Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Governadora volta a descumprir compromisso com  Policiais Civis de Pernambuco e Sinpol acampa na frente do Palácio

Após a Governadora de Pernambuco assumir publicamente o compromisso de dialogar e negociar nesta segunda-feira com os Policiais Civis e não cumprir, o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco – SINPOL decidiu acampar na frente do Palácio do Governo na noite desta segunda-feira (16).

“Mais uma vez a governadora Raquel Lyra falta com a verdade e demonstra total desrespeito com os profissionais da segurança pública. Após assumir publicamente o compromisso de dialogar e negociar com a categoria, simplesmente silenciou: não recebeu a representação, não apresentou resposta e sequer deu qualquer satisfação”, ressaltou o presidente do SINPOL-PE, Áureo Cisneiros.

Diante desse cenário de descaso, os Policiais Civis seguem acampados na frente do Palácio, prometendo só sair quando a palavra for cumprida, de sentar com a categoria na mesa de negociação.

“Não se trata apenas de uma pauta corporativa. Trata-se de respeito institucional, de valorização de quem combate o crime todos os dias e de compromisso com a segurança da população pernambucana. Promessa pública não pode ser tratada como peça de marketing. O povo exige seriedade e a  Polícia Civil exige respeito”, finalizou Áureo.

Em Vitória de Santo Antão, governadora Raquel Lyra entrega 700 títulos de propriedade e anuncia ampliação do abastecimento de água e construção de creche

Novo sistema de abastecimento vai beneficiar 4,2 mil pessoas no distrito de Pirituba; regularização fundiária teve investimento superior a R$ 3 milhões, e a creche, R$ 5,2 milhões

A governadora Raquel Lyra deu mais um passo para levar água às torneiras dos pernambucanos. Desta vez, quem mora no distrito de Pirituba, em Vitória de Santo Antão, vai ser beneficiado, já que nesta segunda-feira (16), a gestora assinou uma ordem de serviço para a implantação de um novo sistema de abastecimento, com investimento de cerca de R$ 7 milhões, marcando o início das obras que beneficiarão aproximadamente 4,2 mil habitantes. Além disso, foram entregues 700 títulos de propriedade às famílias do Loteamento Conceição e assinada uma ordem de serviço para a construção de uma creche na cidade. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a agenda.

“Chegamos a Vitória de Santo Antão já entregando ônibus escolares para nossos alunos e escrituras para famílias, reconhecendo o direito de quem comprou um terreno e construiu sua casa com o suor do trabalho, mas que nunca havia sido enxergado pelo Governo de Pernambuco. Também assinamos a ordem de serviço para a construção de uma creche, que garante às mães um lugar seguro para deixar seus filhos enquanto trabalham, com direito a cinco refeições por dia. Além disso, autorizamos a implantação de um novo sistema de abastecimento de água para levar água às torneiras dos moradores de Pirituba”, discursou a governadora Raquel Lyra.

Com expectativa de conclusão até março do próximo ano, a obra estratégica inclui a implantação de uma estação elevatória de água tratada, o assentamento de cerca de 8,3 quilômetros de adutora e a reativação de uma Estação Elevatória de Água. “Vitória de Santo Antão tem recebido investimentos importantes na área de abastecimento de água, que é uma das grandes prioridades do Governo do Estado. O município está sendo contemplado, assim como diversas regiões de Pernambuco. São obras estruturantes, projetos que durante muito tempo ficaram apenas no papel e que agora estão saindo e se tornando realidade”, explicou o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega.

A governadora entregou ainda 700 títulos de propriedade, com investimento superior a R$ 3 milhões em ações de regularização fundiária e melhorias habitacionais no município de Vitória de Santo Antão. A ação integra a modalidade de Regularização Fundiária do Morar Bem PE, em parceria com o programa federal Periferia Viva: Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional (RegMel). A assinatura dos contratos aconteceu durante cerimônia na cidade. Com a iniciativa, moradores passarão a ter o título de propriedade de seus imóveis, garantindo segurança jurídica. Além disso, 140 dessas famílias receberão até R$ 22 mil para reformas em suas residências.

“Iniciamos mais um passo importante na regularização fundiária por meio do programa Morar Bem PE, com a assinatura de contratos que vão permitir que 700 famílias, que já moram em suas casas muitas vezes há décadas, finalmente recebam o título de propriedade, garantindo segurança jurídica e dignidade. Só quem mora em uma casa que não tem escritura sabe a importância e a segurança de um documento”, disse a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

Dayana Dourado, moradora do Loteamento Conceição, expressou a felicidade em receber a escritura de sua casa. “É um motivo de muita alegria. Agora podemos dizer que a casa é nossa. Meu coração está cheio de gratidão”.

Acompanhando a agenda, o deputado estadual Aglailson Victor agradeceu pela prontidão da gestão em resolver as pendências da população. “Devemos trabalhar juntos na busca de soluções para as necessidades do nosso povo. A falta de água é uma preocupação, mas o Governo do Estado tem demonstrado sensibilidade e compromisso em encontrar uma solução em breve”, destacou.

O deputado estadual Joaquim Lira destacou os importantes investimentos na cidade. “Vemos as melhorias e realizações, como o abastecimento de água, chegando na cidade. Ao longo do dia visitamos várias obras que o Governo do Estado anunciou e assim vamos avançando cada vez mais”, explicou.

“Os investimentos estão sempre chegando para ajudar o nosso povo. Aqui em Vitória, foram autorizadas obras em áreas estruturantes na área de educação, recursos hídricos e regularização fundiária”, disse o deputado estadual Henrique Queiroz Filho.

EDUCAÇÃO –  Ainda em Vitória de Santo Antão, a chefe do Executivo estadual assinou a ordem de serviço para a construção de um novo Centro de Educação Infantil (CEI). Com investimento de R$ 5,2 milhões, a creche terá dez salas de aula e capacidade para atender até 350 crianças, com uma estrutura completa voltada ao acolhimento infantil e ao apoio às famílias. A unidade será entregue em seis meses. Na mesma ocasião, o município também recebeu seis novos ônibus escolares, com investimento de R$ 2,3 milhões, para reforçar o transporte de estudantes e garantir mais conforto e segurança no deslocamento.

Estiveram na agenda o senador Fernando Dueire; o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho; o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Francisco Cantarelli; o Delegado-Geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro e o Gerente-Geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra. Também acompanharam a agenda os prefeitos Jaime Lima (Glória do Goitá), Joel Cândido (Feira Nova), Orlando Jorge (Limoeiro), Sandro Advogado (Chã Grande), Júnior de Beto (Palmares), Fátima Borba (Cortês), Elias Meu Fi (Pombos), Miruca (Água Preta), Jogli Uchôa (Araçoiaba), Biu Abreu (Orobó), Patrick Moraes (Itaquitinga), Cléber Chaparral e Juliana Chaparral (Casinhas). Representando o prefeito de Vitória de Santo Antão, também esteve na agenda o secretário de Defesa Social e Segurança Pública do municipio, Décio Canuto Filho. Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Garanhuns: Dia D de Multivacinação promove proteção para crianças e adolescentes

Campanha da Prefeitura de Garanhuns em parceria com o Ministério Público visa atualizar caderneta de vacinação do público de 0 a 14 anos

Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura de Garanhuns promove o Dia D de multivacinação para crianças e adolescentes. Realizada pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, a mobilização acontece em 28 escolas municipais, 10 Salas de Vacina e no Parque Euclides Dourado.

Serão disponibilizadas todas as vacinas para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. Para se vacinar nas UBSs e Parque Euclides Dourado, a criança deve comparecer com o responsável e apresentar documento de identificação, CPF e caderneta de vacinação. Já para a mobilização nas escolas, os pais devem enviar a autorização assinada e a caderneta de vacinação das crianças.

