Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

João Campos fecha chapa com Marília, Humbeto Costa e Carlos Costa 18/03/2026

Segundo o Blog de Elielson Lima, o prefeito do Recife e pré-candidato ao governo do estado, João Campos, bateu martelo de sua chapa. Segundo informações, a composição terá a ex-deputada Marília Arraes como candidata ao Senado, ao lado do senador Humberto Costa, que tentará a reeleição.

Outro nome que surge nesse desenho é o de Carlos Costa, irmão do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, como vice.

O blog foi o primeiro a trazer a informação dessa chapa que está se concretizando hoje. João foi comunicar a decisão ao PT nacional.

Marconi Santana consolida bases na Região Metropolitana após ato com a Governadora Raquel Lyra

A cena política estadual registrou movimentos estratégicos importantes nas últimas horas, sinalizando o fortalecimento de uma agenda de convergência entre diferentes regiões de Pernambuco. Após o ato oficial de sua filiação ao PSD, que contou com a presença institucional da Governadora Raquel Lyra e obteve repercussão positiva nos canais de comunicação digital, Marconi deu continuidade à sua agenda de expansão com um encontro em Jaboatão dos Guararapes.

Esta etapa da jornada marca a consolidação de um projeto que busca integrar lideranças do Sertão ao Litoral, unificando pautas de desenvolvimento regional sob uma ótica de gestão compartilhada. A estratégia de interiorização das discussões políticas encontra agora eco na Região Metropolitana, onde o diálogo tem se pautado pela seriedade e pelo compromisso com a continuidade das transformações iniciadas no estado.

Entre as novas adesões que passam a integrar este grupo, destaca-se a chegada de Ernandi Santos, André Santana, Sargento Gilson, Rodrigo, Jarbas Cândido, Edvaldo, Iolanda, Edson, Vitória, Professora Dilma e Domingos Sávio, entre outros.

O avanço das articulações em Jaboatão, somado ao respaldo recebido pela chefia do Executivo Estadual, posiciona o projeto liderado por Marconi como um importante eixo de equilíbrio e diálogo técnico-político. O foco permanece na construção de uma base sólida e preparada para os desafios futuros, pautada pela união de forças entre o governo e as lideranças regionais.

Afogados perde Dona Terezinha Moura

Acabei de ser informado pelo seu neto Alexandre Moura, que sua avó Tereza Xavier de Moura(Dona Terezinha Moura), faleceu nesta manhã na Casa de Saúde José Evoíde de Moura, aos 104 anos, Casada com Sargento Moura, Dona Terezinha deixa cinco filhos, Lucia, Fátima, Cristina, Geraldo e Dida, netos e bisnetos.

O velório será na Casa de Velório BM, próximo ao Hospital Regional, no Bairro Padre Pedro Pereira e o sepultamento ainda terá a confirmação de horário e dia.

Coluna do Finfa

MArconi Santana chega ao PSD de Raquel Lyra com força total

O cenário político de Pernambuco registra hoje um de seus movimentos mais decisivos. É real e oficial: Marconi Santana, liderança de peso e político consolidado, acaba de oficializar sua filiação ao PSD, o partido da governadora Raquel Lyra.

A cena da assinatura da ficha, ao lado da governadora, não deixa dúvidas: Marconi chega para ser um dos grandes protagonistas da legenda na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa (Alepe). A aliança com o partido, que vinha sendo desenhada nos bastidores, agora ganha o estado com o “carimbo” de confiança de Raquel.

O movimento de Marconi hoje aponta para um horizonte que abraça todo o estado. Ao escolher o 55, ele se posiciona no centro do projeto governista, garantindo que as demandas de todas as regiões, do Sertão ao Litoral, tenham voz ativa e trânsito livre no Palácio do Campo das Princesas.

A mensagem enviada às bases é clara: Marconi Santana tem o respaldo direto da governadora para destravar o futuro e trazer resultados de verdade para o povo pernambucano. É a experiência de uma liderança preparada aliada à coragem de uma gestão que está mudando Pernambuco de ponta a ponta.

