

A informação foi divulgada durante a formação continuada para gestores e coordenadores, realizada mensalmente pela secretaria. O projeto propõe que cada escola que faz parte da Rede Municipal de Ensino seja acompanhada durante uma semana por uma equipe de supervisores, e assim sejam analisados todos os aspectos das dimensões da gestão escolar: pedagógico, administrativo e financeiro com foco no princípio da gestão democrática e nas relações interpessoais, para que sejam identificadas as principais necessidades pedagógicas, estruturais e administrativas da unidade.“A proposta é que possamos colocar o projeto em prática em duas ou três escolas simultaneamente por semana, sentindo também a realidade da comunidade. Temos 60 unidades de ensino e cada uma tem a sua especificidade, por exemplo, são cinco escolas em tempo integral e todas têm perfis diferentes”, afirmou a secretária de Educação de Garanhuns, Wilza Vitorino.
“Construímos esse projeto a partir da escuta dos próprios gestores. Desde 2022 contamos com o monitoramento de gestão e plantão pedagógico, mas sentimos a necessidade de fazer uma ação ainda mais imersiva. O Gestão ParticipAtiva também está de acordo com a política pública instituída pelo programa Aprendentes, através da Lei Municipal Nº 5.120”, explicou Carlos Barros, secretário Executivo de Educação.
A partir desse diagnóstico, será possível elaborar um plano de ação específico para cada escola, com foco na melhoria do ensino, no fortalecimento da gestão escolar e na garantia de um ambiente mais acolhedor e eficiente para estudantes, professores e toda a comunidade escolar.