Confira os locais e horários do Dia D de Multivacinação (18/03):

* Parque Euclides Dourado – 8h às 16h

Escolas – Horário de funcionamento regular:
* EFITI Francisco Manoel de Torres Filho
* EFITI Governador Miguel Arraes De Alencar
* EFITI José Ferreira Sobrinho
* EFITI Prefeito Amílcar da Mota Valença
* EFITI Silvino Almeida de Oliveira
* Escola Abílio Camilo Valença
* Escola Manoel Correia Evangelista
* Escola Maria Tavares Do Nascimento
* Escola Monsenhor Tarcísio Falcão
* Escola Municipal Artur Brasiliense Maia
* Escola Municipal General Sampaio
* Escola Municipal Jaime Luna
* Escola Municipal José Brasileiro Vila Nova
* Escola Municipal Julião Capitó Filho
* Escola Municipal Padre Dehon
* Escola Municipal Professor Antônio Gonçalves Dias-Caic
* Escola Municipal Professor Luiz Tenório De Carvalho
* Escola Professora Amélia Maria Cordeiro De Melo Tavares
* Escola Municipal Professora Gabriela Mistral
* Escola Municipal Professora Giselda Vieira Belo
* Escola Municipal São Camilo
* Escola Professor Letácio Brito Pessoa
* Escola Professor Mário Matos
* Escola Professor Petrônio Fernandes da Silva
* Escola Ranser Alexandre Gomes
* Escola Salomão Rodrigues Vilela
* Escola São Francisco de Assis
* Escola Virgília Garcia Bessa

Salas de Vacina – 7h30 às 16h30 (UBSs) e 7h às 16h (Cesmuc)
* UBS Cohab 1
* UBS Parque Fênix II
* UBS José Maria Dourado
* UBS Brasília I
* UBS São José II
* UBS Heliópolis I
* UBS Cohab 2 II
* UBS Cohab 2 III
* UBS Manoel Camelo
* Cesmuc

Realizado em articulação com o Ministério Público de Pernambuco, como parte da iniciativa #BoraVacinar, o Dia D tem o objetivo de ampliar a cobertura vacinal nos municípios do Estado. O MPPE reconhecerá os municípios que atingirem as metas de vacinação com o Selo #BoraVacinar.

A concessão do selo ocorrerá em três modalidades: Ouro, para os municípios que atingirem 90% da cobertura vacinal de crianças menores de 1 ano de idade; Prata, para os municípios com coberturas entre 70% e 89,9% das crianças; e Adolescente Protegido, que contemplará municípios que registrarem o mínimo de 80% de cobertura contra o HPV. Assessoria de Comunicação — Secretaria de Saúde

Junior Matuto reafirma compromisso com o PRD e descarta mudança de partido

_Ex-prefeito de Paulista e deputado estadual reforça alinhamento com o partido e com o presidente estadual Josafá Almeida_

O deputado estadual e ex-prefeito de Paulista Junior Matuto reafirmou nesta segunda-feira (16) seu compromisso político com o PRD, rebatendo rumores sobre uma possível mudança de partido. Segundo o parlamentar, sua atuação segue alinhada com a legenda e com o projeto político conduzido pelo presidente estadual do PRD, Josafa Almeida.

Matuto destacou que permanece no partido trabalhando pelo fortalecimento da sigla em Pernambuco e pela construção de um projeto político sólido para os próximos anos. “Quero deixar muito claro que sigo firme no PRD, ao lado do nosso presidente Josafa Almeida e de todos que constroem esse projeto político. Tenho compromisso com o partido, com a federação e com as pessoas que acreditam nesse caminho”, afirmou.

O deputado ressaltou ainda que sua prioridade segue sendo o trabalho parlamentar e a preparação para o próximo ciclo eleitoral. “Seguimos trabalhando por Pernambuco e também pela nossa reeleição como deputado estadual, fortalecendo o PRD e ampliando nosso diálogo com a população”, concluiu.

Em Limoeiro, governadora Raquel Lyra autoriza início de obra para requalificação do Hospital Regional José Fernandes Salsa e implantação de uma nova adutora do município

Ainda no município do Agreste Setentrional, a chefe do Executivo entregou 580 títulos de propriedade a moradores dos núcleos habitacionais Cohab 1 e Cohab 2

Ampliando serviços de saúde e oferta de água, a governadora Raquel Lyra autorizou, nesta segunda-feira (16), em Limoeiro, no Agreste Setentrional, o início de obras para requalificação do Hospital Regional José Fernandes Salsa, com investimento de R$ 24 milhões. A reforma inclui modernização e implantação da emergência, ambulatório e laboratório. Ainda no município, a gestora autorizou início de obras para implantação da nova adutora, que beneficiará cerca de 56,5 mil pessoas e tem aporte do Governo do Estado de R$ 9,5 milhões. Também foram entregues 580 títulos de regularização de posse e dois ônibus escolares. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou o evento.

“Celebramos no dia de hoje, aqui em Limoeiro, o início de obras da requalificação do Hospital Regional José Fernandes Salsa e da nova adutora do município. Foram muitos anos sem investimentos na saúde e agora o Estado tem todos os seus hospitais recebendo melhorias. Estamos cuidando da população em todas as regiões, e Limoeiro não é diferente. Em alguns meses, o povo do Agreste Setentrional contará com uma saúde pública moderna, ágil e de qualidade”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

Anfitrião do evento, o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, falou da alegria da cidade receber as ações do Estado. “A obra para implantação da nova adutora, por exemplo, é fundamental para o desenvolvimento de Limoeiro, porque vamos eliminar um grande rodízio. Com todas as iniciativas anunciadas hoje, vemos o compromisso do Governo do Estado com o povo pernambucano. Gratidão em nome do povo de Limoeiro por todo trabalho do Governo de Pernambuco”, destacou o prefeito.

Com a reforma, o Hospital Regional José Fernandes Salsa passará de 91 para 135 leitos, reconfigurando a capacidade de atendimento hospitalar na região. A intervenção, que durará 16 meses, trará avanços importantes com ambientes mais estruturados e modernos para o atendimento. A unidade ainda receberá um novo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), proporcionando agilidade e precisão para a definição dos tratamentos e contribuindo para a redução do tempo de internação.

A secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, falou sobre o impacto das intervenções no hospital. “Com essa ampliação, iremos melhorar as condições de trabalho dos servidores que atuam no equipamento e dar assistência à saúde, não somente para a população de Limoeiro, mas também para parte do Agreste Setentrional”, afirmou a titular da pasta.

Já no projeto de ampliação da distribuição de água, está prevista a implantação de aproximadamente 9,9 quilômetros de adutora entre as estações elevatórias Limoeiro I e Limoeiro II. Com a intervenção, a expectativa é aumentar o volume que chega à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Limoeiro de 90 para 110 litros por segundo, melhorando a regularidade do abastecimento. A previsão de conclusão da obra é para o segundo semestre deste ano.

De acordo com o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, a nova adutora muda a realidade do rodízio para o município. “Com essa intervenção, teremos uma melhora significativa para a cidade de Limoeiro, reduzindo do atual regime de distribuição de 12 para 8 dias sem água”, explicou o gestor.

Ainda em Limoeiro, a governadora Raquel Lyra entregou, através da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), 580 títulos de propriedade a moradores dos núcleos habitacionais Cohab 1 e Cohab 2. A iniciativa integra as políticas habitacionais do Governo de Pernambuco, que tem como objetivo garantir segurança jurídica às famílias e o reconhecimento legal dos imóveis.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, detalhou a ação na comunidade. “Tem moradores que vivem na comunidade há 50 anos e ainda não receberam seus títulos de propriedade. São mais de 13 mil famílias que, desde 2023, ganharam o documento que comprova que a casa é deles em todo o Estado”, apontou.

Beneficiada pela regularização, Ivonete Rodrigues da Silva, conhecida como “Dona Neta”, agradeceu ao Governo do Estado. “Eu represento toda nossa comunidade e tudo o que a gente queria era a escritura do nosso terreno”, disse.

Na solenidade, a chefe do Executivo estadual entregou dois novos ônibus escolares ao município de Limoeiro, totalizando sete veículos entregues ao município desde 2023.

Presente no evento, o senador Fernando Dueire destacou que o Governo de Pernambuco tem trazido de volta a esperança para a população. “Com as entregas aqui de Limoeiro, melhoria na distribuição de água, regularização fundiária e requalificação do Hospital Regional José Fernandes Salsa, vemos um Governo que cuida das pessoas”, disse o parlamentar.

Já o deputado estadual João Paulo Costa destacou a alegria das ações para o município. “Hoje é um dia de muita alegria para o povo de Limoeiro. O Governo do Estado está sempre fazendo ações que mudam a realidade da vida das pessoas e aqui em Limoeiro, não seria diferente”, afirmou.

Estiveram presentes os deputados estaduais Henrique Queiroz Filho, Aglailson Victor e Joaquim Lira; os prefeitos Henrique Queiroz (Buenos Aires), Erivan Júlio (Salgadinho), Éder (Vicência), Zé Luiz (Lagoa do Carro), Marcos da Roça (Chã de Alegria), Dr. Histênio Sales (Vertente do Lério), Severino Silvestre (Passira), Janjão (Bom Jardim), Lindonaldo da Farinha (Frei Miguelinho), Joel Gonzaga (Feira Nova) e Fátima Borba (Cortês); além do diretor-presidente da Perpart, Francisco Amaral, e do diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira.

Marconi Santana intensifica pré-campanha e aguarda gesto de Raquel Lyra

O pré-candidato a deputado estadual Marconi Santana tem percorrido as diversas regiões de Pernambuco em sua estratégia para conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa (Alepe) nas eleições de outubro.

Em conversa recente com este blogueiro, um aliado próximo de Santana fez um relato detalhado sobre o atual momento do político:

“Finfa, neste momento não posso deixar de afirmar que Marconi Santana foi um dos primeiros políticos do Estado a demonstrar lealdade à governadora. Ele deixou o PSB, anunciou sua filiação ao PSD e coordenou toda a negociação com o prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, para que este também ingressasse no partido da governadora”, afirmou a fonte.

Segundo o aliado, Marconi tem intensificado a pré-campanha especialmente no Pajeú, onde já visitou quase todos os municípios para dialogar e consolidar apoios importantes. “Ele está muito animado. Embora nunca tenha me dito pessoalmente, acredito que Marconi aguarda um gesto de reciprocidade da governadora Raquel Lyra. Ele não é como alguns pré-candidatos que fazem afagos apenas na frente dela, mas silenciam quando estão longe”, cutucou.

Por fim, a fonte esclareceu que o recente apoio conquistado em Santa Filomena foi viabilizado pelo deputado federal Lucas Ramos. “Governadora, Marconi lhe espera!”, concluiu.

ExpoGaranhuns 2026 reuniu produtores e movimentou o Parque Acauã no final de semana

Evento aconteceu entre os dias 11 e 15 e contou com o patrocínio da Prefeitura de Garanhuns

A ExpoGaranhuns 2026 foi realizada entre os dias 11 e 15 de março, no Parque de Exposições Haras Acauã, reunindo produtores rurais, empresários, representantes de instituições financeiras e autoridades políticas em um dos principais eventos voltados ao agronegócio no Agreste Meridional.

A feira contou com o apoio e patrocínio da Prefeitura de Garanhuns, que participou do evento com um estande institucional por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Abastecimento e Proteção Animal e da Secretaria de Cultura. No espaço, a gestão municipal apresentou ações voltadas ao fortalecimento do setor rural e manteve a interação com produtores e visitantes que passaram pelo parque durante os dias de programação.

Durante os cinco dias de evento, o público pôde acompanhar atividades técnicas, julgamentos de animais, palestras e atrações culturais, além de visitar os diversos estandes comerciais instalados no parque. A programação também contou com atividades voltadas para o público infantil. A Fazendinha e o Espaço Kids ofereceram momentos de lazer e interação para as crianças, enquanto a tradicional Rádio do Parque funcionou ao longo do dia, animando o ambiente e divulgando as atividades do evento.

A ExpoGaranhuns é uma realização da Cooperativa de Produtores do Agreste Meridional (Coopam), com correalização da Nelore Nordeste e coordenação acadêmica da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape).

Brejinho avança com nova etapa de pavimentação

A Prefeitura de Brejinho, por meio da Secretaria de Obras e Urbanismo, iniciou mais uma etapa do projeto de pavimentação em paralelepípedos em ruas do município, reforçando o compromisso da gestão com a melhoria da infraestrutura urbana e da qualidade de vida da população.

Nesta nova fase, estão sendo contempladas as ruas Ivoneide Gomes de Araújo e Maria de Lourdes Monteiro Torres Souza, localizadas no Loteamento Antônio Alves de Lima. Ao todo, serão 8.500 metros de pavimentação, garantindo mais mobilidade, segurança e melhores condições de tráfego para moradores e visitantes.

