidente do TJPE, que é ingazeirense de direito.

A maior prova de incompetência está na rua – Segundo o radialista Celso Brandão, o trânsito em Afogados da Ingazeira continua caótico, cada dia pior, calçadas são tomadas por carros e motos, pedestres são colocados em constantes riscos, rampas de acessibilidade não são respeitadas, lugares exclusivos para pedestres são bloqueados os obrigando a disputar espaço nas faixas de rolamento, sem contar os que estacionam formando filas dupla. O que não falta é desorganização e flagrar motoristas e pilotos de moto cometendo ato inflacionário é comum, tão comum, que parece ser normal, mas sabemos que não é. Tudo isso graças a um governante que esbanja incompetência neste quesito. “Bom a imagem fala por si, um carro estacionado sobre a calçada da praça, não é preciso falar mais nada”, disse o radialista.

Perguntar não ofende – Quando o Governo do Estado irá resolver o problema de contratados que estão nos órgãos desde o Governo passado?


Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *