Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Bancada do PP faz balanço das eleições 2024 em reunião no partido

Em reunião liderada pelo presidente do Partido Progressistas, deputado federal Eduardo da Fonte, e seu vice, o também deputado federal Lula da Fonte, a bancada completa do PP se reuniu para fazer um balanço geral das eleições e celebrar o resultado histórico que a legenda teve.

Ao todo, 538.306 cidadãos pernambucanos votaram para prefeito e 472.417 para vereador, somando 1.010.723 votos. É a segunda eleição consecutiva em que o PP atinge essa marca expressiva. Em 2022, foram 681.164 votos para deputados federais e 738.630 para estaduais, totalizando 1.419.794 votos.

Participaram do encontro os deputados estaduais Pastor Júnior Tércio, Dannilo Godoy, Roberta Arraes, Cleiton Collins, Romero Sales Filho, Kaio Maniçoba, Henrique Queiroz Filho, France Hacker, Claudiano Martins Filho, Jeferson Timóteo, Pastor Adalto Santos e Felipe de Moraes, representando o deputado Antônio Moraes.

Com o resultado, a bancada do Progressistas, a segunda maior do estado, reafirma sua habilidade de articulação e se consolida como uma das principais forças políticas de Pernambuco e chegará forte nas eleições de 2026. “Esses resultados são fruto do trabalho incansável da nossa bancada, sempre em sintonia com as demandas do povo pernambucano. Continuaremos firmes, buscando melhorias e representando com responsabilidade nossos eleitores”, afirmou o deputado Eduardo da Fonte.

Nova iluminação em LED é implantada em bairros e zona rural de Petrolina

O prefeito Simão Durando determinou um novo ritmo para a instalação de iluminação em LED para locais estratégicos da área urbana e zona rural de Petrolina. O trabalho busca modernizar a infraestrutura urbana, valorização das comunidades e reforço na segurança.

Estão em andamento obras para implantação de postes em vias de acesso à comunidade de Nova Descoberta. As equipes também atuam, no momento, na estrada de acesso ao N-10. Após concluir essas regiões, o trabalho de expansão de iluminação em LED será feito no trecho da Avenida Brasil até a comunidade de Porto da Ilha.

No período entre julho e setembro de 2024 foram implantadas 1119 luminárias em mais de 100 localidades do município, nas áreas urbana, irrigada, ribeirinha e sequeiro. Além disso, foram implantadas nos seguintes trechos: entre o Pedra Linda e Projeto N-9; entre a rotatória de acesso à Av. Mário Rodrigues Coelho e a rotatória de acesso ao Residencial Pomares, na estrada das Pedrinhas entre a rotatória do Carneiro e a Av. Brasil e na estrada entre Nova Descoberta e Bebedouro.

De acordo com o prefeito Simão Durando, a substituição das antigas lâmpadas por tecnologia LED tem como objetivo tornar as vias mais seguras e acessíveis. O aumento da visibilidade em locais antes mal iluminados é um fator crucial na prevenção de crimes, além de garantir maior segurança no trânsito durante a noite.

A expansão da iluminação pública também tem um impacto positivo no consumo energético do município. As lâmpadas de LED são conhecidas por consumir menos energia e terem uma durabilidade maior, o que representa economia nos cofres públicos e sustentabilidade ambiental. Simão destacou que o projeto de iluminação em LED está alinhado às políticas públicas de segurança em Petrolina.

“É com muito orgulho que falamos do ritmo acelerado de todo esse serviço iniciado em 2017 pelo ex-prefeito Miguel. Uma ação importantíssima para os petrolinenses. Fomos a primeira cidade de Pernambuco a fazer esse modelo de PPP, reduzindo, inclusive, o tempo de atendimento para a manutenção. As lâmpadas em LED são equipamentos com maior eficiência da luminosidade, além de trazer economia aos cofres públicos nas contas de energia e vem pra somar todas as ações em segurança que vamos implantar nos próximos meses”, frisou o prefeito Simão Durando.