A ação também tem um impacto importante na rotina de estudantes que utilizam diariamente o trajeto até a Escola de Referência José Severino de Araújo. Durante o período chuvoso, o acesso à escola se torna mais difícil devido à lama e às condições da via, situação que será resolvida com a obra de pavimentação.

O prefeito Gilson Bento destacou que o trabalho faz parte de um planejamento maior de desenvolvimento urbano para o município. Segundo ele, a gestão tem o compromisso de pavimentar todas as ruas da cidade até o ano de 2028, ampliando o acesso, valorizando os bairros e garantindo mais dignidade para a população brejinhense. Da Assessoria

Base estadual se fortalece em Tuparetama com alinhamento entre governo, deputado e gestão municipal

O cenário político de Tuparetama passa por um novo momento de alinhamento dentro da base do Governo de Pernambuco. Em diálogo com a governadora Raquel Lyra, o prefeito Diógenes Patriota e o deputado estadual licenciado e secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, construíram um entendimento político em torno do apoio ao parlamentar no município.

Embora o prefeito já integre a base da governadora, a conversa teve como objetivo alinhar, de forma consensual, o apoio ao nome de Kaio Maniçoba, que já contava com a parceria política do ex-prefeito Sávio Torres. O entendimento reforça a unidade do grupo e fortalece a atuação da base estadual no município.

A construção do alinhamento foi fruto de diálogo entre as lideranças, com foco na continuidade das ações do Governo do Estado em Tuparetama e na manutenção de uma relação institucional sólida, capaz de garantir novos investimentos e políticas públicas para a população.

“Esse é um processo de diálogo e maturidade política, sempre orientado pelo compromisso com Tuparetama e com o projeto liderado pela governadora. A união da base é fundamental para que o município continue avançando”, destacou Kaio Maniçoba.

Com o entendimento, o prefeito Diógenes Patriota reafirma sua sintonia com o Governo do Estado e passa a caminhar politicamente ao lado de Kaio Maniçoba, consolidando um alinhamento que respeita a trajetória do grupo e fortalece a base governista no Pajeú. Da Assessoria

Crônica de Ademar Rafael

CAMINHOS A PERCORRER

O dramaturgo e roteirista Robert Fisher ao escrever o livro “O cavaleiro preso na armadura” aponta por meio  da fábula os caminhos a serem percorridos por quem busca e verdade e após esse mágico encontro deseja livrar-se de prisões inadvertidamente criadas.

Na sequência apontada na obra o escritor sugere “Caminho da verdade, do silêncio, do conhecimento, da vontade e da ousadia”. Percebam que são rotas que muitas vezes fugimos por medo das dificuldades nelas existentes, vamos refletir sobre tais caminhos em nosso diálogo de hoje.

Quanto desejamos sair da zona de conforto, mudar o sentido e a forma convencional das nossas atitudes somos chamados a percorrer caminhos novos. Essa sequência sugerida por Fisher tem uma lógica. O primeiro passo e buscarmos novas verdades sobre fatos e atos a serem identificados e praticados. O caminho do silêncio pode ser traduzido como a fase que procuramos em nosso interior os motivos para mudar. A rota do conhecimento torna-se necessária para angariarmos novos argumentos e novas teses para agirmos de forma diferente e neste momento a vontade é a energia que nos leva a ousar, a atuar sem medo de algum resultado adverso. Aqui o conhecimento serve como base para materialização dos novos direcionamentos almejados.

Conjugar esses fatores na ordem e hora adequadas é o dilema a ser decodificado corretamente, as dúvidas naturais nos processos de mudança são eliminadas quando o grau de confiança adquirido na fase da busca do conhecimento impulsiona a vontade na dose certa para gerar ambiente onde a ousadia possa frutificar e gerar o novo horizonte.

Em minha vida profissional e pessoal tive que trilhar novos caminhos, parte do que está sugerido no livro acima destacado foi utilizado sem o ordenamento proposto, a coragem e a capacidade de adaptação foram fatores decisivos. Uma coisa é certa, para mudar temos que correr riscos.