O anúncio já movimenta os bastidores e coloca a pré-candidatura de Marconi em um novo patamar. Agora, com a força do PSD e o apoio total de Raquel Lyra, o caminho rumo à Alepe ganha uma energia sem precedentes. Quem conhece o trabalho de Marconi sabe: ele chega para transformar!

Romero Sales e Célia Sales anunciam filiação ao PSD e reforçam aliança com o desenvolvimento em Pernambuco

O deputado estadual Romero Sales Filho e a ex-prefeita do Ipojuca, Célia Sales, anunciaram sua filiação ao PSD, partido da governadora Raquel Lyra, em um movimento construído com diálogo, escuta política e responsabilidade com o futuro de Pernambuco. A decisão marca um novo momento na trajetória do grupo político, com foco na continuidade das mudanças em curso no Estado. A governadora se filiou ao PSD em março de 2025, quando também assumiu a presidência estadual da legenda.

Após ampla avaliação da conjuntura política pernambucana, Romero e Célia entenderam que este é o momento de somar forças ao projeto liderado por Raquel Lyra, que vem recolocando Pernambuco em uma rota de desenvolvimento, com investimentos estruturadores e ações concretas em áreas estratégicas.

Entre os avanços observados pelo grupo estão obras e iniciativas que apontam para um novo ciclo de crescimento no Estado, com destaque para infraestrutura, mobilidade, ampliação de estradas, fortalecimento de equipamentos públicos, programas sociais e investimentos capazes de recuperar a autoestima do povo pernambucano e renovar a confiança da população na política pública séria e responsável.

“Essa é uma decisão tomada com serenidade, oração e compromisso com Pernambuco. Não se trata apenas de uma escolha partidária, mas de uma definição de lado. Estamos nos unindo a um projeto que entendemos ser o mais preparado para manter Pernambuco no rumo do crescimento, da organização e das entregas que o povo espera”, afirmou Romero Sales Filho.

O posicionamento reforça a sintonia do grupo com o cenário de transformações no Estado. “Esse novo passo na minha caminhada política carrega uma missão muito clara: cuidar do nosso povo, representar Pernambuco em Brasília e seguir trabalhando com responsabilidade por quem mais precisa. É uma alegria caminhar ao lado da governadora Raquel Lyra, uma mulher que me inspira pela sua força, coragem e compromisso com o nosso estado.”, destacou Célia Sales.

Romero também fez questão de registrar gratidão às siglas pelas quais ele e sua mãe caminharam até aqui. O deputado deixa o União Brasil reconhecendo a importância do partido em sua trajetória recente, especialmente na figura de Miguel Coelho, a quem externou respeito, admiração e gratidão. Da mesma forma, Célia Sales deixa o Progressistas com reconhecimento ao espaço político construído ao lado da legenda e ao trabalho de Eduardo da Fonte, destacando sua capacidade de articulação e fortalecimento partidário.“Somos gratos aos partidos que nos acolheram e às lideranças com quem caminhamos até aqui.
Temos respeito por essa história. Mas, neste momento, colocamos Pernambuco acima de qualquer conveniência partidária. Atendemos ao chamado da governadora Raquel Lyra por entender que este é o caminho que melhor serve ao nosso Estado”, completou Romero.

A chegada de Romero Sales Filho e Célia Sales ao PSD reforça a ampliação de um campo político organizado em torno de resultados, capacidade de gestão e compromisso com o futuro de Pernambuco. O gesto também sinaliza a disposição do grupo em seguir na linha de frente de um projeto que busca unir forças, ampliar alianças e acelerar as transformações que a população pernambucana espera.

Prefeitura de Caruaru se reúne com Ministério Público para tratar sobre transparência das emendas destinadas ao município

Representantes da Prefeitura de Caruaru se reuniram com o Ministério Público para dialogar sobre o aprimoramento do Portal da Transparência. O encontro aconteceu na sede do MP, em Caruaru, para tratar especialmente sobre a divulgação das emendas destinadas ao município.

Na reunião precedida pela Secretaria de Captação de Recursos (Secap), foram discutidas estratégias e orientações para fortalecer os mecanismos de transparência e garantir que as informações sobre os recursos recebidos estejam disponíveis de forma cada vez mais clara e acessível à população, em consonância com a ADPF 854.

“A iniciativa buscou alinhar o município às novas determinações e recomendações do STF, do Ministério Público e do TCE, reforçando o compromisso da gestão com a transparência, a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos e o acesso à informação”, enfatizou a secretária da Secap, Mayara Soares.

A agenda também contou com a presença do controlador do município, Pedro Henrique, além de representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão, Yuri Tiburtino, e da Procuradoria do Município, Bruno Lucas Bacelar.

Raquel Lyra comanda a filiação de lideranças e sete deputados estaduais ao PSD e prepara chapa competitiva para as eleições 2026 

Em um movimento histórico em Pernambuco, a governadora e presidente do Partido Social Democrático (PSD) no Estado, Raquel Lyra, filiou, de uma só vez, sete deputados estaduais à legenda.

“Eu estou presidente do PSD, mas aqui tem espaço para todos, e só seremos fortes se todos também estiverem fortes. O nosso partido é, sobretudo, um lugar onde todos podem se sentir respeitados. É assim que a gente faz política, com olho no olho e construindo pontes. Os filiados aqui já trabalham por Pernambuco há muito tempo, mas agora estão na mesma casa. Todos são muito bem-vindos e só têm a somar nesse processo de construção política”, enfatizou Raquel Lyra.

Os recém-chegados ao partido são os deputados estaduais Socorro Pimentel, Débora Almeida, Izaías Régis, Antônio Moraes, Romero Sales Filho, Aglailson Victor e Joãozinho Tenório, que representam a força da articulação política de Raquel e o crescimento da sigla no Estado. Além deles, os ex-prefeitos Célia Sales (Ipojuca), Raimundo Pimentel (Araripina) e Marconi Santana (Flores) também assinaram as suas fichas de filiação.

Líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Socorro Pimentel comentou a sua chegada à legenda, por meio da qual disputará as próximas eleições. “A nossa filiação ao PSD vai ao encontro daquilo que estamos vivenciando com relação ao desenvolvimento de todo o Estado de Pernambuco. Estamos preparados para estar juntos da governadora Raquel Lyra rumo à reeleição”, destacou.

Além dos quadros desempenharem um importante peso político em suas respectivas bases eleitorais, a chapa conta com diversidade de pautas e ideias.

Decano da Alepe, Antônio Moraes reforçou o sentimento de união em torno do projeto que está mudando Pernambuco do Litoral ao Sertão. “De forma nenhuma poderia deixar de estar aqui no PSD para apoiar a reeleição da governadora. Estamos prontos para trabalhar e fazer o partido crescer junto com Pernambuco”, pontuou o parlamentar.

O ato foi prestigiado por outras lideranças políticas já filiadas ao partido.

Policiais Civis de Pernambuco realizam paralisação de 24 horas e cobram diálogo do Governo

Os Policiais Civis de Pernambuco irão realizar uma paralisação de 24 horas nas atividades em todo o estado a partir das 7h da manhã desta quarta-feira (18). O movimento é organizado pelo Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE) e tem como objetivo cobrar do Governo do Estado a abertura de diálogo com a categoria e avanços em pautas consideradas urgentes.

Durante a paralisação, funcionarão apenas os serviços essenciais, como a realização de flagrantes, os BOs dos procedimentos flagrâncias e registro das ocorrências e medidas protetivas relacionadas à violência doméstica.

De acordo com o sindicato, a mobilização ocorre em meio à falta de diálogo por parte da gestão estadual e após mais um episódio de descumprimento de compromisso por parte da governadora Raquel Lyra. Segundo o SINPOL, a categoria foi chamada para uma mesa de negociação, mas, ao chegar ao local, não foi recebida nem obteve qualquer posicionamento oficial, mesmo com a promessa de atendimento. Os Policiais Civis chegaram a se concentrar em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, mas não foram atendidos.

Entre as principais reivindicações da categoria estão a abertura imediata de uma mesa de negociação, maior valorização dos policiais civis e a implementação do reajuste referentes à Ação da Carga Horária para todos, ativos e aposentados.

O presidente do SINPOL-PE, Áureo Cisneiros, afirma que a paralisação é uma forma de cobrar respeito à categoria. “A paralisação é um grito por respeito, dignidade e justiça. Os Policiais Civis arriscam a vida diariamente e precisam ser valorizados. Além disso, fomos chamados para dialogar e sequer fomos recebidos. O que estamos pedindo é o mínimo: respeito e abertura de negociação”, destacou.

A mobilização deve continuar até que o Governo de Pernambuco apresente respostas concretas às reivindicações da categoria.

Prefeitura do Recife abre 10 mil vagas gratuitas em capacitação de inteligência artificial e computação em nuvem em colaboração com a AWS

Iniciativa amplia acesso à formação tecnológica e reforça o Recife como polo de inovação e economia digital

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, em colaboração com a Amazon Web Services (AWS), anunciou nesta terça-feira (17), durante evento no Porto Digital, o lançamento do AWS Treina Brasil, um programa nacional de capacitação gratuita em inteligência artificial (IA) e computação em nuvem. A iniciativa é voltada a estudantes, jovens em situação de vulnerabilidade social, profissionais, empreendedores, pequenas e médias empresas (PMEs) e organizações do terceiro setor.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo portal:
https://awstreinabrasil.ontidwit.com/InstitutoGabrielGastal. Basta escolher o curso, que é online, realizar a inscrição e assistir às aulas conforme a disponibilidade de cada aluno.

O programa integra o maior esforço de treinamento em massa já realizado pela AWS no Brasil e tem como meta impactar 1 milhão de pessoas até 2028. No Recife, a Prefeitura disponibilizará 10 mil vagas totalmente gratuitas, ampliando o acesso ao conhecimento tecnológico e criando novas oportunidades de formação e inserção no mercado para a população.

Recife já se destaca como um dos principais polos de inovação do Brasil e da América Latina. Nos últimos anos, a Prefeitura do Recife tem investido de forma consistente em políticas públicas voltadas à transformação digital, ao fortalecimento do empreendedorismo inovador e à formação de talentos para a economia do conhecimento. A cidade abriga iniciativas estratégicas como o Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do país, além de universidades, centros de pesquisa e startups que contribuem para consolidar um ambiente dinâmico de inovação.

Esse cenário posiciona Recife como um ambiente estratégico para programas de capacitação tecnológica em larga escala, reunindo um público diverso e altamente conectado com a economia digital. Entre eles estão estudantes de universidades públicas e privadas de excelência, profissionais de tecnologia inseridos em um dos maiores ecossistemas de inovação do Nordeste, empreendedores e startups em expansão, além de populações em situação de vulnerabilidade social com grande potencial de inclusão digital.

Com o AWS Treina Brasil, a expectativa da Prefeitura do Recife e da AWS é gerar impactos relevantes para a cidade, como a capacitação de 10 mil recifenses em habilidades digitais de alta demanda, o fortalecimento do ecossistema local de inovação com a ampliação da base de talentos qualificados, o apoio à modernização do setor público municipal por meio da formação de profissionais preparados para a transformação digital e a ampliação das oportunidades de inclusão digital para grupos historicamente afastados do mercado de tecnologia.

“A transformação digital que estamos promovendo no Recife passa necessariamente pela formação de pessoas. Ao ampliar o acesso a conhecimentos estratégicos como inteligência artificial e computação em nuvem, estamos preparando nossa população para as oportunidades da economia digital e fortalecendo ainda mais o papel da cidade como um dos principais polos de inovação do país”, destaca o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Cunha.

O AWS Treina Brasil combina formação gratuita, certificações reconhecidas pelo mercado e conexão com oportunidades de trabalho. A iniciativa é voltada para estudantes do ensino médio e universitários, profissionais em transição de carreira, empreendedores e donos de pequenas e médias empresas, além de qualquer pessoa interessada em ingressar ou se especializar na área de tecnologia.

Entre os conteúdos oferecidos estão inteligência artificial, aprendizado de máquina, fundamentos de computação em nuvem, inovação, transformação digital e aplicações práticas dessas tecnologias em diferentes setores. “A AWS acredita que o acesso ao conhecimento tecnológico é um direito. Recife, com seu ecossistema vibrante e sua juventude talentosa, é o lugar certo para ampliarmos esse impacto”, afirma Paulo Cunha, Líder de Setor Público da AWS Brasil.