Coluna do Finfa

Fechada – A eleição para Presidente da Câmara de Vereadores da Ingazeira, para o biênio 2025/206, está fechada. Segundo este blogueiro apurou, a chapa foi fechada com a maioria dos vereadores, o vereador Djalminha Veras (PSB) mais votado na eleição do dia 06 como Presidente, a vereadora Deorlanda Carvalho 1ª Secretária e o vereador Dorneles Alencar como Tesoureiro.

Delegado vereador – Na cidade de Itapetim, o delegado Dr. Antonio Junior de Lima e Silva,  foi eleito vereador sendo o terceiro mais votado, obteve 559 votos pelo Partido Avante, da coligação da Frente Popular dos partidos  PSB/AVANTE/PT. O Dr. Antônio é paraibano de Souza, sua esposa é da família do ex-prefeito Antônio Piancó. Vai para seu primeiro mandato, reside em Itapetim, desde 2005. Boa sorte ao delegado pela nova jornada.

Quatro postulantes – Uma fonte da política egipciense, em contato com este blogueiro, afirmou que o grupo da Frente Popular, tem hoje dois candidatos à presidência da Câmara de Vereadores, os pretendentes são Romerinho Dantas e Patrícia de Bacana. Com este dois candidatos agora a eleição conta com quatro postulantes, no grupo do prefeito Fredson Brito, são pré-candidatos Daniel Siqueira e Aldo da Clips.

Agenda – Nesta terça-feira (22), às 08:30 horas, a governadora Raquel Lyra assina as ordens de serviço que autorizam a restauração e conservação dos bens integrados do Mosteiro de São Bento, em Olinda, assim como a obra civil para execução, dentre outros serviços, da consolidação e estabilização das fundações do monumento. Com investimento de 15,3 milhões oriundos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Novo PAC Patrimônio Histórico, as obras serão executadas pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Bastidores – O que se comenta ultimamente na imprensa do Pajeú, é que dois prefeitos Adelmo Moura (Itapetim) e Marconi Santana (Flores), que estarão entregando os cargos em 1º de Janeiro aos seus candidatos que foram eleitos, estão sendo cotados para disputar a eleição de deputado estadual em 2028. Com a morte de José Patriota, o Pajeú tem uma laguna que pode ser preenchida e os dois nomes têm um grande poderio.

Mais votado – Na cidade de Sertânia, este blogueiro foi informado, que o grupo da prefeita eleita Pollyana Abreu, fechou e o novo presidente da Câmara de Vereadores, será o vereador Vando do Caroá (PL), que foi o segundo mais votado e o primeiro no grupo da prefeita.

Frase –  “Estou muito feliz com o resultado das eleições e com a vitória de nossos candidatos. Dr. Pedro Alves vai receber uma casa arrumada e, melhor ainda, com recursos em caixa para iniciar bem sua gestão”. (Prefeito de Iguaracy Zeinha Torres)

Reunidos – O prefeito eleito de Tabira, Flávio Marques, postou nas suas redes sociais, que esteve reunido com os dois médicos tabirenses, Dr. Josete Amaral e Dr. João Veras. “Reunião bastante produtiva sobre as propostas no campo da saúde para serem implementadas em nosso futuro governo com o objetivo de assegurar dignidade no atendimento à população”, disse Flávio.

Revoltado – Em conversa com este blogueiro, o vereador mais votado da oposição em Carnaíba, Neudo da Itã (União), mostrou indignação com a situação que encontra-se as distribuições dos cargos estaduais. “Não sei como pode o prefeito e seu grupo todo contra a governadora Raquel Lyra e passados 01 ano de 10 meses e os mesmos socialistas do governo anterior continuam nos cargos. Sinceramente não consigo entender como a governadora mantém esse pessoal nos cargos, inadmissivel”, disse o vereador Neudo.

Perguntar não ofende – Quando serão resolvidos os empregos estaduais de Afogados da Ingazeira?

Alepe informa que não foi notificada sobre ADI da PGR que questiona antecipação da reeleição da Mesa

A Assembleia Legislativa de Pernambuco informa que ainda não foi notificada sobre a Ação Indireta de Inconstitucionalidade (ADI) encaminhada pela Procuradoria Geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF), contra a Resolução da Alepe de nº 1.936/2023, que permitiu a reeleição antecipada da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026.

Acrescenta que foi informada da ADI pela imprensa e que recebe o questionamento da PGR com tranquilidade. E adianta que quando for notificada e tomar ciência da ação, irá se posicionar e tomar as medidas cabíveis.

Ressalta também que qualquer decisão tomada pelo STF, será acatada, uma vez que deliberação judicial não deve ser enfrentada, mas cumprida. Por fim, lembra que a ADI põe em questão, não só a antecipação da eleição da Alepe, mas também de Assembleias de vários outros estados.

Pollyanna Abreu se reúne com Marcos Magalhães

A prefeita eleita de Sertânia, Pollyanna Abreu (PSDB), utilizou suas redes sociais nesta segunda-feira (21) para compartilhar detalhes sobre uma reunião que teve com o Marcos Magalhães, ex-presidente da Philips e atual presidente do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação (ICE), segundo o Blog do Nill Júnior.

“Estivemos com o Dr. Marcos Magalhães e conversamos sobre assuntos relacionados a projetos educacionais para nosso município”, escreveu Pollyanna em sua publicação.

O encontro sugere a possibilidade de parcerias e a implementação de projetos inovadores que podem impactar positivamente a qualidade do ensino no município.

A principal bandeira defendida por Magalhães é a criação de um currículo nacional. Ele foi responsável pela revolução no modelo de ensino do Ginásio Pernambucano, replicado em centenas de unidades de ensino do estado.

Morre pai da vereadora eleita de Afogados da Ingazeira Simone da Feira

O velório ocorrerá na cidade de Princesa Isabel, e o sepultamento está marcado para às 16h no Cemitério Municipal. Neste momento de do nos solidarizamos com a vereadora eleita e todos os familiares, prestando nossas condolências e desejando força para enfrentar essa difícil perda. Informações Blog do Itamar França

 

Governadora Raquel Lyra recebe presidente da Anac para tratar sobre o andamento das obras do Aeroporto de Fernando de Noronha

A governadora Raquel Lyra recebeu, nesta segunda-feira (21), no Palácio do Campo das Princesas, o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Pereira. Durante a reunião foram detalhados os investimentos que o Governo do Estado tem feito para melhorar a malha aeroviária de Pernambuco, além de ações que vêm sendo desenvolvidas no Aeroporto de Fernando de Noronha – Governador Carlos Wilson.
 
“O Governo de Pernambuco tem o objetivo de ampliar a aviação regional nos nossos aeroportos e aeródromos. Nós entendemos que desta forma teremos um diferencial competitivo em nosso Estado, então estamos garantindo que obras aconteçam no Aeroporto de Fernando de Noronha para que assim sejam gerados mais empregos, renda e nosso turismo se fortaleça”, afirmou Raquel Lyra.
Em setembro, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) iniciou as obras de reabilitação do pátio de aeronaves e das pistas de pouso e taxiamento do Aeroporto de Fernando de Noronha, orçadas em R$ 60 milhões. As intervenções são fundamentais para que a Anac devolva ao aeroporto a autorização para pousos e decolagens de aeronaves turbojato, perdida pelo Estado em 2022 após diversas advertências feitas pela Agência sobre a necessidade de melhorias no espaço.
 
O secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, afirmou que os serviços andam em ritmo acelerado no local. “A obra do aeroporto da Ilha é uma prioridade para o Governo do Estado, tendo em vista a necessidade para a população de forma geral e turistas. A obra está acontecendo o mais rápido possível, com mais profundidade nos últimos dias”, comentou.
 
