Unidade terá capacidade para 2,5 mil atendimentos mensais e vai abrigar a nova Central de Alergologia do Recife, referência estadual
O Recife avança na ampliação da sua rede especializada de saúde com as obras do primeiro Núcleo de Desenvolvimento Integral/Centro TEA voltado exclusivamente para adolescentes, que também vai abrigar a nova Central de Alergologia do município. A unidade, localizada na Avenida Agamenon Magalhães, em Santo Amaro (próximo à Reitoria da UPE), foi vistoriada nesta terça-feira (17) pelo prefeito João Campos e tem previsão de conclusão até o fim do mês. O espaço terá capacidade para realizar cerca de 2,5 mil atendimentos mensais de jovens entre 14 e 21 anos. Com a entrega, o Recife passará a contar com oito Centros TEA na rede municipal.
Durante a vistoria, o prefeito destacou o caráter inédito do equipamento e a ampliação do cuidado na rede municipal. “Esse será o oitavo Centro TEA da cidade, mas o primeiro voltado exclusivamente para adolescentes e jovens até 21 anos, atendendo a uma demanda importante das famílias”, afirmou. Ele também ressaltou o acompanhamento contínuo. “A unidade vai garantir terapias e suporte multiprofissional para além da infância, com atendimento adequado a essa fase da vida”, completou.
Em sua estrutura, o serviço contará com consultórios e salas para atividades em grupo, com atuação de profissionais de Psiquiatria, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Serviço Social e Nutrição, além de áreas como Arte-Educação, Educação Física e Psicopedagogia. A proposta inclui ainda a integração com outros órgãos municipais para oferta de atividades de inclusão digital, práticas artísticas e ações voltadas à saúde e ao bem-estar. O investimento nas obras é de R$ 600 mil.
A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, destacou a importância do novo equipamento para garantir a continuidade do cuidado. “Com essa unidade, vamos acompanhar os adolescentes a partir dos 14 anos, com foco em socialização, autonomia e qualificação para inclusão social e profissional”, explicou. Segundo ela, o serviço contará com uma atuação integrada com outras secretarias, ampliando as oportunidades de desenvolvimento dos jovens atendidos.
Nova Central de Alergologia – O novo espaço também vai sediar a Central de Alergologia do Recife, serviço de referência para todo o estado, que atende pacientes da Região Metropolitana e do interior. A unidade terá capacidade para 4.500 atendimentos mensais, com oferta de 40 tipos de testes de contato (patch test) e 21 testes inalantes (prick test), além de mais de 24 mil exames realizados por mês.
Atualmente instalada na Avenida João de Barros, em Santo Amaro, a Central passará a funcionar em uma estrutura mais moderna e adequada às normas da Anvisa. O serviço conta com 62 profissionais, sendo 11 médicos alergologistas.
O prefeito destacou a relevância da nova estrutura para ampliar e qualificar o atendimento. Ele ressaltou o alcance do serviço: “É um equipamento que atende pessoas de todo o estado e reforça a importância do Recife como referência nesse tipo de atendimento”. Também destacou a localização e a qualificação do espaço: “A nova Central de Alergologia vai funcionar em uma área central da cidade, com estrutura moderna e mais adequada para atender melhor a população”.

Governadora Raquel Lyra, acaba de chegar a sede da Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, sendo recebida pelo novo Presidente prefeito de Aliança Pedro Freitas. Foto: Finfa

Foi aprovada neste momento na Assembleia Extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, a recomendação aos prefeitos pernambucanos a não contratarem artistas acima do valor de R$ 350 mil, com recursos proprios, com isso a entidade visa pressionar artistas a baixarem os valores dos seus cachês Fotos: Finfa
Iniciada Assembleia Extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco, que vai acontecer a posse do novo Presidente Pedro Freitas. Fotos: Finfa
Por Rinaldo Remigio*

Participou – O deputado estadual Luciano Duque, participou ontem, de uma importante reunião com os pré-candidatos a deputado estadual do Partido Podemos. “Foi um momento de diálogo, alinhamento e construção coletiva de ideias para fortalecer ainda mais o nosso projeto político em Pernambuco. Seguimos unidos e com o mesmo propósito: trabalhar por um estado mais justo, com oportunidades para todos e desenvolvimento para cada região”, disse Duque.
Assume hoje – O prefeito de Aliança, Pedro Freitas, estará assumindo nesta terça-feira, na Assembleia Extraordinária, a presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), sucedendo Marcelo Gouveia, ex-prefeito de Paudalho, que esteve à frente da associação no primeiro ano do atual biênio. O evento terá início às 09 horas na sede da entidade na Av. Recife, 6205, Jardim São Paulo, Recife/PE.
Você sabia? – Que a Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde, segue avançando com ações importantes na zona rural, garantindo mais acesso à água e melhores condições para quem vive e trabalha no campo. Já são mais de 30 intervenções realizadas, com cacimbas escavadas, barreiros construídos, reservatórios abertos e melhorias em estradas e áreas de apoio à produção.
Agenda – Nesta terça-feira (17), às 9 horas, a governadora Raquel Lyra comanda a aula inaugural do Curso de Qualificação em Políticas Públicas para as Mulheres, iniciativa da Secretaria da Mulher que tem como objetivo fortalecer a atuação das gestoras municipais responsáveis pela implementação de ações voltadas às pernambucanas. Em seguida, às 11 horas, a gestora prestigia a posse do novo presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Na assembleia extraordinária, Pedro Freitas, prefeito de Aliança, vai suceder Marcelo Gouveia, ex-prefeito de Paudalho.
Reforço – Nesta segunda-feira (16), o partido Avante reforçou sua chapa de pré-candidatos a deputado federal com a filiação de Edilson do Metrô. “Tenho a honra de receber Edilson do Metrô, no Avante, e lançar seu nome como pré-candidato a deputado federal. Agradeço pela confiança em nosso trabalho, pelo compromisso e pela grande vontade de trabalhar em prol de um futuro melhor para todos os pernambucanos. Essa é uma caminhada construída coletivamente, por meio do diálogo e do respeito”, destacou o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira.
Passa bem – O prefeito de Brejinho, Gilson Bento, se submeteu a uma cirurgia no último final. Em conversa com este blogueiro Gilson, confirmou que já teve alta hospitalar e encontra-se muito bem, podendo até participar nesta terça-feira (17) da Assembleia da Amupe.
Reconhecida internacionalmente como Cidade Americana do Esporte, Caruaru segue fortalecendo a política pública de incentivo à prática esportiva ao sediar a fase municipal dos Jogos Escolares de Pernambuco 2026. A etapa já está em andamento e segue até o próximo dia 30 de março, reunindo mais de 2.800 estudantes-atletas de escolas das redes pública e privada do município.
As disputas estão acontecendo no Complexo Olímpico Rei Pelé, além do ginásio da ETI Altair Porto e da Escola Municipal Santos Anjos, espaços que integram a rede de infraestrutura esportiva utilizada para fomentar o esporte de base no município.