Além das obras que o governo estadual está desenvolvendo na pista do Aeroporto de Noronha, a DIX Aeroportos, concessionária que administra o terminal, está executando uma grande reforma no terminal de passageiros, que também será ampliado. Com as mudanças, o local passará dos atuais 1.500 metros quadrados para 3 mil metros quadrados, oferecendo mais conforto e comodidade aos usuários sem abrir mão da sustentabilidade.
Técnicos da Anac já estiveram no arquipélago e têm acompanhado de perto o desenvolvimento das obras da pista. Hoje, o aeroporto opera voos domésticos e tem capacidade para receber aeronaves de médio porte. Nesta terça-feira (22), o presidente do órgão participa de uma reunião com o Conselho Distrital para discutir o andamento dos serviços. “A Agência está atenta à evolução das obras e espera que elas sejam concluídas o quanto antes, para que possamos reabrir as operações a jato no local”, afirmou o presidente da Anac, Tiago Pereira.
 
Participaram da reunião os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Fernando Holanda (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), além do presidente da Agemar e DIX Empreendimentos, Manoel Ferreira Junior.

Exclusivo: Fechado acordo para as eleições da presidência da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira

Este blogueiro foi informado neste momento, por uma fonte governista de Afogados da Ingazeira, que foi batido o martelo para as eleições da Presidência da Câmara de Vereadores.

Segundo a fonte, ficou definido que o vereador Vicentinho (PSB), o mais votado da base governista, será o presidente no biênio 2025/2026 e o vereador Raimundo Lima (PSB), assume no biênio 2027/2028.

A fonte adiantou, que para fechar os 11 votos dos eleitos da base governista, na eleição do último dia 06, só falta o vereador Douglas Eletricista (MDB), que ainda mantém sua candidatura ao cargo, inclusive já conversou com os dois vereadores da oposição (Zé Negão e Edson dos Cosméticos).

Sendo assim, mesmo que o vereador Douglas Eletricista insista na sua candidatura, os vereadores acima citados contam com 10 votos e consolidam suas vitórias no pleito.

Coluna do Finfa

Lançou – Aconteceu no último sábado (18), o lançamento do livro “Quixaba- Terra de Solidônio Pereira de Carvalho”, que narra a história de um dos mais novos município de Pernambuco, com autoria do médico, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Tabira Dr. José Edson de Moura, que era Deputado quando da emancipação do município. O evento foi bastante prestigiado com a presenças de políticos, do Desembargador Dr. Alberto Nogueira, familiares do autor, entre outras. O evento aconteceu na Escola Estadual Solidônio Pereira de Carvalho.Candidatura a presidente da OAB Afogados da Ingazeira – Com a aproximação das Eleições da OAB, que acontecerão no dia 18/11, o advogado Jonas Cassiano lançou a chapa “Unidos para avançar” para concorrer a presidente da Subseccional de Afogados da Ingazeira, que abrange, além da sede, os Municípios de Carnaíba, Quixaba, Tabira, Solidão, Ingazeira e Iguaracy.

Depois de muito diálogo com a classe, foi possível articular uma chapa única, composta, além de Jonas, como candidato a presidente, por Monique Shayanne, candidata a vice-presidente, Túlio Mascena, secretário-geral, Luana Andrade, secretária-geral-adjunta, John Lennon, tesoureiro, e Marcela Maciel, tesoureira-adjunta.

Com a unidade da classe, o grupo promete atuar pelo fortalecimento da advocacia na região, valorizando os mais variados modelos de advocacia, com ações voltadas principalmente à defesa das prerrogativas dos advogados e uma atuação social sólida.

Lançamento – O Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, participou na última sexta-feira (18), ao lado do Presidente Lula, do lançamento nacional do Programa Acredita, em São Paulo. “O Governo Federal instituiu um fundo garantidor junto ao sistema financeiro e transformará pessoas inscritas no CadÚnico em micro e pequenos empreendedores. Como a nossa cliente Karine Costa, de Montes Claros (MG), que começou com uma barraca de caipifrutas e, com o incentivo do Crediamigo, hoje tem sua própria loja de presentes. Facilidade no acesso ao crédito é mais um passo decisivo na direção de tornar o Brasil um país de pleno emprego e prosperidade”, disse Paulo Câmara.

Subiu – O presidente estadual do PSDB pernambucano, Fred Loyo, concedeu entrevista  ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao Blog do Alberes Xavier, e falou sobre o desempenho da legenda na última eleição municipal. Ele definiu o desempenho do PSDB na eleição como ‘excelente’, frisando que o partido subiu de 5 pra 31 prefeitos eleitos no estado. Ele lembrou que esse número ainda pode aumentar, já que o candidato Ramos disputa o segundo turno na cidade de Paulista, como franco favorito. Fred Loyo disse que todos os partidos que compõem a base política da governadora Raquel Lyra cresceram ao final do pleito, dentre eles, PSDB, PSD, Republicanos e PP. “A base toda cresceu, já a oposição diminuiu sua participação. Tudo isso sob a liderança de Raquel, que está transformando nosso estado, melhorando a vida dos pernambucanos nas mais variadas áreas”, disse Fred Loya.

Frase – “Nosso trabalho já começou. Não vamos esperar janeiro chegar para buscar o melhor para nossa cidade. São José do Egito precisa de atenção em todas as áreas”. (Prefeito eleito Fredson Brito)

Hoje e amanhã – Acontece hoje e amanhã no Auditório da Faculdade de Integração do Sertão (Unifis), em Serra Talhada,  o II Simpósio Dom Francisco: Nosso Dom, Nosso Profeta – “Para que tenham vida e vida em abundância”, será às 19 horas. O evento tem como tema: “O episcopado profético e a luta pelo acesso aos direitos e garantias fundamentais” e contará com palestrantes em 3 painéis que abordarão a vida e o legado de Dom Francisco, como evangelizador no Sertão do Pajeú.

Visita – Os aeroportos de Caruaru e Serra Talhada receberão nesta segunda-feira (21), a visita do presidente da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac, Tiago Pereira. O objetivo é conhecer de perto o modelo de gestão adotado nos dois terminais que pode servir de parâmetro para uma política de apoio ao desenvolvimento da aviação regional. O modelo adotado nesses dois terminais é o de contratação da gestão por empresa privada com remuneração pública que é o mais adequado para aeroportos com baixa viabilidade comercial ou em áreas estratégicas que precisam ser mantidas em funcionamento por razões sociais e regionais. Pereira irá ao interior de Pernambuco acompanhado pelo secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Governo do Estado, Diogo Bezerra, e pelo empresário Manoel Ferreira, da Dix Aeroportos, responsável pela gestão dos terminais aeroportuários. Ainda na segunda-feira, o presidente da Anac será recebido em uma visita de cortesia pela governadora do Estado, Raquel Lyra, no Palácio do Campo das Princesas às 18 horas. Na terça-feira, Tiago Pereira irá a Fernando de Noronha.

Disse“Nós queremos afirmar isso. A outra candidata é uma mulher, mas a gente não vê no programa dela nada voltado para nós mulheres. Sabemos das políticas necessárias para Olinda ser uma cidade segura, porque Olinda é uma cidade-mulher”. (Senadora Teresa Leitão, participando do evento do candidato Vinicius Castello (PT), na manhã do último sábado (19) pelas ruas do bairro de Peixinhos)

Perguntar não ofende – O vereador Albérico Tiago vai concorrer à Presidência da Câmara de Vereadores de São José do Egito?

Campeonato Itapetinense de Futebol 2024 é iniciado no sábado (19)

No último sábado (19), o Estádio “O Maxixão” foi palco da abertura do Campeonato Itapetinense de Futebol 2024, promovido pelo Governo Municipal de Itapetim, por meio da Diretoria de Esportes e Juventude.

A competição reúne 24 equipes das Séries A e B, com mais de 600 atletas envolvidos, e uma premiação total de mais de R$ 10 mil, sendo considerado o maior campeonato já realizado na cidade.

O jogo de abertura foi entre as equipes do Sítio Arara e Flamenguinho, com vitória da equipe do Arara por 2 a 0. O campeonato, que terá todos os jogos disputados no Maxixão, é visto como um marco no calendário esportivo local.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Adelmo Moura, da prefeita eleita Aline Karina, do vice-prefeito reeleito Chico de Laura, vereadores, secretários e diretores municipais, além de outras autoridades.